Вы находитесь на странице: 1из 12

UNIVERSIDADE FEEVALE

FERNANDO HERMES HERNANDEZ LUSARDO

DESENVOLVIMENTO DE UM VISUALIZADOR 3D PARA IMAGENS DE ORGOS HUMANOS: FERRAMENTA DE AUXLIO AO ENSINO NA REA DA SADE

Anteprojeto de Trabalho de Concluso

Novo Hamburgo 2012

FERNANDO HERMES HERNANDEZ LUSARDO

DESENVOLVIMENTO DE UM VISUALIZADOR 3D PARA IMAGENS DE ORGOS HUMANOS: FERRAMENTA DE AUXLIO AO ENSINO NA REA DA SADE

Anteprojeto de Trabalho de Concluso de Curso, apresentado como requisito parcial obteno do grau de Bacharel em Sistemas de Informao pela Universidade Feevale

Orientadora: Marta Rosecler Bez Coorientadora: Ceclia Dias Flores

Novo Hamburgo 2012

RESUMO O uso de cadveres para o estudo da anatomia humana uma prtica muito antiga, sua obteno depende de fatores de carter pessoal e familiar, o que determina dificuldades para os profissionais da rea mdica. Tambm, o processo de decomposio faz com que esses corpos percam seu aspecto natural, o que dificulta o reconhecimento das peas anatmicas retiradas para estudo, quando observadas em pacientes submetidos intervenes cirrgicas. O presente trabalho prope a construo de um visualizador 3D para imagens de rgos humanos reais, obtidos pelos meios que se dispem atualmente para tal e digitalizados antes de sofrerem deteriorao. O objetivo ser sua utilizao pelos alunos da rea da Sade no aprendizado e familiarizao com as peas anatmicas, podendo estas ser observadas como se tivessem sido extradas no momento da consulta. Palavras Chave: Imagens 3D; Browser; Computao Grfica; Informtica Mdica; Informtica na Educao.

SUMRIO

RESUMO ..................................................................................................................... 3 SUMRIO.................................................................................................................... 4 MOTIVAO.............................................................................................................. 5 OBJETIVOS ................................................................................................................. 7 Objetivo geral ........................................................................................................... 7 Objetivos especficos ................................................................................................ 7 METODOLOGIA ........................................................................................................ 8 CRONOGRAMA ....................................................................................................... 11 Trabalho de Concluso I ......................................................................................... 11 Trabalho de Concluso II........................................................................................ 11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ....................................................................... 12

MOTIVAO

O homem, desde o instante em que teve conscincia de si mesmo, foi impelido a buscar o conhecimento e rapidamente procurou saber como funcionava seu corpo, obtendo informaes que lhe permitiram viver mais e melhor. Mesmo havendo evoludo, continuou a estudar Medicina com o auxlio de rgos humanos oriundos de cadveres de pessoas cujos corpos no foram reclamados ou foram doados. Segundo Arger (2009), a falta de cadveres para o ensino da Medicina, sendo este fundamentado na anatomia humana, tem sido um grande problema. Em reportagem realizada pelo Fantstico, houve a denncia de que vendedores de rgos se aproveitam da dificuldade que as escolas de Medicina tm na obteno de cadveres para roubar e negociar os mesmos, para estudo. Por existir essa dificuldade de aquisio de cadveres - eles tm em mdia seis anos, quatro anos de estudo -, ento geraes de mdicos se formaram em cima do mesmo cadver, explica a estudante de Medicina da UFRJ Carolin Arajo. (FANTSTICO, 2002)
A comercializao do corpo humano e suas partes um tema cada vez mais em evidncia em nossa sociedade. Segundo Berlinguer e Garrafa (2001) no texto da "Conveno Biotica Europia" a no comercializao do corpo humano e suas partes um dos principais motivos de indagaes dos limites e possibilidades da relao entre o mercado, o corpo humano e a dignidade humana. (QUEIROZ, 2005)

