Вы находитесь на странице: 1из 19

Elaborao de Projetos Esportivos

-Termos de Referncia-

O que no Projeto
-O termo Projeto est to generalizado que passou a ter uma infinidade de significados; -Aspirao empregos, idiomas, etc.; -Documentos listagens, formulrios

Conceito
-Um projeto definido como uma organizao transitria, que compreende uma seqncia de atividades dirigidas gerao de um produto ou servio singular em um tempo dado.

HR Thiry - Cherques

Conceito de Projeto
Projeto um conjunto coerente e integral de atividades, destinado a alcanar objetivos especficos, que contribuem para atingir um certo desenvolvimento, num determinado perodo, com insumos e custos definidos.
Organizao Internacional do Trabalho

Configurao

Um Projeto deve:
-Esclarecer sobre sua insero no contexto em que ter lugar (relaes entre o projeto, a economia, a sociedade, as organizaes); -Definir o foco, isto a finalidade, o objetivo, o produto e/ou servio a ser gerado; -Estabelecer a seqncia de atividades a serem desenvolvidas; -Estimar a proviso e o uso dos recursos e custos a eles associados; -E, finalmente, cuidar da sua apresentao para que possa ser compreendido e aceito.

Porque configurar Projetos


Razes variadas: Demandas do mercado; Necessidades administrativas; Atendimento a clientes e pblicos;

Em termos gerais, configuramos projetos para dar uma resposta estratgica a um desafio.

Finalidade de um Projeto
-Um Projeto tem como finalidade converter um conjunto de recursos em resultados desejados atravs de uma srie de atividades ou processos integrados.

Tipos de Projetos
-Atender a uma demanda de clientes; -Demonstrar a viabilidade de um empreendimento; -Desenvolver um novo servio ou produto; -Elaborar termos de referncia para terceirizaes; -Erigir um bem ou implementar um servio; -Implementar parte de um Plano ou Programa; -Obter financiamento ou outro tipo de apoio para um empreendimento; -Promover mudanas na estrutura, nos recursos ou no estilo de uma organizao; -Recuperar um bem ou servio.

Estruturao Inicial
-Devemos tentar responder a sete perguntas-chave, sem preocupao com fundamentao apenas a partir dos nossos conhecimentos e percepes. So elas: -O que o Projeto ir gerar? Um Produto? Um Servio? Qual? -Quem so seus beneficirios potenciais? -Em que rea geogrfica? Local? Regional? Nacional? Internacional? -Quem poder ter interesse em apoiar ou financiar o Projeto? -Em quanto tempo o Projeto estar concludo? -Existem Projetos similares (com o mesmo propsito)?

-Tomando em conta estas questes: vale a pena iniciarmos a configurao do Projeto?

O Problema Central
- uma questo proposta para que se lhe d uma soluo. - uma situao negativa ou de carncia que o Projeto ir superar; -Uma tcnica de definio do Problema Central a rvore de Problemas; -Projetos so singulares, assim: -Um problema, um produto, um tempo, um projeto. Logo dois ou trs problemas, iro gerar dois ou trs produtos/servios e dois ou trs projetos. -Assim vrios problemas = vrios projetos.

Hiptese de Soluo
-No devemos confundir um problema com o que supomos ser a sua soluo; -Por exemplo, o problema que um projeto para obteno de financiamento visa resolver no a falta de dinheiro; -Quando queremos obter um financiamento devemos explicar porque e para que pretendemos obt-lo. -Estes porque e para que esto relacionados a um problema, a uma situao negativa, que o Projeto obtidos os recursos, ir resolver.

Caracterizao de um Projeto
-Objetivo-singular, com metas especficas; -Atividade finita, com tempo e realidade determinados; -Beneficirio facilmente identificvel; -Mediante aes concretas;

-Recursos limitados -Grau de Incerteza -Administrao especfica

Resultados de um Projeto
Restries: Tempo -Recursos Projeto Resultados: Soluo de um Problema - Atendimentoa um Interesse
Produto Novo: Efeitos - Impactos

Resultados de um Projeto
-Produtos - so os servios especficos que se espera obter de uma atividade. -Efeitos - so os resultados da utilizao dos produtos de um projeto. -Impactos - so os resultados dos efeitos de um projeto.

