Вы находитесь на странице: 1из 13

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1a REGIO

Maro/2011

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Judiciria Especialidade Execuo de Mandados


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova AM, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova AM, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Nesta prova, considera-se uso correto da lngua portuguesa o que est em conformidade com o padro culto escrito. Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, considere o texto abaixo.

Assim como os antigos moralistas escreviam mximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mnimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada s limitaes do meu engenho, traduzisse um tipo de experincia vivida, que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotaes vadias foram feitas e ofereo-as ao leitor, sem que pretenda convenc-lo do que penso nem convid-lo a repensar suas ideias. So palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptvel mas s vezes curioso ou surpreendente. C.D.A.
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3)

1.

Nas palavras que prefaciam sua obra, Carlos Drummond (A) (B) (C) compara-se aos antigos moralistas por tambm preconizar, em seus escritos, normas de comportamento. desqualifica a produo de antigos moralistas ao chamar de mnimas o que eles denominavam mximas. assume, bem humorado, no ter a sabedoria de traduzir em palavras a sua experincia, que, em si, gera conhecimento elevado. deixa entrever seu entendimento de que qualquer vivncia produz justo conhecimento, at as tmidas ou desajeitadas, at as no convencionais. defende a explorao de ngulos obscuros da vida, lugar em que, de modo secreto, se agasalham as verdades que constituem a legtima sabedoria.

(D)

(E)

2.

Est traduzida corretamente a seguinte expresso do texto: (A) (B) os antigos moralistas escreviam mximas / os filsofos da Antiguidade compunham poemas didticos. alguma coisa que, ajustada s limitaes do meu engenho / algo que se ajustasse exclusivamente minha capacidade criativa. em que estas anotaes vadias foram feitas / nos quais estes breves e casuais escritos foram registrados. sem que pretenda convenc-lo do que penso / negando que ele aceite meus pensamentos. So palavras que [...] aspiram a enveredar pelo avesso das coisas / so termos que concretizam o desejo de desnudar s o lado nocivo das coisas.

(C) (D) (E)

3.

Sobre o que se tem no texto, afirma-se com correo: (A) (B) (C) (D) (E) o emprego de Andei colabora para que se imprima frase um aspecto durativo, tal como ocorre em Anda a reclamar de tudo, depois que ele viajou. a expresso ou seja introduz explicao acerca do que seria a vontade de escrever. o segmento o que se poderia chamar de mnimas expressa possibilidade bastante improvvel, dado o carter aleatrio do nome proposto. se a expresso pedacinhos de papel fosse substituda por uma nica palavra, estaria correto o emprego de papelzinhos. reorganizando a frase ajustada s limitaes do meu engenho, ela estaria correta assim ajustada mim, se for levado em conta as limitaes do meu engenho.
TRF1R-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova AM, Tipo 001


4. ... que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Iniciando o segmento acima com que, de qualquer modo, resultado de viver, a sequncia que preserva o sentido original e a correo : (A) (B) (C) (D) (E) porm no chega a alcanar a sabedoria. ainda que no chegue a alcanar a sabedoria. e no chega assim a alcanar a sabedoria. considerando que no chega a alcanar a sabedoria. sendo o caso que no chegue a alcanar a sabedoria.

5.

...em que estas anotaes vadias foram feitas... Observando o contexto em que a frase acima foi empregada, a sua transposio para a voz ativa produz corretamente a seguinte forma verbal: (A) (B) (C) (D) (E) fizeram-se. tinha feito. fiz. faziam. poderia fazer.

6.

...admitindo-se que elas tenham um avesso... Respeitando a situao em que foi empregada a frase acima, a NICA reformulao INCORRETA para o segmento destacado : (A) (B) (C) (D) (E) no caso de se admitir que. caso se admita que. tomando-se como pressuposto que. visto que patente que. aceitando como hiptese que.

Ateno:

As composies a seguir esto entre as anotaes de Carlos Drummond de Andrade na mesma obra de que se extraiu o texto anterior. Considera-as para responder s questes de nmeros 7 e 8. Rei O rei nunca est nu no banho; cobre-se de adjetivos. * Ao tornar-se carta de baralho, e no o baralho inteiro, o rei propicia o advento da Repblica.

(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 193)

7.

