Вы находитесь на странице: 1из 11

O cinema brasileiro e o registro das expectativas tecnolgicas radiofnicas (1930 1 atualidade ) Doris Fagundes Haussen2 Resumo : Este trabalho

o analisa 15 filmes brasileiros com o rdio em seu enredo. O objetivo verificar como o cinema registra o desenvolvimento do rdio dentro do horizonte de expectativas tecnolgicas da sociedade brasileira. Tambm procura identificar de que forma o rdio auxilia o cinema a ambientar a sua trama, a contar a sua histria e a revelar o imaginrio sobre a sociedade brasileira, dos anos 30 do sculo XX aos primeiros anos do sculo XXI. Palavras-chave: rdio; cinema; expectativas tecnolgicas; Brasil. Em 19 de julho de 1898, a bordo do navio francs Brsil, Afonso Segreto registrou as primeiras imagens cinematogrficas naciona is para o filme que iria produzir com o ttulo Fortalezas e navios de guerra na Baa da Guanabara e que seria exibido no Rio de Janeiro, no ano seguinte. O cinema brasileiro dava seus primeiros passos 3 . O rdio, por sua vez, teria sua primeira transmisso oficial em 1922, durante as comemoraes do centenrio da Independncia do Brasil, tambm no Rio de Janeiro que era, ento, a capital do pas, embora j houvesse experimentos anteriores, como o da Rdio Sociedade de Pernambuco, em 1919, entre outros 4 . A partir da criao dessas mdias, a histria da sociedade nacional, que at ento era relatada pelos jornais, revistas e documentos, passaria a contar com as novas tecnologias para o registro e a preservao de sua memria. O presente artigo traz o recorte de uma abordagem sobre a presena do rdio nos filmes brasileiros como parte de uma pesquisa mais ampla 5 que procura verificar como o rdio auxilia o cinema a ambientar a sua trama, a contar a sua histria e a revelar o seu imaginrio sobre a sociedade brasileira, dos anos 30 do sculo XX aos primeiros anos do sculo XXI. Neste sentido, este trabalho procura identificar, em 15
1 2

Trabalho apresentado ao NP Rdio e Mdia Sonora do XXIX Congresso Anual da Intercom. Prof. Dr. do Programa de Ps-Graduao em Comunicao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Brasil, e Pesquisadora do CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. 3 Ver MORENO, Antonio. Cinema Brasileiro. Histria e relaes com o Estado. Niteri, EDUFF e Gois, CEGRAF/UFG, 1994. Outras fontes indicam que no ano anterior, em 1897, no dia 1 de maio, o empresrio italiano Vittorio di Maio havia inaugurado o Cinematgrafo, nos sales do teatro-Cassino Fluminense, em Petrpolis, no Rio de Janeiro. A divulgao das projees apareceu na Gazeta de Petrpolis e anunciava a exibio de curtas europias e quatro filmetes produzidos no Brasil. Nestes, apareciam uma artista trabalhando num trapzio do Politeama; um bailado de crianas num colgio de Andara; cenas do ponto terminal de bondes de Botafogo e a chegada de um trem na estao de Petrpolis 4 A respeito da histria do rdio no Brasil h vrios livros, entre eles, o de MOREIRA, Sonia V. O Rdio no Brasil, Rio de Janeiro, Mil Palavras, 2000. 5 Trata-se da pesquisa O Rdio no Cinema Brasileiro que est sendo desenvolvida com o apoio do CNPq e contando com a colaborao do aluno Bolsista de Iniciao Cientfica/CNPq, Gabriel Rodrigues Cobos.