Complexidade
-Multidisciplinaridade ou diversidade de profisses necessrias a realizao do projeto; -Nmero de pessoas envolvidas; -Nmero de instalaes usadas, sua disperso e distncia; -Durao do projeto e nmero de organizaes envolvidas; -Quantidade de condies a serem observadas (variao no clima, segurana, etc...). -Exemplos: Jogos Olmpicos e/ou Copa do Mundo

Ciclo de vida do Projeto

Preparao

Estruturao Desenvolvimento Encerramento Elaborao Avaliao Administrao

Questes bsicas de um projeto


-Responder as seguintes questes:
questes devemos ter:

-Para responder estas


- objetivos claros -clientes identificados -justificativas - mtodos - cronogramas - oramentos - responsveis

o que? para quem? porque? como? quando ? por quanto? quem?

Elaborando Objetivos (o que?)


- o termo genrico para todas as idias que indicam alguma espcie de resultado que se espera alcanar. - a descrio das condutas finais dos participantes no processo, antecipada pelos planejadores antes de iniciar o projeto. -Existem diferentes designaes para objetivos: metas, misses, finalidades, propsitos, etc.. Em um projeto existe mais de um objetivo, e entre eles existe uma hierarquia, isto pode explicar a utilizao de designaes especficas.

Objetivos Tcnicas
-Verbos

Utilizar sempre no infinitivo e tomar cuidado com verbos ambguos;

-Transformar

uma questo negativa (problema ou oportunidade) em positiva;

-Devem estar dentro da nossa capacidade de ao ou de governabilidade (nossa ou de nosso instituio)

Identificando o Cliente
(respondendo para quem?) D aos clientes o que eles querem e no o que voc acha que eles gostariam. Comportamento de consumidores: -Clientes que usam e pagam -Clientes que usam e no pagam -Clientes que no usam e pagam Distines importantes -Patrocinadores - normalmente pagam para os outros usarem. -Usurio - o que usa, no necessariamente paga. -Cliente - quem encomenda o projeto, pode ser o usurio ou o patrocinador, ou uma pessoa ou organizao interessada na atividade.

Necessidades, Desejos e Demandas

Necessidades - estado de carncia percebida. Desejos - so as necessidades moldadas pela cultura e pelas caractersticas pessoais. Demanda - o equilbrio entre os desejos e os recursos que permitem obt-los.

Quem tem necessidade, desejos e demanda produtos o cliente.

Definio das Atividades (como?)

Que atividades devem ser realizadas para produzir os resultados desejados?

Enumere as atividades, e em seguida verifique: que as atividades estejam formuladas como aes no como resultado terminados; se todas as atividades essenciais requeridas para alcanar os resultados foram listadas; no devem existir atividades cujos efeitos no podem ser vinculados aos resultados.

Definio de Produtos
-O projeto identificado pelo produto/servio gerado; -Em alguns casos o produto indeterminado, pesquisas mdicas, expedies arqueolgicas; -Neste caso estipulado um tempo mximo independente de encontrada a soluo ou no;

Seqenciamento de Atividades
- a definio ou identificao das precedncias e interdependncias das atividades definidas. -Parmetros para definio de um Seqncia de Atividades: Lgica determinada pela natureza do produto ou servio: o desenho precede a instalao, o

questionrio precede a pesquisa de campo, etc. Esta lgica muitas vezes obrigatria e inescapvel.

Condicionamentos externos: so fatores que afetam a seqncia, sem que possamos intervir diretamente no prazo estabelecido. Prazo de fornecedores so o principal exemplo.

Cronograma (quando?)
-A natureza do projeto define o cronograma; -Um cronograma pode ser elaborado a partir de prazos limites ou de prazos de tarefas; -Atividade dinmica; -Projetos grandes: cronograma-mestre e cronogramas de atividades; -Tipos mais comuns: de barra ou Gantt e com datas.

Grfico Gantt
um instrumento de programao que trabalha com um sistema de duas coordenadas: na vertical se marcam as atividades na horizontal o tempo

Passos para o Cronograma


Elaborar lista de atividades Definir a ordem de precedncia destas atividades Estabelecer uma unidade de tempo Estimar a durao no tempo de cada atividade

Vantagens do Grfico de Gantt


mais grfica que literal fcil de representar simples Ordena as atividades

flexvel Facilita o controle do progresso / avano Permite de incorporar outras informaes

Preparao do Oramento (quanto?)

Trs etapas: Planejamento de Recursos Estimativas de Custos Elaborao do Oramento

Planejamento de Recursos
- a relao de tudo que necessrio para a realizao de um projeto. -So todos os elementos necessrios para uma ao. -So os insumos que se usam num projeto. -So os fatores que possibilitam a produo de um bem ou servio.

Planejamento de Recursos

Quatro tipos principais:

Humanos - Prprios, eventuais contratados, voluntrios, todos devem ser relacionados. Devem ser categorizados: Coordenao, tcnicos, administrativos, apoio, etc.