Sobre as composies acima, plausvel a seguinte interpretao: (A) (B) (C) (D) (E) a palavra Rei, que significa chefe de Estado investido de realeza; prncipe soberano de um reino; monarca, sinaliza que as sentenas do autor, exclusivamente de sentido literal, expressam pensamentos restritos a esse tipo de soberano. o emprego de cobre-se impe o entendimento de que o rei sempre o agente da ao em que est envolvido, cabendo corte contempl-lo, inclusive na intimidade. a palavra adjetivos remete s qualificaes elogiosas que revestem a figura dos que detm o poder, sugerindo tanto que o poderoso se afasta de sua real natureza, quanto a prtica da bajulao. a considerao da carta de baralho, em oposio ao baralho inteiro, conduz ao entendimento de que a renncia realeza encarada como a perda mxima da dignidade. a frase o rei propicia o advento da Repblica de teor hipottico, equivalendo a forma verbal a propiciaria, visto que Ao tornar-se corresponde a Caso se tornasse. 3

TRF1R-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova AM, Tipo 001


8. Contribuem para que as anotaes de Carlos Drummond enunciem observao de valor geral o emprego (A) (B) (C) (D) (E) do presente do indicativo e dos artigos o e a. dos artigos o e a e do plural, em adjetivos. do plural, em adjetivos, e do mesmo ttulo para duas distintas composies. do mesmo ttulo para duas distintas composies e da formulao breve duas pequenas linhas em cada composio. da formulao breve duas pequenas linhas em cada composio e do plural, em adjetivos.

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 9 a 13, considere o texto abaixo. A aproximao das duas Amricas

Ufano-me de falar nesta instituio, digna da cidade que, pelo seu crescimento gigantesco, vem assombrando o mundo como a mais avanada de todas as estaes experimentais de americanizao. Em Chicago, melhor do que em qualquer outro ponto, pode-se acompanhar o processo sumrio que usais para conseguir, de plantas aliengenas, ao fim de curto estgio de aclimao, frutos genuinamente americanos. Aqui estamos em frente de uma das cancelas do mundo, por onde

vm entrando novas concepes sociais, novas formas de vida e que uma das fontes da civilizao moderna. O tributo cincia do qual nasceu esta universidade foi o mais benfazejo emprego de uma fortuna dedicada humanidade. Aumentar a velocidade com que cresce a cincia de longe o maior servio que se poderia prestar raa humana. A prpria religio no teria o poder de trazer terra o reino de Deus sem o auxlio da cincia, na poca de progresso que se anuncia e de que no podemos ainda fazer ideia. Aumentando o nmero de homens capazes de manejar os delicados instrumentos da cincia, de

10

compreender-lhes as vrias linguagens e de aproveitar-lhes os mais altos sentidos, as universidades trabalham mais depressa que qualquer outro fator para esse dia de adiantados conhecimentos que, no futuro, ho de transformar por completo a condio humana.
(Conferncia pronunciada por Joaquim Nabuco a 28 de agosto de 1908 na Universidade de Chicago. Essencial Joaquim Nabuco. Organizao e introduo de Evaldo Cabral de Mello. So Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2010, p. 548)

9.

Em seu discurso, Joaquim Nabuco (A) d sequncia ideia inicial Ufano-me de falar nesta instituio pela minuciosa descrio dos sentimentos que o consternam naquele momento. ressalta os aspectos que, segundo seu julgamento, motivam o fato de Chicago, naquele momento, vir assombrando o mundo. faz um enrgico tributo cincia, objeto principal de suas consideraes, sem conseguir disfarar certo ressentimento de americano do sul. atribui religio o adequado encaminhamento da cincia, de que resultam as propcias possibilidades deste campo de conhecimento. expressa temor pelos futuros aspectos negativos do progresso, de que dependeriam as transformaes da condio humana.

(B)

(C)

(D)

(E)

10.

Na organizao do texto, apresentado como causa o seguinte segmento: (A) (B) (C) (D) (E) (linha 1) pelo seu crescimento gigantesco. (linha 1) vem assombrando o mundo. (linha 3) pode-se acompanhar o processo sumrio. (linha 4) Aqui estamos em frente de uma das cancelas do mundo. (linhas 4 e 5) por onde vm entrando novas concepes sociais.
TRF1R-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova AM, Tipo 001


11. O autor, ao empregar o segmento (A) s estaes experimentais de americanizao, revela entender que o norte-americano, poca, ainda no tinha desenvolvido o sentimento de nacionalidade. melhor do que em qualquer outro ponto, nega a possibilidade de que haja mais de uma estao americana em que se produzam frutos genuinamente nacionais. pode-se acompanhar o processo sumrio, insinua crtica ao processo citado, por no respeitar o necessrio protocolo. para conseguir, de plantas aliengenas, ao fim de curto estgio de aclimao, frutos genuinamente americanos, exemplifica o que concebe por americanizao. estamos em frente de uma das cancelas do mundo, advoga para Chicago a legtima autoridade para acatar ou condenar uma conquista cientfica americana.

(B)

(C) (D)

(E)

12.

