Вы находитесь на странице: 1из 54

UNIVERSIDADE POTIGUAR

CAMPUS DE MOSSOR

DESENHO TCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO Prof: Alexandre Pereira Vieira

UM OLHAR NA NATUREZA
As colmias tm um padro hexagonal ...

As asas dos insetos tm determinadas formas ...

A forma em espiral da concha do nautilus ...

UM OLHAR NA NATUREZA

A teia da aranha

O que se verica que o Homem, no decorrer do tempo, foi saciando a sua curiosidade fazendo uso precisamente da Geometria, uGlizando raciocnios lgicos.

A GEOMETRIA...

A Geometria trata de formas, das suas propriedades e das suas relaes. o ramo da MatemKca originado a parKr da nossa percepo visual, e a vista o nosso senKdo mais forte.

Os eltrons descrevem rbitas elpticas em torno do ncleo do tomo.

HISTRICO

PINTURA PR HISTRICA - GRUTA DE LASCAUX, FRANA

Civilizaes Egpcia e Babilnica conhecimento da geometria

At que...
SC. XVIII
NECESSIDADES DA ENGENHARIA MILITAR; ACELERADO DESENVOLVIMENTO TCNICO; ESTUDO DA REPRESENTAO.

FIM DO SC. XVIII


GASPAR MONGE FUNDAMENTA A GEOMETRIA DESCRITIVA.

GASPAR MONGE
Gaspar Monge era de origem plebia, lho de comerciante pobre (tempos de Lus XVI), capacidade intelectual que impressionou instrutores da Escola Militar de Mezires - passou de aluno a professor. Monge aliava qualidades pedaggicas notveis, s suas capacidades de invesKgao. Foi Ministro da Marinha, tornou-se amigo de Napoleo Bonaparte, o acompanhou na expedio ao Egito. Militante aKvo da Revoluo Francesa.

SISTEMAS DE REPRESENTAO
1. ARTSTICA:
REPRESENTAO EM TELA O MAIS REAL POSSVEL, CENAS E OBJETOS TRIDIMENSIONAIS;

2. TCNICA:
REPRESENTAR EM DESENHO OBJETOS, EDIFCIOS E FORTIFICAES, COM FINS DE FABRICAO OU CONSTRUO.

A REPRESENTAO ARTSTICA
A Trindade com a Virgem So Joo e Donantes. Masaccio, 1425. Pintado em uma parede da Igreja Santa Maria Novela, Florena, Gdo pelos historiadores como a primeira obra de um pintor renascenGsta que uGlizou de forma consciente e sistemicamente a perspecGva linear. Existe um ponto de fuga nico situado no ponto mdio da linha do horizonte. A LH est situada aproximadamente no nvel do olho do observador.

A REPRESENTAO TCNICA
GD tem por objeGvo:
A representao de guras do espao, a m de estudar sua forma, dimenso e posio. Para alcanar estas nalidades, a GD uGliza um sistema de projees elaboradas por Gaspar Monge - sistema ortogonal ou didrico.

A Geometria Descri.va desenvolve a habilidade de imaginar objetos ou projetos no espao, e no apenas a leitura ou interpretao de desenhos. Algumas prosses exigem a capacidade de pensar em trs dimenses; sem este .po de pensamento, mais a habilidade de transport-lo para o desenho, impra.cvel a cria.vidade, a inteligncia para criar coisas novas. Gildo Montenegro

PROJEES
A projeo de um objeto a sua REPRESENTAO GRFICA num plano. Pode ser em 2D ou em 3D.

PROJEES

PROJEES

PROJEES EM 3D: A PERSPECTIVA


As regras da PerspecKva explicam como desenhar guras e como pintar o mundo real numa tela plana. A Geometria tridimensional surge mais interessante que a Geometria plana.

SISTEMA CNICO DE PROJEO


A projeo cnica, tambm chamada de projeo central, o Gpo de projeo, cujos raios que incidem no objeto e no plano de projeo so todos concorrentes no ponto V (vrGce do cone), como as geratrizes do cone.

SISTEMA CNICO DE PROJEO

SISTEMA CILINDRICO DE PROJEO


A projeo cilndrica, tambm chamada de projeo paralela, o Gpo de projeo, cujos raios projetantes que incidem no objeto e no plano de projeo so todos paralelos entre si, como as geratrizes do cilindro. A projeo cilndrica pode ser ortogonal ou oblqua.

SISTEMA CILINDRICO DE PROJEO

Oblqua

Ortogonal

PROJEES EM 2D: AS PROJEES ORTOGONAIS

Um objeto pode ocupar qualquer posio no espao em relao ao plano de projeo.

A projeo ortogonal de um objeto num nico plano no suciente para a determinao da forma e da posio deste objeto no espao. VEJA PORQUE:

Gaspar Monge solucionou este problema com a criao de um sistema duplo de projeo que tem o seu nome: Projees Mongeanas ou Sistema Mongeano de Projeo.

