Вы находитесь на странице: 1из 77

Declarao Proprietria

Este manual contm informaes proprietrias da Argox Information Co., Ltd. Elas se destinam somente informao e uso dos indiv duos que operam e realizam a manuteno do equipamento aqui descrito. Tais informaes proprietrias no podem ser usadas, reproduzidas ou divulgadas a quaisquer terceiros, para nenhuma outra finalidade, sem a permisso expressa por escrito da Argox Information Co., Ltd.

Aprimoramentos do Produto
O aprimoramento cont nuo dos produtos a pol da Argox Information Co., Ltd. Todas as tica especificaes e avisos esto sujeitos alterao sem prvia notificao.

Declarao de Conformidade FCC


NOTA: Esse equipamento foi testado e considerado dentro dos limites de um
dispositivo digital classe A, de acordo com a Parte 15 das regras da FCC (Comisso Federal de Comunicaes - EUA). Esses limites foram estabelecidos para garantir proteo razovel contra interferncias prejudiciais em uma instalao residencial. Este equipamento gera, usa e pode irradiar frequncias de rdio e se no for instalado e usado de acordo com o manual de instrues ele poder causar interferncias prejudiciais s comunicaes por rdio. Entretanto, no h garantias de que essa interferncia no ocorrer em uma instalao em particular. Se este equipamento causar interferncia recepo de rdio ou televiso, o que pode ser determinado ligando-se e desligando-se o equipamento, o usurio dever tentar corrigir essa interferncia atravs de uma ou mais medidas a seguir: Redirecionar ou mudar o local da antena de recepo. Aumentar a distncia entre o equipamento e o receptor. Conectar o equipamento a uma tomada de circuito eltrico diferente do qual o receptor est conectado. Consultar o revendedor ou um tcnico experiente em rdio/TV para ajud-lo.
NOTA: Esta unidade foi testada com cabos blindados nos dispositivos perifricos. Cabos blindados podem ser usados com a unidade para assegurar a conformidade. O usurio deve estar ciente de que quaisquer mudanas ou alteraes no aprovadas expressamente pela Argox Information Co., Ltd. podem invalidar o direito do usurio de operar este equipamento.

Iseno de Responsabilidade
A Argox Information Co., Ltd. toma todas as medidas visando assegurar que os manuais e as especificaes tcnicas publicadas pela empresa estejam corretos, no entanto, erros podem ocorrer. A Argox Information Co., Ltd. se reserva o direito de corrigir quaisquer erros e se isenta de qualquer responsabilidade resultante.

No h responsabilidade por Danos Consequenciais


Em nenhuma circunstncia dever a Argox Information Co., Ltd. ou qualquer pessoa envolvida na criao, produo ou entrega do presente produto (incluindo hardware e software) ser responsvel por quaisquer danos (incluindo, sem limitao, lucros cessantes, interrupo dos negcios, perda de informaes de negcios ou outras perdas pecunirias) que surjam com o uso, como resultado do uso, ou incapacidade de usar tal produto, mesmo que a ArgoxInformation Co., Ltd. tenha sido informada da possibilidade de tais danos.

Carta aos Nossos Clientes


Prezados Clientes, Parabns pela escolha da impressora Argox srie Refine! Acreditamos que voc logo concordar que sua escolha foi a mais inteligente poss vel! Este folheto um pequeno presente nosso. Sua inteno ajud-lo a conhecer melhor sua impressora, de modo a otimizar sua operao. Basicamente, este folheto contm duas partes: guia de operao e informaes teis relacionadas. Na parte de guia de operao ns apresentamos uma srie de ilustraes complementares, assim voc poder consultar essas orientaes mais frequentemente. Nos ltimos cap tulos apresentamos Resoluo de Problemas, Manuteno e ainda Informaes Tcnicas para Consulta, caso voc precise dessas orientaes. Desse modo, para uma consulta rpida, sempre que poss tabelas foram elaboradas. vel, Aprecie a leitura e aproveite ao mximo sua impressora!

Nossos melhores votos, Argox Information Co., Ltd.

NDICE
Pgina

1. 2. 3. 4. 5.

Verificando sua Embalagem.. Fonte de Energia Partes e Recursos... Carregando um Ribbon. Carregando a Mdia...
5.1 Modo Padro 5.2 Modo Descolar 5.3 Modo Corte

5 7 8 10 16

6.

Controles do Operador
6.1 Boto de Energia 6.2 Botes 6.3 Indicadores LED

26

7. 8. 9. 10. 11.

Realizando a Calibrao... Imprimindo Relatrio de Configurao. Redefinindo para as Configuraes Padro de Fbrica... Conectando a Impressora e o Computador... Comunicao com a Impressora...
11.1 Antes da instalao 11.2 Instalao de drive da Impressora Plug and Play (somente para USB) 11.3 Instalao do Driver da Impressora (para outras interfaces exceto USB)

29 30 32 33 35

12.

Resoluo de Problemas...
3

50

12.1 Problemas com a m dia 12.2 Problemas com o ribbon 12.3 Miscelnea 12.4 Recuperao

13.

Cuidados com a sua Impressora..


13.1 Limpando a cabea de impresso (THP) 13.2 Limpando o rolete 13.3 Limpando o compartimento de m dia

54

14.

Informaes Tcnicas de Referncia...


14.1 Especificaes Gerais 14.2 Fontes, Cdigos de barras e Especificao grfica
14.2.1 Linguagem A de programao da Impressora, PPLA 14.2.2 Linguagem B de programao da Impressora, PPLB 14.2.3 Linguagem Z de programao da Impressora, PPLZ

56

14.3 Especificaes da Interface


14.3.1 Introduo 14.3.2 Serial 14.3.3 USB 14.3.4 Conexo ao hospedeiro 14.3.5 Paralelo (Centronics) 14.3.6 Seleo Automtica de Porta

14.4 TABELA ASCII

15.

