Вы находитесь на странице: 1из 8

GRVIDA CHEGA EM ESTADO GRAVE AO MIGUEL COUTO E MDICO ESCREVE EM SEU BRAO A MATERNIDADE PARA IR E O NIBUS PARA PEGAR

RIO - O SONHO DE TER UMA MENINA, QUE VIRIA A SE JUNTAR A DOIS GAROTOS MAIS VELHOS, ESTAVA PRESTES A SE TORNAR REALIDADE, MAS FOI INTERROMPIDO PELA IRRESPONSABILIDADE E PELO DESCASO MDICO DURANTE UM ATENDIMENTO NO HOSPITAL MIGUEL COUTO. NO LTIMO DIA 2, QUINTA-FEIRA, MANUELA COSTA, DE 29 ANOS, FOI AO HOSPITAL SENTINDO FORTES DORES E COM SANGRAMENTO. DEPOIS DE SER EXAMINADA PELO OBSTETRA DE PLANTO, ELA TEVE SEU BRAO RABISCADO DE CANETA COM OS DIZERES: "FERNANDO MAGALHES" E "476 E 460". SIGNIFICAVAM O NOME DA MATERNIDADE QUE A PACIENTE DEVERIA PROCURAR E OS NIBUS QUE, POR CONTA PRPRIA, PEGARIA PARA CHEGAR L. ASSIM COMO ELA, MAIS DUAS GRVIDAS DEPOIS DE EXAMINADAS FORAM "MARCADAS" PELO PLANTONISTA E ENCAMINHADAS PARA A MATERNIDADE DE SO CRISTVO.

www.oglobo.com.br Publicada em 04/07/2009 s 17h07m Simone Intrator

DORES E DELCIAS DO TRABALHO EM SADE lida Azevedo Hennington Rio de Janeiro, 20 de julho de 2009

Ao assumir a empreitada de discorrer sobre o trabalho em sade, suas dores e delcias, logo surgiram as primeiras indagaes: falar do qu e para quem? Ou seja, de quem afinal estamos falando? Que trabalho esse? E quem somos ns, trabalhadores da sade?

No h uma s resposta. Somos muitos, assim como so diversos os trabalhos por ns executados. Eu diria que somos um e somos vrios. Todos agentes nesse grande circuito de produo de sade. Entretanto, j neste momento esclareo que pretendo falar do trabalho nas unidades de sade e de seu sujeito, o trabalhador do SUS que atua, como costumamos dizer, na ponta do sistema; aquele que interage diretamente com o outro a pessoa, o usurio , assistindo-o no seu sofrimento.

Primeira constatao: somos realmente muitos. Sabe-se que no Brasil no h escassez de fora de trabalho embora persistam problemas na sua distribuio com falta de profissionais de sade nas zonas rurais e periferias das grandes cidades (Machado et al,
Mdica sanitarista, professora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Clnica Evandro Chagas e da Escola Nacional de Sade Pblica Srgio Arouca, Fiocruz, Rio de Janeiro.

2006). Mas a despeito da incorporao de novas tecnologias, esse mercado necessita de fora de trabalho intensiva e por isto permanece absorvendo grande nmero de trabalhadores, ao mesmo tempo em que exige novas qualificaes.

Num cenrio de aumento do desemprego principalmente a partir dos anos 1990, em constraste observou-se um significativo crescimento da oferta de postos de trabalho no setor pblico de sade que se tornou o maior empregador do sistema. O municpio passou a gestor da maioria dos servios, principalmente, do segmento ambulatorial 1 . Assim, com sua capacidade de gerar emprego e renda, o setor sade tem sido capaz de amortecer o impacto social do desemprego nos grandes centros urbanos com a incorporao de fora de trabalho excedente. Entretanto, a desregulao,

desregulamentao e flexibilizao do trabalho atingiram tambm o setor e a tendncia cooperativizao e terceirizao no sistema pblico de sade parece irreversvel: o setor sade possui hoje cerca de 30% dos empregos regidos por contratos irregulares, ou seja, precrios (Girardi e Carvalho, 2002; Machado e Oliveira, 2006, Machado et al, 2006). Nesses tempos de reestruturao produtiva a sociabilidade do trabalho foi atingida tanto pela captura da subjetividade do trabalhador submetido a uma srie de dispositivos organizacionais, como pelo desemprego e precarizao do emprego e do salrio com reflexos no s na quantidade de empregos mas na sua qualidade, com a fragmentao e pulverizao do coletivo de trabalhadores a partir de mecanismos que apresentam dimenso poltica e estratgica como a terceirizao, que enfraquece a organizao e o seu poder de barganha e resistncia (Alves, 2000).

