Вы находитесь на странице: 1из 43

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita

... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 1 de 43 - 26/10/2012

Adaptado do Guia para estudo da Doutrina Esprita do CVDEE - Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo NDICE NUMRICO DOS TEMAS BIBLIOGRAFIA POR TEMA
(Temas por ordenao numrica) - Levantamento dos livros bsicos e respectivas lies pela conexo que apresentam. Todas as lies dos cinco livros bsicos, mais a 1 e 2 parte de Obras Pstumas esto relacionadas.

Abreviaturas adotadas
L. E. - O Livro dos Espritos L.M. - O Livro dos Mdiuns E.S.E. - O Evangelho Segundo o Espiritismo C.I. - O Cu e o Inferno G. - A Gnese O.P. - Obras Pstumas TBUA DE CONTEDOS DOS PONTOS DE ESTUDO O MATERIAL EST DIVIDIDO EM QUATRO PARTES. FUNDAMENTALMENTE DIRECIONA PARA O ESTUDO DE "O LIVRO DOS ESPRITOS", E AO MESMO TEMPO APROFUNDA O ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA. Introduo: Introduo ao Estudo da Doutrina Esprita (Item I a XVII) e Prolegmenos. Livro Primeiro: as Causas Primrias (Cap. I - Deus; Cap. II - Elementos Gerais do Universo; Cap. III - Criao; e Cap. IV - Princpio Vital) Livro Segundo: Mundo Esprita ou dos Espritos (Cap. I - Dos Espritos; Cap. II - Encarnao dos Espritos; Cap. III - Retorno da Vida Corprea Vida Espiritual; Cap. IV Pluralidade das Existncias; Cap. V Consideraes sobre a Pluralidade das Existncias; Cap. VI - Vida Esprita, Retorno Vida Corporal; Cap. VII - Emancipao da Alma; Cap. VIII - Interveno dos Espritos no Mundo Corpreo; Cap. IX; Cap. X Ocupaes e Misses dos Espritos; e Cap. XI - Os Trs Reinos) Livro Terceiro: As Leis Morais (Cap. I - Lei Divina ou Natural; Cap. II - Lei de Adorao; Cap. III - Lei do Trabalho; Cap. IV - Lei de Conservao; Cap. V - Lei de Destruio; Cap. VI - Lei de Sociedade; Cap. VII - Lei de Progresso; Cap. VIII - Lei de Igualdade; Cap. IX - Lei de Liberdade; Cap. X - Lei de Justia; Cap. XI - Amor e Caridade; e Cap. XII - Perfeio Moral) Livro Quarto: Esperanas e Consolaes (Cap. I - Penas e Gozos Terrenos; e Cap. II - Penas e Gozos Futuros) PONTOS DE ESTUDO 1 ao 11 12 ao 20

21 ao 67

68 ao 108

109 ao 120

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 2 de 43 - 26/10/2012

1) A Doutrina Esprita: PARTES DA OBRA


LIVRO PRIMEIRO - As Causas Primrias (4 Captulos) LIVRO SEGUNDO - Do Mundo Esprita ou mundo dos Espritos (11 Captulos) LIVRO TERCEIRO - As Leis Morais (12 Captulos) LIVRO QUARTO - Esperanas e Consolaes (2 Captulos) TOTAL
Partes da Obra - % de Captulos em Relao ao Total de Captulos

Captulo/ Livro (%) 13,79% 37,93% 41,38% 6,90% 100,00%

Perguntas/ Livro (%) 7,40% 52,80% 30,00% 9,80% 100,00%

LIVRO TERCEIRO - A s Leis Morais (12 Captulos); 41,38%

LIVRO QUA RTO Esperanas e Consolaes (2 Captulos); 6,90%

LIVRO PRIMEIRO - A s Causas Prim rias (4 Captulos); 13,79% LIVRO SEGUNDO - Do Mundo Esprita ou m undo dos Espritos (11 Captulos); 37,93%

PartesdaO - %dePerguntasemR bra elaoaoTotal dePerguntas


LIV OQ A TOR UR E eranase sp C sola (99 on es P un 9,80% erg tas);

L R TE C IR - A IV O R E O s LeisM rais(306 o P ntas); 30,00% ergu

LIV OP IM IR - A R R E O s C ausasP rias(75 rim P ntas); 7,40% ergu

LIV OS G N O- D R EUD o M doE un spritao u m dod E rito (538 un os sp s P un 52,80% erg tas);

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 3 de 43 - 26/10/2012

2) A Doutrina Esprita: Obras Fundamentais do Espiritismo


Livro Primeiro d origem: A Gnese Livro Segundo d origem: O Livro dos Mdiuns Livro Terceiro d origem: O Evangelho Segundo o Espiritismo Livro Quarto d origem: O Cu e o Inferno

1 PARTE 4 CAPTULOS 17 SUB. CAP. 75 Q. (1-75) CAP./LIVRO = 13,79% Q./LIVRO = 7,36%

2 PARTE 11 CAPTULOS 58 SUB. CAP. 538 Q. (76613) CAP./LIVRO = 37,93% Q./LIVRO = 52,80%

3 PARTE 12 CAPTULOS 62 SUB. CAP.


306 Q.(614-919)

4 PARTE 2 CAPTULOS 15 SUB. CAP.


100 Q.(920-1019

O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. (A. K.)

CAP./LIVRO = 41,38% Q./LIVRO = 30,03%

CAP./LIVRO = 6,90% Q./LIVRO = 9,81%

O Espiritismo uma doutrina filosfica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forosamente vai ter s bases fundamentais de todas as religies: Deus, a alma e a vida futura. Mas no uma religio constituda, visto que tem culto, nem rito, nem templos e que entre os seus adeptos nenhum tomou nem recebeu o ttulo de sacerdote ou sumo sacerdote. Obras Pstumas - 1 parte cap. Final

O Espiritismo uma doutrina filosfica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forosamente vai ter s bases fundamentais de todas as religies: Deus, a alma e a vida futura. Allan Kardec Obras Pstumas.

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 4 de 43 - 26/10/2012

3) Conhecimento
Conhecimento
Basicamente existem dois tipos de conhecimento: o Vulgar (popular) e o Cientfico (por que e como). E o que conhecimento? Segundo Johannes Hessen, conhecimento a alterao do sujeito cognoscente (aquele que conhece, que toma conhecimento) pelo objeto. O dicionrio Houaiss define conhecimento como: O ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razo e/ou da experincia; ato ou efeito de apreender intelectualmente, de perceber um fato ou uma verdade; cognio, percepo; intuio, pressentimento ou outra forma de cognio; fato de reconhecer uma coisa como adrede (com antecipao ou previamente) sabida ou conhecida; reconhecimento. Sendo a fonte e a base do conhecimento a razo (Racional) ou a experincia (Emprico), quando se busca a sua origem (a origem do conhecimento).

4) Formas e Caractersticas do Conhecimento.


1) Como se elaboraram as formas de conhecimento: O homem desde os primrdios teve a preocupao de descobrir e explicar as foras que regem a natureza e a morte, assim as formas de conhecimento se conduziram atravs do: a) Mito: O mito uma narrativa; um discurso, uma fala; mas no uma narrativa ou uma fala qualquer; trata do sobrenatural, da criao e do desaparecimento de coisas; tambm uma forma das sociedades espalharem suas contradies, exprimirem seus paradoxos, dvidas e inquietaes; b) Conhecimento religioso: Procura explicar os fenmenos da natureza e a morte, baseando tal explicao em divindades; no absoluto. No conhecimento religioso o carter sagrado das leis, das verdades, determina uma aceitao sem crtica; e c) Conhecimento filosfico: Procura explicar os fenmenos da natureza e captar a essncia imutvel das coisas pela lgica racional. A partir do senso comum, das explicaes religiosas e do conhecimento filosfico, no Sc. XVI apareceu a cincia como a conhecemos hoje.

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 5 de 43 - 26/10/2012

2) Caractersticas do conhecimento: 2.1 Conhecimento FILOSFICO a) Valorativo: No se baseia na experimentao sensvel, mas na inteligvel. b) No verificvel: No podem ser confirmadas nem refutadas. c) Racional: Sustenta-se em proposies logicamente correlacionadas (leis do pensamento). d) Infalvel e exato: Tautologia1. Razo pura. Anlise da filosofia so as idias que no so redutveis a realidades materiais. e) Sistemtico: Mtodo dedutivo, no exige confirmao experimental, mas somente coerncia lgica. f) Critrio de verdade: No contradio no pensamento. 2.2 Conhecimento RELIGIOSO a) Valorativo: Proposies sagradas. Trata da origem do mundo, significado, finalidade e destino como obra do criador. b) Inspiracional: Revelaes divinas. c) Infalveis: indiscutveis e exatas. d) Sistemtico: A transmisso atravs de escrituras. Tem um mtodo (a hermenutica). e) No verificvel: Seu critrio de verdade a f. 2.3 Conhecimento CIENTFICO EMPRICO a) Real (factual): Lida com fatos sensveis. b) Contingente: a verdade ou a falsidade conhecida atravs da experincia sensvel, no apenas pela razo. c) Sistemtico: Possui mtodo (indutivo). ordenado logicamente pela induo, formando um sistema terico. d) Verificvel: o que no pode ser verificado (comprovado) empiricamente no pertence cincia. e) Falvel: S trabalha com probabilidade, por isso aproximadamente exato. f) Critrio de verdade: a concordncia entre o objeto e a imagem do objeto.

gr. tautologa,as 'repetio (de forma ou significado), o que diz a mesma coisa j dita'; ver taut(o)- e logia. Lgica: proposio analtica que permanece sempre verdadeira, uma vez que o atributo uma repetio do sujeito. Ex.: o sal salgado

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 6 de 43 - 26/10/2012

5) Busca da Verdade
A verdade ser categorizada por um dado critrio, definido como CRITRIO DE VERDADE. Assim qual o critrio que nos diz, concretamente, se um conhecimento ou no verdadeiro? Pode-se classificar em: a) Ontolgico: a concordncia do contedo do pensamento com o objeto; b) Lgico: Ausncia de contradio; e c) Religiosa: F.

6) A Cincia.
Cincia
Segundo Trujillo Ferrari, Cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao. No dicionrio eletrnico Houaiss, conceitua-se Cincia como: Corpo de conhecimentos sistematizados que, adquiridos via observao, identificao, pesquisa e explicao de determinadas categorias de fenmenos e fatos, so formulados metdica e racionalmente. As cincias possuem: 1) Objetividade ou finalidade: Distinguir a caracterstica comum ou as leis gerais que regem os diversos fenmenos. 2) Funo: aperfeioar a relao entre o homem (sujeito) e o mundo (objeto). a) Material 3) Objeto: b) Formal Por exemplo, se considerarmos o pensamento um epifenmeno2 (do crebro).
Na reflexo de alguns cientistas, psiclogos behavioristas e certos filsofos materialistas ou positivistas, a conscincia humana, fenmeno secundrio e condicionado por processos fisiolgicos, e, portanto, incapaz de determinar o comportamento dos indivduos (dicionrio eletrnico Houaiss). Outra definio para epifenmeno : produto acidental, acessrio, de um processo, de um fenmeno essencial, sobre o qual no tem efeitos prprios (dicionrio eletrnico Houaiss).
2

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 7 de 43 - 26/10/2012

Teremos: a) Objeto Material: Aquilo que se pretende estudar, analisar, verificar, interpretar (geral). Ex.: o crebro. b) Objeto Formal: enfoque especial em funo de cada cincia que possuem o mesmo objeto material. Ex.: A massa enceflica e o comportamento (ou pensamento). 5) Mtodo3 e Mtodo (de abordagem) Cientfico: Conjunto sistemtico de regras e procedimentos que, se respeitados em uma investigao cognitiva, conduzem-na verdade (dicionrio eletrnico Houaiss). Os mtodos de abordagem podem ser: Indutivo (Francis Bacon e Galileu Galilei); da Dvida (Ren Descartes); Dedutivo; Hipottico-Dedutivo (Karl Popper) e Dialtico (Herclito de feso, G. F. W. Hegel e Karl Marx). As cincias caracterizam-se pela utilizao de mtodos cientficos; nem todos os ramos de estudo que empregam mtodos so cincia; mas no existe cincia sem mtodo.

