Вы находитесь на странице: 1из 22

A partilha da frica e a resistncia africana

Jorge Euzbio Assumpo*


Resumo A frica no sculo XIX foi vtima da cobia dos pases europeus, que em suas disputas imperialistas partilharam o territrio. Para conseguir colnias os pases capitalistas no mediram esforos. Assim como no pouparam os povos nativos que resistiram invaso, esses foram vtimas de verdadeiros massacres, quando da defesa de seus territrios, como foi o caso do movimento Mau-Mau. Na busca por novas colnias valia tudo, a exemplo do rei Belga, Leopoldo II. Que usou de todos os mtodos, legais ou no, subornando pessoas e cometendo trapaas, para conquistar as terras do Congo e sacralizar seus objetivos retirar toda a riqueza possvel do solo africano. Para tanto os capitalistas cometeram todos os excessos, desde o trabalho compulsrio at o extermnio fsico. O imperialismo deixou como conseqncia a chacina e o aniquilamento dentre os diversos povos de origem africana. Palavras-chave: frica. Imperialismo. Congo. Colonialismo e Resistncia.

A que pese o esgotamento e as conseqncias nefastas dos quais foram vtimas os povos africanos, diante do trfico internacional de trabalhadores escravizados, longe ainda estava o territrio negro, ao longo do sculo XIX, de ter esgotado sua participao como continente vitimado por aes espoliativas, para a construo e a prosperidade dos atuais estados europeus, ditos civilizados. O solo e o subsolo africanos eram um atrativo por demais poderosos ganncia imperialista das potncias ocidentais, vidas por aumentar seus domnios mundo a fora - o que hoje chamaramos de globalizao da economia. O expansionismo europeu pode muito bem ser traduzido atravs do pensamento de Cecil Rhodes [Conquistador, poltico ingls, organizador da anexao por parte da Gr-Bretanha de extenso territrio na frica do Sul, dono de grande fortuna conseguida atravs da explorao de diamantes e ouro na regio do Transvaal.]. ... essas estrelas... esses vastos mundos que nunca poderemos atingir. E afirmava: Se eu pudesse, anexaria os planetas. A conquista ou partilha da frica (1884/1885) no se deu, contudo, sem resistncia, em que pese a superioridade blica dos Estados espoliadores. De todas as formas tentaram os africanos resistir investida colonialista: lutando de forma aberta, criando sociedades secretas, realizando pactos, ou ainda individualmente. Os povos negros no deram trguas aos conquistadores que, aproveitando-se das rivalidades locais, faziam, muitas vezes, alianas com algumas etnias para subjugar determinadas regies. Entretanto nem mesmo nos aliados a confiana poderia ser total, pois mesmo entre estes, sempre houve focos de resistncia.
Docente do Curso de Especializao em Histria Africana e Afro-Brasileira da Faculdade Porto-Alegrense. E-mail: jeuzebio@terra.com.br
*

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

77

A queda de Napoleo Bonaparte e a conseqente pacificao da Europa abriram as portas expanso das naes industrializadas ou em via de industrializao para ampliarem seus lucros. A nova ordem econmica mundial necessitava, entretanto, de uma acomodao de mercados, caso contrrio o choque de interesses entre os novos pases capitalistas que estavam emergindo acenderia novos confrontos. Nesse contexto geopoltico e econmico, surgiu o Congresso de Viena (1815). As decises tomadas neste Congresso influram, de maneira significativa, nos destinos da frica, colocando-a como um dos plos de suas deliberaes, agora no mais para estimular o trfico, mas pelo contrrio, seguindo os novos rumos da economia. Principalmente sob a orientao da Inglaterra, comearam as tentativas para restringir o comrcio negreiro transatlntico, proibindo sua consecuo acima da linha do equador. Ao continente negro seria atribuda uma nova funo. O outrora exportador de seres humanos reduzidos ao cativeiro passaria agora a ser fornecedor de matrias primas e riquezas naturais aos Estados industrializados. Para tanto era necessrio aos Estados colonialistas possurem o controle das fontes produtivas, plantaes, minas, etc. nova ordem econmica ocidental, que se tornaria hegemnica, no era mais interessante o xodo de africanos, pois estes poderiam atender, em seu prprio territrio, as necessidades imperialistas ocidentais, servindo ao mundo civilizado como mo de obra barata e consumidores dos produtos manufaturados. Nessa perspectiva, a frica sofreu um processo de partilha, pelo qual os pases mais industrializados abocanharam a maior parte das colnias africanas. Como disse Leopoldo II (...) Os lucros coloniais no eram o glac do bolo, mas o prprio bolo. O territrio negro era uma das solues ao imperialismo monopolista das naes europias, mas, para tanto, seria necessrio colonizar as terras africanas. Tal medida foi adotada at pela Inglaterra, pas que, devido sua tradio comercial, defendia o livre comrcio. Grandes potncias do sculo XIX, tais como Frana, Alemanha e Gr-Bretanha, lanaram-se na conquista de novas colnias nas terras africanas. O Continente passou a ser a ser alvo de cobia por parte dos pases ocidentais, vidos por conseguirem colnias como fonte de aumentar seus lucros na corrida imperialista deflagrada, assim como para solucionarem seus problemas sociais de desemprego e marginalizao social. As terras habitadas pelos negros j haviam mostrado seu potencial econmico, sculos atrs, quando abasteciam de ouro a Europa. Segundo Mrio Curtis Giordani, at a descoberta da Amrica o reino de Gana teria sido o principal fornecedor de ouro do mundo mediterrneo. Como tambm se destacou na produo de artigos agrcolas, a exemplo do que ocorreu no sculo XIX, quando devido crise da Guerra de Secesso estadunidense que causou o desabastecimento de algodo no mercado, coube ao Egito suprir a carncia dessa matria prima.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

78

Na dcada de 1860, o algodo egpcio expandiu-se em seguida interrupo da concorrncia americana durante a Guerra Civil (1861/1865) da em diante ficou valendo para a economia de exportao egpcia o slogan americano algodo rei. O algodo correspondia a 75% de todas as exportaes egpcias. Para os proprietrios de terra maiores, representou a promessa de comrcio lucrativo; para os menores, em contra posio foi uma fonte de insegurana, dvida e por fim bancarrota. 1