Temos ento um primeiro panorama geral do mundo do trabalho em sade no pas, marcado pela oferta de empregos, especialmente no setor pblico, fora de trabalho formada em sua maioria por mulheres, em geral, com mais de um vnculo empregatcio, com vnculo precrio, empregadas no servio pblico e exercendo dupla ou tripla jornada extensiva de trabalho 2 .

No Brasil o setor privado domina o segmento hospitalar e de apoio diagnose e terapia (Machado et al, 2006). O atual perfil do trabalhador da sade nos mercados metropolitanos (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, So Paulo) e Distrito Federal configura-se pela forte presena feminina, faixa etria acima de 25 anos de idade e melhoria da escolaridade. Grande parte possui vnculo adicional e significativa extenso da jornada de trabalho, com mdia entre as regies de 57 horas de trabalho semanais (DIEESE, 2004).
2

Ateno sade: que trabalho este? No contemporneo, o trabalho tornou-se variado e complexo e, acompanhando esse movimento, o trabalhador competente do sculo XXI deve ser flexvel, multifuncional, polivalente. Informao e comunicao tornaram-se fundamentais produo e isto levou a uma espcie de explorao e apropriao de capacidades humanas no mundo do trabalho at ento no consideradas: a criatividade, a capacidade organizativa e de cooperao, a comunicao e a habilidade dos trabalhadores na resoluo de problemas passaram a ser valorizadas e reconhecidas como imperativos no novo ambiente produtivo (Antunes, 1999; Rosenfield, 2004; Hardt e Negri, 2005).

Em tempos de ampliao do mercado de trabalho, aumento e complexificao de demandas e necessidades em sade pblica, e tambm de desregulamentao e flexibilizao de direitos num ambiente precarizado, estamos diante de possibilidades e constrangimentos impostos aos trabalhadores da sade, com reflexos evidentes na forma de realizar o trabalho, no iderio e na subjetividade dos trabalhadores com diferenciadas repercusses na sade. Caracterizado economicamente como prestao de servio, o trabalho em sade est situado entre o material e o imaterial, entre o cognitivo-afetivo e o instrumental, entre a atividade dotada de maior dimenso intelectual e atividade fsica com dispndio de energia. Sua principal caracterstica o seu carter relacional e a peculiaridade de lidar com o sofrimento humano; sua dimenso subjetiva envolvendo cuidado, interao humana e manipulao de afetos (Hennington, 2008, 2009).

Assim, pode-se dizer que o trabalho em sade processo, servio e fundado numa interrelao pessoal muito intensa, num lao particularmente forte e decisivo para a prpria eficcia do ato (Nogueira, 2007:59). Trabalho em sade situa-se como servio que se realiza no sobre coisas ou objetos mas sobre pessoas (e com pessoas) em que o usurio co-partcipe no processo de trabalho e, deste modo, co-responsvel pela ao teraputica; processo de trabalho abstrato pois se realiza de inmeras formas e com inmeras caractersticas e apresenta dimenso teleolgica como qualquer outro, traduzindo-se na necessidade de adequao constante ao particular porque relacional e circunstancial. trabalho intelectual, porm permanece igualmente manual, sendo na

atualidade resultado de ao coletiva e da fragmentariedade de atos a partir de uma direcionalidade oriunda da autoridade tcnica e social ainda hoje imposta pela racionalidade mdica (Nogueira, 2007).

Trabalho em sade: prazer e sofrimento. Mais dores do que delcias? Sensibilizada pelo fato fartamente noticiado ocorrido recentemente com uma gestante no Hospital Miguel Couto no Rio de Janeiro, reorientei este texto do geral para o particular. Nesse momento, passo a falar a partir da minha experincia pessoal ou seja, falo a partir de onde estou e de onde venho. Apresento alguns acontecimentos de minha trajetria como mdica e trago questes que podem ajudar na reflexo a respeito do trabalho e a humanizao em sade.