Atravs da aplicao dos conceitos bsicos de Projees Mongeanas , qualquer objeto, seja qual for sua forma, posio ou dimenso, pode ser representado no plano bidimensional, pelas suas projees cilndricas ortogonais.

PLANOS DE PROJEO
Planos de projeo so dois planos perpendiculares entre si; um deles chama-se plano horizontal e o outro plano verGcal. Os dois planos so ilimitados em todos os senGdos. Chama-se Linha de Terra - LT (ou xy) a interseo dos dois planos. Os ngulos diedros so ngulos formados por duas faces planas. Portanto os dois planos de projeo formam quatro ngulos diedros retos I, II, III e IV.

UGliza uma dupla projeo cilndrico- ortogonal, onde 2 planos - um horizontal e um verGcal, se interceptam no espao - perpendiculares entre si. A interseo desses planos determina uma linha chamada de Linha de Terra (LT). Esses planos determinam no espao 4 diedros numerados no senGdo anG-horrio.

VEJA AGORA como possvel determinar a forma e a posio dos objetos no espao...

3 PLANO DE PROJEO:
Foi acrescentado por Gino Loria um terceiro plano de projeo para melhor localizao de objetos no espao - plano lateral. Forma com o diedro conhecido um triedro tri-retngulo, sendo portanto, perpendicular aos planos Horizontal e VerGcal de projeo. O plano lateral fornecer uma terceira projeo do objeto.

At agora representamos os objetos no espao. Para representarmos esses objetos no plano bidimensional do papel ou da tela do computador, necessrio que o plano horizontal e verKcal coincidam numa nica supermcie plana. Monge, uKliza um arKmcio, rotaciona o plano horizontal em 90, fazendo com que o plano horizontal coincida com o verKcal . Esse procedimento chama-se rebaKmento.

OBTENO DA PURA
Para obter a pura, gira-se o Plano Horizontal de Projeo (PH) em torno da Linha de Terra no senGdo horrio, de tal forma que este coincida com o Plano VerGcal de Projeo (PH). Esta nova representao recebe o nome de pura.

OBTENO DA PURA

Na gura abaixo vemos as projees de um objeto em perspecGva.

Na prGca, porm as projees so representadas como na gura abaixo, onde os planos de projeo so rebaGdos sobre um mesmo plano.

Quando desenhamos vistas sobre um mesmo plano, eliminamos o desenho dos planos, deixando apenas as linhas que separam os desenhos das vistas.

Aps o rebaKmento obtemos a representao da gura no plano por suas projees. Esta representao denominada PURA. Podemos notar que na pura, as duas projees de um ponto pertencem uma mesma reta perpendicular Linha de Terra Esta reta denominada LINHA DE CHAMADA.

A distncia de um ponto ao Plano Horizontal (PH), denominada COTA do ponto; que em projeo representada em pura pela distncia da sua projeo verKcal at a linha de terra.

A distncia de um ponto ao Plano VerKcal (PV), denominada AFASTAMENTO do ponto; que em projeo representada em pura pela distncia da sua projeo horizontal at a linha de terra.

Um objeto pode estar localizado em qualquer dos quatro diedros que ter as suas projees horizontal e verKcal. A Geometria DescriKva estuda essas projees nos quatro diedros. Os elementos de projeo tm uma ordem diferente em cada diedro e em relao a cada plano de projeo. So elementos de projeo: PLANO; OBJETO; OBSERVADOR.

1 DIEDRO
PH observador, objeto, plano de projeo. PV observador, objeto, plano de projeo.

2 DIEDRO
P H observador, o b j e t o , plano de projeo P V observador, plano de projeo, objeto

3 DIEDRO
P H observador, plano de projeo, objeto P V observador, plano de projeo, objeto

4 DIEDRO
P H observador, plano de projeo, objeto P V observador, o b j e t o , plano de projeo

Em Desenho Tcnico os dois Diedros Pares: 2 e 4 no so uGlizados, porque em pura h sobreposio das projees aps o rebaGmento dos planos, dicultando a interpretao. Vamos observar o 2 e 4 Diedro:

A Geometria DescriKva, por meio do Mtodo Mongeano, representa objetos do espao por suas puras. Veja os exemplos dessa representao no 1 e no 3 diedro e compare as diferenas da projeo nas suas respecKvas puras:

RESUMINDO:

DIEDRO - formado por dois planos de projeo ortogonais - um horizontal, um verGcal. LINHA DE TERRA - reta determinada pela interseco dos planos Horizontal e VerGcal de projeo. REBATIMENTO rotao do PH em 90 graus para obteno da pura. PURA - representao de guras no plano bidimensional, pelas suas projees. LINHAS DE CHAMADA - reta perpendicular linha de terra, que liga as projees horizontais e verGcais de pontos. COTA distncia de um ponto ao PH. AFASTAMENTO distncia de um ponto ao PV. VERDADEIRA GRANDEZA - V.G. - diz-se que uma projeo est em V.G. quando o objeto est paralelo ao plano de projeo, projetando o mesmo com sua real superqcie.

Вам также может понравиться