Вы находитесь на странице: 1из 9

Produo cientfica nos Programas de Ps-Graduao em Comunicao: a temtica Brasil-Argentina (1991-2006)1 Doris Fagundes Haussen2

Resumo: A partir da dcada de 90 houve um grande aumento do nmero de Programas de Ps Graduao em Comunicao no Brasil de sete passaram para 28 na atualidade. Como conseqncia, tambm cresceu significativamente a produo de teses e dissertaes. Neste sentido, o presente artigo analisa os ltimos 15 anos desta produo, procurando identificar o interesse por temas referentes Comunicao no Brasil e na Argentina. Palavras-chave: Comunicao; Pesquisa; Teses e Dissertaes; Brasil-Argentina.

No Brasil, at 1991 existiam sete Programas de Ps-Graduao (PPG) em Comunicao: quatro em So Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Braslia e um em Salvador, na Bahia. Este nmero cresceu para 28 na atualidade, assim distribudos: na regio Sudeste: 18, distribudos entre So Paulo (11); Rio de Janeiro (4) e Minas Gerais (3). Na regio Sul, so seis, estando situados no Rio Grande do Sul (4), Paran (1) e Santa Catarina (1). Na regio Centro Oeste existem dois Programas, um em Braslia e outro em Gois, e na regio Nordeste h tambm dois Programas, um na Bahia e outro em Pernambuco. Do total dos 28 Programas de Ps Graduao em Comunicao, 14 possuem curso de Mestrado e 14 contam com Doutorado3 . Em relao s reas de concentrao (no total so 32), h uma diversidade de propostas, havendo maior nfase na questo das mdias. Quanto s linhas de pesquisa, a pesquisa realizada indicou 90, do total dos Programas. Os PPG (por distribuio geogrfica) e as respectivas reas de concentrao so as seguintes: Regio Sudeste:

1 2

Trabalho apresentado no I Colquio Brasil-Argentina de Cincias da Comunicao. Prof. Dr. do PPG em Comunicao Social da PUCRS. Jornalista pela Famecos/PUCRS, Mestre e Doutora pela ECA/USP em Cincias da Comunicao, com Ps-Doutorado na Universidade Autnoma de Barcelona. Autora do livro Rdio e Poltica: tempos de Vargas e Pern, organizadora das obras Sistemas de Comunicao e Identidades na Amrica Latina e Mdia, Imagem e Cultura, alm de coautora, com Mgda Cunha, de Rdio Brasileiro. Episdios e Personagens. 3 Da realizao desta pesquisa participou a Bolsista de Iniciao Cientfica/CNPq, Michele Bicca Rolim.

- USP Universidade de So Paulo: PPG em Cincias da Comunicao (M/D)4 , reas de concentrao em: Cincia da Informao e Documentao; Comunicao; Jornalismo; Relaes Pblicas, Propaganda e Turismo, e Comunicao e Esttica do Audiovisual. - UMESP Universidade Metodista de So Paulo: PPG em Comunicao Social (M/D), rea de concentrao em Processos Comunicacionais. - PUCSP Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo: PPG em Comunicao e Semitica (M/D), rea de concentrao em Signo e Significao das Mdias. - UNICAMP Universidade de Campinas: PPG em Multimeios (M/D), rea de concentrao em Multimeios. - UNIP Universidade Paulista: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Comunicao e Cultura Miditica. - FCL Faculdade Csper Lbero: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Comunicao na contemporaneidade. - FAM Universidade Anhembi-Morumbi: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Comunicao Empresarial. - ESPM/SP Escola Superior de Propaganda e Marketing de So Paulo: PPG em Comunicao e Prticas de Consumo (M), com rea de concentrao em Comunicao e prticas de consumo. - UNESP/BAU - Universidade Estadual Paulista de Baur: PPG em Comunicao (M),rea de concentrao Comunicao Miditica. - UNISO Universidade de Sorocaba: PPG em Comunicao e Cultura (M), rea de concentrao em Mdias. - UNIMAR Universidade de Marlia: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Mdia e Cultura. - UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro: PPG em Comunicao (M/D), rea de concentrao em Comunicao e Cultura. - UFF Universidade Federal Fluminense: PPG em Comunicao (M/D), rea de concentrao em Comunicao. - UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Comunicao Social.