Sobre o que se tem no texto, afirma-se com correo: (A) (B) (linha 7) O emprego de prpria torna mais decisivo o argumento a favor do auxlio prestado pela cincia. (linhas 8 e 9) Em de que no podemos ainda fazer ideia, o termo destacado equivale a ao menos, tal como se nota em Ainda se aceitassem me receber, poderia justificar-me. (linha 9) aceitvel o entendimento de que Aumentando equivale a Se aumentassem. (linhas 9 e 10) Em de compreender-lhes as vrias linguagens, o pronome remete a homens capazes. (linha 11) O segmento qualquer outro fator legitimado pelo padro culto escrito, como tambm o a seguinte estrutura: quaisquer que seja os fatores.

(C) (D) (E)

13.

Em Chicago, melhor do que em qualquer outro ponto, pode-se acompanhar o processo sumrio que usais para conseguir, de plantas aliengenas, ao fim de curto estgio de aclimao, frutos genuinamente americanos. Na frase acima, (A) um deslocamento que alteraria substancialmente o sentido original seria este: Melhor do que em qualquer outro ponto, pode-se acompanhar, em Chicago... o emprego da forma verbal usais confirma que, em seu discurso, Joaquim Nabuco dirige-se ao interlocutor com o pronome de tratamento Vossa Excelncia. o segmento para conseguir estaria corretamente substitudo por para que seja conseguido. a preposio de, em de plantas aliengenas, expressa ideia de procedncia. substituindo ao fim de curto estgio de aclimao por finalizando a fase probatria da aclimatao, a correo e o sentido originais estariam preservados.

(B)

(C) (D) (E)

14.

Dentre as frases abaixo, a nica clara e correta : (A) Ao promover e colaborar com a compreeno desses problemas associados a aspectos tanto tnico quanto sociais, de cujo enfrentamento tanto se depende, ele fica feliz. ele quem responde pela mediao e interlocuo de sua comunidade com os agentes pblicos, e isso parece ser um alento para voltarem acreditar numa utopia. Sempre foi excessiva a dor associada s minhas dificuldades, mas, com o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador, fez-me ver que isso s me fortaleceu. Daqui a pouco deve haver nova onda de ataques, como se anunciou, desencadeado pelos grupos mais radicais, que expontaneamente assumiram o iminente litgio. Os extratos das suas contas-correntes comprovam como so exguos os recursos de que dispe, prova inconteste de que dilapidou sua herana, em total menosprezo queles que o criaram. 5

(B)

(C)

(D)

(E)

TRF1R-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova AM, Tipo 001


15. Est redigida de modo claro e em conformidade com o padro culto escrito a seguinte frase: (A) Idneo, com extraordinrio senso de medida, e sempre atuando com discrio, era o mais cotado para ascender ao cargo a cuja disputa ningum jamais se furtava. Quem quizesse afagar o ego do velho casmurro, lhe bastava oferecer dois dedos de prosa e toda a pacincia para ouvirlhe em suas detalhadas lembranas do tempo da guerra. A estrutura do setor de compras possui aspectos que sem dvida, faz o funcionrio perder-se ao fazer os lanamentos, deixando para a chefia que o faam. Todos devem ter o direito da integrao cultural, o que depende, em ltima instncia, dos que tomam decises respeitarem o princpio universal da igualdade de oportunidades. Surpreende a proposta feita anteontem, na diretoria pela secretria geral, segundo a qual, porque no prouvemos o depsito de material de limpeza, tenhamos de providenci-lo a nossas prprias expensas.

(B)

(C)

(D)

(E)

Noes de Informtica 16. Dados distribudos na internet, frequentemente no formato RSS, em formas de comunicao com contedo constantemente atualizado, como sites de notcias ou blogs. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) hiperlinks. ripertextos. web Feed. web designer. canal aberto.

17.

Nas configuraes de conta do Google, NO se trata de um item das preferncias globais: (A) (B) (C) (D) (E) janela de resultados. local. idioma de pesquisa. idioma da interface. em cache.

18.

Dispositivo que tem por objetivo aplicar uma poltica de segurana a um determinado ponto de controle da rede de computadores de uma empresa. Sua funo consiste em regular o trfego de dados entre essa rede e a internet e impedir a transmisso e/ou recepo de acessos nocivos ou no autorizados. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) antivrus. firewall. mailing. spyware. adware.

19.

O Orkut caracteristicamente definido como (A) (B) (C) (D) (E) provedor de acesso. lista de contatos. rede de segurana. comrcio eletrnico. rede social.

20.

