Вы находитесь на странице: 1из 28

O LIVRO DO PROFETA JOEL (835 - 796 a.C.

)
POR FABIO JOS DA SILVA

__________________________________________________________________

GAFANHOTOS
Arlindo Lima

O alarme soa pelo monte o massacre vem seguindo avante Da destruio no h restante, era um paraso um dia antes Sol lua estrela sem brilhar a praga apaga a terra e o viver O seu comando divinal, quem dentre os homens vai deter Chora fazendo a orao: "Deus, no castigues a nao!" E ele devolver a terra As misses no vale so julgadas, situaes perversas reveladas Como uvas so pisoteadas, mas todo o seu vinho no nada Ouam a voz como um trovo chamando os homens para batalhar As foices trocaro que at os fracos vo lutar E o Santo Esprito vir quele que perseverar E Ele devolver a terra. Quem vai rasgar o corao pra receber o seu perdo e participar da santa guerra Nossa nao ser juntada a humilhao por Deu vingada E Ele devolver a terra. Nada ser como antes era. Ele dar vida eterna.
__________________________________________________________________

O PROFETA DO PENTECOSTES

INTRODUO
JOEL Seviu como profeta de jud, possivelmente de 835 796 a.C. Mensagem principal Ambiente da poca A cruel rainha Atalaia assumiu o poder atravs de um golpe, mas foi destituda alguns anos depois. Jos foi coroado Rei, mas tinha apenas sete anos de idade e precisava de constante orientao espritual. Jos obedeceu a Deus em seus primeiros anos, porm, mais tarde se afastou dEle. Uma praga de gafanhotos fora enviada para castigar a nao. Joel exortou o povo a voltar-se a Deus, antes que um castigo ainda maior lhes sobreviesse. Deus julga a todos pelos pecados cometidos, mas misericordioso com os que o buscam e eferece-lhe a salvao eterna. Elias (848 797 a.C.) e Jonas (793 753 a.C.)

Importncia da mensagem

Profetas contemporneos

Autoria e Data.
Cabe ressaltar inicialmente que Joel considerado como um dos mais antigos profetas, tanto que Henrietta Mears sublinha a possibilidade que o profeta tenha sido contemporneo tanto de Elias como Eliseu em sua juventude (MEARS: 2006, 312). O texto bblico ao contrrio do livro de Osias, no menciona nada da vida pessoal do profeta, ou sob qual reinado atuou, somente que era filho de Petuel e seu nome significa "O SENHOR Deus". "Mas se pouco sabemos da biografia do autor, tanto mais interessante contemplar a sua obra, poderosa criao literria e ao mesmo tempo caracterstica do modo de profetizar" (SCHOKEL, 1997: 2195). Ao ler o livro podemos perceber que Joel era judeu e que que demonstrava possuir um profundo conhecimento sobre a vida no campo, ou seja, constantemente utilizava ilustraes do campo na comunicao de sua mensagem: cesto de figos, seca, ramo de amendoeira. Estes dados, porm, no so suficientes de modo que possamos afirmar que sua origem fosse uma vida no campo (NEGRO: 2011: acesso em 13 outubro 2012). Efetuando uma analise na questo de autoria do livro Pfeiffer em seu

comentrio bblico ressalta:


O livro de Joel tem sido tradicionalmente aceito como a obra de um s autor. [...] O ponto de vista da alto crtica geralmente aceito hoje em dia que Joel o autor responsvel pelo livro, mas que modificaes posteriores, expanses e interpolaes podem ter ocorrido atravs dos sculos de transmisso das escrituras (PFEIFFER: 2010, 1152).

Joel tambm conhecido como o profeta do pentecostes, pelo fato de profetizar o derramamento do Esprito Santo sobre toda terra (2:28), e tambm porque suas palavras a respeito do Esprito Santo foram citadas tempos depois pelo apstolo Pedro no dia de Pentecostes. Quanto a data da composio do livro, pode-se notar que umas das questes mais polmicas, controvertidas e amplamente discutida. Segundo Stanley Ellisen a data mais provvel da composio do livro seria 830 a.C. durante o reinado do rei Jos, de modo que destaca 3 evidncias que defendem a composio neste perodo histrico a saber (ELLISEN: 2007): O fato de Joel vir antes de Ams no cnon sugere uma data anterior. A meno dos gregos em Jl 3:6 coerente com as descobertas da atual arqueologia. A referncia ao vale de Josaf (Jl 3:2,12) s no comeo do livro adequada realidade, pois este foi o ltimo rei bom de Jud e ganhou vrias batalhas por temer ao Senhor.