A indicao M refere-se a Mestrado e D a Doutorado.

- PUCRJ Pontifica Universidade Catlica do Rio de Janeiro: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Comunicao Social. - UFMG Universidade Federal do Rio de Janeiro: PPG em Comunicao Social (M/D), rea de concentrao em Comunicao e Sociabilidade contempornea. - PUC/MG Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais: PPG em Comunicao Social (M), rea de concentrao em Integraes Miditicas. - UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora: PPG e Comunicao (M), com rea de concentrao em Comunicao e Sociedade. Regio Sul: - UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul: PPG em Comunicao e Informao (M/D), rea de concentrao em Comunicao e Informao. - PUCRS -= Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul: PPG em Comunicao Social (M/D), rea de concentrao em Comunicao, Cultura e Tecnologia. - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos: PPG em Cincias da Comunicao (M/D), rea de concentrao em Processos Miditicos. - UFSM Universidade Federal de Santa Maria: PPG em Comunicao (M), com rea de concentrao em Comunicao Miditica. - UTP Universidade Tuiut do Paran: PPG em Comunicao e Linguagens (M), rea de concentrao em Processos Comunicacionais. - UFSC Universidade Federal de Santa Catarina: PPG em Jornalismo e Mdia (M), rea de concentrao em Estudos de Jornalismo.

Regio Centro-Oeste: - UNB Universidade Nacional de Braslia: PPG em Comunicao (M/D), rea de concentrao em Comunicao e Sociedade. - UFG Universidade Federal de Gois: PPG em Comunicao (M), rea de concentrao em Comunicao, Cultura e Cidadania.

Regio Nordeste: - UFBA Universidade Federal da Bahia: PPG em Comunicao e Cultura contemporneas (M/D), rea de concentrao em Comunicao e Cultura Contemporneas.

- UFPE Universidade Federal de Pernambuco: PPG em Comunicao (M/D), com rea de concentrao em Comunicao.

Teses e Dissertaes

A produo relativa a teses e dissertaes produzidas pelos PPG, encontrada para esta pesquisa, foi de 30 trabalhos, sendo nove teses e 21 dissertaes. A pesquisa foi feita no site da CAPES, relativo a esta produo, e nos sites das Universidades que contam com Programas de Ps-Graduao em Comunicao5 . As palavras de busca foram: comunicao, teses, dissertaes, Brasil-Argentina, Mercosul, Amrica Latina, fronteiras e globalizao. A quantificao da produo cientfica encontrada na busca apontou os seguintes resultados: PPG da USP: 9 trabalhos6 ; da UMESP: 6; da PUCRS: 4; da UFRGS e da UFRJ: 3 cada um; da UNISINOS, 2 e da UNB, UFPE e UFF, um cada Programa. Em relao aos professores doutores que mais orientaram nesta linha esto: Anamaria Fadul (UMESP), 4 trabalhos; Maria Nazareth Ferreira (PROLAM/USP), 3; Jos Marques de Melo (UMESP), 2, e Doris Fagundes Haussen (PUCRS), 2. Sobre as temticas mais abordadas, a pesquisa indicou que foram as relativas ao jornalismo (12), ao Mercosul (11)7 , poltica, cultura e s fronteiras (4 cada uma), economia e aos grupos de mdia (3 cada), ao ensino (2), ao turismo, s novas tecnologias e sade, um trabalho cada. Em relao a trabalhos que indicam claramente a temtica Brasil-Argentina no ttulo, foram encontrados sete. Em relao aos trabalhos que abordaram especificamente temas referentes digitalizao foram encontrados trs: Comunicao, novas tecnologias e informacionalizao da poltica: o governo eletrnico no Mercosul, tese de 2006; Internet: impacto de uma nova mdia pginas e portais no Brasil e na Argentina, dissertao, de 2000, e Ensino de Jornalismo no Brasil e na Argentina e as novas tecnologias de Comunicao e Informao, dissertao de 1998.
5 6