Linkedin (A) (B) (C) (D) (E) uma rede de negcios principalmente utilizada por profissionais. um aplicativo de correio eletrnico pago. uma forma de configurar perfis no correio eletrnico do Google. um aplicativo antivrus de amplo uso na web. uma forma de conexo entre o computador pessoal e o provedor internet.
TRF1R-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova AM, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Administrativo 21. Jos, servidor pblico federal, responde a processo administrativo por ter faltado ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de o doze meses. Conforme preceitua a Lei n 8.112/1990, estar sujeito pena de (A) (B) (C) (D) (E) 22. demisso. suspenso pelo prazo mximo de noventa dias. advertncia. disponibilidade. multa. (A) (B) (C) (D) (E) a criao independente de lei especfica autorizadora. a personalidade jurdica de direito privado. a sujeio a controle estatal. a vinculao obrigatria aos fins definidos em lei. o desempenho de atividade de natureza econmica. Direito Constitucional 26. Sobre os Municpios, INCORRETO afirmar que (A) constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal no enviar o repasse at o dia vinte de cada ms ou envi-lo a menor em relao proporo fixada na Lei Oramentria. o controle externo da Cmara Municipal ser exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver. o parecer prvio, emitido pelo rgo competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal. as contas dos Municpios ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. a fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Estadual, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Legislativo Municipal, na forma da lei. 25. NO considerada caracterstica da sociedade de economia mista

_________________________________________________________

_________________________________________________________

No que concerne desistncia e outras formas de extino do processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: (A) (B) O interessado poder, mediante manifestao escrita, renunciar a direitos disponveis e indisponveis. O interessado poder, mediante manifestao escrita ou oral, desistir total ou parcialmente do pedido formulado. A desistncia do interessado, conforme o caso, prejudica o prosseguimento do processo, ainda que a Administrao considere que o interesse pblico exija sua continuidade. O rgo competente no poder declarar extinto o processo quando o objeto da deciso se tornar intil por fato superveniente, devendo, nessa hiptese, levar o feito at seu trmino, com deciso de mrito. Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 27. (B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

23.

A Administrao Pblica exonerou ad nutum Carlos, sob a alegao de falta de verba. Se, a seguir, nomear outro funcionrio para a mesma vaga, o ato de exonerao ser (A) (B) legal, pois praticado sem vcio, e regular porque o cargo estava vago. legal, por se tratar de ato discricionrio, pautado por razes de convenincia e oportunidade da Administrao. ilegal por vcio quanto ao motivo. legal, pois detm mero vcio de objeto, o qual nem sempre acarreta sua invalidao. ilegal por vcio de finalidade.

Com relao aos servidores pblicos, (A) o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em doze parcelas. a fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura e as peculiaridades dos cargos. Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, exceto sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e subsidirio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em Lei de livre nomeao e exonerao, bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, no se aplica o regime geral de previdncia social. 7

(B)

(C) (D) (E) 24.

(C)

_________________________________________________________

No incio do ano, comum a ocorrncia de fortes tempestades, que, conforme tm mostrado os noticirios, esto causando consequncias avassaladoras em diversas regies do pas. Quando chuvas dessa natureza provocarem enchentes na cidade, inundando casas e destruindo objetos, o Estado (A) (B) responder, por se tratar de exemplo em que se aplica a responsabilidade objetiva do Estado. responder se, aliado ao fato narrado, ocorreu omisso do Poder Pblico na realizao de determinado servio. jamais responder, por se tratar de hiptese de fora maior, causa excludente da responsabilidade estatal. jamais responder, por se tratar de hiptese de caso fortuito. responder, com fundamento na teoria do risco integral. (E) (D)

(C) (D) (E)

TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

Caderno de Prova AM, Tipo 001


28. Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo da competncia exclusiva (A) (B) (C) (D) (E) 29. da Advocacia Geral da Unio. da Procuradoria Geral da Repblica. do Superior Tribunal de Justia. do Congresso Nacional. do Supremo Tribunal Federal. 32. No momento da concluso do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigaes dele decorrentes. Se a pessoa a nomear era insolvente no momento da nomeao, o contrato (A) s produzir efeitos quando da cessao da insolvncia, devendo os contratantes originrios serem intimados no prazo de trinta dias. produzir normalmente efeitos para a pessoa nomeada, porque a insolvncia no impedimento legal. no produzir qualquer efeito, seja para a pessoa nomeada ou para os contratantes originrios. s produzir efeitos quando da cessao da insolvncia, devendo os contratantes originrios serem intimados no prazo de cinco dias. produzir seus efeitos entre os contratantes originrios.

_________________________________________________________

Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional, sendo que (A) se a medida provisria no for apreciada em at trinta e cinco dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. a deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias no depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. prorrogar-se- por duas vezes por iguais perodos a vigncia de medida provisria que, no prazo de sessenta dias, contados de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. caber comisso exclusiva de Deputados examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

(B)

(C)

(D)

(B)

(E)

_________________________________________________________

33.

