Вы находитесь на странице: 1из 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ______ VARA CVEL DA COMARCA DE PONTE NOVA MINAS GERAIS.

Controlc Controlv Mendes, brasileiro, menor, neste ato representado por sua genitora Fanpage Uaireles da Silva, brasileira, solteira, faxineira, filha de Maria Tuiteira e de Esmartefone de Cincoxipes, portadora da CI-MG-9.136.145, inscrita no CPF n 060.203.846-40, residente e domiciliada Rua Geraldo M. Guimares , n 49, Bairro Cidade Nova, Ponte Nova/MG, CEP 35431-135, VEM POR INTERMDIO DOS ADVOGADOS DO Ncleo de Prtica Jurdica da Faculdade Dinmica do Vale do Piranga, conforme mandato em anexo, perante Vossa Excelncia a fim de propor a presente

AO DE ALIMENTOS C/C PEDIDO DE ALIMENTOS PROVISRIOS

Em face de Faicebuque Cutucado da Rocha, brasileiro, solteiro, aposentado, residente e domiciliado Rua Piaui, n 41, Bairro Tringulo Novo, nesta cidade de Ponte Nova MG, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:

1- DOS FATOS:

O autor filho do ru, conforme cpia de Certido de Nascimento anexo, fruto de um relacionamento ocorrido entre o ru e a me do autor e que durou alguns anos. Aps o nascimento do autor, o requerido chegou a lhe prestar auxlio financeiro mensalmente. Acontece que a partir do ms de maio do corrente, sem nenhuma justificativa, o requerido parou de prestar os alimentos.

Cumpre ressaltar que a genitora do menor atualmente encontra-se desempregada e tem passado por dificuldades financeiras para, sozinha, conseguir prover o sustento de seu filho. De outro lado, o ru aposentado, mora na casa de sua genitora recebe como salrio de aposentadoria a quantia superior a um 1,5 (um e meio) salrio mnimos, mensalmente, estando, portanto, em plenas condies de pensionar o menor com quantia correspondente a 80% (oitenta por cento) do salrio mnimo. Assim, vindo o ru descumprindo com seu dever reiteradamente, outro meio no restou ao autor seno bater s portas do judicirio a fim de ver os seus direitos tutelados, com a fixao de penso alimentcia em seu favor, para prover o seu sustento.

2- DO DIREITO: O dever alimentar dos pais est expressamente previsto na Constituio Federal, em seu artigo 229, que dispe in verbis:

Art.229. Os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade.

O Cdigo Civil, por sua vez, confere a quem necessita de alimentos, o direito de pleite-los de seus parentes, em especial entre pais e filhos, nos termos do art. 1.694. O mesmo artigo dispe em seu artigo 1 que os alimentos devem ser fixados n a proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. Assim, uma vez comprovado o grau de parentesco entre os parentes, alm das necessidades do alimentando e as possibilidades do alimentante, impe-se o dever de prestar alimentos, na forma da lei. Com efeito, o parentesco entre autor e ru est comprovado, conforme demonstra a certido de nascimento anexa. A necessidade, igualmente, est plenamente configurada, vez que o autor menor e, obviamente, no pode arcar com seu sustento.

Assim, dever o ru cumprir com o seu dever, contribuindo para o crescimento digno e saudvel do autor.

3- DOS PEDIDOS: Ante o exposto, pede e requer: a) a fixao de alimentos provisrios, em 80% (oitenta por cento) do salrio mnimo, mensalmente, nos termos do art. 4 da Lei 5478/1968. b) a citao do ru para que comparea audincia e querendo, apresente contestao. c) a procedncia da ao com a condenao em definitivo do ru ao pagamento de penso mensal, no valor de 80% (oitenta por cento) do salrio mnimo vigente, a ser pago atravs de depsito em conta corrente a ser aberta em nome da me do autor, ou ento atravs de pagamento a esta, contra a apresentao de recibo. d) a intimao do dignssimo representante do Ministrio Pblico para intervir no feito. e) a concesso dos benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita, uma vez que o autor pobre e no tem condies de arcar com as despesas do processo, conforme declarao em anexo, estando assistido pelo Ncleo de Prtica Jurdica da Faculdade Dinmica, entidade sem fins lucrativos. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em Direito admitidos, mormente provas documentais e testemunhais. D-se causa o valor de R$5.971,20 (cinco mil , novecentos e setenta e um reais e vinte centavos). Termos em que pede e espera pede deferimento. Ponte Nova, 10 de setembro de 2012.

Вам также может понравиться