Contexto Histrico.
Segundo Pfeiffer (2010), durante a ocasio do ministrio de Joel, a terra de Jud foi duplamente devastada por uma terrvel praga de gafanhotos, mais devastadora que nenhuma outra no passado, seguida de uma seca. Dentro desta perspectiva o comentarista Alonso Schokel faz questo de frisar que a profecia de Joel, proferida de modo potico descreve com muita elegncia, por inspirao divina, a terrvel praga de gafanhotos como um exrcito que proclama de maneira veemente o "Dia do Senhor".

O profeta toma como ponto de partida uma catstrofe social, uma terrvel praga de gafanhotos, fatal para a cultura agrcola. [...] Em sua imaginao potica, a praga de gafanhotos se converte em um exrcito aguerrido e ordenado que assalta e conquista uma cidade (SCHOKEL, 1997: 2195).

Sua profecia conclama todas as classes sociais, a se arrependerem, prometendo a restaurao da antiga fecundidade terra caso o povo voltasse a obedecer a Deus.
Nesse ataque de insetos Joel compreende que Deus estava operando. De fato, aquele era o exrcito de Deus (2:11), e o dia de sua invaso o Dia do Senhor - o dia do julgamento de Deus contra um povo pecaminoso(1:15; 2:1,11). O profeta exorta o povo a arrepender-se, e estende a esperana de que Deus suavizar e retirar o julgamento (1:14; 2,12-17) (SHEDD: 1997, 1261).

Enfim, podemos perceber que no contexto histrico onde o profeta ministrou, percebe-se que sua mensagem foi bem sucedida, ou seja, o povo se arrependeu e Deus foi condescendente com seu povo, de modo, que fica estampado como pano de fundo de todo este contexto os princpios bsicos que regem um avivamento, ou seja, aps um verdadeiro arrependimento "[...] o Esprito de Deus ser derramado sobre toda carne, o povo da aliana triunfar finalmente sobre todos os seus inimigos, e haver uma era de santidade e paz universal (PFEIFFER: 2010, 1152).

Caractersticas
O gnio literrio de Joel brilha atravs da estrutura do livro, que flui de forma suave do incio ao fim. Cada seo relaciona-se com a precedente e a posterior. Desta forma, melhor ler o livro inteiro, de uma s vez, antes de estuda-lo por partes. O foco do livro duplo: (1) O problema real e prtico, no presente, sobre o que fazer com a praga de gafanhotos (1:1-2.27); e (2) O Dia do Senhor, no futuro, do qual a praga um sinal (2:28-3:21).

Com a combinao dos dois - o prprio evento e sua interpretao -, Joel desempenha a funo clssica de um profeta do Antigo Testamento, que a de comunicar a revelao de Deus. O emprstimo de frases de outros profetas para falar sobre o "novo mundo" do Senhor no futuro mostra que Joel provavelmente era um homem estudado e tinha ouvido, se no lido, as profecias de Miquias, Jeremias e Isaas. Em 2:28 - 3:21, Joel estende as dimenses apocalpticas desses profetas. E, At 2, o apstolo Pedro interpreta a profecia de Joel.

Mensagem do livro.
O comentrio da Bblia NTLH, apresenta uma tima sntese deste livro abordando em trs partes: Est chegando o "Dia do Senhor". Ser um dia grande e terrvel (2:11,31), quando Deus julgar todos os povos do mundo (3:2); Ser um dia de destruio e terror (1:15), de escurido e trevas (2:2). Que todos de Jud voltem para Deus. O Senhor est sempre pronto para receber a pessoa cujo arrependimento sincero (2:13); A ltima palavra de Deus no castigo, mas amor (2:32), ele morar para sempre com seu povo (3:17,20-21). Deus promete derramar o seu Esprito sobre todas as pessoas. A promessa para todos, no somente para os poderosos, os profetas e os sacerdotes, mas tambm sobre os homens e mulheres do povo, sobre os jovens e os idosos e at sobre os escravos e escravas (2:28-29).

Teologia do Livro de Joel.


Em seu escrito literrio o profeta Joel, possui uma forma potica de expressar seu pensamento, mas ao mesmo tempo ele apresenta profundos ensinos teolgicos de grandiosa riqueza e valor. Vejamos alguns pontos importantes de sua teologia: O profeta reconhece o propsito do Senhor nas atividades da natureza. Em sua mensagem faz questo de ressaltar que as obras da natureza so dirigidas por Deus. O profeta reconhece a praga das locustas e da seca como sendo julgamento divino. Somente por meio da orao do arrependimento do povo, que teriam uma resposta em favor de suas terras e posses e principalmente das bnos do Senhor. O profeta reconhece a importncia fundamental no preparo do homem para receber a misericrdia divina. Duas vezes ele chamou o povo ao arrependimento (1:13-14; 2:12, 17). No segundo apelo o profeta insiste em que o arrependimento tem que ser genuno. "Em sinal de arrependimento, no rasguem as roupas, mas sim o corao. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele bondoso e misericordioso; paciente e muito amoroso e est sempre pronto a mudar de ideia e no castigar" (Joel 2:13 NTLH-PT). Segundo a profecia de Joel, percebe-se que o pano de fundo da salvao "pintado" com tintas da graa de Deus mediante a f "[...] todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo (Joel 2:32 ARC_1-PT). Nesta perspectiva abordada neste ensino proftico percebemos trs caractersticas importantes, a saber: Este ensino aplicado somente aos habitantes de Jerusalm; O profeta reconhece os sacerdotes como ministros do Senhor (1:9,