(C)

(D)

Ana e Edgar possuem como seu um imvel urbano de trezentos metros quadrados, por doze anos e oito meses, sem interrupo, nem oposio, local em que estabelecem a moradia habitual da famlia. Neste caso, considerando que Ana e Edgar no possuem justo ttulo e que ocuparam a rea com ausncia de boa-f, eles (A) no podero adquirir a propriedade do imvel, tendo em vista que o prazo legal mnimo de posse estabelecido pela legislao civil de vinte anos. no podero adquirir a propriedade do imvel, tendo em vista que o prazo legal mnimo de posse estabelecido pela legislao civil de quinze anos. podero adquirir a propriedade do imvel atravs da usucapio. no podero adquirir a propriedade do imvel, tendo em vista que no possuem justo ttulo e no agiram com boa-f. no podero adquirir a propriedade do imvel, tendo em vista que o imvel em questo possui rea que ultrapassa a metragem mxima prevista na legislao civil.

(E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

30.

Dois teros dos Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero escolhidos pelo (A) (B) (C) (D) (E) Supremo Tribunal Federal. Presidente do Senado Federal. Presidente da Repblica. Presidente do Supremo Tribunal Federal. Congresso Nacional. Direito Civil (D)

(E)

_________________________________________________________

31.

Segundo o Cdigo Civil brasileiro, s ter eficcia o pagamento que importar transmisso da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Se for dado em pagamento coisa fungvel, (A) no se poder mais reclamar do credor que, de boaf, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente no tivesse o direito de alien-la. no se poder mais reclamar do credor que, de boaf, a recebeu e consumiu, exceto se o solvente no tivesse o direito de alien-la. poder requerer indenizao por perdas e danos, quantificada em ao prpria a ser ajuizada no prazo decadencial de seis meses contados da data do pagamento. poder requerer indenizao por perdas e danos, quantificada em ao prpria a ser ajuizada no prazo decadencial de doze meses contados da data do pagamento. poder requerer a devoluo de coisa da mesma espcie, qualidade e quantidade, sob pena de responder por perdas e danos.

_________________________________________________________

34.

Os descendentes que, na qualidade de herdeiros, se imitirem na posse dos bens do ausente, (A) daro garantias da restituio deles, mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhes respectivos. esto desobrigados de prestar garantia, desde que provada a sua qualidade de herdeiros. esto desobrigados de prestar garantia, bem como de provar a qualidade de herdeiros, tratando-se de direitos presumidos legalmente. daro garantia da restituio deles, mediante cauo em dinheiro feita atravs de depsito em estabelecimento bancrio oficial equivalente aos quinhes respectivos. devero requerer a nomeao de administrador judicial do imvel pelo prazo mnimo de cinco anos.
TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova AM, Tipo 001


35. Com relao aos Defeitos do Negcio Jurdico, considere: Direito Processual Civil

I. Configura-se o estado de perigo quando algum,


premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. 38. Joo ajuizou ao de cobrana em face de Tcio, ao esta em que foi atribudo causa o valor de R$ 100.000,00. Na referida ao, Joo foi considerado litigante de m-f e condenado a pagar multa, honorrios advocatcios, todas as despesas que Tcio efetuou, bem como indeniz-lo pelos prejuzos. Neste caso, de acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, a referida multa no poder exceder o valor de (A) R$ 1.000,00. R$ 2.000,00. R$ 10.000,00. R$ 20.000,00. R$ 40.000,00.

II. So nulos os negcios jurdicos, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio.

III. Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode aleg-lo para anular o negcio, ou reclamar indenizao. (B) (C)

IV. Os negcios de transmisso gratuita de bens ou


remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) (B) (C) (D) (E) 36. (D) (E) 39.

_________________________________________________________

Considere as seguintes hipteses:

I. Ru domiciliado no Brasil, de nacionalidade estrangeira.

I, III e IV. I e III. II, III e IV. I, II e III. II e IV.

II. Obrigao que tiver de ser cumprida no Brasil. III. Inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, exceto se o autor da herana for estrangeiro e tiver residido fora do territrio nacional.

IV. A ao que se originar de fato ocorrido ou de ato


praticado no Brasil. De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, competente a autoridade judiciria brasileira nas hipteses indicadas SOMENTE em: (A) (A) (B) (C) (D) (E) 37. fungvel e infungvel, respectivamente. (B) infungvel e fungvel, respectivamente. infungveis. fungveis. no consumveis. (C) (D) (E) 40.

_________________________________________________________

Um saco de cimento e um saco de arroz so bens

I, II e III. I, II e IV. II, III e IV. III e IV. I e IV.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

No negcio jurdico A, foi preterida uma solenidade que a lei considera essencial para a sua validade; o negcio jurdico B no reveste de forma prescrita em lei; o negcio jurdico C foi celebrado com adolescente de 17 anos de idade e o negcio jurdico D possui vcio resultante de coao. Nestes casos, de acordo com o Cdigo Civil brasileiro, so nulos SOMENTE os negcios jurdicos (A) (B) (C) (D) (E) A e B.

