Вы находитесь на странице: 1из 8

MetaconscinciA

VOLUME

II

N 7

30 DE NOVEMBRO 2011

Por: Cesar S. Machado

Bibliografia das EFCs


Minerando Dados no Projeciologia
estudo a respeito da EFCs - Experincias Fora do Corpo - relativamente recente. At bem pouco tempo atrs, o assunto era muito pouco divulgado e conhecido. Assim, muita coisa ainda est por ser feita, tal como a sistematizao da histria do estudo e das prticas sobre essas experincias. Neste artigo, exploramos o assunto por meio de anlise da bibliografia mundial sobre EFCs. Para realizar um levantamento sobre a produo literria sobre EFCs, recorremos 1 Edio do livro Projeciologia Panorama das Experincias Fora do Corpo, escrito pelo mdico e paranormal brasileiro Waldo Vieira e publicado em 1986. Sobre a histria e constituio dessa obra, os leitores podero obter mais informaes no Boletim Metaconscincia Nmero 5 (setembro de 2011). No vamos, portanto, abordar esses aspectos do livro; assim, o foco deste artigo descrever o que encontramos em sua bibliografia.
www.metaconsciencia.com 1

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Abrangncia e Propriedade
O livro Projeciologia traz em sua extensa e exaustiva bibliografia cerca de 1907 obras oriundas de todo mundo. Essa bibliografia detalhada oferece, portanto, a melhor base de dados disponvel hoje para pesquisa acerca da histria e evoluo da produo escrita sobre as EFCs.

Distribuio das Publicaes ao Longo do Tempo


Cronologicamente, a bibliografia comea com os textos da Bblia e da Grcia antiga. Circunstancialmente, cobre o perodo de 1847 com um livro de autor annimo publicado em Londres, Inglaterra, com o ttulo The Unseen World: Communications With It, at 1985, com uma texto de Vieira, Tcnica da Auto-hipnose Projetiva, publicado no Jornal Esprita em So Paulo. Observe-se, contudo, que os originais de algumas obras como, por exemplo, as de Swedenborg, foram publicados no final do sculo XVIII. As obras que constam na bibliografia so tradues e reedies posteriores. Considerando-se esse pormenor, a bibliografia cobriria os ltimos 245 anos.

Cerca de 75% das obras (1430 obras) foram publicadas a partir de 1960. Percebe-se, ento, que, antes desse perodo, o assunto EFCs tinha uma veiculao muito restrita. Em 1960 foram publicadas, em todo mundo, 10 obras relevantes sobre o assunto. Naquela ocasio, existiam apenas 477 obras relevantes, muitas das quais em revistas, peridicos e livros que somente estavam disponveis em umas poucas bibliotecas nos Estados Unidos da Amrica e pases europeus. Portanto, uma pesquisa bibliogrfica sistemtica sobre o tema naqueles dias no era nada fcil ou, por outro lado, apresentava poucos resultados. Essa situao se agrava mais ainda se recuarmos a perodos anteriores as 1940: cerca de 83% das obras foram publicas aps essa data. Observando a distribuio de publicaes ao longo do tempo, nota-se que, entre 1847, ano da primeira publicao, e 1893, houve anos em que no se teve nenhuma nova publicao relevante sobre EFCs e que, a partir de 1894, no houve mais anos sem publicaes e que, a partir desse ano, o nmero de publicaes vem aumentando continuamente at 1984. Em 1920, houve um pico de 17 publicaes que somente se repetiria em igual nmero em 1963.

Distribuio das Publicaes ao Longo do Tempo.

www.metaconsciencia.com

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Entre 1940 e 1944, o nmero de publicaes sofreu uma queda pois a vida diria das pessoas foi quase totalmente absorvida pela Segunda Guerra Mundial. A partir de 1959, o nmero de publicaes aumenta de forma significativa e continuamente, provavelmente devido expanso dos veculos de informao. Por fim, em 1982, verifica-se o pice com 132 referncias s EFCs.

Idiomas
A maior parte das obras foi publicada em ingls, o idioma mais falado no mundo, como mostra o grfico apresentado a seguir. Nota-se a ocorrncia de um grande volume de obras em portugus, cerca de 30,90%, o que pode ser explicado, em parte, pelo fato de o autor ser brasileiro, o que facilitou uma pesquisa mais detalhada nesse pas. Contudo, especulamos que, a despeito disso, o tema deve ter sido mais abordado no Brasil do que na maioria dos demais pases. Cerca de 97,10% das obras foram publicadas em apenas seis idiomas e apenas 2,9% em todos os outros idiomas. Por um lado, isso facilita o trabalho dos pesquisadores, que no precisam dominar muitos idiomas ou recorrer a tradutores para ter acesso ao contedo dessas obras. Por outro lado, essa concentrao em poucos idiomas mostra que, at 1984, o assunto EFCs ainda tinha uma veiculao bem restrita. Essa situao diferente hoje. Por exemplo, em 2011, ao procurarmos pelo termo correspondente para EFCs em japons ou chins, surgem nos mecanismos de busca da Internet dezenas de milhares de ocorrncias, sendo que, no Projeciologia, consta apenas uma obra em cada idioma, respectivamente.