filmes dentro da amostra de 80 pelculas catalogadas at agora, de que forma o desenvolvimento tecnolgico da mdia radiofnica tem sido registrado pelo cinema em seus enredos, neste perodo. A inteno verificar a evoluo da tecnologia da comunicao em sua trajetria dentro da sociedade da informao/conhecimento nacional, atravs do relato do cinema. Para fins de anlise, selecionou-se os filmes procurando contemplar cada dcada, a partir de 1930 at a atualidade. A relao inclui: relativo a 1930: O jovem tatarav; 1940: Rdio Auriverde e A estrela sobe; 1950: Absolutamente certo e A Hora Mgica; 1960: Virou baguna e Maria 38; 1970: Leila Diniz e Caso Cludia; 1980: A Hora da estrela; 1990: Se segura malandro e Stelinha e, de 2000 em diante, Uma onda no ar, Carandiru e O crcere e a rua. As dcadas referem-se ao enredo e no produo, embora alguns coincidam, pois o que se busca justamente verificar o imaginrio cultural e tecnolgico presentes nesses filmes.

A aura tecnolgica Ao longo do sculo XX e incio do XXI, o rdio e o cinema tm registrado, cada um sua maneira, o desenvolvimento da sociedade nacional. Esta, por sua vez, deslumbra-se a cada novo invento tecnolgico que nasce 6 . Sarlo (1997) refere-se aura tecnolgica, na dcada de 20 do sculo XX, como o maravilhoso moderno, onde a desapario dos fios, que eram indispensveis ao telgrafo e ao telefone, converte as transmisses em uma verdadeira comunicao imaterial. Para a autora, a aura tcnica um fenmeno relativamente novo, que se produz somente quando uma zona da tecnologia est suficientemente prxima para que outra parea afastada e inatingvel. Para ela, nesta defasagem entre o efetivamente incorporado vida cotidiana e o que s uma promessa, instala-se a imaginao ficcional qual interessam menos as explicaes detalhadas dos processos que o relato do que estes processos faro quando forem dominados por inteiro(idem:132). O exemplo apresentado o do continuum fonografa-rdio-cine-televiso que tem uma base no realmente produzido e uma tenso no que ainda no existe como
6

Este texto introdutrio encontra-se no artigo da autora, publicado no CD dos anais do VIII Seminrio Internacional de Comunicao, realizado na PUCRS, Porto Alegre, em 2005, intitulado O jovem tatarav: humor, rdio e imaginrio da Guerra no cinema brasileiro.

possibilidade real dentro dos marcos tecnolgicos da poca. Um e outro plo deste continuum se necessitam porque o que ainda no mantm aberta a dimenso maravilhosa (aurtica) da tecnologia, enquanto o j possvel o sustento real onde se apoia o cotidiano . Ao analisar a questo da tecnologia da comunicao na Argentina, Sarlo considera que a loucura (inicial) do rdio sintetiza, em um perodo muito curto, o que vai ser e o que j possvel, dando uma prova de que os desejos e as fantasias tecnolgicas so capazes de transbordar eficazmente sobre a vida cotidiana (idem:134). Em relao ao cinema e ao rdio, a autora lembra que, naqueles anos, se o rdio estava criando no apenas um pblico mas, inclusive antes que um pblico, um vasto crculo de aficcionados tcnicos, o cine praticamente desde o seu comeo cria uma indstria e um mundo de espectadores que se relacionam com a tcnica cinematogrfica apenas de um modo imaginrio (idem:126). E, quanto a este imaginrio, segundo Morin (1984:81), trata-se de um sistema projetivo que se constitui em universo espectral e que permite a projeo e a identificao mgica, religiosa ou esttica. Segundo o autor, o imaginrio liberta no apenas nossos sonhos de realizao e felicidade, mas tambm nossos monstros interiores, que violam os tabus e a lei, trazem a destruio, a loucura ou o horror. Desta forma, a criao do cinema, no final do sculo XIX, desencadeou, no mundo inteiro, uma srie de manifestaes e deslumbramentos. Entre eles, o de um dos pioneiros historiadores da tecnologia, o americano William Kennedy Laurie Dickson (in Sevcenko, 1998:520), que aps assistir a sua primeira sesso de cinema, em 1896, registrou:
a coroa e a flor da mgica do sculo XIX, a cristalizao de milnios de encantamentos acumulados. Em suas leis integrais, luminosas e acessveis se concentram possibilidades jamais sonhadas pelas tradies ocultas do Oriente: a sabedoria conservadora do Egito, a erudio zelosa da Babilnia, os mistrios secretos dos templos dlficos e eleusinos da Grcia. o escopo da nova era, quando as grandes potencialidades da vida no mais dependero de fontes religiosas, acadmicas ou do saco de dinheiro, mas transbordaro aos rinces mais remotos da terra ao comando do mais humilde herdeiro da inteligncia divina.