Apndice...
15.1 Apndice A : Status da Impressora 15.2 Apndice B : Operao Independente 15.3 Apndice C : Instalao do Conjunto do dispenser 15.4 Apndice D : Instalao do Cortador

69

1. Verificando sua Embalagem


Ao receber a caixa de sua impressora, voc aconselhado a verificar primeiro se h danos ocorridos durante o transporte. H dois modos de faz-lo: 1.1 Inspecione a aparncia tanto da caixa quanto da impressora, verificando poss veis danos. 1.2 Abra a tampa superior da impressora para observar se os compartimentos de m dia esto em ordem. Se tiver ocorrido algum dano, entre em contato imediatamente com sua empresa de transportes para apresentar uma reclamao. Tendo realizado a primeira inspeo, o prximo passo verificar se recebeu os seguintes acessrios juntamente com a impressora. Se houver algum item faltando, entre em contato com seu revendedor local para reclam-lo.

Guia de Instalao Rpida CD ROM (Documentao e Software) Cabo de Alimentao Estrutura da M e Escudos da M dia dia Impressora Cabo USB (R-400plus / R-400K plus) Adaptadores do Tubete do Ribbon Ncleo da fita (R-400plus / R-400K plus) M de Amostra (R-600) dia Ribbon

2. Fonte de Energia
AVISO: N O OPERE A IMPRESSORA E A FONTE DE ENERGIA EM UM LOCAL ONDE POSSAM FICAR MOLHADOS.

2.1 2.2

Deixe o boto de energia na posio "O". Conecte o plugue do cabo de energia ao fio conector de energia e a outra extremidade fonte de energia CA.

Tomada Eltrica CA

Boto de Energia Fio Conector de Energia Cabo de Energia


7

3. Partes e Recursos
Tampa Superior

Boto de Energia Trava da Tampa

Feed Pause Cancel Ready Media Ribbon

Alimentao Pausa Cancelar Pronta para Imprimir M dia Ribbon


8

Alavancas de Liberao

Estrutura da M dia

Suporte para Recolher o Ribbon Cabea de Impresso Trmica

Suporte para Suprimento de Ribbon Rolete do reservatrio de tinta Rolete


9

Trava da Tampa Boto de Energia

4. Carregando o Ribbon
Nota: Esta seo no aplicvel impresso trmica direta.

4.1

Pressione as travas da tampa dos dois lados para abrir a tampa superior

Trava da Tampa

10

4.2

4.3

Destrave o mdulo da cabea de impresso empurrando as duas alavancas de liberao laterais verdes em direo parte traseira. Isso permite que o mdulo da cabea de impresso gire para cima automaticamente e exponha o suporte para suprimento de Ribbon. Mdulo da Cabea de Impresso

Alavanca de Liberao

Suporte para Suprimento de Ribbon

11

4.4 4.5 4.6

Abra o pacote com o rolo de ribbon e separe o rolo de ribbon e o tubete vazio. Prenda a borda do ribbon no tubete vazio e enrole um pouco no tubete. Insira o rolo de ribbon no suporte de suprimento. (Primeiro encaixe o lado direito e em seguida o lado esquerdo).

Rolo de Ribbon

Tubete vazio

Observao: O ribbon usado na figura de revestimento interno para os modelos R-400plus/R-600. Para os modelos R-400K plus, por favor, utilize ribbon com revestimento externo.

12

4.7

Gire o mdulo da cabea de impresso para trs e insira o tubete vazio no suporte da fita. (Primeiro encaixe o lado direito e em seguida o lado esquerdo).

13

4.8

4.9

Gire a roda do mdulo da cabea de impresso para certificar-se de que o ribbon est enrolado de modo apertado. Pressione para baixo o mdulo da cabea de impresso dos dois lados firmemente at ouvir um estalo.

Roda

Mdulo da Cabea de Impresso

14

Nota: 1. Os ribbons R-600/R-400plus so do tipo 'face-in' (revestimento interno). Os ribbons R-400K plus so do tipo 'face-out' (revestimento externo) 2. Esto dispon veis roletes de ribbon opcionais, desde que a largura do ribbon seja menor do que 4 pol (10 cm) de largura.

15

5. Carregando a M dia
As impressoras srie R podem ser operadas de trs maneiras diferentes: padro, descolar ou com um cortador. O modo padro permite que voc retire cada etiqueta livremente. No modo descolador o material de apoio descolado, retirando-o da etiqueta medida que impresso. Depois que a etiqueta anterior removida, a prxima etiqueta impressa. No modo corte, a impressora automaticamente corta a etiqueta depois que ela impressa.

16

5.1

5.1 Modo Padro


5.1.1 Pressione as travas da tampa dos dois lados para inclinar a tampa superior para trs e expor o compartimento da m dia. 5.1.2 Carregue o rolo de m na estrutura da m dia dia. 5.1.3 Coloque o rolete da m no suporte. dia

Rolo de M dia

Estrutura da M dia

17

5.1.4 Destrave o mdulo da cabea de impresso . 5.1.5 Mantenha o mdulo da cabea de impresso em posio vertical com uma das mos para permitir que a m passe sob ele. Guie a m atravs dia dia da guias da m dia com a outra mo. A guia de m dia pode ser centralizada para se adequar bem a diferentes larguras de etiqueta. 5.1.6 Direcione a m dia atravs do sensor de m dia para deteco da m dia. 5.1.7 Guie a m dia sobre o Rolete do reservatrio de tinta.

