Вы находитесь на странице: 1из 7

1- Iniciando o JBOSS AS7 Para utilizar o JBOSS AS7 muito simples, basta fazer o download do arquivo no site http://jboss.

.org/jbossas/downloads, descompacte o arquivo no local preferido para utilizar, o JBOSS AS7 um servidor que roda tanto em Linux quanto em Windows, recomenda-se que no Linux se utilize dentro da pasta /opt, nos teste realizados utilizamos no Linux na pasta /opt/AS7_HOME, j no Windows foi utilizado na pasta c:\AS7_HOME. Ele possui dois modos de utilizao, o modo Standalone e Domain; Standalone: Significa uma nica instncia de execuo. Domain: Permite a execuo distribuda e o gerenciamento centralizado de mltiplas instncias. Para iniciar o JBOSS AS7 no modo Standalone/Domain levando em considerao os caminhos acima citados. No sistema operacional Windows: Dentro do Prompt de comando: 1 cd \ AS7_HOME\bin; 2 standalone.bat ou domain.bat; No Linux: 1 cd /opt/AS7_HOME/bin; 2 ./standalone.sh ou ./domain.sh; 2 Configurando o Gerenciador do JBOSS AS7 Para acessar os controles acesse no navegador: http://localhost:8080 ou http://localhost:9990 para ir direto para a pagina de administrao como pode ser observado na figura 1.

Administration Console

Figura 1 Pagina de Administrao do Servidor.

Clique em Administration Console como mostra a Figura 1, para abrir o modo de administrao. Voc ser direcionado para a seguinte tela exibida na figura 2.

Figura 2 Solicitao de Criao de Usurio. Na primeira vez em que utilizar este recurso ser necessrio criar um usurio, para se criar este usurio ter de executar um script chamado add-user(.bat para estao Windows e .sh para estao linux) que esta localizado na pasta bin a mesma para executar o servidor. Ao executar o script aparecera a seguinte tela que exibida na figura 3.

1 2 3

Figura 3 Tela de Configurao do Usurio. Como pode ser observado na figura 3 a sua esquerda existe trs nmeros que indicam os passos para se criar os usurios.

1- Ser escolhido o tipo de usurio no caso a opo a. 2- Logo aps aparecera as configuraes a serem preenchidas. a. No campo Realm <ManagementRealm>: apenas clique na tela enter, pois aqui esta definindo o Realm usado que por padro o ManagementRealm. b. No campo Username: o nome do usurio. c. Em Password: e Re-enter password: entre com a senha e confirme a senha. 3- Onde sera solicitado a confirmao da criao do usurio para o Realm desejado. Responda yes para confirmar e no para cancelar o processo. Aps este processo s atualizar a pagina ou clicar em try again no final da pagina, e a pagina de gerenciamento do servidor abrira.

3- Gerenciando o JBOSS AS7 Modo Standalone Aqui poder avaliar o servios que esto em execuo, como em alguns casos poder para-los ou inicia-los. Mas o mais importante poder adicionar um projeto para executar como mostra a figura 4, clicando em Deployments e Manage Deployments.

2 3

1
Figura 4 Gerenciando os Deployments. Aps clicar em Add Content(Marca 2) e localizar o arquivo desejado para executar ele adicionara o projeto se por algum motivo ele estiver desabilitado basta clicar em enable(marca 3) como mostra a figura 4 , e confirme ele ativara e estar pronto para o uso. O projeto tambm poder ser iniciado manualmente colocando o arquivo na pasta deployments que se localiza em c:\ ou /opt na pasta AS7_HOME(\ ou /)Standalone(\ ou /)deployments e ele iniciara automaticamente.

4- Executando o JBOSS AS7 em modo Domain O modo domain possui algumas propriedades diferentes em relao ao modo Standalone, como poder adicionar servidores, controlar outras instancias do JBOSS AS7, para controlar outras instancias do JBOSS AS7 tem de executar algumas alteraes para que um vire um servidor mster e outro escravo.

