Вы находитесь на странице: 1из 8

Upstream e Downstream: A indstria do petrleo compreende basicamente duas grandes reas comerciais, denominadas upstream e downstream.

O upstream engloba as atividades da explorao do petrleo, ou seja, sua busca na terra e no mar, bem como de explotao, isto ,a retirada do petrleo do interior da Terra por intermdio de poos de produo at sua estocagem em tanques de armazenamento. A atividade de downstream envolve o transporte, tratamento (refino e petroqumica) e distribuio do petrleo, desde os tanques de armazenamento, donde seguiro por dutos at terminais de embarque e da para navios e/ou refinarias, obtendo os combustveis, lubrificantes e insumos para a indstria petroqumica. O Conceito de Petrleo: O petrleo uma mistura complexa, de ocorrncia natural, formada por diversos componentes orgnicos e inorgnicos; entre os compostos orgnicos encontram-se, principalmente, hidrocarbonetos parafnicos, naftnicos e aromticos. Classificao do Petrleo de acordo com sua regio geogrfica: leos de reas geogrficas diferentes tm geralmente prprias propriedades nicas; podem variar em consistncia, de um fluido voltil claro para um semi-slido. Observao: Esta classificao no , geralmente, um esquema de classificao til.Variaes no estado fsico, em funo do desgaste e tempo, podem acontecer. Classificao do Petrleo de acordo com suas Propriedades Fsicas: Classe A: Leves, volteis. Estes leos so altamente fluidos, freqentemente claros, espalham-se rapidamente sobre superfcies slidas ou da gua, tm odor forte, uma taxa de evaporao alta e , normalmente, inflamvel. Os leos classe A podem ser altamente txicos humanos, peixes e biota. A maioria dos leos leves e muitos produtos refinados, de qualidade mais elevada, podem ser includos nesta classe. Classe B: leos no volteis. Tm aspecto encerado ou oleoso, frequentemente tem aspecto claro. So menos txicos e aderem mais firmemente s superfcies que os do tipo A. Classe C: So viscosos, pegajosos e resistentes, marrons ou negros. Tm densidade prxima da gua e freqentemente submergem.

Classe D: No-fluidos; So relativamente no txicos, no penetram em substratos porosos e so, usualmente, de cor marrom ou negra.

O que grau API? O grau API do leo a mesma coisa de viscosidade do leo e o mesmo determina sua classificao em: Faixa API Descrio Viscosidade Cor Componentes 0-22,3 Pesado Extrema Escuro Asfalto 22,3-31,3 Mdio Mdia Marrom Gasol e Diesel 31,3-47 Leve Fluido A. Claro Condens/Gasol

Condies fsico-qumicas para o petrleo se encontrar nos estados Slido, Lquido e Gasoso: Consideram-se gs natural os hidrocarbonetos entre o metano (CH4) e o butano (C4H10). O gs natural no tem odor. Denomina-se gs rico ao gs natural quando o somatrio de C mais pesados que o propano superior a 7%. Os hidrocarbonetos lquidos ocorrem a partir de 6 tomos de carbono na estrutura molecular,iniciados pelo hexano / C6H14). Os hidrocarbonetos tornam-se slidos pela exposio na superfcie terrestre, perdendo as fraes mais volteis, passando a pastosos e solidificando-se, finalmente. Teorias da Origem do Petrleo: Teorias Inorgnicas Defendem uma origem sem interveno de organismos Vivos de qualquer espcie. So mais desenvolvidas e defendidas na Rssia e Europa Oriental. Pode-se citar entre estas teorias. A) Emanaes vulcnicas: Virlet (1834) e Brunet (1838), gelogos franceses, observaram que muitas fontes termais produziam hidrocarbonetos, concluindo que a origem do petrleo estava associada a vulcanismo; Na verdade, observaram vulces de lama (pseudovulces) de 50 60 metros de altura (podendo atingir at 400 metros de altura), nos quais exsudaes do gs do petrleo passam por fraturas e alcanam a superfcie, arrastando areia e lama, que com a frico entre gros, incendeiam-se. B) Origem Csmica: Boutigny (1858) props que a atmosfera dos grandes planetas composta principalmente de metano e outros hidrocarbonetos, alm de vapor dgua; Enquanto a Terra estava quente, os hidrocarbonetos estavam sob a forma de vapor; posteriormente, a atmosfera condensou e precipitouse posteriormente uma chuva de petrleo, que se infiltrou no solo; A NASA fotografou uma chuva de hidrocarbonetos no Satlite Titan de Jpiter.

- Objees a essa Teoria : Distribuio do petrleo: Pela origem csmica, o petrleo teria distribuio universal; entretanto, o petrleo est distribudo em dois plos principais: Oriente Mdio campos de Kirkuk, Burgan e Ghawar 57% - e Golfo do Mxico e Caribe (13%). Esta a objeo mais importante. Idade das rochas: Teoricamente, as rochas mais antigas seriam mais ricas em petrleo, o que na verdade no ocorre. Teorias Orgnicas Postulam a interveno de organismos vivos na formao do petrleo. J em 1667, Boccone atribuiu a origem do petrleo destilao da matria orgnica nas rochas sedimentares pela ao de fenmenos vulcnicos, influenciado pelas exsudaes petrolferas nas imediaes de vulces ativos na Itlia.