Exemplo de Mtodo Indutivo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Metodo_cientifico.svg

Mtodo o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar conhecimentos temporariamente vlidos e/ou verdadeiros. Parte das pginas 3 a 7 foram retiradas do material das aulas do Prof. Antonio Carlos da Silva (PUC - Campus Toledo, da disciplina Processos do Conhecer).

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 8 de 43 - 26/10/2012

7) A Doutrina Esprita: O que o Espiritismo.


Allan Kardec define: Extrado do livro: O que o Espiritismo. O ESPIRITISMO , AO MESMO TEMPO, UMA CINCIA DE OBSERVAO E UMA DOUTRINA FILOSFICA. COMO CINCIA PRTICA ELE CONSISTE NAS RELAES QUE SE ESTABELECEM ENTRE NS E OS ESPRITOS; COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS CONSEQNCIAS MORAIS QUE DIMANAM DESSAS MESMAS RELAES. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. Jos Herculano Pires define: Extrado do livro: Introduo Filosofia Esprita. O que Espiritismo? Respondida a pergunta sobre Filosofia devemos tratar ligeiramente da natureza do Espiritismo. E nada mais necessrio do que isso, porque nada mais desconhecido em nosso mundo do que ele. Fala-se muito em Espiritismo, mas quase nada se sabe a seu respeito. Kardec afirma, na introduo de O Livro dos Espritos, que a fora do Espiritismo no est nos fenmenos, como geralmente se pensa, mas na sua filosofia, o que vale dizer na sua mundividncia, na sua concepo da realidade. Mas de onde vem essa concepo? Como foi elaborada? Os adversrios do Espiritismo desconhecem tudo a respeito e fazem tremenda confuso. Os prprios espritas, por sua vez, na sua esmagadora maioria esto na mesma situao. Por que? fcil explicar. Os adversrios partem do preconceito e agem por precipitao. Os espritas em geral fazem o mesmo: formularam uma idia pessoal da Doutrina, um esteretipo4 mental a que se apegaram. A maioria, dos dois lados, se esquece desta coisa importante: o Espiritismo uma doutrina que existe nos livros e precisa ser estudada. Tratase, pois, no de fazer sesses, provocar fenmenos, procurar mdiuns, mas de debruar o pensamento sobre si mesmo, examinar a concepo esprita do mundo e reajustar a ela a conduta atravs da moral esprita.
4

Algo que se adequa a um padro fixo ou geral. Ou idia ou convico classificatria preconcebida sobre algum ou algo, resultante de expectativa, hbitos de julgamento ou falsas generalizaes.

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 9 de 43 - 26/10/2012

Assim, temos alguns dados: o Espiritismo uma doutrina sobre o mundo, dnos a sua interpretao e nos mostra como nos devemos conduzir nele. Mas como nasceu essa doutrina, em que cabea apareceu pela primeira vez? Dizem que foi na de Allan Kardec, mas no verdade. O prprio Kardec nos diz o contrrio. Os dados histricos nos revelam o seguinte: o Espiritismo se formou lentamente atravs da observao e da pesquisa cientfica dos fenmenos espritas, hoje parapsicologicamente chamados de fenmenos paranormais. Os estudos cientficos comearam seis anos antes de Kardec, nos Estados Unidos, com o famoso caso das irms Fox em Hydesville. Quando Kardec iniciou as suas pesquisas na Frana, em 1845, j havia uma grande bibliografia esprita, com a denominao de neo-espiritualista, nos Estados Unidos e na Europa. Mas foi Kardec quem aprofundou e ordenou essas pesquisas, levando-as s necessrias conseqncias filosficas, morais e religiosas. O Livro dos Espritos nos oferece a smula do trabalho gigantesco de Kardec. Mas se quisermos conhecer esse trabalho em profundidade temos de ler toda a bibliografia kardeciana: os cinco volumes da codificao doutrinria, os volumes subsidirios e mais os doze volumes da Revista Esprita, que nos oferecem o registro minucioso das pesquisas realizadas na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas. E precisamos nos interessar tambm pelos trabalhos posteriores de Gabriel Delanne, Ernesto Bozzano, Camille Flammarion e Lon Denis (este ltimo o continuador e consolidador do trabalho de Kardec). Veremos, assim, que Kardec partiu da pesquisa cientfica, originando-se desta a Cincia Esprita; desenvolveu, a seguir, a interpretao dos resultados da pesquisa, que resultou na Filosofia Esprita; e, finalmente, tirou as concluses morais da concepo filosfica, que levaram naturalmente Religio Esprita. por isso que o Espiritismo se apresenta como doutrina de trplice aspecto. A Cincia Esprita o fundamento da Doutrina. Sobre ela se ergue a Filosofia Esprita. E desta resulta naturalmente a Religio Esprita. Muitas pessoas se atrapalham com isso e perguntam: Como uma doutrina pode ser, ao mesmo tempo, Cincia, Filosofia e Religio? Mas essa pergunta revela a ignorncia do processo gnosiolgico5. Porque, na verdade, o conhecimento se desenvolveu nessa mesma seqncia e em todas as formas atuais de conhecimento repete-se o processo filogentico6. No Espiritismo, porm, esse processo aparece bem preciso, bem marcado por suas fases sucessivas, entrosadas numa seqncia lgica. Podem alguns crticos alegar que Kardec no partiu da pesquisa, mas da crena. Alguns chegam a afirmar que foi assim, que ele j acreditava nas comunicaes espritas antes de iniciar o
Filosofia. Teoria geral do conhecimento humano, voltada para uma reflexo em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo, freq. apontando suas distores e condicionamentos subjetivos, em um ponto de vista tendente ao idealismo, ou sua preciso e veracidade objetivas, em uma perspectiva realista; gnoseologia, teoria do conhecimento. Obs.: cf. epistemologia 6 Evoluo. Histria evolutiva de uma espcie ou qualquer outro grupo taxonmico (relativo a cincia ou tcnica de classificao); diz-se da biologia ou qualquer uma de suas reas relacionadas com a sistemtica; filognese, filogenesia. Obs.: cf. ontogenia
5

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 10 de 43 - 26/10/2012

seu trabalho de investigao. Mas essa afirmao falsa, a suposio gratuita. Basta uma consulta s anotaes ntimas de Obras Pstumas e s biografias do mestre para se ver o contrrio. Quando lhe falaram pela primeira vez em mesinhas falantes, Kardec respondeu como o fazem os cticos de hoje: Isso conversa para fazer dormir em p. S deixou essa atitude ctica depois de constatar a realidade dos fenmenos. Ento pesquisou, aprofundou a questo e levou-a s ltimas conseqncias, como era, alis, de seu hbito, do seu feitio de investigador. Charles Richet lhe faz justia (embora discordando dele) em seu Tratado de Metapsquica. Encarando a obra de Kardec pelo seu aspecto cientfico, sem os preconceitos que tm impedido a sua justa avaliao, ela nos parece inatacvel. Alega-se que o seu mtodo de pesquisa no era cientfico, mas foi ele o primeiro a explicar que no se podiam usar na pesquisa psquica os mtodos das cincias fsicas. O desenvolvimento da Psicologia provaria mais tarde que Kardec estava com a razo. Hoje, as pesquisas parapsicolgicas o confirmam. No tocante ao aspecto filosfico, o desenvolvimento atual das investigaes mostram a posio acertada do Espiritismo como doutrina assistemtica, livre dos prejuzos de esprito de sistema, como declara O Livro dos Espritos, utilizando a conjugao dos mtodos indutivo e dedutivo para o esclarecimento da realidade em seu duplo sentido: o objetivo e o subjetivo. A Filosofia Esprita se apresenta como antecipao das conquistas atuais do campo filosfico e abertura de perspectivas para o futuro. Jos Herculano Pires Extrado do Desconhecido. livro: Curso Dinmico de Espiritismo. O Grande

No obstante, o Espiritismo uma doutrina moderna, perfeitamente estruturada por um grande pensador, escritor e pedagogo francs, homem de letras e cincias, famoso por sua cultura e seus trabalhos cientficos e que assinou suas obras espritas com o pseudnimo de Allan Kardec. Saber isso j saber alguma coisa a respeito, mas est muito longe de ser tudo. Doutrina complexa, que abrange todo o campo do Conhecimento, apresenta-se enquadrada na seqncia epistemolgica de: a) Cincia como pesquisa dos chamados fenmenos paranormais, dotada de mtodos prprios, especficos e adequados ao objeto que investiga, tendo dado origem a todas as cincias do paranormal, at Parapsicologia atual e seu ramo romeno, que se disfara sob o nome pouco conhecido de Psicotrnica, para no assustar os materialistas. b) Filosofia como interpretao da natureza dos fenmenos e reformulao da concepo do mundo e de toda a realidade segundo as novas descobertas cientficas; aceita oficialmente no plano filosfico, consta do Dicionrio Filosfico do Instituto de Frana; no Brasil, reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Filosofia, constando do volume Panorama da Filosofia em So Paulo, edio conjunta do Instituto e da Universidade de So Paulo, coordenao do Prof. Luiz Washington Vitta.

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 11 de 43 - 26/10/2012

c) Religio como conseqncia das concluses filosficas, baseadas nas provas da sobrevivncia humana aps a morte e nas ligaes histricas e gensicas do Cristianismo com o Espiritismo; considerado como a Religio em Esprito e Verdade, anunciada por Jesus, segundo os Evangelhos; religio espiritual, sem aparatos formais, dogmas de f ou instituio igrejeira, sem sacramentos.

8) A Doutrina Esprita: E Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertar (Joo 8:32).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Conhecimento-Diagrama.png com alteraes.

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 12 de 43 - 26/10/2012

9) A Doutrina Esprita: Objetivo e Metodologia do Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


OBJETIVO: Fundamentar o processo de ensino-aprendizagem, atravs de uma proposta construtivista; Construo do conhecimento baseado na integrao e interrelao de contedos, possibilitando e capacitando a passagem de uma concepo fragmentria para uma concepo unitria do conhecimento.
METODOLOGIA PARA O GRUPO DE ESTUDOS DA DOUTRINA ESPRITA: a) Estudar O Livro dos Espritos (Perguntas/Questes e Palavras Fundamentais); b) Buscar dentro do conjunto da Cincia Esprita (conjunto das obras da codificao) a fundamentao, explicao e inter-relao dos conceitos, perguntas e palavras; c) Estudar no mnimo 1h 10 min. os pontos de estudo. Deixar 20 min. finais para outros assuntos pertinentes, se houver interesse. d) Combinar/agendar horrio antes ou depois do estudo para aqueles que desejem rever pontos anteriores (devido a ausncia do estudo, dvidas ou outro motivo); e) Ler previamente (em casa) o material para familiarizar-se com o contedo do ponto, trazendo as dvidas para debate em grupo; f) Trazer as obras (livros) necessrias para o desenvolvimento do estudo.