Quanto ao rdio, sempre suscitou, tambm, na sua trajetria, inmeras especulaes. No entanto, a sua permanncia, ao longo da histria, incluindo as suas transformaes, o que mais se destaca. Em seu estudo sobre o tema, Cunha (2001)

aponta que esta permanncia deve-se ao fato do rdio ter sabido responder s perguntas histricas da humanidade, que esto no horizonte, sobre as expectativas em relao a esta tecnologia. Apoiando-se na Esttica da Recepo de Jauss (1994; 1979)7 , teoria que analisa o literrio, a autora lembra que esta proposta define que o leitor responsvel pela atualizao dos textos e garante a historicidade das obras literrias. E que esta historicidade no resulta da produo em certa data e, sim, da circunstncia de ainda ser lida e apreciada em diferentes pocas. No caso dos meios de comunicao, segundo Cunha (idem:11), estes acumulam mudanas expostas ao pblico, que as comparam com a tradio e os elementos de sua cultura e de seu tempo, incluindo-os ou no como componentes de seus horizontes de expectativas. Assim, este processo de recepo, uso e apropriao que determina a permanncia, evoluo ou mesmo desaparecimento dos meios. Deste modo, o uso determina o aperfeioamento e a evoluo, e esta trajetria representa as respostas por intermdio das quais possvel reconstruir os diferentes horizontes histricos em que se do tais processos, diz a autora. Sobre o caso especfico do rdio, Cunha prope a anlise destas expectativas sobre o veculo atravs de quatro perodos: de 1890 a 1925; de 1925 a 1950; de 1950 a 1975 e de 1975 a 2000. Na primeira fase, de 1890 a 1925, a velocidade e a mobilidade fsica so as chaves do horizonte a sociedade vive sob o impacto da criao. H mudanas radicais nos hbitos cotidianos, com a expanso da economia industrial. A idia de recolonizao de territrios est presente, segundo a autora (idem:96). Portanto, uma das principais questes : como comunicar distncia? Assim, o que est no ar, neste primeiro horizonte , principalmente, o rompimento das distnc ias e as pioneiras experincias com o cinema e o rdio. O segundo horizonte, de 1925 a 1950, envolve um perodo de aperfeioamento e de uso real do que foi iniciado na primeira fase, incluindo as invenes, a velocidade da passagem do sculo e a Segunda Guerra Mundial. Neste horizonte, comeam as reais mudanas de hbitos no cotidiano. A populao descobre que os inventos podem trazer conforto e se apropriam disto. Apesar dos proble mas econmicos causados pelo conflito mundial, a consequncia tambm o avano tecnolgico (idem:115). Assim, se faz necessrio, para fins de uso cotidiano, aperfeioar tudo que inventado, seja para
7

