Вы находитесь на странице: 1из 2

Agncia FAPESP - Programa de computador mimetiza evolu...

http://agencia.fapesp.br/16041.html

16/08/2012 Especiais

Programa de computador mimetiza evoluo humana


Por Karina Toledo Agncia FAPESP rvores de Deciso so ferramentas computacionais que conferem s mquinas a capacidade de fazer previses com base na anlise de dados histricos. A tcnica pode, por exemplo, auxiliar o diagnstico mdico ou a anlise de risco de aplicaes financeiras. Mas, para ter a melhor previso, necessrio o melhor programa gerador de rvores de Deciso. Para alcanar esse objetivo, pesquisadores do Instituto de Cincias Matemticas e de Computao (ICMC) da Universidade de So Paulo (USP), em So Carlos, se inspiraram na teoria evolucionista de Charles Darwin.

Desenvolvemos um algoritmo evolutivo, ou seja, que mimetiza o processo de evoluo humana para gerar solues, disse Rodrigo Coelho Barros, doutorando do Laboratrio de Computao Bioinspirada (BioCom) do ICMC e bolsista da FAPESP. A computao evolutiva, explicou Barros, uma das vrias tcnicas bioinspiradas, ou seja, que buscam na natureza solues para problemas computacionais. notvel como a natureza encontra solues para problemas extremamente complicados. No h dvidas de que precisamos aprender com ela, disse Barros. Segundo Barros, o software desenvolvido em seu doutorado capaz de criar automaticamente programas geradores de rvores de Deciso. Para isso, faz cruzamentos aleatrios entre os cdigos de programas j existentes gerando filhos.

Software desenvolvido na USP de So Carlos cria e seleciona programas geradores de rvores de Deciso, ferramentas capazes de fazer previses. Pesquisa foi premiada nos Estados Unidos, no maior evento de computao evolutiva (Wikimedia)

Esses filhos podem eventualmente sofrer mutaes e evoluir. Aps um tempo, esperado que os programas de gerao de rvores de Deciso evoludos sejam cada vez melhores e nosso algoritmo seleciona o melhor de todos, afirmou Barros. Mas enquanto o processo de seleo natural na espcie humana leva centenas ou at milhares de anos, na computao dura apenas algumas horas, dependendo do problema a ser resolvido. Estabelecemos cem geraes como limite do processo evolutivo, contou Barros. Inteligncia artificial Em Cincia da Computao, denominada heurstica a capacidade de um sistema fazer inovaes e desenvolver tcnicas para alcanar um determinado fim. O software desenvolvido por Barros se insere na rea de hiper-heursticas, tpico recente na rea de computao evolutiva que tem como objetivo a gerao automtica de heursticas personalizadas para uma determinada aplicao ou conjunto de aplicaes. um passo preliminar em direo ao grande objetivo da inteligncia artificial: o de criar mquinas capazes de desenvolver solues para problemas sem que sejam explicitamente programadas para tal, detalhou Barros. O trabalho deu origem ao artigo A Hyper-Heuristic Evolutionary Algorithm for Automatically Designing Decision-Tree Algorithms, premiado em trs categorias na Genetic and Evolutionary Computation Conference

1 de 2

16-08-2012 10:38

Agncia FAPESP - Programa de computador mimetiza evolu...

http://agencia.fapesp.br/16041.html

(GECCO), maior evento da rea de computao evolutiva do mundo, realizado em julho na Filadlfia, Estados Unidos. Alm de Barros, tambm so autores do artigo os professores Andr Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, orientador da pesquisa no ICMC, Mrcio Porto Basgalupp, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), e Alex Freitas, da University of Kent, no Reino Unido, que assumiu a co-orientao. Os autores foram convidados a submeter o artigo para a revista Evolutionary Computation Journal, publicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O trabalho ainda passar por reviso, mas, como foi submetido a convite, tem grande chance de ser aceito, disse Barros. A pesquisa, que deve ser concluda somente em 2013, tambm deu origem a um artigo publicado a convite no Journal of the Brazilian Computer Society, aps ser eleito como melhor trabalho no Encontro Nacional de Inteligncia Artificial de 2011. Outro artigo, apresentado na 11 International Conference on Intelligent Systems Design and Applications, realizada na Espanha em 2011, rendeu convite para publicao na revista Neurocomputing.

2 de 2

16-08-2012 10:38

Вам также может понравиться