Вы находитесь на странице: 1из 13

1. SANTOS, S. C. S., TERAN, A. F.

POSSIBILIDADES DO USO DE ANALOGIAS E METFORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE ZOOLOGIA NO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Cincias e Matemtica, 2009, BOA VISTA.

POSSIBILIDADES DO USO DE ANALOGIAS E METFORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE ZOOLOGIA NO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Saulo Czar Seiffert Santos1 Augusto Fachn Tern1 Universidade do Estado do Amazonas1

RESUMO: O nosso projeto busca avaliar a problemtica do Ensino de Zoologia na disciplina de Cincias Naturais no 7 ano do Ensino Fundamental em escolas municipais da Zona Leste da cidade de Manaus-AM. Como produto da pesquisa pretende-se elaborar uma proposta didtico-pedaggica utilizando Analogias e Metforas. Durante o processo de coleta de dados sero aplicados questionrios para professores de Cincias e pedagogos, em 30% das escolas que possuem o 7 ano; entrevista recorrente com os coordenadores de cursos de licenciaturas e professores de Zoologia desses cursos sobre os percalos da problemtica universitria na formao do professor de Cincias Naturais em Zoologia. De posse dessas informaes ser elaborada uma proposta didtico-pedaggica com o uso de Analogias e Metforas para o Ensino de Zoologia. Nosso produto final fazer um diagnostico do Ensino de Zoologia e avaliar a possibilidade de um Ensino da Zoologia atravs do uso de Analogias e Metforas. PALAVRAS-CHAVE: Cincias Naturais; Ensino de Zoologia; Analogias e Metforas.

ABSTRACT: Our project attempts to evaluate the problem of the Zoology Teaching in the discipline of natural science in the 7th grade of Primary School in public schools at the East area of Manaus city (AM). The production of this research attempts to elaborate a didacticpedagogical proposal through Analogies and Metaphors. During the data collection process it will be elaborate questionnaires for sciences teachers and educators, in 30% of the schools that works with 7th grade; interviews with teachers and college coordinators of degrees in Zoology about academicals problem in the teacher's of natural science formation in Zoology; By mean of those information it will be elaborate a didactic-pedagogical proposal using Analogies and Metaphors for Zoology Teaching. Thereafter the final product it will be a diagnose of Zoology Teaching of through the use of Analogies and Metaphors. KEY WORDS: Natural Science. Zoology Teaching. Analogies and Metaphors. INTRODUO O Ensino de Cincias tem sido apontado como uma base importante na educao escolar para a formao do cidado com a capacidade de refletir e criticar a sociedade com o poder de colaborar em sua melhoria. Nestas ltimas dcadas tem se levantado a preocupao ambiental junto a temas ligados a questes biolgicas como: organismos geneticamente

modificados, clonagem, doenas, trfico de animais silvestres, uso de tecnologias que poluem o planeta ou o consumo excessivo de produtos que podem exaurir processos naturais, entre outros temas (CACHAPUZ, 2005; GHEDIN, 2008; FOUREZ, 2004; GIL-PEREZ; VILCHES, 2005; MORIN, 2008). Muitas dessas temticas esto ligadas ou perpassam o estudo dos Invertebrados e Vertebrados, mediados pelo Ensino da Zoologia. Adentrando no ensino de Cincias Naturais, onde est situado o Ensino de Zoologia, observamos que, a mesma, sofre com uma srie de problemas, tais como: a) o uso exclusivo do livro didtico, b) a falta de recursos didticos alternativos, c) a exposio oral como nico recurso por parte do professor para ministrar os contedos de Zoologia em sala de aula; d) tempo reduzido do professor para planejar e executar suas atividades acadmicas em: sala de aula, laboratrios e espaos no-formais; e) a formao inicial do professor deficiente em relao realidade de ensino. A isso se soma a falta de identificao com os animais regionais e at a ausncia dos grupos emblemticos amaznicos nas aulas. Tambm podemos destacar que o conhecimento dos professores referente aos txons zoolgicos e o processo de sistematizao filogentica da vida reduzido; sendo a sua contextualizao ainda mais limitada, o que prejudica o acesso ao conhecimento, em especial ao aluno da parte urbana, que desconhece a prpria riqueza da biodiversidade faunstica local e regional amaznica. Dentro desse grande contexto da problemtica do Ensino de Zoologia, a mesma apresenta uma srie de dificuldades, entre as quais podemos mencionar: a) professores com conhecimento resumido dos txons zoolgicos e sua sistemtica filogentica, b) uso restringido de como fazer uso da transposio didtica para o Ensino de Zoologia, c) desconhecimento do uso de analogias e metforas no Ensino de Zoologia, d) prtica de ensino descontextualizado, e) falta de integrao entre os assuntos abordados, f) desconhecimento de tcnicas de Ensino da zoologia, g) falta de materiais didticos e laboratrios apropriados para o Ensino da Zoologia, h) carncia de aulas prticas sobre os assuntos da zoologia, i) carncia de formao continuada dos professores na rea de zoologia, j) falta de conhecimento das temticas emergentes zoolgicas contemporneas. A isso se soma a falta de identificao com os animais regionais e at a ausncia dos grupos emblemticos amaznicos nas aulas. Tambm podemos destacar que o conhecimento dos professores referente aos txons zoolgicos e o processo de sistematizao filogentica da vida reduzido; sendo a sua contextualizao ainda mais limitada, o que prejudica o acesso ao conhecimento, em especial ao aluno da parte urbana, que desconhece a prpria riqueza da biodiversidade faunstica local e regional amaznica.