Sensor Mdulo da Cabea de Impresso

Guias da M dia

Rolete do reservatrio de tinta Guias da M dia

18

5.1.8 Posicione o mdulo da cabea de impresso de volta no lugar e pressione para baixo firmemente dos dois lados at ouvir um estalo.

Mdulo da Cabea de Impresso

19

5.1.9 Feche a tampa superior e ligue a impressora ou pressione o boto de alimentao se a impressora j estiver ligada.

Boto de Alimentao

Nota: Papel de apoio de 3 pol est dispon para rolete de m vel dia de 3 pol de dimetro interno.

20

5.2 Modo Descolar


(Instalando o conjunto do dispenser, por favor, consulte o Apndice C.) Siga o procedimento normal de "Carregando a M dia" do Modo Padro do passo 5.1.1 ao passo 5.1.9. 5.2.1 Remova aproximadamente 6 pol de comprimento de etiquetas do papel de apoio.

21

5.2.2 Apare a borda do papel de apoio das etiquetas com uma tesoura ou uma faca. 5.2.3 Pressione para baixo a chave do descolador para facilitar o acesso ao papel de apoio. 5.2.4 Passe o papel de apoio sobre a placa, ento guie de volta atravs da abertura, assegurando-se de que est inserido entre o rolete de plstico branco e a placa. 5.2.5 Pressione para baixo a chave do descolador para prender o papel de apoio.

22 Chave do Descolador

5.2.6 Encaixe o mdulo da cabea de impresso. 5.2.7 Ligue a impressora e pressione o boto de alimentao. 5.2.8 As etiquetas sero separadas do papel de apoio e passaro pela tampa H, enquanto o papel de apoio sair pela abertura em baixo da tampa H e a etiqueta sair. 5.2.9 Feche a tampa superior. Boto de Alimentao

Etiqueta

Papel de Apoio
Nota: O boto de "ALIMENTA O" no faz com que a impressora descole a etiqueta. O trabalho de descolamento somente pode ser executado quando a configurao do software estiver pronta.

23

5.3 Modo Corte


(Para instalar o cortador, por favor, consulte o Apndice D) Siga o mesmo procedimento de "Carregando a M dia" do passo 5.1.1 ao passo 5.1.9. 5.3.1 Monte o cortador no mdulo da cabea de impresso prendendo com dois parafusos. 5.3.2 Passe a m dia sobre o rolete do reservatrio de tinta, em seguida dirija a m atravs da fenda do dia mdulo cortador.

Parafuso

Cortador Parafuso
Nota: A placa pequena de corte deve ser instalada antes da instalao do cortador.

24

5.3.3 Pressione para baixo firmemente o mdulo da cabea de impresso.

Cortador

Nota: O boto de "ALIMENTA O" no faz com que a impressora corte. O trabalho de corte somente pode ser executado quando a configurao do software estiver pronta.

25

6. Controles do Operador
6.1 Boto de Energia
Controla a energia da impressora On (Lig)-operao normal Off (Deslig)-a energia deve ser desligada antes de conectar ou desconectar os cabos de comunicao e os cabos de energia.

6.2 Bot es
Existem trs botes, cada um tem duas funes bsicas. Pressionado no status normal ALIMENT Alimenta com uma A O etiqueta. PAUSA BOT ES Pressionado ao ligar Realiza um auto-teste para relatrio de configurao. Realiza a calibrao da m dia.

- Para o processo de impresso. - Reinicia o trabalho de impresso depois de pressionado novamente. CANCELA - Interrompe e exclui o Redefine as R trabalho de impresso. configuraes em - Fora a impressora a E2PROM. continuar a operar aps um erro ter sido corrigido.

26

6.3 Indicadores LED


H trs indicadores LED no painel frontal: "PRONTA PARA IMPRIMIR", "M DIA" e "RIBBON". Esses indicadores exibem o status de operao da impressora. O indicador PRONTA PARA IMPRIMIR ficar aceso exceto se alguma das seguintes situaes ocorrer: - Ao receber dados do hospedeiro. - Uma situao de falha.

PRONTA PARA IMPRIMI R M DIA

O indicador M DIA permanecer aceso durante a operao normal da impressora. - A impressora est em PAUSA. - Piscando - M esgotada. (Tambm estar dia piscando quando em PRONTA PARA IMPRIMIR.) RIBBON ON (LIG) I sob o modo de transferncia trmica com ribbon instalado. OFF (DESL) sob modo trmico direto. (sem ribbon instalado) Definido pelo driver do Windows ou comando. Piscando - Ribbon esgotado. (Tambm estar piscando quando em PRONTA PARA IMPRIMIR.)

Notas: - Sugerimos que realize uma "calibrao da m dia": - na primeira instalao de m dia - ap s mudar para um tipo ou tamanho diferente de m dia Ap s a calibrao, a impressora ir salvar os parmetros 27

relacionados (caracter sticas de reflexo, comprimento da 2 etiqueta, etc.) para E PROM. Sem calibrao, pode ocorrer a deteco incorreta da m dia/lacuna, especialmente para etiquetas de tamanho pequeno (menos de 20mm de altura).

Antes da calibrao, a m dia e o ribbon devem ser carregados de modo adequado e o sensor de etiquetas deve ser posicionado corretamente. Ap s o auto-teste, a impressora entra no modo de esvaziamento de caracteres. Se precisar operao normal, voc deve pressionar CANCELAR para reiniciar a impressora.

