Вы находитесь на странице: 1из 6

Transformador

O que um transformador eltrico ?


O transformador uma "mquina" esttica (sem peas em movimento), cuja finalidade a de transmitir, por meio de um campo magntico, energia elctrica de um circuito para outro sem ligao directa, com um nvel tenso desejado sem alterao da frequncia. O transformador um dispositivo electromagntico constitudo por duas bobinas acopladas atravs de um ncleo magntico de elevada permeabilidade magntica. O princpio de funcionamento do transformador baseia-se no fenmeno da induo electromagntica, e em particular da induo electromagntica mtua entre bobinas. A principal funo de um transformador elevar ou reduzir as amplitudes da tenso ou da corrente entre as bobinas do primrio e do secundrio. O transformador caracteriza-se pela relao de transformao de tenso entre o primrio e o secundrio, rT=N2/N1. Os transformadores so utilizados numa gama muito variada de aplicaes de processamento de informao e de energia elctrica. Salientam-se, entre outras, a elevao e a reduo da tenso e do nmero de fases em redes de transporte e distribuio de energia elctrica, a reduo da tenso ou da corrente em instrumentos de medida, a adaptao de impedncias em amplificadores sintonizados em aplicaes de rdio-frequncia e frequncia intermdia, a adaptao de resistncias em aplicaes audio, ou simplesmente o isolamento galvnico entre partes de um mesmo circuito elctrico.

Induo Mtua

Induo Mtua Quando uma corrente alternada circula por uma bobina, cria um campo magntico que continuamente varivel. Se prximo se encontra um segundo indutor, o campo magntico varivel INDUZ no segundo indutor uma tenso alternada que se denomina por induo mtua. A energia eltrica transforma-se em energia magntica e posteriormente em energia eltrica na segunda bobina.

A induo mtua permite transferir energia sem um contato fsico direto aproveitando o campo magntico sempre que a tenso seja alternada.

Para alm de outros, possvel identificar os seguintes tipos de transformadores: autotransformadores, transformadores com mltiplos enrolamentos no secundrio, transformadores com ponto mdio, transformadores de medida ou de proteco, transformadores de sinal e transformadores de potncia. Existem diversos sensores que exploram o fenmeno da induo mtua entre bobinas, ou electromagntica. Estes transdutores so designados relutivos e electromagnticos, e so utilizados na medio de grandezas no-elctricas, tais como deslocamento, velocidade, acelerao, binrio, fora, presso, etc. O funcionamento dos transformadores explicado atravs das Leis de Faraday, que nos diz que quando um circuito sofre uma corrente varivel produz um campo magntico, e quando um circuito sujeito a um campo magntico varivel gerada uma corrente electrica.

Tipos de transformadores
Transformador de alimentao:
O transformador de alimentao convencional usado na converso da tenso da rede para a tenso de funcionamento dos circuitos electrnicos. O rendimento muito elevado, pois funciona com frequncias muito baixas, feito normalmente com chapas de ao no ncleo, possuindo algumas vezes blindagens metlicas para evitar interferncias e blindagens de resina para evitar vibraes mecnicas.

Transformador de udio:
Usado em aparelhos de udio com vlvula e em algumas configuraes com transistores, no acoplamento entre etapas amplificadoras e na sada para os altifalantes (altofalantes). Geralmente semelhante ao transformador de alimentao na sua forma pode usar ncleo de ao ou ferrite. A resposta dentro da gama de de frequncias de udio, 20 a 20000 Hz, no perfeitamente linear, mesmo usando materiais de alta qualidade no ncleo, esta variao de eficincia ao longo da faixa de udio limita o seu uso.

Transformador de corrente:
usado sobretudo para efectuar medies, em cabines e painis de controle de mquinas e motores. Consiste num anel circular ou quadrado, com ncleo de chapas de ao e enrolamento com poucas espiras, que se instala passando o cabo dentro do furo, este actua como o primrio. A corrente medida por um ampermetro ligado ao secundrio.

