Вы находитесь на странице: 1из 8

Regulamento

APRESENTAO DA FUNDAO GETULIO VARGAS A Fundao Getulio Vargas FGV como entidade de carter tcnico-cientfico e educativo, fundada em 1944, visa ao estudo dos problemas relativos economia brasileira e internacional, e administrao pblica e empresarial. A estrutura acadmica da FGV composta por nove Escolas e Institutos, com grande tradio e intensa produo intelectual. So diversas unidades com a marca FGV, trabalhando com a mesma filosofia: gerar e disseminar conhecimento pelo Pas.

DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Em outubro de 2003, considerando a evoluo das atividades dos Programas FGV Management e FGV Online, a necessidade de uma gesto cada vez mais eficiente e focada na obteno de resultados que deem suporte aos bens pblicos da FGV, o imperativo da aplicabilidade da excelncia acadmica das unidades EBAPE e EPGE s atividades educacionais de extenso, bem como sua certificao, e considerando ainda as especificidades e diferenas das atividades de gerao de conhecimento e de sua difuso em nvel ampliado, bem como a manuteno da organicidade que entre ambas se estabelece, foi criado pelo Presidente da FGV, por meio da Portaria n. 29/2003, o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE , com a finalidade especfica de distribuio e gesto da operao de produtos e servios educacionais, sobretudo de educao continuada, das diversas unidades da FGV.

Da Estrutura do IDE O IDE composto pelos Programas FGV Management, FGV Online, de Qualidade e Inteligncia de Negcios, e de Cursos Corporativos. Os Diretores Executivos desses Programas so responsveis pelas definies estratgicas de atuao dos Programas e subordinam-se ao Diretor do IDE.

DO PROGRAMA FGV ONLINE O avano das telecomunicaes tornou possvel Fundao Getulio Vargas, por meio do Programa FGV Online, ampliar o alcance de atuao, utilizando a tecnologia educacional de ponta para levar a milhares de profissionais, nos mais remotos pontos do pas e do mundo, formao e informao com a mesma qualidade encontrada em suas salas de aula. Alm das mdias convencionais, os cursos a distncia contam com os recursos tecnolgicos de ponta e de todas as funcionalidades da internet.

Regulamento Ultima atualizao em 06/12/2010.

DO MINISTRIO DA CULTURA O Ministrio da Cultura foi criado em 1985, pelo Decreto 91.144, de 15 de maro daquele ano. Reconhecia-se, dessa forma, a autonomia e a importncia desta rea fundamental, at ento tratada em conjunto com a educao. Em 1990, por meio da Lei 8.028, de 12 de abril daquele ano, o Ministrio foi transformado em Secretaria da Cultura, diretamente vinculada Presidncia da Repblica, situao que foi revertida pouco mais de dois anos depois, pela Lei 8.490, de 19 de novembro de 1992. Desde ento, passou por uma srie de transformaes, tendo sido sua estrutura reorganizada em vrios momentos. A cultura, alm de ser elemento fundamental e insubstituvel na construo da identidade nacional, , cada vez mais, um setor de grande destaque na economia do Pas, como fonte de gerao crescente de empregos e renda. Nos ltimos anos, o Ministrio vem construindo suas aes sob uma perspectiva ampliada do conceito de cultura, considerando-a em suas dimenses simblica e econmica, e como direito de cidadania.

DESTE REGULAMENTO O regulamento do Programa de Capacitao em Projetos Culturais parte avanada um instrumento normativo que descreve os padres de qualidade dos processos acadmicos e administrativos necessrios a seu desenvolvimento.

DAS ATRIBUIES E RESPONSABILIDADES CAPTULO I DA COORDENAO DO FGV ONLINE Art. 1. A Coordenao do FGV Online para o Programa de Capacitao em Projetos Culturais parte avanada dever acompanhar a realizao do curso do FGV Online, desde a concepo e criao do curso at sua implementao, apoiando e atendendo s necessidades do Ministrio da Cultura MinC.

CAPTULO II DOS PROFESSORES-TUTORES DO PROGRAMA FGV ONLINE Art. 2. Com titulao acadmica igual ou superior especializao, o Professor-Tutor deve ter comprovada experincia acadmica na rea de conhecimento da

Regulamento

disciplina que ir acompanhar, alm de demonstrar habilidades de navegao/pesquisa na internet e no uso das ferramentas de software utilizadas nos cursos do Programa FGV Online. Art. 3. So atribuies e responsabilidades do Professor-Tutor, no sistema de tutoria prativa: I. esclarecer aos alunos, juntamente com o suporte tcnico, dvidas sobre o uso da plataforma e das ferramentas de software utilizadas no curso; II. valorizar a diversidade cultural da turma, aproveitando a possibilidade de troca e enriquecimento do contedo tratado no curso com as diferentes vises e problemticas locais; III. comentar e aprofundar ideias, relacionando-as ao contedo disponibilizado no curso; IV. valorizar e encorajar a participao individual; V. promover a interao e a colaborao entre os alunos, mantendo o foco nos objetivos das discusses; VI. distribuir papis e responsabilidades nas atividades, orientando os grupos; VII. solicitar, se necessrio, o reagendamento de atividades; VIII. responsabilizar-se pelo total cumprimento do Programa estabelecido pelo Professor-Autor, respeitando o agendamento das atividades do curso; IX. encaminhar os problemas detectados, de acordo com sua especificidade, Coordenao de Ps-Graduao, Coordenao de Operaes, Coordenao de Tutoria ou ao suporte tcnico; X. registrar as notas dos alunos no site do curso; XI. informar ao Coordenador de Tutoria os problemas observados na turma to logo eles ocorram; XII. orientar o Trabalho de Concluso de Curso, quando solicitado.