TBUA DE CONTEDOS DOS PONTOS DE ESTUDO O MATERIAL EST DIVIDIDO EM QUATRO PARTES. PONTOS FUNDAMENTALMENTE DIRECIONA PARA O ESTUDO DE "O LIVRO DE DOS ESPRITOS", E AO MESMO TEMPO APROFUNDA O ESTUDO ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA. Introduo: Introduo ao Estudo da Doutrina Esprita (Item I a XVII) e 1 ao 11 Prolegmenos. Livro Primeiro: as Causas Primrias (Cap. I - Deus; Cap. II - Elementos 12 ao 20 Gerais do Universo; Cap. III - Criao; e Cap. IV - Princpio Vital) Livro Segundo: Mundo Esprita ou dos Espritos (Cap. I - Dos Espritos; Cap. II - Encarnao dos Espritos; Cap. III - Retorno da Vida Corprea Vida Espiritual; Cap. IV Pluralidade das Existncias; Cap. V Consideraes sobre a Pluralidade das Existncias; Cap. VI - Vida Esprita, 21 ao 67 Retorno Vida Corporal; Cap. VII - Emancipao da Alma; Cap. VIII Interveno dos Espritos no Mundo Corpreo; Cap. IX; Cap. X - Ocupaes e Misses dos Espritos; e Cap. XI - Os Trs Reinos) Livro Terceiro: As Leis Morais (Cap. I - Lei Divina ou Natural; Cap. II - Lei de Adorao; Cap. III - Lei do Trabalho; Cap. IV - Lei de Conservao; 68 ao 108 Cap. V - Lei de Destruio; Cap. VI - Lei de Sociedade; Cap. VII - Lei de

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 13 de 43 - 26/10/2012

Progresso; Cap. VIII - Lei de Igualdade; Cap. IX - Lei de Liberdade; Cap. X - Lei de Justia; Cap. XI - Amor e Caridade; e Cap. XII - Perfeio Moral) Livro Quarto: Esperanas e Consolaes (Cap. I - Penas e Gozos Terrenos; e Cap. II - Penas e Gozos Futuros)
PONTO DE ESTUDO INTRODUO DO LIVRO DOS ESPRITOS E PROLEGMENOS 01 - A AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPRITA L.E. Introduo - I e VII L.E. Prolegmenos L.M. Dissertaes Espritas - 2 parte, Cap. XXXI, item XXVIII - Nota L.M. Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII E.S.E. Autoridade da Doutrina Esprita. Universalidade dos Ensinos dos Espritos Introduo - II 02 - PERODOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESPIRITISMO L.E. Introduo III a V L.E. Concluso I e V L.M. Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII L.M. Dissertaes Espritas - Cap. XXXI, item XVIII O.P. Os Desertores 1 parte 03 - PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA ESPRITA L.E. Introduo VI O.P. Doutrina Esprita 1 parte O.P. Princpios Fundamentais da Doutrina Esprita 2 parte 04 - SISTEMAS DE INTERPRETAO DOS FENMENOS ESPRITAS L.E. Introduo - VII L.E. Concluso - IX L.M. Dos Sistemas 1 parte, Cap. IV, 36 a 51 05 - CARACTERSTICAS DO ESTUDO DO ESPIRITISMO L.E. Introduo VIII L.M. Do Mtodo 1 parte, cap. III, 18 a 35 L.M. Dissertaes Espritas - 2,1 parte, cap. XXXI, itens XVI, XX, XXI XXII, XXIV, XXVI e XXVII L.M. Das Reunies em Geral - 21 parte, cap. XXIX, 324 a 333 L.M. Das Sociedades Propriamente Ditas 2 parte, cap. XXIX, 334 a 347 E.S.E. Reunies Espritas - Cap. XXVIII, 4 e 5 06 - OBJEES FEITAS AO ESPIRITISMO - REFUTAES L.E. Introduo X, XI a XVII L.E. Materialismo - Q. 147 e 148

109 ao 120
Data

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 14 de 43 - 26/10/2012

L.E. Concluso II, III e VI L.M. Das Mistificaes 2 parte, cap. XXVII, 303 L.M. Mdiuns Interesseiros 2 parte, cap. XXVIII, 304 a 313 L.M. Fraudes Espritas 2 parte, cap. XXVIII, 314 a 323 L.M. Dissertaes Espritas 2 parte, Cap. XXXI, item XIX E.S.E. Pelos Inimigos do Espiritismo - Cap. XXVIII, 50 e 51 O.P. Ligeira Resposta aos Detratores do Espiritismo 1 parte 07 - CONTRIBUIO DO ESPIRITISMO AO PROGRESSO DA HUMANIDADE L.E. Influncia do Espiritismo no Progresso - Q. 798 a 802 L.E. Concluso IV L.M. Dissertaes Espritas 2 parte, Cap. XXXI, itens 1 a V E.S.E. Os Bons Espritas - Cap. XVII, 4 E.S.E. Parbola do Semeador - Cap. XVII, 5 e 6 O.P. Sobre as artes em geral - A Regenerao delas por meio do Espiritismo 1 parte O.P. Msica Esprita 1 parte O.P. As Aristocracias 1 parte 08 - OS TRS ASPECTOS DO ESPIRITISMO E SUAS CONSEQNCIAS L.E. Concluso VII L.E. Prolegmenos L.M. Introduo E.S.E. Prefcio E.S.E. Objetivo desta Obra - Introduo 1 G. Introduo 09 - A MORAL EVANGLICA DO ESPIRITISMO L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 627 e 628 L.E. Concluso VIII L.M. Dissertaes Espritas - Cap. XXXI, item XVII E.S.E. Objetivo desta Obra - Introduo 1 E.S.E. No vim trazer a paz, porm a Diviso - Cap. XXIII, 9 a 18 E.S.E. Prefcio G. Carter da Revelao Esprita - Cap. 1, 56 10 - A UNIDADE DA DOUTRINA ESPRITA, APESAR DAS DIVERGNCIAS L.E. Introduo XIII L.E. Concluso IX L.M. Das Contradies 2 parte, Cap. XXVII, 297 a 302 L.M. Rivalidades entre as Sociedades 2 parte, Cap. XXIX, 348 a 350 L.M. Dos Sistemas 1 parte, Cap. 1 V, 36

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 15 de 43 - 26/10/2012

11 - CARTER DA REVELAO ESPRITA L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 622 e 627 E.S.E. Consolador Prometido - Cap. VI, 3 e 4 E.S.E. Prefcio E.S.E. Autoridade da Doutrina Esprita E.S.E. Controle Universal do Ensino dos Espritos E.S.E. Introduo II G. Carter da Revelao Esprita - Cap. 1, 1 a 62

Livro Primeiro: as Causas Primrias (Cap. I ao IV)


12 - DEUS L.E. Deus e o Infinito - Q. 1 a 3 L.E. Provas da Existncia de Deus - Q. 4 a 9 G. Existncia de Deus . - Cap. II, 1 a 7 G. A Providncia - Cap. II, 20 a 30 G. A Viso de Deus - Cap. II, 31 a 37 O.P. Profisso de F Esprita Raciocinada - Deus 1 parte, I O.P. Profisso de F Esprita Raciocinada - Criao 1 parte, III 13 - A NATUREZA DIVINA L.E. Atributos da Divindade - Q. 10 a 13 L.E. Pantesmo - Q. 14 a 16 G. Da Natureza Divina - Cap. II, 8 a 19 O.P. As Cinco Alternativas da Humanidade - Doutrina O.P. Pantesta 1 parte 14 - ESPRITO E MATRIA L.E. Conhecimento do Princpio das Coisas - Q. 17 a 20 L.E. Esprito e Matria - Q. 21 a 28 L.E. Propriedades da Matria - Q. 29 a 34 L.E. Espao Universal - Q. 35 e 36 L.M. Ao dos Espritos sobre a Matria 2 parte, Cap. I, 52 a 59 G. Antigos e Modernos Sistemas do Mundo - Cap. V, 1 a 14 G. O Espao e o Tempo - Cap. VI, 1 e 2 G. A Matria - Cap. VI, 3 a 7 G. As Leis e a Fora - Cap. VI, 8 a 11 G. Natureza e Propriedade dos Fluidos - Cap. XIV, 1 a 6 G. Ao dos Espritos sobre os Fluidos. Criaes Fludicas G. Fotografia do Pensamento Cap. XIV, 13 a 15 G. Qualidade dos Fluidos - Cap. XIV, 16 a 21 G. Curas - Cap. XIV, 31 a 34

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 16 de 43 - 26/10/2012

15 - O LABORATRIO DO MUNDO INVISVEL L.E. Esprito e Matria - Q. 27 L.M. Do Laboratrio do Mundo Invisvel - Cap. VIII, 126 a 131 G. Ao dos Espritos sobre os Fluidos. Criaes Fludicas. G. Fotografia do Pensamento - Cap. XIV, 13 a 15 O.P. Introduo ao Estudo da Fotografia e da Telegrafia do Pensamento - 1 parte O.P. Fotografia e Telegrafia do Pensamento - 1 parte 16 - A FORMAO DOS MUNDOS L.E. Formao dos Mundos - Q. 37 a 42 L.E. Consideraes e Concordncias Bblicas Concernentes Criao - Q. 59 G. A Criao Primria. A Criao Universal. Os Sis e os Planetas. Os Satlites. Os Cometas. G. A Via-Lctea. As Estrelas Fixas. Os Desertos do Espao - Cap. VI, 12 a 47 G. A Vida Universal - Cap. VI, 53 a 57 G. Perodos Geolgicos. Estado Primitivo do Globo. G. Perodo Primrio G. Perodo de Transio. Perodo Secundrio. Perodo Tercirio. Perodo Diluviano Cap. VII, 1 a 47 G. Teorias sobre a Formao da Terra - Cap. VIII, 1 a 7 17 - O POVOAMENTO DA TERRA L.E. Formao dos Seres Vivos - Q. 43 a 49 Povoamento da Terra. Ado, - Q. 50 e 51 Diversidade das Raas Humanas - Q. 52 a 54 Consideraes e Concordncias Bblicas; Concernentes Criao - Q. 59 Formao Primria dos Seres Vivos - Cap. X, 1 a 15 Gerao Espontnea - Cap. X, 20 a 23 Perodo Ps-diluviano ou Atual. Nascimento do Homem - Cap. VII, 48 e 49 Revolues Gerais ou Parciais. Idade das Montanhas. Dilvio Bblico. Revolues Peridicas. Cataclismos Futuros. Crescimento ou diminuio do volume de Terra - Cap. IX, 1 a 15 Hiptese sobre a Origem do Corpo Humano - Cap. XI, 15 e 16 Raa Admica - Cap. XI, 38 a 42 Os Seis Dias - Cap. XII, 1 a 12 O.P. Profisso de F Esprita Raciocinada. Criao 1 parte 18 - A DIVERSIDADE DAS RAAS HUMANAS L.E. Povoamento da Terra. Ado - Q. 50 e 51 Diversidade das Raas Humanas - Q. 52 a 54 Consideraes e Concordncias Bblicas concernentes Criao - Q. 59 Sucesso e Aperfeioamento das Raas - Q. 688 a 692 G. Perodo Ps-diluviano ou Atual - Nascimento do Homem - Cap. VII, 48 e 49 Hiptese sobre a Origem do Corpo Humano - Cap. XI, 15 e 16

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 17 de 43 - 26/10/2012

Raa Admica - Cap. XI, 38 a 42 Os Seis Dias - Cap. XII, 1 a 12 O.P. Teoria da Beleza 1 parte 19 - H MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI L.E. Pluralidade dos Mundos - Q. 55 a 58 E.S.E. H muitas Moradas na Casa de Meu Pai - Cap. III, 1 Diferentes Estados da Alma na Erraticidade - Cap. III, 2 Diferentes Categorias dos Mundos Habitados - Cap. III, 3 a 5 Destinao da Terra. Causas das Misrias Humanas - Cap. III, 6 e 7 Mundos Inferiores e Mundos Superiores - Cap. III, 8 a 12 Mundos de Expiaes e de Provas - Cap. III, 13 a 15 Mundos Regeneradores - Cap. III, 16 a 18 Progresso dos Mundos - Cap. III, 19 G. Diversidade dos Mundos - Cap. VI, 58 a 61 Eterna Sucesso dos Mundos - Cap. VI, 48 a 52 20 - O PRINCPIO VITAL L.E. Seres Orgnicos e Inorgnicos - Q. 60 a 67 A Vida e a Morte - Q. 68 a 70 Inteligncia e Instinto - Q. 71 a 75 G. Princpio Vital - Cap. X, 16 a 19 Escala dos Seres Orgnicos. O Homem Corpreo - Cap. X, 24 a 30 O Instinto e a Inteligncia - Cap. III, 11 a 19 Princpio Espiritual - Cap. XI, 5

