Вы находитесь на странице: 1из 2

Conseqncias ambientais da revoluo industrial .

A revoluo industrial ocorreu na Inglaterra no sculo XVIII e gerou umagrande avano tecnolgico, mas tambm causou problemas catastrficosno meio ambiente. A principal matria-prima usada para fazer energianaquela poca (e que ainda muito utilizada) foi o carvo mineral, aInglaterra tinha grandes reservas de carvo e assim, fazia a queima paraobter energia que movimentava as mquinas(Usinas Termoeltricas). Mas aqueima do carvo libera o dixido de carbono (CO 2 ) e assim os raiossolares acabam ficando presos na terra, esquent ando a temperatura, ecausando um fenmeno chamado efeito estufa que provocou oaquecimento global , e por esse aquecimento na terra , cientistas prevemum aumento de 1,4 a 5,8C nesse sculo, e o nvel do mar pode subir entre0,1 e 0,9 metros. Muitas medidas hoje esto sendo tomadas para reduzir aemisso de dixido de carbono, como o Tratado de Kyoto, que visa emreduzir a emisso do gs carbnico em 5%.Emisso do gs carbnico ao longo dos anos. Outro grande impacto ambiental que vem crescendo, o desmatamento,que d lugares a novas cidades, fbricas, fazendas ou para a extrao demadeira por parte da indstria madeireira. A maior floresta tropical domundo, a Amaznia, j perdeu cerca de 17% sua rea original. A cadasegundo que passa, uma rea do tamanho aproximadamente de um campode futebol desmatada no mundo. E estima-se que o desmatamentorepresente cerca de 10 a 35% das emisses de gs carbnico por ano.

Com a utilizao dos produtos produzidos pelas indstrias ocorre noacumulo de lixo, muitos deles que demoram sculos para se decompor nanatureza e acabam sendo despejados em aterros, ou at mesmo no mar,causando assim, um grande prejuzo na vida marinha e provoca tambmuma poluio dos rios, podendo contaminar a gua com doenas e passar para a populao. E o lixo tambm ajuda na emisso de gases do efeitoestufa, ao ser incinerado, geralmente lixo hospitalar , liberando vrios gasesna atmosfera. O melhor processo para

eliminar o lixo, a reciclagem, queconsiste em reaproveitar os resduos orgnicos e inorgnicos,mas nem todolixo reciclvel , por exemplo, o lixo nuclear e o hospitalar no podem ser reciclados, mesmo a reciclagem sendo a forma mais correta de diminuir olixo, ainda pouca utilizada.Outra maneira de produzir energia muito utilizada hoje a gerada por usinas hidroeltricas, que aproveitam a fora motriz de rios e produzemenergia que distribuda para residncias, comrcios, etc. As hidroeltricastambm prejudicam o meio ambiente, s que prejudicam menos do qu e astermoeltricas, as hidroeltricas inundam uma grande rea, florestassubmersas passam a sofrer um processo de decomposio gerando variassubstncias, entre elas o metano, gs que se desprende para a atmosfera eajuda no aumento do aquecimento global.Em geral, a Revoluo Industrial trouxe vrios avanos para a sociedade,mas tambm causou muitos problemas, muitos deles ambientais, que seno melhorar, pode acabar destruindo toda a natureza, tornando a vida naterra impossvel.

Вам также может понравиться