Obviamente, a convergncia de todos estes fatores, unidos ao fato de haver toda uma atmosfera de medos, constrangimentos e receios, faz os alunos e professores enfrentar muitos desconfortos na longa trajetria para alcanar seus objetivos (QUEIROZ, 2005). Nesse

sentido a Doutora Maryelena Seleme Dora (2003), professora de anatomia do Departamento de Cincias Morfobiolgicas da Fundao Universidade Federal do Rio Grande, aconselha o uso de imagens obtidas atravs da tcnica da ultra-sonografia para a explorao do corpo humano sem o efeito da deformao que a dissecao de cadveres e a decomposio impe aos rgos manipulados. A evoluo na rea de TI (Tecnologia da Informao) faz pensar que podem haver contribuies neste sentido, propondo a implementao de uma ferramenta de manipulao de imagens 3D obtidas atravs de diversos meios tcnicos como scanners, equipamentos mdicos ou softwares de modelagem, permitindo aos estudantes de medicina, observarem os rgos do corpo humano na inclinao e rotao que melhor possa transmitir eles as informaes pertinentes. Sem mencionar a vantagem de poderem observar os objetos de estudo sem a interferncia das deformaes impostas pela gravidade dificultando o reconhecimento dos mesmos.

Avanos notveis vem sendo realizados nessa rea, como o Atlas do Corpo Humano em 3D BioDigital Human (SYSTEMS, 2011), gratuito, que permite ao aluno uma navegao tridimensional pelos diversos sistemas e rgos do corpo humano. Nele possvel selecionar um modelo humano feminino ou masculino, observar detalhadamente a anatomia, movimentando-se entre os sistemas esqueltico, muscular, visceral, nervoso, linftico e outros, permitindo ainda visualizar alguns em funcionamento, bem como identificar algumas patologias. Netter's 3D Interactive Anatomy (CYBER, 2010), um software pago muito similar ao BioDigital Human (SYSTEMS, 2011) que permite tambm a livre navegao pelos sistemas do corpo humano ou a parte selecionada para estudo. Seu tutor virtual vai ensinando o usurio os detalhes sobre o item em destaque cuja visualizao se d no ngulo e rotao escolhido no manuseio do mouse. No obstante tantas facilidades, os sistemas mencionados apresentam imagens que pouco se assemelham as que os alunos de Medicina tero de lidar na prtica. O que poderia fazer a diferena num software deste tipo a manipulao de imagens digitalizadas a partir de rgos reais, selecionados por profissionais da rea mdica de acordo com suas caractersticas, para o ensino especfico da matria. Sendo a realidade virtual uma rea do conhecimento que vem trazer muitas oportunidades para a investigao cientfica, o uso desta para treinamento de procedimentos mdicos tm sido alvo de pesquisas em todo o mundo (WESTWOOD et al., 1999/2000/2001/2002) apud (MACHADO, 2003). Por outro lado, o advento de novas

tecnologias para tratamento de imagens, sedimentadas no lanamento de Frameworks grficos como o openGL, permite intuir que existe a possibilidade de contribuir nessa rea e oferecer uma ferramenta que manipule imagens de peas anatmicas reais em 3D e que venha ao encontro de esta lacuna existente nos softwares mencionados.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Desenvolver um browser que facilite a manipulao e exibio de imagens 3D, de origens diversas, dos rgos do corpo humano, para ser utilizado no ensino da medicina.

Objetivos especficos

Pesquisar o estado-da-arte na manipulao de imagens 3D de diversas origens. Explorar tcnicas relacionadas proposta do presente trabalho. Explorar as ferramentas com que a tcnica proposta ter de interagir. Estudar alguns frameworks para visualizao de contedos 3D na web, buscando seu uso ou como base de consulta para o desenvolvimento do prottipo. Projetar os algoritmos para a exibio, translao e rotao das imagens 3D. Implementar os algoritmos projetados. Validar a tcnica proposta.