Livro Segundo: Mundo Esprita ou dos Espritos (Cap. I ao XI)


21 - ORIGEM E NATUREZA DOS ESPRITOS L.E. Origem e Natureza dos Espritos - Q. 76 a 83 Mundo Normal Primitivo - Q. 84 a 87 Forma e Ubiqidade dos Espritos - Q. 88 a 92 Sexo nos Espritos - Q. 200 a 202 L.M. H Espritos? 1 parte, Cap. 1, 1 a 6 Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII G. Princpio Espiritual. Unio do Princpio Espiritual Matria - Cap. X1, 1 a 14 O.P. Controvrsias sobre a Idia da Existncia de Seres Intermedirios entre o Homem e Deus 1 parte 22 - O PERISPRITO L.E. Perisprito - Q. 93 a 95 L.M. Da Ao dos Espritos sobre a Matria 2 parte, Cap.1, 52 a 59

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 18 de 43 - 26/10/2012

Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII G. Formao e Propriedade do Perisprito - Cap. XIV, 7 a 12 Superioridade da Natureza de Jesus - Cap. XV, 1 e 2 O.P. o Perisprito como Princpio das Manifestaes 1 parte 23 - A PROGRESSO DOS ESPRITOS L.E. Diferentes Ordens de Espritos - Q. 96 a 99 Escala Esprita - Q. 100 a 113 Progresso dos Espritos - Q. 114 a 127 Anjos e Demnios - Q. 128 a 131 L.M. Da Natureza das Comunicaes - 2 parte, Cap. X, 133 a 138 Provas Possveis de Identidade 2 parte, Cap. XXIV, 255 a 261 Modos de se distinguirem os bons dos maus espritos 2 parte, Cap. XXIV, 262 a 267 Questes sobre a Natureza e a Identidade dos Espritos 2 parte, Cap. XXIV, 268 Dissertaes Espritas 2 parte, Cap. XXXI, item XXV E.S.E. Deixai que Venham a Mim as Criancinhas - Cap. VIII, 18 e 19 C. I. Os Anjos 1 parte, Cap. VI 11, 1 a 15 Os Demnios 1 parte, Cap. lX, 1 a 23 24 - A ALMA L.E. Introduo II Objetivo da Encarnao - Q. 132 e 133 A Alma - Q. 134 a 146 Materialismo - Q. 147 e 148 E.S.E. Limites da Encarnao - Cap. IV, 24 Necessidade da encarnao - Cap. IV, 25 e 26 C.I Encarnao dos Espritos - Cap. XI, 17 a 32 O. P. Profisso de F Esprita Raciocinada. A Alma 1 parte 25 - A MORTE L.E. A Alma aps a. Morte - Q. 149 e 153 Separao da Alma e do Corpo - Q. 154 a 162 Perturbao Espiritual - Q. 163 a 165 Intuio das Penas e Gozos Futuros - Q. 961 L.M. Questes sobre a sorte dos Espritos 2 parte, Cap. XXVI, 292 E.S.E. Prevendo Prxima a Morte. Por um Agonizante. Por Algum que acaba de Morrer. Pelas Pessoas a quem tivemos Afeio - Cap. XXVIII, 40, 57, 59 e 62. Perda de Pessoas Amadas. Morte Prematura. Cap. V, 21 C.I. Causas do Temor da Morte 1 parte, Cap. II, 1 a 9 Por que os Espritas no temem a morte 1 parte, Cap. II, 10 O Passamento 2 parte, Cap. I, 1 a 15

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 19 de 43 - 26/10/2012

26 - ENCARNAO NOS DIFERENTES MUNDOS L.E. Encarnao nos Diferentes Mundos - Q. 172 a 188 Transmigraes Progressivas - Q. 189 a 196 E.S.E. Diferentes Categorias de Mundos Habitados - Cap.III, 3 a 5 G. Reencarnaes - Cap. XI, 33 e 34 Emigraes e Imigraes dos Espritos - Cap. XI, 35 a 37 27 - A REENCARNAO L.E. A Reencarnao - Q. 166 a 170 Justia da Reencarnao - Q. 171 Sorte das Crianas depois da Morte - Q. 197 a 199 Ressurreio da Carne - Q. 1010 L.M. Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII E.S.E. Motivos de Resignao - Cap. V, 12 e 13 Ato de Submisso e Resignao - Cap. XXVIII, 30 A Reencarnao Fortalece os Laos de Famlia, ao passo que A Unicidade da Existncia os Rompe - Cap. IV, 18 a 23 G. Reencarnaes - Cap. XI, 33 e 34 O.P. A Morte Espiritual 1 parte 28 - REENCARNAO E PARENTESCO L.E. Sexo nos Espritos - Q. 200 a 202 Parentesco, Filiao - Q. 203 a.206 Parecenas Fsicas e Morais - Q. 207 a 217 Idias Inatas - Q. 218 a 221 E.S.E. A Reencarnao fortalece os Laos de Famlia, ao passo que a Unicidade da Existncia os rompe - Cap. IV, 18 a 23 Quem Minha Me e quem so Meus Irmos - Cap. XIV, 5 e 7 A Parentela Corporal e a Parentela Espiritual - Cap. XIV, 8 G. Reencarnaes - Cap. XI, 33 e 34 29 - PLURALIDADE DAS EXISTNCIAS L.E. Consideraes sobre a Pluralidade das Existncias - Q. 222 A Reencarnao - Q. 166 a 170 Justia da Reencarnao - 171 E.S.E. Motivos de Resignao - Cap. V, 12 e 13 Ressurreio e Reencarnao - Cap. IV, 4 a 17 O.P. O Caminho da Vida 1 parte 30 - O ESPRITO NA ERRATICIDADE L.E. Espritos Errantes - Q. 223 a 233 Mundos Transitrios - Q. 234 a 236

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 20 de 43 - 26/10/2012

L.M. Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII E.S.E. Diferentes Estados da Alma na Erraticidade - Cap. III, 2 31 - PERCEPES, SENSAES E SOFRIMENTOS DOS ESPRITOS L.E. Percepes, Sensaes e Sofrimentos dos Espritos - Q. 237 a 256 Ensaio Terico da Sensao nos Espritos - Q.257 O.R A Msica Celeste 1 parte Msica Esprita 1 parte 32 - ESCOLHA DAS PROVAS PELO ESPRITO L.E. Espritos Errantes - Q. 223 a 233 Escolha das Provas - Q. 258 a 273 Fatalidade - Q. 851 a 867 E.S.E. Bem e Mal Sofrer - Cap. V, 18 33 - AS RELAES NO MUNDO DOS ESPRITOS L.E. Escala Esprita - Q. 100 a 113 As Relaes no Alm-Tmulo - Q. 274 a 290 Relaes de Simpatia e Antipatia entre os Espritos Metades Eternas - Q. 291 a 303 34 - RECORDAO DA EXISTNCIA CORPREA PELO ESPRITO L.E. Perturbao Espiritual - Q. 163 a 165 Espritos Errantes - Q. 223 a 233 Recordao da Existncia - Q. 304 a 319 35 - A COMEMORAO DOS MORTOS L.E. Comemorao dos Mortos. Funerais - Q. 320 a 329 E.S.E. Deixai aos Mortos o Cuidado de Enterrar seus Mortos- Cap. XXIII, 7 e 8 36 - PRENNCIO DA REENCARNAO L.E. A Reencarnao - Q. 166 a 170 Justia da Reencarnao - Q. 171 Preldio da Volta - Q. 330 a 343 37 - UNIO DA ALMA E DO CORPO L.E. Unio da Alma e do Corpo - Q. 344 a 360 E.S.E. Por uma Criana que Acaba de Nascer - Cap. XXVIII, 53 38 - FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM L.E. Idias Inatas - Q. 218 a 221 Faculdades Morais e Intelectuais do Homem - Q. 361 a 366 Influncia do Organismo - Q. 367 a 370

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 21 de 43 - 26/10/2012

Necessidade da Vida Social - Q. 768 E.S.E. Misso do Homem Inteligente na Terra - Cap. VII, 13 Cuidar do Corpo e do Esprito - Cap. XVI 1, 11 39 - SITUAO DO ESPRITO NO IDIOTISMO E NA LOUCURA L.E. Influncia do Organismo - Q. 367 a 370 Idiotismo, Loucura - Q. 371 a 378 E.S.E. Cuidar do Corpo e do Esprito - Cap. XVII, 11 Pelos Doentes - Cap. XXVIII, 77 O Suicdio e a Loucura - Cap. V, 14 a 17 40 - UTILIDADE DA INFNCIA TERRENA L.E. A Infncia - Q. 379 a 385 E.S.E. Deixai que venham a Mim as Criancinhas - Cap. VIII, 18 e 19 Simplicidade e Pureza de Corao - Cap. VIII, 1 a 4 41 - O ESQUECIMENTO DO PASSADO L.E. Simpatia e Antipatia Terrenas; - Q. 386 a 391 Esquecimento do Passado - Q. 392 a 399 L.M. Perguntas sobre Existncias Passadas e Futuras 2 parte, Cap. XXVI, 290 E.S.E. Esquecimento do Passado - Cap. V, 11 42 - O SONO E OS SONHOS L.E. O Sono e os Sonhos - Q. 400 a 412 E.S.E. Hora de Dormir - Cap. XXVIII, 38 G. Vista Espiritual ou Psquica. Sonhos - Cap. XIV, 28 Sonhos - Cap. XV, 3 O.P. Emancipao da Alma 1 parte 43 - LETARGIA, CATALEPSIA, MORTES APARENTES L.E. O Sono e os Sonhos - Q. 407 a 409 Letargia, Catalepsia, Mortes Aparentes - Q. 422 a 424 G. Catalepsia. Ressurreies - Cap. XIV, 29 e 30 Ressurreies: A Filha de Jairo, Filho da Viva de Naim - Cap. XV, 37 a 40 O.P. Emancipao da Alma 1 Parte, 25 e 27 44 - TRANSMISSO OCULTA DO PENSAMENTO L.E. Visita Esprita entre Pessoas Vivas - Q. 413 a 418 Transmisso Oculta do Pensamento - Q. 419 a 421 L.M. Evocao de Pessoas Vivas 2 parte, Cap. XXV, 284 Telegrafia Humana 2 parte, Cap. XXV, 285

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 22 de 43 - 26/10/2012

Aparies dos Espritos de Pessoas Vivas. Homens Duplos 2 parte, Cap. VII, 114 a 121 O.P. Apario de Pessoas Vivas. Bicorporeidade 1 parte Dos homens duplos e das aparies de Pessoas Vivas - 1 parte Fotografia e Telegrafia do Pensamento 1 parte 45 - SONAMBULISMO E XTASE L.E. O Sono e os Sonhos - Q. 400 a 412 Sonambulismo - Q. 425 a 438 xtase - Q. 439 a 446 Resumo Terico do Sonambulismo, do xtase e da Dupla Vista - Q. 45--) G. Vista Espiritual ou Psquica. Dupla Vista. Sonambulismo. Sonhos - Cap. XIV, 22 a 27 O.P. Causa e Natureza da Clarividncia Sonamblica. Explicao do Fenmeno da Lucidez 1 parte Emancipao da Alma 1 parte, 25 e 26, 28 a 30 46 - A VISTA ESPIRITUAL L.E. O Sono e os Sonhos - Q. 400 a 412 Sonambulismo - Q. 425 a 438 Dupla Vista - Q. 447 a 454 Resumo Terico do Sonambulismo, do xtase e da Dupla Vista - Q. 455 G. Vista Espiritual ou Psquica. Dupla Vista - Cap. XIV, 22 a 27 Dupla Vista: Entrada de Jesus em Jerusalm. Beijo de Judas. Pesca Maravilhosa. Vocao de Pedro, Andr, Tiago, Joo e Mateus - Cap. XV, 5 a 9 Tempestade Aplacada - Cap. XV, 45 e 46 O.P. A Segunda Vista. Conhecimento do Futuro. Previses - 1 parte 47 - A OBSESSO L.E. Influncia Oculta dos Espritos em Nossos Pensamentos e Atos Q. 459 a 472 Possessos - Q. 473 a 480 Convulsionrios - Q. 481 a 483 L.M. Obsesso Simples. Fascinao. Subjugao. Causas de Obsesso. Meios de a Combater - Cap. XXIII, 237 a 254 E.S.E. Reconciliao com os Adversrios - Cap. X, 5 e 6 Os Inimigos Desencarnados - Cap. XII, 5 e 6 Para Afastar os Maus Espritos - Cap. XXVIII, 15 e 16 Para Pedir a Fora de Resistir a uma Tentao - Cap. XXVIII, 20 Pelos Obsidiados - Cap. XXVIII, 81 G. Obsesses e Possesses - Cap. XIV, 45 a 49 Possessos - Cap. XV, 29 a 36 O.P. Da Obsesso e da Possesso - I!- parte Questes e Problemas. As Expiaes Coletivas 1 parte

