Вы находитесь на странице: 1из 37

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Aula 7 de AFO para ATRFB

Ol Futuros (as) Analistas,

Iniciamos nesta aula a nossa participao na preparao de vocs para a prova de Analista Tributrio de Receita Federal do Brasil ATRFB. Nosso objetivo neste curso est em trabalhar os pontos do contedo programtico de Administrao Financeira Oramentria AFO referentes Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os itens cobrados no edital no so exaustivos da prpria Lei, de tal modo que procuramos focar a abordagem naqueles pontos que so mais importantes e que grande a possibilidade de cobrana nas provas, especialmente nas elaboradas pela ESAF.

Gostaria apenas de destacar que optei em transferir o ponto relativo Receita Corrente Lquida RCL, inicialmente disposto nesta aula 7, para a aula 8, devido a associao deste conceito com todos os demais que sero narrados na nossa ltima aula.

Ento isso. Bons estudos a vocs!

Um abrao,

Francisco

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Lei de Responsabilidade Fiscal LRF

Aos governos, divididos entre os trs entes da Federao, Unio, Estados (assim como o Distrito Federal) e Municpios, cabe zelar pela manuteno do equilbrio das suas contas. Esta preocupao, que se caracteriza na

responsabilidade do poder pblico pelo controle das contas pblicas, j era exarada a 2064 anos (55 a. c.), nas palavras do Imperador Marcus Tullius de Roma:

O oramento deve ser equilibrado. As Dvidas Pblicas devem ser reduzidas, a arrogncia das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a Nao no quiser ir falncia. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pblica.

Passados mais de 1944 anos, o ilustre Rui Barbosa, quando da Proclamao da Repblica no Brasil, disse:

O lema do novo regime, deve ser, pois, fugir dos emprstimos e organizar a amortizao, no contrair novas dvidas e reservar, ainda que com sacrifcio nos seus oramentos, quinho srio ao resgate (...), o desequilbrio entre a receita e a despesa a enfermidade crnica da nossa existncia nacional".

Nos pases e, em especial no Brasil, o controle da despesa pblica tomou grande dimenso na ltima dcada, capitaneada pela crescente presso popular diante do regime democrtico de direito e pela preocupao dos novos agentes polticos com o excesso de gastos pblicos. Com o fim do processo inflacionrio, em que os prprios governos nacionais e subnacionais auferiam receitas provenientes do chamado imposto inflacionrio, cresceu a necessidade de controle efetivo sobre os gastos pblicos, uma vez que a prpria gerao de receita advinda do poder de imprio do Estado, e que antes funcionava como principal tampo para os consecutivos dficits das contas pblicas, passou a ser alvo de crticas e manifestaes populares de uma sociedade livre e participativa.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Em nosso pas o controle dos gastos pblicos tomou grande vulto com a publicao da chamada Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, que estabeleceu rgido regramento para a gesto e o controle das contas pblicas de todos os entes da Federao. O controle das contas passa pela adequada estimao das receitas e da fixao dos gastos, especialmente os relacionados s despesas de carter continuado (despesas de pessoal) e as relacionadas com a dvida pblica

Histrico, propsitos e pressupostos da LRF

A LRF foi estruturada tendo como base uma srie de normas internacionais vinculadas s melhoras prticas de gesto fiscal. A chamada Fiscal Transparency, editada pelo Fundo Monetrio Internacional FMI, foi uma destas normas. No seu corpo foram estabelecidas as seguintes orientaes:

a) As funes de poltica e gesto devem ser bem definidas, informando ao pblico as atividades ocorridas, em ocorrncia e a ocorrer; b) O oramento deve especificar objetivos da poltica fiscal, estrutura macroeconmica, polticas oramentrias e o risco fiscal; c) As informaes oramentrias devem ser de fcil anlise, sendo

apresentadas regularmente ao legislativo e ao pblico em geral.

Nos itens a, b e c temos subjacente a prpria noo do que definimos como o planejamento da administrao pblica, a partir da elaborao, discusso, votao e publicao dos instrumentos que norteiam as contas pblicas, estes capitaneados pelo Planu PluriAnual, que caracteriza-se como o Planejamento Estratgico dos entes da Federao, a Lei de Diretrizes oramentrias LDO, responsvel por orientar e subsidiar a elaborao do instrumento de planejamento operacional, qual seja a Lei Oramentria Anual - LOA, que o terceiro instrumento de planejamento da Administrao Pblica.

Quando se fala em objetivos da poltica fiscal, deve ficar claro para a sociedade que o governo deve buscar objetivos especficos com os gastos que este WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES realiza, de forma a minimizar as distores existentes no pas (distribuio da renda, pobreza, etc). Os riscos fiscais devem ser tratados de forma pormenorizada, conforme preconiza a prpria LDO, evitando surpresas na conduo e administrao do oramento.

Finalmente, se formos especficos em relao letra c acima destacada, que afirma que as informaes oramentrias devem ser de fcil anlise, com apresentao regular ao legislativo e ao pblico em geral, nos voltaremos etapa final do chamado ciclo oramentrio, referente ao controle e avaliao dos resultados da execuo oramentria ano a ano. Alis, ao se destacar a apresentao do resultado da efetivao do oramento, no poderemos deixar de chamar ateno para a mais nova possvel cobrana de questo de prova a respeito da LRF. Trata-se da Lei Complementar 137, de 27 de maio de 2009. Esta assim dispe:

Acrescenta dispositivos Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias, a fim de determinar a disponibilizao, em tempo real, de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (negrito nosso).

As alteraes referem-se incluso dos artigos 48-A, 73-A, 73-B e 73-C. Apenas para fins de elucidao, pois voltaremos a tratar deste assunto quando da abordagem dos instrumentos de transparncia na ltima aula, destacamos o contedo do artigo 48-A:

Art 48-A: Para os fins a que se refere o inciso II do pargrafo nico do art. 48, os entes da Federao disponibilizaro a qualquer pessoa fsica ou jurdica o acesso a informaes referentes a:

I quanto despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execuo da despesa, no momento de sua realizao, com a disponibilizao WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES mnima dos dados referentes ao nmero do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao servio prestado, pessoa fsica ou jurdica beneficiria do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatrio realizado;

II quanto receita: o lanamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinrios.

Como se pode ver, tem se adotado, ao menos em tese, as orientaes que visam facilitar o controle por parte da sociedade dos atos praticados pelos governantes, de forma a tornar efetiva a aplicao dos recursos escassos de nossa sociedade.

