Вы находитесь на странице: 1из 11

ABORDAGEM HISTRICA

Os Jogos Paraolmpicos ou Paralmpicos so o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficincia. Incluem atletas com deficincias fsicas (de mobilidade, amputaes, cegueira ou paralisia cerebral), alm de deficientes mentais. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, tm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competies esportivas para deficientes fsicos, como forma de reabilitar militares atingidos na Segunda Guerra Mundial. O sucesso das primeiras competies proporcionou um rpido crescimento ao movimento paraolmpico, que em 1976 j contava com quarenta pases. Neste mesmo ano foi realizada a primeira edio dos Jogos de Inverno, levando a mais pessoas deficientes possibilidade de praticar esportes em alto nvel. Os Jogos de Barcelona, em 1992, representam um marco para o evento, j que pela primeira vez os comits organizadores dos Jogos Olmpicos e Paraolmpicos trabalharam juntos. O apoio do Comit Olmpico Internacional aps os Jogos de Seul, em 1988 proporcionou a fundao, em 1989, do Comit Paraolmpico Internacional. Desde ento os dois rgos desenvolvem aes conjuntas visando ao desenvolvimento do esporte para deficientes. Vinte e oito modalidades compem o programa dos Jogos Paraolmpicos, sendo que vinte e cinco j foram disputadas, duas iro estrear na edio de 2016 e uma no tem previso para a incluso. Alm de modalidades adaptadas, como atletismo, natao, basquetebol, tnis, esqui alpino e curling, h esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco. Ao longo da histria, diversos atletas com deficincia fsica participaram de edies dos Jogos Olmpicos, tendo conseguido resultados expressivos. O nico caso registrado de atleta profissional que fez o caminho inverso, ou seja, competiu primeiro em Jogos Olmpicos e depois em Jogos Paraolmpicos, o do esgrimista hngaro Pl Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988 e, aps os Jogos, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplgico. Szekeres j participou de cinco Jogos Paraolmpicos.

MODALIDADES ESPORTIVAS PARAOLMPICAS


Atletismo: Composto por provas de corridas, saltos, lanamentos e arremessos, cujos atletas participantes possuem deficincias fsicas ou visuais; Basquetebol em cadeira de rodas: Esporte disputado nas categorias feminino e masculino. disputado desde a primeira Paraolimpada; Bocha: disputado por pessoas com paralisia cerebral severa, dependentes de cadeira de rodas. As competies ocorrem segmentadas entre os sexos, e nas categorias individual e dupla; Ciclismo: Disputado por pessoas de ambos os sexos com paralisia cerebral, deficincia visual, amputados e lesionados medulares; Esgrima: Esporte restrito apenas s pessoas com dificuldade de locomoo; Futebol de 5: Disputado por homens deficientes visuais; Futebol de 7: Restrito a homens paralisados cerebrais; Goalball: Esporte desenvolvido especialmente para pessoas com deficincia visual; Halterofilismo: Mulheres e homens amputados, les outres com baixo grau, paralisados cerebrais e lesionados de medula espinhal competem nessa modalidade; Hipismo: praticado por pessoas de ambos os sexos e abarca diversos tipos de deficincia; Jud: Com disputas masculinas e femininas, esse esporte tambm restrito aos deficientes visuais; Natao: Os nadadores que podem participar das provas so aqueles com limitaes motoras e fsicas, com deficincia visual e deficincia mental; Remo: Contempla diferentes tipos de deficincia; Rugby de cadeira de rodas: Nessa modalidade, homens e mulheres podem pertencer a uma mesma equipe. Jogam pessoas tetraplgicas; Tnis de Mesa: As disputas so feitas de modo individual e por equipe. Participam atletas cadeirantes, andantes e portadores de deficincia mental;

Alm dessas modalidades, tambm pertencem competio o tnis em cadeira de rodas, o tiro com arco, o tiro esportivo, vela e o voleibol sentado.

PARTICIPAO DO BRASIL NOS JOGOS PARAOLMPICOS


Com 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze, o Brasil agora volta suas atenes para os Jogos Paraolmpicos Rio 2016. A meta brilhar em casa e subir mais duas posies na tabela de classificao final. O quinto lugar a meta.

