Вы находитесь на странице: 1из 13

1

EDUCAO: LIBRAS, AS MOS QUE FALAM PARA OLHOS QUE OUVEM.

Alana Hayden Coelho Alberto Silva Fabiola Regina Lima da Costa Rosa Maria Batista Guerreiro Snia Maria Lima de Souza. Beto_hahoo@yahoo.com.br RESUMO

A incluso da pessoa surda passa pela viabilizao da aprendizagem de forma holstica, onde a Escola proporcione a inicializao de LIBRAS e a integralizao do aluno surdo com professores previamente treinados a locados e duplas nos anos iniciais. A complexidade dos nveis de aprendizagem ser rompida mais apropriadamente tendo o envolvimento de toda a classe como instrumento facilitador. A lngua de sinais ser novidade entre as crianas ouvintes; e o compartilhamento dessa novidade permitir que, o surdo, seja alcanado no seu isolamento natural, pois ocorrer a interao e a integralizao da criana surda ao grupo ouvinte facilitando o feedback na aprendizagem, bem como o desenvolvimento da leitura labial, que vai se processar ao longo do desenvolvimento do trabalho bilngue, LIBRAS - PORTUGUES ser necessrio facilitador na educao da criana surda com o avano s complexidade do processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Libras, surdo, ouvinte, facilitador, criana.

INTRODUO

Embora a historicidade remeta ao segundo imprio (1850) a preocupao com a educao do ento surdo-mudo, a jornada do Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES), e o FINES (Federao Nacional de Educao de Surdos) tenham permitido o cabedal de conhecimento, que hoje desfrutamos; e que somente foi reconhecida como LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais), lngua de comunicao da pessoa com surdez brasileira, por lei dez anos depois do congresso de Salamanca, e muita luta do surdo, que permitiu o avano da pessoa surda no campo da educao e das relaes sociais. LIBRAS o instrumento de acesso do surdo ao mundo ouvinte e viceversa, assim como a lngua portuguesa e ao seu desenvolvimento intelectual completo no campo da educao, do emprego, da cidadania e da vida. A formao bilngue o vis da incluso com cidadania devendo ocorrer dentro de ambiente saudvel desmistificando a surdez. A organizao dos surdos no Brasil ganhou fora e tem se mostrado pronta para ocupar seu espao de direito. A luta agora pela

derrubada da ltima barreira, que cair com a implantao da educao bilngue de qualidade nos trs nveis do direito educacional, privilegiando-se a escola especial de alfabetizao no contratempo regular para facilitar a formao cidad e profissional da pessoa surda na lngua de sinais e em portugus.

1 Da criao do Instituto para educao do Surdomudo ao INES (Instituto de Educao de Surdo) em busca da educao Bilngue. No meado do segundo Imprio, um surdo francs apresenta um projeto ao Imperador Dom Pedro II, onde mostrava seu desejo de criar uma escola para surdos era junho de 1855. O Senhor E. Huet tinha experincia anterior com escola para surdos na Frana: o Instituto dos Surdos-Mudos de Bourges. Apoiado pelo Imperador, Huet comea seu trabalho. Sendo destacado o Marqus de Abrantes para acompanhar de perto o processo de criao da primeira escola para surdos no Brasil. 1856/1857 Collgio Nacional para Surdos-Mudos, 1857/1858 Instituto Imperial para Surdos-Mudos, 1858/1865 Imperial Instituto para Surdos-Mudos, 1865/1874 Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, 1874/1890 Instituto dos Surdos-Mudos, 1890/1957 Instituto Nacional de Surdos Mudos. Hoje INES (Instituto Nacional de Educao de Surdos). Na fala de Solange Maria da Rocha, Diretora Geral do INES:
No ano de 1957 foi realizada a mudana mais significativa de suas denominaes, que foi a substituio da palavra Mudo, pela palavra Educao. Essa mudana refletia o iderio de modernizao da dcada de 50, no Brasil, no qual o Instituto, e suas discusses sobre educao de surdos, tambm estava inscrito. (...) Em razo de ser a nica instituio de educao de surdos em territrio brasileiro e mesmo em pases vizinhos, por muito tempo o INES recebeu alunos de todo o Brasil e do exterior, configurando-se numa Instituio de referncia para os assuntos de educao, profissionalizao e socializao de surdos.