Publicaes por Idiomas

Com relao ao total de pases, encontramos uma divergncia com relao ao minicaptulo 473 onde Vieira aponta quatro outros pases como origem das publicaes (Grcia, Rssia, Japo e Sucia). A prpria blibliografia indica que as obras no foram publicadas nesses pases.

Situao Atual
Uma pesquisa nos principais meios de busca na Internet revela que hoje (2011) o volume de publicaes de todos os tipos (digitais e impressas) nos pases minoritrios aumentou de forma significativa. Considere-se ainda que, atualmente, informaes em outros tipos de mdia (udio e vdeo) sobre o assunto tambm podem ser facilmente encontradas na Internet nos mais variados idiomas.

Publicaes por Pases


Como pode-se observar, 98,18% das publicaes concentram-se em apenas 10 pases. notrio, tambm, o fato de que o Brasil aparece em primeiro lugar na lista. Mais uma vez, isso pode ser atribudo ao fato de que o autor do livro brasileiro, e, portanto, certamente dedicou muito mais tempo para pesquisar o assunto em publicaes locais. Enfim, os idiomas ingls e portugus so, de longe, os que concentram a maior parte das publicaes com, respectivamente, 910 (47,71%) e 589 (30,88%) obras.

www.metaconsciencia.com

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Os Campees de Publicaes
Analisando detalhadamente as obras da bibliografia, podemos identificar quem so os autores com mais publicaes e quais so os mais citados ao longo do livro. As tabelas apresentadas a seguir mostram quais foram os autores e autoras brasileiros e estrangeiros que mais publicaram livros ou artigos sobre EFCs e que so citados na bibliografia (5 ou mais obras).

Vieira aparece como o autor com mais obras (33) seguido por Robert Crookal (27), D. Scott Rogo (25) e Francisco Cndido Xavier (24). O prprio Vieira, no minicaptulo 473, cita Robert Crookal e D. Scott Rogo como dois dos mais prolficos quanto s obras de estudo e anlise das EFCs. Com relao aos 80 peridicos listados na bibliografia, os mais citados so o ingls Psychic News (44 nmeros) e a revista brasileira Planeta (12 nmeros).

Apesar do Projeciologia estar em sua 10 edio, lanada em 2010, no houve, ao longo desses 25 anos, nenhum acrscimo bibliogrfico, ou seja, a 10 edio traz as mesmas 1907 obras em sua bibliografia. Como aps a 1 Edio houve um acrscimo considervel de contedo, os editores do livro optaram pelo recurso de acrescentar, de forma apartada da bibliografia original, 19 obras de Vieira escritas aps 1986 como fontes bibliogrficas dessas informaes que resultaram em 50 novos minicaptulos (310 novas pginas) na 10 edio. Os novos minicaptulos presentes na 10 Edio no possuem referncias bibliogrficas como os anteriores. O presente artigo foi baseado na 1 edio do Projeciologia.

www.metaconsciencia.com

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Os 52 autores e autoras listadas nas tabelas acima produziram 23% (477) das obras listadas no Projeciologia. Desses autores que mais publicaram obras, apenas 7 so mulheres.

Minicaptulos Sem Referncias


O Projeciologia dividido em 15 partes e 475 minicaptulos. A maioria desses minicaptulos traz no seu fim as referncias bibliogrficas especficas relacionadas na bibliografia. Isso no ocorre com 19 minicaptulos. Desses 19, 8 minicaptulos encontram-se no final do livro, referindo-se a Cartas Abertas do autor e consideraes sobre a bibliografia do livro. natural, portanto, que no tenham referncias. Contudo, no o que se passa com os demais. A explicao mais bvia para essas ausncias seria

uma falha na grfica, responsvel por imprimir os livros, ou uma falha do autor. Existe, contudo, uma explicao menos bvia e que acreditamos ser a correta: esses 11 minicaptulos teriam sido escritos por outras pessoas, cujos nomes aparecem na pgina de agradecimentos, tal como o fsico Samuel de Souza, o qual, pelo que sabemos, o autor de alguns captulos do Projeciologia. Tendo sido escritos por outras pessoas, elas no teriam tido o cuidado de citar as possveis referncias, se que elas existiam. importante observar que essa pgina de agradecimentos foi removida nas edies posteriores, inclusive na mais recente (10 edio). Ainda como reforo a essa hiptese, temos o fato de que, mesmo na 10 edio, esses minicaptulos, listados a seguir, permanecem sem referncias.
5