Algum j disse que a vida feita de encontros. Pode-se dizer que, habitualmente, durante a formao em sade o primeiro encontro costuma ser com a doena. Porm meu primeiro encontro, acreditem, foi com um cadver. Aula de anatomia: lembro como hoje do susto, do mal-estar e da repulsa. Comigo foi assim, hoje imagino que seja diferente (?). Enfim, a primeira aula e os primeiros ensinamentos residiram sobre o corpo humano. Corpo humano que parecia inumano. Corpo morto. A cor, a tez, tudo bastante artificial. O corpo imvel, ressequido, irreconhecvel e cheirando a formol finalmente, um corpo sem identidade. Deveria ser apenas forma e estrutura. Corpo morto. Solene objeto de aprendizagem. Mas lembro tambm que dvamos nomes aos corpos..., apelidos, talvez para nos fazermos ntimos e autorizados. Corpo de todo mundo e corpo de ningum. Corpo indigente. Algo mudou ou continuamos Vesalius (1514-1564) ps-modernos?

Depois, veio o corpo vivo. E a partir dele procuramos detectar anormalidades: perguntando, olhando, palpando, percutindo, auscultando. Semiologia. Aprende-se a escrutinar o corpo, a manipular o corpo, a usar o corpo (do outro). Normal, anormal. Corpo so ou corpo doente? Ainda no sabamos considerar o modo de caminhar na vida (Caguilhem,1904-1995). O corpo que pode ser tudo. O corpo-mquina de Descartes (1596-1650). O corpo-priso de Foucault (1922-1984). O corpo-interdio e liberdade de Certeau (1925-1986). O corpo histrico-cultural e biolgico de Espinoza

(1632-1677). O corpo mquina-desejante de Deleuze (1925-1995). Enfim, aprendemos o corpo produzido pela biomedicina. Apenas o corpo antomo-patolgico. Na academia o corpo menos teu e mais meu. Invadimos o corpo. Corpo-instrumentalizado. Corpo vivo sem dono. Corpo passvel de interveno. Corpo medicalizado.

Dessa poca, outra coisa que lembro daquilo que me foi ensinado: o corpo no era pessoa. Corpo doente era doena. Ou sinal, ou sintoma. Nas aulas beira do leito nossos mestres insistiam que ouvssemos a 3 bulha e o sopro mesossistlico, palpssemos a hepatoesplenomegalia e que descrevessemos o quadro clnico daquele chagsico. Pouco importava o nome ou a singular histria de cada um. No importava reoconhecer a dor albergada, no no corpo biomdico, mas em algum outro lugar inacessvel propedutica tradicional. Inclusive nos era dito que um certo distanciamento seria necessrio para a boa prtica clnica. O importante era extrair do doente as pistas para elucidar o diagnstico. O importante era saber ler o Rx, analisar o eletro, descrever o hemograma. Depois o arsenal tecnolgico foi se sofisticando; novos exames surgiam e cada vez mais ramos impulsionados a dominar os seus mistrios. Mais o maior dos mistrios, o mistrio do humano, pouco fomos instigados a desvendar. Fomos treinados a ouvir apenas aquilo que era perguntado (por ns), a fazer diagnsticos e prescrever tratamentos. A doena estava no doente mas parecia externa a ele. A doena era aquilo que podamos enquadrar em algum perfil nosolgico previamente estabelecido. Mas j naqueles tempos havia o sofrimento difuso 3 . E desse quase nunca conseguamos dar conta...

