Вы находитесь на странице: 1из 5

ESTADO DO CEAR CONSRCIO PBLICO DA MICRORREGIO DE SAUDE DE ________________

PROCESSO SELETIVO PBLICO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE EMPREGOS PBLICOS PARA A POLICLNICA DE ______________________________________ TCNICO EM RADIOLOGIA LEIA COM ATENO TODAS AS INSTRUES DESTA PGINA LOCAL DA PROVA
Colgio _____________________________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________________

INSTRUES
1. A Prova Escrita ter a durao de 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do carto resposta e orientaes iniciais sobre o processo de aplicao das provas. 2. A Prova Escrita versar sobre Conhecimentos Especficos inerentes ao respectivo emprego, previstos no contedo programtico, sendo composta de 20 questes de mltipla escolha, no valor de 5,0 pontos cada questo. A prova total vale 100 pontos. 3. As questes da prova apresentam um enunciado seguido de quatro alternativas designadas pelas letras A, B, C e D. 4. Para cada questo da prova assinale somente uma opo que voc considera como a resposta correta. 5. Examine se o caderno de provas est completo e se h falhas ou imperfeies grficas que causem dvidas. Nenhuma reclamao ser aceita aps trinta minutos do incio da prova. 6. Decorrido o tempo determinado pela Comisso de Seleo, ser distribudo o carto-resposta o qual ser o nico documento vlido para a correo da prova. 7. Ao receber o carto-resposta verifique se seu nome est correto. 8. Assine o carto-resposta no espao reservado no cabealho. No haver substituio do carto-resposta.ou de prova em caso de erro ou rasura efetuado pelo candidato. 9. No amasse nem dobre o carto-resposta, para que no seja rejeitado pela leitura tica. 10. No sero considerados os pontos relativos a questes quando, no carto-resposta, forem assinaladas mais de uma resposta, ou houver rasura, ou marcao a lpis ou no for assinalada nenhuma alternativa. 11. vedado o uso de qualquer material, alm da caneta esferogrfica (tinta azul ou preta) para marcao das respostas. 12. Qualquer forma de comunicao entre os candidatos implicar em sua eliminao. 13. vedada a sada do candidato do recinto da prova sem autorizao e acompanhamento do fiscal de sala. 14. O candidato ao sair da sala, dever entregar, definitivamente, o carto-resposta e o caderno de prova, devendo, ainda, assinar a lista de freqncia. 15. Eventuais erros de digitao de nomes e nmeros de inscries devero ser corrigidos no dia das provas, registrados em Ata, pelos fiscais de salas. 16. O gabarito abaixo, para simples conferncia, pode ser destacado para uso do candidato.

GABARITO PARA CONFERNCIA


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS ESPECFICOS TCNICO EM RADIOLOGIA 01. Assinale o item que corresponde aos fatores primrios de controle da distoro: A) DFoFi, DOF, alinhamento do objeto com o filme, alinhamento/centralizao do raio. B) DFoFi, DOF, alinhamento do objeto com o filme, densidade. C) DFoFi, DOF, densidade do objeto, alinhamento/centralizao do raio. D) DFoFi, alinhamento do objeto com o filme, alinhamento/centralizao do raio. 02. Em que regio do corpo se encontra o apndice vermiforme? A) Intestino grosso. B) Intestino delgado. C) Vias urinrias. D) Estmago. 03. Na fileira proximal dos ossos do carpo, temos: A) Pisiforme, piramidal, semilunar e escafide. B) Trapzio, trapezide, capitato, hamato. C) Pisiforme, piramidal, semilunar e capitato. D) Escafide, trapzio, trapezide, capitato. 04. As incidncias rotacionais avaliam bem a articulao escapuloumeral. Em uma incidncia AP do ombro com rotao externa: A) O tubrculo maior se apresentar em perfil lateral e o tubrculo menor anteriormente. B) O tubrculo maior fica sobreposto ao tubrculo menor. C) O tubrculo maior se apresentar em posio neutra. D) O mero se apresentar em perfil verdadeiro. 05. So estruturas da mandbula: A) Processo coronoide, condiloide e ramo. B) Processo coracoide, condiloide e ramo. C) Processo, coronoide, coracoide e cndilo. D) Processo coracoide, condiloide e cndilo. 06. Assinale a melhor descrio de posicionamento para o exame posterior oblqua da pelve acetbulo, utilizando-se o Mtodo de Judet: A) Paciente em posterior obliqua a 45o da mesa. B) Paciente em decbito dorsal a 20o da mesa. C) Paciente em ortostase. D) Paciente em decbito lateral.