A declarao de ROCHA no Congresso de Aniversrio do INES em 2010, e a historicidade da instituio deixam claros os motivos da origem francesa da Lngua de Sinais Brasileira e raa da comunidade surda em resistir. A perseguio pela oralizao da pessoa surda vai chegar at 1980. No podemos esquecer a fundao da Federao Nacional de Educao e Integrao do Surdo em 1957, que vem engrossar significativamente a luta da pessoa surda forando o reconhecimento da comunidade; quando em 1971 no Congresso Mundial de Surdos em Paris. Reforada essa posio no Congresso de 1975 realizado em Washington. (KOJIMA e SEGALA 2008 p. 3), observam que: os surdos eram subeducados com enfoque oralista puro e de a aquisio da lngua oral deixava muito a desejar, alm da realidade inquestionvel de que a comunicao entre os surdos nunca deixou de existir. A Declarao de Salamanca em 1994, no trato da educao para todos elegeu a educao para portadores de necessidades especiais e sugeriu para dez anos a incluso das pessoas com deficincias nos pases emergentes. Em 24 de Abril de 2002 sancionada a lei

10.436, que dispe sobre a Lngua Brasileira de sinais e d outras providncias pelo ento Presidente Fernando Henrique Cardoso e Paulo Renato Ministro da Educao. Em 2005 o Decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a lei 10.436. O reconhecimento da Lngua de Sinais trouxe nfase no processo de amadurecimento da pessoa surda no contexto educacional, hoje temos Mestres e Doutores surdos, que buscam ampliar esse quadro promovendo o conhecimento e fortalecendo a cultura e o enriquecimento da lngua de sinais. Ouvintes se mobilizam para entender LIBRAS a fim de participar do processo inclusivo, que urge ser observado pelo Ministrio da Educao com polticas pblicas mais resolutivas e apropriadas para educao do surdo, partindo do prprio surdo, a informao para construo dos saberes, que ho de alcanar a comunidade surda, a comunidade ouvinte, e a escola inclusiva, que romper a barreira do preconceito. No se pode deixar de considerar a necessidade bilngue do surdo para garantir qualidade de vida e desenvolvimento profissional e pessoal. Olhando do prisma orgnico (SANTOS 2000, pp. 34-40) afirma:
Num segundo, h uma modificao no olhar sobre a referida clientela, que agora passa a ser percebida como possuidora de certas capacidades, ainda que limitadas, como por exemplo, a de aprendizagem. (...) ainda predomina um olhar de tutela, e a prtica correspondente no que diz respeito aos excepcionais (como chamados neste segundo momento), muito embora j no fosse mais a de rejeio e medo, ainda seria excludente, na medida em que se prope a proteg-los, utilizando-se, para tanto, de asilos e abrigos, dos quais estas pessoas raramente sairiam, e nos quais seriam submetidas a tratamentos e prticas, no mnimo, alienantes.

Nada mais ultrajante que a tutela, o cabedal de conhecimento gerado por um sculo e meio de luta e de transformaes, que o INES passou, absorveu, percebeu e devolveu para comunidade surda tem toda uma reflexo do conhecimento gerado, trabalhado pelo surdo (a) e retrabalhado e focado na educao e Integrao da pessoa surda. Contradiz a autora, a realidade, pois a comunidade surda organizada a exemplo FENEIS (Federao Nacional de Educao e Integrao do Surdo), e para tal, fora e conscincia do coletivo s consegue com organizao e conhecimento, o surdo no um ser limitado, uma pessoa capaz, que se utiliza de uma forma diferente de comunicao com o mundo e se supera a todo dia que nasce. Qual o dito normal, que domina holstica e profundamente todas as reas do conhecimento. O mundo ouvinte quer se impor por pura falta de informao, haja vista, que a surdez pode ocorrer em qualquer idade e por vrias causa e motivos, a diferena est em saber como e onde buscar ajuda. O nascido surdo, no sente necessidade da fala, pois desde cedo comea a desenvolver sinais para pedir comida, bebida, e todas as outras necessidades. O ensina de LIBRAS ao surdo, acrescenta-lhe a possibilidade de aprender o portugus. O INES tem feito essa conexo, pois, no pode uma instituio ter vida to longa sem ter dado respostas para a sociedade onde est inserida. A conquistas do espao e a organizao do surdo perpassa pela atuao do Instituto, que sempre est adequado a atualidade. 2 A mudana de viso da capacidade do surdo em relao a aprendizagem.