Tampa Superior

Trava da Tampa
28

Boto de Energia

7. Executando a Calibrao
Aps a m ser carregada, necessrio fazer a dia calibrao para a deteco do tamanho da etiqueta. 7.1 Pressione e mantenha pressionado o boto de pausa. 7.2 Ligue a energia. 7.3 Os indicadores de m iro piscar, nesse ponto, dia libere o boto de PAUSA. 7.4 A impressora ser abastecida com 6 polegadas (15 cent metros) de etiquetas. 7.5 Os indicadores de m param de piscar e dia permanecem acesos.

Nota: Este procedimento muito importante e deve ser feito sempre ap s a instalao e todas as vezes que mudado o tipo de m dia. Se no o fizer causar deteco incorreta da lacuna e de falta de m dia.

29

8. Relat rio Impresso

de

Configurao

de

8.1 Executando o Auto-teste


8.1.1 Desligue a impressora. Pressione e mantenha pressionado o boto de alimentao. 8.1.2 Ligue a energia. 8.1.3 O indicador Pronta para imprimir comea a piscar, libere o boto de alimentao. 8.1.4 A impressora ir imprimir um relatrio de configurao. 8.1.5 O indicador Pronta para imprimir para de piscar e se acende. 8.1.6 As informaes a seguir sero impressas nesse relatrio.

30

Nota: 1. Ap s o auto-teste a impressora ir entrar no modo de esvaziamento de caracteres. Para operao normal, pressione o boto cancelar para sair do modo de esvaziamento. 2. No relat rio: PPLA Tipo de emulao presente R2A0-1,00 Verso do Firmware 052302 C digo de Data Por favor, fornea as informa es acima para a equipe de suporte da Argox no caso da impressora apresentar algum problema de impresso.

31

9. Redefinio da impressora aos padr es originais de fbrica


Se desejar redefinir a impressora para seus padres de fbrica aps certos comandos terem sido enviados ou configuraes alteradas: 9.1 Desligue a impressora. Pressione e mantenha pressionado o boto CANCELAR. 9.2 Ligue a energia. 9.3 O indicador de ribbon pisca, libere o boto. 9.4 O indicador de ribbon para de piscar e se acende. 9.5 Os seguintes parmetros so redefinidos automaticamente: Parmetros da etiqueta Calor (sombreamento) Velocidade Conjunto de s mbolos (idioma) Outros para emulaes espec ficas

Notas: 2 1. Todas as configuraes armazenadas em E PROM no voltil no podem ser destru das, mesmo desligando-se a impressora. 2. necessrio realizar a calibrao de sensibilidade da etiqueta aps a redefinio. 3. A contagem de etiquetas impressas no pode ser zerada.

32

10. Conectando a Impressora e o Computador


10.1 Conectando a Impressora a seu Hospedeiro
10.1 Voc pode conectar a impressora com qualquer cabo padro Centronics porta paralela do computador hospedeiro. 10.2 Alternativamente voc pode conectar a impressora com um cabo serial porta RS232C de seu computador ou terminal. (para PCs compat veis, a porta RS232C COM1, COM2 ou COM3.)
Nota: Usando Centronics voc obtm uma velocidade de comunicao muito mais alta do que o uso de serial.

Fio Conector de Energia

Porta Paralela Porta RS 232 Serial


33

Power Cord Connector RS232 Serial Port Parallel Port

Conector do Fio de Energia Porta RS 232 Serial Porta Paralela

34

11. Comunicao com a impressora


O driver de impressora que acompanha o produto pode ser utilizado em todos os aplicativos Windows XP/ Vista/ Windows 7, suportando sistemas operacionais de 32-bits/ 64-bits. Com este driver voc pode operar qualquer aplicativo software Windows conhecido, incluindo o Argox Bartender UL - software de edio de etiquetas ou MS Word, etc., para impresso nesta impressora.

11.1 Antes da instalao


Os seguintes passos de instalao so baseados na R-400plus como exemplo. As telas inclu das nesses passos foram tiradas do Windows XP; passos de outras verses de sistemas operacionais so similares.

11.2 Instalao de drive da Impressora Plug and Play (somente para USB)
Nota: altamente recomendado que voc utilize o Assistente do Driver Seagull em vez do Assistente para Adicionar Impressora do Windows Microsoft ao instalar e atualizar seus Drivers para Seagull. (Muito embora o "Assistente para Adicionar Impressora" seja da Microsoft, ele muitas vezes realiza de forma incorreta algumas tarefas ao atualizar os drivers existentes. Ele tambm administra de forma incorreta as situaes em que um driver de impressora j est em uso atravs de um aplicativo Windows).

35

1. Desligue a impressora. Ligue o cabo de alimentao em uma tomada de energia na parede e em seguida conecte a outra extremidade na entrada de energia da impressora. Conecte o cabo USB porta USB da impressora e no PC. 2. Ligue a impressora. Se a impressora suportar Plug-and-Play e voc a conectou com sucesso usando um cabo USB, ento o Assistente para adicionar novo hardware do Windows ir automaticamente detectar a impressora e exibir uma caixa de dilogo que permite a voc instalar um driver. Clique em Cancelar e no instale o driver usando este assistente. 3. Separe a documentao e o CD-ROM com o software que acompanha a embalagem da impressora e em seguida instale o drive CD-Rom de seu computador. O CD-ROM ir apresentar o seguinte aviso. Clique em Continuar:

36

4. No dilogo R-400plus de seleo de produto, escolha a verso Seagull Driver e ento inicie a instalao:

37

Em vez do aviso acima, um outro modo de instalar o driver Seagull executar o utilitrio DriverWizard a partir do diretrio de Instalao onde os arquivos do driver Seagull esto localizados. 5. No aviso do Assistente do Driver Seagull, selecione o primeiro boto da janela para Instalar um driver para uma impressora Plug and Play:

Argox R-400plus PPLB

USB002

Em seguida clique em Avanar.

