Вы находитесь на странице: 1из 2

DIREO REGIONAL DE EDUCAO DO NORTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMDIO GARCIA CDIGO 151816

Centro Escolar da S Ficha de Avaliao Formativa


E.Meio: Sistema Excretor/Urinrio Nome: Data: Ano letivo 2012-2013 Classificao 3 ano

1. Completa com as palavras dadas.

sistema urinrio pele pulmes vias respiratrias

Os rgos do sistema excretor so: os ___________________ e as ____________________________ ___________________ que eliminam a maior parte do dixido de carbono e do vapor de gua; a ___________ que liberta o suor e o _____________________________ que produz e expulsa a urina. Completa: 2. O sistema urinrio constitudo pelos ________ e pelas _________________________________. 3. Os ____________so ento os principais rgos excretores do organismo. 4. Completa com as palavras dadas. urina - sangue nocivas

O aparelho urinrio tem a tarefa de separar do______________ as substncias _________________ e de elimin-las sob a forma de _____________ .

5. Completa com os nomes dos rgos do sistema urinrio

6. Completa os espaos com as seguintes palavras. rins filtro urina bexiga - uretra Os ___________________ funcionam como um _________________. Eles filtram o sangue que, ao passar por eles, ficam sem as impurezas que transporta. Essas impurezas, misturadas com a gua, formam a _____________________. A urina segue pelos ureteres e cai gota a gota na bexiga que, quando est cheia, a expulsa para o exterior pela __________ Escolhe as opes correctas para cada questo. 7.
Os produtos de excreo so eliminados atravs... do suor, da inspirao e da expirao do suor, da urina e da inspirao. da urina, da inspirao e da expirao. do suor, da urina e da expirao.

8.

Os rgos do sistema urinrio so...


os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra. a bexiga, os ureteres e o nus. os rins, a bexiga e a uretra.. os rins, a bexiga, os ureteres e o nus..

9.

O dixido de carbono eliminado... pela urina. pela expirao. pela inspirao. pelo suor.

10. Assinala quais dos cuidados, que devemos ter com o sistema urinrios, esto corretos. Beber gua em quantidade suficiente para repor a que se elimina Evitar beber bebidas alcolicas No comer demasiada carne; Tomar medidas que evitem as infeces urinrias Beber muitos refrigerantes

Вам также может понравиться