As Conferncias dos Pases emergentes sob o tema de Educao para TODOS, que busca tornar o mundo mais igualitrio, ou pelo menos mais prximo da equidade, envolvendo a UNESCO, e outros organismos internacionais. O reflexo sobre as pessoas com dificuldades de aprendizagens e ou com necessidades especiais de aprendizagem veio eclodir dez anos depois de Salamanca (1994). No Brasil o surdo ainda tem muita barreira para quebrar, contudo, o caminho bem mais suave que dantes. Hoje se compreende que a educao bilngue o caminho, mas ainda estamos muito no como fazer deixando de agir no sentido da formao do professor (a) na prtica deveria ser mais horas no campo, interagindo com o ambiente e com o outro percebendo seus valores e construindo caminhos para alcana-los na sua amplitude scio antropolgica. (SILVA apud CAVALCANTE 2010) afirma:

Trata-se de uma assero bem atual, embora feita a mais de 10 anos. Estamos no sculo XXI e no cenrio da surdez desde que as propostas de educao bilngue tm sido mencionadas l se vo alguns anos de discusso abstrata sobre os indivduos, suas lnguas e seus problemas reais de vida e de escolarizao .

O Estado brasileiro caminha lento, mas a sociedade e a Igreja de modo geral caminham a passos largos. Embora no vote Leis significativas para os surdos a Cmara dos Deputados Traduz suas seces em LIBRAS. Dado o tempo levado da conferncia de Salamanca (1994) at ao reconhecimento de LIBRAS em 2002, percebe-se a distncia entre o discurso e a prtica das aes inclusivas. A prxis pouco observada ou considerada na escola real vai impor-se pelos anos de luta e de postura do surdo, que na busca por seus direitos constitucionais se mostra capaz, persistente na razo de valorar sua cultura. A viso mdica, diz ser o surdo uma pessoa com deficincia auditiva, incapaz de perceber sons em vrios graus de surdez, dependendo do afetamento do aparelho auditivo. Classificam as pessoas surdas em nveis severo, moderado e leve. Assim como natos ou congnitos, e as provocadas e ou acidentais, incidentais. No olhar humanista, a pessoa surda um cidado (a), que se comunica de forma diferente, que tem direito a educao, a saude e a segurana. Capaz de produzir e participar do crescimento da nao. Na fala do Ministro Fernando Haddad a revista Incluso:

O debate evidenciou concepes diferenciadas acerca da educao especial, o que qualifica o processo, levando toda a sociedade a refletir sobre a perspectiva da educao inclusiva. O movimento pela incluso repercute e os grupos sociais avanam e se apropriam dos conceitos que esto se consolidando. A incluso educacional , hoje, uma realidade balizada pela evoluo, dos marcos legais e declaraes internacionais, onde o papel do MEC definir uma poltica que estabelea o dilogo com todos os segmentos da sociedade. No se trata de votar uma poltica, mas de estabelecer um consenso em torno do que dever ser feito, do que pode ser feito e do que direito da criana que se faa. (...) No vejo razo para temores de retrocesso, muito pelo contrrio, entendo que um momento auspicioso da educao inclusiva e da equalizao das oportunidades. isso que est acontecendo neste momento. Ns temos que ter uma construo de um novo paradigma na educao, ainda mais slido, ainda mais consistente, ainda mais visvel. A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, recentemente aprovada pela ONU, demonstra o carter irreversvel desta proposta, que estabelece o compromisso dos pases para assegurar um sistema de educao inclusiva em todos os nveis de ensino e adotar medidas para que as pessoas com deficincia no sejam excludas do sistema educacional.