38

6. Digite o nome da Impressora (i.e. Argox R-400plus PPLB) e selecione "no compartilhar esta impressorae clique em "Avanar"

Argox R-400plus PPLB

39

7. Verifique todos os dados na tela que aparece, se estiver correto, clique em "Concluir".

Argox R-400plus PPLB USB002 Argox R-400plus PPLB

8. Depois que os arquivos correspondentes tiverem sido copiados para o seu sistema, clique em "Concluir".

Instalao da impressora Argox R-400plus PPLB

40

9.

Depois que a instalao do driver estiver conclu clique da, em "Fechar". Agora o driver pode ser instalado.

Instalada impressora Argox R-400plus PPLB

41

11.3 Instalao do Driver da Impressora (para outras interfaces exceto USB)


1. Desligue a impressora. Ligue o cabo de alimentao em uma tomada de energia na parede e em seguida conecte a outra extremidade na entrada de energia da impressora. Conecte o cabo paralelo, cabo serial, ou cabo Ethernet porta apropriada na impressora e no seu computador. 2. Prepare a documentao e o CD-Rom do software da embalagem da impressora e ento instale com o drive de CD-Rom de seu computador. O CD-Rom far aparecer o seguinte dilogo. Clique em Continuar:

42

3. No dilogo R-400plus de seleo de produto, escolha a verso Seagull Driver e ento inicie a instalao:

43

Em vez do dilogo acima, outro modo de instalar o driver Seagull executar o utilitrio DriverWizard do Diretrio de Instalao onde os arquivos do driver Seagull esto localizados. 4. No dilogo, Driver de Impressora Windows, selecione Eu aceito e clique em "Prximo" .

5. Defina o diretrio para manter o driver Seagull, (por exemplo: C:\Seagull) e clique em "Prximo".

44

6. Clique em "Concluir".

7. Selecione "Instalar drivers de impressora" e clique em "Avanar".

45

8. Selecionar modelo e emulao - os exemplos a seguir so baseados no modelo R-400plus PPLB:

Argox R-400plus PPLB

9. Selecione a porta da impressora e clique em "Avanar" .

LPT1

Porta Paralela 40 PPLB

46

10. Digite o nome da Impressora (i.e. Argox R-400plus PPLB) e selecione "no compartilhar esta impressora, e clique em "Avanar".

Argox R-400plus PPLB

11. Marque todos os dados na tela que aparecer e, se estiver correto, clique em "Concluir".

Argox R-400plus PPLB LPT1 Argox R-400plus PPLB

47

12. Depois que os arquivos correspondentes tiverem sido copiados para o seu sistema, clique em "Concluir".

Instalao da impressora Argox R-400plus PPLB

48

13. Depois que a instalao do driver estiver conclu clique da, em "Fechar". Agora o driver pode ser instalado.

Instalada impressora Argox R-400plus PPLB

49

12. Resoluo de Problemas


Geralmente, quando ocorre um mau funcionamento ou uma situao anormal, o LED "PRONTA PARA IMPRIMIR" fica piscando e a impresso e a comunicao com o hospedeiro so interrompidas.

Para entender qual o problema, por favor, verifique os LEDs.

12.1 Problemas com a m dia


Problemas Poss veis Lacuna faltando Solu es Observa es

. Verifique o Se voc utiliza m dia caminho da m dia. cont nua, verifique o . Verifique a posio software do aplicativo do sensor de e o driver. Voc deve etiqueta. selecionar cont nuo. Sem m dia . Coloque o rolete de m dia. M no dia . Instale o rolete de instalada m dia. M presa dia Elimine a obstruo Se tudo estiver correto, tente marcar a calibrao do sensor de etiqueta (por favor, consulte a pgina 25)

50

12.2 Problemas com o ribbon


Problemas Poss veis Acabou o ribbon Solu es Coloque o rolo de ribbon. Observa es

No se aplica trmica direta. Se voc usa trmica direto, ajuste o bit 1 da chave DIP para DESL. Ribbon preso Elimine a obstruo. no para trmica direta. Erro no sensor de Substitua o sensor no para trmica ribbon de ribbon. direta.

12.3 Miscelnea
12.3.1 O hospedeiro exibe "Tempo esgotado da impressora". 1. O cabo de comunicao (paralelo ou serial) est seguramente conectado sua porta paralela ou serial no PC e ao conector na impressora? 2. A impressora est ligada? Se o fio de energia est conectado,o boto de energia est na posio e o LED de energia ainda no est aceso, pea assistncia tcnica. 12.3.2 Os dados foram enviados mas no h sa da da impressora. Confira o driver da impressora ativa,
51

ele dever ser o Label Dr. para seu sistema Windows e sua impressora de etiquetas. Verifique a emulao e o arquivo de impresso (comando) file.

12.3.3 Linhas verticais na impresso normalmente indicam cabea de impresso suja ou com defeito. Limpe primeiro o mdulo de impresso, se ainda persistirem, substitua o mdulo da cabea de impresso.

12.3.4 Rotao instvel do rolete de ribbon. Verifique o caminho da etiqueta e certifique-se de que o encaixe do mdulo est corretamente fechado. 12.3.5 Impresso de baixa qualidade. . O ribbon pode no ser adequado. . A m pode no ser adequada. dia . Ajuste o sombreamento (temperatura de aquecimento).
52

. Diminua a velocidade de impresso. . Consulte os pargrafos a seguir e esvazie os mdulos relacionados.

