Вы находитесь на странице: 1из 16

Manifesto ciborgue Cincia, tecnologia e feminismo-socialista no final do sculo XX A autora inicia o texto propondo a criao de um mito poltico fiel

ao socialismo, ao feminismo e ao materialismo. Um mito mais fiel, na medida em que a blasfmia possa slo, do que uma adorao ou identificao irreverente. -No centro de sua f irnica, de sua blasf6emia est a imagem do ciborgue (um organismo ciberntico, um hbrido de mquina e organismo, uma criatura de realidade social e tambm uma criatura de fico). -Os movimentos internacionais de mulheres tem construdo o que se pode chamar de experincia das mulheres. Essa experincia tanto uma fico quanto um fato. -O ciborgue matria de fico e tambm experincia vivida uma experincia que muda aquilo que conta como experincia feminina no final do sec. XX. -Trata-se de uma luta entre vida e morte, mas a fronteira entre a fico e a realidade social uma iluso tica. -A fico cientfica contempornea est cheia de ciborgues, criaturas que so simultaneamente animal e mquina, que habitam mundos que so tanto naturais quanto fabricados. A medicina moderna tambm est cheia de ciborgues. - O processo de replicao dos ciborgues est desvinculado do processo de reproduo orgnica. -A produo moderna parece um sonho de colonizao ciborguiana. -Ela mapeia em favor do ciborgue como uma fico que mapeia nossa realidade social e corporal, e tambm como um recurso imaginativo que pode sugerir alguns frutferos acoplamentos. -No final do Sec. XX somos todos ciborgues, hbridos de mquina e organismo. O ciborgue nossa ontologia, ele determina nossa poltica. Ele uma imagem condensada tanto da nossa imaginao quanto da realidade material: esses dois centros, conjugados, estruturam qualquer possibilidade de transformao histrica. -Nas tradies da cincia e da poltica ocidentais, a relao entre organismo e mquina tem sido uma guerra de fronteiras, estando em jogo os territrios da produo, da reproduo e da imaginao.

-Este ensaio um argumento em favor do prazer da confuso de fronteiras, tambm um esforo de contribuio para a teoria e cultura socialista-feminista, na tradio utpica de se imaginar um mundo sem gnero. -A encarnao ciborguiana est fora da histria da salvao, ela tampouco obedece a um calendrio edpico. -O ciborgue uma criatura do mundo ps-gnero: ele no tem qualquer compromisso com a bissexualidade, com a simbiose pr-edpica, com o trabalho no alienado. -O ciborgue no parte de qualquer narrativa que faa apelo a um estado original, de uma narrativa de origem, no sentido ocidental, o que constitui uma ironia final, uma vez que o ciborgue tambm o telos apocalptico dos crescentes processos de dominao ocidental, que prefiguram um eu-ltimo, libertado, afinal de toda dependncia um homem no espao. -As narrativas de origem dependem do mito da unidade original, da idia da plenitude, da exultao e do terror, representados pela me flica, da qual todos os humanos devem se separar. -O ciborgue pula o estgio da unidade original, da identificao com a natureza no sentido ocidental. -O ciborgue est determinadamente comprometido com a parcialidade, a ironia e a perversidade. Ele oposicionista, utpico e nada inocente. No mais estruturado pela polaridade do pblico e do privado, o ciborgue define uma polis tecnolgica baseada, em parte, numa revoluo das relaes sociais da unidade domstica. -A natureza e a cultura so reestruturadas: uma no pode mais ser o objeto de apropriao ou de incorporao pela outra. As relaes para se construir totalidades a partir das respectivas partes so questionadas: diferentemente das esperanas do monstro Frankenstein, o ciborgue no espera que seu pai v salv-lo por meio da restaurao do paraso, isto , por meio da fabricao de um parceiro heterossexual, de sua complementao em um todo, uma cidade e um cosmos acabados. - O ciborgue no sonha com uma comunidade baseada no modelo da famlia orgnica, ele no reconheceria o den, no feito de barro e no pode sonhar em retornar ao p. Por isso, Haraway pretende ver se os ciborgues podem subverter o apocalipse do retorno ao p nuclear que caracteriza essa compulso manaca de encontrar um inimigo.