Os produtos minerais, encontrados principalmente na frica do Sul, tornaram-se fonte de conflitos entre os pases colonialistas, haja vista a guerra entre ingleses e beres, os quais estavam na regio desde o sculo XVII. Entretanto, devido ao Congresso de Viena, a regio foi posta sob domnio britnico o que forou os bores a partirem para o norte, onde fundaram a Repblica Independente do Transvaal e Orange, rica em diamante, ouro e ferro. Os ingleses que viam a regio como um importante ponto estratgico, por ser um local de passagem quase obrigatrio para as ndias, sentiram-se ameaados com a presena dos batavos no territrio, assim como mais tarde dos alemes, pois eles poderiam obstaculizar seus projetos expansionistas. Era um sonho, britnico unir a colnia do Cabo, sul da frica ao norte, Cairo, onde possuam tambm interesses estratgicos. A regio sul-africana gerou uma disputa de interesses entre os europeus, resultando na chamada Guerra dos Beres, entre 1899-1902.
A guerra Ber foi a maior de todas as guerras coloniais travadas na era imperialista moderna. Durou mais de dois anos e meio (11 de outubro de 1899 a 31 de maio de 1902). A Gr-Bretanha forneceu aproximadamente meio milho de soldados, dos quais 22 mil foram enterrados na frica do Sul. O nmero total de perdas britnicas mortos, feridos e desaparecidos foi de mais de 100 mil 185 . Os prprios beres mobilizaram quase 100 mil homens. Perderam mais de 7 mil combatentes e quase 30 mil pessoas nos campos de concentrao. Um nmero no especificados de africanos lutou dos dois lados. No se registram suas perdas, mas provavelmente atingiram dezenas de milhares. 2

Para aumentar os lucros e dominarem mercados, os capitalistas associaram-se em cartis, sindicatos, trustes e partiram para novas conquistas. A ocupao do territrio negro que limitava-se costa j no satisfazia as novas necessidades, era preciso interiorizar as conquistas para retirar o maior lucro possvel. Isto desencadeou uma disputa inevitvel do controle das vias de acesso africanas, dentre as quais a bacias do Congo e do Nger, que eram consideradas de livre comrcio internacional.
WESSELING, H.L. Dividir para dominar: a partilha da frica (1880-1914). Editora UFRJ; Editora Renavam, 1998. p. 48
1 2

Ibidem p. 359.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

79

Segundo Joseph Ki-zerbo, historiador africano, natural do Alto Volta, diplomado, em Paris, pelo Institut dtudes Politiques, em sua histria da frica Negra afirma que:
(...) O bluff e os <tratados> extorquidos alternam com a liquidao de qualquer resistncia e, se necessrio, com chacinas. Impossvel descrever por mido esta febre destruidora, cujos grandes, <campees> foram incontestavelmente a GrBretanha, a Frana, o rei dos Belgas Leopoldo II e por ltimo a Alemanha de Bismarck 3.

As disputas imperialistas, principalmente na frica, intensificaramse a partir da dcada de 70 do sculo XIX, quando da unificao da Itlia e da Alemanha. Esta logo viria a reivindicar seu espao no cenrio internacional de concorrncia imperialista. Diante desse quadro de competitividade entre as naes capitalistas, os pases, de acordo com suas convenincias, procuraram aliados, no intuito de ganharem espao e barrarem seus principais concorrentes.

KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra - II. Edio revisada. 3 ed. Publicaes EuropaAmrica. LDA. Portugal, 2002. p. 76/77.
3

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

80

Finalmente preciso destacar que o monoplio nasceu da poltica colonial. Aos numerosos velhos motivos da poltica colonial, o capital financeiro acrescentou a luta pelas fontes de matriasprimas, pela exportao de capitais, pelas esferas de influncia, isto , as esferas de transaes lucrativas, de concesses, de lucros monopolistas, etc. e, finalmente, pelo territrio econmico em geral. Por exemplo, quando as colnias das potncias europias na frica representavam a dcima parte desse continente, como acontecia ainda em 1876, a poltica colonial podia desenvolver-se de uma forma no monopolista, pela livre conquista de territrios. Mas quando 9/10 da frica j estavam ocupados (por volta de 1900), quando todo o mundo estava j repartido, comeou inevitavelmente a era da posse de monopolista das colnias e, por conseguinte, de luta particularmente aguda pela diviso e pela nova partilha do mundo. 4

Na busca por espaos, ocorreram diversos embates colonialistas entre as grandes potncias como forma de se manterem mais competitivas e se auto- projetarem, elas terminaram por estabelecer pactos entre si e assim se formou a Trplice Aliana (1882). Esta foi uma unio militar entre a Alemanha, a ustria-Hungria e a Itlia. Esse acordo realizado no sculo XIX j era o prenncio do clima de hostilidade, gerado pela busca e controle de mercado, que marcaria a I Grande Guerra. Todavia no sculo anterior ao primeiro grande conflito mundial, ainda havia margens para negociao, pois existiam reas a serem conquistadas, que poderiam evitar, pelo menos no momento, um embate entre as grandes potncias em suas aes por novos mercados. O mundo em geral e a frica em particular tornaram-se vtimas do imperialismo europeu. Segundo o reverendo Mller:
Por exemplo, as seguintes palavras do reverendo padre Mller, transcritas por um catlico defensor do imperialismo francs. J.Folliet, doutor em filosofia tomista: A humanidade no deve, nem pode aceitar mais que a incapacidade, a negligncia, a preguia dos povos selvagens deixem indefinidamente sem emprego as riquezas que Deus lhes confiou, com a misso de utilizlas para o bem de todos. Se forem encontrados territrios mal-administrados por seus proprietrios, direito das sociedades prejudicadas por esta administrao defeituosa tomar o lugar destes administradores incapazes e explorar, em benefcio de todos, os bens dos quais eles no sabem tirar partido. 5

Percebendo a nova conjuntura e o avano dos povos europeus, alguns grupos africanos, como no passado, tentaram amenizar ou tirar proveito da situao e procuraram firmar acordos com os conquistadores. Este foi o caso dos Mareales e Kibangas, que fizeram um tratado com os alemes,
4 5

CATANI, Afrnio Mendes. O que Imperialismo. Editora Brasiliense, 1981. p. 14 e 15. BRUIT, Hctor H. O imperialismo. Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1988. p. 11.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

81

na expectativa de derrotar seus inimigos locais. Outro exemplo significativo, narrado por Leila Hernandes, foi a aliana firmada entre os franceses e Ahmadou Seku para manter o controle dos Bambaras, Mandingas e Fulanis em troca do fornecimento de armas.6 Entretanto quando os acordos ou tratados fracassavam, os imperialistas no titubeavam em utilizar mtodos violentos para subjugar os povos do continente e lhes impor seu domnio, no vacilavam em fazer uso da fora e praticar ou estimular verdadeiras chacinas.
Em 1905, a rebelio maji-maji (assim chamado porque o feiticeiro que estava na sua origem dera uma gua mgica da qual as pessoas acabaram por dizer que devia transformar as balas em gua) traduziu-se na pilhagem dos centros administrativos do Sul do Tanganhica e na exterminao dos funcionrios e missionrios alemes. Juntaram-se a ela os Ngonis. O governo alemo, colhido de improviso, reuniu um grande exrcito, que, partido da costa, tudo devastou e queimou passagem (cubatas, campos e colheitas). Perderam a vida 120 mil pessoas neste genocdio, at ao momento em que, com base em documentos fornecidos por missionrios, a questo foi levantada no Reichstag por deputados socialistas (1906). 7