Em complemento a esta abordagem inicial, destacamos algumas outras normas e diretrizes de gesto fiscal que conduziram a elaborao da LRF, em especial o chamado Tratado de Maastricht, no mbito da antiga Comunidade Econmica Europia, hoje Unio Europia, e a Fiscal Responsability Act, da Nova Zelndia, que propugnaram em seu teor a reduo da dvida fiscal em nvel sustentado pelo crescimento econmico dos respectivos pases envolvidos.

Definies, princpios, objetivos e o planejamento a partir da LRF

A responsabilidade preconiza a adoo por parte dos governos e dos seus executores, os governantes, o fiel cumprimento de suas funes administrativas. A chamada Responsabilidade Fiscal associa-se a este contexto ao relacionar a funo do gestor pblico efetiva administrao recursos pblicos arrecadados. A LRF insere-se nesse contexto ao definir-se como um marco legal que define regras claras e objetivas que devem ser seguidas por todos os gestores dos recursos pblicos.

O planejamento a base de toda a elaborao da LRF. Um planejamento adequado da melhores condies de cumprir os demais dispositivos definidos na lei. A LRF estabelece regras, limites e diversos mecanismos de correo de desvios,

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES com trajetrias, prazos, formas de adequao e, por ltimo, sanes institucionais, em caso de descumprimento da lei. A Lei Complementar 101/2000 estabeleceu limites mximos, por Poder, para as despesas de pessoal, em percentual da Receita Corrente Lquida (RCL). No que tange ao endividamento, determina a relao mxima que os estados e os municpios podem apresentar da Dvida Consolidada Lquida (DCL) sobre a RCL. No menos importante, destaca-se que a LRF proibiu o financiamento dos municpios e dos estados junto ao Banco Central, e os emprstimos da Unio e dos estados aos municpios. Os governos tambm ficam impedidos de levantar recursos por intermdio das entidades por eles controladas e de antecipar receitas em relao a fato gerador no ocorrido.

A LRF ainda estabeleceu a necessidade de transparncia na gesto fiscal, devendo ser apresentada ao beneficirio final das aes pblicas, a sociedade, os resultados das polticas adotadas e executadas por meio dos oramentos dos entes da federao.

A elaborao da LRF foi baseada e fundamentada no art. 163 da CF, que assim dispe:

Art. 163. Lei complementar dispor sobre:

I - finanas pblicas; II - dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico; III - concesso de garantias pelas entidades pblicas; IV - emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; V - fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta; VI - operaes de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios;

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES VII - compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional.

No pretendemos adentrar as nuanas deste dispositivo constitucional, dando apenas fundamentao para trabalharmos os princpios implcitos na LRF.

Transparncia

Trata-se da principal novidade da LRF e que deveria sempre ter sido a principal preocupao dos governantes. A Lei destaca no seu corpo uma srie de pontos que esto diretamente associados transparncia, dentre os quais destacamos:

A elaborao dos oramentos de forma clara e condizente com os instrumentos utilizados para tal (PPA, LDO e LOA);

Relatrios de execuo dos oramentos aprovados ano a ano, com o objetivo de verificao e efetividade do que foi planejado;

Relatrio de Gesto Fiscal, em que so categorizados as metas fiscais (gastos e receitas) pblica; e e os riscos provenientes dos oramentos e da dvida

Prestao de Contas ao poder legislativo a e prpria sociedade, conforme destacamos no incio da aula (Art. 48 da LRF).

Equilbrio

A noo trazida pela LRF aquela referente ao equilbrio das contas pblicas, e no somente o relativo ao equilbrio oramentrio. Trata-se do equilbrio das chamadas contas primrias, traduzida em um resultado primrio positivo. Significa, WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES em outras palavras, que o equilbrio a ser buscado o equilbrio auto-sustentvel, ou seja, aquele que prescinde da constituio de dvidas por meio de operaes de crdito para fechamento das contas pblicas.

Responsabilidade

A responsabilidade est diretamente associada noo de obedincia, uma vez que a LRF determina o cumprimento de metas de resultado das contas pblicas, a obedincia a uma srie de limites, dentre os quais destacamos:

Realizao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita oramentria ARO; Limites de dvida consolidada, inclusive de dvida mobiliria; Limites de despesa de pessoal e cumprimento para gerao de despesa de pessoal, alm das despesas de seguridade social; Cumprimento de condies para renncia de receitas;

Em nossa ltima aula teceremos comentrios especficos sobre cada um dos pontos que compem o princpio da responsabilidade na administrao das contas pblicas.

Objetivos da LRF

So diversos os objetivos da LRF, conforme podemos depreender da pequena anlise feita at agora. De todo modo, se formos pontuar o seu principal objetivo, nos voltaremos ao caput do art. 1o da norma que assim consiste em:

estabelecer normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. J o pargrafo 1 o estabelece a noo de responsabilidade na gesto fiscal:

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES 1o A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar.

Conforme verificamos, a responsabilidade a prpria noo dos objetivos da LRF. Assim, pode-se afirmar que diversos pontos da LRF enfatizam a ao planejada e transparente na administrao pblica. A ao planejada nada aquela baseada em planos previamente traados que, no servio pblico, so

representados pelos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e a LOA), estes sujeitos apreciao e aprovao legislativa, o que garante o controle efetivo e a aprovao por parte da prpria populao, ao menos em tese, pela votao do poder legislativo.

Vejamos uma questo de 2007 elaborada pela Esaf referente interpretao literal da LRF:

(Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2007) Segundo a Lei Complementar no 101/2000, a responsabilidade na gesto fiscal no pressupe

a) ao planejada e transparente; b) preveno de riscos e correo de desvios; c) cumprimento de metas de resultado entre despesas e receitas; d) obedincia s condies para inscrio em restos a pagar; e) observncia aos limites para a despesa com servios de terceiros.

Resposta: Conforme a anlise da letra da Lei, no pargrafo primeiro do artigo primeiro, a LRF pressupe todos os pontos descritos nas assertivas acima, a exceo da letra e, pois a observncia dos limites refere-se obedincia a limites e WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita.

