Вы находитесь на странице: 1из 7

AVC ou AVE

AVC ou AVE. O termo AVC a abreviao para Acidente Vascular Cerebral, hoje um termo em desuso, tendo em vista que quando nos referimos a esse acidente ele no acontece s no cerbro. Por isso hoje a terminologia correta o AVE - Acidente Vascular Enceflico. O encfalo formado por vrios rgo que compe a caixa craniana: Cerbro, cerebelo, bulbo raquidiano, tronco cerebral, telencfalo, mesencfalo, diencfalo, ponte, terceiro e quarto ventrculos, aqueduto cerebral. Estes rgo podem sofrer com desabastecimento de sangue causado por um esquemia (entupimento), ou ruptura das artrias que irrigam esse conjunto de rgos. Ento o conceito de AVE - Acidente Vascular Enceflico : " uma disfuno neurolgica resultante da interrupo do abastecimento de sangue a nvel enceflico." O acidente vascular cerebral (AVC), ou Acidente vascular enceflico (AVE), vulgarmente chamado de "derrame cerebral", caracterizado pela interrupo da irrigao sangunea das estruturas do encfalo,ou seja, ocorre quando o sangue que
sustenta o crebro com oxignio e glicose deixa de atingir a regio, ocasionando a perda da funcionalidade dos neurnios. uma doena de incio sbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia ou hemorragia Todo o sistema nervoso central pode ser acometido por esta doena e ele inclui, alm do crebro, o tronco enceflico, o cerebelo at a medula espinal. Dependendo da regio atingida, os sintomas e as seqelas so diferentes.

Assim o lobo frontal est mais ligado s decises e movimentos, o parietal com os movimentos e a sensibilidade do pescoo para baixo e com parte da fala e o occipital com a viso. O cerebelo est ligado com o equilbrio e o tronco cerebral com a respirao e os movimentos e sensibilidade do pescoo para cima. Claro que isto uma explicao bsica e deve-se ter em mente que todo sistema nervoso est interligado, uma leso em uma mnima parte pode ter grandes repercusses no todo e suas implicaes e a localizao da leso podem ser difceis de diagnosticar, devendo a pessoa acometida ser avaliada por um mdico.

Sinais e sintomas: Os sinais so muito variados dependendo da localizao e extenso do dano. De forma geral, incluem:

Dor de cabea de incio subto (talvez o nico sintoma); Sncope; Alteraes do nvel de conscincia; Formigamento ou paralisia, usualmente das extremidades; Dificuldade respiratria; Queda facial; Alterao visual; Convulso; Pupilas desiguais (anisocoria); Perda do controle urinrio ou intestinal; Hipertenso; Dificuldade na fala (afasia), ou seja, dificuldade para falar, ouvir, compreender, bem como ler e escrever.

Tipos

O primeiro tipo, e o mais comum deles, devido falta de irrigao sangunea em um determinado territriocerebral, causando morte de tecido cerebral - o AVC isqumico

O AVC hemorrgico menos comum, mas no menos grave, e ocorre pela ruptura de um vaso sanguneo intracraniano, levando formao de um cogulo que afeta determinada funo cerebral.

Reabilitao

O processo de reabilitao pode ser mais ou menos longo, dependendo das caractersticas do

prprio AVC, da regio afetada e do apoio que o doente tiver.

Evoluo

Quanto evoluo, temos 3 tipos de AVC, os que no deixam seqela nenhuma: conhecidos como AIT, ou seja, acidente isqumico transitrio. Os que no deixam seqelas, mas duram mais de um dia e os que deixam sequelas. Quanto a este ltimo, quando associado a dficits motores, opaciente necessita de um acompanhamento fisioterpico para potencializar e fortalecer os msculos que ainda possuem a inervao funcional para assim diminuir as deficincias que podem ter sido causadas; no caso de problemas na fala um fonoaudilogo pode ser necessrio.

AVC Isqumico

O local no qual ocorre o AVC determina que tipo de seqela pode surgir. Os stios de obstruo mais freqentes no AVC isqumico so a artria cerebral mdia (resultando em hemiperesia da face e dos membros superiores) e a artria cerebral anterior (resultando em hemiparesia dos membros inferiores). Podem ocorrer tambm seqelas no relacionadas diretamente ao sistema motor, como afasias (por leso das reas de Broca ou Wernicke, relacionadas linguagem), amusia (perda das capacidades musicais), agnosia (perda da capacidade de interpretar os sentidos)e ataxia (perda da capacidade de planejamento motor). De qualquer forma, o AVC uma doena que merece muita ateno pela dependncia e alterao da vida que pode causar e a melhor maneira de lidar com ela preveni-la controlando todos os fatores causais j citados, novamente mencionando que a principal a hipertenso arterial sistmica.