Trata-se das obras de JAUSS, H.R. A histria da literatura como provocao teoria literria, So Paulo, tica, 1994, e A esttica da recepo: colocaes gerais. In COSTA LIMA, L. A literatura e o leitor. Textos da Esttica da Recepo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

a guerra ou no. E a pergunta que est no horizonte : para que servem as invenes? Neste contexto, o grau de ruptura do rdio, por exemplo, consolida-se atravs da transmisso da voz humana e a sua utilizao como meio de massa, incluindo a idia de conforto e uso poltico para as multides. Tecnologicamente, em seu contedo, o rdio responde s perguntas do horizonte. A ruptura encontra-se na apropriao que dele feita e especialmente na preocupao da crtica em relao aos seus efeitos(idem:117). Na terceira fase, de 1950 a 1975, h uma acelerao dos inventos tecnolgicos de comunicao que, no caso do rdio a partir da inveno do transistor (1947), altera fundamentalmente os seus usos. Esta inveno nasce das necessidades do consumo e est inserida numa sequncia de experincias que levam miniaturizao dos equipamentos. Segundo Cunha, o horizonte aponta para uma independncia dos indivduos, maior grau de intelectualizao, expanso da produo em massa e valorizao do pblico jovem. O pblico em geral, inclusive, interpretado muito mais como consumidor de bens produzidos em larga escala pela indstria. Neste perodo, a televiso toma o espao e o rdio se segmenta em busca de pblicos diferenciados. O aparelho de pilhas permite a mobilidade e surgem as rdios piratas e clandestinas, enquanto o uso poltico do meio de comunicao intensificado em diversas regies do mundo. Mc Luhan investiga o veculo e o classifica de tambor tribal. O rdio deixa o terceiro horizonte do sculo com duas marcas: a segmentao de pblico (especializao da programao), para enfrentar a expanso da TV, e uma especial resposta ao jovem, considera a autora (idem:160). O ltimo perodo (1975 atualidade) acelera ainda mais o avano tecnolgico e o rdio, para surpresa de muitos, que vrias vezes previram o seu fim, registra um ressurgimento. Com o advento dos satlites e de outras tecnologias, como a internet, ele vai se tornar o meio de comunicao mais difundido do mundo, conforme Castells (2001). Numa realidade cada vez mais multimidia, a radiodifuso tambm se transforma, impondo uma revoluo no modo como a informao passa a ser gerada, processada, armazenada e manipulada em termos digitais, diz Cunha (p.162). E o quarto horizonte do sculo tem como impacto radical as plataformas para o rdio virtual, levando a uma reavaliao dos conceitos e modelos aceitos ao longo do tempo como exclusivamente radiofnicos, salienta a autora. O rdio vive no sculo XXI o fenmeno da internet, numa sociedade que se caracteriza pela mobilidade e a migrao das pessoas para diferentes pases, concretizando, ao mesmo tempo, uma mobilidade

virtual. Mas, continua, ainda, em sua forma original, com transmisso analgica, em muitas partes do mundo.

Os filmes, o rdio e os horizontes tecnolgicos

Ao se fazer a anlise dos filmes8 sob a tica dos horizontes de expectativas tecnolgicas sobre o rdio, conforme Cunha (2001) e Jauss (1994), observa-se que as pelculas esto identificadas com as mesmas. No perodo de 1925 a 1950, a dcada de 30 foi o perodo de real apropriao e de incio do uso massivo do rdio, e o filme O jovem tatarav, de 1936, um bom exemplo. Nele, so discutidas as invenes do sculo XX e, inclusive, h o deslumbramento com as ondas curtas e a sua possibilidade de trazer o mundo para dentro das casas. Observa-se, assim, que alguns elementos presentes no enredo do filme tambm estavam no rdio da poca: o humor, a religiosidade, o mito da grande capital, o Rio de Janeiro, e o avano tecnolgico. Ou seja, uma mdia influenciando a outra, utilizando elementos que estavam presentes no imaginrio de ento (Haussen, 2005:5). Outro filme referente a este perodo Rdio Auriverde, um documentrio sobre a II Guerra Mundial com imagens da poca. A abordagem trata de uma emissora clandestina que d a sua verso crtica sobre o conflito, demonstrando uma nova possibilidade para o uso da tecnologia radiofnica. Tambm relativo a este perodo, A estrela sobe revela a trajetria dos bastidores do rdio em seu perodo ureo, atravs da histria da personagem, assim como as possibilidades tecnolgicas dos programas de auditrio e ainda o uso coletivo do ve culo. O filme aborda um fato interessante que a migrao dos antigos artistas do rdio para a TV, descrita atravs das lembranas da artista principal. O cinema nacional, neste perodo, segundo Alvetti e Schneider (2005:4), divulga personagens representativos do homem mdio brasileiro, por vezes s atirizando, por outras ocultando a crtica. Essa ambigidade ideolgica, num pas que se debatia entre o tradicional e o moderno, parte de uma cultura de contrastes, com viso de mundo popular, que se pretende elitizada. Para as autoras, este fato permite entender porque
8