Doloroso aprendizado. J dentro do hospital, em meio a mquinas e equipamentos, comeamos a perceber que tambm a sade poderia ser um produto sob a lgica de mercado. Cercados e orientados pelo movimento do capital, acabamos seduzidos e capturados pelas estratgias informativas e miditicas de um complexo indstrial que sempre nos quis fazer acreditar em inovadoras e revolucionrias tecnologias e mtodos diagnsticos, em potentes e quase milagrosos medicamentos. E, alm disso, ns mdicos, especialmente vaidosos e sensveis a essa seduo, crescemos nos sentindo deuses, capazes de curar e salvar vidas, Crescemos cercados por esse aparato instrumental e tecnolgico. Crescemos acreditando na cura e em nossa onipotncia. S
3

Valla, 2005

aos poucos notamos a necessidade de outros trabalhadores da sade porm penso que nunca aprendemos de fato a trabalhar em equipe. De certo modo, somos criados para resolver tudo sozinhos. Eu diria at que somos forjados cultivando desprezo e arrogncia. Somos formados acreditando numa falsa autonomia. Mas logo, logo nos perceberemos cada vez mais mortais, assujeitados e impotentes.

Daqui por diante no somos mais simples aprendizes mas trazemos inscritas as marcas da nossa formao. No somos o trabalhador liberal do passado. Atendemos a seguradoras e planos de sade. Somos meros assalariados e nosso grande empregador o Estado. Nos servios de sade, o trabalhador da sade (des)situado e, na maioria das vezes, tratado como incapaz, a ponto de ter que ser gerido, e como indolente e perigoso, a ponto de ser controlado 4 . Controle, cobrana por quantidade e qualidade de servio, presso por parte da clientela. Devemos cuidar bem mas no h ningum que cuide de ns. O salrio no satisfatrio e somos obrigados a correr de um emprego para o outro, a cumprir horrios extras e executar tarefas extenuantes. Trabalho muitas vezes mecnico, aqum de nossa capacidade, no reconhecido, desvalorizado. E as condies de trabalho? No raramente nos sentimos explorados e infelizes. Adoecemos. Como na linha de produo fordista, acabamos alienados. Seres estranhados, como diria Antunes (1999). Vivenciamos e fomos criados num ambiente brutal e a tendncia natural era sermos brutos e/ou brutalizados. Como no se deixar capturar por esse cenrio tantas vezes perverso e que se constri desde a nossa formao? Existe sada? Eis aqui o desafio posto.

Obviamente no h receitas. Mas ns seres humanos, sempre maleveis, permeveis, prontos a inventar, somos seres de plasticidade. Creio eu, devemos persistir otimistas e resistentes. Primeiro motivo: porque fizemos a opo de transitar nesse terreno, entre a alegria e a tristeza, entre a dor e o alvio, entre a felicidade e o sofrimento. E nele permanecemos! Segundo porque trabalho lcus de criao, de negociaes dos usos de si, de inventividades 5 . E terceiro porque, como diz sabiamente a msica, melhor ser alegre que ser triste 6 . Ento, creio eu, preciso refletir sobre o que nos coloca e nos mantm nesse lugar. E a devemos considerar que deve haver alguma coisa boa

4 5

Pasche et al., 2009 Schwartz Y, 2004 6 Cano da beno de Vincius de Moraes & Baden Powell

rolando por a... Devemos indagar sobre quem somos, o que temos, e o que queremos. E o que no rola bem, no ser possvel transformar em algo melhor? Teremos, alm de desejo, potncia para isso?

Da o verdadeiro aprendizado nessa trajetria que minha e sua. Trabalho em sade, suas dores e delcias. Trabalho que envolve artesania; denso porque concreto na relao com o outro que sofre. Mas no ser a relao entre humanos que nos humaniza? Porque s o outro nos ensina a sair de ns mesmos. Ns e o outro, ns a partir do outro, ns com o outro, ns no lugar do outro. O outro ajuda cada um a se reposicionar. Somos bons e maus, isto j se sabe. Mas o que h de bom em ns se alicera nessa aliana, na coletividade, no perceber e considerar o outro, nesse caminhar junto na busca da felicidade.

Porm como superar a tendncia cada vez mais fortemente inculcada de individualismo, isolamento e fragmentao desses tempos lquidos 7 ? Eu diria que a sada aponta para a solidariedade; para a construo de solues conjuntas e responsabilizao coletiva. Volto ento pergunta inicial: quem somos ns, trabalhadores da sade? O que nos une e o que nos diferencia? Baixos salrios, precrias condies de trabalho, desgaste mental e fsico, violncia. Transitando unicamente por a a gente se perde. Temos que necessariamente buscar as delcias do ofcio e elas existem. Trabalho feliz implica teleologia e devir como movimento de criao 8 . Mas nem mesmo as condies mais adversas, nada justifica desconsiderar o outro. O esgaramento tico presente em nossa sociedade, especialmente no caso da sade, pode levar a conseqncias trgicas. Mas apesar de tudo, eu, voc, ns que aqui estamos e muitos outros que no puderam vir, continuamos apostando na produo de sujeitos e coletivos comprometidos com a sade, com as pessoas e o bem comum. Que me desculpem os ateus e agnsticos, mas Deus nos livre de algum dia escrevermos no brao de algum 476, 460, Fernando Magalhes!

