Вы находитесь на странице: 1из 10

REGRAS DE NOMENCLATURA ZOOLGICA Sistema de Classificao Inicialmente a classificao das espcies modo de lidar com a diversidade dos organismos.

. Era como se cada espcie fosse colocada num escaninho com seu nome; quando todas as espcies estivesses em seus escaninhos, poderamos compreender a diversidade da fauna. Esta viso foi satisfatria enquanto as espcies eram consideradas estticas e imutveis. Com a aceitao das idias evolutivas, esse sistema ficou inadequado. Agora, necessrio expressar as relaes evolutivas entre as espcies, incorporando a informao filogentica (Phyle = tribo; Gnesis = origem), ao sistema de classificao. As tcnicas modernas de sistemtica (classificao filogentica dos organismos), tornaram-se mtodos para gerar hipteses evolutivas testveis. Sistema Lineano de Classificao Nosso sistema de classificao segue os mtodos estabelecidos por naturalistas dos sculos XVII e XVIII, especialmente os do sueco Carl von Linn. O sistema lineano expressa a Nomenclatura Binomial na designao das espcies e as organiza em categorias hierrquicas (txons) para sua classificao. Nomenclatura Binomial Padronizao da designao cientfica das espcies Sistema Naturae publicado entre 1735 e 1758 por Linnaeus.

Homo sapiens Passer domesticus Canis familiaris

Por que usar nomes latinos ?

Idioma universal dos antigos sbios e cientistas europeus. O latim reconhecimento em todo o mundo. Uma mesma espcie pode ter nomes populares diferentes no mesmo idioma. Ex.: Felis concolor Amrica do Norte Cougar Puma Leo da montanha Pantera Americana Painter Catamount Grupos Hierrquicos Lineu e outros desenvolveram o sistema natural de classsificao. Todas as espcies similares agrupadas no mesmo Gnero; os caracteres anatmicos eram os mais utilizados. Assim: Co Lobo Coiote Chacal - plos eretos no pescoo - crnio com uma crista sagital longa e proeminente de onde originam msculos temporais macios cuja funo fechar as maxilas.

Canis

Com o desenvolvimento da classificao: 7 categorias Reino Filo (Diviso para plantas) Classe Ordem Famlia Gnero Espcie

Histria da Classificao

Em qualquer sistema de classificao biolgica, a unidade bsica o tipo de ser vivo. Aristteles (Grego, 322 - 384 a.C.) -Pai da zoologia. -Indicou como os animais poderiam ser agrupados, de acordo com seus caracteres. -Classificao utilizada cerca de 2000 anos. I - Enaima (Vertebrados): com sangue vermelho. a. Vivparos: homem, baleia, outros mamferos. b. Ovparos: aves, anfbios, maioria dos rpteis, cobras, peixes. II - Anaima (Invertebrados): sem sangue vermelho. a. Cefalpodos b. Crustceos c. Insetos, Aranhas d. Moluscos, Echinodermos e. Esponjas, Celenterados John Ray (Ingls, 1617 - 1705) - 1o Bilogo a ter um conceito moderno de espcie; - Classificou alguns grupos. Carlos Lineu (Sueco, 1707 - 1778) - Lanou as bases reais para a classificao e nomenclatura moderna; - Dividiu o Reino Animal at espcie, baseado em caractersticas estruturais; - Para cada espcie deu um nome distinto; Systema Naturae 10a edio 1758.

Reconhecia 6 classes: Mammalia Aves Amphibia (rpteis e anfbios) Pisces Insecta Vermes Cuvier (Francs, 1769 - 1832) - Em 1829 dividiu os animais em 4 ramos: 1. Vertebrata (Mamferos at Peixes); 2. Mollusca (Moluscos e Cirripdios); 3. Articulata (Aneldeos, Crustceos, Insetos, Aranhas, ...); 4. Radiata (Echinodermos, Nematodos, Celenterados, Rotferos). - Anatomia e classificao assunto de interesse no sc. XIX. Sistemtica o estudo cientfico das formas de organismos, sua diversidade e toda e qualquer relao entre eles. Taxonomia o estudo terico da classificao, incluindo as respectivas bases, princpios, normas e regras.