A Conferncia de Berlim
A conjuntura que forou a partilha da frica j por todos conhecida, entretanto os bastidores que envolveram os acordos entre as grandes potncias, da diviso do continente so ainda obscuros luz da histria. Da Conferncia participaram os seguintes governos: Frana, Alemanha, stria-Hungria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, GrBretanha, Itlia, Pases Baixos, Portugal, Rssia, Sucia, Noruega e Turquia. A ata geral deixa ntido que os interesses do Tratado de Berlim ficaram centralizados na necessidade de estabelecer as melhores condies para o favorecimento do comrcio e da civilizao em certas regies da frica, assim como assegurar a todos os povos a livre navegao nos dois principais rios africanos que desguam no oceano Atlntico, o Congo e o Nger. A meno a estes rios no poderia deixar de constar, visto que eles poderiam ser motivo de conflitos, bem como a conquista de possesses pelos europeus, no territrio negro e a preocupao dos ocidentais em relao aos meios de crescimento do bem estar moral e material das populaes aborgenes. Com esses objetivos sob a presidncia da Alemanha, atravs de Bismark, traou-se o destino da frica, sem a participao de nenhum africano.
HERNANDEZ, Leila Leite. A frica na sala de aula: visita a histria contempornea. Selo Negro, So Paulo, 2005. p. 85.
6 7

KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra. p. 97.


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

82

Leopoldo II, rei da Blgica, conquistador visionrio que tudo fizera para tornar o Congo sua possesso, viu recompensado seu esforo. De todas as regies africanas, a bacia do Congo passou a ser o centro das atenes do Congresso, pois foi o primeiro assunto a ser posto na ata final, assim como o mais discutido, conforme as decises constadas na mesma, haja vista os ttulos dos captulos acordados na Conferncia de Berlim: Captulo I Declarao referente ao comrcio na bacia do Congo, suas embocaduras e regies circunvizinhas, e disposio conexas Captulo II Declarao concernente ao trfico de escravos Captulo III Declarao referente neutralidade dos territrios compreendidos na bacia convencional do Congo Captulo IV Ata de navegao do Congo Captulo V Ata de navegao do Nger Captulo VI Declarao referente s condies essenciais a serem preenchidas para que ocupaes novas na costa do continente africano sejam consideradas como efetivas Captulo VII Disposies gerais Dos sete captulos transcritos pela Conferncia, trs referem-se diretamente ao Congo, sem que com isto o exclua dos demais, a exemplo do captulo II, que trata do trfico de escravos. A ateno dispensada regio no foi, porm, aleatria. Alguns fatores fizeram com que esta se tornasse o centro dos debates entre os pases competidores.
[...] E no era para menos. Apenas um dos afluentes do Congo, o Kasai, tem um volume de gua semelhante ao do Volga, e quase duas vezes mais comprido que o Reno. Um outro, o Ugangi, ainda mais longo. Stanley percebeu imediatamente que barcos, nessa rede fluvial, poderiam viajar longas distncias. Era como se tivesse encontrado o equivalente a milhares de quilmetros de linhas frreas j prontas. A potncia que tomar posse do Congo [...], escreveu, absorver o comrcio de toda a imensa bacia que h em volta. Este rio e ser a grande estrada comercial do Centro-Oeste da frica.8

Desde a tomada de Ceuta pelos portugueses, em 1415, a frica adquiriu importncia cada vez maior para os lusitanos. Atravs dos anos, sempre com maior freqncia, eles passaram a costear e a fundar feitorias no continente negro at chegar s ndias, fonte das to decantadas especiarias. Para chegar s ndias, tiveram, porm, que percorrer um longo caminho e ao longo do tempo, cada vez mais, travavam contato com os povos africanos. Suas relaes comerciais intensificaram-se a tal ponto
Hochschild, Adan. O fantasma do Rei Leopoldo: uma histria de cobia, terror e herosmo na frica colonial. Traduo Beth Vieira. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 65
8

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

83

que tornaram essas terras fornecedoras de mercadorias, como tambm as maiores exportadoras de trabalhadores escravizados dos tempos modernos, impulsionando com seus lucros a acumulao primitiva de capitais, de vrios pases europeus. A regio onde se situava o reino de Angola e Congo foi uma das maiores fornecedoras de homens escravizados principalmente para o Brasil. Foram os portugueses, os primeiros europeus a travar contato com o reino do Congo (1482/1483). Embora, mais tarde, tenham sofrido reveses militares frente a outras naes, na maior parte do tempo a regio ficou sob domnio dos lusitanos. Eles se achavam com direito histrico sobre estas terras, onde pretendiam estabelecer uma interligao entre os oceanos Atlntico e ndico, atravs da unificao, em nome do rei portugus, dos territrios de Angola e Moambique, em uma provncia Angolamoambicana, abrangendo quase toda a Zmbia e o Zimbbue, teoricamente denominada mapa cor de rosa. Todavia os interesses imperialistas na frica, a partir da segunda metade do sculo XIX, j no admitiam esse tipo de argumentao. Agora a posse no mais se daria pela presena de um pequeno contingente militar, seria necessrio ter condies efetivas de manter a ocupao militarmente ou populacionalmente, o que no era o caso do Estado Luso. Outrora poderoso Portugal agora no passava de um pas fraco, como mostra o fato de que, apesar de ser um dos maiores interessados nos debates sobre o territrio negro, principalmente na regio onde se situa o rio Congo, foi ele o ltimo a ser convidado para a Conferncia de Bruxelas (1876). Os lusitanos no tinham mais fora poltica e condies de fato para manterem seus privilgios em terras africanas, salvo acordos polticos como o da Conferncia de Berlim. Sobre a presena dos portugueses no territrio negro, afirma Wesseling:
Em Angola, as atividades portuguesas restringiam-se a poucas cidades: Ambriz e Luanda no Norte, Benguela e Momedes, no Sul. Luanda, a capital de Angola, vivia de sua antiga reputao de ser a mais bela cidade da costa ocidental da frica, mas sua antiga prosperidade, baseada no trfico de escravos, deixara de existir e suas perspectivas econmicas eram sombrias. Da que, no importava quo terrveis fossem as condies em seu prprio pas, dificilmente um portugus ia voluntariamente para as possesses africanas, e a maior parte dos mil habitantes brancos de Luanda eram, na realidade, criminosos.9

Este era o contexto internacional em que a frica, mais especificamente a regio ao sul do Equador, onde se localiza a bacia do Congo, foi alvo das reivindicaes portuguesas; das manobras de Leopoldo II; do expansionismo francs; do interesse britnico de manter o livre comrcio
9

