Вы находитесь на странице: 1из 10

INTEREAD Tecnologia em Educao Ps-Graduao - Educao do Campo

Dorotty Anacleto de Souza Lopes Cleodete Dionisio Gomes

ANALFABETISMO DIGITAL

Lidianpolis-PR

2012

INTEREAD Tecnologia em Educao Ps-Graduao - Educao do Campo

Dorotty Anacleto de Souza Lopes Cleodete Dionisio Gomes

ANALFABETISMO DIGITAL

Analfabetismo Digital, apresentado a INTEREAD Tecnologia em Educao, como exigncia parcial aprovao na Disciplina Metodologia Cientfica. Prof. Paulo Negri

Lidianpolis-PR

2012

SUMRIO
SUMRIO.............................................................................................................................................3 Introduo..............................................................................................................................................4 2. Analfabetismo Digital.......................................................................................................................5 2.1 Analfabetismo..............................................................................................................................5 2.2 Analfabetismo Digital.................................................................................................................5 3. Analfabetismo Digital e a Escola......................................................................................................7 4. Concluso..........................................................................................................................................9 5. Referncias......................................................................................................................................10

INTRODUO
O Analfabetismo uma chaga que aflige o Brasil desde o incio da colonizao, um srio problema que causa a excluso das pessoas na sociedade, e sua marginalizao. Cada vez mais o governo brasileiro luta contra isso com programas sociais, e oportunidades de estudo para adultos, e graas a esses esforos, cada vez mais o analfabetismo vem diminuindo em nosso pas, e as pessoas cada vez mais so integradas a sociedade. Contudo, outro tipo de analfabetismo, que se espalhou principalmente no sculo XXI, vem excluindo as pessoas, principalmente do mercado de trabalho, que o analfabetismo Digital, ou seja, a falta de habilidade em lidar com equipamentos e tecnologias providas da rea da informtica, principalmente a internet. Nisso a escola cada vez mais tem exercido um papel importante na integrao dos jovens a tecnologia e na alfabetizao digital.

2. ANALFABETISMO DIGITAL
2.1 Analfabetismo
O termo analfabetismo vem adquirindo vrias definies ao longod as ultimas dcadas. Inicialmente o Analfabetismo Funcional ganhou a definio em 1958 pela UNESCO, para uma pessoa ser considerada Alfabetizada ela deveria ser capaz de produzir uma sentena simples relacionado a sua vida dirias, caso ele no fosse capaz, seria considerado um Analfabeto. Essa definio j no mais aceita nos dias de hoje, pois na dcada de 90 a UNESCO juntamente com o IBGE comearam a avaliar o analfabetismo funcional atravs da quantidade de sries concludas na escola. Portanto segundo a ultima definio, um analfabeto funcional aquele que completou 4 sries ou menos da escola.

2.2 Analfabetismo Digital


Apesar dos nveis de analfabetismo do Brasil ainda estar acima de outros pases do primeiro mundo, j houve uma grande reduo nos ltimos anos, e cada vez mais caminhamos para o fim do analfabetismo funcional, mais outro tipo de analfabetismo vem preocupando socilogos cada vez mais, o Analfabetismo Digital. Alm desse problema, quanto a falta de habilidade em escrever e ler, as pessoas comeam a ser cobradas para terem habilidades com os novos componentes eletrnicos e suas tecnologias, como celulares, computadores e internet, o que acaba criando uma nova classe de excludos analfabetos, os analfabetos digitais. O Analfabetismo digital portanto a falta de conhecimento de um indivduo sobre as novas tecnologias.
Ocorre que aquele que no domina a informtica um verdadeiro analfabeto, marginalizado pela rpida evoluo tecnolgica que possibilita o acesso informao. O analfabetismo digital um