www.metaconsciencia.com

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Ao longo das 15 partes e 475 minicaptulos, o autor mais citado o prprio Waldo Vieira. Depois dele, conforme a parte ou o minicaptulo do temos o predomnio de um ou outro autor. Na tabela apresentada a seguir, apresentamos os 5 autores mais citados em cada uma das 15 partes do livro . O leitor notar que, em algumas partes, so citados alguns autores que no aparecem na classificao geral. Isso ocorre porque eles so citados em apenas uma parte do livro. A anlise das referncias mostra que Sylvan Mouldon o nico autor que citado em todas as 15 partes do Projeciologia e que Edgar Alan Monroe e Robert Crookal so citados em 14 partes do livro. Outro aspecto que fica evidenciado que alguns autores, como Hebert B. Greenhouse e
www.metaconsciencia.com 6

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Beijamin Walker, com apenas 4 e 6 obras, respectivamente, so os mais citados ao longo do livro. Chegamos ento a uma relao dos 15 autores que so mais citados ao longo dos 475 minicaptulos do Projeciologia, apresentada na tabela abaixo.

Concluses
A seguir, apresentamos algumas concluses obtidas a partir da minerao de dados na bibliografia do Projeciologia. O levantamento mostrou a existncia de pequenas divergncias quanto ao nmero de pases e idiomas de algumas poucas publicaes. -Cerca de 33 obras no tem indicao sobre qual o idioma em que foram publicadas. No constam na bibliografia a data de publicao de 61 obras. Esse fato, provavelmente deve-se a inexistncia dessa data nos originais, pois, no passado, dava-se bem menos importncia do que hoje em identificar-se com preciso a origem de uma obra impressa. No se pode descartar, contudo, alguma omisso por parte do autor. Trs autores citados na bibliografia, inclusive o mais antigo livro, datando de 1847, so annimos. O nmero de publicaes sobre EFCs tornou-se mais significativo somente nos ltimos 60 anos devido a popularizao do assunto, restrito, antes disso, a um pblico muito limitado. A maior parte das publicaes so em ingls e foram feitas nos EUA e na Inglaterra. Em segundo lugar surgem as obras em Portugus publicadas no Brasil seja pelo fato do autor do Projeciologia ser brasileiro, seja pelo fato de, no Brasil, o assunto ser mais divulgado do que noutros pases. Hebert Greenhouse, Sylvan Muldon, Robert Crookal, Beikamin Walker e Susan J. Blackmore so os autores mais citados ao longo do livro. O Projeciologia demonstra ser muito til, seno fundamental, para o levantamento da bibliografia mundial das EFCs, sendo que seu principal problema, nesse sentido, ausncia de atualizao bibliogrfica a partir de 1985.
7

Quo Completa a Bibliografia do Projeciologia?


Segundo Vieira (minicaptulo 473), no fazem parte da bibliografia dezenas de obras irrelevantes para as finalidades do livro por tratarem as EFCs de forma superficial. Nesse mesmo minicaptulo, o autor ressalva que a bibliografia do Projeciologia no completa ou definitiva. Contudo, certamente, a bibliografia do Projeciologia deve cobrir a grande maioria das obras relevantes sobre EFCs. Pessoalmente, diria, cobre por volta de 90% de tudo o que j foi publicado, mas, com certeza, conforme constatei, ao longo dos ltimos anos, algumas obras que seriam relevantes ficaram de fora.

www.metaconsciencia.com

BOLETIM METACONSCINCIA VOLUME 2 N 7

30 NOVEMBRO 2011

Referncias
1 - VIEIRA, W. Projeciologia panorama das experincias da conscincia fora do corpo. 1a Edio. Rio de Janeiro: Edio do Autor, 1986. 2 - VIEIRA, W. Projeciologia panorama das experincias da conscincia fora do corpo. 10a Edio. Foz do Iguau: Editares, 2009.

Reproduo desse Artigo


Todo Boletim Metaconscincia registrado. Autorizada a reproduo parcial ou integral desde que respeitadas as seguintes condies: 1. Citar o autor: Cesar S. Machado 2. Citar a origem: www.metaconsciencia.com

Acesse www.metaconsciencia.com para ler os boletins anteriores.

Em http://fronteirastral.com relatos, discusses e notcias sobre EFCs e outros estados diferenciados de conscincia.

www.metaconsciencia.com

Вам также может понравиться