Acredita-se que o Ensino de Zoologia pode ser melhor planejado atravs de outras opes de estratgias e metodologias (diferentes das tradicionais). As mesmas podem ser diversificadas aproveitando o conhecimento prvio dos estudantes numa viso construtivista. Para isso procura-se desenvolver novas linhas de pesquisa relacionadas a estratgias e metodologias de ensino-aprendizagem, tais como: o uso de Analogias e Metforas para o Ensino de Cincias. Esta forma de ensino que j usada de forma intuitiva e improvisada para apresentar estruturas biolgicas e abstraes, pode ser sistematizada e organizada em metodologias para o ensino, como uma nova forma de auxiliar os processos de construo de conceitos, aproveitando o conhecimento prvio dos alunos ou de sua experincia no contexto cultural dos mesmos. A partir da problemtica acima exposta pretende-se fazer um diagnostico de como o Ensino de Zoologia feito nesta complexidade, desde a universidade at o Ensino Fundamental. Nesse sentido a grande questo : A universidade atravs de seus cursos de Licenciaturas em Biologia e Cincias da Natureza esta formando profissionais com os fundamentos cientficos e pedaggicos para o ensino desta rea da biologia? O resultado de nosso diagnostico pretende contribuir com a elaborao, aplicao e avaliao de uma proposta de ensino-aprendizagem sobre o Ensino de Zoologia, fundamentada em analogias e metforas que permita compreender os conceitos cientficos da zoologia, usando os conhecimentos prvios dos alunos, dentro da teoria da aprendizagem significativa.

1. FUNDAMENTAO TERICA Neste referencial ser abordado sobre o Ensino de Zoologia, o processo de ensinoaprendizagem, o raciocnio analgico e o uso de Analogias e Metforas no Ensino de Cincias.

1.1 O ENSINO DE CINCIAS E O ENSINO DE ZOOLOGIA O contexto de pesquisa em educao no Brasil um pouco recente, se torna freqente a partir de 1930. Os primeiros programas de ps-graduao em Educao iniciaram a partir de 1960. Nesse movimento inicia-se no Brasil tambm a preocupao em Educao Cientfica com reas do ensino em Fsica, Qumica, Biologia e Geocincias (NETO, 2007). Relacionando ao Ensino de Cincias:

A origem dos estudos sobre ensino de Cincias no Brasil, antes mesmo da instituio dos cursos de ps-graduao, est relacionada com o movimento de reforma desse ensino no ps-guerra (1950-1960), deflagrado principalmente nos EUA e Inglaterra (NETO 2007, p. 342).