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 23 de 43 - 26/10/2012

48 - OS ESPRITOS PROTETORES L.E. Afeio que os Espritos Votam a Certas Pessoas - Q. 484 a 488 Anjos de Guarda. Espritos Protetores, Familiares ou Simpticos - Q. 489 a 521 Pressentimentos - Q. 522 a 524 E.S.E. Aos Anjos Guardies e aos Espritos Protetores - Cap. XXVIII, 11 Para pedir um Conselho - Cap. XXVIII, 24 Ao de Graas pela Vitria Alcanada sobre uma Tentao - Cap. XXVIII, 22 49 - INFLUNCIA DOS ESPRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS L.E. Faculdade que tem os Espritos de Penetrar os nossos Pensamentos Q. 456 a 458 Influncia dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q 459 a 472 E.S.E. Pecado por Pensamentos. Adultrio - Cap. VIII, 5 a 7 Reconciliao com os Adversrios - Cap. X, 5 e 6 Os Inimigos Desencarnados - Cap. XII, 5 e 6 Para pedir a fora de resistir a uma tentao ~ Cap. XXVIII, 20 Para Afastar os Maus Espritos - Cap. XXVIII, 15 e 16 G. Tentao de Jesus - Cap. XV, 52 e 53 50 - INFLUNCIA DOS ESPRITOS NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos Q 459 a 472 Pressentimentos - Q. 522 a 524 influncia dos Espritos nos Acontecimentos da Vida - Q. 525 a 535 E.S.E. Ao de Graas por um Favor Obtido - Cap. XXVIII, 28 51 - AO DOS ESPRITOS NOS FENMENOS DA NATUREZA L.E, Ao dos Espritos nos Fenmenos da Natureza - Q. 536 a 540 G. Tempestade Aplacada - Cap. XV, 45 e 46 52 - OS ESPRITOS DURANTE OS COMBATES L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 a 472 Guerras - Q. 742 a 745 Os Espritos Durante os Combates - Q. 541 a 548 Ensaio Terico da Sensao nos Espritos - Q. 257 Sacrifcios - 671 E.S.E. Sacrifcio da Prpria Vida - Cap. V, 29 53 - CONSIDERAES SOBRE A MEDIUNIDADE L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 a 472 Introduo IV

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 24 de 43 - 26/10/2012

L.M. Sobre os Mdiuns - 2 parte, Cap. XXXI, itens X a XV e XXI Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII E.S.E. No so os que Gozam de Sade que Precisam de Mdico - Cap. XXIV, 11 e 12 Mediunidade Gratuita - Cap. XXVI, 7 a 10 Para os Mdiuns - Cap. XXVIII, 8 e 9 C.I. Da Proibio de Evocar os Mortos - Cap. XI, 8 a 15 G. Manifestaes Fsicas - Mediunidade - Cap. XIV, 40 a 44 Superioridade da Natureza de Jesus - Cap. XV, 1 e 2 54 - VARIEDADE E TIPOS DE MDIUNS L.E. Influncia Oculta dos Espritos em Nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 a 472 Introduo IV L.M. Dos Mdiuns - Cap. XIV, 159 a 177 Dos Mdiuns Escreventes ou Psicgrafos - Cap. XV, 178 a 184 Dos Mdiuns Especiais - Cap. XVI, 185 a 199 Sobre os Mdiuns - Cap. XXXI, itens XI e XII Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII E.S.E. No so os que Gozam da Sade que Precisam de Mdico - Cap. XXIV, 11 e 12 Para os Mdiuns - Cap. XXVIII, 8 e 9 O.P. Carter e Conseqncias Religiosas das Manifestaes dos Espritos. Dos Mdiuns 1 parte, 611 itens 33 a 55 55 - O DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 a 472 Introduo IV, XII e XV L.M. Desenvolvimento da Mediunidade, Cap. XVII, 200 a 218 Mudana de Caligrafia - Cap. XVII, 219 Perda e Suspenso da Mediunidade - Cap. XVII, 220 Dos Inconvenientes e Perigos da Mediunidade - Cap. XVIII, 221 e 222 Sobre os Mdiuns - Cap. XXXI, itens X, XII, XIII, XIV, XV Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII E.S.E. No so os que Gozam de Sade que Precisam de Mdico - Cap. XXIV, 11 e 12 Mediunidade Gratuita - Cap. XXVI, 7 a 10 Para os Mdiuns - Cap. XXVIII, 8 e 9 56 - O PAPEL DO MDIUM NAS COMUNICAES ESPRITAS L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos pensamentos e Atos - Q. 459 a 472 Introduo IV L.M. Do papel dos Mdiuns nas Comunicaes Espritas Cap. XIX, 223 a 225 Da Influncia Moral do Mdium - Cap. XX, 226 a 230 Da Influncia do Meio - Cap. XXI, 231 a 233 Sobre as Sociedades Espritas - Cap. XXXI, itens XXII, XXIII, XIV e XXV

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 25 de 43 - 26/10/2012

Mdiuns Interesseiros - 2 parte, Cap. XXVIII, 304 a 313 Fraudes Espritas - 2~ parte, Cap. XXVIII, 314 a 323 E.S.E. No so os que gozam de sade que precisam de mdico - Cap. XXIV, 11 e 12 Para os Mdiuns - Cap. XXVIII, 8 e 9 G. Manifestaes Fsicas. Mediunidade - Cap. XIV, 40 a 44 57 - AS BNOS E AS MALDIES L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos Q. 459 a 472 Pactos - Q. 549 e 550 Poder Oculto. Talisms. Feiticeiros - Q. 551 a 556 Bnos e Maldies - Q. 557 L.M. Dos Mdiuns - Cap. XIV, 1591 Do Maravilhoso e do Sobrenatural 1 parte - Cap. II, 7 a 17 Mdiuns Curadores - Cap. XIV, 175 e 176 E.S.E. Dai Gratuitamente o que Gratuitamente Recebeste: Dom de Curar - Cap. XXVI, 1 e2 Preces Pagas - Cap. XXVI, 3 e 4 Mercadores Expulsos do Templo - Cap. XXVI, 5 e 6 G. Curas - Cap. XIV, 31 a 34 O.P. A Segunda Vista. Conhecimento do Futuro. Previses - 1 parte 58 - O DOM DE CURAR L.E. Poder Oculto. Talism. Feiticeiros - Q. 555 e 556 L.M. Mdiuns Curadores - Cap. XIV, 175 e 176 Do Maravilhoso e do Sobrenatural - 1? parte, Cap. II, 7 a 17 Dom de Curar - Cap. XXVI, 1 e 2 Mediunidade Gratuita - Cap. XXVI, 7 a 10 Curas - Cap. XIV, 31 a 34 Curas - Cap. XV, 10 a 28 59 - O MARAVILHOSO E O SOBRENATURAL L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 Concluso II L.M. Do Maravilhoso e do Sobrenatural 1 parte, Cap. 11, 7 a 17 C.I. Interveno dos Demnios nas Modernas Manifestaes 1 parte, Cap. X, 1 a 19 G. Os Milagres no Sentido Teolgico - Cap. XIII, 1 a 3 O Espiritismo no faz milagres - Cap. XIII, 4 a 14 Faz Deus Milagres? - Cap. XIII, 15 a 17 O Sobrenatural e as Religies - Cap. XIII, 18 e 19 Prodgios por ocasio da Morte de Jesus - Cap. XV, 54 e 55 Bodas de Can - A Multiplicao dos Pes O Fermento dos Fariseus - O Po do Cu - Cap. XV, 47 a 51

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 26 de 43 - 26/10/2012

O.P. Carter e Conseqncias Religiosas das Manifestaes dos Espritos 1 parte Os Milagres provam a Divindade do Cristo? 1 parte 60 - AS MANIFESTAES ESPRITAS L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 Introduo III a V e IX L.M. Da Ao dos Espritos sobre a Matria 2 parte, Cap.I, 52 a 59 Das Manifestaes Fsicas. Das Mesas Girantes 2 parte, Cap. 11, 60 a 64 Das Manifestaes Inteligentes 20 parte, Cap. III, 65 a 71 Da Teoria das Manifestaes Fsicas 2 parte, Cap. IV, 72 a 81 Das Manifestaes Fsicas Espontneas 2 parte, Cap. V, 82 a 95 Fenmeno de Transporte 2 parte, Cap. V, 96 a 99 Dissertaes Espritas - Cap. XXXI, item XVII Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII Manifestaes Fsicas - Mediunidade - Cap. XIV, 40 a 44 61 - CONSIDERAES SOBRE AS MANIFESTAES INTELIGENTES L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 Introduo III a V L.M. Das Manifestaes Inteligentes 2 parte, Cap. III, 65 a 71 Da Sematologia e da Tiptologia 2 parte, Cap. XI, 139 a 145 Da Pneumatografia ou Escrita Direta. Da Pneumatofonia 2 parte, Cap. XII, 146 a 151 Da Psicografia 2 parte, Cap. XIII, 152 a 158 Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII Manifestaes Fsicas. Mediunidade - Cap. XIV, 40 a 44

62 - AS MANIFESTAES VISUAIS L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q 459 L.M. Das Manifestaes Visuais 2 parte, Cap. VI, 100 Ensaio Terico sobre as Aparies 2 parte, Cap. VI, 101 a 110 Teoria da Alucinao 2. parte, Cap. VI, III a 113 Da Bicorporeidade e da Transfigurao 2 parte, Cap. VII, 114 a 125 Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII G. Aparies e Transfiguraes - Cap. XIV, 35 a 39 Estrelas dos Magos - Cap. XV, 4 Jesus Caminha sobre a gua - Cap. XV, 41 e 42 Transfigurao - Cap. XV, 43 e 44 Apario de Jesus, aps sua Morte - Cap. XV, 56 a 63 O.P. Manifestaes Visuais - 1 parte, 11, 16 a 21 Transfigurao, Invisibilidade - 1 parte, III, 22 e 23

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 27 de 43 - 26/10/2012

Apario de Pessoas Vivas - Bicorporeidade - 1 parte, V Dos Homens Duplos e das Aparies de Pessoas Vivas 1 parte

63 - OS LUGARES ASSOMBRADOS L.E. Influncia Oculta dos Espritos em nossos Pensamentos e Atos - Q. 459 Poder Oculto. Talisms. Feiticeiros - Q. 555 (nota) Bnos e Maldies - Q. 557 L.M. Das Manifestaes Fsicas Espontneas 2 parte, Cap. V, 82 a 95 Fenmeno de Transporte 2 parte, Cap. V, 96 a 99 Dos Lugares Assombrados 2 parte, Cap. lX, 132 Vocabulrio Esprita - Cap. XXXII