DA ORGANIZAO PEDAGGICA DO PROGRAMA DE CAPACITAO EM PROJETOS CULTURAIS CAPTULO I DO PLANEJAMENTO Art. 4. O Programa de Capacitao em Projetos Culturais uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo Cultura do Ministrio da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Polticas Culturais do MinC, o Servio Social da Indstria (SESI) e o Ita Cultural (IC). O Programa gratuito e seu objetivo capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores pblico e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. Alm disso, ele visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formao de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformao dos setores pblico e privado, responsveis pela administrao da rea cultural. O Programa de Capacitao em Projetos Culturais dividido em quatro etapas:

Regulamento Ultima atualizao em 06/12/2010.

I.

A primeira etapa composta por um curso de nivelamento de contedo de 15 (quinze) horas, on-line, onde sero apresentados os conceitos bsicos que envolvem os temas tratados. Este curso de livre acesso a todos os interessados e obrigatrio para aqueles que desejarem realizar o curso presencial e as demais etapas do Programa. A segunda etapa uma oficina presencial com vagas limitadas, que acontecer em diversas cidades das regies Norte, Nordeste e CentroOeste, alm de Santa Catarina e Esprito Santo. A oficina desta etapa ter durao de 3 (trs) dias e abordar, de forma prtica, os contedos necessrios para a estruturao de um projeto cultural e sua gesto. A terceira etapa, denominada parte avanada do Programa e objeto desse regulamento composta por 7 (sete) disciplinas on-line de 15 (quinze) horas, de contedos avanados dos temas anteriormente trabalhados, que sero realizados somente por aqueles que passarem pelas etapas anteriores. A quarta etapa novamente uma oficina presencial com vagas limitadas, que acontecer provavelmente em Braslia e tem como objetivo formar multiplicadores do contedo abordado no Programa.

II.

III.

IV.

Art. 5.

Com durao prevista de 7 (sete) meses, aproximadamente, o Programa de Capacitao em Projetos Culturais parte avanada todo realizado a distncia. 1. A parte avanada do Programa composta por 7 (sete) disciplinas on-line de 15 (quinze) horas cada, totalizando 105 (cento e cinco) horas, ministradas a distncia. 2. A parte avanada do Programa composta pelas seguintes disciplinas on-line: On-line 2 30 horas Disciplina Poltica e Gesto Cultural parte 1 (15 horas) Disciplina Poltica e Gesto Cultural parte 2 (15 horas) On-line 1 30 horas Disciplina Projetos culturais parte 1 (15 horas) Disciplina Projetos culturais parte 2 (15 horas) On-line 3 15 horas Disciplina Marketing, negociao e apresentao de projetos (15 horas)

Regulamento

On-line 4 15 horas Disciplina Direitos Autorais (15 horas) On-line 5 15 horas Disciplina Economia da cultura (15 horas)

CAPTULO II DAS DISCIPLINAS Art. 6. Cada disciplina do Programa de Capacitao em Projetos Culturais corresponde a 15 (quinze) horas de ensino presencial. 1. O contedo programtico de cada disciplina do Programa de Capacitao em Projetos Culturais oferecida corresponder a 15 (quinze) horas/aula de cursos presenciais. 2. As disciplinas devero ser cursadas 1 a 1 cada disciplina de 15 (quinze) horas dever ser cursada em, aproximadamente, 4 (quatro) semanas. 3. Para cada disciplina cursada, o aluno obter uma nota final que ser formada pela soma das notas obtidas nas atividades individuais realizadas no decorrer do curso (o nmero de atividades pode variar de acordo com a disciplina), alm de um bnus que o aluno pode obter mediante participao nos chats - reunies on-line que ocorrerem de acordo com o calendrio de cada disciplina. 4. A mdia final para aprovao em cada disciplina do Programa de Capacitao em Projetos Culturais parte avanada ser no mnimo 7,0 (sete) a ser obtida conforme previsto no artigo 6 deste regulamento.

CAPTULO III DA ESTRUTURA DO CURSO ON-LINE Art. 7. O acesso ao contedo do curso on-line do Programa de Capacitao em Projetos Culturais parte avanada ser realizado via internet, por meio da pgina http://ead.cultura.gov.br. Cada disciplina do Programa de Capacitao em Projetos Culturais possui um calendrio de atividades especfico, divulgado no momento em que a disciplina aberta aos alunos no ambiente on-line. Dele, constam: I. a data para entrega das atividades ao Professor-Tutor da turma; II. as datas e os horrios para a realizao das reunies on-line;

Art. 8.