Material Permanente - Bens, equipamentos e instalaes a serem compradas, construdas ou alugadas. Material de Consumo - Combustvel, material de escritrio, peas de reposio, material tcnico, etc. Servios de Terceiros - Viagens, hospedagens, alimentao, transporte local, servios especializados, etc.

Conceito de Custo Todo tipo de gastos nos recursos:


Humanos Materiais (permanente ou de consumo) Servios que se realizam durante a execuo de um projeto

Estimativa de Custos
Para prepar-la necessrio conhecer: -Custo unitrio de cada recurso - salrios e encargos sociais mensais ou semanais, preos dos insumos, valor de locaes ou servios, etc. -Durao das Atividades e Nmero de Unidades - multiplica os valores unitrios para a obteno do custo total. A durao das Atividades permite tambm estabelecer o clculo dos juros e outros encargos, no caso de financiamentos.

Elaborao do Oramento
o resumo dos fluxos de receita e despesas de uma ao especfica e/ou do projeto. Podem ser apresentados como: -Oramento Global - uma relao dos custos totais, item a item. -Cronograma de Desembolso: o programa de despesas ao longo do projeto. Nos contratos, ele estipula o nmero e o valos das parcelas. -Curva de Custos: a soma progressiva dos custos do projeto.

Elaborao do Oramento
-Estes tipos no se excluem, sendo comum serem apresentados juntos.

-O oramento o principal instrumento de controle financeiro do projeto. -Devemos diferenciar Custo e Preo do Projeto: Custo quanto ir se gastar para realizar um projeto; Preo quanto ir se cobrar do cliente. Estabelecimento de preos uma deciso estratgica.. -Dependendo da magnitude ou complexidade, ou ainda do custo do projeto, recomendvel a consulta ou integrao a equipe de um especialista em administrao financeira.

Vantagens de um Oramento

Permite conhecer as entradas e sadas Permite o controle da execuo Possibilita o aproveitamento dos recursos Converte-se num instrumento de planejamento; Pode ser um instrumento de avaliao;

Termos de Referncia de um Projeto


-Introduo
realizao Local da

-Justificativa
dos Patrocinadores

Exposio

Produto -Objetivos
Financeiros

Contra-Partida Agentes

Metas Clientela -Aes Desenvolvidas


Envolvidas

Cronogramas Oramento Organizaes

-Recursos: Materiais, Humanos, Financeiros e Servios de Terceiros

Equipe Tcnica Credenciais

Termos de Referncia de um Projeto


-Introduo -Justificativa -Produto -Objetivos e Metas -Clientela -Aes Desenvolvidas -Localizao -Recursos -Cronogramas -Oramento -Agentes Financeiros -Organizaes Envolvidas -Equipe Tcnica Credenciais - Viso geral - Relevncia - porque - Bem ou servio - Aonde chegar - Para quem - Como - Onde -Tangveis e Intangveis -Quando -Quando -Quem financia -Quem participa -Responsveis -Realizaes anteriores

Poltica, Programas e Projetos POLTICAS (Plano Estratgico)

PROGRAMAS (Ttica)

(Unidades de Ao) PROJETOS

O Esporte Interdisciplinar

LA Z E R S E G U R AN A

-Transmisso de valores;
TU R IS M O

-Auto-disciplina e Auto-Fcil penetrao em

confiana;

PREVENO S D RO G A S

ESPO RTES

todos os nveis da

EDUCAO

sociedade -Interao com

S A D E atividades diversificadas; C U LT U R A M E IO A M B IE NT E

-Boa aceitao por todas -Promoo da sade; -Melhoria da Qualidade

as faixas etrias;

de Vida; igualitrio

Anlise do Ambiente SWOT

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

OPORTUNIDADES

AMEAAS Brainstormimg grupo de

trabalho e outsiders

Exerccio
-Analisar o Ambiente Esportivo do Estado do AL -Identificar um Problema Central (Uma Situao Negativa que se quer reverter) -Estabelecer:

Relevncia do Projeto Objetivos e Metas Recursos Necessrios Principais aes Oramento Preliminar (estimativa) Cronograma Agentes Financeiros Potenciais Patrocinadores

Planejamento
- a ordenao das aes a serem desenvolvidas por determinada organizao no decorrer do tempo e dos recursos necessrios para realizar estas aes.

Planejamento Estratgico
-Processo de desenvolvimento e manuteno de uma referncia estratgica entre os objetivos e capacidades da empresa e as mudanas de suas oportunidades no mercado.