Observa-se na fala quanto longa a distncia do discurso ao, desde a Conferncia de Jhontien, que a educao para todos buscada, como soluo dos problemas de desigualdades sociais e econmicas. Ora do ano 1980 at 2012 com toda falcia, ainda constroem escolas sem a devida adequao para as vrias necessidades, o professor ainda enfrenta salas superlotadas como nmero maior de alunos, que o recomendado pela legislao. O preparo do profissional da educao; e sua qualidade de vida ainda tem que passar pela empatia e identificao. Assim permitindo aumentos irrisrios e promessas no cumpridas. O retorno do trabalho praticado s natural, quando, o profissional da educao e a nfase a que foi determinado estiverem em sintonia. Quando cada uma das partes cumprirem seu papel; e o Estado brasileiro, que no responde verdadeiramente aos estmulos de crescimento e no tem compromisso com a sociedade, que atravs de impostos o mantm. Como desenvolver um trabalho de resposta na incluso, quando a comida servida aos detentos nas penitenciarias de todo o pas mais nutritiva e qualitativa, que a merenda escolar vilipendiada pelos indicados politicamente para desvi-la, diferente do abastecimento dos presdios, a merenda escolar no raramente deixa de ser fornecida. O surdo enquanto cidado (a) percebe, tem acesso mdia questiona-se, e questiona a sociedade. Sabedor que sua limitao no poder ouvir; tem como compensao tem a percepo aguada, no pode deixar de entender o mundo a sua volta e a escola inclusiva capengando, quase sem retorno a sociedade, ainda a luz no fim do tnel.

Tem sua cultural difundida e o ouvinte no consegue entender e abraar. A educao bilngue ser a nica porta entre aquele que fala, e o que sinaliza; e aquele que ouve, e o que v. O mundo ouvinte e falante tem que deixar de ser regra e abrir espao ao que v e sinaliza. Afirmam Tesallo, Waricola, Bolonheis e Rosa, quando fazem reflexo sobre o preconceito, que atinge a criana por que um adulto inconsequente contaminou, com pensamentos menores que sua capacidade de pensar, da a afirmao:

Acredita-se, portanto, que a incluso de alunos com necessidades educativas especiais em classe comum do ensino regular apenas ter condies de se concretizar quando realmente houver respeito e aceitao diferena; ou seja, quando no existirem mais o preconceito, a discriminao e a ignorncia. Enfim, quando as pessoas que no possuem necessidades educativas especiais conseguirem aceitar, conviver, interagir e acreditar que os deficientes possuem no apenas limites, mas tambm potencialidades. (TESSALO, WARICOLA, BOLONHEIS, ROSA. 2005 p.105)

A fora do surdo est no observar, e criar mecanismos, que permitam sua compreenso de mundo numa leitura prpria, mas reflexiva e geradora de conhecimento, que deve ser compartilhado de forma ampla permitindo pessoa surda vislumbrar novos caminhos, seguindo sempre para a equidade. Reduzindo ao mximo o analfabetismo da pessoa surda, assim abrindo caminhos para novas fronteiras a serem desbravadas com a erradicao do preconceito ainda to latente contra o surdo. Como a lngua portuguesa vai ajudar o surdo? LIBRAS abre o canal de comunicao, entre o surdo e sua famlia, promove a incluso do individuo no seu primeiro elo social, abre caminho para uma educao de base moral e tica. A lngua verncula vai possibilitar o crescimento intelectual e profissional deste indivduo proporcionando-lhe possibilidades. A mudana de viso, quanto, a capacidade de o surdo aprender e se desenvolver afloram pelo olhar holstico do humanismo, que liberta e promove a motivao no aproveitamento dos espaos conquistados por qualquer excludo. Surdez no doena to somente, uma forma diferente de comunicar com o universo, e com as pessoas no entorno desse mundo que pode ser acessado atravs dos sinais, leitura labial, mmica, e outro recurso pelo surdo desenvolvido antes de conhecer a LIBRAS, no que toca ao Brasil.