07. A tomografia computadorizada um importante mtodo de diagnstico por imagem utilizado em hospitais de emergncia em caso de pacientes com suspeita de AVC. No AVC hemorrgico, o sangue representa uma imagem: A) Hipotransparente. B) Hiperdensa. C) Radiotransparente. D) Hipodensa. 08. A mamografia um mtodo de diagnstico por imagem, que deve ser realizado anualmente por mulheres acima de 45 anos. Com base na afirmativa, assinale o item CORRETO: A) A mamografia convencional proporciona uma excelente imagem com menor dose de radiao. B) A mamografia um exame exclusivo na pesquisa de leses mamria. C) Na mamografia convencional utiliza-se o sistema de detectores de converso direta. D) Com o avano tecnolgico, a xeromamografia o mtodo mais utilizado. 09. O conhecimento da terminologia de trauma esqueltico e fraturas permite ao tcnico a utilizao de incidncias mais importantes. Com base na afirmativa, assinale o item CORRETO: A) Subluxao ocorre quando h a quebra de um osso. B) Luxao ocorre quando o osso deslocado de uma articulao. C) Na fratura ocorre uma rotura dos ligamentos de suporte sem luxao. D) Entorse ocorre quando o contato articular completamente perdido. 10. Sobre o uso de grades em exames radiolgicos convencionais, assinale o item CORRETO: A) Utilizadas em estruturas que tenham mais de 10cm. B) Utilizadas em estruturas que tenham menos de 10cm. C) Utilizadas para diminuir a dose de radiao recebida pelo paciente. D) Utilizadas em crianas, por tornar o exame mais rpido. 11. A compreenso do exame radiogrfico do sistema biliar exige conhecimento da anatomia do fgado e de ductos conectados. Assinale o item que corresponde localizao do fgado: A) Na maior parte do quadrante superior direito. B) Ocupa um pequeno espao no hipocndrio direito. C) Ocupa igualmente o quadrante superior direito e esquerdo. D) Na maior parte do quadrante inferior direito. 12. uma indicao clnica para a realizao da seriografia do intestino delgado: A) Estomatite e broncoespasmo. B) Enterite e giardase. C) Broncoespasmo e giardase. D) Diverticulite e esofagite.

13. Na incidncia axial lateral da mastide atravs do mtodo de Schller, o RC deve: A) Ser angulado de 25o a 30o caudalmente, centralizado, para sair na parte inferior da ponta do mastide. B) Ser angulado 10o caudalmente, para entrar 2,5cm anterior e 2cm superior ao MAE. C) Perpendicular, centralizado 2cm anterior ao MAE. D) Ser angulado 45o, centralizado 3cm anterior ao MAE. 14. Os marcos de superfcie do crnio so importantes para posicionar adequadamente cada estrutura. Assinale a opo CORRETA: A) O acntion est situado na parte posterior da mandbula. B) O nsio o ponto da linha mdia na juno do lbio superior com o septo nasal. C) A glabela a rea triangular lisa, ligeiramente elevada, situada entre as sobrancelhas. D) O ngulo uma rea plana e triangular que se projeta para frente. 15. Em uma incidncia mdio lateral da tbia e fbula de adulto, temos: A) Filme 35 X 43cm, joelho fletido cerca de 45 graus, RC perpendicular ao chassi em direo ao ponto mdio da coxa. B) Filme 35 X 43cm, joelho fletido cerca de 45 graus, RC perpendicular ao chassi em direo ao ponto mdio da perna. C) Filme 24 X 30cm, joelho em extenso, RC com angulao de 20o. D) Filme 24 X 30cm, joelho em extenso, RC com angulao de 15o. 16. So rgos retroperitoneais: A) Reto inferior, pncreas, fgado, duodeno B) Fgado, duodeno, bao, bexiga C) Bexiga, pncreas, rins, bao D) Rins, ureter, pncreas, duodeno 17. A distoro pode ser definida como uma representao equivocada do tamanho do objeto ou da sua forma quando projetada no meio de registro radiogrfico. Assinale a alternativa CORRETA: A) Quanto maior o ponto focal, maior ser a rea de penumbra. B) Quanto mais prximo o objeto estiver do filme, maior ser a ampliao. C) Quanto menor a DOF, menor ser a preciso da imagem. D) Quanto maior a DOF, maior ser a quantidade de radiao. 18. Atravs do Mtodo de Norgaard , possvel analisar: A) Artrites reumatides. B) Rotura do manguito rotador. C) Sndrome do ombro congelado. D) Luxao do colo do fmur.

19. Para uma incidncia AP Axial da coluna cervical, assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas a seguir: O raio central direcionado para a ____vrtebra cervical e angulado cefalicamente em ____. A) 4, 5 a 10o. B) 4; 15 a 20o. C) 3; 5 a 10o. D) 3; 15 a 20o. 20. Os efeitos prejudiciais da radiao dependem da dose, durao da exposio, grau de exposio, tipo de tecido e rgos afetados. Uma dose de 50-150 rad representaria: A) Severas mudanas no sangue, onde os sintomas apareceriam imediatamente, aps duas semanas algumas pessoas morreriam. B) Ligeira variao na contagem do sangue e sintomas de nuseas, vmitos e fadiga; C) O sistema nervoso central no consegue controlar as funes corporais como respirao e circulao sangunea. D) H destruio do sistema gastrointestinal, o tratamento ser apenas um paliativo para a dor.

Вам также может понравиться