13,14 - 2:17), divinamente encarregados da misso de levar o seu povo ao arrependimento, pelo seu prprio exemplo e pelo exerccio do seu ministrio como mensageiros de Deus. O Senhor Jav o Deus de Israel, e Israel o povo do Senhor (2:17,18). Foi justamente o seu ensino de salvao pela graa de Deus, mediante a f, que os pregadores do novo testamento transmitiram a todas as naes do mundo. A profecia do derramamento do Esprito de Deus (2:28,29), uma mensagem de profunda significao no antigo testamento (Is 32:15; 44:3 - Ez 39:29), no foi cumprida at o dia de Pentecostes (At 2:1,13). Ainda analisando o texto de Joel aparentemente pode se perceber alguma dificuldade de compreenso como a mencionada sobre o arrependimento de Deus: "Talvez ele volte atrs, arrependa-se, e ao passar deixe uma bno. Assim vocs podero fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus" (Joel 2:14 NVI-POR). A imutabilidade um dos atributos do carter de Deus, porm o sentido apresentado pelo profeta de que o Senhor pode prorrogar seu julgamento e se houver arrependimento (v.13), impedir que a catstrofe anunciada se cumpra (cf. Ml 3:6-7). J outro texto destaca que o Senhor espera de ns muito mais que uma atitude exterior e sim que se volte ao arrependimento: "Rasguem o corao, e no as vestes. Volte-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e no envia a desgraa" (Joel 2:13 NVI-POR). Enfim rasgar as vestes e cobrir-se de saco e de cinza significava para o hebreu estar arrependido do seu pecado. Mas Deus s misericordioso com aquele que de fato rasga o seu corao, aquele que se desnuda na sua presena.

ESBOO ESQUEMTICO DO ESTUDO PANORMICO DO LIVRO DE JOEL

RESUMO:
O profeta usou um evento contemporneo do seu tempo para descrever eventos vindouros: uma praga de gafanhotos em Jud serve de advertncia contra o Dia do Senhor. Mas Deus estava disposto a perdoar e abenoar o seu povo, desde que este se voltasse para Ele.

EVENTO CONTEMPORNEO. (Joel 1)

Reviso da recente praga de gafanhotos que Israel sofreu.


Natureza: uma terrvel praga de gafanhotos invadiu a terra (1:4, 12) Razo: A causa do pecado de Israel (1:5) Soluo sugerida: convocar o povo rapidamente para uma reuno de orao e arrependimento. (1:14)

EVENTOS FUTUROS. (Joel 2 - 3)

Previso de uma futura invaso inimiga de a nao de Israel


Identidade: provavelmente dupla; A invaso russa dirigida por Gogue: a metade da tribulao; (Ez 38-39) A ltima invaso e o final da tribulao, dirigida pelo Anticristo (Ap. 16:13-16; 19: 11-21) Localizao: o vale de Josaf (3:2, 9-14) Propsito: O propsito de Satans: destruir Israel e seu Deus (Sl 2) O propsito de Deus: destruir Satans e seus aliados (Ap 16:16) Resultados: A salvao de Israel (3:15-21) A santificao de Israel (2: 21-32)

MEGATEMAS
TEMA Castigo EXPLICAO Semelhante a um destruidor exrcito de gafanhotos, o castigo de Deus pelos pecados ser esmagador, terrvel e inevitvel. Quando ele chegar no haver alimento, guas, proteo ou escapatria. O dia do ajuste de contas com Deus, pela forma como vivemos, aproxima-se rapidamente. Deus est pronto a perdoar e restaurar todos aqueles que vm a Ele e abandonam o pecado. Deus deseja derramar seu amor sobre a humanidade e recuper-la para um adequado relacionamento com Ele. Joel predisse o dia em que Deus derramaria o Esprito Santo sobre toda carne. Esse dia marcar o incio de uma nova adorao por parte de todos aqueles que crerem nEle, assim como o incio do julgamento de todos aqueles que o rejeitaram. IMPOTNCIA Deus aquele a quem todos ns teremos que prestar contas no com o universo, a economia ou um invasor estrangeiro. No podemos ignor-lo ou defende-lo eternamente. Devemos nos preocupar com sua mensagem agora; em caso contrrio, enfrentaremos sua ira mais tarde. O perdo concedido quando abandonamos o pecado e nos voltamos para Deus. Nunca demasiadamente tarde para recebermos o perdo divino. O maior desejo de Deus que nos voltemos a Ele. Deus est no controle de todas as coisas. A justia e a restaurao esto em suas mos. O Esprito Santo confirma o amor de Deus por ns exatamente como fez com os primeiros cristos (At 2). Devemos ser fiis a Deus e colocar nossa vida sob a orientao e o poder do seu Santo Esprito.