64 - AS OCUPAES E MISSES DOS ESPRITOS L.E. Das Ocupaes e Misses dos Espritos - Q. 558 a 584 L.M. Perguntas sobre as Invenes e Descobertas 2 parte, Cap. XXVI, 294 Dissertaes Espritas - 2 parte, Cap. XXXI, itens VI a VIII

65 - OS TRABALHADORES DA LTIMA HORA L.E. Das Ocupaes e Misses dos Espritos - Q. 558 a 584 L.M. Dissertaes Espritas - 2 parte, Cap. XXXI, itens VI a VIII E.S.E. Os Trabalhadores da ltima Hora - Cap. XX, I Os ltimos sero os Primeiros - Cap. XX, 2 e 3 Misso dos Espritas - Cap. XX, 4 Os Obreiros do Senhor - Cap. XX, 5 No Vades Ter com os Gentios - Cap. XXIV, 8 a 10

66 - CONHECE-SE A RVORE PELO FRUTO L.E. Das Ocupaes e Misses dos Espritos - Q. 558 a 584 Conhecimento da Lei Natural - Q. 622 e 624 L.M. Dissertaes Espritas - Cap. XXXI, itens XI e XXVIII E.S.E. Conhece-se a rvore pelo Fruto - Cap. XXI, 1 a 3 Misso dos Profetas - Cap. XXII, 4 Prodgio dos Falsos Profetas - Cap. XXI, 5 No Creais em todos os Espritos - Cap. XXI, 6 e 7 Os Falsos Profetas - Cap. XXI, 8 Caracteres do Verdadeiro Profeta - Cap. XXI, 9 Os Falsos Profetas da Erraticidade - Cap. XXI, 10 Jeremias e os Falsos Profetas - Cap. XXI, 11

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 28 de 43 - 26/10/2012

G. Ningum Profeta em sua Terra - Cap. XVII, 1 e 2 Vossos Filhos e Vossas Filhas Profetizaro - Cap. XV 11, 59 a 61

67 - OS TRS REINOS DA NATUREZA L.E. Os Minerais e as Plantas - Q. 585 a 591 Os Animais e o Homem - Q. 592 a 610 Metempsicose - Q. 611 a 613 Seres Orgnicos e Inorgnicos - Q. 60 a 67 A Vida e a Morte - Q. 68 a 70 Inteligncia e Instinto - Q. 71 a 75 L.M. Da Mediunidade nos Animais - 2 parte, Cap. XXII, 234 a 236 Evocao dos Animais - 2 parte, Cap. XXV, 283 G. Escala dos Seres Orgnicos - Cap. X, 24 e 25 O Homem Corpreo - Cap. X, 26 a 30

Livro Terceiro: As Leis Morais (Cap. I ao XII)


68 - O CONHECIMENTO DA LEI DIVINA L.E. Caracteres da Lei Natural - Q. 614 a 618 Conhecimento da Lei Natural - Q. 619 a 628 O Bem e o Mal - Q. 629 a 646 Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 E.S.E. As Trs Revelaes: Moiss, Cristo e Espiritismo - Cap. I, 1 a 7 A Nova Era - Cap. 1, 9 a 11 G. Parbola dos Vinhateiros Homicidas - Cap. XVII, 29 e 30

69 - O BEM E O MAL L.E. O Bem e o Mal - Q. 629 a 646 Diviso da Lei Natural - Q. 647 E.S.E. O Mal e o Remdio - Cap. V, 19 Se Fosse um Homem de Bem, Teria Morrido - Cap. V, 22 Origem do Bem e do Mal - Cap. III, 1 a 10

70 - PRECURSORES DA IDIA CRIST E DO ESPIRITISMO L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 619 a 628 E.S.E. Scrates e Plato, Precursores da Idia Crist e do Espiritismo - Introduo IV As Trs Revelaes: Moiss, Cristo e Espiritismo - Cap.I, 1 a 7 A Nova Era - Cap. 1, 9 a 11

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 29 de 43 - 26/10/2012

71 - ALIANA DA CINCIA E DA RELIGIO L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 619, 622, 623, 626 e 628 E.S.E. Aliana da Cincia e da Religio - Cap. 1, 8 Dar-se- ao que tem - Cap. XVIII, 13 a 15 G. Papel da Cincia na Gnese - Cap. IV, 1 a 17 Um s Rebanho e um s Pastor - Cap. XVII, 31 e 32

72 - O CONSOLADOR PROMETIDO L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 619 a 628 L.M. Dissertaes Espritas - Cap. XXXI, IX E.S.E. O Jugo Leve - Cap. VI, 1 e 2 Consolador Prometido. O Advento do Esprito da Verdade - Cap. VI, 3 a 8 Prefcio As Trs Revelaes: Moiss, Cristo e Espiritismo - Cap.I, 1 a 7 A Nova Era - Cap. 1, 9 a 11 Parbola do Festim de Bodas - Cap. XVIII, 1 e 2 G. Anunciao do Consolador - Cap. XVII, 35 a 42 Segundo Advento do Cristo - Cap. XVII, 43 a 46

73 - JESUS - GUIA E MODELO DA HUMANIDADE L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 624 e 625 E.S.E. A Realeza de Jesus - Cap. II, 4 Uma Realeza Terrestre - Cap. 11, 8 Candeia sob o Alqueire. Por que fala Jesus por Parbolas - Cap. XXIV, 1 a 7 G. Superioridade da Natureza de Jesus - Cap. XV, 1 e 2 Desaparecimento do Corpo de Jesus - Cap. XV, 64 a 67 Aparecimento de Jesus, aps sua Morte - Cap. XV, 56 a 63 O.P. Estudo sobre a Natureza de Cristo: Fontes das Provas sobre a Natureza do Cristo. Os Milagres provam a Divindade do Cristo? As Palavras de Jesus provam a sua Divindade? Palavras de Jesus depois de sua Morte. Dupla Natureza de Jesus. Opinio dos Apstolos. Predio dos Profetas com Relao a Jesus. O Verbo se fz Carne. O Filho de Deus e o Filho do Homem 1 parte.

74 - JESUS E AS PARBOLAS EVANGLICAS L.E. Conhecimento da Lei Natural - Q. 625 a 628

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 30 de 43 - 26/10/2012

E.S.E. Dar-se- ao que tem - Cap. XVIII, 13 a 15 Candeia sob o Alqueire. Por que fala Jesus por Parbolas - XXIV, 1 a 7 Parbola dos Trabalhadores da ltima Hora - Cap. XX, 1 Os ltimos Sero os Primeiros - Cap. XX, 2 e 3 Parbola do Festim de Bodas - Cap. XVIII, 1 e 2 Parbola dos Credores e Devedores - Cap. XI, 3 e 4 Parbola do Bom Samaritano - Cap. XV, 1 a 3 Parbola dos Talentos - Cap. XVI, 6 Parbola do Mau Rico - Cap. XVI, 5 Parbola da Figueira que Secou - Cap. XIX, 8 a 10 Parbola do Semeador - Cap. XVII, 5 e 6 Notcias Histricas - Introduo III Parbola dos Vinhateiros Homicidas - Cap. XVII, 29 e 30

75 - A PRECE L.E. Caracteres da Lei Natural - Q. 614 a 618 Conhecimento da Lei Natural - Q. 619 a 628 A Prece - Q. 658 a 666 E.S.E. Qualidades da Prece - Cap. XXVII, 1 a 4 Eficcia da Prece - Cap. XXVII, 5 a 8 Ao da Prece. Transmisso do Pensamento - Cap. XXVII, 9 a 15 Preces Inteligveis - Cap. XXVII, 16 e 17 Da Prece pelos Mortos e pelos Espritos Sofredores - Cap. XXVII, 18 a 21 Maneira de Orar - Cap. XXVII, 22 Felicidade que a Prece Proporciona - Cap. XXVII, 23 Coletnea de Preces Espritas - Cap. XXVIII, 1 Orao Dominical - Cap. XXVIII, 2 e 3 Perdoai para que Deus vos Perdoe - Cap. X, 1 a 4 Pelas. Almas Sofredoras que Pedem Prece - Cap. XXVIII, 64

76 - A LEI DE ADORAO L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 Objetivo da Adorao - Q. 649 a 652 Adorao Exterior - Q. 653 a 656 Vida Contemplativa - Q. 657 A Prece - Q.658 a 666 Politesmo - Q. 667 e 668 Sacrifcios - Q. 669 a 673

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 31 de 43 - 26/10/2012

Casamento e Celibato - Q. 699 E.S.E. Qualidades da Prece - Cap. XXV11, 1 a 4 Maneira de Orar - Cap. XXVII, 22 O Sacrifcio mais Agradvel a Deus - Cap. X, 7 e 8

77 - BUSCAI E ACHAREIS L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 Necessidade do Trabalho - Q. 674 a 681 Limites do Trabalho. Repouso - Q. 682 a 685 E.S.E. Ajuda-te a ti Mesmo, que o Cu te Ajudar - Cap. XXV, 1 a 5 Observai os Pssaros do Cu - Cap. XXV, 6 a 8 No vos Afatigueis pela Posse do Ouro - Cap. XXV, 9 a 11

78 - A LEI DE REPRODUO L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 Populao do Globo - 686 e 687 Sucesso e Aperfeioamento das Raas - Q. 688 a 692 Obstculos Reproduo - Cap. Q. 693 e 694 Casamento e Celibato - Q. 695 a 699 Poligamia - Q. 700 e 701 C. Formao Primria dos Seres Vivos - Cap. X, 1 a 15 O.P. Teoria da Beleza - 1 parte

79 - O ABORTO E SUAS CONSEQNCIAS L.E. Populao do Globo - Q. 686 e 687 Obstculos Reproduo - Q. 693 e 694 Unio da Alma e do Corpo - Q. 357 a 360

80 - CASAMENTO E DIVRCIO L.E. Casamento e Celibato - Q. 695 a 699 Poligamia - Q. 700 e 701 Laos de Famlia - Q. 775 Igualdade dos Direitos do Homem e da Mulher - Q. 817 a 822 E.S.E. Indissolubilidade do Casamento. O Divrcio - Cap. XXII, 1 a 5

81 - A LEI DE CONSERVAO L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 Instinto de Conservao - Q. 702 e 703

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 32 de 43 - 26/10/2012

Meios de Conservao - Q. 704 a 710 Gozo dos Bens Terrenos - Q. 711 a 714 Necessrio e Suprfluo - Q. 715 a 717 Privaes Voluntrias. Mortificaes - Q. 718 a 727 E.S.E. Observai os Pssaros do Cu - Cap. XXV, 6 a 8 No vos Afatigueis pela Posse do Ouro - Cap. XXV, 9 a 11

82 - O NECESSRIO E O SUPRFLUO L.E. Gozo dos Bens Terrenos - Q. 711 a 714 Necessrio e Suprfluo - Q. 715 a 717 Direito de Propriedade. Roubo - Q. 883 E.S.E. A Verdadeira Propriedade - Cap. XVI, 9 e 10 Transmisso da Riqueza - Cap. XVI, 15

83 - OS SOFRIMENTOS VOLUNTRIOS L.E. Privaes Voluntrias. Mortificaes - Q. 718 a 727 E.S.E. Os Tormentos Voluntrios - Cap. V, 23 Provas Voluntrias. O Verdadeiro Cilcio - Cap. V, 26 Proveito dos Sofrimentos para Outrem - Cap. V, 31

84 - A DESTRUIO NECESSRIA E A ABUSIVA L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 Destruio Necessria e Destruio Abusiva - Q. 728 a 736 Flagelos Destruidores - Q. 737 a 741 Guerras - Q. 742 a 745 Assassnio - Q. 746 a 751 Crueldade - Q. 752 a 756 Duelo - Q. 757 a 759 Pena de Morte - Q. 760 a 765 E.S.E. Se Algum vos Bater na Face Direita, Apresentai-lhe tambm a Outra - Cap. XII, 7 e8 A Vingana - Cap. XII, 9 O Duelo - Cap. XII, 11 a 16 G. Destruio dos Seres Uns pelos Outros - Cap. III, 20 a 24

