Вы находитесь на странице: 1из 14

Adaptao no berrio Estimulao para bebs

Posted on sexta- feira, 15 de outubro de 2010 | 0 comentri os

Atravs de brincadeiras com fantoches, objetos sonoros como chocalhos e sinos as educadoras dos berrios I e II estimulam a percepo visual, ttil e auditiva dos bebs, de modo que desenvolvam a coordenao motora global, que possibilita o controle do beb sobre o prprio corpo;e os estmulos a ateno e concentrao. Os pais tambem podem proceder com a estimulao em suas casas, cantando msicas nas horas do banho e da troca de fraldas e atravs de brinquedos ou outros objetos sonoros.

estimulao

Adaptao ao berrio
Inauguramos este espao para os papais, mames e visitantes estarem por dentro dos cuidados desenvolvidos nos Berrios.

A vinda da criana para o Berrio deve ser preparada, a separao, apesar de necessria, um processo doloroso tanto para a criana quanto para a me, mas superada em relativamente pouco tempo.
Devem-se procurar evitar grandes alteraes durante esse perodo de adaptao: mudana de residncia; retirada da chupeta ou das fraldas; mudana das moblias do quarto da criana. O fato da criana chorar na hora da separao frequente e nem sempre significa que ela no queira ficar na escola. A ausncia do choro no significa que a criana no sinta a separao. No necessrio encarar esse fato com ansiedade, pode at ser um bom sinal. Sempre que possvel, benfico que seja a me a entregar a criana educadora, colocando-a no cho e incentivando-a a ficar na Instituio. No recomendvel deixar a educadora com o encargo de retirar a criana do colo da me.Nunca saia escondida do seu filho. Despea-se naturalmente. A sala do Berrio um espao que deve ser respeitado e a sua presena nela, alm de dificultar a compreenso da separao, far com que as outras crianas reclamem a presena das respectivas mes. importante ressaltar que a equipe do Berrio trabalha com crianas em grupo, procurando distribuir a sua ateno pelos diferentes bebs. Se os pais confiarem na Instituio e nos seus trabalhadores, sentiro segurana no momento da separao e, esse sentimento, ser transmitido ao beb, que suportar melhor a nova situao. O perodo de adaptao varia de criana para criana, nico e dever ser respeitado. Podero ocorrer algumas regresses de comportamento durante o perodo de adaptao, assim como alguns sintomas psicossomticos (febre, vmitos). Nesta fase, comum verificar-se, por parte do beb, uma ambivalncia de sentimentos: o desejo de autonomia e a sua necessidade de proteo ocorrem simultaneamente. (Fonte: Raquel Martins "Educacaodeinfancia.com")

Projeto Adaptao Berrio 2

Projeto: Adaptao: colinho, carinho e muita diverso


Professora: Deisi V. Fernandes
Justificativa: Com o novo ano letivo que comea, d-se incio a readaptao dos alunos que j frequentavam a escola e tambm a adaptao dos alunos novos. So muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse perodo o mais agradvel possvel, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicao, amor, carinho e pacincia por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que adaptao e como se d esse perodo de tantos desafios. Marcado por encontros e desencontros, a adaptao escolar o momento em que a criana e seus familiares passam a criar com a escola relaes afetivas destinadas a favorecer a construo de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens. (Luciana Wolker da Silva) Como adaptao e separao caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim importante que este perodo se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos. (Luciana Wolker da Silva)

Nesse sentido, consideramos importantssima a parceria e a interao famlia/ escola para que haja a construo de laos saudveis favorveis a troca de vivncias e ao pleno desenvolvimento da criana, sendo ela o principal sujeito da adaptao. Sabemos que a confiana e a segurana dos pais vo sendo construdas medida em que vo conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse perodo seja de muita parceria, compreenso, carinho e confiana. Objetivos 1 Objetivos de ensino Promover espaos/situaes para que a criana possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral; Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criana, possibilitando um pleno desenvolvimento fsico, emocional e social; Proporcionar atividades variadas realizando uma observao dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnsticos de cada aluno; Promover o desenvolvimento de vnculos afetivos. 2 Objetivos de aprendizagem Estabelecer vnculos afetivos e de troca com adultos e crianas, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicao; Desenvolver a autonomia durante as refeies e na escolha dos brinquedos que lhe agradam; Interessar-se por leitura de histrias; Apresentar procedimentos de contato com os livros; Descobrir o mundo sonoro sua volta e valoriz-lo; Desenvolver a linguagem oral e corporal; Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espao (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.); Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenao motora; Familiarizar-se com a imagem do prprio corpo; Experimentar situaes de interao com a msica, canes e movimentos corporais; Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.); Estimular a emisso de sons, balbucios e palavras cantando msicas, imitando os personagens das histrias, etc.; Desenvolver a percepo visual e auditiva; Desenvolver a motricidade fina e ampla; Promover a integrao famlia e escola; Explorar materiais de formas geomtricas (materiais de espuma e tapete das formas geomtricas); Conhecer a escola, seus espaos, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro. Contedos 1 Scio Afetivo

Integrao, socializao Comunicao Afetividade (vnculo) Auto-estima Autonomia

2 Msica Canes variadas 3 Movimento Equilbrio e coordenao: - Arrastar-se - Engatinhar - Andar - Rolar - Correr - Saltar 4 Artes Visuais Explorao e manipulao de materiais: giz de quadro, canetes, tintas, etc. Explorao de diferentes suportes grficos: papel, papelo, jornal, revistas, parede, cho, etc. 5 Linguagem oral e escrita Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos. Narrao de histrias; Estimulao da fala, sons e balbucios. 6. Natureza e sociedade Conhecimento do corpo. Manuseio de sucatas. 7. Matemtica Conhecer e explorar as formas geomtricas. Procedimentos/ Atividades Histrias narradas. Teatros de fantoches e dedoches. Manuseio de livros, revistas, encartes, etc. Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, bales, pega-pega, etc. Msicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc. CD de msicas de vrios ritmos. DVD musical. Passeios pelas dependncias da escola: saguo, ptios, salas de aula, etc. Brinquedoteca e sala de leitura; Atividades com tintas, pincel atmico, giz,etc. Manuseio e rasgadura de papis de diversas texturas. Atividades de corpo e movimento, equilbrio e coordenao. Modelagem de argila e massinha de modelar caseira. Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geomtricas e tnel).