12.4 Recuperao
Para continuar seus trabalhos de impresso aps corrigir quaisquer condies anormais, simplesmente pressione o boto CANCELAR ou reinicie a impressora. Certifique-se de que o indicador LED esteja aceso e no piscando e lembre-se de reenviar seus arquivos.

53

13. Cuidados com a sua Impressora


Antes da manuteno, certifique-se de desligar a energia da impressora.

13.1 Limpando o m dulo da cabea de impresso (TPH)


Desligue a impressora, abra a tampa e o mdulo da cabea de impresso e retire o ribbon. Esfregue a cabea de impresso com um pedao de algodo umedecido com lcool. Verifique se h algum vest de cor preta ou adesivo no algodo aps a gio limpeza. Repita se necessrio at que o algodo saia limpo aps ser passado sobre a cabea de impresso.
Nota: A cabea de impresso deve ser limpa pelo menos sempre que o ribbon for substitu e mais frequentemente dependendo do do uso e condi es reais.

13.2 Limpando o rolete


Usando um algodo umedecido em lcool, limpe o rolete e retire a cola aderida.
Nota: O rolete deve ser limpo sempre que ficar em contato com materiais estranhos como poeira ou adesivos.

13.3 Limpando o compartimento de m dia


54

Limpe o compartimento de m com algodo dia umedecido com um detergente suave. Todas as vezes que um rolete de m impresso, esse compartimento dia deve ser limpo para reduzir a incidncia de poeira.

55

14. Informa es Tcnicas de Referncia


14.1 Especifica es Gerais
Especifica es R-400plus R-600 Mtodo de Trmico direto e Transferncia trmica Impresso Resoluo de 203 dpi 300 dpi impresso Velocidade de 2a6 2a4 impresso (ips) Comprimento da 0,4 a 43 0,4 a 30 impresso (in.) Largura de Max 4,25 impresso Max 4,16 (pol) Memria 2MB/ 2MB/ (DRAM/FROM) 2MB 1MB Tipo de CPU 32 bit Microprocessador RISC Sensor de m dia Reflexivo (Mvel) Visor Indicadores LED x 3 Interface de Boto x 3 Operao Interface de Paralela, RS-232, Paralela, RS-232 Comunicao USB

56

Fontes

Veja detalhes em 14.2.3

Cdigos de barras 2D Grfico Software

Consulte 14.2.3

M dia

Ribbon

Consulte 14.2.3 PPLA/B/Z Driver Windows Software de edio de etiquetas ArgoBar, Utilitrio de Impresso Alimentao por rolo, corte matriz, cont nua, dobrada tipo leque, etiquetas, t quete em papel trmico ou papel comum e etiqueta em tecido Largura Max 4,6 pol (118 mm) Largura Min 1 pol (15 mm) Espessura .0025 aprox. 01 (0,0635mm - 254 mm) Capacidade mxima do rolete6 pol (Dimetro externo 152 mm) Tamanho do tubete 1 pol a1,5 pol (25 mm a 37 mm) (O tamanho do tubete de 3 pol de dimetro interno pode ser utilizado instalando um adaptador extra de tubete de m dia) Cera, Cera/Resina, Resina (revestimento interno) Largura do ribbon 2 pol, 4 pol Rolete de ribbon max 2,67 pol (OD 68 mm) Comprimento do ribbon max360m Tamanho do tubete - ID 1 pol (25 mm)
57

Conjuntos de caracteres internacionais padro 5 fontes alfa-numricas de 0,049pol a 0,23 pol A (1,25mm a 6,0mm) As fontes so expans veis at 24x24 Rotao de 4 direes 0a 270 Fontes temporrias so carregveis Maxicode, PDF-417, Data Matrix (somente ECC-200) PCX bit map, grficos GDI PPLA/B

Solicitao do Mecanismo

Dimenses Peso Fonte Alimentao Classificada pelas Agncias Reguladoras Ambiente de Operao Itens Opcionais

Barra de corte embutida, cobertura frontal, janela transparente, cobertura do papel traseira dobrada tipo leque, caminho do ribbon tipo 'face in' (revestimento interno), transportadora de TPH no ajustvel. L 314 x A 231 x C 218 mm 9,3 lbs de Boto de Energia Interno (90 a 250VCA) CE, UL, CUL, FCC classe A, CCC

40F a 100F (4C a 38C) 10 a 90% sem condensao Cortador, Conjunto do dispenser, placa de relgio em tempo real (somente PPLA/B), servidor de impresso ArgoNet, USB (somente R-400 Zip e R-400plus), placa de fontes asiticas

Nota: R-400plus/ R-600 so usados com ribbon de revestimento interno. Os ribbons R-400K plus so usados com ribbons de revestimento externo. Outras especifica es so as mesmas da R-400.

58

14.2 Fontes, C digos de barras e Grficos Especificao


As especificaes de fontes, cdigo de barra e grficos dependem da emulao da impressora. Emulao uma linguagem de programao da impressora, atravs da qual o hospedeiro pode se comunicar com a sua impressora. H impressoras com linguagens de programao PPLA e PPLB para a srie R.

