Вы находитесь на странице: 1из 8

5 configuraes excelentes para montar um PC de jogos em 2012

Confira algumas dicas do Tecmundo para montar um computador de alto desempenho com preo camarada. Por Fabio Jordo em 1 de Outubro de 2012 De tempos em tempos, trazemos artigos para dar dicas sobre configuraes de computadores para determinadas tarefas. Hoje, temos algumas sugestes de mquinas para voc que est pensando em montar um computador para games. Como de costume, separamos nossas dicas por faixas de preo. Alm disso, mantivemos o padro de usar componentes de diferentes marcas para agradar a todos e, evidentemente, limitamos nossas configuraes a componentes que esto disponveis no Brasil. Sem mais delongas, vamos conferir as belas mquinas.

A configurao bsica
Em nossa mquina mais simples, optamos por uma CPU Intel Core da linha Sandy Bridge. O modelo i3-2120 tem apenas dois ncleos, mas sua capacidade de processamento suficiente para encarar os jogos mais avanados. Parte dessa potncia se deve ao clock de 3,3 GHz e capacidade de trabalhar com 4 threads simultaneamente.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) A placa-me selecionada um modelo bsico, portanto no espere slots para instalao de mltiplas placas grficas. Por se tratar de uma mquina de games, recomendamos a incluso de 8 GB de memria RAM. H muitos componentes decentes, mas os mdulos da G.SKILL vm chamando a ateno nos mais variados benchmarks. A placa de vdeo o componente principal em uma configurao de jogos. Assim, se voc quer montar uma mquina barata, julgamos que investir em uma Power Color Radeon HD 7750 pode ser vlido. Segundo os testes do HEXUS, esta placa capaz de

trabalhar com Batman: Arkham City em Full HD com detalhes avanados. Uma monstra por um preo acessvel.

(Fonte da imagem: Reproduo/HEXUS) Para guardar os jogos, vale investir em um Western Digital de 1 TB do tipo SATA II essa uma limitao da placa-me. Para alimentar esses itens, recomendamos uma fonte OCZ ModXStream-Pro de 600 W. Exagero? Talvez. Esta fonte modular, tem alta eficincia, traz diversas protees e garante potncia de sobra. D at para fazer um upgrade futuramente.

Um AMD pronto para tudo


Nossa segunda configurao um pouco mais ousada. Na verdade, para equipar este PC, gostaramos de indicar o AMD Phenom II X4 980, porm quase impossvel encontr-lo. Assim, sugerimos o AMD Phenom II X4 965 de quatro ncleos que trabalha na frequncia de 3,4 GHz e tambm apresenta alto desempenho em games.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) Para dar suporte CPU, recomendamos a GIGABYTE GA-970A-UD3. Esta placa compatvel com os mais modernos chips da AMD, portanto voc pode realizar upgrades. Ela conta com mltiplos slots de expanso, mas no trabalha com configuraes SLI ou CrossFire. Neste PC, indicamos instalar o mesmo kit de memria da G.SKILL. Por se tratar de uma placa da gerao anterior, a MSI Radeon HD 6850 oferece alto desempenho por um preo atraente. Com esta placa voc no precisa se preocupar muito com o game, pois ela encara os games mais recentes sem dificuldade. Defina os detalhes para os nveis mais elevados, ative os filtros e aproveite todo o potencial da GPU da AMD.

(Fonte da imagem: Divulgao/MSI) Considerando o conjunto desta mquina, j vale investir em um disco rgido com maior capacidade. O Seagate Barracuda Green no o modelo mais avanado que existe, mas

ele certamente apresentar bons resultados em seus games. Para fechar o conjunto, vale adquirir a fonte OCZ ModXStream-Pro que entregar energia suficiente para o chip grfico.