Transformador de RF:
Os circuitos de rdio-frequncia (RF, acima de 30kHz), usam transformadores no acoplamento entre etapas dos circuitos de rdio e TV. Sua potncia em geral baixa, e os enrolamentos tm poucas espiras, utilizando sobretudo ncleo de ferrite. Costumam ter blindagem de alumnio, para dispersar interferncias no circuito onde esto inseridos e nos equipamentos circundantes.

Transformadores de pulso:
So usados para acoplamento e separao entre circuitos, isolando o circuito de controle, de baixa tenso e potncia. Tm geralmente ncleo de ferrite e invlucro plstico.

Autotransformadores
Se aplicarmos uma tenso a uma parte de um enrolamento (uma derivao) , o campo induzir uma tenso maior nos extremos do enrolamento. Este o princpio do autotransformador. Uma caracterstica importante dele o menor tamanho, para certa potncia, que um transformador. Isto no se deve apenas ao uso de uma s bobina, mas ao facto da corrente de sada ser parte fornecida pelo lado alimentado, parte induzida pelo campo, o que reduz este, permitindo um ncleo menor, mais leve e mais barato. A desvantagem no ter isolamento entre a entrada e a sada, limitando as aplicaes.

Transformadores Simbologia
Descrio Simbolo Imagem

Transformador com ncleo de ar

Transformador com ncleo de ferrite

Transformador com ncleo de ferro

Caractersticas de um transformador

Tenses nominais; Potncia nominal ( S ) : S = U*I, trata-se da potncia aparente, expressa em VA; Correntes nominais; Corrente em vazio ( I0 ) diferena entre as tenses no secundrio, em vazio e em carga; Rendimento; Queda de Tenso - Diferena entre as tenses no secundrio, em vazio e em carga; Frequncia.

Clculo de um transformador
-Calculo da potencia total dos secundrios. -Divide-se a potncia do secundrio pelo rendimento, para transformadores construdos manualmente pode-se arbitrar o rendimento em 0,8. -Calcula-se a seco do ncleo pela formula:

- Determina-se o nmero de espiras do primrio pela frmula:

Onde: V1 = Tenso do primrio B = fluxo em linhas por centmetro quadrado S = rea do ncleo f = frequncia em hertz 5) Sabendo que:

temos:

Onde: E1 = voltagem do primrio N1 = nmero de espiras do primrio Isto um exemplo do processo de clculo de um transformador, no aconselhvel construir um transformador baseado apenas nas informaes aqui existentes. Frmulas utilizadas

Potncia total secundrio Potencia_VA= Volts_VA*Corrente_IA Potencia_PB = Volts_VB*Corrente_IB Potncia total secundrio Potencia_PS = (Potencia_PA +Potencia_PB) Potncia primrio Potencia_PP = PS/rendimento rea do ncleo S = 1.2* raiz(Potencia_PP) Nmero de espiras primrio Espiras_Primrio = (Volts_VP*100e+6)/(4.44*B*S*F) Relao espiras por volt r = Espiras_Primrio/Volts_VP Espiras_Secundrio_VA= r*Volts_VA Espiras_Secundrio_VB = r*Volts_VB SP = (Potencia_PP/Volts_VP)/densidade SA = Corrente_IA/densidade SB = Corrente_IB/densidade Corrente Primrio = Potencia_PP/Volts_VP

Relao Correntes Transformadores

I1/I2 = N2/N1

N1 nmero de espiras do enrolamento primrio N2 nmero de espiras do enrolamento secundrio I1 corrente no enrolamento primrio em amperes (A) I2 corrente no enrolamento secundrio em amperes (A)

Relao Tenso Transformadores

V1/V2 = N1/N2

N1 nmero de espiras do enrolamento primrio N2 nmero de espiras do enrolamento secundrio V1 tenso no enrolamento primrio em volt (V) V2 tenso no enrolamento secundrio em volt (V)

Вам также может понравиться