Вы находитесь на странице: 1из 5

PROBABILIDADE CONDICIONAL

1) Probabilidade condicional Seja um espao amostral e consideremos dois eventos: A e B. Com o smbolo p(A/B) indicamos a probabilidade do evento A, dado que o evento B ocorreu, isto , p(A/B) a probabilidade condicional do evento A, uma vez que B tenha ocorrido. Quando calculamos p(A/B), tudo se passa como se B fosse o novo espao amostral reduzido dentro do qual queremos calcular a probabilidade de A. Exemplo: Consideremos o lanamento de um dado e observao da face superior: = {1, 2, 3, 4, 5, 6} Sejam os eventos: A = ocorre um n mpar = {1, 3, 5} B = ocorre um n maior ou igual a 2 = {2, 3, 4, 5, 6} p(A/B) ser a probabilidade de ocorrer um n mpar no novo espao amostral reduzido B = {2, 3, 4, 5, 6}. Atribuindo 1/5 para a probabilidade de cada evento elementar de B, o evento ocorrer n mpar no novo espao amostral {3, 5}. Logo, p(A/B) = Note que, p(A/B) Exerccios: 1) Um dado lanado e o nmero da face superior observado. Se o resultado obtido for: a) Par, qual a probabilidade de ele ser 5? b) 5, qual a probabilidade de ele ser par? c) mpar, qual a probabilidade de ele ser 3? d) 3, qual a probabilidade de ele ser mpar? 2) Um grupo de 50 moas classificado de acordo com a cor dos cabelos e dos olhos de cada moa, segundo a tabela: cabelos olhos azuis castanhos Loira 17 9 Morena 4 14 ruiva 3 3 a) Se voc marca um encontro com uma dessas garotas, escolhida ao acaso, qual a probabilidade de ela ser? i) Loira? ii) morena de olhos azuis? iii) morena ou ter olhos azuis? b) Est chovendo quando voc encontra a garota. Seus cabelos esto completamente cobertos, mas voc percebe que ela tem olhos castanhos. Qual a probabilidade de que ela seja morena?

2)

Teorema da multiplicao

Vimos que p(A/B)

. Se dividirmos e multiplicarmos esta igualdade por n(), temos:

Ou ainda,

Logo, p(AB) = p(B). p(A/B) = p(A).p(B/A) Exemplo: Um lote de 12 peas, 4 so defeituosas. Duas peas so retiradas aleatoriamente, uma aps a outra. Encontre a probabilidade das duas no serem defeituosas: Soluo: Considerando que n() = 12, vamos chamar de: A =retirada da 1 pea no defeituosa B = retirada da 2 pea no defeituosa Ento, p(A) = 8/12 . Como a 1 pea foi retirada e no defeituosa, o novo espao amostral tem apenas 11 peas e agora s tem 7 peas no defeituosas, ento, p(B/A) = 7/11. Logo, p(AB) =

3) Diagrama de rvore: o processo que usamos, transformando o problema em rvore e atribuindo probabilidades a cada ramo da rvore, para assim, resolver o problema. Exemplos: 1. Uma urna I contm 2 bolas vermelhas e 3 bolas brancas, a urna II contm 4 bolas vermelhas e 5 bolas brancas. Uma urna escolhida ao acaso e dela uma bola extrada ao acaso. Qual a probabilidade de observarmos urna I e bola vermelha?
V 2/5 I 1/2 4/9 1/2 II 5/9 V 3/5 B B

p(UI V) = p(UI).p(V/UI) =

2. Um lote contm 50 peas boas e 10 defeituosas. Uma pea escolhida ao acaso e, sem reposio desta, outra pea escolhida ao acaso. Qual a probabilidade de ambas serem defeituosas? R: 3/118

3. Uma caixa contm 3 moedas M1, M2 e M3. A M1 honesta, a M2 tem duas caras e a M3 viciada de tal modo que caras so 2 vezes mais provveis que coroas. Uma moeda escolhida ao acaso e lanada. Qual a probabilidade de observarmos moeda M1 e cara? R: 1/6.

4. Existem 3 caixas idnticas. A primeira contm duas moedas de ouro, a segunda contm uma moeda de ouro e outra de prata e a terceira, duas moedas de prata. Uma caixa selecionada ao caso. Se a moeda for de ouro, qual a probabilidade que seja da primeira caixa? R: 2/3.

5. So dadas trs caixas: a caixa 1 tem 10 lmpadas, das quais 4 so defeituosas; a caixa 2 tem 6 lmpadas, das quais 1 defeituosa e a caixa 3 tem 8 lmpadas, das quais 3 so defeituosas. Selecionamos uma caixa aleatoriamente e ento retiramos uma lmpada ao acaso. Qual a probabilidade de a lmpada ser defeituosa? R: 113/360.

4) Teorema de Bayes e parties Partio: Seja {Bj} uma coleo de conjuntos. Dizemos que este conjunto forma uma partio de se: a) Bj , j ; b) Bi Bj = , se i j; c) = . Seja um espao amostral e A um evento de . Ento a seguinte relao vlida: Vamos chamar de S1= B1A; ...; Sn= BnA. Como S1, ... , Sn so dois a dois com interseo vazia, podemos escrever: 3

p(A) = p(B1A) + p(B2A) + ... + p(BnA) Assim, pelo teorema da multiplicao, p(A) = p(B1).p(A/B1) + p(B2).p(A/B2)+ ... + p(Bn).p(A/Bn) Por outro lado, (2) e ainda, (3) Substituindo (2) em (1),

(1)

Substituindo agora (3),

Multiplicando em cruz,

Exemplos: 1) Trs mquinas A, B e C produzem 50%, 30% e 20%, respectivamente, do total de peas de uma fbrica. As porcentagens de produo defeituosas so 3%, 4% e 5%. Se uma pea selecionada defeituosa, ache a probabilidade de ela ter sido fabricada pela mquina A.

2) Num certo colgio, 4% dos homens e 1% das mulheres tm mais de 1,70m de altura. Ora, se um estudante selecionado aleatoriamente e tem mais do que 1,70m de altura, qual a probabilidade de ser mulher? R: 3/11

3) Trs mquinas A, B e C produzem 60%, 30% e 10%, respectivamente, do total de peas de uma fbrica. As porcentagens de produo defeituosas so 2%, 3% e 4%. Uma pea selecionada ao acaso e defeituosa. Encontre a probabilidade de ser da mquina C . R:4/25. 4

4) Temos 3 urnas. A urna A contm 3 bolas vermelhas e 5 brancas; a urna B contm 2 bolas vermelhas e 1 branca; a urna C contm 2 bolas vermelhas e 3 brancas. Uma urna escolhida ao acaso e uma bola retirada. Se a bola for vermelha, qual a probabilidade de vir da urna A?R: 45/ 173.

5) Independncia de dois eventos Dados dois eventos A e B de um espao amostral , diremos que A independe de B se: P(A/B) = p(A) Isto , A independe de B se a ocorrncia de B no afeta a probabilidade de A. Observemos que, se A independe de B, ento B independe de A, pois:

Em resumo, se A independe de B, ento B independe de A e, alm disso:

ou seja, dois eventos so chamados independentes se: p(AB) = p(A). p(B) Exemplos: 1) Uma moeda lanada 3 vezes. Qual a probabilidade de ocorrer pelo menos duas vezes caras e resultados iguais nos trs lanamentos?

Вам также может понравиться