Dos 15 filmes selecionados e analisados para este artigo, oito so dramas, quatro comdias, dois

documentrios e um policial.

alm de desenvolver o gosto pelo produto estrangeiro, as platias identificavam-se com o cinema nacional, ento uma industria artesanal, e com um sistema de estrelas, como os atores Oscarito e Grande Otelo. Em relao ao perodo seguinte (1950-1975), em que h um aceleramento do avano tecnolgico com o invento do transistor e a conseqente mobilidade conquistada pela portabilidade do rdio de pilhas, uma srie de filmes com o veculo no enredo reflete este novo horizonte. o caso de Maria 38, de 1959, uma comdia sobre a tentativa de seqestro de um menino, onde o rdio j aparece com o jornalismo de reportagem de rua, atravs de transmisso direta do reprter para a emissora, evidenciando o incio da possibilidade de mobilidade tecnolgica. Tambm a audio da emissora feita pelos bandidos mostra a caracterstica de flexibilidade de uso do rdio. Na comdia Absolutamente certo, o personagem principal vai participar de um programa de perguntas e respostas na TV e que tambm transmitido pelo rdio, mostrando a fase de transio, uma vez que o pblico ainda no abandonara o rdio mas j estava migrando para o novo veculo. O mesmo abordado no drama A hora mgica, referente aos anos 50 e ao sucesso das rdionovelas. No filme, h uma aluso chegada da televiso e o seu reconhecimento como o futuro tecnolgico. Ainda sobre este perodo, a comdia Virou baguna, de 1961, mostra assaltantes ouvindo um programa de reportagens ao vivo do carnaval carioca, que interrompido para dar notcias do seqestro em que esto envolvidos. O rdio, com uma tecnologia mais flexvel, a possibilidade de se manterem informados. J o filme Leila Diniz, que trata dos anos 60 e 70, registra a mobilidade do rdio atravs de noticirios, programas musicais (o rock e o reggae) e polticos (a queda do presidente Joo Goulart e a introduo da censura prvia, durante o governo Mdici), em diversos cenrios de escuta. Os filmes deste perodo refletem as mudanas que aconteciam no pas. A capital havia sido transferida para Braslia e o Rio de Janeiro comeava a perder a sua importncia poltica. Outras cidades cresciam, tornavam-se relevantes e os problemas das grandes aglomeraes urbanas aumentavam, como a violncia, que passava a ser registrada pelo cinema e que inclua, tambm, os novos usos feitos do rdio. No cinema deste perodo, o modelo de produo da empresa cinematogrfica Vera Cruz, iniciado em 1949, baseava-se em um ritmo acelerado de produo e lanamento, mas a ausncia de uma distribuio prpria foi um dos motivos que levaram a empresa paulista falncia, cinco anos mais tarde (Alvetti e Schneider,