-Os ciborgues so filhos ilegtimos do militarismo e do capitalismo, e como os filhos ilegtimos so frequentemente infiis s origens, seus pais so dispensveis. -na cultura cientfica estadunidense do final do sc. XX, a fronteira entre o humano e o animal est completamente rompida. Caram as ltimas fortalezas da defesa da singularidade humana a linguagem, o uso de instrumentos, o comportamento social, etc. -A biologia e a teoria da evoluo tm produzido os organismos modernos como objetos de conhecimento, reduzindo a linha de separao entre os humanos e os animais. -O ciborgue aparece como um mito justamente onde a fronteira entre o humano e o animal transgredida. Eles assinalan um acoplamento entre os seres-humanos e os outros seresvivos. A animalidade adquire um novo significado. -A segunda distino sujeita a vazamentos aquela entre o organismo e a mquina. -As mquinas, no final do sc. XX tornaram ambgua a diferena entre o natural e o artificial, entre a mente e o corpo, etc. Nossas mquinas so assustadoramente vivas e ns somos assustadoramente inertes. -A determinao tecnolgica no o nico espao ideolgico que v as mquinas e os organismos como textos codificados, textos por meio dos quais nos engajamos no jogo de ler e escrever o mundo. A textualizao de tudo na teoria ps-estruturalista e na teoria psmodernista, tem sido condenada pelos marxistas e pelas feministas socialistas, que desconfiam do desprezo utpico que essas teorias devotam s relaes de dominao vividas. - verdade que as estratgias ps-modernistas, tal como o mito do ciborgue subvertem uma quantidade imensa da totalidade orgnica. A certeza daquilo que conta como natureza abalada, provavelmente de forma fatal. -A terceira distino a fronteira entre o fsico e o no-fsico. -A miniaturizao mudou nossa percepo de tecnologia, ela caba significando poder: o pequeno perigoso. -As mquinas so eminentemente portteis, mveis. As pessoas esto longe de serem assim, to fluidas, elas so materiais e opacas. Os ciborgues so ter, quintessncia. -Essa ubiqidade e invisibilidade dos ciborgues o que os torna to mortais, eles so tanto poltica quanto materialmente difceis de ver.

-Ela conclui que o mito do ciborgue significa fronteiras transgredidas, potentes fuses e poderosas possibilidades, elementos que as pessoas progressistas podem explorar como um dos componentes de um necessrio trabalho poltico. -os recursos analticos desenvolvidos pelas pessoas progressistas insistem no argumento de que a tcnica envolve, necessariamente a dominao. Como resposta, elas apelam para um imaginrio corpo orgnico que possa organizar nossa resistncia. - De uma perspectiva, um mundo de ciborgues pode significar a imposio final de uma grade de controle sobre o planeta, significa a abstrao final corporificada no apocalipse da Guerra nas Estrelas, uma guerra de defesa, significa a apropriao final dos corpos das mulheres numa orgia guerreira masculinista. -De outra perspectiva, um mundo de ciborgues pode significar realidades sociais e corporais vividas, onde as pessoas no temam sua estreita afinidade com animais e mquinas, que no temam identidades permanentemente parciais e posies contraditrias. A luta poltica consiste em ver a partir de ambas perspectivas ao mesmo tempo, porque cada uma delas revela tanto dominaes quanto possibilidades que seriam inimaginveis a partir de outro ponto de vista. Uma viso nica produz iluses piores do que uma viso dupla ou do que a viso de um monstro de mltiplas cabeas. -As unidades ciborguianas so monstruosas e ilegtimas: em nossas presentes circunstancias polticas, dificilmente podemos encontrar mitos de resistncia e reacoplamento mais potentes. Identidades Fraturadas -Tem-se tornado difcil nomear o feminismo por um nico adjetivo e at mesmo utilizar essa nomeao. A conscincia da excluso que produzida pelo ato de nomeao aguda. -Depois do reconhecimento de que o gnero, a raa, a classe social so social e historicamente construdos, esses elementos no podem mais formar a base da crena em uma unidade essencial. -no existe nada no fato de ser mulher que um a as mulheres, no existe sequer tal situao: ser mulher. Trata-se de uma categoria altamente complexa, construda por meio de discursos cientficos sexuais e de outras prticas sociais questionveis.