Pode se iniciar o servidor com as alteraes em linha de execuo ou fazer estas alteraes nos arquivos dos servidores. 4.1 Executando os servios em linha de comando Primeiramente deve-se alterar os nomes dos servidores para que no fiquem com o mesmo nome e venha a apresentar conflitos. O arquivo que contem o nome do servidor o host.xml que esta localizado em : AS7_HOME/domain/configuration/ Os endereos Ips aqui referenciados sendo eles 192.168.2.104 do host1 e 192.168.2.105 do host slave. No host mster: <host name= host1 xmlns= urn:jboss:domain:1.1> No host escravo: <host name= slave xmlns= urn:jboss:domain:1.1> Em seguida execute o servidor host1 com o seguinte comando dentro da pasta bin: Comando: ./domain.sh bpublic=192.168.2.104 bmanagement=192.168.2.104 Observao comando realizado em Linux parar Windows basta trocar ./domain.sh para domain.bat. Para executar o host escravo primeiramente deve alterar o arquivo host.xml, e como ele no usara um domnio pode deletar o arquivo domain.xml ou somente renomear o arquivo como por exemplo domain.xml.mov, ambos arquivos ficam na pasta AS7_HOME/domain/configuration . No arquivo host.xml acrescente as seguintes linhas marcadas: <management> <security-realms> <security-realm name="ManagementRealm"> <server-identities> <! MTIzMTIz= equivale a senha 123123 criptografada--> <secret value="MTIzMTIz="/> </server-identities> . . </security-realm> . . </security-realms> . . </management> . . <domain-controller> <!-- <local/> comentado --> <!endereo do host host1 -->

<remote host="192.168.2.104" port="9999" securityrealm="ManagementRealm"/> </domain-controller> Aps as alteraes execute o comando abaixo dentro da pasta bin. Comando: ./domain.sh bpublic=192.168.2.105 bmanagement=192.168.2.104 Observao: para que o host slave possa autenticar no host1, deve executar o passo 2 com o nome do usurio sendo o nome do host como por exemplo user name: slave e o password: 123123, caso contrario o host slave no consegui autenticar no host1. 4.2 Alterando arquivo host.xml para executar normalmente Ser apresentado o trecho antigo comentado por <!-- --> e o novo trecho de cdigo na linha de baixo do trecho comentando. Na parte onde esta os ips: 192.168.2.104/105 a parte 104/105 significa que no host1 o ip termina com 104 e o slave com 105. <interfaces> <interface name="management"> <!--<inet-address value="${jboss.bind.address.management:127.0.0.1}"/>--> <inet-address value="${jboss.bind.address.management:192.168.2.104/ 105}"/> </interface> <interface name="public"> <!--<inet-address value="${jboss.bind.address:127.0.0.1}"/>--> <inet-address value="${jboss.bind.address:192.168.2.104/105}"/> </interface> <interface name="unsecure"> <!--<inet-address value="${jboss.bind.address.unsecure:127.0.0.1}"/>--> <inet-address value="192.168.2.104/105"/> </interface> </interfaces> Aps realizar estas mudanas no host1 basta executar o comando ./domain.sh dentro da pasta bin. 4.3- Gerenciando o JBOSS AS7 no navegador Para abrir o gerenciamento do JBOSS AS7 no navegador dever digitar o ip do host1 como por exemplo: http://192.168.2.104:9990. Relembrando que se for a primeira vez que estiver executando ele sem antes ter executado o modo Standalone deve fazer o

procedimento igual ao passo 2, mas caso j tenha executado ele mesmo que seja em modo Standalone o usurio continua valendo. Aps fazer o login a seguinte tela apresentada na figura 5, onde ser possvel escolher qual host ser gerenciado.

2 3

Figura 5 Escolhendo o host. Analisando a figura 5, note que a esquerda da imagem existe 3 marcaes: 1- Onde abrira a lista de host a ser escolhido. 2- O host escolhido 3- Fechando a tela de seleo de host. O modo de gerenciamento de deployments bem parecido com o da figura 4 apresentado acima, mudando onde esta a opo de enable para add group e quando adicionado a algum grupo ele inicia a execuo automaticamente. Agora iremos olhar a parte de gerenciamento dos servers, que como pode ser visto na figura 6.

1 2

Figura 6 Gerenciando os Servers

Analisando as marcaes da figura 6. 1- Opo de Server Instances onde aparece os servers do host escolhido. 2- Status do server se esta ativo ou no. 3- Botao para parar um server ou inicia-lo.

Na figura 7, esta mostrando a parte onde pode incluir um server ou at mesmo excluir um existente.

2 4 3

Figura 7- Administrando os servers. Analisando a figura 7: 1234Escolhendo a opo Server Server Configurations Lista dos servers existentes no host Botes para adicionar ou remover servers

Вам также может понравиться