Moiss, juiz de direito, quando criana, cresceu brincando com seus vizinhos: Joo, Jos, Caque e Mateus. Todos fizeram a mesma faculdade de direito e se tornaram brilhantes advogados. Com o passar dos anos, os amigos foram se afastando, mas Joo se casou com Sofia, irm de Moiss, Jos se casou com Magda, irm de Joo e Mateus casou-se com Ktia, sobrinha de Moiss. Diante do exposto, defeso a Moiss exercer as suas funes de juiz no processo contencioso ou voluntrio quando nele estiver postulado como advogado da parte de (A) Mateus, somente. Joo e Jos, somente. Joo e Mateus, somente. Joo, somente. Joo, Jos, Caque e Mateus. 9

A, B e C. (B) A, B e D. C e D. B, C e D. (C) (D) (E)

TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

Caderno de Prova AM, Tipo 001


41. Quando se tratar de processo total ou parcialmente eletrnico, os atos processuais praticados na presena do juiz podero ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em arquivo eletrnico inviolvel, na forma da lei, mediante registro em termo que ser assinado digitalmente pelo juiz e pelo escrivo ou chefe de secretaria, bem como pelos advogados das partes. Eventuais contradies na transcrio devero ser suscitadas (A) oralmente no momento da realizao do ato, registrando-se a alegao, devendo o juiz decidir no prazo de cinco dias, sendo as partes intimadas desta deciso. oralmente no momento da realizao do ato, registrando-se a alegao, devendo o juiz decidir no prazo de quarenta e oito horas, sendo as partes intimadas desta deciso. oralmente no momento da realizao do ato, sob pena de precluso, devendo o juiz decidir de plano, registrando-se a alegao e a deciso no termo. oralmente no momento da realizao do ato, devendo ser as razes da contradio feitas por escrito no prazo de cinco dias e o juiz decidir no prazo de quarenta e oito horas, sendo as partes intimadas desta deciso. por escrito no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de precluso, devendo o juiz decidir no prazo de cinco dias, sendo as partes intimadas desta deciso. 44. Minotauro est executando judicialmente Brbara em razo do descumprimento de acordo judicial celebrado em ao de cobrana. Brbara interps embargos execuo, discutindo, nestes embargos, apenas questes processuais. Considerando que Minotauro desistiu de toda a execuo, os embargos interpostos (A) sero extintos tambm, desde que o embargante concorde expressamente, pagando o devedor as custas e os honorrios advocatcios. sero extintos tambm, desde que o embargante concorde expressamente, pagando o credor as custas e os honorrios advocatcios. sero extintos tambm, independentemente de concordncia do embargante, pagando o devedor as custas e os honorrios advocatcios. sero extintos tambm, independentemente de concordncia do embargante, pagando o credor as custas e os honorrios advocatcios. tero prosseguimento normal, tratando-se de medidas judiciais independentes, com nus e deveres processuais a serem discutidos e decididos.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

45.

Considere as seguintes Associaes:

I.

_________________________________________________________

42.

Considere:

Associao Brasil Limpo: constituda h 14 meses e possui entre suas finalidades a proteo livre concorrncia. Associao Viver Adequadamente: constituda h sete meses e possui entre suas finalidades a proteo ao consumidor. Associao Leis Claras: constituda h vinte e quatro meses e possui entre suas finalidades a proteo ao patrimnio esttico. Associao Natureza Bela: constituda h seis meses e possui entre suas finalidades a proteo ao meio ambiente.
o

I. Inpcia da petio inicial. II. III. IV. V.


Conexo. Defeito de representao. Conveno de arbitragem. Falta de cauo que a lei exige como preliminar.

II.

III.

IV.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, o juiz conhecer de ofcio as matrias enumeradas SOMENTE em: (A) (B) (C) (D) (E) 43.

I, II e V. I, II, III e V. I, II, IV e V. III e IV. II, III e V.

De acordo com a Lei n 7.347/85 tm legitimidade para propor a ao civil pblica as Associaes indicadas SOMENTE em: (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, o agravo de instrumento ter a sua petio instruda obrigatoriamente com cpias da (A) (B) deciso agravada e da certido da respectiva intimao, apenas. deciso agravada, da petio inicial, contestao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. certido da respectiva intimao, da petio inicial, contestao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. deciso agravada, da certido da respectiva intimao, da petio inicial, contestao e da procurao outorgada ao advogado do agravante, apenas.

I e III. II e IV. I, II e III. I, II e IV. III e IV.


Direito Penal

_________________________________________________________

46.