14.2.1 Linguagem A de programao da Impressora, PPLA


Especificao Fontes gerais fontes smooth ASD Conjuntos de s mbolos para fontes smooth Fontes Courier Modelos R-400plus / R-600 7 fontes alfanumricas, OCR A e OCR B 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 18 pontos USASCII, Reino Unido, alemo, francs, italiano, espanhol, sueco e dinamarqus/noruegus 8 conjuntos de s mbolos (PC, PC-A, PC-B, EAMA-94, romano, legal, grego e russo) Fontes PLC carregveis 1x1 a 24x24

Fontes Soft Capacidade de expanso da fonte

59

Tipos de Cdigo de Barras

Grficos Operao independente sem hospedeiro

Cdigo 39, Cdigo 93, Cdigo 128/subset A,B,C, Codabar, Interleave 2 de 5, UPC A/E/2 e 5 complemento, EAN-8/13, UCC/EAN-128, Postnet, Plessey, HBIC, Telepen e FIM. MaxiCode PDF417 e DataMatrix (somente ECC-200). Formatos PCX, BMP, IMG e HEX Scanners ArgoKee ou Argox

14.2.2 Linguagem B de programao da Impressora, PPLB


Especificao Fontes gerais Modelos R-400plus / R-600 5 fontes com diferentes tamanhos de pontos Conjuntos de 8 bits: pgina cdigo 437, 850, 852, 860, s mbolos 863 e 865. (Pginas de cdigo) 7 bits: EUA, britnico, alemo, francs, dinamarqus, italiano, espanhol, sueco e su o. Fontes Soft Fontes soft carregveis Capacidade de 1x1 a 24x24 expanso da fonte

60

Tipos de Cdigo de Barras

Grficos Operao independente sem hospedeiro

Cdigo 39 (d gito verificador), Cdigo 93, Cdigo 128/subset A,B,C, Codabar, Interleave 2 de 5(d gito verificador), Matrix 25, UPC A/E 2 e 5 complemento, EAN-8/13, Cdigo 128UCC, UCC/EAN, Postnet, German Postcode. MaxiCode e PDF417 (simbologias 2D). PCX e raster binrio Conectada aos scanners ArgoKee ou Argox

14.2.3 Linguagem Z de programao da Impressora, PPLZ


Especificao Fontes gerais Modelos R-400plus 9 fontes bitmap alfanumricas e 1 fonte escalonvel (CG Triumvirate Bold Condensed) Fonte escalonvel: PC 850 Fonte Bitmap: EUA, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Frana, Dinamarca/Noruega, Itlia, Espanha, Sucia/Finlndia, Japo e miscelnea Fontes soft carregveis 2 a 10 vezes

Conjuntos de s mbolos

Fontes Soft Capacidade de expanso da fonte

61

Tipos de Cdigo de Barras

Grficos Operao independente sem hospedeiro

Cdigo 39 (checksum), Cdigo 93, Cdigo 128/subset A,B,C, Codabar, Interleave 2 de 5 (d gito verificador), Industrial 2 de 5, Standard 2 de 5, UPC A/E 2 e 5 complemento, EAN-8/13, Postnet, Code 11, logmars, MSI code MaxiCode e PDF417, QR code (simbologias 2D). GRF, Hex, GDI Conectado com ArgoKee (somente modo Bsico Rpido)

Notas: Como a placa de fontes e os m dulos flash usam o mesmo conector, no podem funcionar ao mesmo tempo.

62

14.3 Especifica es da Interface


14.3.1 Introduo
Este apndice apresenta as especificaes da interface das portas de E/S da impressora. Estas especificaes incluem designao de pinos, protocolos e informaes detalhadas sobre como utilizar corretamente a interface entre sua impressora e o hospedeiro ou terminal.

14.3.2

Serial

O conector RS232 na impressora fmea no lado de impresso, DB-9.

Pino 1 2 3 5 6 7 8 9

Direo Ent Sa da Sa da Ent Sa da

Definio RxData TxDados Terra RTS CTS +5V

Nota: O pino 9 reservado somente para KDU (unidade de teclado); portanto no conecte esse pino se estiver usando um hospedeiro geral como um PC. 63

14.3.3

USB

2 3

1 4

Interface de Tomada USB srie B Pino Nome do Sinal 1 VBUS 2 D3 D+ 4 GND

Designao do Pino Terminal do Conector

14.3.4

Conexo ao hospedeiro:

Hospedeiro Impressora 9P Hospedeiro 9S Impressor 25S a 9P (PC ou compat vel) (PC ou compat vel) DTR 20 DSR 6 TX 2 RX 3 CTS 5 RTS 4 GND 7 1 DSR 6 DTR 2 RX 3 TX 7 RTS 8 CTR 5 GND DTR 4 DSR 6 TX 3 RX 2 CTS 8 RTS 7 GND 5 1 DSR 6 DTR 2 RX 3 TX 7 RTS 8 CTS 5 GND

64

Alternativamente voc pode apenas conectar os 3 fios do seguinte modo. Hospedeiro Impressora 9P Hospedeiro 9S Impressor 25S a 9P (PC ou compat vel) (PC ou compat vel) TX 2 2 RX RX 3 3 TX GND 7 5 GND pino 4 pino 5 pino 6 pino 20 TX 3 RX 2 GND 5 pino 4 pino 6 pino 7 pino 8 2 RX 3 TX 5 GND

A maneira mais simples de conectar a outros hospedeiros (no compat veis com PC) ou terminais : Impressora Pino 2- RxData Pino 3 TxDados Pino 5- Terra Terminal/Hosp edeiro TxDados RxData Terra

Em geral contanto que a quantidade de dados no seja muito grande ou voc use Xon/Xoff como controle de fluxo, no haver nenhum problema. Taxa de Transmisso: 600, 1200, 2400, 4800, 9600, 19200 e 38400.
65

Formato dos dados: sempre 7 ou 8 bits de dados; 1,2 bits de parada. Paridade: nota, paridade par, mpar. Conexo (Handshaking): XON/XOFF como tambm CTS/RTS (controle de fluxo de hardware). Se voc executar um aplicativo com o driver que acompanha a impressora em Windows e usar a porta serial, voc deve marcar os parmetros acima e definir o controle de fluxo como "Xon/Xoff " ou "hardware".