Os endereos dos sites esto listados ao final do trabalho. No caso da USP, tambm foi includa a produo do PROLAM Programa de Integrao da Amrica Latina, que indicou quatro trabalhos. Na UFSM h um Mestrado em Integrao Latino-Americana que no foi includo por no fazer parte de um PPG em Comunicao. Em outras reas, como a Histria, por exemplo, h diversos trabalhos sobre Brasil e Argentina, mas no interessam a este trabalho que objetiva analisar apenas a produo dos PPG em Comunicao. 7 Os trabalhos relativos ao Mercosul foram produzidos, a maioria, entre os anos de 1999 e 2001, indicando o destaque dado ao tema naquele momento. H apenas um trabalho, de 2006, que j aborda a questo do governo eletrnico no Mercosul.

Sobre as mdias, especificamente, 10 trabalhos analisaram o jornal, seis a televiso, trs o rdio, trs a internet e um a revista. Os ttulos dos trabalhos, autores e PPG foram os seguintes: - Mdia e fronteira jornais locais em Uruguaiana-Libres e Livramento-Rivera, de Karla Maria Muller (Tese, UNISINOS, 2003); - A midiatizao da informao econmica sobre os Estados Unidos e a Amrica Latina no Telejornal Economia y Finanzas da CNN en Espaol, de Delia Maria Dutra da Silveira Margalet (Dissertao, UNISINOS, 2006); - Comunicao e cultura: sementes hbridas em campos cercados na fronteira BrasilArgentina, de Roberta Brandalise (Dissertao, USP, 2006); - Rdio e poltica: tempos de Vargas e Pern, de Doris Fagundes Haussen (Tese, USP, 1993); - Cosmopolitismo e Indstria Cultural: a revista Sur e a consolidao da cultura de massa na sociedade argentina, de Adriana Carvalho Novaes (Dissertao, USP, 2002); - Implantao de uma TV transnacional para intercmbio cultural sul-americano, de Maria Rosrio Aparecida Orquiza (Dissertao, USP, 2000); - O Mercosul: anlise crtica de cobertura jornalstica na imprensa argentina e brasileira, de Dina Estella Thrascher (Dissertao, PROLAM/USP, 1998); - Mercosul: alm da problemtica comercial, de Mnica Yukie Kuwahara (Dissertao, PROLAM/USP, 1999); - Um retrato do Mercosul (via Gazeta Mercantil Latino-americana), de Andria dos Santos Rodrigues (Dissertao, PROLAM/USP, 2000); - Internet: impacto de uma nova mdia pginas e portais no Brasil e na Argentina, de Jorge Marcelo, Crdova Jarufe (Dissertao, PROLAM/USP, 2000); - San Martn de los Andes: uma percepo dos impactos ocasionados pela atividade turstica, de Marcelo Daniel Malinauskas (Dissertao, USP, 2000); - O papel da mdia impressa brasileira no processo de integrao latino-americana. Um estudo do comportamento editorial de grandes peridicos nacionais, de Francisco Cludio Corra Meyer SantAnna (Dissertao, UNB, 2001); - Mdia impressa e Mercosul: as dimenses econmicas e ideolgicas do discurso jornalstico, de Raquel Rodrigues (Dissertao, UFPE, 2001); - Indstria do Audiovisual e o discurso de construo do Mercosul, de Maria Elisa da Cunha Bustamante (Tese, UFRJ, 2000);