A respeito dos crimes contra a honra, correto afirmar que (A) (B) configura o crime de injria a crtica genrica dirigida s instituies em geral. a pessoa jurdica pode ser sujeito passivo do crime de difamao. os menores e os doentes mentais no podem ser sujeitos passivos do delito de difamao. a ofensa dignidade ou decoro que caracteriza a injria no pode ser feita por gestos, devendo ser verbal ou escrita. aquele que, sabendo falsa a imputao, a propala no comete crime de calnia.
TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

(C)

(C) (D)

(D)

(E)

(E)

10

Caderno de Prova AM, Tipo 001


47. Aquele que falsifica a assinatura de avalista numa nota promissria, da qual credor, responder pelo crime de (A) (B) (C) (D) (E) 48. falsa identidade. falsidade ideolgica. falsificao de documento particular. falsificao de documento pblico. uso de documento falso. (C) (D) (E) (B) Direito Processual Penal 51. O inqurito policial (A) poder ser arquivado por determinao da autoridade policial, desde que atravs de despacho fundamentado. pode ser presidido pelo escrivo de polcia, desde que as diligncias realizadas sejam acompanhadas pelo Ministrio Pblico. no exige forma especial, inquisitivo e pode no ser escrito, em decorrncia do princpio da oralidade. ser remetido a juzo sem os instrumentos do crime, os quais sero devolvidos ao indiciado. no obrigatrio para instruir a ao penal pblica que poder ser instaurada com base em peas de informao.

_________________________________________________________

O funcionrio pblico que, no exerccio de suas funes, atendendo a apelo do ru, retarda por vrios meses o cumprimento de mandado de citao para possibilitar-lhe mais tempo para preparar a defesa, responder pelo crime de (A) (B) (C) (D) (E) concusso. peculato. excesso de exao. corrupo passiva. prevaricao. 52.

_________________________________________________________

A ao penal ajuizada pelo ofendido ou por quem tenha condies de represent-lo, nos crime de ao pblica, quando no for intentada pelo Ministrio Pblico no prazo legal, denomina-se ao penal (A) (B) (C) (D) (E) privada exclusiva. pblica incondicionada. privada subsidiria da pblica. pblica condicionada. privada personalssima.

_________________________________________________________

49.

Joo, funcionrio pblico no exerccio de suas funes, em cumprimento de mandado de citao, abordou Jos, o citando, ordenando-lhe que ajoelhasse no cho para ouvir a leitura do teor do mandado. Jos recusou-se a ajoelharse, dizendo que ouviria de p. Nesse caso, Jos (A) (B) (C) (D) (E) cometeu crime de desacato. cometeu crime de desobedincia. no cometeu nenhum delito. cometeu crime de resistncia simples. cometeu crime de resistncia qualificada.

_________________________________________________________

53.

A priso temporria (A) no possibilita a liberao do agente pela autoridade policial sem alvar de soltura expedido pelo juiz que a decretou, ainda que tenha terminado o prazo de sua durao. pode ser decretada pelo juiz de ofcio, independentemente de representao da autoridade policial. s pode ser decretada no curso da ao penal, se houver prova da materialidade do delito e indcios veementes da autoria. uma modalidade de priso cautelar, cuja finalidade assegurar uma eficaz investigao policial, quando se tratar da apurao de infrao penal de natureza grave. pode ser prorrogada tantas vezes quantas forem necessrias, desde que seja imprescindvel para a investigao do delito.

(B) (C)

_________________________________________________________

50.

A respeito dos Crimes contra a Administrao da Justia, considere:

(D)

I.

No delito de comunicao falsa de crime ou contraveno, h indicao expressa de pessoa determinada como autora da infrao. (E) No delito de denunciao caluniosa, no h indicao expressa de determinada pessoa como autora da infrao. A vtima de um crime no comete crime de falso testemunho se calar a verdade em processo judicial. No delito de falso testemunho, o fato deixa de ser punvel se o agente se retrata ou declara a verdade at o trnsito em julgado da sentena ou do acrdo proferido no processo em que ocorreu a falsidade.

II.

_________________________________________________________

III. IV.

54.

No que concerne aos recursos em geral, considere:

I.

O juiz, em decorrncia da sua imparcialidade e do princpio da iniciativa das partes, jamais poder recorrer de ofcio da sua prpria deciso. Tanto o Ministrio Pblico como o ru pessoalmente podero desistir de recurso que hajam interposto. Denomina-se sucumbncia recproca a desconformidade, para ambas as partes, entre o que foi pedido e o que foi decidido pela sentena.

II. III.

Est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) (B) (C) (D) (E)

III.
Est correto o que se afirma SOMENTE em:

I, II e III. I e IV. II, III e IV. I, II e IV.