Essa riqueza lingustica no pode ser descartada, pois, essa construo veio permitir a elaborao da lngua brasileira de sinais. Como ouvintes aprendemos falar criando palavras, que jamais sero ouvidas, o surdo cria sinais que jamais sero repetidos fora do seio da famlia. Incompreendidos sero partes de um acervo memorial da infncia, lembradas, como lembradas so as primeiras palavras da criana ouvinte. No esquecer que, a maioria das crianas surdas so filhas de pais ouvintes e que tero que se tornar bilngue para educar seus filhos para uma vida melhor.

3 O Posicionamento do Brasil aps a Conveno de Salamanca e as Igrejas na luta contra o preconceito ao surdo.

Coitado do surdinho, graas atitude da pessoa surda no enfrentamento e na busca por suas garantias constitucionais, cada dia menos se ouve esse ato clemente verbalizado, pois, a surdez deixa de ser doena para ser uma deficincia tal e qual a miopia. Forado por organismos internacionais o governo brasileiro, posicionou-se, mais pela falcia palaciana que, pela viabilizao da cidadania e valorizao da pessoa humana portadora da surdez. Assinaram-se leis, que beneficiaram o uso de LIBRAS como instrumento de incluso da pessoa com surdez no crculo da cidadania, ou seja, a comunicao interpessoal o elo mais significativo da construo da cidadania; e na ruptura com o preconceito, que tem por ncora a desinformao. O pas criou instncias de proteo polticas de preveno, mas no conseguiu implantar em nvel de municpio o necessrio para promover a equidade entre inclusos e incluindos. A declarao de Salamanca proclamou:

Ns, os delegados da Conferncia Mundial de Educao Especial, representando 88 governos e 25 organizaes internacionais em assemblia aqui em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmamos o nosso compromisso para com a Educao para Todos, reconhecendo a necessidade e urgncia do providenciamento de educao para as crianas, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e reendossamos a Estrutura de Ao em Educao Especial, em que, pelo esprito de cujas provises e recomendaes governo e organizaes sejam guiados. Acreditamos e Proclamamos que: (DECLARAO DE SALAMANCA- ESPANHA 1994)

Foi o passo que, moveu na intenso de transformar a educao, em instrumento de ascenso ao alcance de todos, em ferramenta de melhoramento das sociedades emergentes, transformar em realidade o sonho de equidade embalado na esperana de dias

melhores para os marginalizados somente por serem diferentes. Assim declararam os oitenta e oito membros da assembleia de Salamanca (1994)

(...) a criana tem direito fundamental educao, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nvel adequado de aprendizagem; toda criana possui caractersticas, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que so nicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais; deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais caractersticas e necessidades; aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso escola regular, que deveria acomod-los dentro de uma Pedagogia centrada na criana, capaz de satisfazer a tais necessidades; escolas regulares que possuam tal orientao inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatrias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcanando educao para todos; alm disso, tais escolas provem uma educao efetiva maioria das crianas e aprimoram a eficincia e, em ltima instncia, o custo da eficcia de todo o sistema educacional. (SANTOS, 2000 op. Cit. )