Abrangncia da LRF

A LRF tem abrangncia sobre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, conforme dispe o pargrafo 2o do artigo 1o, uma vez que as suas disposies so orientadas na melhoria e na eficincia da gesto fiscal de todos os entes da federao. 2o As disposies desta Lei Complementar obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. 3o Nas referncias: I - Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos: a) o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; b) as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes; II - a Estados entende-se considerado o Distrito Federal; III - a Tribunais de Contas esto includos: Tribunal de Contas da Unio, Tribunal de Contas do Estado e, quando houver, Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio.

Destacamos uma questo a respeito da cobrana deste ponto:

(Analista Contbil/Sefaz CE ESAF/2006) Os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal no obrigam: a) a administrao direta municipal. b) as autarquias e fundaes estaduais. c) os tribunais de contas municipais. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES d) as empresas controladas no dependentes estaduais. e) as empresas estatais federais que recebem recursos para pagamento de despesas com pessoal, custeio ou capital.

Resposta: Pela leitura do pargrafo 2o do artigo 1o da LRF, verifica-se que a nica alternativa incorreta a letra d, uma vez que as empresas controladas no dependentes estaduais, ou mesmo federais ou municipais, no esto abrangidas pelas regras da impostas pela LRF.

As empresas controladas so a sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao. (Ex: INFRAERO). J uma empresa estatal dependente aquela que, alm de ser controlada, recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. (Ex: EMBRAPA, RADIOBRS).

Aps a leitura da definio, surge a necessidade de atentar que este tipo de questo tenta na verdade confundir o concursando, uma vez que mistura o conceito de empresa controlada com estatal dependente. A PETROBRAS uma empresa controlada pela Unio, mas no dependente, uma vez o pagamento de suas despesas com pessoal ou de custeio em geral no esto dispostas no oramento fiscal.

Efeitos no planejamento e (novo) processo oramentrio

A LRF teve importante papel modificativo no processo oramentrio dos entes da federao. Os trs Poderes, o Ministrio Pblico e os Tribunais de Contas passaram a publicar, com periodicidade quadrimestral e anual, demonstrativos fiscais indicando o volume de gastos com pessoal (em cada Poder ou rgo), alm WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES das despesas inscritas em restos a pagar. Essas informaes eram desconhecidas das finanas pblicas nacionais at ento.

A Constituio Federal de 1988 promoveu o aumento da participao do poder legislativo no processo oramentrio, atravs da incluso do Plano PluriAnual PPA e da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO. A LRF veio melhorar a noo trazida pela CF, uma vez que passou a conferir aos trs instrumentos - PPA, LDO e Oramento - LOA um carter integrado nos trs nveis de governo. Nesse sentido, foi institucionalizado o regime de metas fiscais, fazendo com que o oramento seja elaborado para cumprir as metas fsicas do PPA e as metas fiscais da LDO.

O PPA e a LRF

Relembrando alguns conceitos j estudados no curso, sabemos que o PPA o instrumento de ao pblica que deve orientar a poltica oramentria por um perodo de quatro anos. O PPA estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras dela decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

Grande parte dos autores afirma que a LRF praticamente silenciou-se em relao ao PPA, fazendo apenas a ressalva que o oramento anual, a chamada LOA, deve ser elaborada de forma compatvel com o PPA, com a LDO e com a prpria LRF.

No obstante, entendemos que a LRF de fato deu menor importncia ao PPA do que a Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO, conforme veremos adiante. De todo modo, na subseo I, art 17, ao tratar da despesa obrigatria de carter continuado, a LRF criou a efetiva relao desta com o PPA. Diz o artigo que a despesa de carter continuado aquela despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Conforme se pode entender, uma despesa de carter continuado encontra-se dentro do perodo de vigncia PPA, motivo pelo qual devem ser seguidas regras rgidas impostas na LRF a respeito do tema. Na prxima aula detalharemos as despesas de carter continuado, de forma a entendermos quais so os requisitos impostos na responsabilidade fiscal para gerao de despesas que durem acima de dois anos.

A LRF e a LDO

A Lei de Diretrizes Oramentrias coube uma srie de funes imputadas pela Lei Responsabilidade Fiscal. O seu art. 4o estabelece que a lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2o do art. 165 da Constituio e:

I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do 1o do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas;

A noo de equilbrio entre receitas e despesas presente na LDO segue a mesma definio da debatida dentro da anlise dos princpios da LRF, qual seja a de que se trata do equilbrio das chamadas contas primrias, traduzida em um resultado primrio positivo. Significa, em outras palavras, que o equilbrio a ser buscado o equilbrio auto-sustentvel, ou seja, aquele que prescinde da constituio de dvidas por meio de operaes de crdito para fechamento das contas pblicas.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Os critrios de limitao de empenho, sendo este ltimo uma das fases da despesa pblica, decorre da necessidade em que a receita seja inferior ao esperado, de modo a no comprometer as metas de resultado primrio e nominal previstas para o exerccio. Segundo a art. 9o da LRF, o qual trata de execuo do oramento, se verificado que, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias.

O controle de custos de administrao pblica est intimamente relacionado ao equilbrio das contas pblicas, uma vez que os resultados primrio e nominal so diretamente dependentes da gerao de despesas. Quanto s normas relativas avaliao dos programas financiados pelo oramento, importante destacar que se tratam de normas que possibilitem administrao pblica aferir os resultados tanto dos programas que resultem em bens e servios ofertados sociedade diretamente (Programa de Acelerao do Crescimento PAC), que, a princpio, so de mais fcil mensurao, j que possuem uma limitao no tempo, como tambm os programas que resultem em servios tpicos de Estado, a includos o planejamento, formulao de polticas setoriais, coordenao, avaliao ou ao controle dos programas que gerem bens e servios a mesma sociedade.

A possibilidade explcita de serem desvirtuados os fins da transferncia de recursos s entidades pblicas e privadas, fez com que a LRF estabelecesse regras rgidas a serem seguidas nestas situaes, conforme previsto nos artigos 25 e 26 da prpria Lei de Responsabilidade Fiscal.

Vejamos assim mais uma questo cobrada em prova referente LRF, fazendo est meno direta ao que acabamos de debater e que procura simplesmente fazer uma pegadinha com o candidato:

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a lei de diretrizes oramentrias no dispor sobre o(a) a) promoo do equilbrio entre receitas e despesas; b) estabelecimento de normas e critrios para a limitao de empenho pelos entes constantes do oramento; c) definio das demais condies e exigncias para transferncia de recursos constitucionais e legais de recursos; d) definio de normas relativas ao controle de custos da administrao pblica; e) fixao de normas para a avaliao de resultados dos programas previstos no oramento.