-Quais so as identidades que fundamentam esse mito poltico to potente chamado ns. -A existncia de uma fragmentao entre as feministas tem feito com que o conceito de mulher se torne escorregadio: funcionando como desculpa para a dominao que umas mulheres exercem sobre as outras. -para a autora, as fontes dessa crise de identidade poltica so incontveis. -A historia recente de grande parte da esquerda e do feminismo estadunidense tem sido construda a partir de respostas a este tipo de crise respostas que so dadas por meio de infindveis cises e de buscas por uma nova unidade essencial. -Mas existe tambm o reconhecimento de uma resposta que se d pela afinidade em vez da identidade. -Chela Sandoval discute, a partir da histria da formao da nova voz poltica representada pelas mulheres de cor, um novo modelo de identidade poltica que ela chama de conscincia da oposio -Sandoval enfatiza que no existe nenhum critrio essencialista que permita identificar quem uma mulher de cor. A definio desse grupo tem sido feita por meio da consciente apropriao da negao. Uma mulher negra no pode falar nem como uma mulher nem como uma pessoa negra, estando no degrau mais baixo de uma hierarquia de identidades negativas. -Essa identidade assinala um espao construdo de forma autoconsciente. No existe aqui qualquer naturalizao de uma suposta matriz identitria: essa identidade produto do poder da conscincia de oposio. -O argumento de Sandoval advm de um feminismo que incorpora o discurso anticolonialista, isto , um discurso que dissolve o ocidente e seu produto supremo: o Homem, ser que no animal, brbaro, ou mulher, o ser que autor da histria. - medida que o orientalismo desconstrudo, as identidades do ocidente so desestabilizadas. Sandoval argumenta que as mulheres de cor tem a chance de construir uma eficaz unidade poltica que no reproduza os sujeitos revolucionrios imperializantes e totalizantes dos feminismos e marxismos anteriores movimentos tericos e polticos que tem sido incapazes de responder s conseqncias da desordenada polifonia surgida no processo de descolonizao.

-Katie King, por sua vez, critica a persistente tendncia entre as feministas contemporneas a taxonomizar o movimento das mulheres, fazendo com que essa histria de luta parea ser uma luta ideolgica entre categorias coerentes e temporalmente contnuas. -A luta terica e prtica contra a unidade por meio da dominao, e contra a unidade por meio da incorporao implode, ironicamente, justificaes para o patriarcado, para o colonialismo, o positivismo, o essencialismo, e apelos em favor de um estado orgnico ou natural. -Existiria alguma epistemologia capaz de nos ajudar a construir afinidades eficazes? -No esforo para construir posies revolucionrias, as epistemologias enquanto conquistas das pessoas comprometidas com a mudana do mundo tm feito parte do processo de demonstrao dos limites da construo de identidade. -A dissoluo dos eus ocidentais se d no interesse da sobrevivncia. -Estamos dolorosamente conscientes do que significa ter um corpo historicamente constitudo. -Sob que outra forma se apresentaria um mito poltico para o feminismo socialista? Que tipo de poltica poderia adotar construes parciais, contraditrias, permanentemente abertas, dos eus pessoais e coletivos e, ainda assim, ser fiel, eficaz e, ironicamente, feminista-socialista? -Na poca em questo, h uma enorme necessidade de uma unidade poltica a fim de enfrentar, de forma eficaz, as dominaes de raa, de gnero, de sexualidade, de classe. -As mulheres brancas, incluindo as feministas-socialistas descobriram a no-inocncia da categoria mulher. -As feministas ciborgue tem que argumentar que ns no queremos nenhuma matriz identitria natural e que nenhuma construo uma totalidade. -A inocncia e a conseqente insistncia na condio de vtima j causaram bastante estragos. Nas estratgias reflexivas para construir as identidades, abre-se a possibilidade de se tecer algo mais que a mortalha para o dia aps apocalipse, que to profeticamente conclui a histria da salvao.