Referncias
ALVES G. O novo (e precrio) mundo do trabalho: reestruturao produtiva e crise do sindicalismo. So Paulo: Boitempo Editorial, 2000. ANTUNES RLC. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho.
7 8

Bauman, 2007 Dejours, 1997, 2004

So Paulo: Boitempo Editorial, 1999. BAUMAN, Z. Tempos lquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. DEJOURS C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 2 edio, So Paulo: Ed. Cortez-Obor, 1987. DEJOURS C. Da psicopatologia psicodinmica do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz; Braslia: Ed. Paralelo 50, 2004 DIEESE (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos). O trabalhador da sade em seis regies metropolitanas brasileiras. Nota Tcnica n.33, setembro de 2006. Disponvel em http://www.dieese.org.br/notatecnica/notatec33saude.pdf. Acessado em 9 de outubro de 2007. GIRARDI SN, CARVALHO CL. Configuraes do mercado de trabalho dos assalariados em sade no Brasil. Formao (Braslia), Braslia, DF, 2(6):15-36, 2002. HARDT M. O trabalho afetivo. In: Cadernos de Subjetividade o reencantamento do concreto. Ncleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUC/SP. So Paulo, Ed. Hucitec, 1993:143-157. HARDT M, NEGRI A. Imprio. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. HENNINGTON EA. Gesto dos processos de trabalho e humanizao em sade: reflexes a partir da ergologia. Rev. Sade Pblica 42(3):555-61, 2008. HENNINGTON EA. Entre o criativo e o precrio: reflexes sobre constrangimentos e possibilidades do trabalhador da sade em tempos lquidos. [no prelo] 2009. INTRATOR S (2009). Grvida chega em estado grave ao Miguel Couto e mdico escreve em seu brao a maternidade para ir e o nibus para pegar. Disponvel em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/07/04/gravida-chega-em-estado-grave-ao-miguel-coutomedico-escreve-em-seu-braco-maternidade-para-ir-o-onibus-para-pegar-756657050.asp. Acesso em 20/09/2009 MACHADO MH, MOYSS NMN, OLIVEIRA ES. Trabalhadores de sade em nmeros: volume 2. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Sade Pblica Srgio Arouca, 2006. MACHADO MH, OLIVEIRA ES. Mercado de trabalho em sade: em que trabalham e quem emprega estes trabalhadores? In: MACHADO MH, MOYSS NMN, OLIVEIRA ES, organizadores. Trabalhadores de sade em nmeros: volume 2. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Sade Pblica Srgio Arouca, 2006. NOGUEIRA RP. O trabalho em servios de sade. Texto de Apoio de Unidade Didtica I. Disponvel em http://www.opas.org.br/rh/publicacoes/textos_apoio/Textos_3.pdf. Acessado em 8 de outubro de 2007. PASCHE DF, PASSOS E, HENNINGTON EA. Poltica Nacional de Humanizao: cnco anos de uma poltica pblica. [mimeo] 2009. ROSENFIELD CL. Autonomia outorgada e apropriao do trabalho. Sociologias, 12(6):202-27, 2004. SCHWARTZ Y. Trabalho e gesto: nveis, critrios, instncias. In: FIGUEIREDO M, ATHAYDE M, BRITO J, ALVAREZ, D, organizadores. Labirintos do trabalho: interrogaes e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A; 2004c. p. 23-36. VALLA VV. Classes populares, apoio social e emoo: propondo um debate sobre religio e sade no Brasil. In: MINAYO MC, COIMBRA, CE, organizadores. Crticas e atuantes: cincias sociais e humanas em sade na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p.77-89.

Вам также может понравиться