- Rdio e construo de mentalidades testemunha ocular da Guerra Psicolgica na Amrica Latina, de Joo Batista de Abreu Jnior (Tese, UFRJ, 2004); - Cultura transnacional e a televiso fechada na sociedade contempornea, de Luiza Barbosa da Cruz (Tese, UFRJ, 2005); - Comunicao, novas tecnologias e informacionalizao da poltica: o governo eletrnico no Mercosul, de Jos Antnio Martinuzzo (tese, UFF, 2006); - Ensino de Jornalismo no Brasil e na Argentina e as novas tecnologias de Comunicao e Informao, de Jos Antnio Bonfilho Delfes Zulian (Dissertao, UFRGS, 1998); - O Mercosul selecionado: a Gazeta Mercantil Latino-Americana e o processo de consolidao do Mercado Comum do Sul, de Rosane Torres da Silva (Dissertao, UFRGS, 2001); - A construo do Mercosul no jornalismo online: anlise de contedo dos jornais Folha de So Paulo e La Nacin, de Delorgel Valdir Kaiser (Dissertao, UFRGS, 1999); - Relaes Pblicas internacionais: o caminho das organizaes brasileiras na internet, de Vagner de Carvalho Silva (Dissertao, PUCRS, 2005); - Mercosul em pauta: o poder e o fait divers no telejornalismo brasileiro, de Fbio Souza da Cruz (Dissertao, PUCRS, 2000); - Comunicao globalizada na Amrica Latina: o caso do Grupo Dirios Amrica (GDA), de Marcos Emlio Santurio (Dissertao, PUCRS, 2004); - As polticas de TV a Cabo: um estudo comparado entre Argentina e Brasil, de Hlio Afonso Etges (Dissertao, PUCRS, 1996); - Polticas de Comunicao no Mercosul. Do nacional ao mega-regional, de Juara Brittes (Dissertao, UMESP, 1997); - Clarn: de coadjuvante a lder. A trajetria do jornal que se transformou no maior grupo de multimdia da Argentina e segundo no mundo hispnico, de Helton Ricardo Barreto (Dissertao, UMESP, 1999); - O rdio de fronteira e o Mercosul, de Vera Lcia Raddatz (Dissertao, UMESP, 2000); - Internacionalizao dos Grupos Miditicos na Amrica Latina, de Rosane Innig Zimmermann (Dissertao, UMESP, 2000); - Escola Latino-Americana de Comunicao: o legado dos pesquisadores, de Maria Cristina Gobbi (Tese, UMESP, 2002);

- Proyecto Comsalud para Amrica Latina: uma anlise crtica, de Elizabeth Castro de Oliveira (Tese, UMESP, 2002).

Algumas consideraes

O panorama das teses e dissertaes apresentadas nos PPG em Comunicao do Brasil nos ltimos 15 anos leva a uma srie de reflexes. Em primeiro lugar, que o tema Brasil-Argentina no desperta muita ateno. Outro dado interessante o que se refere temtica sobre os processos de digitalizao da comunicao: apenas trs trabalhos dedicam-se ao assunto, no que se refere aos dois pases. Pela atualidade da questo, seria de se esperar mais trabalhos nos ltimos anos. No entanto, dos trs detectados, apenas um de 2006, os outros dois so de 2000 e 1998, respectivamente. A temtica dos trs trabalhos refere-se poltica, cultura e ao ensino de jornalismo nos dois pases. Por outro lado, destaca-se o interesse por estudos relativos ao jornalismo (quase 50% da amostra). Do total de 12 teses e dissertaes com esta temtica, sete trabalhos dedicam-se a analisar os diversos tipos de construo de discursos sobre o Mercosul; dois sobre o jornalismo de fronteiras, um sobre o comportamento editorial, um sobre informao econmica e outro sobre o ensino de jornalismo. O que aponta para reflexes sobre como a mdia analisa o pas vizinho, principalmente temas referentes ao tratado do Mercosul que, em ltima anlise, aborda questes econmicas e polticas8 . Sobre os professores que mais tm orientado trabalhos relativos ao Brasil e Argentina, dois so da UMESP, uma da PUCRS e a outra da USP do programa especfico sobre a Amrica Latina. Os demais orientaram apenas um trabalho nesta linha. De maneira geral, pode-se dizer, portanto, que a temtica Brasil-Argentina no prioritria nos PPG em Comunicao no Brasil. Os trabalhos apresentados parecem indicar mais um interesse particular do aluno, ou de alguns orientadores, do que especificamente uma diretriz de determinado Programa de Ps-Graduao. interessante, tambm, destacar que do total, apenas trs trabalhos dedicam-se a estudar as estratgias dos grupos de mdia nos dois pases, confirmando, assim o que
8