-Tanto os feminismos marxistas quanto os feminismos radicais tem naturalizado e, ao mesmo tempo, desnaturado a categoria mulher e a conscincia das vidas sociais das mulheres. -O socialismo marxiano est enraizado em uma anlise do trabalho assalariado que revela a estrutura de classes. A conseqncia da relao assalariada a alienao sistemtica, uma vez que o trabalhador separado de seu produto. -O trabalho a atividade humanizante, a categoria ontolgica que possibilita o conhecimento do sujeito e, assim, o conhecimento da subjugao e da alienao. -O feminismo-socialista avana, filiado a essa lgica. Mas elas ampliam a categoria trabalho, introduzindo o trabalho das mulheres na casa. -O feminismo socialista no naturaliza a unidade; trata-se de uma possvel conquista que se baseia numa possvel posio enraizada nas relaes sociais. -O feminismo radical de Catherine MacKinnon uma caricatura das tendncias apropriadoras, incorporadoras e totalizadoras das teorias ocidentais que vem na identidade o fundamento da ao. -para o feminismo socialista, a conscincia uma conquista e no um fato natural. O feminismo radical at consegue eliminar algumas das dificuldades inerentes concepo humanista do sujeito revolucionrio, mas ao custo de um reducionismo radical. -Para MacKinnon, as mulheres so constitudas pelos homens e sexualmente apropriadas por eles, dessa forma, ela opera a construo de um no-sujeito, de um no-ser. O desejo de um outro, e no o trabalho do eu a origem da mulher. -A apropriao sexual ainda tem, nesse feminismo, o status epistemolgico de trabalho, isto , o trabalho o ponto a partir do qual um trabalho capaz de contribuir para mudar o mundo deve fluir. No entanto a mulher no apenas alienada de seu produto: ela no existe enquanto sujeito, uma vez que ela deve sua existncia como mulher apropriao sexual. -Nem as feministas-marxistas, nem as feministas radicais tem se contentado com explicaes parciais; ambas se constituram regularmente como totalidades -As feministas ocidentais, visando incorporar as outras tentaram incorporar outras formas de dominao, expandindo suas categorias bsicas. -Uma conseqncia disso o silncio constrangedor entre as radicais brancas e as feministas socialistas sobre a questo de raa. No h espao para raa em teorias que

pretendem apresentar a construo da categoria mulher e do grupo social mulheres como um todo unificado ou totalizvel. -Para Julia Kristeva, as mulheres surgiram como um grupo histrico aps a Segunda Guerra Mundial, juntamente com outros grupos, como a juventude. (como objetos de conhecimento, como atores histricos) -O conceito de capitalismo avanado inadequado para descrever a estrutura desse momento histrico. O que est em jogo, na conexo ocidental, o fim do homem. -Ela assume que as feministas socialistas no tenham sido culpadas de produzir uma teoria essencialista que eliminou a particularidade das mulheres e seus interesses contraditrios. Mas so culpadas, sim, por sua participao irrefletida na lgica, nas linguagens e nas prticas do humanismo branco e pela busca de um fundamento nico da dominao que assegurasse sua voz revolucionria. -O risco agora cair um uma diferena ilimitada, desistindo da complicada tarefa de criar conexes parciais, reais. Epistemologia significa conhecer a diferena. A Informtica da Dominao -Na tentativa de desenvolver uma perspectiva epistemolgica e poltica, a autora tenta esboar a imagem de uma possvel unidade poltica, uma imagem que deve muito aos princpios socialistas e feministas de planejamento poltico. -Ela argumenta em favor de uma poltica enraizada nas demandas por mudanas fundamentais nas relaes de classe, raa e gnero. -Estamos em meio mudana: de uma sociedade industrial, orgnica, para um sistema polimorfo, informacional; de uma situao de s trabalho, para uma situao de s lazer. -Ela apresenta um quadro com as dicotomias materiais e ideolgicas envolvidas, resumindo a transio das velhas e confortveis dominaes hierrquicas para as novas e assustadoras redes, que ela chama de informtica da dominao. Quadro -Esse tipo de anlise dos objetos cientficos e culturais de conhecimento, surgidos a partir da Segunda Guerra Mundial, prepara-nos para perceber algumas inadequaes na teoria feminista, que se desenvolve como se dualismos orgnicos e hierrquicos que ordenaram o discurso do ocidente ainda governassem.

