Вы находитесь на странице: 1из 2

ADA Tecnologias e Componentes de Redes Prof. Me.

. Jos Renato Kitahara Objetivo O ADA da disciplina visa estimular o processo cognitivo dos alunos para melhor absoro dos conceitos de Redes de Computadores. Contextualizao As dificuldades naturais dos alunos de Sistemas de Informao no bom entendimento da disciplina se deve ao grande volume de tecnologias de redes e termos tcnicos, que por vezes sinalizam aos alunos, que a disciplina demanda mais memria que discernimento. O projeto pedaggico da disciplina busca transmitir os conceitos tecnolgicos de Redes de Computadores, resgatando os problemas e desafios que as necessidades dos usurios e dos sistemas informticos acabaram por motivar o aparecimento das tecnologias. Assim, em uma relao de causa e efeito, o aluno percebe que existe uma racionalidade nas tecnologias e pode absorver melhor os conhecimentos tanto sobre o que como para que serve, transmitindo uma viso crtica e prtica aos conceitos. Outra dificuldade natural dos alunos ter a viso do que a proposta do curso e perceber em que parte desse cenrio os conceitos esto avanando, a viso macro para poder perceber a contruo do conhecimento.

Instrumentos 1. Trabalho terico de pesquisa (individual e entregue manuscrito) Ensaio sobre IP V6: diferenas e benefcios comparativos com IP V4 e Estratgias de Migrao: Histrico do desenvolvimento do protocolo IP (a partir da rede ARPANET). Resumo do IP V4 e seu papel na Internet. Resumo do IP V6 e seu papel na Internet. Anlise comparativa entre IP V4 e IP V6: Semelhanas e diferenas; Vantagens e desvantagens comparativas. Anlise das dificuldades de migrao da verso V4 para a V6. Estratgias possveis para a migrao. Aes que esto sendo desenvolvidas: Nas empresas usurias da Internet; Nos fabricantes de equipamentos e sistemas; Nos provedores de rede e de servio de acesso Internet. Casos de sucesso (ou de fracasso). 2. Folha de Exerccios 2.1 Resoluo em grupo de trabalho cooperativo Aps o prazo de 1 semana, o professor analisa as respostas e ajusta o texto para corrigir/ melhorar o contedo e publica essa verso acabada na rea de arquivos da turma. Na aula seguinte, o professor interage com os alunos projetando o material corrigido e presta esclarecimentos de acordo com a interao com os alunos, por no mais que 50 minutos.

2.2 Trabalho produzido pelos alunos (individual e entregue manuscrito) Como preparao para a prova oficial, os alunos devero copiar a folha de exerccios resolvida, de forma manuscrita, referente aos captulos que faro parte da avaliao do 2 bimestre. Avaliao Trabalho terico manuscrito entregue: 30% da nota do 1 bimestre Critrio de avaliao: mnimo 14 pginas manuscritas, entendimento do modelo, das camadas e como elas interagem camada a camada e peer-to-peer. Folha de Exerccios manuscrita entregue: 20% da nota do 2 bimestre. Critrio de avaliao: amostragem de 5 pontos da cpia para confirmar a aderncia da pea manuscrita ao padro de referncia e nota proporcional a essa aderncia.

Вам также может понравиться