Regulamento Ultima atualizao em 06/12/2010.

III.

sugestes de leitura dos mdulos e elaborao das atividades.

DOS ATOS ADMINISTRATIVOS CAPTULO I DA SELEO E MATRCULA Art. 10. Podero cursar as disciplinas on-line da parte avanada do Programa de Capacitao em Projetos Culturais, os que se enquadram nas duas situaes abaixo: I. aprovados na disciplina on-line de Nivelamento e convocados para as Oficinas Presencias; II. aprovados na Oficina Presencial. As inscries para as disciplinas que compem a parte avanada do Programa de Capacitao em Projetos Culturais podero ser feitas pelo FGV Online diretamente na plataforma Moodle do MinC, nas datas definidas em comum acordo entre o FGV Online e o MinC. 1. As turmas sero formadas conforme calendrio a ser fixado e divulgado no site www.fgv.br/fgvonline/minc. 2. As turmas devero ser compostas por, no mnimo, 20 (vinte) e, no mximo, 50 (cinquenta) alunos.

Art. 11.

CAPTULO II DA PARTICIPAO E AVALIAO Art. 12. O aluno dever participar ativamente e ser aprovado, obrigatoriamente, no curso Programa de Capacitao em Projetos Culturais para ter direito certificao. A participao ativa do aluno nas disciplinas a distncia ser registrada nas ferramentas de software utilizadas pelo Programa FGV Online. Pargrafo nico A participao nas disciplinas on-line computada a partir da entrega das atividades propostas. Art. 14. A participao mnima total exigida para aprovao em cada disciplina on-line que compe a parte avanada do Programa de Capacitao em Projetos Culturais ser equivalente entrega de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades on-line.

Art. 13.

Regulamento

Art. 15.

Ao final de cada disciplina, as mdias dos alunos obtidas pelas notas on-line devem ser registradas pelo Professor-Tutor na ferramenta em que disponibilizado o curso.

CAPTULO III DO TRANCAMENTO E DO ABANDONO DO PROGRAMA Art. 16. No h opo de trancamento aps confirmao de participao na disciplina ofertada. 1. A no participao mnima na disciplina ofertada ser entendida como evaso, e ensejar excluso definitiva do curso avanado. Entende-se como participao mnima a entrega de todas as atividades da disciplina; 2. O aluno s poder ser reprovado por nota uma nica vez. Caso ocorra reprovao em duas disciplinas, ofertadas sequencialmente ou no, ser excludo em definitivo do curso avanado. A nota mnima para aprovao 7 (sete). 3. Aqueles que pretendem participar da etapa de seleo para a formao de multiplicadores devero participar com xito em todas as disciplinas ofertadas na etapa avanada. Quem for reprovado em uma disciplina estar excludo da seleo para esta fase. Para aqueles que no possuem interesse em se tornar um multiplicador do Programa as disciplinas so optativas, ou seja, podero optar por aquelas de maior interesse. Todos os cursos oferecem certificao individual. Veja no hot site a lista de 5 disciplinas disponveis do programa etapa avanada e a ordem em que sero ofertadas. Casos excepcionais, relativos aos itens 1 e 2 acima, sero avaliados individualmente pela Coordenao do Programa, mediante comunicado e apresentao de justificativa, devidamente fundamentada.

CAPTULO IV DA CERTIFICAO Art. 19. Ter direito a um certificado de extenso o aluno que obtiver mdia e participao em cada uma das disciplinas on-line que integram o Programa de Capacitao em Projetos Culturais, dentro dos parmetros definidos neste regulamento. 1. O Certificado poder ser emitido em at 180 (cento e oitenta) dias aps a integralizao das atividades. 2 A emisso de 2 (segunda) via de Certificado dever ser solicitada pelo . aluno por e-mail endereado Secretaria Acadmica e estar condicionada

Regulamento Ultima atualizao em 06/12/2010.

ao pagamento R$ 60,00 (sessenta Reais), equivalente a despesas administrativas.

DAS DISPOSIES GERAIS Art. 21. O desempenho excelente em todas as disciplinas do curso avanado e a participao ativa nos fruns sero utilizados como alguns dos critrios classificatrios na seleo para a quarta etapa do Programa formao para multiplicadores. Pargrafo nico Ser considerado desempenho excelente a entrega de pelo menos 90% (noventa por cento) das atividades, bem como a obteno de nota acima da mdia nestas e a participao nos fruns de discusso. Art. 22. Os casos omissos sero resolvidos pelo FGV Online e o MinC, devendo a deliberao tomada ser expressa, por escrito, para os diretamente interessados, quando for o caso. Este regulamento entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 23.

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2010. Stavros Panagiotis Xanthopoylos Diretor Executivo FGV Online / IDE

Вам также может понравиться