O Brasil comemora sua melhor participao em Paraolimpadas na histria. Ao todo foram 43 medalhas em Londres, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze, o que rendeu ao pas duas posies a mais no quadro geral de medalhas em relao a Pequim-2008, terminando em stimo lugar. Em Pequim, o Brasil ficou em nono.

O grande nome do Brasil nas Paraolimpadas foi o nadador Daniel Dias, que venceu as seis provas que competiu. Com a faanha, ele se tornou o maior atleta paraolmpico do pas, com 15 medalhas, sendo 10 douradas. O Brasil agora quer superar nos Jogos do Rio 2016 o recorde de medalhas obtido nos Jogos Paraolmpicos de Londres e, para isso, atrair investimentos da iniciativa privada e despertar a ateno para o tema da acessibilidade no pas. Em Londres, o Brasil ficou atrs, respectivamente, de China, Rssia, Reino Unido, Austrlia, Ucrnia e Estados Unidos. A meta para os Jogos da Rio 2016 alcanar a quinta posio. Muitos dos 182 para-atletas brasileiros que participaram dos Jogos ganharam ou reforaram - status de dolo, como os corredores Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina, o maratonista Tito Sena, o nadador Daniel Dias - vencedor de seis medalhas de ouro na competio -, e os futebolistas Jefinho e Ricardinho. O esporte que mais rendeu ttulos foi a natao, com nove ouros, trs a mais que o atletismo, que conquistou 6 medalhas. A 21 medalha de ouro veio neste domingo com Tito Sena, que venceu a maratona na classe T46 em 2h30m49s, com direito a uma linda arrancada no quilmetro final para superar o espanhol Abderrahman Ait Khamouch. O maior destaque do Brasil nestes Jogos Paraolmpicos foi o nadador Daniel Dias, que conquistou nada menos que seis ttulos, vencendo todas as provas individuais em que participou e quebrando cinco recordes mundiais. Daniel, que nasceu com m formao congnita dos membros, tambm brilhou em Pequim-2008 e assim tornou-se o maior atleta da histria do pas em Paraolimpadas com 15 pdios (10 ouros, quatro pratas e um bronze), superando o tambm nadador Clodoaldo Silva e a atleta cega dria Santos.

Nas pistas de atletismo, a maior estrela brasileira foi outra deficiente visual, Terezinha Guilhermina, que levou o ouro nos 100 m e nos 200 m rasos da classe T1, somando-se ao ouro de Pequim-2008 nos 200 m. Quem brilhou no estdio olmpico tambm foi Alan Fonteles, de apenas 20 anos, que conquistou o ouro nos 200 m rasos da classe T44 (amputados). Alan, que foi o porta-bandeira do Brasil durante a cerimnia de encerramento, derrotou ningum menos que o sul-africano Oscar Pistorius, maior estrela do esporte paralmpico, que fez histria ao se tornar o primeiro amputado a participar de uma Olimpada com atletas no deficientes, em agosto. O futebol de cinco para cegos tambm fez histria ao conquistar o tricampeonato olmpico com a vitria na final sobre a Frana, mantendo a invencibilidade do Brasil na modalidade.

ILUSTRAES

BIBLIOGRAFIA
http://sergiocpb.wix.com/paralimpiadas#!home|mainPage http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogos-paraolimpicos.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paral%C3%ADmpicos

Nome: Beatriz Araujo N: 2 3ano A

Jogos Paraolmpicos

Educao Fsica Instituto Dona Placidina

CONCLUSO
Os Jogos Paraolmpicos o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficincia e mais um grande avano para humanidade. Esse tipo de evento s ajuda a ir acabando com o preconceito de algumas pessoas e incentiva outras. uma lio de vida ver o que esses esportistas fazem apesar das pequenas limitaes que eles possuem. Devemos nos espelhar neles, pois so grandes pessoas que passam por qualquer dificuldade para vencer os obstculos que os atrapalham.

Вам также может понравиться