Resposta:

Numa anlise rpida e objetivo das assertivas da questo, entendemos que todas esto corretas, pois de fato esto representadas diretamente pelo disposto no art. 4o da LRF. De todo modo, importa ressaltar que o termo entes previsto na assertiva b da questo, extrapola a noo dos critrios de limitao de empenho narrados no prprio artigo 9o da LRF. Diz o mesmo artigo:

...se verificado que, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias.

Perceba que se trata da limitao de empenho por parte dos poderes e do Ministrio Pblico de um nico ente, qual seja o da Unio, e no da limitao de empenho pelos demais entes da federao (Estados, DF e Municpios).

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES A LRF e o Anexo de Metas Fiscais da LDO

Conforme j destacado, a LRF promoveu o fortalecimento da LDO. Segundo a Lei que trata da responsabilidade fiscal, em seu pargrafo 1o do artigo 4o, deve integrar a prpria LDO enviada ao Congresso Nacional, o chamado anexo de metas fiscais. 1o Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias, Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.

Por meio de uma leitura rpida, verifica-se que no Anexo de Metas Fiscais AMF sero estabelecidas metas anuais em valores correntes (referentes ao mesmo ano) e constantes (desconsiderando a variao do ndice inflacionrio) para um perodo de trs anos. Essas metas correspondem s previses para receitas e despesas, resultado nominal e resultado primrio, alm do montante da dvida pblica, tambm para os trs anos subsequentes, isto , o exerccio a que se referir a LDO e os dois seguintes. Verifica-se assim que a LDO tem um carter muito maior do que meramente ser norteadora da elaborao do oramento anual para o ano vindouro, uma vez que procura dimensionar o resultado das contas pblicas para um perodo superior ao exerccio financeiro seguinte, de tal forma que o administrador das contas pblicas ter como responsabilidade o cumprimento das metas ali estipuladas, utilizando-se para tal, inclusive, os atributos e recomendaes exarados no art. 9o da LRF, qual seja o relacionado limitao de empenho das despesas. O AMF conter ainda, conforme dispe o pargrafo 2o do artigo 4o, o seguinte:

I - avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II - demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III - evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV - avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V - demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado.

A avaliao do cumprimento das metas de exerccios anteriores, ou seja, que se referem aos resultados pretritos, devero influenciar a elaborao das novas metas a serem alcanadas, ainda segundo a Lei, evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional. Entenda-se neste caso como objetivos atuais da poltica econmica nacional, o equilbrio fiscal e o controle do endividamento em todos os nveis de Governo, que pode, inclusive, ser alterado, desde que cumpridos todos os requisitos impostos pela prpria LRF.

O AMF deve apresentar a evoluo do patrimnio lquido dos entes pblicos, com especial cuidado quanto destinao dos recursos originrios das privatizaes e alienaes de ativos, uma vez que estes no devem integrar a chamada Receita Corrente lquida, objeto de abordagem posterior, dado que estas receitas so receitas de capital e como tal no integram tambm o resultado primrio das contas pblicas.

O Anexo de Metas Fiscais incluir, ainda, a avaliao da situao dos fundos de carter previdencirio, utilizados em geral na complementao de

aposentadorias, ou simplesmente no pagamento de penses e servios mdicos utilizados pelos servidores e seus dependentes. No passado, recursos desses fundos eram utilizados com freqncia para finalidades diversas daquelas previstas em seus estatutos. Busca a LRF, desta forma, proteger os regimes prprios de

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES previdncia, assegurando a utilizao dos seus recursos na finalidade especfica e garantindo a sua viabilidade econmico-financeira.

Finalmente, mas no menos importante, destaca-se que o AMF dever apresentar as estimativas dos efeitos de incentivos fiscais ou qualquer tipo de renncia que importe na perda de receitas prprias da Unio, dos Estados ou dos Municpios. A apresentao da margem de expanso das despesas de carter continuado, definidas nos artigos 16 e 17, torna transparente os objetivos de longo prazo do administrador pblico, alm da herana que uma administrao poder deixar para a sucessora. Certamente que a renncia fiscal e as despesas de carter continuado traro impacto sobre a Receita Corrente Lquida e sobre o Resultado Primrio. Na prxima aula, ao abordarmos o artigo 14 da LRF, referente Renncia de Receita, destacaremos os critrios que devem ser seguidos pelos

administradores pblicos.

Vamos a anlise de mais um exerccio para fixarmos o contedo desenvolvido:

(APO/MPOG ESAF/2008) A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) atribuiu novas e importantes funes ao oramento e Lei de Diretrizes Oramentrias. Nos termos da LRF, a Lei de Diretrizes Oramentrias recebeu novas e importantes funes entre as quais no se inclui:

a) mostrar as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual e respectivas receitas, sendo o financiamento da dvida demonstrado de forma separada nas leis de crditos adicionais. b) estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a comprometer as metas de resultado primrio e nominal previstas para o exerccio. c) quantificar o resultado primrio obtido com vistas reduo do montante da dvida e despesas com juros. d) dispor sobre o controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. e) disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Resposta:

Conforme j comentado, a LRF atribui uma srie de responsabilidades LDO, em que alm do disposto no art. 165 da CF, esta deve dispor sobre:

a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do 1o do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; O pargrafo 1o do prprio artigo 4o estabelece que: 1o Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.

Perceba que o pargrafo no explicito, no moldes das demais assertivas, quanto reduo do montante da dvida e despesas com juros. No obstante, importa mencionar que este a prpria inteno do pargrafo, uma vez que a ocorrncia de conseqentes resultados primrios positivos (supervits), tende a gerar caixa extra ao governo com fins de realizar o pagamento dos juros da dvida pblica alm de, com sua sobra, caso exista, abater montante da dvida. Essa poltica, sistematizada por meio da LRF surgiu do espectro de mudanas realizadas pelo pas no controle do dficit primrio, seguindo recomendao do Fundo Monetria Internacional quando da crise ocorrido no fim dos anos de 1990. Como se sabe, um dos principais motivos causadores da crise ocorrida foi a desconfiana por WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES parte dos investidores internacionais, credores da dvida brasileira, quanto capacidade de pagamento pelo pas de sua dvida externa. Mudanas

institucionalizadas em lei, nos moldes da realizada pela LRF, tende a melhorar a imagem do pas no exterior, tornando a prpria obteno de recursos mais barata em termos da taxa de juros pagas pelos emprstimos tomados, haja vista o prprio risco associado ao no pagamento por conta da incapacidade do pas de gerao de caixa.

