Вы находитесь на странице: 1из 8

INTRODUO AO ESTUDO DOS CHAKRAS

Tudo ao nosso redor energia. Energia nos mais variados graus de condensao; com isso subentende-se que ns seres humanos, somos feitos de energia.

O tempo todo estamos sofrendo mutaes, ou seja, o que sou agora diferente do que fui a um minuto atrs e ser diferente do que serei daqui a alguns instantes. A todo instante estamos trocando energia com o ambiente, com pessoas, com tudo ao nosso redor e isso nos confere uma das coisas que nos tornam diferentes a cada instante. Para essas trocas serem realizadas, existem os chakras.

Chakras

Os chakras so centros energticos coloridos, redondos e so responsveis pelo fluxo energtico do nosso corpo. A principal funo dos chakras absorver energia universal metaboliz-la, alimentar nossa aura e finalmente emitir energia para o exterior. Quando estamos em sofrimento fsico ou amocional, atravs dos chakras que perdemos energia, pois cada chakra est relacionado a uma determinada rea de nosso corpo. Por exemplo, quando estamos deprimidas, a nossa aura fica mais carregada, mais escura e quando mais alegre, mais brilhante e luminosa. Quando tirste, o campo energtico se torna mais aberto o que facilita a entrada de energias ruins em nosso campo, podendo levar-nos a doena. Por isso muito importante cuidarmos de nossas energias tendo sempre bons pensamentos, atitudes e no esquecer de realizar tcnicas de meditao onde ajuda na limpeza e equilbrio de nossas energias.

Existem 07 chakras principais e esto localizados da base da coluna ao topo da cabea. Dos 07 chakras dois tem apenas um vrtice de acesso ( bsico e coronrio ), enquanto ou outros so duplos, apresentando vrtices anteriores e posteriores ( frente e costas ). A aura humana est ligada a estes 07 chakras. O perfeito funcionamento destes chakras est ligado a nossa perfeita sade, e a abertura de todos os nveis sinal de evoluo. O tamanho dos chakras est diretamente relacionado com desenvolvimento espiritual e das vibraes que emitimos, em pessoas espiritualmente desenvolvidas, atingem o tamanho de 20 cm de dimento, canalizando maior quantidade de energia vital, facilitando o desenvolvimento das faculdades psquicas e em pessoas extremamente materialistas, de vibraes baixas e primitivas, apresentam-se escuros, opacos e com dimetro reduzidos. Os chakras estabelecem-se nos canais energticos, mais precisamente na interseco dos fluxos energticos conhecidos como meridianos. Cada chakra tem uma cor relacionada com sua aura correspondente que deriva da frequencia de vibrao do mesmo chakra, cada qual vibra com um som ou mantra que corresponde a uma nota musical e tambm se relaciona a um elemento natural ( fogo, gua, terra e ar ).

AS FUNES DOS 7 PRINCIPAIS CHAKRAS

1 Chakra Bsico ( Muladhara )

Localizao: Regio plvica, basa da coluna ou regio do cccix, seu centro fsico corresponde as glndulas supra renais. Centro psicolgico: Identidade, auto-afirmao, sobrevivncia, autonomia, realizao, insegurana, medo de no realizar desejos.

Meridianos: Corao, circulao, triploaquecedor e intestino delgado. Orgos: Ossos e msculos. O funcionamento deste chakra determina nossa ligao com a Terra e com matria. um centro acumulador de memrias, impresses, conflitos, atitudes geradas pelos nossos esforos para conseguir individualidade. Este chakra tambm est associado ao sexo, sendo a sede mais intenso do corpo humano. 2 Chakra Umbilical ( Svadhisthna )

Localizao: dois dedos abaixo do umbigo. Centro psicolgico: desejo pessoal, necessidade de afeto e segurana, capacidade de dar e receber, criatividade inferior, relaes interpessoais, alegria de viver, medo, sexualidade. Meridianos: pulmo, fgado, vescula biliar e intestino grosso. Orgos: orgos sexuais, uretra, bexiga e intestinos. O funcionamento deste chakra est relacionado com a nossa emotividade e sensibilidade. A sexualidade est associada a conscincia deste chakra, envolvendo jogo do masculino e feminino e a sobrevivncia da espcie. Acumula padres negativas giradas em nossos esforos para estabelecer um sistema de amar e viver.

3 Chakra Plexo Solar ( Manipura )

Localizao: regio do diafragma, pouco acima do estmago. Seu centro fsico corresponde ao fgado e pncreas. Centro psicolgico: vontade de saber, aprender, participar, mente pessoal, poder e domnio. Meridianos: rins, bao, bexiga e estmago. Orgos: vescula biliar, fgado, pncreas, bao, estmago e sistema nervoso. O funcionamento deste chakra est relacionado com a capacidade de colocar-se em sintonia com locais e coisas. Acumula padres negativos gerados sem nossos esforos de desenvolver a inteligncia, expresses de idias e pensamentos. Est relacionado com a produo de insulina, seu mau funcionamento ode provocar gastrite, ansiedade e diabetes.

