Вы находитесь на странице: 1из 3

Leitura Dinmica (Instrues de Treinamento)

sobre Leitura Dinmica por Guilherme Saldanha guilhermesaldanha@bol.com.br

Vamos agora aplicar na prtica todos os conceitos tericos j absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende fundamentalmente da assiduidade na execuo dos exerccios. Exerccio de Deslocamento Visual Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentaes de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade. Procure focar sua viso na posio bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualizao das mesmas de forma completa, utilizando-se a tcnica da viso perifrica. Exerccio de Acelerao Visual Este exerccio tem como finalidade, aprimorar o desempenho na movimentao ocultar na leitura de textos, aplicando-se as tcnicas descritas no item anterior. Para tanto, voc deve escolher um livro de sua preferncia, que dever ser utilizado no treino dirio.

Observe a seguir como administrar sua velocidade: Vamos considerar de incio, um valor P.P.M. (palavras por minuto) que ser utilizado para determinarmos a velocidade de leitura de uma pgina. Para calcular o tempo de leitura de um texto, execute a rotina a seguir: Conte o nmero mdio de palavras por pgina, multiplique-o por 60 segundos e divida o resultado pelo P.P.M. desejado. Imagine que voc queira ler numa velocidade de 360 P.P.M. uma pgina com 540 palavras: 540 x 60 --------- = 90 s 360 Significa que esta pgina ser lida em 90 segundos, se for mantida a velocidade constante de 360 P.P.M. Exercitando durante 6 minutos a (360 P.P.M.), voc ter lido um total de pginas conforme o calculo a seguir: 360 seg (6 mim) ------------------ = 4 pginas 90 seg Para que voc atinja melhores performances durante o treinamento, indispensvel manter a velocidade constante na leitura, evitando variaes de ritmo. Voc poder recorrer a um recurso prtico que chamamos de GUIA, para auxilia-lo na manuteno da velocidade. Utilize uma folha de papel, ou uma pequena rgua como GUIA, que dever ser deslizada no sentido vertical, de cima para baixo tampando as linhas j lidas. Logo, seus olhos estaro sempre enxergando a prxima linha, enquanto as linhas lidas estaro ocultas. Execute o movimento durante alguns segundo antes a leitura, de modo que voc fique acostumado a velocidade prevista pelo P.P.M. escolhido. Aumente a velocidade do GUIA cada vez que voc deseje aumentar o P.P.M., sincronizando-o com o tempo calculado. Observe que no exerccio de acelerao visual, voc apenas dever correr os olhos no espao acima das linhas, de margem a margem, sem se preocupar com a leitura. A durao do exerccio dever ser de no mnimo 5 minutos. Se voc decidir praticar por exemplo, 10 minutos por dia, pratique 5 minutos, faa uma pausa para relaxamento dos olhos e pratique por mais 5 minutos. Para relaxamento, feche os olhos, faa movimentos de giro lentamente dentro das rbitas. Friccione bem as mos, e quando aquecidas, coloque-as suavemente sobre os olhos. Exerccio de Acelerao Compreensiva Voc dever escolher um trecho qualquer de um livro de sua preferncia, ou seja, uma ou duas pginas. Tente ler o mais rpido possvel, com uma velocidade adequada compreenso. Compreender o significado do que for lido ;e a maior preocupao deste exerccio. Em seguida escreva o que compreendeu sobre o texto e anote o tempo de leitura . repita o exerccio, procedendo como segue: Some o nmero de linhas lidas na primeira vez, calcule quatro teros do resultado, e leia essa nova quantidade de linhas no mesmo tempo do texto anterior. Exemplo: 1 texto 30 linhas em 1 minuto 2 texto 40 linhas em 1 minuto (4/3 de 30)

Novamente, escreva sobre o que leu, anote o tempo, e no se preocupe com avaliao nem erras ortogrficos. Voc pode recorrer ainda ao MTODO DE COMPLEMENTO. Estabelea a velocidade desejada (P.P.M.) e aproveite o mesmo calculo realizado na ACELERAO VISUAL. Assim voc saber quantas pginas voc dever ler num tempo X com P.P.M. escolhido. Exerccio de Leitura Livre Esta fase do treinamento lhe permite avaliar o desempenho em leituras variadas. Escolha um livro qualquer e proceda a leitura segundo as tcnicas apresentadas. Voc poder avaliar seu grau de dificuldade da leitura, ou seja, alterando dias para leitura simples e para leituras complexas.

Вам также может понравиться