Diante da leitura da letra fria da Lei bem como da anlise referente assertiva b, fica clara que a opo incorreta a letra a, uma vez que a LRF no atribui LDO a funo de demonstrar a discriminao das despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual, funo esta atribuda pela LRF LOA.

Como lembrana, vale lembrar que o Anexo de Metas Fiscais AMF estabelece metas fiscais.

A LRF e o Anexo de Riscos Fiscais da LDO

O anexo de riscos fiscais, presente no 3 do art. 4 da LRF, estabelece o dimensionamento dos riscos que venham a impactar as contas do governo, sejam as referentes ao prprio oramento, sejam aqueles relativos s dvidas.

3o A lei de diretrizes oramentrias conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem.

Verifica-se que os riscos fiscais esto associados a todos os compromissos assumidos pela administrao pblica que podem ter o seu valor alterado em funo durante o perodo de vigncia do prprio oramento.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES O Anexo de Riscos Fiscais, presente na LDO, apresenta uma subdiviso entre o tipo de risco fiscal existente. Trata-se da subdiviso tratada pela Portaria STN nmero 470, de 31 de agosto de 2004. Segundo a mesma Portaria, os Riscos Fiscais so subdivididos em Riscos Oramentrios e Riscos da Dvida.

Os Riscos Oramentrios so derivados da possibilidade de frustrao de receita pblica ou mesmo de gerao de despesa se confirmar em montante superior ao estimado. No pargrafo 4o do artigo 4o da LRF consta a necessidade da Unio apresentar em anexo especfico da LDO os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente. 4o A mensagem que encaminhar o projeto da Unio apresentar, em anexo especfico, os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente.

Verifica-se assim que em anexo especfico da LDO previsto, por exemplo, o crescimento do PIB para o ano vindouro. Esse crescimento traz a si associado uma previso de arrecadao de receita tributria. Caso esse prprio crescimento no se configure, grande a possibilidade de frustrao de receita. Entende-se ento que essa possibilidade de receita a menor dever estar contida no Anexo de Riscos Fiscais ARF por representar um risco oramentrio.

Os Riscos da Dvida so os riscos derivados da Dvida Pblica da Unio. Praticamente toda a dvida pblica associada ao pagamento de juros sobre a prpria dvida constituda. Dessa maneira, em situaes em que grande a probabilidade de no ano vindouro ocorrerem alteraes positivas nas taxas de juros, conforme previso do prprio pargrafo 4o do artigo 4o da LRF destacado acima, este aumento de despesa dever estar previsto no Anexo de Riscos Fiscais ARF.

Apenas para fins de complementao relativa aos Riscos Fiscais, destaca-se que nestes tambm devem estar includos os riscos relativos concretizao de WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES nova dvida derivada do julgamento de processos judiciais em curso, nos moldes dos planos econmicos ocorridos no Brasil ao longo dos anos de 1980. De todo modo, as aes transitadas em julgado no devem estar representadas no ARF, uma vez que j se tratam de despesas a serem previstas na LOA para o ano seguinte na qual a LDO orienta.

A Lei Oramentria Anual - LOA e a LRF A LOA o chamado instrumento de planejamento operacional da administrao pblica. Esta recebeu importantes alteraoes promovidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta dever ser elaborada em compatibilidade com o PPA, com a LDO e com a prpria LRF, contendo ainda o seguinte: a) anexo com o demonstrativo da compatibilidade da programao do oramento com as metas da LDO previstas no respectivo Anexo de Metas Fiscais;

Pegadinha!

Muito importante destacar que a LOA conter anexo com demonstrativo da compatibilidade do oramento com as metas da LDO previstas no AMF. No se trata assim do mesmo Anexo de Metas Fiscais que dever compor a prpria LDO. Esse ponto pode ser sujeito cobrana em prova, com o objetivo principal de confundir o concursando!

b) demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia;

Verifica-se assim que a LOA dever conter demonstrativo de renncia de receita e as medidas de compensao destas. Ao abordarmos ponto especfico da LRF sobre este tema, tecermos maiores comentrios a respeito.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

c) previso da reserva de contingncia, em percentual da Receita Corrente Lquida, destinada ao pagamento de restos a pagar e passivos contingentes, alm de outros imprevistos fiscais; Os passivos contingentes constituem, entre outros pontos, ao pagamento de despesas relativas s sentenas judiciais transitadas em julgado. Refere-se pois aos passivos no destacados no anexo de riscos fiscais da LDO, em que neste so previstos os resultados derivados de aes em trnsito de julgamento.

d) A LOA dever apresentar as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual e respectivas receitas, sendo o refinanciamento da dvida (e suas receitas) demonstrado de forma separada, tanto na LOA como nas leis de crditos adicionais; Para que no haja dvidas, este ponto j foi abordado em questo anterior, a qual dispunha sobre as atribuies e os componentes da LDO. Para fins de

consolidao de entendimento, reapresentamos a mesma questo, cobrada no concurso de APO do MPOG de 2008:

(APO/MPOG ESAF/2008) A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) atribuiu novas e importantes funes ao oramento e Lei de Diretrizes Oramentrias. Nos termos da LRF, a Lei de Diretrizes Oramentrias recebeu novas e importantes funes entre as quais no se inclui:

a) mostrar as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual e respectivas receitas, sendo o financiamento da dvida demonstrado de forma separada nas leis de crditos adicionais. b) estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a comprometer as metas de resultado primrio e nominal previstas para o exerccio. c) quantificar o resultado primrio obtido com vistas reduo do montante da dvida e despesas com juros.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES d) dispor sobre o controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. e) disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Resposta: Conforme disposto, a assertiva a est relacionada LOA.

e) vedada a consignao na LOA de crdito com finalidade imprecisa ou mesmo com dotao ilimitada. Essa exigncia refora o previsto na prpria Constituio Federal de 1988. Esse regramento visa coibir a manipulao oramentria, desvirtuando a prpria noo de elaborao do oramento baseado em programas, definido e estruturado segundo orientao estratgica do PPA e parametrizado pela LDO.

f) Ainda segundo a LRF, em referncia LOA, no poder existir nesta, dotao de investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, conforme disposto no 1o do art. 167 da Constituio.