O movimento da legislao brasileira no ps Salamanca, no tocante ao preconceito, ao constrangimento, e ao desrespeito as diferenas quaisquer, evoluiu muito, mas no o suficiente a ponto de atingir a escola como ao consequente, de uma poltica pblica qualitativa com resolutividade na questo do bilinguismo. O surdo tambm eleitor e tem conscincia crtica. A esfera federal se manifesta atravs do MEC (Ministrio da Educao e Cultura). Enquanto a tmida ao da Secretaria de Educao Municipal na direo da incluso da pessoa surda, certamente o maior entrave para que acontea, pois como proceder incluso, se no h treinamento adequado, nem qualificao dos profissionais envolvidos no processo considerando-se, que, todo o corpo docente e discente, bem como todos os servidores far parte do processo ensino aprendizagem do aluno surdo, como fazem parte da educao da criana ouvinte. O processo inclusivo s ocorrer quando, os envolvimentos das bases se solidificarem nessa direo permitindo uma construo segura de valores nas aes. Respeito e cordialidade entre os profissionais no trato geral para que prolifere no particular beneficiando o todo, pois o ato de ensinar via de retorno para aprender. A incluso da pessoa surda como toda incluso deve se processar em sequncias dissociveis, famlia e escola, municpio e escola, municpio e estado e estado e o governo federal. Essa quebra de paradigma o vis, que permitir a aplicabilidade das legislaes federais e estaduais j existentes. Sine quo non a vnia municipal no processo de construo

aliada s igrejas que caminham a passos largos na divulgao e socializao de LIBRAS com ouvintes abrindo espao de comunicao com os surdos. As aes positivas das igrejas nessas luta podem ser aproveitadas, e trabalhadas para a comunicao bilngue nas escolas. Necessitamos capacitar professores que trabalhem com auxiliares na sala de aula, mas que, no necessitem de interpretes para falar com seu aluno. A intereo e a integrao entre professor e aluno so o eixo determinante no aproveitamento, de qualquer construo didtica na sala de aula. Nascida na ponta, toda e qualquer solidificao da afetividade caminhar para resultados positivo, se colocado no currculo escolar LIBRAS da pr-escola ao ensino mdio teremos a pessoa surda inclusa com mais facilidade e menos resistncias. Como fazem algumas igrejas de vrias denominaes.

4 Incluso com responsabilidade.

Necessrio que se faa uma definitiva determinao sobre as competncias e reponsabilidades e que se imponha a severidade contra a omisso. O municpio de Manaus nada tem feito de real para a educao de surdos, e no trato da oferta de servios a pessoa surda, o pecado bem maior, se caminharmos pelos servios de saude, um ou outro recepcionista conhece o bsico de LIBRAS para o atendimento necessrio e digno ao cidado. Essa falta de preparo ocorre na saude, na educao e na segurana. O trip que assegurado constitucionalmente ao cidado, mas que negado nas suas instncias ao surdo. Se quer aventada a possibilidade de melhoramento. Como incluir se o Municpio no est envolvido? Se os professores no esto envolvidos? Se no existe real interesse em incluir? A afirmao pode ser constatada in loco, basta visita nas escolas recm-construdas e no trato da criana surda nada feito. Tudo que se relaciona ao surdo, na escola inclusiva no Municpio trabalho isolado de professores, que acreditam poder melhorar o ensino da criana com essa dificuldade. O estado do Amazonas est bem alm das fanfarrices do municpio de Manaus, pois tem um Centro de Treinamento de Professores, Escolas Especiais Para Educao de Surdos e um intenso trabalho de abordagem inclusiva feita por profissionais de educao portadores de surdez. O Centro de Capacitao Mayara H. Aziz responsvel por quase a totalidade dos profissionais Habilitados em LIBRAS.

10

O treinamento oferecido pelo estado visa ideia do governo federal para a incluso. pertinente pensar que o municpio trataria da educao fundamental, o estado trataria da educao mdia e a unio trataria do ensino superior do surdo, que como todo e qualquer nato em terras brasileiras cidado. A desafinao entre os poderes prejudica, pois fica evidenciada a vaidade dos ouvintes em detrimento as necessidades dos surdos, que s querem exercer sua cidadania. Aes tmidas do municpio poderiam ser eficazes trabalhando com seriedade os recepcionistas; e massivamente os operadores da saude na rede bsica e intermediria, que j estaria atingindo a alta complexidade dada carga horria dobrada dos servidores da saude nos trs nveis. No livro lngua portuguesa para surdos. Lima Salles afirma, com base na sua experincia na aprendizagem de uma segunda lngua pelo surdo.