grande fator de excluso, que resulta em srias implicaes sociais, polticas, jurdicas e econmicas. (Malaquias, Brunos Pires. O Analfabetismo Digital. 2003). Portanto, como descrito por MALAQUIAS, o analfabetismo digital vem se tornando mais uma fonte de excluso social e marginalizao social, pois hoje em dia, quase todos os lugares trabalham com um computador, e para conseguir emprego, cada vez mais est sendo necessrio esse conhecimento, pois a informtica j se encontra difundida na sociedade de tal forma, que seria impossvel abrir mo dessa facilidade. Os jovens dessa gerao esto cada vez mais ligados a tecnologia, o que um alvio, pois sabemos que a cada gerao o analfabetismo digital diminui, contudo, as pessoas de geraes passadas ficam excludas. Os atuais chefes de famlia se vem obrigados a procurar por cursos na rea da informtica para que no sejam excludos do mercado de trabalho, ou seja, ter conhecimentos em informtica se tornou um requisito tanto para adquirir emprego, como para manter o emprego atual. Com isso, surge a definio de Incluso Digital, que trazer para o meio tecnolgico, todas as pessoas, jovens, idosos, de alta ou baixa renda. Porem muitas pessoas no consegue ter acesso a essas tecnologias, o que acaba movendo muitos programas sociais do governo de Incluso Digital, que traz computadores com acesso a internet para os alunos nas escolas e para o publico em geral, contudo ainda h uma barreira para as pessoas de mais idade, que a completa falta de noo de como utilizar, pois mesmo com a tecnologia a disposio, se no houver um mnimo de instruo, no h condio de utiliz-la. Outro fator importante que, muitas famlias, mesmo com acesso a computador, acabam ficando sem acesso a internet, por esse ser ainda um servio caro em muitos lugares, e de pssima qualidade, resultando e grandes reas sem cobertura de internet. Hoje podemos fazer inmeras coisas pela internet, possvel trabalhar pela internet, estudar atravs dos cursos EaD diponveis, possvel comprar coisas, conhecer pessoas, e at mesmo buscar por empregos e concursos, sendo q muitos desses s disponibilizam inscrio pela internet, enfim, a internet tambm uma ferramenta necessria para as pessoas hoje em dia.

O principio da Incluso Digital portanto, deveria no s fornecer formas de utilizao, mais tambm treinamento para essas pessoas, sendo talvez necessrio at mesmo dentro das escolas.

3. ANALFABETISMO DIGITAL E A ESCOLA


Como visto o Analfabetismo Digital to preocupante quando o Analfabetismo Funcional, pois tambm um dos critrios de excluso do mercado de trabalho e da sociedade como conhecemos, portanto deveria ser responsabilidade da escola e do governo garantir isso, segundo o art. 205 da constituio, citado em MLAQUIAS: A Informtica na Educao ainda no impregnou as idias dos educadores e, por isto, no est consolidada no nosso sistema educacional, assim como, nesse mesmo sentido, por parte dos governantes, no foi observado o disposto constitucional, contido no art. 205, que diz ser a educao direito de todos e dever do Estado e da famlia, sendo promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (MALAQUIAS, Brunos Pires. O Analfabetismo Digital. 2003).

Segundo a citao acima, esta explcito que a informtica j se tornou algo necessrio para qualificao para o mercado de trabalho e para o o exerccio da cidadania de forma eficiente, por tanto seria necessrio implementar um mtodo de ensino q utilize esses recursos. O nosso pas no pode perder essa chance histrica e singular que se desenvolver, concomitantemente, com o desenrolar da revoluo da Informtica. De forma que se faz necessrio, conseqentemente, seja dada a oportunidade de acesso aos brasileiros educao visando a incluso digital, no sentido que de s assim haver o exerccio democrtico da cidadania plena. (MALAQUIAS, Brunos Pires. O Analfabetismo Digital. 2003).

Como mostrado no fragmento acima, a revoluo digital apresenta uma oportunidade para o Brasil crescer de igual para igual com grandes potncias, criando mo-de-obra especializada e capaz de competir nos novos mercados que surgiro. Portanto no podemos perder essa oportunidade, sendo necessrio uma Alfabetizao Digital de qualidade para todos os brasileiros.

4. CONCLUSO
Como visto no trabalho desenvolvido, as novas tecnologias, como a internet, vem dominando o mercado de trabalho, que cada vez mais se integra com ela e se torna dependente, por tanto, de suma importncia que tenhamos o conhecimento da informtica e seus recursos, e no somente a teoria, mais tambm conhecer a prtica, e saber utiliz-la bem, pois cada vez mais, nos tornaremos dependentes dessa tecnologia. Assim a escola deve desempenhar um importante papel no desenvolvimento dos jovens quanto a essas tecnologias, para que no futuro, o Brasil possa acompanhar essa revoluo tecnolgica e competir como igual com as grandes potncias tecnolgicas, e assim, acabar com essa linha de desenvolvimento que nos separa dos ditos Pases Desenvolvidos.

5. REFERNCIAS
MALAQUIAS, Brunos Pires. O Analfabetismo Digital. 2003. Disponvel em:

http://www.ibdi.org.br/site/artigos.php?id=159. Acesso em: 02/04/2012;

Вам также может понравиться