AVC Hemorrgico

Os AVCs hemorrgicos tendem a ocorrer em locais diferentes dos isqumicos. Geralmente ocorrem onde existem aneurismas, que so por natureza pontos onde as artrias so suscetveis a se romperem. Isto inclui na regio dos ncleos da base, onde a hipertenso arterial sistmica provoca a formao dos micro-aneurismas de Charcot-Bouchard. Esse tipo de AVC freqentemente fatal, e quando no leva a morte altamente incapacitante pela leso da cpsula interna, que leva hemiparesia total. Alguns indivduos tambm podem ter aneurismas congnitos, geralmente na regio do polgono de WIllis, o que tende a levar a AVCs em idade precoces, tambm altamente fatais. Esses aneurismas congnitos podem ser detectados por ressonncia magntica ou angiografia, permitindo que o paciente seja

submetido uma neurocirurgia de correo do aneurisma.

Tratamento

O melhor tratamento para o AVC a preveno, identificar e tratar os fatores de risco, como a hipertenso, arterosclerosa, o diabete melito, o colesterol elevado, cessar o tabagismo e o etilismo, alm de reconhecer e tratar problemas cardacos.Atualmente, acredita-se que um tratamento com trombolticos pode ser usado na fase aguda do AVC isqumico, para dissolver o cogulo que causou a isquemia. A estreptoquinase, troomboltico mais conhecido e utilizado no infarto do miocrdio, no se mostrou eficiente para o tratamento do AVC isqumico. O tromboltico que utilizado nos casos de AVC isqumico agudo o plasminognio ativido, que demonstrou timos resultados quando aplicado por via endovenosa precocemente. Contudo, esta medicao s pode ser dada desde que o paciente que sofreu o AVC isqumico chegue ao hospital dentro de 3 horas. Aps essa fase inicial de instalao, alm de tromblise no ser mais eficiente, ela pode ser perigosa, pois pode levar a uma reperfuso de um tecido necrtico, transformando o AVC isqumico num acidente tambm hemorrgico, que pode levar morte ou seqelas muito graves.

Tratamento da PA no AVC isqumico

O manejo da presso arterial no AVC isqumico altamente polmico, uma vez que tanto presses muito altas como muito baixas podem ser fatais. Ambas as situaes podem apresentar um potencial de morbi-mortalidade, pois a hipertenso pode estar associada transformao hemorrgica e recorrncia do AVC, enquanto a hipotenso suspeita de levar a uma baixa perfuso, provocando leses definitivas da zona da penumbra isqumica e levando a um pior prognstico. O tratamento de reduo da PA desses pacientes j foi associado a uma melhora de prognstico e h um aumento da eficincia e segurana do tratamento tromboltico, mas outros estudos correlacionam a reduo da PA, assim como a hipotenso do AVC com um pior prognstico neurolgico, com maior morbidade e mortalidade. Alguns especialistas chegam a sugerir o aumento induzido da presso arterial em pacientes hipotensos com AVC. A causa desse aparente paradoxo no bem esclarecida, e suspeita-se que diferentes modalidades e circunstncias do AVC determinem um papel diferente para a presso arterial no prognstico do paciente. A maioria dos neurologistas concorda que presses excessivamente elevadas ( PAD > 220 mmHg) esto associadas a um prognstico pior, mas a hipotenso ( PAD < 160 mmHg) parece ser igualmente deletria. Vrios estudos sugerem que uma reduo moderada da presso, se acompanhada por tratamento tromboltico, pode reduzir significantemente a morbi-mortalidade. Os mesmos estudos tendem a concordar que a reduo da presso, se no acompanhada por tromblise,

pode no ser segura. Em presena dessas incertezas, o protocolo de manejo da PA em pacientes com AVC isqumico agudo se baseia essencialmente na opinio de especialistas, que recomendam reduzir a PA em casos nos quais esta se encontra excessivamente elevada (PAD>220 mmHg), ou quando a reduo for associada ao tratamento tromboltico. Nos demais casos a reduo da PA no considerada segura.

Tratamento do AVC hemorrgico

O tratamento dos acidentes hemorrgicos ainda mais difcil que o dos casos isqumicos. Alguns casos, como o de cogulos venosos no seio sagital superior podem ser tratados cirurgicamente, mas na maioria das vezes a rea afetada de difcil acesso, como o tronco cerebral no caso dos aneurismas congnitos ou a regio da cpsula interna e ncleos da base no caso dos micro-aneurismas de Charcot-Buchard. Em geral preconiza-se o tratamento da hipertenso intracraniana, com manitol, suporte clnico e possivelmente craniotomia.

Conseqncias

As conseqncias do AVC podem afetar diversos aspctos do paciente, tais como paralisia e fraqueza, habilidades de comunicao, fala, capacidade de compreenso, sentidos, alm de raciocnio, emoes e memria.