WESSELING, H.L.Dividir para dominar: a partilha da frica (1880-1914). p. 113-114


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

84

e seu sonho de construir uma estrada de ferro, ligando Cabo ao Cairo; da investida alem de 24 de abril de 1884, que proclamava como seu protetorado a rea desde o sudoeste, do rio Orange ao rio Cunene. Nada mais restava a fazer, nesta conjuntura, do que uma grande negociao que resultou na ata de 23 de fevereiro de 1885, da Conferncia de Berlim, conseqncia das aes imperialistas ocidentais na frica. A conferncia presidida por Bismark regulamentou o livre comrcio, assim como tentou proibir o protecionismo nas duas principais bacias africanas como demonstra o documento final, em seu captulo I, artigo 2:
Todos os pavilhes, sem distino de nacionalidade, tero livre acesso a todo o litoral dos territrios enumerados acima, aos rios que a se lanam no mar, a todas as guas do Congo e de seus afluentes, inclusive aos lagos, a todos os portos situados nas margens dessas guas, assim como a todos os canais que possam futuramente ser abertos com a finalidade de ligar entre eles os cursos das guas ou os lagos compreendidos cm toda a extenso dos territrios descritos no artigo 1. Eles podero realizar qualquer espcie de transporte e exercer a navegao costeira fluvial e martima, assim como toda a navegao fluvial em p de igualdade com os nacionais. 10

No mesmo captulo, ironicamente o artigo 6 reporta-se proteo aos aborgenes ...Todas as Potncias que exercem direitos de soberania ou uma influncia nos referidos territrios, comprometem-se a velar pela conservao das populaes aborgines e pela melhoria de suas condies morais e materiais de existncia e em cooperar na supresso da escravatura e principalmente no trfico dos negros;... Ora esse captulo seria cmico, se no fossem to trgicos seus resultados sofridos pelas populaes nativas. Basta vermos os mtodos utilizados pelos ocidentais no processo de consolidao das cobiadas colnias. O captulo II, possui um s artigo e probe definitivamente o trfico de escravos. Vale a pena lembrar que o Brasil, maior pas escravista das Amricas j havia proibido o trfico transatlntico desde 1850, mas permanecia com o trafico interno, to cruel quanto o transatlntico, que s findaria, em 1888, com o ato de Abolio da escravatura. O captulo III refere-se neutralidade que deve ser exercida, mesmo em caso de guerra, para a manuteno do livre comrcio.
ARTIGO 11: Caso uma Potncia que exera direitos de soberania ou de protetorado nas regies mencionadas no artigo 1 e colocados sob o regime de liberdade comercial, for implicada numa guerra, as Grandes Partes signatrias da presente Ata e as que vierem posteriormente a aderir a ela, se comprometem a: prestar seus bons servios para que os territrios pertencentes a essa Potncia e compreendidos na zona convencional de liberdade comercial sejam colocados, durante a guerra, com o consentimento unnime
10

Ata da Conferncia de Berlin


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

85

dessa e da outra Potncia, ou das outras partes beligerantes, sob regime de neutralidade e sejam consideradas como pertencentes a um Estado no beligerante; as partes beligerantes renunciariam desde ento a estender as hostilidades aos territrios dessa maneira neutralizados, como tambm a faz-los servir de base para operaes de guerra. 11

crvel que as potncias signatrias j sabiam que o Tratado apenas adiava um conflito inevitvel, que se concretizaria em 1914, pois nem mesmo a sangria do continente negro conseguiria pr fim aos conflitos inerentes ao prprio imperialismo. Como observa Catani:
Dessa maneira, as alianas interimperialistas ou ultraimperialistas no mundo capitalista seja qual for a sua forma: uma coligao imperialista contra outra coligao imperialista, ou uma aliana geral de todas as potncias imperialistas s podem ser inevitavelmente, trguas entre guerras. As alianas pacficas preparam as guerras e por sua vez surgem das guerras, conciliando-se mutuamente, gerando uma sucesso de formas de luta pacfica e no pacfica sobre uma mesma base de vnculos imperialistas e de relaes recprocas entre a economia e a poltica mundiais.12

O captulo seguinte IV, refora o livre comrcio entre as naes proibindo atos de restrio navegao.
A navegao do Congo no poder sujeitar-se a nenhum entrave ou encargo que no estejam exatamente estipulados no presente ato. Ela no ser sobrecarregada de nenhuma obrigao de escala, de etapa, de depsito, de violao de carga ou de reteno forada. Em toda a extenso do Congo, os navios e as mercadorias que transitam no rio no sero submetidos a nenhum direito de trnsito, qualquer que seja sua provenincia ou sua destinao. 13

Conforme o captulo V, no que se refere ao Nger, rea direta de interesse dos britnicos, ficam estes encarregados de manter e assegurar o livre comrcio.
ARTIGO 30. A Gr-Bretanha se compromete a aplicar os princpios da liberdade de navegao enunciados nos artigos 26, 27, 28, 29 j que as guas do Nger, de seus afluentes, ramificaes e sadas esto ou ficaro sob sua soberania ou seu protetorado. Os regulamentos que estabelecer para a segurana e o controle da navegao
11 12 13

Ibidem CATANI, Afrnio Mendes. O que imperialismo. p. 53/54. Ata da Conferncia de Berlin
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

86

sero concebidos de maneira a facilitar tanto quanto possvel a circulao dos navios mercantes. Fica entendido que nada nos compromissos assim assumidos poderia ser interpretado como impedindo ou podendo impedir a GrBretanha de fazer qualquer regulamento de navegao contrrio ao esprito desses engajamentos. 14

O direito de possesso do continente pelas foras soberanas imperialistas fica ntido no Captulo VI, artigos 34 e 35.
ARTIGO 34. A Potncia que de agora em diante tomar posse de um territrio nas costas do continente africano situado fora de suas possesses atuais, ou que, no os tendo tido at ento, vier a adquirir algum, e no mesmo caso a Potncia que a assumir um protetorado, far acompanhar a Ata respectiva de uma notificao dirigida s outras Potncias signatrias da presente Ata, a fim de lhes dar os meios de fazer valer, se for oportuno, suas reclamaes. ARTIGO 35. As Potncias signatrias da presente Ata reconhecem a obrigao de assegurar, nos territrios ocupados por elas, nas costas do Continente africano, a existncia de unia autoridade capaz de fazer respeitar os direitos adquiridos e, eventualmente, a liberdade do comrcio e do trnsito nas condies em que for estipulada. 15

Os dispositivos do captulo VII versam sobre as disposies gerais, pela quais as potncias signatrias comprometem-se a cumprir os acordos firmados no pacto que davam direito aos europeus de domnio sobre o territrio africano. Somente os Estados da Etipia e da Libria conseguiram escapar do domnio colonial, permanecendo independentes, sem serem colnia ou protetorados de qualquer potncia estrangeira. O Tratado de Berlim um marco nas relaes internacionais imperialistas, porm, aps ele, foram fixados vrios outros acordos entre as potncias dominantes. Muito mais do que a diviso da frica, 1885 marcou uma tentativa de estabelecer normas de convivncias e regras entre os dominadores. Sobre o assunto escreveu Wessling:
Mais do que definir a partilha da frica, a Conferncia serviu como smbolo dela. Colocara-se a partilha da frica na agenda de diplomatas europeus e ela se recusou a ir embora durante algum tempo. A conferncia talvez tenha sido uma operao de holding, mas uma operao que falhou, pois, ao mesmo tempo em que os delegados mediam suas palavras, assinavam-se acordos reconhecendo o Estado Livre e fixando suas fronteiras, e acelerou-se enormemente o jogo africano 16
14 15

ibidem Ibidem

16 WESSELING, H.L.Dividir para dominar: a partilha da frica (1880-1914). Editora Revan. Rio de Janeiro, 1998. p. 143.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