(A) (B) (C) (D) (E)

I. I e II. I e III. II e III. III.


11

TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

Caderno de Prova AM, Tipo 001


55. Compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar, nas infraes penais comuns, os (A) chefes de misso diplomtica de carter permanente. membros dos Tribunais Regionais do Trabalho. (B) (C) (D) (E) Ministros de Estado. membros do Congresso Nacional. os juzes federais, da Justia Militar e do Trabalho. dois teros de seus membros efetivos aptos a votar, no considerados, dentre outros casos, os cargos vagos e nem os cargos cujos titulares estejam afastados por tempo indeterminado. metade de seus membros efetivos aptos a votar, no considerados, dentre outras situaes, os cargos vagos e aqueles cujos titulares estejam afastados por tempo determinado. metade de seus membros aptos a votar, no considerados, dentre outras situaes, os casos de suspeio e de impedimento. dois teros de seus membros, titulares de votos, considerados, dentre outras situaes, os cargos vagos e os casos de suspeio e de impedimento. 58. Para o julgamento pelo Plenrio de alterao ou cancelamento de enunciado de smula, o quorum de (A) dois teros de seus membros efetivos aptos a votar, considerados, dentre outras situaes, os cargos cujos titulares estejam afastados por tempo indeterminado.

(B)

(C)

_________________________________________________________

Regimento Interno do Tribunal Regional Federal a da 1 Regio 56. Em relao perda de cargo do juiz federal correto afirmar que, dentre outras situaes pertinentes, (A) o processo administrativo para decretao da perda do cargo ter o prazo de noventa dias para ser concludo, prorrogveis at o dobro ou mais, quando a delonga decorrer do exerccio do direito de defesa. essa penalidade restringe-se aos juzes federais que ainda no adquiriram a vitaliciedade, porque os vitalcios esto sujeitos remoo e disponibilidade com subsdios proporcionais ao tempo de servio. finda a instruo, o Ministrio Pblico e o Advogado constitudo tero, em comum, vista dos autos por quinze dias para razes finais, se o magistrado estiver afastado e cinco dias, se em exerccio. o Corregedor-Regional presidir o processo, decidindo sobre as provas requeridas pelo magistrado acusado, com cincia obrigatria ao Ministrio Pblico Federal e ao procurador constitudo. em qualquer fase do processo administrativo de perda do cargo, o magistrado acusado no poder ser afastado do exerccio de suas funes, face garantia constitucional da inamovibilidade.

(D)

(E)

_________________________________________________________

59.

Analise:

I. II. III.

Auxiliar na superviso e fiscalizao dos servios da Secretaria do Tribunal. Informar a remoo ou promoo de juzes Coordenao dos Juizados Especiais. Submeter ao Conselho de Administrao as propostas de provimentos necessrios ao regular funcionamento dos servios forenses de primeiro grau.

(B)

(C)

Conforme disposio expressa do Regimento Interno do a TRF da 1 Regio, so atribuies, respectivamente, do (A) Presidente, do Corregedor-Regional e da Corte Especial Administrativa. Corregedor-Regional, do Vice-Presidente e do Relator. Vice-Presidente, da Corte Especial Administrativa e do Relator. Vice-Presidente, do Presidente e do Corregedor-Regional.

(D)

(B) (C)

(E)

(D)

_________________________________________________________ (E) Relator, do Conselho de Administrao e do Presidente. _________________________________________________________

57.

Dentre outras atribuies, incumbe ao Relator (A)

60. prestar informao em habeas corpus quando o feito tenha, ou no, sido julgado. apresentar, em mesa, para julgamento, os feitos que dependem de pauta. redigir o acrdo quando seu voto foi o vencido no julgamento. antecipar o efeito da tutela, salvo nas aes de competncia originria do Tribunal. propor seo ou turma a submisso do processo Corte Especial ou seo, conforme o caso.

Na sesso de julgamento da ao penal originria, observar-se-, dentre outros preceitos, que (A) o relator e o revisor apresentaro os respectivos relatrios, mas vedados eventuais aditamentos. a Corte Especial ou a seo reunir-se- com a presena de, pelo menos, metade de seus membros. o Procurador Regional da Repblica falar por ltimo, por trinta minutos, na ao penal privada. a acusao e a defesa tero prazo de trinta minutos para a sustentao oral, assegurado ao assistente o prazo de quinze minutos. a Corte Especial ou a sesso proferir julgamento com maioria simples dos desembargadores federais presentes.
TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

12

Caderno de Prova AM, Tipo 001

REDAO Ateno: Devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

Para os destinos de uma sociedade, indiferente conceber a mquina como um engenho a servio do homem, ou o homem como um apndice da mquina? Redija uma dissertao em que voc, apresentando argumentos claros e consistentes, defenda seu ponto de vista sobre a questo acima proposta.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

TRF1R-Anal.Jud.-Execuo de Mandados-AM

13

Вам также может понравиться