op.cit.:5). Para as autoras, a produtora viu-se prejudicada por ceder a maior parte da renda aos distribuidores e por no ter mais condies de enfrentar a concorrncia dos filmes dos Estados Unidos. O perodo seguinte, 1975 a 2000 em diante, acelera ainda mais o avano tecnolgico, indicando uma realidade multimdia e a renovao do rdio. Desta fase, o drama policial Caso Cludia, de 1979, introduz a questo dos jovens e o uso do veculo, mostrando a segmentao da audincia, motivada pela introduo das emissoras em Freqncia Modulada no pas. Tambm aborda a questo das drogas que estavam comeando a merecer ateno. Outro fato a destacar a utilizao do rdio nos automveis e que s viria a aumentar no decorrer dos anos. O drama A hora da estrela, de 1985, por seu turno, tambm trata da segmentao radiofnica, atravs do rdiorelgio e o uso que dele faz a imigrante nordestina para afastar a solido. Como registro da trajetria do meio de comunicao, o filme Stelinha, de 1990, destaca a histria de uma ex-rainha do rdio, do apogeu decadncia, e o conflito entre ela e o jovem msico de rock. A cena em que a personagem quebra o aparelho de rdio com raiva da evoluo dos tempos emblemtica da ruptura de um novo horizonte tecnolgico. Tambm referente a este perodo, a comdia Se segura malandro enfoca uma rdio clandestina, situada numa favela carioca, atravs do trabalho de uma reprter que desenvolve a sua atividade de bicicleta, relatando satiricamente a realidade. Dois outros filmes referem-se a presidirios e a sua relao com o rdio, ambos dos anos 2000, mostrando o destaque e o interesse por esta temtica: Carandiru e O crcere e a rua. Nas duas pelculas a referncia sobre a comunicao e o companheirismo que o veculo pode oferecer. Por ltimo, o drama Uma onda no ar, de 2002, refere-se a uma rdio comunitria de uma favela de Belo Horizonte e possibilidade democrtica que o veculo encerra mas que nem sempre pode concretizar. Os filmes deste perodo registram as inmeras possibilidades oferecidas pelo rdio, tanto tecnolgicas quanto de usos variados, como o companheirismo, a segmentao da audincia e o pblico jovem, a democratizao possvel mas no concretizada. Ao mesmo tempo, os enredos traduzem o esprito da poca, como a violncia crescente e a disseminao do uso das drogas sem, no entanto, deixar de lado o humor e a stira, elementos marcantes do cinema nacional. Nesta ltima fase, a produo de filmes indica tambm alteraes: os dez filmes de maior pblico em 2003, bem como oito do ranking de 2004 so co-produes da Globo Filmes, brao da Rede Globo criado em 1997, para aumentar a participao da

empresa no campo do entretenimento. A empresa, como co-produtora, vende espao de comercializao do filme e, ao mesmo tempo, pauta os temas na programao da emissora em rede (Alvetti e Schneider, op.cit.:9). O cinema passa a fazer parte, assim, de um sistema de administrao e propriedade em consonncia com movimentos globais o que j ocasiona transformaes no prprio contedo e nas abordagens visando um pblico mais expandido, alm- fronteiras nacionais. O panorama cinematogrfico brasileiro a partir dos anos 2000, de acordo com Alvetti e Schneider, indica que 2003 e 2004 foram os anos em que houve o maior nmero de pblico e de bilheteria, tendo sido inauguradas 180 salas de exibio, num total de 1997. Em 2003 foram lanados 30 filmes nacionais e 195 estrangeiros. Dos brasileiros, sete tiveram mais de um milho de espectadores, entre eles Carandiru, com mais de quatro milhes e meio de assistentes.

Consideraes finais

Ao longo de sua trajetria, os filmes brasileiros com o rdio em seu enredo trazem, implcitos, os horizontes de expectativas tecnolgicas relativas ao veculo radiofnico. Os dois meios de comunicao nascem num perodo prximo, de grandes e inmeras invenes no final do sculo XIX e incio do sculo XX, como destaca Sarlo (1997), num perodo em que se estabelece a aura tecnolgica como o maravilhoso moderno. Em sua trajetria inicial, o cinema foi uma arte popular, freqentada por grande nmero de espectadores. Em seu estudo, Flichy (1993) mostra como nos Es tados Unidos, durante o cinema mudo e tambm no incio do falado, o seu pblico era popular. A partir dos anos 50 que ele vai ter na classe mdia os seus espectadores, principalmente devido ao acrscimo dos preos das bilheterias. No Brasil, a partir de 1941 que a produo cinematogrfica vai tomar impulso com a criao da produtora Atlntida, que passa a produzir trs filmes do gnero chanchada (em geral pardias dos filmes de Hollywood, com linguagem popular) por ano, e da Vera Cruz, em 1949, que buscava desenvo lver um plo cinematogrfico em So Paulo. Segundo Ortiz (1988:42), para se perceber como o panorama estava se alterando, basta lembrar que entre 1935 e 1949 tinham sido produzidos, em So Paulo, somente seis filmes. Com a criao das duas produtoras, entre 1951 e 1955 foram realizados 27 filmes em mdia, por ano.