Perdo

Promessa do Esprito Santo

ESTUDO PANORMICO DO LIVRO DO PROFETA JOEL

Israel e o juzo de Deus: um exame do passado (1:1 - 20)

A severidade do juzo dos gafanhotos

Vejamos algumas verses do mesmo texto:


"O que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou, o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou, o gafanhoto devorador comeu" (Joel 1:4 NVI-POR). "O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, o comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgo" (Joel 1:4 ARC_1-PT).

Alguns comentaristas interpretam estas palavras como descritivas das quatro etapas do desenvolvimento da lagarta, enquanto que outros pensam que se refere a quatro insetos diferentes. Vejamos uma comparao entre os textos das Bblias nas verses NVI e ARC:

NVI 1. Gafanhoto cortador 2. Gafanhoto peregrino

ARC Lagarta Gafanhoto

3. Gafanhoto devastador

Locusta

4. Gafanhoto devorador

Pulgo

AS FASES Recm-nascido, sem asas. Estgio inicial: Neste primeiro estgio de desenvolvimento pode at procriar. Estgio Intermedirio: desenvolve pequenas asas, no voa, mas pula bem, comeando a devorar. Estgio adulto: Plenamente desenvolvido, com asas completas, j voa, o consumidor adulto.

Outra linha de interpretao deste evento prefere efetuar interpretar este evento como a invaso de um exrcito inimigo:
Alguns comentaristas fazem um paralelo entre estas pragas e os imprios da viso de Daniel: Babilnia, Medo-Prsia, Grcia e Roma. Mas, a interpretao mais provvel a simblica. O incidente dos gafanhotos ou locustas foi real, j havia acontecido. O profeta lembra isso ao povo daquela poca to aterradora, porm, agora o conscientiza das vindouras invases inimigas. Naes se levantaro contra Jud com grande alvoroo e ferocidade. Por fim, o profeta emprega a assolao passada para mostrar que no futuro, o Dia do Senhor ser por sua vez, ainda mais terrvel (MANIO: 2009, acesso em 12 outubro 2012).

Enfim dentre as vrias perspectivas apresentadas pelos comentaristas podemos entender que em todas estas situaes o gafanhoto foi frequentemente considerado como agente do juzo divino (Ver Dt 28:38-42; Ex 10:12-15; 1Rs 8:37; Ap 9:1-12), ou seja, em ambos os casos, representam a devastao, e que Deus punir as pessoas pelos pecados praticados chamando esse julgamento de "Dia do Senhor".