A aquisio de uma lngua oral para um surdo remete a questes complexas, tanto do ponto de vista cognitivo da representao mental, quanto do conhecimento lingustico, bem como do ponto de vista social, cultural e afetivo. (...) O letramento , portanto, condio e ponto de partida na aquisio da lngua oral pelo surdo, o que nos remete ao processo psicolingustico da alfabetizao e explicao e construo das referncias culturais da comunidade letrada. (LIMA SALLE S, FAULTICH, CARVALHO E RAMOS 2004 p.77)

A segunda lngua abrir sempre uma possibilidade a mais a pessoa surda, e trabalhar essa oportunidade, um ato cidado , uma porta para o sucesso. Uma vez dominada a lngua na sua complexidade a pessoa surda poder se comunicar com maior facilidade no mundo ouvinte. No que toca a segurana deveriam ser habilitados pelo menos vinte por cento da tropa de abordagem, ou seja, as foras ostensivas. Em cada delegacia deveria ter pelo menos dez por cento de seu pessoal treinado em LIBRAS, da poder-se-ia falar em processo de incluso. Salamanca ainda no chegou Prefeitura de Manaus.

5 Mos que falam e olhos que escutam.

Ao descobrir que o filho surdo, o natural que os pais questionem o que fazer e qual o caminho seguir e ai se vo dois anos no mnimo. Da a necessidade de ser realizado o teste do pezinho, o teste da orelhinha e outros procedimentos assegurados s crianas pela Constituio Federal descriminados na lei 8080 do SUS ( Sistema nico de Saude). O surdo

11

nasce, e o surdo se torna, o surdo fica. Em qualquer dos casos a lngua de sinais ser o vis de comunicao entre o portador da surdez e o mundo em sua volta seno para ouvir de certo para ser ouvido. Na fala de SILVA e NEMBRI, em Ouvindo o Silncio 2010, p.75, quando fala de si e diz: Sou surdo, casado e com uma filha de nove anos; ambas, mulher e filha so ouvintes. ... meu pai separou-se da minha me quando eu tinha quatro anos. A maioria dos pais, que no aceitam os filhos na condio de surdo. Deixam o trabalho de educar o filho surdo com a me, que tem o dever de prover a criana. Na fala de ( NEMBRI 2010 p. 75) podemos sentir a fora do preconceito oprimindo o surdo, e na mesma proporo a fora do surdo combatendo. No grito silencioso quebrando paradigmas. Vide o que nos diz:

O mundo hostil dos ouvintes, como eu via na escola regular de ensino, haja vista o modo como eu era tratado pelas crianas ouvintes [...] como um proscrito, serviu para aguar o meu desejo de demonstrar, por meio de trabalho, de provas, que o surdinho era melhor. [...] A minha vivncia bilngue apresentava melhoras significativas em funo da utilizao corrente, na Escola Penedo, da lngua portuguesa, mais precisamente na escrita.(SILVA e NEMBRI 2010 p.75 op. cit. ).

essa fora, que o surdo tem e que procura sempre manter. Envolvido com novas mdias, quebrando paradigmas, que comprovam sua capacidade criativa, cognitiva e perceptiva. Pensar um surdo preso sua comunidade apavora-me esse pensar. Necessrio se faz que a LIBRAS prolifere e atinja o ouvinte na escola fundamental. A quebra de paradigma possibilitar nova compreenso, com isso um novo status, e uma nova forma de ver o mundo, com mais abertura para nova aprendizagem e novos saberes. No implantar LIBRAS nas escolas como parte do currculo, do Municpio sabidamente negligncia, pois legalmente est negando ao cidado o direito fundamental educao, com isso discriminando parcela da populao e fica a pergunta, onde est o ministrio pblico, que no reage, est deitado em bero esplndido esperando uma provocao para poder agir. Os gritos vindos do silncio, s podem ser ouvidos pelos olhos, que escutam alm da alma sedenta de saberes, movida na carncia de compartilhar novas formas de viver o mundo.