Lyell (1830) considerou a ao de fogos subterrneos na sublimao da matria orgnica por pirlise magmtica. Von Humboldt (1845), a bordo do Cosmos, visitou os vulces de lama da Venezuela. Hoffer (1888) obteve a gerao de hidrocarbonetos a partir de matria orgnica (leo de peixe e animais marinhos) numa autoclave; posteriormente associou-se a Engler, concluindo que o petrleo se forma por destilao a temperaturas moderadas e altas presses. [ - Teoria singentica de Smith (1954): Observaes em sedimentos recentes de foz de rios no Golfo do Mxico mostram que os mesmos contm hidrocarbonetos, precisando apenas concentrar estes ltimos. - Objees: Quantidades muito pequenas; no contm todos os componentes do petrleo (sem frao gasolina); predominam as n-parafinas mpares (o petrleo tem todas, pares e mpares). Nas dcadas de 60 e 70, foi estabelecido o conceito de rocha geradora, base da teoria orgnica: Se foi encontrado petrleo, existe uma rocha geradora a ele associada. A teoria orgnica moderna foi definida nos seguintes termos. A matria orgnica depositada com os sedimentos convertida por processos bacterianos e qumicos durante o soterramento num polmero complexo denominado querognio, que contm pequena quantidade de nitrognio e oxignio. O querognio, por sua vez, convertido em hidrocarbonetos por craqueamento trmico a maiores profundidades e temperaturas relativamente elevadas. So consideradas como evidncias da origem orgnica do petrleo: Pois mais de 99% das acumulaes de petrleo se encontram em rochas sedimentares.

A existncia comercial de petrleo nas bacias sedimentares condicionase a fatores intimamente relacionados e interdependentes, de modo que a ausncia de um deles motivo suficiente para eliminar qualquer possibilidade de ocorrer acumulaes comerciais. Rocha Geradora: Uma rocha geradora deve possuir matria orgnica em quantidade e qualidade adequada e submetida ao estgio de evoluo trmica necessrio para degradao do querognio. As rochas geradoras so formadas por sedimentos depositados com matria orgnica, algas e plncton sem sofrer processo de oxidao,indica deposio de baixa permeabilidade e inibidor da gua em seu interior.matria orgnicas so fundamental para o processo da formao do petrleo.A matria orgnica provenientes de vegetais tambm podem dar origem ao petrleo,mas sua preservao mais difcil em funo ao meio oxidante onde vivem.O tipo de hidrocarboneto determinado pela constituio sedimentar da matria orgnica original e pela intensidade do processo trmico atuante sobre ela. Rocha Reservatrio: Rocha reservatrio uma formao que ocorre aps a produo do petrleo nos poros de rochas sedimentares, resultante da decomposio da matria orgnica e de algumas condies fsico-qumicas (TTP- tempo, temperatura, presso) haver sua migrao para outras regies, onde se dar o seu acmulo. Rocha Capeadora: qualquer rocha que seja impermevel e funcione como uma barreira ao fluxo dos hidrocarbonetos em seu movimento ascendente em direo a reas de baixa presso (superfcie da Terra). Fica imediatamente acima da rocha reservatrio. Os tipos mais comuns so: folhelhos, calcrios fechados e densos, assim como camadas de sal (halita, anidrita, etc.). Rocha Carreadora: So rochas porosas e permeveis que, estando numa situao geolgica adequada, (sem armadilha mas capeada) permitem que o leo expulso das geradoras migre at a trapa. So preferencialmente arenitos ou carbonatos porosos. A Trapa: uma deformao da rocha reservatrio, de origem estrutural, estratigrfica ou ambas (trapas mistas) ou ainda, resultado da hidrodinmica, que vai impedir a migrao lateral do leo acumulado na rocha reservatrio. A trapa o elemento de pesquisa na prospeco do petrleo, devido a sua facilidade de ser detectada pelos mtodos geofsicos. Migrao Primria e Migrao Secundria: Para se ter uma acumulao de petrleo necessrio que, aps o processo de gerao, ocorra a migrao e que esta tenha seu caminho interrompido pela existncia de algum tipo de armadilha geolgica.

Migrao primria a expulso do petrleo da rocha geradora. Uma explicao aceita a expulso da gua das rochas geradoras, que levaria consigo o petrleo durante o processo de compactao. Outra explicao estaria no microfraturamento das rochas geradoras. Isto explicaria o entendimento do fluxo atravs do meio de baixssima permeabilidade, como as rochas argilosas (folhelhos). Migrao secundria o percurso ao longo de uma rocha porosa e permevel at ser interceptado e contido por uma armadilha geolgica. Processos e Elementos essenciais para a existncia do Petrleo: Elementos essenciais: Rocha geradora, rocha reservatrio, rota de migrao, rocha carreadora, rocha capeadora (selante), trapa e rochas de sobrecarga. Processos essenciais: Gerao migrao acumulao preservao de petrleo e formao de armadilhas.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Cincias Exatas e da Terra Departamento de Qumica Qumica do Petrleo Bacharelado 2011

Questionrio

Professor: Fabiano Gomes Alunos (as) : Kleber Rocha / Paulo Rogrio / Tiago Rodrigues / Valdeir Lira / Vanessa Carvalho / Vincius Morais Disciplina: Orgnica II Tema: Adulterantes de combustveis

Natal / RN 2011

Concluso Nesse trabalho, foi realizado uma pesquisa geral sobre algumas das caractersticas do petrleo, desde as teorias que foram escritas para falar sobre a origem do petrleo at os processos e elementos essenciais para existncia do mesmo. A existncia comercial de petrleo nas bacias sedimentares

condiciona-se a fatores intimamente relacionados e interdependentes, de modo que a ausncia de um deles motivo suficiente para eliminar qualquer possibilidade de ocorrer acumulaes comerciais.

Вам также может понравиться