87

Pan-africanismo: um ato de resistncia afro-descendente


Um dos mais destacados movimentos de denncia e combate ao colonialismo foi o Pan-africanismo. Este propunha a unio dos africanos em suas lutas pelos direitos civis, a independncia e no combate discriminao. Nascido no exterior, oriundo de uma elite negra que estudou na Europa e nos EUA, o Pan-africanismo foi um instrumento de denncia das chacinas e barbries que estavam acontecendo nas colnias africanas. Embora servisse de porta-voz s reivindicaes desses povos, ele tornouse, todavia, mais conhecido fora da frica do que dentro dela. O Pan-africanismo teve carter poltico, filosfico e social, porm no era uma organizao homognea. Pregou a unidade do continente africano em um mbito nico e nisto pecou, pois no entendeu as diversidades ali existentes nem suas complexidades. Talvez pelo fato de ter sito gestado por uma elite intelectual, que residia no exterior, suas aes restringiram-se principalmente aos grandes
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

88

centros urbanos europeus e estadunidenses. Nos EUA, provavelmente devido s condies dos negros neste pas, adquiriu certo grau de radicalizao. Embora, em seu estgio inicial, a agremiao tenha tido mero carter de apoio e solidariedade aos afro-descendentes, entre si, e aos povos africanos de maneira geral, acabou por ampliar seus rumos e modificar-se ao longo do processo, o que influenciou o curso das independncias que agitaram o territrio negro. O Pan-africanismo que tem, segundo alguns autores, sua paternidade atribuda a W.E.Burghardt Du Bois, no foi a primeira tentativa de criao de uma entidade voltada aos interesses africanos. No sculo XIX, j havia sido criada, em 1897, a Associao Africana, com cerca de 20 mil negros que tinham o objetivo de ... proteger os interesses de todos os africanos e seus descendentes tanto no imprio britnico como em outras partes do mundo. Para tanto, foi redigido um documento apresentado, em 1900, por um grupo de intelectuais, destacando a necessidade da solidariedade com seus irmos africanos menos favorecidos.17 Esta organizao de carter reformista sequer pensou em questionar o domnio colonial, limitando-se a criticar os excessos cometidos pelos conquistadores. Julgavam ser benficas para os africanos a associao e a colaborao com os europeus. Todavia, teve a agremiao o mrito de preparar a Conferncia Pan-africana, ocorrida em Londres (1900). Os quatro primeiros congressos Pan-africanos realizados em 1919, 1921, 1923, 1927, no avanaram em suas propostas, ficando basicamente com uma pauta denuncista e reivindicatria sobre as condies de vida dos povos colonizados na frica e sobre os abusos cometidos pelos europeus. Quanto aos trabalhos forados, prtica do colonialismo, foi solicitado seu abrandamento. Isto demonstra que esses congressos foram eminentemente reformistas, tal como a Associao Africana. O quinto congresso Pan-africano foi, no entanto, marcado pela maior radicalizao de suas propostas e pelo debate poltico mais aprofundado. Desta feita, com alguns dos principais lderes convertidos ao marxismo, houve a condenao ao capitalismo empregado no territrio negro; discriminao racial; segregao racial assim como um chamamento unio dos africanos na luta contra os opressores. Era uma virada de mesa. Deste Congresso participaram lderes africanos que, mais tarde, aps a independncia, tornaram-se notrias personalidades em seus pases, entre outros: Agustinho Neto, Samora Machel, Amilcar Cabral, Kwame Nkrumah. Um dos desmembramentos do Pan-africanismo foi a criao pelo senegals Lamine Senghor, filiado ao partido comunista, de uma organizao que abrigasse todos os negros oriundos das colnias francesas, independente de suas filiaes partidrias, a qual deu origem ao comit
HERNANDEZ, Leila Leite. A frica na sala de aula: visita a histria contempornea. Selo Negro, So Paulo, 2005. p. 137.
17

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

89

de Dfense de La Race Ngre, visando valorizao dos negros africanos e antilhanos a serem negros com letra maiscula. O comit ultrapassou, em suas reivindicaes, as questes raciais, como podemos perceber atravs das palavras do prprio Senghor:
No h distino entre os negros, submetidos ao jugo de um outro imperialismo... Ns somos todos irmos unidos pela mesma raa. Sofremos o mesmo destino (sob formas diferentes, bem entendido) escravagista, dominado pelo imperialismo internaciona 18 ... A opresso imperialista que ns chamamos de colonizao e que chamais aqui de imperialismo a mesma coisa: tudo isso no seno capitalismo, ele quem produz imperialismo nos povos metropolitanos. Em conseqncia, os que nos nossos pases sofrem a opresso colonial dem da-se Seria em dar-se as mos, ajudar-se mutuamente e juntar-se aos que sofrem dos malefcios do imperialismo metropolitano, usar as mesmas armar e destruir o mal universal que o imperialismo mundial. preciso destru-lo e substitu-lo pela unio dos povos livres. Basta de escravos!19

Em mbito mais cultural, deve-se dar destaque Negritude. Embora o termo tenha sido criado por Aim Csaire, da Martinica, ele foi usado de maneira singular por Leopoldo Senghor, que utilizou o movimento para redescobrir a frica e sua cultura. Ele pregava o resgate dos valores negros, combinados com os valores franceses, no que foi criticado por ser francs demais. Leopold - Sdar Senghor (1906-2001) nasceu em Dakar, a 9 de outubro de 1906, filho de pais ricos, estudou em Paris, onde conheceu Aim Csaire com quem instituiu as bases do Negritude. Poeta, deputado eleito em 1945, foi o primeiro presidente da repblica do Senegal. Intelectual, deixou uma vastssima obra literria. O principal opositor de Senghor, dentro do movimento, foi o historiador egiptlogo, tambm senegals, Cheikh Anta Diop, autor do livro Naes Negras e culturas. Ele defendia a retomada dos valores da frica pr-colonial, no sentido de resgatar a auto-estima dos povos negros. Nascido em 29 de dezembro de 1923, estudou em Paris, teve sua tese de doutorado rejeitada em 1951, na Sorbonne, e aceita, em 1960, com ressalvas, o que o impediu de lecionar na Frana. Nos anos 70, fundou jornais de oposio ao regime de Leopold - Sdar Senghor. Diop e Senghor foram os dois maiores smbolos do Negritude, movimento que se difundiu e perpetua-se at os dias de hoje.