-Esses dualismos foram tecnodigeridos. As dicotomias entre mente e corpo, humano e animal, organismo e mquina, pblico e privado, natureza e cultura, homens e mulheres, primitivo e civilizado esto todas, ideologicamente, em questo. -A situao real das mulheres definida por sua integrao/explorao um um sistema mundial de produo/reproduo e comunicao em um sistema que se pode chamar de informtica da dominao -Um dos caminhos importantes para se reconstruir a poltica feminista socialista por meio de uma teoria e uma prtica dirigidas para as relaes sociais da cincia e da tecnologia, incluindo os sistemas de mito e significado que estruturam nossas imaginaes. -O ciborgue um tipo de eu pessoal e coletivo ps moderno, um eu desmontado e remontado. esse eu que as feministas devem codificar. -As tecnologias da comunicao e as biotecnologias so ferramentas cruciais no processo de remodelao de nossos corpos. Essas ferramentas corporificam e impem novas relaes sociais para as mulheres de todo o mundo. -A tecnologias e os discursos cientficos podem ser vistos como momentos congelados das fluidas interaes sociais que os constituem, mas eles devem tambm ser vistos como instrumento para a imposio de significados. O mito e a ferramenta so mutuamente constitudos. -As cincias da comunicao e as biologias modernas so construdas por uma operao comum a traduo do mundo em termos de um problema de codificao, isto , a busca de uma linguagem comum na qual toda a resistncia ao controle instrumental desaparece e toda heterogeneidade pode ser submetida desmontagem, remontagem, ao investimento e troca. -Mas essas incurses nas cincias da comunicao e na biologia tm sido feitas num nvel rarefeito, existe uma realidade mundana, em grande parte econmica que mostra que essas cincias e essas tecnologias indicam transformaes fundamentais na estrutura do mundo. -As tecnologias da comunicao dependem da eletrnica. A microeletrnica a base tcnica dos simulacro, isto , das cpias sem originais. -As cincias da comunicao e a biologia caracterizam-se como construo de objetos tecnonaturais de conhecimento, nas quais a diferena entre mquina e organismo se torna borrada.

-Ela utiliza o conceito de Rachel Grossman Mulheres no circuito integrado para nomear a situao das mulheres num mundo to intimamente reestruturado por meio das relaes sociais da cincia e da tecnologia. -A autora usa relaes sociais da cincia e da tecnologia para indicar que no estamos lidando com um determinismo tecnolgico, mas com um sistema histrico que depende das relaes estruturadas entre as pessoas. Mas a frase tambm deveria indicar que a cincia e a tecnologia fornecem fontes renovadas de poder, que nos precisamos de fontes renovadas de anlise e ao poltica (LATOUR, 1984) -Alguns dos rearranjos das dinmicas de raa, de sexo e de classe enraizados nas relaes sociais propiciadas pela cultura high-tech, podem tornar o feminismo socialista mais relevante para uma poltica progressista eficaz. A economia do trabalho caseiro fora de casa -A nova revoluo industrial est produzindo uma nova classe trabalhadora mundial, bem como novas sexualidades e etnicidades. A extrema mobilidade do capital e a nova diviso internacional do trabalho esto interligadas com a emergncia de novas coletividades e com o enfraquecimento dos agrupamentos familiares. Esses acontecimentos no so neutros nem em termos de gnero nem em termos de raa. -Nas sociedades industriais avanadas os homens brancos tem se tornado vulnerveis perda permanente de emprego, enquanto as mulheres no tem perdido seus empregos na mesma proporo. -Isso no ocorre apenas porque as mulheres dos pases de terceiro mundo so a fora de trabalho preferida das multinacionais cuja produo est baseada na cincia. O quadro mais sistemtico e envolve reproduo, sexualidade, cultura, consumo e produo. -Ela descreve a situao das mulheres que trabalham no Sillicon Valley, que Richard Gordon chamou de economia do trabalho caseiro, expresso que nomeia uma reestruturao do trabalho que, de forma geral, tem as caractersticas anteriormente atribudas aos trabalhos femininos. -O trabalho est sendo redefinido como estritamente feminino ou como feminizado, sendo no ltimo caso executado tanto por homens como por mulheres. -Ser feminizado significa tornar-se extremamente vulnervel, capaz de ser desmontado, remontado, explorado como uma fora de trabalho de reserva, as pessoas envolvidas so