85 - AS EXPIAES COLETIVAS L.E. Flagelos Destruidores - Q. 737 a 741 Guerras - Q. 742 a 745 E.S.E. Causas Anteriores das Aflies - Cap. V, 6 a 10

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 33 de 43 - 26/10/2012

G. A Gerao Nova - Cap. XVIII, 32 a 35 O.P. Questes e Problemas. As Expiaes Coletivas 1a. parte.

86 - A NECESSIDADE DA VIDA SOCIAL L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 647 e 648 Necessidade da Vida Social - Q. 766 a 768 Vida de Insulamento. Voto de Silncio - Q. 769 a 772 Laos de Famlia - Q. 773 a 775 E.S.E. o Homem no Mundo - Cap. XVII, 10 A Ingratido dos Filhos e os Laos de Famlia - Cap. XIV, 9

87 - A INFNCIA DA HUMANIDADE L.E. Estado de Natureza - Q. 776 a 778 Caracteres da Lei Natural - Q. 614 a 618 O Bem e o Mal - Q. 629 a 646 Progresso dos Espritos - Q. 114, 115, 118 a 120, 122 e 127 E.S.E. Mundos de Expiaes e Provas - Cap. III, 14

88 - A MARCHA DO PROGRESSO L.E. Marcha do Progresso - Q. 779 a 785 Progresso dos Espritos - Q. 114 a 127 L.M. Perguntas sobre os Outros Mundos - 2 parte - Cap. XXVI, 296 E.S.E. Progresso dos Mundos - Cap. III, 19 Diferentes Categorias dos Mundos Habitados - Cap. III, 3 a 5 Destinao da Terra. Causas das Misrias Humanas -.Cap. III, 6 e 7 Mundos Inferiores e Mundos Superiores - Cap. III, 8 a 12 Mundos de Expiao e de Provas - Cap. III, 13 a 15 Mundos Regeneradores - Cap. III, 16 a 18 A Melancolia - Cap. V, 25 , G. Sinais dos Tempos - Cap. XVIII, 1 a 26 A Gerao Nova - Cap. XVIII, 27 a 35 O.P. Liberdade, Igualdade e Fraternidade - 1 parte

89 - AS CIVILIZAES L.E. Sucesso e Aperfeioamento das Raas - Q. 688 a 692 Povos Degenerados - Q. 786 a 789 Civilizao - Q. 790 a 793 G. Sinais dos Tempos - Cap. XVIII, 1 a 26

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 34 de 43 - 26/10/2012

90 - O PROGRESSO DA LEGISLAO HUMANA L.E. Progresso da Legislao Humana - Q. 794 a 797 Caracteres da Lei Natural - Q. 614 a 618 Conhecimento da Lei Natural - Q. 619 a 628 Diviso da Lei Natural - Q. 648 Igualdade dos Direitos do Homem e da Mulher - Q. 818 e 822 Justia e Direitos Naturais - Q. 874 a 876 E.S.E. Moiss - Cap. I, 2 O Cristo - Cap. 1, 3 O Espiritismo - Cap. 1, 6 e 7 O.P. Liberdade, Igualdade e Fraternidade - I! parte

91 - A LEI DE IGUALDADE L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 648 Igualdade Natural - Q. 803 Desigualdade das Aptides - Q. 804 e 805 Desigualdades Sociais - Q. 806 e 807 Desigualdade das Riquezas - Q. 808 a 813 Igualdades de Direito do Homem e da Mulher - Q. 817 a 822 Igualdade Perante o Tmulo - Q. 823 e 824 E.S.E. A Felicidade no deste Mundo - Cap. V, 20

92 - AS PROVAS DE RIQUEZA E DE MISRIA L.E. Desigualdade das Riquezas - Q. 808 a 813 As Provas de Riqueza e de Misria - Q. 814 a 816 E.S.E. A Felicidade no deste Mundo - Cap. V, 20 Salvao dos Ricos - Cap. XVI, 1 e 2 Jesus em Casa de Zaqueu - Cap. XVI, 4 Utilidade Providencial da Riqueza - Cap. XVI, 7 Desigualdade das Riquezas - Cap. XVI, 8 Transmisso da Riqueza - Cap. XVI, 15 Parbola do Mau Rico - Cap. XVI, 5 Preservar-se da Avareza - Cap. XVI, 3 Emprego da Riqueza - Cap. XVI, 11 a 13 Desprendimento dos Bens Terrenos - Cap. XVI, 14 Parbola dos Talentos - Cap. XVI, 6

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 35 de 43 - 26/10/2012

93 - OS DIREITOS DO HOMEM E DA MULHER L.E. Igualdade Natural - Q. 803 Igualdade de Direitos do Homem e da Mulher - Q. 817 a 822 G. Os Seis Dias - Cap. XII, 11

94 - A LIBERDADE E O HOMEM L..E. Diviso da Lei Natural - Q. 648 Liberdade Natural - Q. 825 a 828 Escravido - Q. 829 a 832 Liberdade de Pensar - Q. 833 e 834 Liberdade de Conscincia - Q. 835 a 842 Livre Arbtrio - Q. 843 a 850 E.S.E. Muito se Pedir quele que muito Recebeu - Cap. XVIII, 10 a 12

95 - LIVRE ARBTRIO E FATALIDADE L.E. Livre Arbtrio - Q. 843 a 850 Fatalidade - Q. 851 a 867 Resumo Terico do Mvel das Aes Humanas - Q. 872 E.S.E. Num Perigo Iminente - Cap. XXVIII, 34 Ao de Graas por Haver Escapado a um Perigo - Cap. XXVIII, 36

96 - O CONHECIMENTO DO FUTURO L.E. Conhecimento do Futuro - Q. 868 a 871 L.M. Perguntas sobre o Futuro - 2 parte - Cap. XXVI, 289 Mdiuns de Pressentimento - Cap. XV, 184 G. Teoria da Prescincia - Cap. XVI, 1 a 18 Cidades Impenitentes - Cap. XVII, 14 Morte e Paixo de Jesus - Cap. XVII, 3 a 9 Perseguio dos Apstolos - Cap. XVII, 10 a 13 Runa do Templo e de Jerusalm - Cap. XVI-1, 15 a 21 Minhas Palavras no Passaro - Cap. XVI 1, 24 a 26 A Pedra Angular - Cap. XV11, 27 e 28 O.P. A Segunda Vista. Conhecimento do Futuro. Previses 2 parte

97 - A JUSTIA E OS DIREITOS L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 648 Justia e Direitos Naturais - Q. 873 a 879 E.S.E. O Mandamento Maior. Fazer aos Outros o que

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 36 de 43 - 26/10/2012

Queiramos que os outros nos Faam. Parbola dos Credores e dos Devedores - Cap. X1, 1 a 4 Dai a Csar o que de Csar - Cap. X1, 5 a 7

98 - A VERDADEIRA PROPRIEDADE L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 648 Direito de Propriedade. Roubo - Q. 880 a 885 L.M. Perguntas sobre Tesouros Ocultos 2 parte, Cap. XXVI, 295 E.S.E. A Verdadeira Propriedade - Cap. XVI, 9 e 10 Preservar-se da Avareza - Cap. XVI, 3 Desprendimento dos Bens Terrenos - Cap. XVI, 14 Parbola dos Talentos - Cap. XVI, 6 Emprego da Riqueza - Cap. XVI, 11 a 13

99 - A CARIDADE E O AMOR AO PRXIMO L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 648 Caridade e Amor ao Prximo - Q. 886 a 889 E.S.E. Perdo das Ofensas - Cap. X, 14 e 15 A Lei de Amor - Cap. XI, 8 a 10 A F e a Caridade - Cap. X1, 13 Caridade para com os Criminosos - Cap. XI, 14 Retribuir o Mal com o Bem - Cap. XII, 1 a 4 O dio - Cap. XII, 10 Por um inimigo que Morreu - Cap. XXVIII, 67 Ao de Graas por um Benefcio Concedido a Outrem - Cap. XXVIII, 44 Pelos nossos Inimigos e pelos que nos querem mal - Cap. XXVIII, 46 Ao de Graas pelo Bem Concedido aos nossos Inimigos - Cap. XXVIII, 48 O de que precisa o Esprito para ser Salvo. Parbola do Bom Samaritano - Cap. XV, 1 a 3 O Mandamento Maior - Cap. XV, 4 e 5 Por um Inimigo - Cap. XXVIII, 69 Dever-se- por Termo s Provas do Prximo? - Cap. V, 27

100 - O AMOR MATERNO E 0 FILIAL L.E. Diviso da Lei Natural - Q. 648 Amor Materno e Filial - Q. 890 a 892 E.S.E. Honrai o Vosso Pai e Vossa Me - Cap. XIV, 1 e 2 Piedade Filial - Cap. XIV, 3 e 4 A Ingratido dos Filhos e os Laos de Famlia - Cap. XIV, 9

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 37 de 43 - 26/10/2012

A Parentela Corporal e a Parentela Espiritual - Cap. XIV, 8 Quem minha Me e quem so meus Irmos? - Cap. XIV, 5 a 7 Odiar os Pais - Cap. XXIII, 1 a 3 Abandonar Pai, Me e Filhos - Cap. XXIII, 4 a 6 Deixar aos Mortos o Cuidado de Enterrar seus Mortos - Cap. XXIII, 7 e 8

101 - A CARIDADE MATERIAL E A CARIDADE MORAL L.E. Caridade e Amor ao Prximo - Q. 886 a 888 E.S.E. Fazer o Bem sem Ostentao - Cap. XIII, 1 a 3 Os Infortnios Ocultos - Cap. XIII, 4 O bulo da Viva - Cap. XIII, 5 e 6 Convidar os Pobres e Estropiados. Dar sem esperar Retribuio - Cap. XIII, 7 e 8 A Caridade Material e a Caridade Moral - Cap. XIII, 9 e 10 A Beneficncia - Cap. XIII, 11 a 16 A Piedade - Cap. XIII, 17 Os rfos - Cap. XIII, 18 Benefcios Pagos com a Ingratido - Cap. XIII, 19 Beneficncia Exclusiva - Cap. XIII, 20 Por Algum que esteja em Aflio - Cap. XXVIII, 42

102 - FORA DA CARIDADE NO H SALVAO L.E. Justia e Direitos Naturais - Q. 873 a 879 Caridade e Amor ao Prximo - Q. 886 a 889 E.S.E. O de que precisa o Esprito para ser Salvo. Parbola do Bom Samaritano - Cap. XV, 1 a 3 O Mandamento Maior - Cap. XV, 4 e 5 Necessidade da Caridade Segundo So Paulo - Cap. XV, 6 e 7 Fora da Igreja no h Salvao. Fora da Verdade no h Salvao - Cap. XV, 8 e 9 Fora da Caridade no h Salvao - Cap. XV, 10

103 - AS VIRTUDES E OS VCIOS L.E. As Virtudes e os Vcios - Q. 893 a 906 Paixes - Q. 907 a 912 E.S.E. O Orgulho e a Humildade - Cap. VII, 11 e 12 Injrias e Violncias - Cap. IX, 1 a 5 A Afabilidade e a Doura - Cap. lX, 6 A Pacincia - Cap. lX, 7 Obedincia e Resignao - Cap. lX, 8 A Clera - Cap. lX, 9. e 10 A Indulgncia - Cap. X, 16 a 18

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 38 de 43 - 26/10/2012

Permitido Repreender os Outros, Notar as Imperfeies de Outrem, Divulgar o Mal de Outrem? - Cap. X, 19 a 21 A Virtude - Cap. XVII, 8 Para pedir Corrigenda de um Defeito - Cap. YXVIII, 18 O Argueiro e a Trave no Olho Cap. X, 9 e 10 No Julgueis, para no serdes Julgados. Atire a Primeira pedra aquele que Estiver sem Pecado - Cap. X, 11 a 13 Bem Aventurados os que tm Fechados os Olhos - Cap. VIII, 20 e 21