O PPA um instrumento de planejamento estratgico e como tal deve orientar a alocao das despesas que visam ampliar a capacidade de oferecimento de bens e servios pelo governo. A restrio imposta pela LRF LOA relativa, e devido ao seguinte: O prprio PPA no uma pea rgida, sendo sujeito a revises anuais, nos moldes do que definido pela literatura de PPA rolante ou flexvel. Sendo assim, ao longo de sua vigncia, podem ser consignados a este novos investimentos, com prazo superior a um exerccio financeiro, sendo assim necessrio a sua operacionalizao por meio da sua incluso na LOA do ano vindouro. Um outro ponto que estando em vigncia a LOA, poder ser includo nesta dotao especfica, por meio de lei de crdito adicional, crdito especial, uma vez se tratam de recursos sem rubrica especfica j criada no oramento.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Diante desta explanao, nota-se que objetivo da LRF com o pargrafo 5o foi o de evitar a desestruturao e possvel desvinculao dos instrumentos de planejamento da administrao pblica, amarrando a gerao de despesas que possam se estender por um perodo superior a um exerccio financeiro.

Finalmente, mas no menos importante, destacamos que a LRF atribui LOA importante papel de monitoramento das atividades financeiras do Banco Central. Dispe a LRF a respeito:

6o Integraro as despesas da Unio, e sero includas na lei oramentria, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos.

Aps edio da Lei 9.650 de 1998, os servidores do BACEN tornaram-se estatutrios, de tal forma que as despesas com pessoal, encargos sociais e os investimentos no mbito da Autarquia de carter especial, passaram a ser custeadas pela Unio e previstas no oramento anual.

Em adio regulao efetiva das atividades financeiras realizadas pelo Bacen, o artigo 7o da LRF disps sobre parte da sua relao com o Tesouro Nacional:

Art. 7o O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subseqente aprovao dos balanos semestrais.

1o O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. 2o O impacto e o custo fiscal das operaes realizadas pelo Banco Central do Brasil sero demonstrados trimestralmente, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias da Unio.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES 3o Os balanos trimestrais do Banco Central do Brasil contero notas explicativas sobre os custos da remunerao das disponibilidades do Tesouro Nacional e da manuteno das reservas cambiais e a rentabilidade de sua carteira de ttulos, destacando os de emisso da Unio.

O Banco Central faz parte da estrutura administrativa da Unio, tendo a responsabilidade de zelar pelo poder de compra da moeda e a superviso do sistema financeiro. Devido a estas atribuies, no mbito de suas atividades, o BACEN necessita captar fundos junto ao Tesouro Nacional no sentido de dar curso as suas operaes de poltica monetria. O resultado das negociaes feitas entre a autoridade monetria e o mercado financeiro pode ser deficitria ou superavitria, tendo o Tesouro (a Unio) o dever de cobrir os dficits porventura existentes nas operaes do prprio Bacen, e o direito de receber o resultado positivo decorrente destas mesmas atividades.

Importa mencionar que conforme dispe o artigo 34 da LRF o BACEN no pode desde 2002 realizar a emisso de ttulos pblicos, cabendo a este somente o direito de utilizar os ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional. Adiciona-se que, conforme dispe exaustivamente o artigo 39 da mesma norma, o BACEN no pode refinanciar o Tesouro, a exceo da dvida mobiliria federal vincenda em sua carteira.

Em concluso anlise, destaca-se que o custo fiscal das operaes do Bacen devem ser demonstradas trimestralmente, em acordo com o que dispor a LDO. Estes balanos contero notas explicativas sobre os custos da remunerao das disponibilidades do Tesouro, uma vez que a conta nica deste est no Bacen, e da manuteno das reservas internacionais e da rentabilidade da carteira de ttulos que este possui, destacando de forma especial os referentes ao que a Unio faz contrapartida passiva. (Analista Contbil/SEFAZ -CE ESAF/2006) Haja vista a Lei de Responsabilidade Fiscal, o projeto de lei oramentria, alm da compatibilidade com o plano plurianual e a lei de diretrizes oramentrias, dever obedecer a diversas diretrizes, entre as quais no se inclui WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES a) demonstrao da compatibilidade da programao oramentria com o anexo das metas fiscais da lei de diretrizes oramentrias. b) vedao incluso de dotaes para investimento com durao superior a um exerccio financeiro previsto no plano plurianual. c) incluso de reserva destinada ao atendimento de passivos contingentes. d) apresentao de medidas de compensao s renncias de receita previstas no demonstrativo de benefcios tributrios, financeiros e creditcios. e) incluso das despesas com a manuteno do Banco Central.

Resposta: Conforme verificamos, a incluso de dotaes para investimento com durao superior a um exerccio financeiro na LOA podem ser realizadas desde que haja previso no PPA ou em lei que autorize a sua incluso. Gabarito: letra b.

Regra de Ouro

O artigo 12 da LRF est disposto do captulo III, referente receita pblica, o qual trata da previso e da arrecadao da receita. Neste mesmo artigo, no seu pargrafo 2o consta o seguinte destaque: 2o O montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei oramentria.

Este pargrafo trata do que denominamos de Regra de Ouro das Finanas Pblicas, a qual afirma nas suas entrelinhas que o governo no deve utilizar recursos captados na forma de constituio de dvida para pagamento de despesas correntes, ou seja, despesas que no gerem contrapartida positiva no ativo do ente pblico.

A Regra de Ouro ratifica em parte justamente o entendimento do Equilbrio Auto-Sustentvel debatido no incio desta aula, no qual as receitas primrias (ou WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES no financeiras) devem ser suficientes para fazer frente inicialmente s despesas primrias e, no melhor dos mundos, ao total de despesas previstas na LOA.