METODOLOGIA

A figura a seguir apresenta um resumo da metodologia que guiar este trabalho (com os atributos que a caracterizam em azul).
NATUREZA FORMA DE ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TCNICOS

Bsica

Quantitativa

Exploratria

Bibliogrfica Documental Experimental

Aplicada

Qualitativa

Descritiva

Explicativa Levantamento Estudo de Caso Expost-facto Pesquisa-ao

Figura : Classificao da pesquisa (adaptado de BEZ, 2011) Este trabalho classifica-se como uma pesquisa aplicada, devido a seu objeto (i.e. uma tcnica para manipulao e exibio de imagens 3D para ensino da medicina) procura solucionar um problema de ordem prtica e at social (i.e. o estudo dos rgos do corpo humano sem a necessidade de manipulao de cadveres). Nele sero abordados conhecimentos plenamente consolidados na rea de Cincias da Computao, selecionando aqueles que permitam atingir o objeto do presente pr-projeto, demonstrando a extenso de sua aplicao. Quanto a forma de abordagem, enquadra-se como qualitativa, pois as imagens que sero utilizadas para testes tero uma anlise no numrica, sendo ento a qualidade da visualizao e utilizao no ensino, o que se procura objetivar no trabalho. De acordo com Tom McReynolds e David Blythe (1998), o OpenGL uma interface procedural, ao contrrio da VRML, cuja caracterstica a de ser descritiva, o que significa que em OpenGL, por exemplo, para gerar uma bola vermelha, h necessidade de inserir uma seqncia de comandos para posicionar a cmera, observar e modelar transformaes, desenhar a geometria necessria para a criao de uma bola, colorir, etc. enquanto que em VRML apenas se especifica que queremos uma bola vermelha em determinada coordenada.

No obstante, a vantagem de usar uma interface procedural a de que permite uma grande flexibilidade no processo de gerar imagens. A maneira mais fcil de ver isso pelo fato de que interfaces descritivas podem ser construdas sobre uma interface procedural mas o contrrio no verdadeiro. As funcionalidades das peas da interface, podem ser combinadas como blocos de construo para a obteno de tcnicas inovadoras e de capacidades grficas poderosas. Com o uso destas tcnicas, pode-se pensar em desenvolver algoritmos para manipulao de diversas fontes de imagens 3D, caracterstica que ir conferir versatilidade a um browser que tem concorrentes to bem elaborados e torna o trabalho de ordem exploratrio. Certamente a obteno de imagens tridimensionais de rgos obtidos em cadveres por profissionais da rea ou utilizando tomografia computadorizada (CT), pode determinar uma diferenciao que far valer todos os esforos para a construo e o lanamento de uma ferramenta com tais possibilidades.
Em 1972, o fsico Godfrey N. Hounsfield desenvolveu um novo mtodo para a formao de imagens a partir dos raios-x que deu origem a tomografia computadorizada. Trata-se de um mtodo radiolgico que permite a obteno de uma imagem de determinado segmento do corpo humano com a finalidade de visualizao e estudo de suas estruturas anatmicas. A palavra tomografia, deriva da palavra grega Tomos, que significa corte ou fatia, e Grafos, que significa desenhar uma imagem ou grfico. (MONTEIRO, 2005)

Os objetivos anteriormente expostos do ao projeto um carter bibliogrfico e experimental, pois existe o desafio de trabalhar com imagens de procedncias diversas, exigindo a pesquisa e seleo dos recursos tcnicos que permitam a obteno dos resultados almejados. Escolher a ferramenta a ser utilizada para aproveitar a versatilidade do openGL e decidir quais algoritmos permitiro uma melhor apresentao visual dos objetos, so algumas das tarefas que havero de ser tratadas no processo. O lado experimental do projeto, advm do fato que a qualidade no mensurvel quantitativamente, esta provm de comparaes dos padres a serem obtidos, cuja aproximao com a realidade determinar sua incluso na metodologia a ser adotada. Em resumo, o roteiro desta metodologia ser a repetio dos passos a seguir at a obteno de um resultado que permita definir se a implementao de tal soluo vem ao encontro da soluo desejada: Identificar os diferentes tipos de imagens 3D, suas origens e estrutura. Analisar as possibilidades que os frameworks existentes oferecem. Analisar as ferramentas que possam facilitar o trabalho.