Na pesquisa realizada pela autora sobre a presena da temtica relativa ao Mercosul e Unio Europia nos programas de rdio em Porto Alegre e Barcelona ficou evidente a presena dos contedos econmicos em detrimento dos culturais, por exemplo. Ver Haussen, D. F. O rdio no Mercosul e na Unio Europia. Os casos de Porto Alegre e Barcelona. In ICS, Comunicao e Sociedade. As Cincias da Comunicao no Espao Lusfono. Universidade do Minho, Portugal, 2001.

Garcia-Canclni (2002:55) j detectara sobre o pouco nmero de estudos crticos latinoamericanos relativos indstria da cultura. Para o autor, contamos apenas com trs ou quatro economistas da cultura que estudam a articulao dos negcios globalizados com a produo simblica. Referindo-se Reunio de Cpula da Alca, ocorrida em 2005, ele destacava que salvo que se reoriente a ao das universidades e dos governos, chegaremos com muito pouca informao sobre a potencialidade de nossos recursos culturais e comunicacionais (idem:56). Um fato que poderia ser evitado se houvesse mais ateno por parte dos pesquisadores latino-americanos frente sua prpria realidade. Tendo-se em vista o contexto apontado por este panorama, interessante refletir que, numa perspectiva cultural, a educao a base que permite repensar criticamente a realidade, idealizar novos projetos coletivos e aprender a viver em um mundo multicultural (Hopenhayn, 2003:315). Nesta perspectiva, Brasil e Argentina so ricos em possibilidades de explorao de seus projetos comunicacionais, com suas diversidades e semelhanas. Neste sentido, as constataes apontadas sobre a produo cientfica nos PPG em Comunicao brasileiros, ressaltam a importncia deste I Colquio Brasil-Argentina de Comunicao como um espao especial para a reflexo sobre uma gama expressiva de contedos relativos a dois pases to prximos e participantes de um contexto com tantas similaridades e desafios.

Referncias bibliogrficas
GARCIA-CANCLNI, N. Latinoamericanos buscando lugar en este siglo. Buenos Aires, Paids, 2002. HAUSSEN, D.F. O rdio no Mercosul e na Unio Europia. Os casos de Porto Alegre e de Barcelona. In ICS Comunicao e Sociedade. As Cincias da Comunicao no Espao Lusfono 2. Universidade do Minho, Portugal, 2001, p:163-180. HOPENHAYN, M. Educao e Cultura na Ibero-Amrica: situao, cruzamentos e perspectivas. In GARCIA-CANCLNI, N. Culturas da Ibero-Amrica. Diagnsticos e propostas para o desenvolvimento. So Paulo, Moderna, 2003.

Sites consultados

www.capes.gov.br www.pucrs.br

www.ufrgs.br www.unisinos.br www.jornalismo.ufsc.br www.uff.br www.ufrj.br www.poscom.ufba.br www.prppg.ufg.br www.mestradofacom.ufjf.br www.ppgcomufpe.com.br www.eco.ufrj.br www.uerj.br www.puco-rio.br www.coralxufsm.br www.faac.unesp.br www.facasper.com.br www.unip.br www.fafich.ufmg.br www.fca.pucminas.br www.iar.unicamp.br

Вам также может понравиться