Nomenclatura Zoolgica

A nomenclatura zoolgica simplesmente uma atribuio de nomes aos diferentes txons das classificaes. No tem nenhuma outra funo em taxonomia (SIMPSON, 1962). Categorias Bsicas do Sistema de Classificao Biolgico REINO um conjunto de FILOS CLASSE ORDEM

FAMILIA GNERO ESPCIE 1. Nomes dos Txons

Uma txon um grupo de organismos reais reconhecido como uma unidade formal a qualquer nvel de uma classificao hierrquica (SIMPSON, 1962). O cdigo disciplina nomes dos txons do grupo da Famlia, do grupo do Gnero e do grupo da Espcie. Txons do grupo da Famlia Tribo Subfamlia Famlia Superfamlia Eventualmente Pr-Famlia (entre Superfamlia e Famlia). Txons do grupo Gnero Gnero Subgnero Txons do grupo Espcie Espcie Subespcie Os nomes dos txons podem ser: uninominais binominais trinominais tetranominais Uninominais : expressos por uma nica palavra, um substantivo no plural ou adjetivo usado como substantivo; adotam-se para denominar taxons de categorias de Filo e Subtribo; so escritos com maiscula e no so grifados. Ex.: Coelenterata (Filo); Insecta (Classe); Ithomiidae (Famlia); Ibidionini (Tribo). Para os gneros com maiscula e grifados. Ex.: Apis ; Musca; Homo ou Apis; Musca; Homo

Categoria:

Famlia ..............IDAE Subfamlia ........INAE Superfamlia .....OIDEA

Tribo ..................INI Subtribo ............INA Binominais: usados para txons da categoria da espcie. Nome do gnero no qual a espcie est classificada, seguido de um segundo termo, prprio da espcie. Ex.: Apis mellifera Binmio Quando o nome genrico j foi mencionado anteriormente no texto de um trabalho, no h necessidade de cit-lo por extenso, sempre que aparea; basta usar a letra inicial seguida de ponto. Deste modo, num estudo sobre o gnero Oncideres, aps uma primeira citao, as espcies podero ser mencionadas: O. impluviata e O. singulata. Trinominais: adotam-se em 2 casos: 1. Txons de categoria de Subgnero 2. Txons de categoria de Subespcie 1. Subgnero: inserido, entre parnteses, entre o nome do gnero e o da espcie. Ex.: Glenea (Paraglenea) triglinata Quando o Subgnero o Subgnero-tipo, isto , o que encerra a Espcietipo do Gnero, tem o mesmo nome que o Gnero e usa-se abrevi-lo. Ex.: Glenea (Glenea) viridis , ou Glenea (G.) viridis

2. Subespcie: consta do nome da espcie onde foi classificada, seguida de um terceiro termo, peculiar subespcie. Ex.: Hypsioma gibbera amazonica Quando o 2o e o 3o termos do nome subespecfico so iguais, pode-se abreviar o 2o termo. Ex.: Hypsioma g. gibbera

Tetranominais: formados por 4 termos, quando se combinam nomes das categorias do Subgnero e da Subespcie. Ex.: Taricanus (Microcanus) truquii mexicanus

2. Publicaes de nomes cientficos As publicaes que encerram novos nomes cientficos ou outras informaes que afetem a nomenclatura, devem satisfazer algumas exigncias: - os trabalhos devem ser de domnio pblico; - impressos em papel e com tinta que garantam sua preservao em numerosas cpias idnticas, possveis de serem obtidas por compra, doao ou permuta; - a simples meno de um nome cientfico no determina sua validade. O Cdigo determina as condies a serem satisfeitas no que tange publicao onde o nome foi mencionado; a lngua em que foi escrito (latino ou latinizado) e a forma (binomial); - nome de nova entidade (Gnero novo, Espcie nova, etc...) publicado, logo aps indicao clara, abreviada, da categoria a qual pertence sp. n., gen. n.

3. Nome dos autores Musca domestica Linnaeus Musca domestica L. Nome da pessoa que publicou o txon pela 1a vez.

4. Autores em colaborao: quando a publicao tem dois ou mais autores Merostenus Marioni & Monn O smbolo & entre o nome dos dois ltimos autores. 5. Nome de autores separados por in: Ex.: Hexoplon integrum Napp in Fragoso o nome cientfico tem como autor Napp, mas foi publicado numa obra cujo autor Fragoso.