HERNANDEZ, Leila Leite. A frica na sala de aula: visita a histria contempornea. Selo Negro, So Paulo, 2005, p. 149.
18 19

Ibidem, p. 150.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

90

A luta contra o invasor


Mesmo antes da partilha da frica, os confrontos com os europeus j eram freqentes. Vrias foram as formas de luta empreendidas pelos povos subjugados, que muitas vezes resultaram em verdadeiros massacres. Sempre existiu, no entanto, por parte dos povos negros, resistncia s aes dominadoras, com exceo daqueles que, para vencer seus inimigos locais ou conseguirem algumas vantagens, uniram-se aos conquistadores. Contudo, muito mais que a cooperao, prevaleceu a averso, que se manifestou por todo o territrio. Como exemplo podemos citar o Imprio Zulu,fundado por Chaka, que entrou em batalha contra beres e britnicos, na frica meridional e a Arglia ao norte, ocupado pela Frana desde 1830, que teve sua resistncia como um dos smbolos das lutas anti-colonial, to marcante, que chegou a ser transformadas em filme (A batalha de Argel). Embora no to conhecidas, mas no menos importantes e sangrentas, ocorreram vrias outras aes anti-coloniais, dentre as quais podemos aludir o movimento Mau-Mau, contra o domnio ingls no Qunia. Essa regio era composta, antes da chegada do invasor britnico, por mais de 50 grupos, divididos entre sete etnias. Entre os vrios povos destacavam-se os Nandis, Wangas, Akambas, Bangada, Massais, Luos, Abaluyias. Usando sua estratgia de expanso imperialista apoiada principalmente no comrcio, os ingleses, desde sua chegada ao continente, tentaram interliga-lo atravs de ferrovias, assim construram a estrada de ferro de Uganda que se unia ao interior do Qunia. Este fato provocou, de imediato, a reao dos Mandis, que, na primeira dcada do sculo XX, opuseram-se chegada dos invasores. No intuito de promover a conquista da regio, os britnicos confiscaram as melhores reas propcias agricultura. As concesses de terras fornecidas aos invasores, atravs da legislao agrria de 1915, possuam validade de 999 anos. Outro fato a ser destacado refere-se proibio de serem os imigrantes indianos proprietrios de terras. Desta forma, a concentrao fundiria foi sendo sacramentada atravs da discriminao racial. Como descreve Leila Hernandes:
Paradoxalmente, a propriedade fundiria no era direito legal da minoria europia, foi s com a Land Apportionment Act, uma lei agrria aplicada desde abril de 1931, que foi consagrada a concentrao de terras em mos dos europeus em detrimento da grande maioria africana. Essa lei tornava legtima a diviso do solo do Qunia em quatro categorias: as reservas indgenas (22,4%), nas quais a ocupao da terra seguia o direito consuetudinrio dos povos africanos; a zona de compra para indgenas (8,4%), que tornava disponvel a aquisio individual de terras pelos africanos, isto , uma espcie de compensao pelo
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

91

fato de eles no poderem comprar terras em algumas partes da Rodsia do Sul; a zona europia (50,8%), terras j ocupadas pelos europeus s quais ainda se somavam 7.700 hectares, reservados para ser mais tarde explorados ou adquiridos por eles. S no eram includos 18,4% das terras pobres e inspitas, que poderiam ser distribudas a qualquer uma das trs categorias. 20

Somando-se a esses fatos temos outro agravante: o trabalho compulsrio, largamente utilizado pelo sistema colonialista, e a proibio do cultivo do caf por africanos, devido ao fato de ser este produto o mais lucrativo no pas, o que no deixa dvidas sobre o carter racista e monopolista da administrao britnica. Esses atos somente aumentaram o quadro de insatisfao geral dos diversos povos da regio. Assim comeou a germinar o nacionalismo africano, reforado por uma elite negra intelectualizada que estudara no exterior, o que possibilitou a formao de vrios grupos de resistncia. Em meio aos povos que habitaram o Qunia, talvez tenham sido os Kikuyus os que mais se destacaram por no dar trguas aos invasores, negando radicalmente a dominao europia e seu racismo etnocntrico. No aceitaram suas leis de excluso, em geral, e, em especial, a que proibia a plantao de caf e algodo, o que levou criao de entidades e associaes organizativas. Dentre outras, os Kikuyus fundaram a Central Association (KCA), defensora dos interesses dos trabalhadores rurais e urbanos. Em 1928, Jomo Kenyatta assumiu a secretaria geral desta entidade. Ele promoveu uma revoluo cultural, estabeleceu novas formas de solidariedade e de lealdade. Kenyatta, nascido em 20 de outubro de 1894, no atual Qunia, com o nome de, Kamau wa Ngengi, estudou em uma escola missioneira escocesa e foi um dos fundadores da Federao Panafricana. Como lder dos kikuyus, foi preso, em 1952, sob a acusao de liderar os mau-mau. Em 1963, tornou-se primeiro-ministro e, em 1964, foi nomeado presidente do novo Estado independente com o ttulo honorrio de Mzee (velho senhor). Os kikuyus so uma das vrias etnias que habitam o pas, localizam-se entre o lago Vitria e o Oceano ndico. Em 1948, possuam aproximadamente um milho de pessoas, que representavam 19,5% da populao. Com a chegada dos ingleses, os nativos foram expulsos das melhores terras, alm de terem de pagar pesados impostos em dinheiro, foram-lhes impostos os cultivos obrigatrios para integrar os indgenas na economia monetria. Tal poltica de opresso fez eclodir o movimento denominado maumau, nesta colnia de povoamento que, em 1950, possua 60.000 europeus que controlavam 43.000km 2 , sendo 34.000km 2 de terras arveis,
HERNANDEZ, Leila Leite. A frica na sala de aula: visita a histria contempornea. Selo Negro, So Paulo, 2005. p. 489
20

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

92

proporcionando, pois, a monopolizao do territrio mais frtil que ficou nas mos de 1% da populao. Quanto aos negros, esses foram confinados em reservas, de solo esgotado.21 Neste contexto, surgiu entre os kikuyus, a mais forte resistncia contra o colonialismo implantado pela Gr-Bretanha, no Qunia, visto ter sido esse povo um dos mais atingidos pela expropriao de terras. A liderana do movimento foi atribuda a Kenyatta. Os mau-mau adotaram a sabotagem, os assassinatos e o amedrontamento, como sua ttica de luta. Eram uma espcie de sociedade secreta e utilizavam, entre seus membros, desde prticas religiosas animistas at juramentos secretos. Se a reao foi forte, a represso no tardou. Kenyata assim como outros lderes foram presos. O nmero de cativos beirou aos 100.000. Os mortos rebeldes chegaram a 7.811 vtimas, enquanto, do lado colonial, foram executados apenas 68 europeus. Os africanos vitimados pelos maumau chegaram a 470. Como se v, morreram mais africanos no mau-mau do que europeus. Kenyata foi preso e condenado em um julgamento que durou cinco meses, sendo condenado a sete anos de trabalhos forados. Mais adiante, foi mandado para o exlio em Lodwar, no prprio Qunia. Encerrou-se assim o movimento libertrio, que, mais tarde, fez de seu provvel lder o presidente de seu pas, agora independente (1964).