APROFUNDE-SE O DIA DO SENHOR


Um dos temas centrais do Livro de Joel o dia do Senhor (Jl 1:15; 2:1). Este termo se refere ao perodo em que Deus vir dramaticamente para trazer ira e juzo sobre os mpios e salvao aos justos. Deus o Senhor do tempo. No h dia em que no seja o dia do Senhor. Mas s vezes, Deus entra na arena espao-temporal, firme e dramaticamente, pois Ele est no controle de tudo. O dia do Senhor um grande tema das profecias do Antigo Testamento. Treze dos dezesseis profetas trataram desse assunto. O conceito de Dia do Senhor originou-se, provavelmente, da conquista de Cana, uma conquista que na verdade, foi a guerra do Senhor (Dt 1:30; 3:22; Js 5:13-15; 6:2); ou seja, um dia do juzo para os perversos canaanitas (Lv 18:25; Dt 9:4,5). O dia do Senhor no um fenmeno isolado nem uma nica ocasio da histria humana. Certos perodos da histria inicial e da histria recente de Israel, a vida de Jesus e sua Segunda vinda, so todos chamados de o dia do Senhor nas Escrituras. Contudo, as previses de um dia do Senhor vindouro podem concretizar-se por meio de inmeros acontecimentos diferentes. A invaso dos gafanhotos na poca de Joel foi um dia do Senhor (cap. 2). Mas o dia da ira e da libertao que logo se abateu sobre Jud, sob a forma da invaso babilnica, tambm foi outro dia do Senhor. Enquanto muitos referenciais falam sobre acontecimentos vindouros, cinco textos bblicos descrevem o dia do Senhor em termos e juzos passados (Is 22:1-14; Jr 46:2-12; Lm 1:1-2:22; Ez 13:1-9). Esses textos refletem circunstncias da derrota, tragdia, e juzos decorrentes de guerra. Acontecimentos assim podem ter estimulado o desenvolvimento do conceito proftico de um futuro dia ou poca de juzo decorrentes de guerras para os desobedientes tanto de Israel como de todas as naes (Jl 1:15; Is 13:6,9; Sf 1:14:18). No entanto, o dia do Senhor no apenas um dia de ira e juzo para os desobedientes. Em certos contextos, tambm inclui libertao e restaurao para os justos. Assim, o dia do Senhor, no fala apenas de Juzo futuro, mas tambm de esperana, prosperidade e bnos futuras (Is 4:2-6; Os 2:18-23; Am 9:11-15; Mq 4: 6-8). Joel revelou que esse dia ser anunciado por fenmenos celestes (Jl 2:30, 31), que faro a terra ficar escura e triste repentinamente (Jl 2:2). Ser um dia de destruio divina (Jl 1:15) para as naes que perseguiram Israel (Jl 3:12-14) e para os rebeldes e desobedientes de Israel (Am 5:18-20). Ainda assim, ser uma poca de libertao e de beno sem precedentes para o povo de Deus (Jl 2:32; 3:16, 18-21; 1 Ts 5:2-5).

Nome bblico para o juzo dos gafanhotos. "Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor est prximo; como destruio
poderosa da parte do Todo-poderoso, ele vir" (Joel 1:15 NVI-POR).

Esta a segunda meno nos profetas menores referente ao final, ou seja, do "Dia do Senhor", pois esta uma frase que aparece com frequncia tanto no AT e no NT (Ver Is. 2:12; 13:6, 9; Ez. 13:5; 30:3; Jl 2:1, 11, 31; 3:14; Am. 5:18, 20; Ob. 1:15; Sf. 1:7, 14; Zc. 14:1; Ml. 4:5; Hc. 2:20; 1Ts. 5:2; 2Ts. 2:2; 2Pd. 3:10). O fato que este dia refere-se a algum fato extraordinrio, que pode acontecer no presente (como a praga dos gafanhotos), no futuro prximo (como a destruio de Jerusalm ou a derrota das naes inimigas) ou no perodo final da

histria quando Deus derrotar todas as foras do mal, contudo, mesmo quando o Dia do Senhor se refere a um fato presente, essa frase tambm prenuncia um dia final estabelecido pelo Senhor. Este evento costuma ser apresentado em dois aspectos: (1) o ltimo julgamento sobre todo pecado e todo mal; (2) a recompensa final que ser concedida aos crentes que mantiverem fiis. O profeta ressalta em sua mensagem que tanto a justia como a verdade prevalecer, todavia mesclada com o sofrimento (Zc 14:1-3). Se realmente confiamos no Senhor a espera deste ltimo dia, dever servir-lhe como fonte de esperana, pois nessa ocasio, todos que se mantiveram na fidelidade sero reunidos para junto de Deus. Nota-se que sem a presena de Deus, a destruio torna-se inevitvel, principalmente para todo o que no aceita o perdo e o amor de Deus, logo vale lembrar a mxima de Agostinho de Hipona tenho medo que a graa passe diante de mim e eu no perceba. Estejamos certos de nos achegarmos do amor e da misericrdia divina enquanto ainda podemos desfrutar desta oportunidade.
Despertai, vs bbados, e chorai! Lamentai-vos, todos os bebedores de vinho, por causa do mosto pois ele arrancado da vossa boca (Jl 1:5).

O profeta neste texto refere-se quase sempre ao perodo dos sete anos de tribulao, porm o profeta Joel usa aqui (1:5) para referir-se ao Juzo que Israel estava vivendo naquele momento. O povo estava vivendo um momento de insensibilidade e indiferena ao pecado, de modo que aniquilassem seus sentidos fsicos e morais. Sua mensagem convoca o povo a admitir seus pecados, ou tudo seria destrudo, at mesmo as vinhas que levavam a embriagues que estavam imersos. Enfim esta parte da sua mensagem nos mostra uma lio muito importante, ou seja, nos dias de paz e abundancia, por negligencia podemos acabar entrando em estado de sono e no estar atento, todavia nunca devemos permitir que a abundancia material aniquile nossa disposio espiritual.

Israel e o juzo de Deus: uma antecipao do futuro (2:1 - 3:21).

