Вы находитесь на странице: 1из 3

O princpio da legalidade e o Estado democrtico de Direito esto umbilicalmente ligados, pois para que este sobreviva necessrio o consentimento

o da sociedade com os atos governamentais, fazendo com que a lei seja um mecanismo de ligao entre governantes e governados, devendo ser esta respeitada por todos. Paulo Bonavides assevera que O princpio da legalidade nasceu do anseio de estabelecer na sociedade humana regras permanentes e vlidas, que fossem obras da razo, e pudessem abrigar os indivduos de uma conduta arbitrria e imprevisvel da parte dos governantes. Tinha-se em vista alcanar um estado geral de confiana e certeza na ao dos titulares do poder, evitando-se assim a dvida, a intranqilidade, a desconfiana e a suspeio, to usuais onde o poder absoluto, onde o governo se acha dotado de uma vontade pessoal soberana ou se reputa legibus solutus e onde, enfim, as regras de convivncia no foram previamente elaboradas nem reconhecidas"1. No mbito do direito tributrio o princpio da legalidade serve como postulado pelo qual a sociedade, atravs do parlamento (representantes do povo), consente com a tributao que se reverte em prol de toda a coletividade. Por isso, o princpio da legalidade tributria, no plano axiolgico, nos dizeres de Eduardo Moraes Sabbag, abrindo-se para a interpretao, apresenta-se carregado de carga valorativa, sendo informado pelos ideais de segurana jurdica e justia vetores que no podem ser solapados na seara da tributao2. A Constituio Federal de 1988, alm da previso genrica do princpio da legalidade (art. 5, II), trouxe expressamente o princpio da legalidade tributria no art. 150, I, in verbis: Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea; Com essa previso, quis o poder constituinte espancar qualquer dvida acerca da exigibilidade de lei para a instituio ou majorao de tributos. Desta feita, andou bem o Cdigo Tributrio Nacional ao prescrever em seu art. 97 que a lei tributria, para ser vlida, deve conter uma srie de requisitos para que fique clara a relao obrigacional tributria. Seno vejamos a previso do dispositivo:
1 2

BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica, p. 112. SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio, p.24.

Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: I- a instituio de tributos, ou a sua extino; II- a majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; III- a definio do fato gerador da obrigao tributria principal, ressalvado o disposto no inciso I do 3 do artigo 52, e do seu sujeito passivo; IV - a fixao de alquota do tributo e da sua base de clculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65. O artigo supracitado trouxe a previso da legalidade estrita, que nada mais do que a taxatividade da lei tributria. De acordo com a precisa lio de Eduardo Sabbag citando Alberto Xavier: A tipologia da lei tributria, sendo fechada e exauriente, remete o intrprete noo de tipo ou de tipificao, em um elevado grau de determinao conceitual e fixao de contedo, o que implica ao aplicador da regra que submeta as matrias ali discriminadas moldura legal, sob pena de violao da estrita legalidade3. Diante disso, deve a legislao tributria ser a mais clara possvel para se evitar discusses sobre a sua aplicao gerando, conseqentemente, uma segurana aos contribuintes. Porm, nesse contexto, surge na doutrina e na jurisprudncia discusso sobre se a alterao da data de pagamento do tributo deve ou no respeitar o princpio da estrita legalidade. O STF e o STJ, no RE 140.669/PE e no REsp 901.188, respectivamente, entenderam que o Poder Executivo pode, por ato infralegal, alterar a data de pagamento do tributo, pois a matria no reservada lei. Esse entendimento decorre de uma interpretao estrita do artigo 97 do CTN e dos artigos da Constituio Federal de 1988, ou seja, no exigido nos diplomas citados que a lei tributria contemple o prazo para o pagamento do tributo, podendo ser este alterado por ato infralegal. o que se depreende do voto do ministro-relator Ilmar Galvo, no RE 195.218-1MG, que diz ser possvel a alterao da data de pagamento do tributo por ato infralegal, pois o art. 97 do CTN relaciona taxativamente as matrias submetidas reserva legal, dentre as quais no se inclui a fixao do prazo de recolhimento de impostos. O artigo 97 do CTN realmente no traz expressa previso sobre a data de pagamento do tributo. Porm, Eduardo Sabbag claro ao dizer que o prazo para recolhimento
3

SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio, p.29.

do tributo, (...), apresenta-se como rudimento substancial para a completude da lei tributria, ao indicar o timo de tempo em que se deve adimplir, com pontualidade, a obrigao tributria.4 O ilustre professor Hugo de Brito Machado, dissertando sobre a exigibilidade de previso do prazo para pagamento na lei tributria, entende que em face do princpio da legalidade, o prazo para recolhimento do tributo um desses elementos essenciais, especialmente quando se trata de tributos sujeitos a lanamento por homologao, em que o pagamento antecipado pelo contribuinte5. Com isso, o prazo para o pagamento do tributo mesmo no previsto como exigncia da lei tributria, deve dela constar como seu fundamento lgico em respeito ao princpio da segurana jurdica que tem por objetivo, nesse ponto, evitar que o poder pblico venha surpreender o contribuinte alterando a data de pagamento do tributo, reforando assim, o consentimento popular, o qual o princpio da legalidade vela. Diante do exposto e tendo em vista a divergncia de entendimentos, parece-nos que a melhor orientao no sentido de que a alterao da data de pagamento do tributo deve ser feita mediante lei, pois, dessa forma, evita-se que as autoridades administrativas surpreendam os contribuintes com eventuais antecipaes de cobrana do tributo e traga a estes uma onerao no esperada. Dessa maneira, o princpio da segurana jurdica e o princpio da legalidade sero respeitados, pois estes tm, em uma de suas facetas, a inteno de limitar a tributao trazendo segurana e tranqilidade aos governados.

Bibliografia: BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 10 edio - 9 tiragem, 2000. MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 29 ed. Malheiros, 2008. SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio. 1 ed. Saraiva, 2009.

4 5

SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio, p.31. MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio, p.34.

Вам также может понравиться