A procura de uma Colnia


Impossvel falarmos do colonialismo na frica sem nos referirmos a uma pessoa em especial: Leopoldo II. crvel que nenhum outro representante de Estado tenha se ocupado e feito tantos esforos para conseguir uma colnia para si, como ele que, mesmo antes de ocupar o trono, j estava atrs de uma possesso. Quando pensava no trono que seria seu, irritava-se abertamente. Petit pays, petis gens (pas pequeno, gente pequena), chegou a dizer certa vez da Blgica. O pas, menos da metade do tamanho da Virgnia Ocidental [pouco maior que o estado de Alagoas], ficava entre a grandiosa Frana de Napoleo III e o cada vez mais poderoso Imprio Alemo. O jovem herdeiro estava aborrecido e impaciente. O pas que receberia de herana era pequeno demais para ele.
Voltou ento as atenes para o exterior. Antes mesmo de completar vinte anos, Leopoldo, de caneta e papel na mo, visitou os Blcs, Constantinopla, o Egeu e o Egito, viajando em grande estilo em navios de guerra britnicos e turcos, e, ao voltar, fez discursos entediantes sobre o papel que a Blgica poderia ter no comrcio mundial. Em todos os lugares por onde passava, buscava oportunidades KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra. II. Edio revisada. 3 ed. Publicaes EuropaAmrica. LDA. Portugal, 2002. p. 247.
21

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

93

imperiais. Conseguiu do quediva do Egito a promessa de fundarem juntos uma companhia de navegao ligando Alexandria a Anturpia. Tentou comprar alguns lagos no delta do Nilo, para poder dren-los e reivindicar as terras como colnia sua. Escreveu: possvel comprar um pequeno reino na Abissnia por 30 mil francos. [...] Se, em vez de falar tanto sobre neutralidade, nosso parlamento cuidasse do comrcio, a Blgica poderia se tornar um dos pases mais ricos do mundo.22

O futuro jovem monarca j deslumbrava a importncia que teriam as colnias para os pases que, por ventura, delas se apoderassem. Com essa viso, aps assumir o trono, ele dedicou-se a conseguir uma para si. Visto no ser apoiado em seu pleito pelo parlamento de seu pas. Obstinado, lanou-se a estudos sobre este tipo de empreendimento: gastos, lucros e principalmente como consegui-lo. E onde encontra - l? Durante bem uns dez anos, Leopoldo revirou o mundo. Em carta a um assistente escreveu: Estou especialmente interessado na provncia Argentina de Entre Rios e na pequena ilha de Martin Garcia na confluncia do Uruguai com o Paran de quem a ilha? Seria possvel compr-la, estabelecer ali um porto livre, sob a proteo moral do Rei dos Belgas? [...] Nada mais fcil do que tornar proprietrio de terras em estados argentinos trs ou quatro vezes maiores que a Blgica. Leopoldo investiu na companhia do canal de Suez. Pediu a um assistente que tentasse adquirir Fiji porque no convinha deixar uma presa to bela escapar. Andou vendo ferrovias no Brasil e pensou em arrendar o territrio da Ilha de Formosa.23 Leopoldo II nasceu em 9 de abril de 1835, com o nome de Leopoldo Lus Felipe Maria Vitar. Filho do rei Leopoldo I da Blgica e primo irmo da rainha Vitria do Reino Unido. Governou a Blgica de 1865 at a sua morte, em 1905, sendo sucedido por Alberto I. Como rei dos belgas, no mediu esforos no sentido de conseguir uma possesso para governar, para o que no poupou esforos financeiros, utilizando sua prpria fortuna, o que o levou a fazer vrios emprstimos, tanto junto a banqueiros, como tambm ao parlamento belga, que lhe forneceu a quantia equivalente a 125 milhes de dlares, em moeda atual. Em troca, o soberano deixaria para o pas em seu testamento a colnia adquirida. At conseguir possuir sua prpria colnia, Leopoldo precisou usar de toda sua astcia e de mtodos legais ou no, para se colocar na condio privilegiada, que lhe deu prestgio e credibilidade de que desfrutou por algum tempo. Chegou a ser aplaudido, em p, pelos integrantes do Congresso de Berlim, mesmo no estando presente no encontro que definiu
Hochschild, Adan. O fantasma do Rei Leopoldo: uma histria de cobia, terror e herosmo na frica colonial. Traduo Beth Vieira. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 46.
22 23

Ibidem p. 48
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

94

os rumos da frica. Para chegar a tanto, o monarca belga colocou sobre si uma capa de cordeiro para, como lobo, abocanhar a melhor fatia do bolo africano o Congo. Sabendo das disputas pela regio entre as grandes potncias, Leopoldo entrou na briga, no como mais um membro para disputar estas terras, mas sim para praticar aes filantrpicas. Com esse objetivo, segundo seu estratagema, patrocinou, em 1876, uma Conferncia Internacional de Geografia, na Blgica.
Em setembro de 1876, na linha da ideologia humanitria, o mecenas reuniu em seu palcio de Bruxelas uma conferncia internacional de Geografia. O objetivo era abrir civilizao a nica parte de nosso globo em que ela no havia ainda penetrado... conferenciar para acertar o passo, combinar os esforos, tirar partido de todos os recursos, e evitar a duplicao de trabalhos. 24

Desta Conferncia, surgiu, em 14 de setembro de 1876, com sede em Bruxelas, a Associao Internacional Africana (A.I.A.) que conferiu a Leopoldo sua presidncia. Esta serviu de fachada para o Imperador legitimar suas conquistas no Congo, principalmente atravs de Stanley, que passou a fazer parte da folha de pagamentos de sua majestade. As conquistas receberam o nome de Estados Livres do Congo, que passaram a ser governados teoricamente no por Leopoldo, mas pela associao, por ele coordenada. A agremiao era, na verdade, um empreendimento econmico com fachada filantrpica, cujo objetivo, de fato, era a explorao econmica e no havia ningum melhor que Stanley para realizar a misso. Henry Morton Staley (1841-1904) foi um jornalista anglo-americano que se tornou um dos mais destacados exploradores de sua poca. Autor de uma biografia controversa ficou conhecido por suas aes violentas e inescrupulosas no Congo. Segundo a Sociedade de Proteo dos Aborgenes e a Sociedade Anti-escravocrata, o explorador matava os negros como se eles fossem macacos. Segundo Adan Hochschild, o rei Belga conseguiu, atravs da Associao Internacional Africana, o reconhecimento filantrpico para suas aes, a ponto de suas aes serem consideradas pelo Visconde de Lesseps o maior trabalho humanitrio da poca, porm seus verdadeiros interesses eram outros, as riquezas da frica: dentre as quais o marfim e a extrao da borracha. Para tanto, os colonizadores, que tinham como misso promover a proteo s naes nativas, no hesitaram em introduzir o trabalho escravo, as torturas e as mutilaes. Sobre a barbrie no Congo de Leopoldo, descreve Voltaire Schilling:
24

Brunschwing, Henri. A partilha da frica negra. So Paulo. Editora Perspectiva, 1974. p. 30