vistas menos como trabalhadores, e mais como servos; sujeito a arranjos do tempo, em que a pessoa ora est empregada em um trabalho assalariado, ora no, num infeliz arremedo da idia de reduo do dia de trabalho; levar uma vida que sempre beira a ser obscena, deslocada e reduzvel ao sexo. - O conceito no se refere apenas a desqualificao em larga escala, ele pretende indicar que a casa, a fbrica e o mercado estao integrados em uma nova escala, e que os lugares das mulheres so cruciais. -A economia do trabalho caseiro se torna possvel por meio das novas tecnologias. O xito do ataque contra os empregos privilegiados dos trabalhadores masculinos sindicalizados est ligado capacidade que tem as novas tecnologias de controlar os trabalhadores, apesar de sua grande disperso e descentralizao. -Os novos arranjos econmicos e tecnolgicos esto ligados tambm decadncia do estado de bem-estar e conseqente intensificao da presso sobre as mulheres para que assumam o sustento da vida cotidiana. A feminizao da pobreza tornou-se um grande problema. -O fato de que o sustento da vida cotidiana cabe s mulheres como parte de sua forada condio de mes no novidade, o que novidade a integrao de seu trabalho economia capitalista global e a uma economia que progressivamente se torna centrada em torno da guerra. -A autora tenta, em seguida, relacionar as trs formas principais de capitalismo (comercia/industrial inicial, monopolista e multinacional), ligadas respectivamente ao nacionalismo, imperialismo e multinacionalismo, a formas especficas de famlia: 1) a famlia nuclear patriarcal; 2) a famlia moderna mediada pelo estado do bem-estar; 3)famlia da economia do trabalho caseiro. -Esse o contexto no qual as projees para o desemprego estrutural, como conseqncia das novas tecnologias, se torna parte do quadro da economia domstica do trabalho. medida em que a robtica e a tecnologia expulsam homens de seus empregos em pases desenvolvidos, e tornam difcil a criao de empregos masculinos em pases em desenvolvimento, a feminizao do trabalho intensifica-se. -As novas tecnologias tambm tem um efeito profundo sobre a fome e a produo de alimentos para a subsistncia.

-As mulheres so, em geral, excludas da mercantilizao high tech dos alimentos; seus dias se tornam mais rduos porque sua responsabilidade na preparao dos alimentos no diminuiu, e suas situaes reprodutivas se tornam mais complexas. -As novas tecnologias afetam as relaes sociais tanto da sexualidade quanto da reproduo. -Os estreitos vnculos entre sexualidade e instrumentalidade so descritos nas histrias scio-biolgicas sobre origem que enfatizam o clculo gentico e descrevem a inevitvel dialtica da dominao entre os papeis sexuais femininos e masculinos. -Uma das mais importantes transformaes da situao reprodutiva das mulheres se d no campo mdico, no qual as fronteiras de seus corpos se tornam permeveis visualizao e interveno das novas tecnologias. Saber quem controla a interpretao das fronteiras corporais na hermenutica mdica uma questo feminista importantssima. Nos anos 70 as mulheres reivindicam a tomada de controle sobre seus corpos. -Outro aspecto crtico das relaes sociais envolvidas nas novas tecnologias a reformulao das expectativas, da cultura, do trabalho e da reproduo da grande fora de trabalho empregada nas indstrias tcnicas e cientficas. Um dos grandes riscos sociais e polticos constitudo pela formao de uma estrutura social bimodal, na qual uma grande massa de homens e mulheres ficam confinadas economia do trabalho caseiro, aos diversos analfabetismos, impotncia e s redundncia gerais e so controladas por aparatos repressivos high tech que vo do entretenimento vigilncia e ao extermnio. -Uma poltica socialista feminista adequada deve se dirigir s mulheres nas categorias ocupacionais privilegiadas e na produo da cincia e da tecnologia responsveis pela construo dos discursos, dos processos e dos objetos tecnocientficos. -Essa questo apenas um dos aspectos dos estudos das possibilidades de uma cincia feminista, mas ela extremamente importante. Que tipo de papel constitutivo na produo do conhecimento, da imaginao e da prtica podem ter os novos grupos que esto fazendo cincia? De que forma esses grupos podem se aliar com os movimentos sociais e polticos progressistas? Como se pode construir alianas polticas que renam as mulheres ao longo das hierarquias tecnocientficas que nos separam? Haver formas de desenvolver uma poltica feminista de cincia e tecnologia em aliana com os grupos de ao antimilitares que advogam numa converso dos equipamentos cientficos para fins pacficos?

