Вы находитесь на странице: 1из 2

30 Dicas de Direito Administrativo para a 1 fase da OAB Professor Leandro Velloso O professor LEANDRO VELLOSO destaca, a seguir, pontos

importantes a serem revisados para a prova da 1 fase do Exame da OAB, referentes disciplina de Direito Administrativo:

1. As estatais de direito privado no podem falir e seus bens so penhorveis em regra; 2. Os bens pblicos so considerados bens alodiais, ou seja, bens com domnio pblico; 3. O tombamento consiste numa restrio propriedade para a proteo do bem em razo de valores de interesse pblico. 4. O prego a modalidade licitatria exclusiva para a aquisio de bens e servios comuns de qualquer natureza e valor, sendo defeso para locao e servios de engenharia em regra. 5. Os contratos administrativos so aqueles ajustes bilaterais de direito pblico realizados pela administrao pblica de direito pblico ou privado; 6. A Administrao Pblica em sentido objetivo consagra-se pela funo administrativa, enquanto o sentido subjetivo realiza-se pela organizao administrativa; 7. A Lei 12.349/10 acrescentou o Princpio Promoo do Desenvolvimento Nacional art. 3 caput da Lei 8666/93. 8. O Controle do Poder Legislativo na Administrao Pblica realizado pelo Congresso Nacional auxiliado pelo TCU. 9. No cabe Mandado de Segurana contra atos de gesto empresarial de empresa pblica e sociedade de economia mista; 10. So atributos do Ato Administrativo: DICA: LEITE: ( Legitimidade, Exigibilidade, Imperatividade, Tipicidade e Executoriedade); 11. A caducidade de ato administrativo se d pela existncia de uma nova lei. 12. A autotutela consagra a revogao e anulao de atos administrativos. 13. O Poder de Polcia consiste na prerrogativa estatal de restrio de Direitos do cidado a favor da coletividade; 14. Motivao indispensvel para a existncia, eficcia e validade de atos administrativos discricionrios; 15. Servidor Pblico Federal ocupa cargo pblico efetivo e possui 24 meses de estgio probatrio nos termos da Lei 8112/90. 16. A Smula 343 do STJ obriga a presena de advogado em todas as fases do processo disciplinar. 17. O STF atravs da ADC n 16 julgada em 2010, consagra a constitucionalidade da irresponsabilidade da Administrao Pblica relativo aos encargos trabalhistas oriundos de contratos administrativos de prestao de servio.

18. A Sumula 13 Vinculante do STF que veda o nepotismo no atinge a atividade poltica. 19. Improbidade Administrativa ato ilcito civil independente da sano penal aplicvel ao agente pblico. 20. Permisso de Servio Pblico ato unilateral, contrato de adeso, discricionrio, precrio, com licitao. art. 40 da Lei 8987/95. 21. Os consrcios pblicos geram uma associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado. 22. As parcerias pblico-privadas so concesses especiais de servio pblico e obra pblica com repartio objetiva dos riscos da atividade; 23. Os convnios so ajustes de repasse de recursos pblicos a entidades de direito pblico ou de direito privado sem fins lucrativos para o desenvolvimento de um programa de governo. 24. A legitimao da posse de bem pblico a particupares para fins de moradia no geram usucapio; 25. O regime diferenciado de contratao direcionado a Copa do Mundo de 2014 e Olimpadas de 2016. 26. O Poder de Polcia se consagra pela limitao individual ou coletiva do administrado. 27. As terras devolutas so indisponveis da Unio ou dos Estados-Membros; 28. A consulta licitatria exclusiva modalidade da Anatel para aquisio de bens e servios no comuns. 29. O regime privado de licitaes e contratos das estatais de direito privado so em regra constitucionais; 30. O ato administrativo deve ser sempre motivado.

Вам также может понравиться