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

95

Era comum, por divertimento, os homens brancos que andavam nos vapores pelo rio acima, atirarem contra as aldeias ribeirinhas, matando ou afugentando as populaes. Rivalizaram-se nas atrocidades dois monstros: os oficiais Leon Rom e Guillaume Van Kerckhoven, que distribua prmios a quem lhe trouxesse cabeas humanas durante uma operao militar qualquer, para que eles se sentissem estimulados em fazer proezas em face do inimigo.25

Os lucros encobertos pelas aes filantrpicas no Congo eram por demais satisfatrios. Schilling, citando o tambm historiador Jules Marchal, afirma que o comrcio congols teria rendido cerca de U$ 1,1 bilho de dlares aos cofres do monarca. Como pode ser visto Leopoldo tinha razo em lutar tanto pelo Congo. O bolo africano estava sendo saboreado, no importando como, o resultado estava excelente. Todavia a falsa ao humanitria do rei Belga, talvez, o nico homem do mundo a possuir sozinho uma colnia, comeou a ser desmascarado e, por ironia, por um afro-descendente: Washington Willians. Ele denunciou a situao do Congo, atravs de um documento denominado uma carta aberta a sua serena majestade, Leopoldo II, rei dos Belgas e soberano do Estado Independente do Congo, escrita pelo coronel Geo W. Willians, dos Estados Unidos da Amrica. Willians nasceu na Pensilvnia, em 1849, lutou na guerra de Secesso ao lado da Unio na 41 batalho de cor. Depois que deixou o exrcito, passou por diversas funes, desde telogo at dono de jornal. Como escritor, publicou Histria da raa negra na Amrica de 1619 a 1880. Segundo W. E. B. Du Bois, ele se constitui no maior historiador da raa negra. George Willians denunciou ao mundo os mtodos usados por Leopoldo, tanto para conseguir sua colnia Congo como para mantla. Acusou Leopoldo e Stanley de usarem truques para enganar os africanos. Em seu conceito, o explorador era um tirano e no um heri. Mencionou as destruies feitas pelos brancos, alm dos assassinatos por eles realizados. Denunciou as atrocidades cometidas pelos europeus.
Oficiais brancos estavam matando aldees, s vezes para pegar suas mulheres, s vezes para foras os sobreviventes a trabalhar em regime escravo, s vezes por esporte. Dois oficiais do exrcito Belga viram do convs do barco, um nativo numa canoa, a uma certa distncia [...] Os oficiais fizeram uma aposta, no valor de cinco libras, de que poderiam atingi-lo com seus fuzis. Trs tiros foram disparados e o nativo caiu morto, com uma bala na cabea26

25

SCHILING, Voltaire. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/index.htm. Acesso em 15 de agosto, 2008.


26

HOCHSCHILD, Adam. O fantasma do rei Leopoldo: uma histria de cobia, terror e herosmo na frica colonial; traduo Beth Vieira So Paulo: Companhia das Letras, 1999. p 121.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

96

O negro George Willians mostrou ao mundo a realidade filantrpica do regime colonialistas do rei Belga. Caa a mscara de Leopoldo. Este enfrentou uma srie de protestos pblicos, assim como presso da intelectualidade mundial, o que faz com que o Benfeitor Belga, no resistindo mais ao assdio, vendesse sua possesso ao pas que ele prprio governava, pois as concesses dos Estados Livres do Congo pertenciam s entidades privadas das quais, Leopoldo era dono. A colnia africana, que fora alvo de tanta disputa entre os pases imperialista e ficara nas mos de Leopoldo, passou ento para a Blgica. O rei vendeu a colnia pelo valor de 45,5 milhes de francos e mais 5 milhes de ttulos que lhe foram dados como um marco do agradecimento por seus sacrifcios feitos pelo Congo. O rei saiu em grande estilo. Todavia, mesmo aps a morte de Leopoldo, a explorao e os maus tratos persistiram no Congo Belga, assim como em toda a frica. Somente entre 1911 e 1918, na regio de Katanga, morreram, nas minas de cobre e na fundio, mais de 5 mil trabalhadores. O segundo grande conflito mundial tambm contribuiu para o agravamento das condies de trabalho dos negros congolenses, o trabalho forado foi aumentado para 120 dias ao ano. O subsolo africano tornou-se precioso para os aliados. Segundo Adam Hochschild, mais de 80% do urnio utilizado nas bombas atmicas de Hiroshima e Nagasaki vieram do Congo. Este pas tambm foi importante no fornecimento de borracha, para a confeco de pneus de caminhes, jipes e avies militares.27 Leopoldo no pode ser crucificado, pois tanto na frica francesa, inglesa, alem, portuguesa... a explorao foi a mesma. O trabalho compulsrio as chacinas, a explorao, os castigos fsicos no foram exclusividade dos belgas, mas integraram o sistema hegemnico que imps o colonialismo no continente negro, o qual trouxe consigo a disputa imperialista em vrias partes do mundo. Portanto, se quisermos entender As fricas de hoje, temos que retomar o perodo colonial e a conseqente descolonizao do continente, vtima do imperialismo ocidental. Recebido em agosto de 2008. Aprovado em outubro de 2008.

Title: The Division of Africa and the African Resistance Abstract Africa in the nineteenth century was a victim of the greed of European countries, which divided the territory in their imperialist disputes. To get colonies these countries neither measured efforts nor spared native peoples. By defending their territories and trying to resist the invasion these peoples became the real victims of massacres, as for example, the Mau-Mau movement. In the search for new colonies everything was allowed. The Belgian king, Leopold II used legal and illegal methods in order to conquer the lands of Congo and achieve their goals - extract all possible wealth from the African soil.
27

Ibidem, p. 289.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

97

Consequently, these capitalist countries committed all possible excesses, from compulsory work to physical extermination. Imperialism left the massacre and annihilation among peoples of Africa as a consequence. Key words: Africa. Imperialism. Congo. Colonialism and resistance.

Bibliografia
ANDRADE, Mrio PINTO DE. Origens do nacionalismo africano: continuidade e ruptura nos movimentos unitrios emergentes da luta contra a dominao portuguesa; 1911-1961. Lisboa: Dom Quixote, 1997. BRUIT, Hctor H. O imperialismo. Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1988. Brunschwing, Henri. A partilha da frica negra. So Paulo. Editora Perspectiva, 1974. CATANI, Afrnio Mendes. O que Imperialismo. Editora Brasiliense, 1981. HERNANDEZ, Leila Leite. A frica na sala de aula: visita a histria contempornea. Selo Negro, So Paulo, 2005 Hochschild, Adan. O fantasma do Rei Leopoldo: uma histria de cobia, terror e herosmo na frica colonial. Traduo Beth Vieira. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra - II. Edio revisada. 3 Edio. Publicaes Europa-Amrica. LDA. Portugal, 2002. SCHILING, Voltaire. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/index.htm. Acesso em 15 de agosto, 2008. WESSELING, H.L. Dividir para dominar: a partilha da frica (1880-1914). Editora Revan. Rio de Janeiro, 1998.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 77-98, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

98

Вам также может понравиться