10

Desenvolver e experimentar algoritmos para a manipulao das imagens das peas anatmicas obtidas. Implementar os algoritmos no projeto beta. Validar os resultados em termos qualitativos atravs da experimentao.

11

CRONOGRAMA Trabalho de Concluso I Meses A M Mai Jun

Etapa Mar Escrita do anteprojeto. Reviso do anteprojeto. Entrega do anteprojeto Estudo do estado-da-arte em manipulao de imagens 3d Estudo de aplicaes com o uso de imagens 3D no ensino da medicina Estudo do contexto em que a tcnica a ser desenvolvida estar situada (aplicaes relacionadas, ...) Delineamento da tcnica a ser proposta Redao do TCC I. Reviso do TCC I. Entrega do TCC I. Trabalho de Concluso II

M Abr

J Jul

Etapa Ago Desenvolvimento, implementao e testes dos algoritmos bsicos para viabilizao da tcnica Especificao detalhada e proposio da tcnica Projeto da tcnica proposta Implementao da tcnica proposta Testes Aplicao ao problema e validao Redao do TCC II. Reviso do TCC II Entrega do TCC II. Apresentao dos resultados banca avaliadora.

A Set

Meses S O Out Nov

N Dez

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARGER, M. E. B. F. Como funciona a doao de corpos para instituies de ensino. bluelogs.net, Belo Horizonte, 24 Ago. 2009. Disponivel em: <http://bluelogs.net/drexplica/artigos/como-funciona-a-doacao-de-corpos-para-instituicoesde-ensino/>. Acesso em: 09 Mar. 2012. BEZ, M. R. O uso de tecnologia para apoiar a implantao de mtodos ativos nos currculos de Medicina. 2011. Proposta de Tese (Doutorado em...) - Centro Interdiciplinar de Novas Tecnologias na Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2011. CYBER A. Netter's 3D Interactive Anatomy. interactelsevier.com, U.S.A, 26 Ago. 2010. Disponivel em: <http://www.interactelsevier.com/netter>. Acesso em: 08 Mar. 2012. DORA, M. S. Anatomia arte imagem. Cadernos da ABEM - Associao Brasileira de Educao Mdica, Rio de Janeiro, v.1, p. 34, 35, Jan. / Abr. 2003. FANTSTICO, G. O Comrcio Ilegal de rgos Humanos. Globo.com - Fantstico, Rio de Janeiro, 22 set. 2002. Disponivel em: <http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,MUL693896-15605,00O+COMERCIO+ILGEAL+DE+ORGAOS+HUMANOS.html>. Acesso em: 03 dez. 2011. MACHADO, L. D. S. A realidade virtual no modelamento e simulao de procedimentos invasivos em oncologia peditrica: um estudo de caso no transplante de medula ssea. 2003. Tese de Doutorado (Doutoramento em Engenharia) - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, EPUSP, So Paulo, SP, 2003. MCREYNOLDS, T. BLYTHE, D. Advanced graphics programming techniques using OpenGL. Redmond, WA, U.S.A.: Silicon Graphics, 1998. MONTEIRO, D. N. B. Estudo sobre a visualizao de imagens mdicas obtida por exames virtuais. Dissertao de Mestrado (Ps-Graduao em Computao) - Universidade Federal Fluminense, UFF, Niteri, RJ, 2005. QUEIROZ, C. D. A. F. O uso de cadveres humanos como instrumento na construo de conhecimento a partir de uma viso Biotica. Dissertao de Mestrado (Ps-Graduao em Cincias Ambientais e Sade) - Universidade Catlica de Goias, UCGo, Goinia, GO, 2005. SYSTEMS, B. Human beta. biodigital.com, Broadway, New York, U.S.A. 2011. Disponivel em: <http://www.biodigitalhuman.com/>. Acesso em: 09 Mar. 2012.

Вам также может понравиться