Planejamento Estratgico

Definio da Misso Viso Valores

Objetivos e Metas

Portiflio de Negcios

Planejamento das Estratgias

Nveis Gerenciais e Planejamento:


-Alta Direo - Planejamento Estratgico - Objetivos da organizao, estratgias fundamentais, planos a longo prazo e oramento global; -Nvel Intermedirio - Planejamento Ttico - Planos trimestrais e semestrais, subdivises do oramento, polticas e procedimentos de cada departamento -Nvel de Execuo - Planejamento Operacional - Planos dirios e semanais, unidades oramentrias, regras e procedimentos departamentais.

Definindo a Misso
Misso - propsito maior da organizao. Na dvida, pergunte: -Qual o nosso negcio?

-Quem o cliente? -O que os clientes valorizam? -Qual ser o nosso negcio? -Como deveria ser o nosso negcio?

Estratgico X Ttico
Planejamento Estratgico -processo que determina os objetivos bsicos da organizao (BOONE & KURTZ) -processo de desenvolvimento e manuteno de uma referncia bsica entre os objetivos e a capacidade da empresa e as mudanas de suas oportunidades no mercado (KOTLER & AMSTRONG) -processo contnuo e sistemtico de direcionar a organizao para atingir sua misso. (MOTTA) -ESTRATGICO - a arte do general

Planejamento Ttico
-Implementao das atividades especificadas no plano estratgico.

Planejamento Operacional
- o processo de definio das atividades, do tempo e dos recursos necessrios para atingir-se os objetivos do projeto. -passo fundamental para a eficcia da ao. -aqui devem ser respondidas as seguintes questes: o que deve ser feito ou como? quando acontecer? quanto custar? quem far?

Planejamento Operacional

Objetivos Objetivo Final Atividades Imediatos Recursos do Projeto Produtos

Como montar um Projeto Social


Por melhores que sejam as intenes de uma organizao no governamental, suas idias devem ser expostas em forma de projetos para que possam estar documentadas e estruturadas de forma a alcanar os resultados desejados com qualidade e eficincia, possibilitando a gesto das aes e dos recursos. Projeto algo que tem incio e fim, que necessita de recursos especficos para o alcance de resultados especficos. No caso de projetos sociais, nascem para dar respostas aos problemas, so responsveis por alterar a realidade da organizao, estruturando-a e promovendo seu desenvolvimento. Eles tambm so utilizados para captao de recursos, pois, assim, os financiadores podem visualizar melhor as intenes da ONG, saber no que os recursos sero aplicados, que tipo de atividades sero realizadas e qual impacto elas surtiro dentro da comunidade-alvo. Antes de iniciar o projeto, alm da existncia de um planejamento estratgico e/ou plano de captao, a organizao deve ter claramente definida as necessidades e demandas que o projeto ir atender, quais os atores envolvidos (executores e beneficiados), os recursos necessrios, a sua viabilidade (social e econmica) e objetivos que se deseja alcanar.A estrutura bsica de um projeto formada por: Apresentao da organizao: dados e histrico da entidade proponente, descrio dos projetos j realizados e/ou em andamento, lista de parceiros e apoiadores. Resumo: feito depois do projeto finalizado. Deve conter as principais idias. Contextualizao: anlise da situao, histrico e situao scio-econmica da comunidade-alvo. Utilizao de dados estatsticos ou referenciais. Justificativa: o porqu de o projeto existir e deve ser aprovado, o nvel de importncia do projeto. Objetivos: geral e especficos; que esto ligados justificativa e aos resultados desejados. Descrio do Pblico-alvo: caracterizao de quem ser atendido pelo projeto direta e indiretamente. Quantidade direta e indireta de beneficirios.

Quadro de Metas: relacionadas aos objetivos especficos, so as aes e os resultados que definiro o impacto do projeto. Devem ser acompanhadas dos indicadores quantitativos e qualitativos. Metodologia: como o projeto ser executado, quais modelos ou tecnologias sociais sero utilizados. Como ser monitorado e avaliado. Equipe Executora: (quem) a equipe profissional responsvel pela execuo e acompanhamento do projeto e como essa equipe ir trabalhar. Parceiros: quem apoiar o projeto ou apia a instituio. Cronograma de execuo: aes dispostas em prazos. Oramento: deve ser objetivo e claro, de acordo disponibilidade do financiador. Anexos: relatrios, cartas de apoio, currculo dos profissionais e o que a organizao achar necessrio para reforar o projeto.

Com essas informaes estruturadas, o projeto est pronto para buscar parcerias, apoiadores, voluntrios, recursos e ser iniciado com grandes chances de sucesso.

Вам также может понравиться