Oito ncleos para o futuro


Talvez o FX-8150 no seja o melhor processador da AMD, mas certamente ele o mais avanado. Recomendamos investir neste chip para obter alto desempenho em longo prazo. Por se tratar de uma CPU com oito ncleos que pode trabalhar a 4,2 GHz, este componente tem grandes perspectivas para o futuro.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) Um processador mais evoludo necessita de uma placa mais robusta. Assim, recomendamos adquirir a ECS A990FXM-A, modelo que capaz de trabalhar com mltiplas de vdeo em CrossFire e que aceita at 32 GB de memria RAM. Falando em mdulos, vale manter o mesmo kit da G.SKILL neste computador, afinal ele mais do que suficiente. Nesta supermquina, vale instalar uma placa grfica mais eficiente. Nossa dica pegar a Sapphire Radeon HD 7870, componente que vem com GPU de 1 GHz e 2 GB de memria RAM. Segundo os testes da AnandTech, essa placa pode ser mais potente do que a GTX 580. Ela tem um preo muito interessante, sendo uma boa placa para fazer uma configurao CrossFire.

(F onte da imagem: Reproduo/AnandTech) Aqui, novamente sugerimos optar pelo HD Seagate Barracuda Green. Este computador j tem peas mais robustas, por isso consome mais energia. Para aliment-lo, vale investir em uma fonte NZXT HALE82-750-M. Este componente apresenta alta eficincia, modular e no vai lhe abandonar caso voc queira instalar dispositivos mais avanados.

Um dos melhores processadores para games


Partindo para as configuraes mais avanadas, vale pensar em um processador da linha Ivy Bridge. O Intel Core i5-3570K um processador avanado que deixa muitos comendo poeira. Ele conta com quatro ncleos reais e pode operar com clock de at 3,8 GHz . Claro, o alto desempenho vem com um alto custo, mas vale a pena para quem deseja um chip top de linha.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) Para instalar esta CPU, sugerimos uma ASRock PRO4-M com chipset Z77. Esta placa j vem com PCI-Express 3.0, aceita 32 GB de memria RAM e compatvel com modelos avanados da ltima linha de processadores da Intel. Novamente, recomendamos o kit de memria da G.SKILL, afinal no adianta gastar a mais e no obter vantagens significativas. A placa de vdeo que recomendamos para este PC a GIGABYTE GeForce GTX 660 Ti. Esta "monstrinha" perfeita para os jogos mais recentes. Testamos um modelo semelhante da EVGA e, se voc est com dvida, vale conferir o vdeo para ver o real desempenho. Aqui, sugerimos um disco rgido razovel, pois os preos de modelos mais avanados esto exorbitantes. Entretanto, voc pode adquirir um componente mais robusto se preferir. A alimentao fica por conta da mesma NZXT usada na configurao da AMD.

O mximo em desempenho
Nossa ltima sugesto para quem tem um bocado de dinheiro sobrando, mas no quer montar o que existe de mais avanado. Se este for o seu caso, vale sim pegar o Intel Core i7-3770K, mas no muito interessante comprar tudo o que existe de mais caro. A ASRock PRO4-M e os mdulos da G.SKILL j so suficientes para equipar este PC.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) Para encarar os games, a EVGA oferece uma placa muito potente. A GTX 670 dessa fabricante apresentou bons resultados nas anlises internacionais e deve ser uma placa suficiente para aguentar jogos atuais e at os da prxima gerao. Como j citamos anteriormente, no necessrio investir em um dispositivo de armazenamento muito avanado, mas, se voc quiser o melhor e tiver muito dinheiro, j vale pensar em um SSD de alta capacidade. Para energia, a mesma fonte da NZXT usada em outras configuraes j suficiente.

Onde compro?
Todos os preos e produtos foram consultados nas lojas Kabum!, MegaMamute e Pichau. Se voc quer encontrar um dos itens, visites esses sites. A disponibilidade os valores podem variar conforme a data em que voc estiver visualizando o artigo.

(Fonte da imagem: Divulgao/EVGA) Por fim, queremos deixar claro que este artigo no visa mostrar o que h de mais potente, por isso voc no viu nenhum processador Extreme da Intel. Alm disso, no inclumos a GTX 680 e a GTX 690 devido aos altos preos e s poucas vantagens notveis. Claro, se voc estiver fazendo um upgrade, vale cogitar esses itens, mas eles no vo agregar algo de essencial. Ento, gostou das configuraes? Voc tem outras sugestes? Fique vontade para comentar e nos dar sua opinio. Seu comentrio pode ajudar outras pessoas que estejam montando seus computadores de games. Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/hardware/30743-5-configuracoes-excelentespara-montar-um-pc-de-jogos-em-2012.htm#ixzz2871L1L3u

Вам также может понравиться