14.3.5 Paralelo (Centronics)


A porta paralela uma Centronics padro de 36 pinos. Suas designaes de pino esto relacionadas como segue. Pino Direo 1 Entrada 2 3 4 5 6 7 8 9 Entrada Entrada Entrada Entrada Entrada Entrada Entrada Entrada Definio Pino Direo Definio /STROBE 13 Sa da SELECIO NAR Dados 1 14,15 NC Dados 2 16 Terra Dados 3 17 Terra Dados 4 18 NC Dados 5 19 a Terra 30 Dados 6 31 NC Dados 7 32 Sa da /Falha Dados 8 33 a NC
66

36 10 11 12 Sa da Sa da Sa da /ACK OCUPADO PE

14.3.6 Seleo Automtica de Porta


Ambas as portas, serial e paralela esto ativas ao mesmo tempo nesta impressora, i.e. os dados podem ser recebidos em qualquer uma das duas, embora no seja feita proviso para conteno de porta. Se forem transmitidos dados para ambas as portas simultaneamente, os dados no buffer ficaro corrompidos.

67

14.4 TABELA ASCII


0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F 0 1 NULO SOH XON STX XOFF NAK /ACK BEL BS LF ESC FF CR SO SI 2 ! # $ % & ( ) * + , . / 3 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 : ; < = > ? 4 @ A B C D E F G H I J K L M N O 5 P Q R S T U V W X Y Z [ \ ] ^ _ 6 ` a b c d e f g h i j k l m n o 7 P q r s t u v w x y z { | } ~ DEL

RS US

68

15. Apndice
15.1 Apndice A: Status da Impressora
Descrio A impressora est em pausa. Pressione PAUSA ou CANCELAR para voltar ao estado normal. A m no est instalada ou est gasta. dia Carregue uma nova m na impressora. dia

LED piscando M DIA M DIA PRONTA PARA IMPRIMIR RIBBON PRONTA PARA IMPRIMIR PRONTA PARA IMPRIMIR

O ribbon no est instalado ou ocorreu o fim do ribbon. Carregue um novo ribbon na impressora. Se voc acabou de usa m trmica, ajuste o bit dia 1 do boto DIP para a posio DESLIGADA. O formato ou a taxa de transmisso das comunicaes RS232 encontra-se inconsistente entre a impressora e o hospedeiro. O cortador no consegue cortar a m dia, verifique m e cortador. dia O buffer da impressora est cheio devido s fontes soft, grficos ou formatos carregados. Verifique o formato desses dados. Chame a assistncia tcnica.

15.2

Apndice B: Operao independente


Operao independente para o teclado e leitora de cdigo de barras Alm dos dispositivos de hardware relacionados e emulao PPLB, para usar teclados e leitoras de cdigo de barras (scanner) voc deve seguir o aplicativo Argokee.
69

15.3

Apndice C: Instalao do Conjunto de

Dispenser

1. 2.

Desligue o boto de energia. Remova a tampa superior e a tampa intermediria. Tampa Superior Tampa H

Tampa Intermediria

Chassi 2

Puxar

3. 4. 5.

Parafuso Remover engrenagem (27) e (31). Plugue a mola descoladora (83) no furo direito do chassi 2 e aperte o parafuso (F). Coloque a chave do eixo-descolador (86) e o descolador (88) no eixo descolador (87) e ento insira-o no furo do lado direito.
70

6.

Guie a chave descoladora (85) para passar atravs do eixo descolador (87). 7. Engate a mola descoladora (83) no engate circular do eixo descolador (87). 8. Coloque a mola descoladora (84) no furo esquerdo do chassi 2 e aperte bem o parafuso (F). 9. Coloque a chave descoladora (89) no eixo descolador (87). 10. Engate a mola descoladora (84) no engate circular do eixo descolador (87).

Conector de Cabo

71

11. Recoloque a engrenagem (27) e a engrenagem (31). 12. Monte o cabo no chassi 2 e encaixe o outro lado

na etiqueta na placa principal.


13. Feche a tampa intermediria. Tampa do descolador

72

15.4
1. 2.

Apndice D : Instalao do Cortador


Desligue o boto de energia. Remova a tampa superior e a tampa intermediria.

Tampa Superior Tampa H

Tampa Intermediria

Puxar Chassi 2

Parafuso

73

1. Remova o anel E(I), a engrenagem(27) e retire o parafuso(F). 2. Remova o suporte do descolador (71) do mdulo.

3. Prenda dois parafusos inclu dos (B) no conector de cabo. 4. Adicione uma placa pequena ao JP29 na placa principal. 5. Ligue o conector de cabo no JP13 e certifique-se de que a posio do Jumper (J1) posio 2-3 6. Encaixe de volta a cobertura intermediria. 7. Encaixe de volta a cobertura superior. 8. Prenda os dois parafusos inclu dos (M) para o cortador. 9. Plugue o cabo do cortador no Conector Externo.

Conector Externo

74

Cabo do Cortador

Descarte ambientalmente correto de equipamentos eltricos e eletr nicos


Equipamentos eltricos e eletrnicos contm materiais valiosos que devem ser enviados para reciclagem ou recuperao. Por favor, descarte equipamentos eltricos e eletrnicos em pontos de coleta qualificados, separados do lixo urbano.

75

76

77

Вам также может понравиться