Tanto o cinema como o rdio, em seu incio, foram populares. O cinema brasileiro, ao lo ngo de sua histria, tomou um rumo mais de elite, considerando a totalidade de seus filmes, embora ainda tenha alguma produo com aquelas caractersticas. J o rdio, exceo da fase de experimentos pioneiros, que exigiam aportes financeiros mais elevados, sempre foi popular, at pelas suas caractersticas e possibilidades tecnolgicas de menos custos. Na atualidade, devido a estas mesmas caractersticas, e segmentao tornada possvel pela sua evoluo tecnolgica, o veculo oferece programao para interesses de pblicos diversificados. De qualquer forma, os dois veculos, a seu modo, registraram a evoluo da sociedade brasileira. No caso do presente estudo, at o momento (como j foi citado, este trabalho parte de uma pesquisa em andamento), tendo-se por base as expectativas registradas, pode-se constatar que o cinema tem utilizado o rdio tanto para ambientar o contedo dos seus roteiros como para expressar os horizontes de expectativas em relao tecnologia radiofnica. Isto, na maioria das vezes, no de maneira explcita, mas na sutileza das histrias contadas, confirmando a tese de Sarlo (op.cit.:134) de que os desejos e as fantasias tecnolgicas so capazes de transbordar sobre a vida cotidiana.

Bibliografia
ALVETTI, C. e SCHNEIDER, C. (2005). Uma abordagem poltico-econmica da realizao cinematogrfica da ps-retomada no Brasil. Texto apresentado no 2 Colquio Brasil-Canad em Comunicaes. Montral, UQAM. CASTELLS. M. (2001). La galaxia internet. Barcelona, Editorial Gedisa. CUNHA, M. (2001). O valor de permanncia do rdio . Um estudo dos efeitos sob a Esttica da Recepo. Porto Alegre, Tese de Doutorado apresentada no PPG em Letras da PUCRS. FLICHY, P. (1993). Una historia de la comunicacin moderna. Espacio publico y vida privada. Mexico, G.Gili. HAUSSEN, D.F. (2005). O jovem tatarav: humor, rdio e imaginrio da Guerra no cinema brasileiro. Porto Alegre, PUCRS, CD dos Anais do VIII Seminrio Internacional de Comunicao. MOREIRA, S.V. (2000). O Rdio no Brasil. Rio de Janeiro, Mil Palavras. MORENO, A. (1994). Cinema Brasileiro. Histria e relaes com o Estado. Niteri, EDUFF e Gois, CEGRAF/UFG. MORIN, E. (1980). As estrelas. Mito e seduo no cinema. Rio de Janeiro, Jos Olympio. -------------- (1984). Cultura de massas no sculo XX. O esprito do tempo I. Neurose. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 6 ed. ORTIZ, R. (1988). A moderna tradio brasileira. Cultura brasileira e indstria cultural. So Paulo, Brasiliense. SARLO, B. (1997, 2 ed.). La imaginacin tcnica. Buenos Aires, Nueva Visin. SEVCENKO, N. (Org. 1999, 3 ed.). Histria da vida provada no Brasil. Repblica: da Belle poque Era do Rdio. So Paulo, Companhia das Letras.

Вам также может понравиться