Вы находитесь на странице: 1из 3

1.

Princpio da Saisine: Este princpio preconiza que a propriedade e a posse da universalidade dos bens do de cujus transferem-se imediatamente aos seus herdeiros desde o exato momento da morte. Isto porque no existe patrimnio sem titular. Em nosso ordenamento jurdico este princpio est disposto no art. 1784 CC. Deste modo, os frutos e rendimentos do patrimnio transmitido j integram o acervo dos herdeiros desde o bito. Da mesma forma, os encargos e tributos tambm so de responsabilidade de tais herdeiros. importante ressaltar que a transferncia imediata da posse geralmente esbarra em algumas dificuldades prticas, tais como o imvel est alugado na data do bito. Nesse caso, os herdeiros devero respeitar as disposies contratuais pr-estabelecidas. O princpio da saisine trata-se de uma fico jurdica em benefcio dos herdeiros. Nos casos de aceitao da herana, este ato retroage data de abertura da sucesso, enquanto que nos de renncia da herana a transmisso tem-se como no verificada, ou seja, como se o renunciante nunca tivesse herdado. Ver art. 1804 CC. O principio da saisine sofre algumas restries em relao aos legados (bens individualizados deixados em testamento). Isto porque a herana se defere como um todo unitrio e os bens s sero individualizados com a partilha. Alm disso, existem situaes peculiares que permitem ao testador deixar o legado de coisa que se determine pelo gnero, sem que sequer exista tal coisa em seu acervo hereditrio. Assim, no h como se efetivar a imediata posse do bem a partir da morte do de cujus. De acordo com este princpio, o momento da abertura da sucesso se realiza com o evento morte. Historicamente, o principio da saisine comeou a ser adotado ainda na poca medieval, tendo em vista que, uma vez morto o arrendatrio,

a posse da terra voltava ao senhor, e a imisso na posse dos herdeiros deveria ser requerida, mediante pagamento de uma quantia. 2. Foro competente para o inventrio Desde logo importante esclarecer que os bens situados no estrangeiro escapam jurisdio brasileira. Do mesmo modo, um bem situado no Brasil de competncia do Poder Judicirio brasileiro proceder a partilha. Ver. Art. 89 CPC. Se houver imveis situados em dois pases, haver dois inventrios. O CC/2002 dispe sobre a competncia interna em seu art. 1785, que determina: A sucesso abre-se no lugar do ltimo domicilio do falecido. Este foro, no entanto, pode ser alterado. Ver. Art. 96 CPC. - ltimo domiclio do autor da herana (CC, art. 1.785 e CPC, art. 96) - situao dos bens, se no tinha domiclio certo - lugar do bito, se no tinha domiclio certo e havia bens em mais de uma localidade 3. Lei aplicvel para regular a sucesso: ATENO QUE VAI CAIR NA PROVA. Ver. Art. 1787 CC.: a sucesso e a legitimao para suceder regulada pela lei vigente na data de sua abertura. O Cdigo Civil de 2002 entrou em vigor 11 de janeiro de 2003. Nos casos de pessoas estrangeiras, com bens situados no Brasil, ver art. 10 LICC. Ver exemplo pg. 17 livro resumo Atlas. A Lei aplicvel para regular a capacidade sucessria a lei do domiclio do herdeiro e do legatrio. Art. 10 da LICC. 4. Inventrio (ver CPC) - deve iniciar-se at 60 dias aps a abertura da sucesso - deve ultimar-se em at 12 meses - deve ser instrudo com procurao ao advogado, certido de bito e testamento - se os legitimados dos arts. 987 e 988 do CPC no o requererem, o juiz o instaurar ex officio - o juiz nomear inventariante, que prestar compromisso e, em 20 dias prestar as primeiras declaraes - administrador e representante legal do esplio - ordem preferencial do art. 990 do CPC - havendo razes relevantes, o juiz poder alterar essa ordem - inventrio extrajudicial (CPC, art. 982, pargrafo nico)

5. Objeto da herana A herana o conjunto de direitos e obrigaes deixadas pelo de cujus para seus herdeiros legtimos e testamentrios. - todo unitrio e indivisvel. Art. 1791 CC - o herdeiro responde intra vires hereditares recebendo ativo e passivo da herana -No responde por encargos superiores as foras da herana. Art. 1792 CC.

Вам также может понравиться