A identidade da invaso. De que nao est falando o profeta nos captulos 2 e 3? Possivelmente esteja referindo-se a vrios em geral, enfatizando em especial a ltima. A invaso Assria em 701 a.C.: Joel previu a invaso do Norte dirigida por Senaqueribe, tipificando-os como gafanhotos. Esta invaso foi impedida pelo anjo do Senhor diante dos murros de Jerusalm (2 Rs. 19). (Ver Jl. 2:20). A invaso babilnica em 586 a.C.: Dirigida por Nabucodonosor (2Rs. 24). Ao derrotar a Assria em 612 a.C., e o Egito na batalha de Carquemis em 605 a.C., a Babilnia tornou-se a nova potncia mundial. Aps vencer os egpcios, os babilnios invadiram Jud e passaram a control-la. Esta foi a primeira das trs invases ao Reino do Sul nos 20 anos seguintes. As outras duas aconteceram em 597 e 586 a.C. Em cada uma delas, os exilados eram levados para a Babilnia. Daniel foi um dos que foram conduzidos durante esta primeira invaso (605 a.C. Confira Dn 1: 1-6) A invaso da Rssia: Esta invaso foi dirigida por Gogue (Ez. 38:39). As vrias verses de interpretao deste texto bblico e muitos destacam Gogue como um smbolo de toda fora do mal que se reuniram para a batalha contra Deus. O livro de Ezequiel apresenta Gogue como o lder das foras contrrias a Israel. Com o propsito de destruir o povo de Deus. Seus aliados viriam da rea montanhosa do sudeste do

mar Negro e do Sudoeste do mar Cspio (Turquia Central), como tambm da rea do atual Ir, Etipia, Lbia, e possivelmente da Rssia. A invaso final: Ao ltimo da tribulao dirigida pelo anticristo na batalha do Armagedom (Ap. 16:13-16; 19:11-21). O Armagedom est localizado nas proximidades da cidade de Meguido (sudoeste do moderno porto de Haifa) em uma grande plancie ao norte de Israel. Entende-se aqui que os pecadores se reuniro para lutar contra Deus, em uma demonstrao final de rebelio. Lembre-se a batalha que cada um de ns enfrenta contra o mal prenuncia a grande batalha retratada aqui, onde Deus se encontrar com mal e o destruir de uma vez por todas.

O lugar de reunio da invaso.


"Reunirei todos os povos e os farei descer ao vale de Josaf. Ali os julgarei por causa da minha herana Israel, o meu povo pois o espalharam entre as naes e repartiram entre si a minha terra" (Joel 3:2 NVI-POR).

A localizao geogrfica do vale de Josaf no conhecida. Alguns eruditos sugerem que esse nome seja empregado como smbolo do lugar onde o Senhor julgar. Outros acreditam que pode ser um futuro vale criado pela desintegrao do monte das Oliveiras, por ocasio do retorno do Messias (Zc 14:4). O fato mais importante para ns que este nome significa O Senhor Julga. Nota: Esta batalha, que ser a maior, a mais arriscada, sangrenta e cruel de todos os tempos, se estender desde a cidade de Meguido no norte (Zc. 12:11; Ap. 16:16) at Edom no Sul (Is. 34:5, 6; 63:1), em uma distncia de umas 200 milhas (aproximadamente 320 Km). Ir desde a costa do Mediterrneo no oeste, at os montes de Moab no leste, em distncia de umas 100 milhas (aproximadamente 160 Km). De forma que a rea total do campo de batalha ser de umas 20.000 milhas quadradas (aproximadamente 51.800 km ). O centro da

ao ser aparentemente o vale de Josaf, localizado ao leste de Jerusalm, entre a cidade santa e o monte das Oliveiras. conhecido tambm como o vale do Cdron

O duplo propsito para este encontro.

O propsito do anticristo: destruir Israel e seu Deus (Sl. 2). O propsito de Deus: Destruir o anticristo e seus aliados.

O resultado desta invaso.


O sol e a lua escurecero, e as estrelas j no brilharo. O Senhor rugir de Sio, e de Jerusalm levantar a sua voz; a terra e o cu tremero. Mas o Senhor ser um refgio para o seu povo, uma fortaleza para Israel. Joel 3:15-16 NVI-POR. (Ver tambm Ap. 19: 11-21).