Culinrias. Piquenique. Brincar com fantasias. Cronograma de Atividades Planilha I Atividades semanais:

Avaliao Avaliao do aluno: Ser realizada de forma contnua e sistemtica durante todo o desenvolvimento do projeto, atravs de observaes e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criana. Ser feita uma avaliao da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que far parte do relatrio avaliativo do semestre.

Alguns momentos da readaptao

Alguns chorinhos...

Muitos colinhos...

Um consolo no balano...

Um soninho na rede...

O amigo pirulito...

Oba!!!!!! Brincadeiras!!!!!!

Opa!!!!!! Essa eu conheo!!!!!!

ADAPTAO NO BERRIO I
As professoras do Berrio I proporcionaram atividades s quais proporcionaram o desenvolvimento das reas scio-afetivas das crianas, bem como, rea motora e de socializao.

As crianas danaram, brincaram, exploraram novos ambientes, sentiram novas sensaes, vivenciaram novas experincias....

Mesmo passando por momentos de saudade da famlia, as crianas sentiram o calor acolhedor das professoras e receberam toda a ateno e carinho que merecem...

Foi uma semana valiozima para a socializao entre crianas e professoras...

O perodo conhecido como de adaptao da criana ao berrio de suma importncia na sua vida e merece mame, quanto do beb. O relacionamento de ambos muito forte desde os primeiros anos de vida at o ingresso no Berrio, portanto, a segurana e a confiana da me exerce grande influncia nas novas relaes e sentimentos do beb. todo o nosso cuidado. Ficar bem no berrio, sem chorar, envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos tanto da

importante que a me tenha confiana na Escola e conte com o apoio da Equipe que lhe dar as condies necessrias para que o beb se sinta seguro permanecendo assim, por um certo perodo do dia afastado de sua me.

Sugerimos destinar dois ou trs dias para que a mame possa participar dos cuidados e da adaptao de seu beb, desta forma poder observar a organizao, a rotina e como as outras crianas so tratadas pela equipe do Berrio. Desta forma, tanto beb, quanto a mame iro sentir-se seguros no novo ambiente, estabelecendo relaes de confiana com as pessoas com quem tero convvio.

Esta adaptao feita de forma gradativa nos seguintes horrios: 1 2 dia: dia: O O beb beb e e a a mame mame ficam ficam 2 3 horas horas

3 dia: O beb e a mame completam o horrio (Perodo que foi escolhido)

Observao dependendo

1:

Estes da

horrios

podero

ser do

flexveis beb.

resposta

Observao 2: O perodo de adaptao importante, pois neste momento a me e beb iro vivenciar e observar toda a rotina do berrio, resultando em confiana, segurana e tranqilidade

- Berrio/Creche Berrio - O prazer da descoberta C aracterizao do grupo O Berrio composto por crianas com idades compreendidas entre os 4 e os 18 meses. Estonuma fase em que a sua principal actividade observar tudo o que as rodeiam.No que diz respeito alimentao um grupo heterogneo, umas crianas mamam, outrasbebem leite artificial e outras j comem sopa, fruta e papas).Tambm um grupo heterogneo nas suas competncias, ou seja, algumas crianas j sesentam, outras ainda necessitam de apoio para estarem sentadas, outras gatinham e outras jandam. O grupo demonstra grande interesse no exerccio das suas capacidades vocais o que severifica atravs da diversidade de vocalizaes e sons que produzem. Nesta idade a boca no apenas uma forma de obter alimento, mas a primeira forma de conhecer o mundo que arodeia, assim na manipulao dos objectos que lhes so dados, agarram-nos metendo-os naboca. So crianas muito receptivas ao adulto, gostam muito de ateno, ou seja, conversa,sorrisos, colo e uma grande afectividade. Projecto pedaggico O prazer da descoberta O Berrio um estgio essencial para o estabelecimento dos alicerces mais adequados eequilibrados numa vida que se inicia, e que se quer bem sucedida. aqui, que a criana vai tercontacto com os mais variados objectos comeando a distinguir as formas, as cores, os cheirose a descobrir e desenvolver novas sensaes e emoes. Cabe ao adulto o papel importante deproporcionar criana todos os meios para que esta possa explorar e desenvolver as suaspotencialidades. Objectivos 1. Promover a relao humana nas rotinas dirias;2. Estimular a interaco adulto- criana;3.

Activar unidade olho- mo boca; coordenao culo manual;4. Promover o equilbrio;5. Estimular o sentido tacto/viso com materiais de diferentes texturas;6. Diversificar os objectos para a criana poder ter experincias mais variadas;7. Promover o conhecimento do que exterior ao seu corpo;8. Promover a estimulao auditiva, visual procedendo a eventuais despistes;9. Promover o conhecimento do seu prprio corpo;10. Estimular o ouvido para aprendizagem de sons graves e agudos, suaves efortes;11. Promover a interaco musical criana/adulto;12. Proporcionar experincias de escuta musical de aquisio e explorao dovocabulrio musical;13. Estimular o desenvolvimento da linguagem oral

Вам также может понравиться