104 - AS PAIXES HUMANAS L.E. As Virtudes e os Vcios - Q. 893 a 906 Paixes - Q. 907 a 912 E.S.E. A Porta Estreita - Cap. XVIII, 3 a 5 Para Pedir a Corrigenda de um Defeito - Cap. XXVIII, 18 A Clera - Cap. lX, 9 e 10 O Argueiro e a Trave no Olho - Cap. X, 9 e 10 Escndalos. Se a Vossa Mo Motivo de Escndalo, Cortai-a - Cap. VIII, 11 a 17 C.I. A Carne Fraca - 1 parte - Cap. VII

105 - O EGOSMO NA HUMANIDADE L.E. O Egosmo - Q. 913 a 917 E.S.E. O Egosmo - Cap. XI, 11 e 12 O.P. O Egosmo e o Orgulho - 1 parte

106 - CARACTERES DO HOMEM DE BEM L.E. Caracteres do Homem de Bem - Q. 918 Conhecimento de Si Mesmo - Q. 919 E.S.E. Caracteres da Perfeio - Cap. XVII, 1 e 2 O Homem de Bem - Cap. XVII, 3 Os Bons Espritas - Cap. XVII, 4 O Dever - Cap. XVII, 7 Os Superiores e os Inferiores - Cap. XVII, 9 Nem Todos os que Dizem: Senhor! Senhor! Entraro no Reino dos Cus - Cap. XVIII, 6 a 9 Pelas suas Obras que se Reconhece o Cristo - Cap. XVIII, 16

107 - APERFEIOAMENTO MORAL DO HOMEM L.E. Caracteres do Homem de Bem - Q. 918

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 39 de 43 - 26/10/2012

Conhecimento de Si Mesmo - Q. 919 E.S.E. O que se Deve Entender por Pobres de Esprito - Cap. VII, 1 e 2 Aquele que se Eleva ser Rebaixado - Cap. VII, 3 a 6 Mistrios Ocultos aos Doutos e aos. Prudentes - Cap. VII, 7 a 10 Simplicidade e Pureza de Corao - Cap. VIII, 1 a 4 Verdadeira Pureza. Mos No Lavadas - Cap. VIII, 8 a 10

108 - O PODER DA F L.E. Adorao Exterior - Q. 653 Sacrifcios - Q. 669 As Virtudes e os Vcios - Q. 893 O Nada. Vida Futura - Q. 959 Natureza das Penas e Gozos Futuros - Q. 973 (nota) e 982 E.S.E. Poder da F - Cap. XIX, 1 a 5 A F Religiosa. Condio da f Inabalvel - Cap. XIX, 6 e 7 Parbola da Figueira que Secou - Cap. XIX, 8 a 10 A F: Me da Esperana e da Caridade - Cap. XIX, 11 A F Humana e a F Divina - Cap. XIX, 12 Coragem da F - Cap. XXIV, 13 a 16 Carregar sua Cruz. Quem Quiser Salvar a Vida, Perd-la- - Cap. XXIV, 17 a 19 G. Maldio contra os Fariseus - Cap. XVII, 22 e 23

Livro Quarto: Esperanas e Consolaes (Cap. I ao II)


109 - A FELICIDADE E A INFELICIDADE L.E. Felicidade e Infelicidades Relativas - Q. 920 a 933 Perda dos Entes Queridos - Q. 934 a 936 Decepes. Ingratido. Afeies Destrudas - Q. 937 e 938 Unies Antipticas - Q. 939 e 940 Temor da Morte - Q. 941 e 942 Desgosto da Vida. Suicdio - Q. 943 a 957 E.S.E. Bem-Aventurados os Aflitos - Cap. V, 1 e 2 Justia das Aflies - Cap. V, 3 Causas Atuais das Aflies - Cap. V, 4 e 5 Causas Anteriores das Aflies - Cap. V, 6 a 10 A Felicidade no deste mundo - Cap. V, 20 A Desgraa Real - Cap. V, 24 A Melancolia - Cap. V, 25 Nas Aflies da Vida - Cap. XXVIII, 26

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 40 de 43 - 26/10/2012

O Jugo Leve - Cap. VI, 1 e 2

110 - CONSIDERAES SOBRE AS EVOCAES DOS ESPRITOS L.E. Perda dos Entes Queridos - Q. 935 e 936 L.M. Das Evocaes - Cap. XXV, 269 a 273 Das Perguntas que se pode fazer aos Espritos -Cap. XXVI, 286 e 287 Espritos que podem ser Evocados - Cap. XXV, 274 a 279 Linguagem de que se deve usar com os Espritos -Cap. XXV, 280 Utilidades das Evocaes Particulares - Cap. XXV, 281 Questes sobre as Evocaes - Cap. XXV, 282 Evocao dos Animais - Cap. XXV, 283 Evocao das Pessoas Vivas - Cap. XXV, 284 Telegrafia Humana - Cap. XXV, 285 Perguntas Simpticas ou Antipticas aos Espritos -Cap. XXVI, 288 Perguntas sobre o Futuro - Cap. XXVI, 289 Perguntas sobre as Existncias Passadas e Futuras -Cap. XXVI, 290 Perguntas sobre os Interesses Morais e Materiais -Cap. XXVI,, 291 Questes sobre a Sorte dos Espritos - Cap. XXVI, 292 Questes sobre a Sade -Cap. XXVI, 293 Perguntas sobre as Invenes e Descobertas - Cap. XXVI, 294 Perguntas sobre Tesouros Ocultos - Cap. XXVI, 295 Perguntas sobre os outros Mundos - Cap. XXVI, 296

111 - O DESGOSTO DA VIDA L.E. Desgosto da Vida. Suicdio - Q. 943 a 957 E.S.E. O Suicdio e a Loucura - Cap. V, 14 a 17 Ser Lcito Abreviar a Vida de um Doente que Sofra sem Esperana de Cura? - Cap.. V, 28 Sacrifcio da Prpria Vida - Cap. V, 29 e 30 Deve-se Expor a Vida por um Malfeitor? - Cap. XI, 15 O Duelo - Cap. XII, 11 a 16 Por um Suicida - Cap. XXVIII, 71 C.I. Suicidas 2a. parte, Cap. V

112 - O PORVIR E O NADA L.E. O Nada. Vida Futura - Q. 958 e 959 E.S.E. A Vida Futura - Cap. 11, 1 a 3 O Ponto de Vista - Cap. 11, 5 a 7 C.I. O Porvir e o Nada 1a. parte, Cap. I, 1 a 14

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 41 de 43 - 26/10/2012

Causas do Temor da Morte - Porque os Espritas no temem a Morte - Cap.II, 1 a 10 O.P. As Cinco Alternativas da Humanidade - 1 parte A Vida Futura 1a. parte

113 - AS PENAS E OS GOZOS FUTUROS L.E. Intuio das Penas e Gozos Futuros - Q. 960 a 962 Interveno de Deus nas Penas e Recompensas - Q. 963 e 964 Natureza das Penas e Gozos Futuros - Q. 965 a 982 Ensaio Terico da Sensao nos Espritos - Q. 257 Penas Temporais - Q. 983 a 989 Durao das Penas Futuras - Q. 1003 a 1009 C.I. A Carne Fraca. Princpios da Doutrina Esprita sobre as Penas Futuras. Cdigo Penal da Vida Futura - 1 parte, Cap. VII Espritos Felizes 2 parte, Cap. II Espritos em Condio Mediana - 2 parte - Cap. III, Espritos Sofredores 2 parte, Cap. IV

114 - A EXPIAO E O ARREPENDIMENTO L.E. Expiao e Arrependimento - Q. 990 a 1002 Durao das Penas Futuras - Q. 1007 E.S.E. Bem-Aventurados os que tm Fechados os Olhos - Cap. VIII, 20 e 21 Pelos Espritos Penitentes - Cap. XXVIII, 73 Pelos Espritos Endurecidos - Cap. XXVIII, 75 C.I. Criminosos Arrependidos - 2 parte, Cap. VI Espritos Endurecidos 2 parte, Cap. VII Expiaes Terrestres 2 parte, Cap. VIII

115 - DOUTRINA DAS PENAS ETERNAS L.E. Durao das Penas Futuras - Q. 1003 a 1009 C.I. Origem da Doutrina das Penas Eternas 1 parte, Cap.VI, 1 a 9 Argumentos a Favor das Penas Eternas - 1 parte, Cap.VI, 10 a 17 Impossibilidade Material das Penas Eternas 1 parte, Cap VI, 18 a 21 A Doutrina das Penas Eternas fez sua poca 1 parte, Cap. VI, 22 a 24 Ezequiel Contra a Eternidade das Penas e o Pecado Original - 1 parte, Cap. VI, 25

116 - RESSURREIO E REENCARNAO L.E. Ressurreio da Carne - Q. 1010 Consideraes sobre a Pluralidade das Existncias - Q. 222

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 42 de 43 - 26/10/2012

E.S.E. Ningum Poder ver o Reino de Deus se no Nascer de Novo - Cap. IV, 1 a 3 Ressurreio e Reencarnao - Cap. IV, 4 a 17 G. Catalepsia. Ressurreies - Cap. XIV, 29 e 30 Ressurreies: A Filha de Jairo. Filho da Viva de Naim - Cap. XV, 37 a 40 Advento de Elias - Cap. XVII, 33 e 34 O.P. A Morte Espiritual - 1 parte

117 - O CU SEGUNDO 0 ESPIRITISMO L.E. Paraso, Inferno e Purgatrio - Q. 1011, 1015 a 1017, 1018 E.S.E. Meu Reino no deste Mundo - Cap. II, 1 C.I. O Cu - 1 parte, Cap. III, 1 a 18 G. Doutrina dos Anjos Decados e da Perda do Paraso - Cap. XI, 43 a 49 Perda do Paraso - Cap. XII, 13 a 26

118 - O PURGATRIO SEGUNDO O ESPIRITISMO L.E. Paraso, Inferno e Purgatrio - Q. 1011 a 1014,1017 e 1018 E.S.E. Meu Reino no Deste Mundo - Cap. II, 1 C.I. O Purgatrio - 1 parte, Cap. V, 1 a 10

119 - O INFERNO SEGUNDO O ESPIRITISMO L.E. Paraso, Inferno e Purgatrio - Q. 1011, 1013, 1014, 1017, 1018 E.S.E. Meu Reino no deste Mundo - Cap. II, 1 C.I. Intuio das Penas Futuras - 1 parte - Cap. IV, 1 e 2 O Inferno Cristo imitado do Inferno Pago 1a. parte - Cap. IV, 3 a 7 Os Limbos - 11 parte, Cap. IV, 8 Quadro do Inferno Pago 1a. parte, Cap. IV, 9 e 10 Esboo do Inferno Cristo 1a. parte, Cap. IV, 11 a 15 Ressurreio e Reencarnao - Cap. IV, 4 a 17 G. Catalepsia. Ressurreies - Cap. XIV, 29 e 30 Ressurreies: A Filha de Jairo. Filho da Viva de Naim - Cap. XV, 37 a 40 Advento de Elias - Cap. XVII, 33 e 34 O.P. A Morte Espiritual 1 parte

120 - O JUZO FINAL L.E. Paraso, Inferno e Purgatrio - Q. 1018 E.S.E. O de que Precisa o Esprito para ser Salvo. Parbola do Bom Samaritano - Cap. XV, 1 a 3 G. Sinais Precursores - Vossos Filhos e Vossas Filhas Profetizaro - Juzo Final - Cap. XVII, 47 a 67 Emigraes e Imigraes dos Espritos - Cap. XI, 35 a 37

Grupo de Estudo da Doutrina Esprita


... Espritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo... (O Esprito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo)

Doc.: GE - LE Reviso: 03 Emisso: 10/2012 Organizado: Iraci e Josemar Pgina 43 de 43 - 26/10/2012

Doutrina dos Anjos Decados e da Perda do Paraso - Cap. XI, 43 a 49

Вам также может понравиться