No obstante, destaca-se que a Constituio Federal j abordava tal tema, destacado no seu artigo 167, inciso III:

vedada a realizao de operaes de crdito que excedam as despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta." (negrito nosso)

Destaca-se que o cumprimento do limite a que se refere o inciso III, do artigo 167 da Constituio, deve ser feito por meio da apurao das operaes de crdito e das despesas de capital, conforme definio dada pelo artigo 32, pargrafo 3, da prpria LRF:

3 Para fins do disposto no inciso V do 1, considerar-se-, em cada exerccio financeiro, o total dos recursos de operaes de crdito nele ingressados e o das despesas de capital executadas, observado o seguinte:

I - no sero computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal, tendo por base tributo de competncia do ente da Federao, se resultar a diminuio, direta ou indireta, do nus deste; II - se o emprstimo ou financiamento a que se refere o inciso I for concedido por instituio financeira controlada pelo ente da Federao, o valor da operao ser deduzido das despesas de capital;

Com fins de verificao do cumprimento para o que determina o artigo 167, inciso III da CF, e mediante determinao da LRF, artigo 32, inciso III, a Resoluo 43 de 2001 do Senado Federal, republicada nos termos da Resoluo no 3 de 2002, dispe que as receitas de operaes de crdito e as despesas de capital sero computadas: WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES I - no exerccio anterior, as receitas de operaes de crdito nele realizadas e as despesas de capital nele executadas; e II - no exerccio corrente, as receitas de operaes de crdito e as despesas de capital constantes da lei oramentria.

No sero computadas como despesas de capital para esta finalidade:

I - o montante referente s despesas realizadas, ou constantes da lei oramentria, conforme o caso, em cumprimento da devoluo a que se refere o artigo 33 da Lei Complementar n 101, de 2000, transcrito a seguir:

Art. 33. A instituio financeira que contratar operao de crdito com ente da Federao, exceto quando relativa dvida mobiliria ou externa, dever exigir comprovao de que a operao atende s condies e limites estabelecidos. 1 A operao realizada com infrao do disposto nesta Lei Complementar ser considerada nula, procedendo-se ao seu cancelamento, mediante a devoluo do principal, vedados o pagamento de juros e demais encargos financeiros. 2 Se a devoluo no for efetuada no exerccio de ingresso dos recursos, ser consignada reserva especfica na lei oramentria para o exerccio seguinte. 3 Enquanto no efetuado o cancelamento, a amortizao, ou constituda a reserva, aplicam-se as sanes previstas nos incisos do 3 do art. 23. 4 Tambm se constituir reserva, no montante equivalente ao excesso, se no atendido o disposto no inciso III do art. 167 da Constituio, consideradas as disposies do 3 do art. 32.

II - as despesas realizadas e as previstas que representem emprstimo ou financiamento a contribuinte, com o intuito de promover incentivo fiscal, tendo por base tributo de competncia do ente da Federao, se resultar na diminuio, direta ou indireta, do nus deste; e

III - as despesas realizadas e as previstas que representem inverses financeiras na forma de participao acionria em empresas que no sejam controladas, direta ou indiretamente pela Unio ou pelos demais entes da WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Federao, excetuando-se aquelas decorrentes da participao em organismos financeiros internacionais.

Importante destacar, com fins de esclarecimento, que as receitas das operaes de crdito efetuadas no contexto da gesto da dvida pblica mobiliria federal somente sero consideradas no exerccio financeiro em que for realizada a respectiva despesa. As operaes de antecipao de receitas oramentrias no sero computadas para os fins de cumprimento da regra de ouro, desde que liquidadas no mesmo exerccio em que forem contratadas.

A Regra de Ouro - Constituio Federal X Lei de Responsabilidade Fiscal

Em medida acauteladora o STF suspendeu a eficcia do 2 do art. 12 da LRF. Isto se deveu a falta de ressalva prevista em norma de maior hierarquia, a qual diz que as operaes de crdito podero exceder os montantes de despesas de capital, desde que autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais, com finalidade especfica, e autorizadas por maioria absoluta, o que por si s j uma restrio, dado o tratamento de maioria relativa para as leis de crditos adicionais normais.

De todo modo, e com fins de consolidao de entendimento para as questes de concurso, ainda persiste a necessidade de atendimento da Regra de Ouro, conforme disposto no mesmo artigo 167, inciso III da Constituio Federal.

Adicionando comentrio final, destacamos que as empresas estatais no dependentes, ou seja, aquelas empresas controladas que no receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, no esto sujeitas s regras impostas pela Constituio Federal.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES E com estes comentrios, damos por encerrada a primeira aula pertinente aos pontos referentes a LRF destacados no contedo programtico de AFO para o concurso de Analista.

Passemos agora realizao de alguns exerccios.

Um abrao,

Francisco

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Exerccios

1 - (Analista Contbil/SEFAZ -CE ESAF/2006) Considerando os dispositivos da Lei Complementar n. 101/2000, o anexo de metas fiscais conter a (o) a) demonstrativo da margem de expanso das despesas discricionrias de carter continuado. b) demonstrao das metas anuais fixadas para os trs exerccios seguintes. c) evoluo do patrimnio lquido do ente nos trs ltimos exerccios destacando a aplicao dos recursos oriundos das operaes de crdito. d) avaliao financeira e atuarial dos fundos de previdncia das empresas estatais. e) avaliao do cumprimento pelo ente das metas fiscais do ano corrente e dos dois ltimos anteriores.

2 - (AFC/STN ESAF/2000) A Lei Complementar de 04/05/2000 estabeleceu normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Identifique a opo que aponta a abrangncia do Setor Pblico definida nessa Lei. a) As Administraes Diretas da Unio, dos Estados e Distrito Federal e dos Municpios. b) Os poderes Executivo, Legislativo, Judicirio e Tribunais de Contas da Unio e dos Municpios; e as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias e empresas. c) A Administrao Indireta da Unio. d) A Administrao Direta da Unio e seus fundos, fundaes, autarquias e empresas estatais dependentes. e) Os poderes Executivo, Legislativo (inclusive os Tribunais de Contas), Judicirio, Ministrio Pblico, as respectivas Administraes Diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes, da Unio, Estados e Distrito Federal, e Municpios.

3 - (Procurador Ministrio Pblico Especial TCE/SC 2005) A publicao da Lei Complementar n 101/00, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), contribuiu para maior controle, organizao e transparncia do oramento. Com a LRF, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) tornou-se o instrumento mais WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES importante para a obteno do equilbrio permanente nas contas pblicas. Identifique a opo incorreta no tocante s exigncias que a LRF trouxe em relao LDO. a) Estabelecer limitaes reduo de despesas obrigatrias de carter continuado. b) Dispor sobre o controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. c) Disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. d) Estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a no comprometer as metas de resultado primrio e nominal, previstas para o exerccio. e) Quantificar o resultado primrio a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros.

