Вы находитесь на странице: 1из 3

Defenestrao

Certas palavras tm o significado errado. Falcia, por exemplo, devia ser o nome de alguma coisa vagamente vegetal. As pessoas deveriam criar falcias em todas as suas variedades. A Falcia Amaznica. A misteriosa Falcia Negra. Hermeneuta deveria ser o membro de uma seita de andarilhos hermticos. Onde eles chegassem, tudo se complicaria. -- Os hermeneutas esto chegando! -- Ih, agora que ningum vai entender mais nada... Os hermeneutas ocupariam a cidade e paralisariam todas as atividades produtivas com seus enigmas e frases ambguas. Ao se retirarem deixariam a populao prostrada pela confuso. Levaria semanas at que as coisas recuperassem o seu sentido bvio. Antes disso, tudo pareceria ter um sentido oculto. -- Al... -- O que que voc quer dizer com isso? Traquinagem devia ser uma pea mecnica. -- Vamos ter que trocar a traquinagem. E o vetor est gasto. Plmbeo devia ser um barulho que o corpo faz ao cair na gua. Mas nenhuma palavra me fascinava tanto quanto defenestrao. A princpio foi o fascnio da ignorncia. Eu no sabia o seu significado, nunca lembrava de procurar no dicionrio e imaginava coisas. Defenestrar devia ser um ato extico praticado por poucas pessoas. Tinha at um certo tom lbrico. Galanteadores de calada deviam sussurrar no ouvido das mulheres: -- Defenestras? A resposta seria um tapa na cara. Mas algumas... Ah, algumas defenestravam. Tambm podia ser algo contra pragas e insetos. As pessoas talvez mandassem defenestrar a casa. Haveria, assim, defenestradores profissionais. Ou quem sabe seria uma daquelas misteriosas palavras que encerravam os documentos formais? "Nestes termos, pede defenestrao..." Era uma palavra cheia de implicaes. Devo at t-la usado uma ou outra vez, como em:

-- Aquele um defenestrado. Dando a entender que era uma pessoa, assim, como dizer? Defenestrada. Mesmo errada, era a palavra exata. Um dia, finalmente, procurei no dicionrio. E a est o Aurelio que no me deixa mentir. "Defenestrao" vem do francs "defenestration". Substantivo feminino. Ato de atirar algum ou algo pela janela. Ato de atirar algum ou algo pela janela! Acabou a minha ignorncia mas no a minha fascinao. Um ato como este s tem nome prprio e lugar nos dicionrios por alguma razo muito forte. Afinal, no existe, que eu saiba, nenhuma palavra para o ato de atirar algum ou algo pela porta, ou escada abaixo. Por que, ento, defenestrao? Talvez fosse um hbito francs que caiu em desuso. Como o rap. Um vcio como o tabagismo ou as drogas, suprimido a tempo. -- Ls defenestrations. Devem ser proibidas. -- Sim, monsieur le Ministre. -- So um escndalo nacional. Ainda mais agora, com os novos prdios. -- Sim, monsieur l Mnistre. -- Com prdios de trs, quatro andares, ainda era possvel. At divertido. Mas, da para cima vira crime. Todas as janelas do quarto andar para cima devem ter um cartaz: "Interdit de defenestrer". Os transgressores sero multados. Os reincidentes sero presos. Na Bastilha, o Marqus de Sade deve ter convivido com notrios defenestreurs. E a compulso, mesmo suprimida, talvez ainda persista no homem, como persiste na sua linguagem. O mundo pode estar cheio de defenestradores latentes. -- essa estranha vontade de jogar algum ou algo pela janela, doutor... -- Humm, O Impulsus defenestrex de que nos fala Freud. Algo a ver com a me. Nada com o que se preocupar -- diz o analista, afastando-se da janela. Quem entre ns nunca sentiu a compulso de atirar algum ou algo pela janela? A basculante foi inventada para desencorajar a defenestrao. Toda a arquitetura moderna, com suas paredes externas de vidro reforado e sem aberturas, pode ser uma reao inconsciente a esta volpia humana, nunca totalmente dominada. Na lua-de-mel, numa sute matrimonial no 17 andar. -- Querida... -- Mmmm?

-- H uma coisa que preciso lhe dizer... -- Fala, Amor -- Sou um defenestrador. E a noiva, em sua inocncia, caminha para a cama: -- Estou pronta para experimentar tudo com voc! TUDO! Uma multido cerca o homem que acaba de cair na calada. Entre gemidos, ele aponta para cima e babulcia: -- Fui defenestrado... Algum comenta: -- Coitado. E depois ainda atiraram ele pela janela? Agora mesmo me deu uma estranha compulso de arrancar o papel da mquina, amasslo e defenestrar esta crnica. Se ela sair porque resisti.

Lus Fernando Verssimo

Вам также может понравиться