12

A construo de estes saberes passa pela quebra do paradigma que para o mundo ouvinte; reformular fora que, renasce todos os dias na luta pela aceitao do outro de forma holstica, humana e despretensiosa. LIBRAS para o surdo a L1 (lngua um) e o Portugus L2 (lngua dois) por que no tornar LIBRAS L2 na Escola pblica ouvinte, como fazem as escolas religiosas durante o ensino fundamental? Quem sabe o esclarecimento, no seja pela prtica da LIBRAS, melhor absorvido pelo ouvinte e ele perceba que o mundo tambm visual.

CONSIDERAES FINAIS

Impossvel concluir sobre algo dinmico, possvel considerar e refletir sobre as possibilidades nascidas de aes e reaes intrnsecas e extrnsecas, que envolvem a incluso da pessoa surda. Esta percepo vai ocorrer na medida das interaes e integraes das Instituies envolvidas no contexto da incluso do surdo. O descaso do Municpio de Manaus em relao ao surdo e a outras tantas deficincias, a maior barreira a uma incluso com eficincia e eficcia. O cabedal de conhecimento que d suporte a LIBRAS gerado INES e no FENEIS, bem com nas Igrejas; e que muito tm a contribuir no processo inclusivo nas escolas no sentido de receber o portador de surdez igualitariamente ao ouvinte. A escola no Municpio de Manaus precisa se adequar; e se preparar para receber a pessoa com deficincia no geral e o surdo em especial, pois a surdez mais incidente que se possa imaginar; o passo dado como apoio ao ensino de LIBRAS , ser a incluso no currculo regular. O treinamento de

professores, assim como, criarem nas salas com alunos surdos a figura do professor auxiliar a benefcio tanto do aluno surdo quanto ao aluno ouvinte. O universo que recebe todos como igual, to inocente quanto as crianas; que s passam a discriminar o outro, quando um adulto sem qualquer pudor d conotao ao defeito da outra criana. Reproduzimos e imitamos as pessoas que amamos quando crianas somos.

EDUCACIN: LIBRAS, las manos que hablan los ojos que escuchan.

13

Alana Hayden Coelho Alberto Silva Fabiola Regina Lima da Costa Rosa Maria Batista Guerreiro Snia Maria Lima de Souza

RESUMEN

La inclusin de la persona sorda pasa a travs de la facilitacin del aprendizaje de una manera holstica, donde la escuela ofrece la inicializacin de LBS y el pago de los alumnos sordos con maestros capacitados que previamente arrendado y se duplica en los primeros aos. La complejidad de los niveles de aprendizaje se romper ms apropiadamente con la participacin de toda la clase como un facilitador. La lengua de signos estar nuevos oyentes entre los nios, y compartir este nuevo permiso, los sordos, se alcanza en su aislamiento natural, debido a que la interaccin se produce y el pago del nio sordo a los comentarios oyente grupo para facilitar el aprendizaje y el desarrollo de la lectura de labios, el cual ser procesado durante el desarrollo del trabajo bilinge, LIBRAS - portugus ser necesario para facilitar la educacin de nios sordos con el avance de la complejidad del proceso de aprendizaje. Palabras-clave: Libras, escucha sordos, facilitador, los nios.

Referncias

SANTOS, Mnica Pereira. Revista INTEGRAO Artigo- Educao Inclusiva e a Declarao de Salamanca: Consequncias ao Sistema Educacional Brasileiro N 22 pp. 34-40- Ano 10 2000. Secretaria de Educao Especial SALLES LIMA, Helosa Moreira/FAULSTICH, Enilde/CARVALHO, Orlene Lcia/ RAMOS, Ana Adelina LoposEnsino da Lngua Portuguesas-Braslia MEC- 2004. SEGALA, Sueli Ramalho; KOJIMA, Catarina Kiguti. -LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-Imagem do Pensamento Vol. 03 Escala 2008 SP.

SILVA, Ivani Rodrigues. Prticas em educao bilngue- Simpsio INES 2010 -RJ
SILVA, Angela Carrancho. NEMBRI, Armando Guimares. OUVINDO O SILNCIO- Surdez, linguagem e educao.- 2 ed. Editor Porto Alegre- Mediao RS 2010.

Вам также может понравиться