As bnos que viro depois que a invaso for finalizada. O Esprito de Deus ser derramado sobre toda a carne (2:28-32). Devemos notar que o evento citado nesta passagem marcar o cumprimento do desejo de Moiss (Nm. 11:29). Pedro citaria mais tarde esta passagem no dia de Pentecostes (At. 2:16-21). Enquanto no passado o Esprito de Deus parecia estar disponvel a reis, sacerdotes e profetas, Joel predisse um tempo em que este poder estaria disponvel a todos os crentes. Atualmente, o Esprito Santo derramado, de forma efusiva, sobre qualquer pessoa que venha a Deus em busca de salvao (2:32). Sero providenciadas todas as necessidades humanas (2:21-27). Devemos lembrar que Deus no promete a todos os seus seguidores que sero prsperos no presente. Antes Deus promete atender s mais profundas necessidades daqueles que o amam atravs do amor que sente por ns, quando nos perdoa,

concede um novo propsito nossa vida e introduz-nos na comunidade crist. A natureza ser transformada (3:18) A descrio dessa terra tem uma beleza perfeita, semelhante do jardim do den. A fonte da vida, que emana do templo do Senhor, ilustra as bnos que vem de Deus. Aqueles que confiam nEle sero eternamente fecundos (ver tambm Ez 47:1-12; Ap 22:1-2). Cristo Jesus reinar em Sio (3:21). O monte Sio uma altura que se levanta sobre a esquina sudoeste da antiga muralha da cidade. Durante um tempo esteve dentro das muralhas da antiga Jerusalm. considerado como um dos lugares mais sagrados de Israel, pois, l esta localizada a tumba tradicional do Rei Davi. Acredita-se que este foi o aposento onde Jesus e seus discpulos celebraram a ltima Pscoa juntos e onde se celebrou a ceia do Senhor. (Mc. 14:12-16; Lc 22:7-13). Considera-se tambm que este o cenculo onde os doze discpulos estavam reunidos quando o Esprito Santo desceu sobre eles no dia de Pentecostes (At. 1:12-14; 2:1-4).

Enfim Joel comea com uma profecia a respeito da destruio da terra e termina com uma profecia a respeito de sua restaurao. Ele insiste na necessidade do arrependimento e termina com a promessa do perdo concedido queles que se arrependerem. Joel tentava convencer o povo a despertar (1:5), livra-se de sua complacncia e entender o perigo de viver longe de Deus. Sua mensagem para ns que ainda h tempo e que todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo (2:12-14, 32). Aqueles que se voltarem a Deus gozaro as bnos mencionadas na profecia de Joel; mas aqueles que o rejeitarem enfrentaro a destruio.

EM FOCO Esprito (HB. RUACH)


(Jl 2:28; Gn 6:3; 1 Rs 22:23; Sl 32:2; 146:4) O substantivo esprito se relaciona a um verbo que significa respirar ou soprar. Pode significar flego (J 9:18; 19:17), vento (Gn 8:1; Ex 10:13), ar (Ec 1:14; Is 26:18, o sopro da vida (animal ou humano; Gn 6:17; 7:15), disposio ou humor (Gn 41:8; Ez 21:7), um esprito mal ou aflitivo (1Sm 16:14-16), ou Esprito de Deus (Gn 1:2; Sl 51:11). O esprito da vida a ddiva de Deus a toda criatura (J 12:10; 33:4; Ec 12:7). A concesso do Esprito de Deus uma ddiva especial aos crentes que traz vida espiritual (Sl 51:10, 11; 143:10), poder (Jz 6:34), sabedoria e entendimento (Is 11:2) e revelao divina, que levam a uma melhor compreenso da Palavra de Deus e Seus caminhos perfeitos (Jl 2:28; Is 61:1-2).

CONTEXTUALIZAO E APLICAO PRTICA


O profeta Joel adverte o povo a respeito do "dia do Senhor", que ser para castigo dos seus maus caminhos. Ele prediz uma invaso futura do exrcito e a compara a uma recente praga de gafanhotos que devastam a terra. A esperana pode ser encontrada na promessa de Deus de derramar seu Esprito sobre as pessoas depois do julgamento. "E acontecer que todo aquele que invocar o nome do SENHOR ser salvo (Jl 2:32) (BRICKEL; JANTZ, 2002: 227).

Deus no est em busca de adoradores autmatos, mas aqueles que o adorem em esprito e em verdade. Depois de certo tempo de vida crist, acostumamos a praticar as mesmas coisas, fazer as mesmas coisas e isso pode nos deixar cair na rotina e continuarmos a fazer sem pensar realmente no que estamos fazendo e sem ter a intenso correta em nosso corao. Sem arrependimento, o julgamento ser severo, rigoroso e certo. Nossa confiana no deve estar em nossas posses, mas no Senhor nosso Deus. Deus s vezes pode usar a natureza, o sofrimento ou outras ocorrncias comuns para nos aproximar dEle. Entretanto, em sua misericrdia e graa, Ele tem providenciado o plano definitivo para a nossa salvao, Jesus Cristo. Ele foi crucificado pelos nossos pecados e trocou o nosso pecado pela sua perfeita justia (2Cor 5:21). No h tempo a perder. O julgamento de Deus vir rapidamente, como um ladro na noite (1Ts 5:2), e devemos estar prontos. Hoje o dia da Salvao (2Cor 6:2). Podemos tambm relacionar esta profecia com o Novo Testamento por ocasio do primeiro discurso evangelstico de Pedro que citou a profecia de Joel

