Вы находитесь на странице: 1из 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CELSO JUNIOR EDSON SOARES GUILHERME CELLOTO HERT BELTRAME RENAN COELHO

DESIGN E UBIQUIDADE

SO PAULO 2012/2 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CELSO JUNIOR

EDSON SOARES GUILHERME CELLOTO HERT BELTRAME RENAN COELHO Design Digital NA5

DESIGN E UBIQUIDADE

Trabalho apresentado como exigncia parcial para aprovao na disciplina Projeto

Interdisciplinar do Curso de Graduao em Design Habilitao Anhembi Design Digital, sob da a

Universidade

Morumbi,

orientao dos Professores Drausio Vicente Camarnado Junior e Paulo Antonio Carvalho Costa.

SO PAULO 2012/2

1. TEMA: DESIGN E UBIQUIDADE SUBTEMA: GERONTOLOGIA 2. REVISO DA LITERATURA

O aumento considervel da expectativa de vida e consequentemente da populao de idosos tem sido objeto de observao de profissionais de vrias reas.
"A Gerontologia uma cincia que estuda o processo do envelhecimento. Cuida da personalidade e da conduta dos idosos, levando em conta todos os aspectos ambientais e culturais de envelhecer. uma cincia mdico-social. Em linhas gerais, a Gerontologia trata dos processos do envelhecimento, enquanto a Geriatria se limita ao estudo das doenas da velhice e de seu tratamento."

Os desafios da rea so muitos: tentativa de superar as limitaes fsicas, mentais que so adquiridas com o avano da idade, assim como o reestabelecimento do idoso na sociedade que to diferente da que o mesmo cresceu e que agora trs a ele uma certa resistncia vista por este choque etrio.
O conhecimento adquirido durante a graduao fornece a esse profissional as ferramentas para compreender a ateno integral ao idoso. Esse profissional dever ser capacitado a compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus cuidadores familiares e profissionais, em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gesto da ateno.

ALZHEIMERMED. Disponvel em: <http://www.alzheimermed.com.br/perguntas-e-respostas/o-que-e-doenca-dealzheimer-da >. Acesso em: 01 setembro 2012. MARTINS, Rosa Lopes

<http://cuidadores-alzheimer.web.ua.pt/familiares.html>. setembro 2012.

Acesso

em:

01

MARTINS, Rosa Lopes <http://www.alzheimermed.com.br/perguntas-e-respostas/o-que-e-doenca-dealzheimer-da >. Acesso em: 01 setembro 2012. PINHEIRO, Mauro & SPITZ, Rejane - O design de interao em ambientes de ubiqidade computacional , 2007 Envelhecimento e sade: um problema social emergente BERGER, Louise Cuidados de enfermagem em gerontologia. In BERGER, Louise ; MAILLOUX-POIRIER, Danielle Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa: Lusodidacta, 1995. ISBN 972-95399-8-7. p. 11-19. GAVIN, Ambrose. Design Thinking. Porto Alegre: Editora Bookman, 2011 BROWN, Tim. Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010.

3 .PROBLEMATIZAES Quais so os problemas que causam mais riscos a sade dos idosos? R: Entre os problemas frequentemente encontrados pela poro idosa da sociedade destacamos as quedas, que podem levar fraturas graves, dificultando ou at impossibilitando o idoso de se locomover.

Alm dos problemas de ordem ssea, doenas relacionadas a hipertenso, e desnvel de nutrientes no corpo como a diabetes e anemia afetam e muito essa faixa da populao. Muitas vezes, o doente de Alzheimer necessita de recorrer ao hospital e a doena que motiva o recurso ao hospital pode associar-se ao declnio temporrio das suas funes cognitivas. Nessas circunstncias vrios fatores tais como: o ambiente no familiar, a confuso de um hospital movimentado e novos tratamentos

medicamentosos, entre outros, podem precipitar estados de ansiedade, confuso e agitao. A pessoa pode gradualmente sair do mesmo jeito (ou pior) quando sai do hospital. Assim sendo, torna-se importante fazer com que o perodo de tempo em que o doente permanece no hospital seja o menos desgastante possvel, preferencialmente acompanhado pela pessoa que a cuida. O cuidador , alm disto, a pessoa melhor indicada para informar os tcnicos de sade sobre as caractersticas do comportamento do doente de Alzheimer e sobre a melhor foram de lidar com ele.

E quanto aos problemas de ordem mental, como os idosos so afetados? R: Alm dos problemas de ordem fsica, os idosos enfrentam desordens mentais, que podem ser classificadas numa escala que vai desde um esquecimento comum mais frequente devido ao envelhecimento e morte de neurnios durante a vida humana, chegando a desordens mentais que levam at a demncia.

O que feito para melhorar a qualidade de vida de um idoso no Brasil? R: Existem poucos projetos pblicos dedicados aos idosos no Brasil. O governo investe grande parte da verba tentando fornecer medicamentos usados por essa faixa da populao, alm de alguns centros clnicos especializados em sade de idosos visando um atendimento mais eficiente. J de cunho particular existem lares para idosos, cuidadores e profissionais que quando contratados trabalham para prolongar a vida e amenizar as deficincias mentais e fsicas do paciente, entretanto, estes tratamentos so caros e poucas pessoas podem ter acesso.

4. OBJETIVO GERAL: Desenvolver um projeto que contemple conceitos de design e ubiquidade cujos produtos sejam demonstrveis e que apresentem solues de design em seus aspectos formais e funcionais na rea da sade, com vistas a propor experincias para um determinado pblico alvo, neste caso pessoas que possuem alguma deficincia (natural ou adquirida), observando aspectos inerentes ubiquidade, tais como: conectividade e usabilidade. 5. OBJETIVOS ESPECFICOS:

Levantar atravs de pesquisa bibliogrfica e de campo, solues para o problema encontrado.

Explanar sobre o problema: como ele afeta os idosos, a sociedade que ele est envolvido

Analisar o projeto atravs dos moldes do Design Thinking Discutir o projeto e seus benefcios Desenvolver o prottipo funcional fsico. Apresentar o prottipo resultado da pesquisa e a aplicao do Design Thinking e Ubiquidade

6. Metodologia/Procedimentos a) Reviso da literatura; b) Registro iconogrfico; c) Registro videogrfico; d) Pesquisa de campo. 7. Recursos e Materiais 1) Livros; 2) Sites; 3) Vdeos;

4) Revistas.

Вам также может понравиться