As mulheres no circuito integrado -Para sintetizar o quadro da localizao histrica das mulheres nas sociedades industriais avanadas necessrio usar a imagem de uma rede ideolgica o que sugere uma profuso de espaos e identidades e a permeabilidade das fronteiras no corpo pessoal e no corpo poltico. A idia de rede evoca tanto uma prtica feminista como uma estratgia empresarial multinacional tecer uma atividade para ciborgues oposicionistas. -Ela retorna imagem da informtica da dominao e esboa uma viso do lugar das mulheres no circuito integrado e assinala apenas uns poucos locais sociais idealizados vistos dos pontos de vista das sociedades capitalistas avanadas: casa, mercado, local de trabalho assalariado, escola, estado, etc. -A autora gostaria de poder invocar o impacto das relaes sociais que so mediadas e impostas pelas novas tecnologias, mas no h nenhum lugar para as mulheres nessas redes apenas uma geometria da diferena e da contradio, crucial s identidades ciborguianas das mulheres. -Se aprendermos a interpretar essas redes de poder e de vida social, poderemos construir novas coalizes e novas alianas. No h como ler a seguinte lista a partir de uma perspectiva identitria, a partir da perspectiva de um eu unitrio. O importante a disperso, a tarefa consiste em sobreviver dispora. - A nica forma de caracterizar a informtica da dominao v-la como uma intensificao massiva da insegurana e do empobrecimento cultural, com um fracasso generalizado das redes de subsistncia para os mais vulnerveis Ciborgues: um mito de identidade poltica -Ao explorar concepes sobre fronteiras corporais e ordem social, a antroploga Mary Douglas ajuda-n0s a entender quo fundamental a imagstica corporal para a viso de mundo. -Feministas radicais estadunidenses tem afetado profundamente nossas imaginaes polticas, mesmo restringindo o que entendemos como uma linguagem corporal e poltica amigvel, mas seus sistemas simblicos s podem ser compreendidos como ideologias de oposio adequadas ao final do sec. XX.

-Elas chocam qualquer pessoa que no esteja preocupada com as mquinas e a conscincia do capitalismo tardio. Assim elas so parte do mundo do ciborgue. Existem tambm grandes vantagens para as feministas no abraarem explicitamente as possibilidades inerentes ao colapso das distines ntidas entre organismo e mquina, bem como as distines similares que estruturam o eu ocidental. -A poesia e as historias das mulheres de cor estadunidenses dizem respeito escrita, ao acesso ao poder de significar. A escrita ciborgue tem a ver com o poder de sobreviver, no com base em uma inocncia original, mas com base na tomada de posse dos mesmos instrumentos para marcar o mundo que as marcou como outras. -Os instrumentos so com freqncia historias recontadas, que invertem e deslocam os dualismos hierrquicos de identidades naturalizadas. Ao recontar as histrias de origem, as autoras-ciborgue subvertem os mitos centrais de origem da cultura ocidental. -As historias falogocntricas de origem cruciais para as ciborgues feministas estao nas tecnologias, que escrevem o mundo, textualizando nossos corpos. -As historias feministas sobre ciborgues tem a funo de recodificar a comunicao e a inteligncia a fim de subverter o comando e o controle. -A escrita a tecnologia dos ciborgues. A poltica do ciborgue a luta pela linguagem, a luta contra a comunicao perfeita, contra o cdigo nico que traduz todo significado de forma perfeita o dogma central do falogocentrismo. - por isso que a poltica do ciborgue insiste no rudo, advoga a poluio, tirando prazer das ilegtimas fuses entre animal e mquina. -Livres da necessidade de basear a poltica em uma posio supostamente privilegiada com relao experincia de opresso, incorporando, nesse processo, todas as outras dominaes, podemos, da perspectiva dos ciborgues, vislumbrar possibilidades potentes. -Sem poder mais contar com nenhum sonho original relativo a uma linguagem comum, nem com nenhuma simbitica natural que prometa uma proteo da separao masculina hostil, estamos inscritas no jogo de um texto que no tem nenhuma leitura privilegiada nem qualquer histria de salvao. -Certos dualismos tem sido persistentes nas tradies ocidentais; eles tem sido essenciais lgica e prtica da dominao de todos aqueles que foram constitudos como outros e cuja tarefa consiste em espelhar o eu [dominante].