4 - (AFC/STN ESAF/2005) Assinale, a seguir, a opo correta em relao aos Riscos Fiscais, segundo disposio do Manual de Elaborao do Anexo de Riscos Fiscais e do Relatrio de Gesto Fiscal de que trata a Portaria STN n 470, de 31.08.04. a) Os Riscos Fiscais so todas as ocorrncias que impactam as contas pblicas. b) Os precatrios so um tipo de Riscos Fiscais. c) A reserva de contingncia a nica forma de cobertura dos Riscos Fiscais. d) Os Riscos Fiscais so classificados em Riscos Oramentrios e Riscos da Dvida. e) A restituio de receitas tributrias em valores superiores aos previstos no oramento no constitui Riscos Fiscais por se tratar de recursos dos contribuintes.

5 - (APO/MPOG- ESAF/2002) No tocante Lei de Responsabilidade Fiscal, identifique a chamada Regra de Ouro. a) A transparncia na gesto fiscal o principal instrumento para o controle social. b) As penalidades alcanam todos os responsveis dos Trs Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, e todo cidado ser parte legtima para denunciar. c) A Lei de Responsabilidade Fiscal importante para o pas, porque representa um enorme avano na forma de administrar os recursos pblicos.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES d) A contratao de operaes de crdito em cada exerccio fica limitada ao montante da despesa de capital. e) Nenhum ato que provoque aumento da despesa de pessoal, nos Poderes Legislativo e Executivo, poder ser editado nos 180 dias anteriores ao final da legislatura ou mandato dos chefes do Poder Executivo.

6 - (AFC/CGU ESAF/2008) Com a publicao da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Oramentrias assumiu novas prerrogativas, entre as quais a de apresentar o Anexo de Metas Fiscais (AMF) e o Anexo de Riscos Fiscais (ARF). Em relao ao AMF e ao ARF no se pode afirmar:

a) no ARF, sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem; b) considerando os riscos de dficits atuariais dos sistemas de previdncia, a LRF determina que integre o ARF a avaliao da situao financeira e atuarial do regime prprio dos servidores pblicos; c) De acordo com as ltimas Leis de Diretrizes Oramentrias da Unio, os riscos fiscais podem ser classificados em duas grandes categorias: Riscos oramentrios e Riscos de dvida; d) O AMF estabelece as metas de Receita, Despesa, Resultado Primrio e Nominal e o montante da dvida pblica a serem observadas no exerccio financeiro a que se refere alm de indicar as metas fiscais para os dois exerccios seguintes; e) faz parte do AMF o demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Gabarito Comentado:

1 (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Considerando os dispositivos da Lei Complementar n. 101/2000, o anexo de metas fiscais conter a (o)

Letra: letra a O AMF deve conter, conforme dispe o pargrafo 2o do artigo 4o, o seguinte:

(... V - demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado.).

Verifica-se que o AMF dispe sobre as despesas obrigatrias de carter continuado, uma vez que estas no podem ser cessadas, gerando por conseqncia maior peso sobre as contas pblicas.

2 - A Lei Complementar de 04/05/2000 estabeleceu normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Identifique a opo que aponta a abrangncia do Setor Pblico definida nessa Lei.

Letra e Segundo pargrafo 2o do artigo 1o da LRF, as disposies da Lei Complementar obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, nas seguintes referncias: I - Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos: a) o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; b) as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes; II - a Estados entende-se considerado o Distrito Federal;

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES III - a Tribunais de Contas esto includos: Tribunal de Contas da Unio, Tribunal de Contas do Estado e, quando houver, Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio.

3 (Procurador Ministrio Pblico Especial TCE/SC 2005) A publicao da Lei Complementar n 101/00, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), contribuiu para maior controle, organizao e transparncia do oramento. Com a LRF, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) tornou-se o instrumento mais importante para a obteno do equilbrio permanente nas contas pblicas. Identifique a opo incorreta no tocante s exigncias que a LRF trouxe em relao LDO.

Letra a

A LRF no estabeleceu que a LDO deve limitar a reduo de despesas obrigatrias de carter continuado. Existiu previso no projeto de lei da LRF de que a LDO deveria estabelecer limitaes expanso de despesas obrigatrias de carter continuado, sendo no entanto vetado pelo presidente da repblica, dado a prpria funo exercida pela despesa de carter continuado, muitas vezes relacionada ao oferecimento de bens e servios sociedade.

4 - (AFC/STN ESAF/2005) Assinale, a seguir, a opo correta em relao aos Riscos Fiscais, segundo disposio do Manual de Elaborao do Anexo de Riscos Fiscais e do Relatrio de Gesto Fiscal de que trata a Portaria STN n 470, de 31.08.04.

Letra d

Segundo a Portaria STN n 470, os riscos fiscais se subdividem em riscos oramentrios e riscos da dvida.

Os Riscos Oramentrios so derivados da possibilidade de frustrao de receita pblica ou mesmo de gerao de despesa se confirmar em montante superior ao WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES estimado. No pargrafo 4o do artigo 4o da LRF consta a necessidade da Unio apresentar em anexo especfico da LDO os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente.

Os Riscos da Dvida so os riscos derivados da Dvida Pblica da Unio. Praticamente toda a dvida pblica associada ao pagamento de juros sobre a prpria dvida constituda. Dessa maneira, em situaes em que grande a probabilidade de no ano vindouro ocorrerem alteraes positivas nas taxas de juros, conforme previso do prprio pargrafo 4o do artigo 4o da LRF destacado acima, este aumento de despesa dever estar previsto no Anexo de Riscos Fiscais ARF.

5 - (APO/MPOG- ESAF/2002) No tocante Lei de Responsabilidade Fiscal, identifique a chamada Regra de Ouro.

Letra d

Debatemos bastante este ponto. De todo modo, para que fique fixado os conceitos referentes Regra de Ouro, entende-se por esta que as receitas de operaes de crdito no podem ser superiores as despesas de capital. No obstante, existe possibilidade de isto ocorrer, desde que sejam autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade especfica, aprovados por maioria absoluta do legislativo.

6 - (AFC/CGU ESAF/2008) Com a publicao da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Oramentrias assumiu novas prerrogativas, entre as quais a de apresentar o Anexo de Metas Fiscais (AMF) e o Anexo de Riscos Fiscais (ARF). Em relao ao AMF e ao ARF no se pode afirmar:

Letra b Considerando o risco de dficits atuariais dos sistemas de previdncia deve integrar o AMF a avaliao da situao financeira e atuarial do regime prprio dos servidores pblicos. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Вам также может понравиться