Fatores de risco para AVC

Existem diversos fatores considerados de risco para a chance de ter um AVC, sendo o principal a hipertenso arterial sistmica no controlada e, alm dela, tambm aumentam a possibilidade o diabete melitus, doenas reumatolgicas, trombose, uma arritmia cardaca chamada fibrilao atrial, estenose da vlvula mitral entre outras.Como j vimos, fator de risco aquele que pode facilitar a ocorrncia do AVC. imprescindvel a sua caracterizao e devida correo, pois quase toda a preveno do AVC baseada no combate aos fatores de risco. Os principais so: a. Presso Arterial: o principal fator de risco para AVC. Na populao, o valor mdio de "12 por 8"; porm, cada pessoa tem o um valor de presso, que deve ser determinado pelo seu mdico. Para estabelec-lo, so necessrias algumas medidas para que se determine o valor mdio. Quando este valor estiver acima do normal daquela pessoa, temos a hipertenso arterial. Tanto a presso elevada quanto a baixa so prejudiciais, A melhor soluo a preveno! Devemos entender que qualquer um de ns pode se tornar hipertenso. "No porque mediu uma vez, estava boa e nunca mais tem que se preocupar"!

Alm disso, existem murtas pessoas que tomam corretamente a medicao determinada porm uma s caixa! A presso est boa e, ento, cessam a medicao. Ora, a presso est boa justamente porque est seguindo o tratamento! Geralmente, preciso cuidar-se sempre, para que ela no suba inesperadamente. A hipertenso arterial acelera o processo de aterosclerose, alm de poder levar a uma ruptura de um vaso sangneo ou a uma isquemia (Determine sua Presso Arterial).

b. Doena Cardaca: qualquer doena cardaca, em especial as que produzem arritmias, podem determinar um AVC. "Se o corao no bater direito"; vai ocorrer uma dificuldade para o sangue alcanara crebro, alm dos outros rgos, podendo levara uma isquemia. As principais situaes em que isto pode ocorrer so: arritmias, infarto do miocrdio, doena de Chagas, problemas nas vlvulas etc. (Determine seu Risco Cardaco).

c. Colesterol: o colesterol uma substncia existente em todo o nosso corpo, presente nas gorduras animais; ele produzido principalmente no fgado e adquirido atravs da dieta rica em gorduras. Seus nveis alterados, especialmente a elevao da frao LDL (mau colesterol, presente nas gorduras saturadas, ou seja, aquelas de origem animal, como carnes, gema de ovo etc.) ou a reduo da frao HDL (bom colesterol) esto relacionados formao das placas de aterosclerose.

d. Fumo: sempre devemos evit-lo; prejudicial sade em todos os aspectos, principalmente naquelas pessoas que j tm outros fatores de risco aqui cita dos. Acelera o processo de aterosclerose, torna o sangue mais grosso (concentrado) ao longo dos anos (aumentando a quantidade de glbulos vermelhos) e aumenta o risco de hipertenso arterial (Determine sua dependncia ao fumo).

e. Uso excessivo de bebidas alcolicas: quando isso ocorre por murta tempo, os niveis de colesterol se elevam; alm disso, a pessoa tem maior propenso hipertenso arterial.

f. Diabetes Mellitus: uma doena em que o nvel de acar (glicose) no sangue est elevado. A medida da glicose no sangue o exame de glicemia. Se um portador desta doena tiver sua glicemia controlada, tem AVC menos grave do que aquele que no o controla.

g. Idade: quanto mais idosa uma pessoa, maior a sua probabilidade de ter um AVC. Isso no impede que uma pessoa jovem possa ter.

h. Sexo: at os 51 anos de idade os homens ter maior propenso do que as mulheres;

depois desta idade, o risco praticamente se iguala.

i. Raa: mais freqente na raa negra.

j. Histria de doena vascular anterior: pessoas que j tiveram AVC, "ameaa de derrame", infarto do miocrdio (corao) ou doena vascular de membros (Trombose etc.), tem maior probabilidade de ter um AVC.

k. Obesidade: aumenta o risco de diabetes, de hipertenso arterial e de aterosclerose; assim, indiretamente, aumenta o risco de AVC.

l. Sangue muito concentrado: isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa fica desidratada gravemente ou existe um aumento dos glbulos vermelhos. Este ltimo ocorre em pessoas que apresentam doenas pulmonares crnicas (quer dizer, por muitos anos), ou que vivem em grandes altitudes. Em ambos os casos, o organismo precisa compensar a falta de oxignio, aumentando a produo dos glbulos vermelhos, para no deixar "escapar" qualquer oxignio que chega aos pulmes.

m. Anticoncepcionais hormonais: os mais utilizados so as pilulos, mas o mdico deve avaliar e orientar cada caso. Atualmente se acredita que as plulas com baixo teor hormonal, em mulheres que no fumam e no tenham outros fatores de risco, no aumentam a probabilidade de aparecimento de AVC.

n.Sedentarismo: a falta de atividades fsicas leva obesidade, predispondo ao diabetes, hipertenso e o aumento do colesterol.(Determine seu Nvel de Aptido Fsica).

Fonte: Santa Casa de So Paulo

Вам также может понравиться