6. Data da publicao: a data onde o trabalho apareceu pela 1a vez. Ex.: Sphaerion Newman, 1832 o nome foi publicado pela primeira vez por Newman em 1832. 7. Citao de nomes de dois autores: Ex.: Bisaltes adustus (Thomson) Lima a espcie B. adustus de Thomson encontrava-se em outro gnero e foi transferida para Bisaltes por Lima. 8. Nomes de autores entre colchetes: Indica que o nome foi publicado anonimamente e o nome do autor descoberto a posteriori. Ex.: Smodicum americanus [ Rossi ]. Aps 1950, contudo, um novo nome publicado anonimamente no tem validade. 9. Lei da Prioridade: Assevera-se esta lei que dentre todos os nomes propostos para um mesmo txon, o mais antigo o que tem validade. Todos os nomes referentes ao mesmo txon so sinnimos; o nome vlido, isto , o mais antigo, denomina-se sinnimo snior e os outros sinnimos juniores. Ex.: Fabricius, em 1798, descreveu o Gnero Prionus. O mesmo Gnero voltou a ser descrito em 1840, por Dalman, como Saperda e, ainda mais uma vez, por Bates, em 1900, como Tomopterus. Constatou-se que todos esses nomes aplicam-se ao mesmo txon. So, portanto, sinnimos. O nome vlido Prionus Fabricius. Ento, Prionus Fabricius, 1798 Sinnimo Snior Separada Dalman, 1840 , Syn. n. Sin. juniores Tomopterus Bates, 1900 , Syn. n. 10. Lei da Homonmia: - 2 animais, completamente diferentes podem receber, por coincidncia, nomes idnticos (homnimos); - reza a lei da homonmia que o homnimo mais recente deve ser rejeitado e substitudo. Ex.: Em 1810, Buck denominou Tulcus certo Gnero de peixe; em 1940, Pizzaro descreveu um Gnero de insetos tambm com o nome Tulcus. Pela lei da homonmia, Tulcus Pizzaro, 1940 deve ser rejeitado em favor de Tulcus Buck, 1810. O homnimo junior deve receber um novo nome. O autor do nome novo sempre quem o prope.

Suponhamos que Austin, em 1948, tenha descoberto a homonmia do exemplo acima; props o nome Vulgus para o homnimo junior, isto , para Tulcus Pizzaro. A citao seria: Vulgus Austin, 1948. Tulcus Pizzaro, 1940 (pr-ocupado, Buck, 1810). Quando existe mais de um homnimo junior, insere-se a palavra nec ( = nem de). Ex.: Pythais Lucas, 1813, non Carson, 1800, nec Weiss, 1892.

11. Conceito de Tipo: Tipo : o padro de referncia para a aplicao de um nome cientfico. O tipo de uma Espcie um exemplar; o de um Gnero uma Espcie nominal e o de uma Famlia, um Gnero nominal cada uma das espcies conhecidas foi descrita ou ilustrada originalmente com base em um exemplar (ou parte dele, ou do trabalho por ele realizado), que lhe serviu de padro, ou seja, tipo o objeto zoolgico que serve de base ao nome de um txon. O objeto zoolgico pode ser um exemplar (tipo da Espcie), ou o nome de um txon das categorias da Espcie (tipo do Gnero) ou do Gnero (tipo da Famlia).

12. Tipos dos txons da categoria da espcie: um exemplar (parte dele ou seu trabalho) que pode ser o nico exemplar original disponvel ou um exemplar escolhido dentre os exemplares de uma srie original. Srie-tipo : conjunto de todos os exemplares nos quais o autor baseou a descrio da espcie. Holtipo: o exemplar designado ou indicado como tipo pelo autor original ao tempo da publicao da descrio original da espcie. Partipos: so os demais exemplares da srie-tipo.

: so todos os exemplares da srie-tipo, quando o autor no seleciona um holtipo. Lecttipo: o exemplar selecionado dentre os sntipos para fazer o papel de holtipo. Os demais exemplares da srie paralecttipos.

- um nico exemplar disponvel: HOLTIPO Descrio original baseada em - mais de um - seleo de um exemplar para tipo: HOLTIPOS+ exemplar da PARTIPOS srie-tipo - exemplar no selecionado para tipo (srie sintpica): SNTIPOS

Netipo: o exemplar designado por um autor, quando o holtipo (ou todos os sntipos) foi destrudo ou perdido, com a finalidade de substitulo. 13. Localidade-tipo: a localidade onde o exemplar-tipo foi coletado. Exemplares provenientes de uma localidade-tipo denominam-se toptipos (sem valor nomenclatural).

14. Tipos de txons da categoria do Gnero: O tipo de cada gnero uma espcie que se denomina espcie-tipo do gnero. A espcie escolhida deve ser claramente mencionada como tal. 15. Tipos de txons da categoria da Famlia: o Gnero no qual est baseado o nome da Famlia. Recomenda o Cdigo que o Gnero escolhido para tipo seja bastante conhecido e que represente bem a Famlia.

Вам также может понравиться