eu/outro,

mente/corpo,

cultura/natureza,

macho/fmea,

civilizado/primitivo,realidade/aparncia, todo/parte, agente/instrumento, o quefaz/o que feito, ativo/passivo, certo/errado, verdade/iluso,total/parcial, Deus/homem -O Eu o Um que no dominado, e sabe disso por meio do trabalho do outro; o outro o um que carrega o futuro, e sabe disso por meio da experincia da dominao. -A cultura high tech contesta esses dualismos. No d pra saber quem faz e quem feito na relao entre o humano e a mquina. No est claro o que mente e o que corpo em mquinas que funcionam por codificao. -Na medida em que nos conhecemos nos descobrimos como ciborgues, hbridos, mosaicos, quimeras. Os organismos biolgicos tornaram-se sistemas biticos, qualquer outro. -no existe em nosso conhecimento formal uma separao entre mquina e organismo, tcnico e orgnico. -Uma das conseqncias disso que nosso sentimento de conexo com os instrumentos reforado. -O gnero, a sexualidade, a corporificao, a habilidade, todos esses elementos esto reconstitudos na histria. Porque nossos corpos devem terminar na pele? Porque devemos considerar como corpos apenas outros seres envolvidos pela pele. Essas relaes mquinas/organismos so obsoletas, desnecessrias. -Os monstros sempre definiram, na civilizao ocidental, os limites da comunidade. Os monstrosciborgue da fico cientfica feminista definem possibilidades e limites polticos bastante diferentes daqueles propostos pela fico mundana do Homem e da Mulher. -Foram apresentadas vrias das conseqncias de se levar a srio a imagem dos ciborgues como sendo algo a mais do que apenas nossos inimigos. Nossos corpos so nossos eus, so mapas de poder e identidade. Os ciborgues no constituem exceo a isso. O corpo dele no inocente, no busca uma identidade unitria, no produzindo assim dualismos antagnicos sem fim. -A mquina coincide conosco, com nossos processos, ela um aspecto de nossa corporificao. Ns somos responsveis por esta fronteira, ns somos essa fronteira. -At agora, a corporificao feminina parecia ser dada, orgnica, necessria, parecia significar habilidades relacionadas maternidade e a suas extenses metafricas. Podamos extrair intenso prazer das maquias apenas por estarmos fora de lugar. Ciborgues podem expressar de forma mais dispositivos de comunicao como

sria o aspecto do sexo e da corporificao sexual. O gnero pode no ser, afinal de contas, a identidade global embora tenha intensa profundidade e amplitude histricas. -A questo, ideologicamente carregada do que conta como cotidiano, como experincia pode ser abordada a partir da imagem do ciborgue. As feministas tem argumentado que as mulheres, mais do que os homens sustentam a vida cotidiana, algo que as coloca em posio epistemolgica privilegiada. Um aspecto desse argumento coloca em visibilidade atividades femininas pouco valorizadas e as colocam como base da vida. -O gnero ciborguiano uma possibilidade local que realiza uma vingana global. No existe nenhum um impulso nos ciborgues de produzir uma teoria total. -Os ciborgues tem a ver com regenerao. Como nas salamandras, um membro renovado pode ser monstruoso, duplicado, potente. Fomos todas lesadas profundamente, necessitamos de uma regenerao, no de renascimento, e as possibilidades para a reconstituio incluem o sonho utpico da esperana de um mundo monstruoso, sem gnero. -A imagem do ciborgue pode ajudar a expressar dois argumentos cruciais desse ensaio: 1) a produo de uma teoria universal, totalizante um equvoco que deixa de apreender a maior parte da realidade. 2) Assumir a responsabilidade pelas relaoes sociais da cincia e da tecnologia significa recusar uma metafsica anticincia, uma demonologia da tecnologia e, assim, abraar a habilidosa tarefa de reconstruir as fronteiras da vida cotidiana, em conexo parcial com os outros, em comunicao com todas as nossas partes. -No se trata apenas da idia de que a cincia e a tecnologia so possveis meios de grande satisfao humana, bem como uma matriz de dominaes. A imagem do ciborgue pode constituir uma sada do labirinto de dualismos por meio dos quais temos explicado nossos corpos e nossos instrumentos para ns mesmas. -Trata-se da imaginao de uma feminista falando em lnguas para incutir medo no circuito dos supersalvadores de direita. Significa tanto construir quanto destruir mquinas, identidades, categorias, relaes, narrativas espaciais. Embora estejam envolvidas, ambas, numa dana em espiral, prefiro ser uma ciborgue a uma deusa.

Вам также может понравиться