4 Chakra Cardaco ( Anahata )

Localizao: cantro do peito, corao. Seu centro fsico corresponde a glndula Timo. Centro psicolgico: amor universal, viso real do mundo, autoconhecimento, harmonia, auto estima, compaixo. Orgos: corao, pulmo, sistema circulatrio. Este chakra constitui um ponto de transferncia de energia dos chakras inferiores e superiores. o responsvel por toda compaixo e amor abenoado. de fato a sede do Eu Superior. tambm a sede de todos os problemas afetivos. Ele desequilibra-se quando o indivduo passa por uma grande trnsio na vida. Em desequilbrio provoca angstias.

5 Chakra Larngeo ( Vishudda )

Localizao: gargante. Seu centro fsico corresponde a glndula tireide. Centro psicolgico: criatividade superior, auto disciplina, autoconfiana, iniciativa, responsabilidade, agir trranspessoal, comunicao e auto expresso. Orgos: garganta, traquia, tireide, paratireide, sistema linftico. Este centro particularmente importante por ser o local de encontro dos 03 chakras superiores, e serve assim como veculo para as faculdades superiores. Influenciam a comunicao, expresso, audio interior e o equilbrio do crescimento fsico e mental. Este chakra regula o clcio e o iodo, est relacionado com o crescimento, comanda toda a energia do corpo, o responsvel por deixar sua expresso vir e tona. Inflama-se quando "engolimos muito sapo".

6 Chakra Frontal ( Ajma )

Localizao: testa, entre as sombrancelhas. Seu centro fsico correspode a glndula Pituitria. Centro psicolgico: integra a sntese, desejo de poder e controle, intelecto, viso interior, intuio, clarividncia. Orgos: olhos, nariz, ouvido, pituitria, porte inferior do crebro e sistema nervoso. Este chamado de chakra mestre porque controla todos os chakras principais e o sistema endcrino, alm de afetar todos os orgos vitais, estabelece ligao entre o inconsciente e o mental.

7 Chakra Coronrio ( Sahasrara )

Localizao: topo da cabea. Centro psicolgico: vontade espiriatual, sentido de unificao. Orgos: crebro e glndula pineal. O chakra da coroa o centro da conscincia csmica. tambm o centro de ligao entre o inconsciente coletivo e o nosso inconsciente, possibilitando entrar no registro coletivo ( Akstico ). o chakra ligado a ilumina, o chakra dos msticos e pode ser tambm dos esquizofrnicos.

FORMAO DE BLOQUEIO NOS CHAKRAS

Os bloqueios energticos, que formam verdadeiros ns energticos so gerados por sentimentos negativos, que se fixam primeiramente e com bastante intensidade nos chakras, criando verdadeiros entupimentos, no deixando que as energias fluam, causando um estado de desarmonia. Quando os chakras esto congestionados, no podem irradiar energia de forma correta, sobrecarregando suas atividades para exercer a sua funo a nveis satisfatrios. Atravs de diversas tcnicas, podemos dissolver esses bloqueios negativos e nocivos. Em um processo de cura interior, h uma reorganizao das nossas energias em todos os corpos que temos. A imposio das mos, uma das prticas milenar usadas.

Cura interior

A cura interior acontece em vrios nveis. Nvel etrico: que consiste em reparar e organizar onde haja necessidade. Nvel celestial: onde o amor celestial enviado ao paciente. Nvel etrio: onde realizado as cirurgias espirituais e feito o realinhamento do corpo aurico. Nvel astral: a cura feita atravs do amor. No processo de cura, o curador ajuda o paciente imaginar soluo para seus problemas, sendo que as vezes o paciente pode reviver algumas situaes de trauma de modo a acessar os sentimentos bloqueados. Existe tambm o trabalho no corpo fsico onde feito atravs de exerccios, posies e voz. Num processo de cura, trabalham-se todos os corpos do paciente ao mesmo tempo.

Cura exterior

O processo de cura exterior muito importante, pois as vezes necessrio este para salvar a vida da pessoa. No entanto, se no fizer a cura interior, a doena pode voltar ao corpo, por isso que uma cura to importante quanto a outra. Podemos citar alguns mtodos muito usados na terapia de cura exterior, so eles: dieta com suplementos, exerccios, homeopatia, acupuntura, cinesiologia, massagens, entre outros.

E muito importante associar a medicina tradicional com os conhecimentos da parte energtica. Pois assim o paciente no s visto como um ser fsico ou s um ser espiritual, e sim como um esprito em constante mudana.

MERIDIANOS E NADIS

Meridianos so canais energticos que percorrem o corpo humano e conduzem energia vital. Cada um dos dos meridianos est relacionado com um orgo e com uma funo, no qual est tambm relacionado com os principios chins do Yin e Yang. Quando estivermos com desequilibrio possvel restabelecer este equilbrio estimulando-se os meridianos em diversos pontos, este o princpio do Shiatsu. Do-in e Acupuntura. Os Nadis so 03: Sushuma, Ida e Pingala. Ida e Pingala tem como funo captar o prana do ar que respiramos, e expirar txicos durante a exalao. Por isso to importante uma prtica respiratria

Вам также может понравиться