Вы находитесь на странице: 1из 2

(I Encontro Catarinense do PIBID: O fortalecimento da iniciao docncia na educao bsica)

Aplicao dos conhecimentos de qumica na instalao de uma estao piloto de tratamento de gua industrial por alunos do ensino mdio.
Clio Joo Vieira
1 2

1,2

(ID), Mrcio M. Gaspar

1,2

(ID), Mauro Scharf

1,2*

(CO) e Cristina E. Silva

2,3

(SU).

Departamento de Qumica, Fundao Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC. Programa PIBID, Fundao Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC. 3 Escola Estadual de Educao Bsica Padre Jos Maurcio, Blumenau, SC. Palavras Chave: Aprendizagem, Tratamento de gua, Qumica, Licenciatura.

Introduo
Quando se fala de tratamento de gua para fins industriais, deve-se levar em considerao o impacto ambiental que pode advir da captao destas at as indstrias, afim de que possam ser aplicadas na produo de seus artigos, bem como o descarte aps o uso. Este projeto est sendo realizado pelos alunos das primeiras, segundas e terceiras sries do ensino mdio, enfatizando o princpio da contextualizao, em que o aluno deixa de ser mero expectador passivo para ser um agente transformador. A partir da aprovao dos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (BRASIL, 2002), o Ministrio da Educao vem realizando um grande esforo para transformar nosso sistema educacional, baseado no domnio de competncias bsicas e no no acmulo de informaes, propondo um currculo que tenha vnculos com os diversos segmentos de vida dos alunos, e preparando-os para a vida adulta com mais segurana. De acordo com a Lei de Diretrizes Bases da Educao Lei 9.394/96, a proposta para o ensino mdio a formao geral em oposio formao especfica, o desenvolvimento da capacidade de pesquisar, buscar informaes e analis-las e selecion-las, ao invs do simples exerccio de memorizao. Assim, o ensino deve promover a ponte entre a teoria e a prtica. Segundo Piaget (1988, p.17), compreender inventar ou reconstruir, e ser preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, moldar indivduos capazes de produzir ou de criar, e no apenas de repetir. Desta forma, elaboramos um projeto voltado para a formao do aluno, tendo como alvo principal a aquisio de conhecimentos bsicos de qumica, a sua preparao cientfica e a capacidade de utilizar diferentes tecnologias relativas sua rea de atuao, relacionando a teoria com a prtica, no ensino da disciplina de Qumica. Este projeto no trata simplesmente da ligao artificial entre o conhecimento qumico e o cotidiano, mas sim da busca do conhecimento necessrio para entender as situaes reais e procurar solucionlas, levando em considerao a vivncia

individual dos alunos, seus conhecimentos adquiridos na escola, suas histrias pessoais, tradies culturais e fatos relacionados ao seu cotidiano. A interao com o mundo cientfico e tecnolgico faz com que o aluno se habilite a ser um agente transformador da sociedade. Preconizando o principio da contextualizao, foi construda uma maquete com material reciclado de uma estao de tratamento de guas industriais e explorado os princpios do seu funcionamento no ensino de contedos de qumica, considerando que o Vale do Itaja h um grande nmero de indstrias, principalmente txteis, que tratam sua prpria gua para uso na produo.

Resultados e Discusso
A gua in natura, nunca pura. Mesmo quando ela proveniente de uma precipitao pluviomtrica, contm slidos dissolvidos e suspensos e alguns gases dissolvidos. A gua de rios e riachos possui tambm essas e outras caractersticas, que precisam ser eliminadas atravs de um processo de tratamento qumico, para que possam ser empregadas nos processos industriais. Na implementao do projeto, o terceiro ano ficou responsvel pela montagem do prottipo da estao de tratamento no laboratrio. Durante a montagem, houve a interao dos mesmos com os produtos reciclveis de polietileno e outros materiais orgnicos empregados. O segundo ano ficou encarregado de acompanhar durante o processo todas as variaes de pH (entrada, processo e sada) , as velocidades das reaes e os clculos das concentraes das solues empregadas. J o primeiro ano ficou responsvel de verificar a caracterstica da mistura da gua bruta (homognea/heterognea), a estequiometria das reaes e identificar os elementos qumicos quanto a sua localizao na tabela peridica e ligaes qumicas na formao dos compostos. O Prottipo da estao foi montado e alimentado por gua suja preparada num reservatrio em um nvel superior. Na primeira etapa, a gua suja recebeu a dosagem de sulfato de alumnio, cido ou lcali conforme potencial hidrogeninico (pH) da mistura. Em seguida a gua com os produtos
Florianpolis, 29 e 30 de outubro de 2012

(I Encontro Catarinense do PIBID: O fortalecimento da iniciao docncia na educao bsica)

adicionados permaneceram por um breve perodo em repouso para que se processasse a floculao, para o posterior encaminhamento para a decantao. Aps a decantao, a gua foi encaminhada para o filtro, para eliminar os slidos suspensos que no decantaram. Finalmente foi feita a desinfeco e acerto do pH para a armazenagem e utilizao da mesma. (LEME, 1979; NETTO, 1977) Todas estas etapas foram trabalhadas e discutidas com os alunos, apresentando-se os reagentes utilizados, os contedos e as reaes qumicas envolvidas em cada tratamento.

LEME, Francisco Paes, Teoria e Tcnicas de Tratamento de gua, So Paulo, CETESB, 1979, 424 p.ilust. NETTO, Jos M. de Azevedo e outros, Tcnica de Abastecimento e Tratamento de gua, 2. Ed, So Paulo, CETESB, 1977, Vol. 2. PIAGET, J. Para Onde Vai a Educao? Rio de Janeiro: Jos Olympo, 9 edio, 1988.

Concluses
Com este trabalho pretendeu-se capacitar o aluno para correlacionar a teoria com a prtica, oferecendo uma situao problema onde o aluno passa a ser agente ativo nas discusses e formao de novas idias, buscando o rompimento com a lgica estrutural conteudista que costumam seguir os livros didticos. Buscouse aqui atender as orientaes inseridas no PCN+, baseadas no estudo das transformaes qumicas, onde atravs de temas estruturados permitem o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos de forma articulada em torno de um eixo central com objetos de estudo, conceitos, linguagens, habilidades e procedimentos prprios. A construo e o funcionamento da estao de tratamento permitiram e permitiro abordar os conceitos qumicos tericos e prticos com o contedo das disciplinas, nos respectivos anos do ensino mdio como: primeiro ano: mistura homognea e heterognea (gua bruta); processos de separao (floculao e decantao); tomos e molculas (frmula dos compostos, reaes envolvidas e estequiometria); tabela peridica (elementos qumicos); segundo ano: concentrao (preparo de solues, oxirreduo); cintica qumica (tempo das reaes); equilbrio qumico; e terceiro ano: a qumica orgnica e o meio ambiente (petrleo como fonte de matria prima, materiais reciclveis, matria orgnica etc). Verifica-se que os contedos de qumicas abordados at ao momento com os alunos dos trs anos do ensino mdio esto sendo assimilados pelos mesmos com mais facilidade, aps a utilizao da presente estratgia pedaggica.

Agradecimentos
CAPES, FURB, Secretaria de Estado da Educao/SC e EEE Bsica Padre Jos Maurcio. ____________________
BRASIL, Secretaria de Educao Mdia e Tecnologica.PCN+: Ensino Mdio: Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Cincias da natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC/SEMTEC, 2002. 25a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica - SBQ 2

Вам также может понравиться