(Jl 2.28-32) explicando e baseando nas Sagradas Escrituras a manifestao de lnguas que estava ocorrendo naquele momento, durante o Pentecoste. Ele cita a profecia inteira falando tanto sobre o derramamento do Esprito Santo quanto sobre os sinais visveis dos ltimos tempos. Vemos claramente que Pedro cita o profeta para mostrar que aquela profecia estava se cumprindo, no entanto entendemos que ela no pde ter se cumprido plenamente naquela ocasio, pois ela tambm falava de sinais miraculosos e visveis da natureza como o sol se converter em trevas e a lua em sangue e esses fatos indcios do fim dos tempos que se cumpriro antes do grande dia da sua ira segundo Apocalipse 6.12-17. Outro motivo para o apstolo Pedro ter citado a profecia na ntegra que no final existe um apelo salvao de todo aquele invocar o nome do Senhor.

REFERNCIAS

ALEXANDER, Pat; ALEXANDER, David. Manual Bblico SBB: Traduo de Lailah de Noronha. Barueri, SP: Sociedade Bblica do Brasil, 2008.

ALLEN, Ronald B.; HOUSE, H. Wayne; RADMACHER, Earl, ed. O novo comentrio bblico AT, com recursos adicionais A palavra de Deus ao alcande de todos. Rio de Janeiro, Rj: 2010.

BBLIA - Bblia de estudo aplicao pessoal. Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2004.

BBLIA - Bblia de Estudo de Genebra. ARA. So Paulo, SP: Cultura Crist; Barueri: Sociedade Bblica do Brasil, 1999.

BBLIA - Bblia de estudo para pequenos grupos / [editado por Lyman Coleman; traduo Christiane Roswitha Massambani. et al.]. Brasilia, DF: Editora Palavra, 2011. BBLIA Bblia de Jeruslem: nova edio revista e ampliada. So Paulo, Sp: Paulus, 2011.

BBLIA - Bblia do Peregrino. Comentrios de L. A. SCHOCKEL. So Paulo, SP: Paulus, 2002. BBLIA Bblia Shedd /[editor responsvel Russel P. Shedd]; traduzida em portugus por Joo Ferreira de Almeida. 2. Ed. Rev. e atual. no Brasil. So Paulo, Sp: Vida Nova; Barueri, Sp: Sociedade Bblica do Brasil, 1997.

BBLIA - Bblia TEB - Traduo Ecumnica da Bblia. So Paulo, SP: Loyola, 1994.

BICKEL, Bruce; JANTZ, Stan. Guia da Bblia / [traduzido por Ebenzer Soares Ferreira]. - Campinas, SP: Editora United Press, 2002.

COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Os dozes profetas menores. - Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2012.

DEDEN, D. O Profeta Joel. In: BORN, A. Van Den (org.). Dicionrio Enciclopdico da Bblia. Lisboa: Centro do Livro Brasileiro Ltda; Petrpolis, RJ: Editoria Vozes, 1977.

ELLISEN, S. Conhea melhor o antigo testamento. So Paulo, SP: Editora Vida, 2007.

MANIO,

Marcio.

profeta

Joel.

2009.

Disponvel

em:

<conhecimentobiblico.wordpress.com/2009/08/22/0-profeta-joel/>. Acesso em: 12 outubro 2012.

MEARS, Henrietta C. Estudo panormico da Bblia; traduo Walter Kaschel. So Paulo: Editora Vida, 2006.

NEGRO, Hber Fernandes. Os profetas menores. 2011. Disponvel em <pt.scribd.com/doc/61237360/Heber-Negrao-Os-Profetas-Menores>. Acesso em 13 outubro 2012.

PEARLMAN, Myer. Atravs da Bblia livro por livro; traduzido N. Lawrence Olson. 2. ed. rev. e atual. - So Paulo: Editora Vida, 2006.

PFEIFFER, Charles F. Comentrio bblico Moody: volume 1 velho testamento. So Paulo, Sp: Editora Batista Regular, 2010.

RYRIE, Charles C. A Bblia anotada: Ed. rev. e expandida. So Paulo: Mundo Cristo; Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2007.

WILLMINGTON, Harold L. Auxiliar Bblico Portavoz: un caudal de informacin bblica. Grand Rapids, MI: Editorial Portavoz, 2011.

Вам также может понравиться