Вы находитесь на странице: 1из 3

Histria da Educao Professor Rogrio Ctia da Silva Ferraz - Pedagogia 2 Semestre

Resumo: O Imprio e as primeiras tentativas de organizao da educao nacional, 1822-1899(Texto de Maria I. Moura Nascimento)

So Paulo 2011

1808 - 1810
A vinda da corte portuguesa para o Brasil trouxe mudanas nos portos com a abertura ao comrcio exterior e com isso na rea da educao foram criados alguns cursos superiores para suprir as necessidades deste novo cenrio.

1822
Aps a proclamao da independncia a Assemblia Constituinte e Legislativa iniciou seus trabalhos com a proposta de criar uma legislao para organizar a educao no Brasil

1824
Constituio 1824, no que diz respeito educao: A instruo primria gratuita para todos os cidados.

1826
Para dar andamento na gerao de uma lei especfica forma promovidos pela Assemblia legislativa muitos debates sobre a educao popular .

1827
Foi aprovada pela Assemblia Legislativa a 1 Lei sobre a instruo Pblica Nacional do Imprio do Brasil: em todas as cidades, vilas e lugares populosos haver escolas de primeiras letras que forem necessrias. Este legislao definia: - que os ordenados dos professores seriam definidos pelos presidentes das provncias; - escolas de ensino mtuo; - que os professores que no tivessem formao adequada, deviam providenci-la a curto prazo e esta devia ser custeada pelos prprios; - os contedos das disciplinas; - a obrigao do ensino religioso catlico apostlico romano e da moral crist; - que devia ser dada preferncia, no ensino da leitura, aos temas sobre a Constituio do Imprio e Histria do Brasil.

1831
Foram feitos pelo Ministro do Imprio Lino Coutinho relatrios sobre o mau estado da educao que apontavam e/ou culpavam: - professores pelo desleixo com a educao; - alunos vadios; - municipalidade ineficiente na administrao e fiscalizao da educao; - poder pblico pelo abandono no provimento de recursos para materiais didticos e espao fsico; - baixo salrio dos professores; - complexidade excessiva dos conhecimentos exigidos por lei; - mtodo de ensino inadequado devido s condies particulares do pas.

1834
O Ato Institucional de 06/08/1834 institui as Assemblias Legislativas Provinciais que dentre outras obrigaes deveria legislar sobre a instruo pblica criando estabelecimentos prprios, regulamentar e promover a educao primria e secundria, desde que estivessem em harmonia com as imposies gerais do Estado. O governo central cuidaria do ensino superior.

1835
A descentralizao promovida em 1834 depara-se com: - dificuldades para ensinar em localidades distantes; - falta de escolas; - falta de professores. Surge a 1 escola normal em Niteri visando formao de docentes seguida pela escola normal da Bahia (1836), Cear (1845) e So Paulo (1846).

1837
Criado, no Rio de Janeiro, o Colgio Pedro II que forneceria o diploma de bacharel necessrio para cursar o ensino superior. Era freqentado pela aristocracia, oferecia o melhor do ensino e da cultura com objetivo de formar a elite dirigente. Para as demais escolas do pas era considerada modelo. Foram criados colgios religiosos e cursos de magistrios em nvel secundrio, exclusivamente masculinos.

1879
Foi instituda pela reforma de Lencio de Carvalho a liberdade de ensino, surgem os colgios protestantes e positivistas.

1889
Cenrio: - poucas instituies escolares; - colgios privados bem instalados nas principais cidades; - quantidade insatisfatria de cursos normais; - existncia de alguns cursos superior que garantissem a formao de mdicos, advogados e jornalistas; - populao brasileira pobre excluda do interesse do governo imperial.

1891
Benjamin Constant elaborou um reforma do ensino positivista baseada nos ensinamentos de Comte: defendia a ditadura republicana dos cientistas e a educao como prtica para neutralizar as tenses sociais.

Вам также может понравиться