A partir do avano do Ensino de Fsica na dcada de 70 pela UFRS houve o desenvolvimento progressivo do ensino brasileiro com o inicio de encontros nacionais para publicao de trabalhos na rea, iniciando por Ensino de Fsica em 1972, depois Ensino de Qumica em 1985, por fim o Ensino de Biologia por volta de 2000. Esse esforo atravs de sociedades cientficas como Sociedade Brasileira de Fsica (SBF em 1970 com o primeiro simpsio nacional), Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ em 1980 com os primeiros encontros e debates de ensino de Qumica), e SBEnBio (Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia em 1997), e Encontro Nacional de Pesquisa em Educao em Cincias (ENPEC) promovido pela ABRAPEC (Associao Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias, desde de 1997) (NARDI, 2007). O Ensino de Biologia a ultima rea a ser organizada com mais de dez anos de retraso, no entanto, o estudo de Zoologia muito antigo, inicia-se com Aristteles no sculo IV a.C., com a primeira diviso dos animais em: com e sem coluna vertebral. Na Antiguidade, nas coletneas de conhecimentos sobre animais, no havia uma separao entre o que mstico e o que real. Foi a partir de Linnaeu em 1758, que se iniciaram os estudos sobre trabalhos de sistematizao e taxonomia dos organismos. Na problemtica do Ensino de Zoologia, em primeiro lugar, no estudo da Zoologia estuda-se o sistema de Linnaeu de forma predominantemente; por segundo o estudo da Gentica, Neodarwinismo e o Sistema Filogentico estudado de forma separada nos livros didticos no Ensino Mdio no ltimo ano (ou um ano depois do contedo de Zoologia), e em contedo separado no Ensino Fundamental com a abordagem nos PCNs sobre a funo ecolgica ou interao do ser vivo no ambiente. Por terceiro, que j no novidade, o uso de livros didticos com contedos normalmente descontextualizados com os elementos de fauna regional, mas ilustrando com exemplos de outras regies do pas ou exticas; a isto se soma a falta de recursos didticos (VASCONCELOS e SOUTO, 2003); o uso ou no de animais em aulas de Zoologia e a questo da biotica; o uso ou no de espaos no formais, entre outros. Existindo assim, uma necessidade de construir o Ensino de Zoologia de forma significativa que superem os percalos como os acima relacionados, isto , construir um ensino com a interao do pedaggico com o cientfico e buscar uma transposio que no reproduza um

conhecimento acabado, mais em constante evoluo da compreenso de suas particularidades entre a natureza e a ao humana.

1.2 O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RACIOCNIO ANALGICO E OS MODELOS MENTAIS Na viso construtivista h dois elementos fundamentais que so compartilhados:
1) a aprendizagem se d atravs do ativo envolvimento do aprendiz na construo do conhecimento; 2) as idias prvias dos estudantes desempenham um papel importante no processo de aprendizagem (MORTIMER 1996, p. 22).

Dentro dessa viso a construo do conhecimento por parte do estudante aproveitando seus conhecimentos prvios um dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Moreira e Masini (2006) apresentam a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel nos princpios. Para compreender essa teoria necessrio o entendimento de alguns termos e conceitos: Estrutura cognitiva: contedo total de idias de um certo individuo e sua organizao, ou contedo e organizao de suas idias em uma rea particular de conhecimento (p. 14); Significado: um produto fenomenolgico do processo de aprendizagem, no qual o significado potencial, inerente aos smbolos, converte-se em contedo cognitivo, diferenciado para um determinado indivduo (p.14); Subsunor (idias-ncora): idias (conceito ou proposio) mais ampla, que funciona como subordinador de outros conceitos na estrutura cognitiva e como ancoradouro no processo de assimilao. Como resultado dessa interao (ancoragem), o prprio subsunor modificado e diferenciado (p.108).

Apoiamos-nos nessa pesquisa para elaborao de uma proposta para a sala de aula na Aprendizagem Significativa pode ser expressa como
processo quando o material novo, idias e informaes que apresentam uma estrutura lgica, interage com o conceito relevantes e inclusivos, claro e disponveis na estrutura cognitiva, sendo eles assimilados, contribuindo para sua diferenciao, elaborao e estabilidade. Assim uma experincia consciente, claramente articulada e precisamente diferenciada, que emerge quando sinais, smbolos, conceitos e proposies potencialmente significativos so relacionados estrutura cognitiva e nela incorporados (MOREIRA; MASINI 2006, p. 14).

Nesse nterim na aprendizagem expressa por representaes (ALTOLFI e

DEVELAY, 1990), tais como os modelos mentais, que a partir da definio de Johnson-Laird em Moreira (1996, p.5) entende-se como:
modelo mental uma representao interna de informaes que corresponde, analogamente, ao estado de coisas que estiver sendo representado, seja qual for ele. Modelos mentais so anlogos estruturais do mundo.

Gonzalez (2005) refere que o raciocnio analgico composto do elemento familiar que o anlogo e o elemento que ser objeto de compreenso, o tpico. Ambos, o anlogo e o tpico se relacionam recursivamente em informaes formando o modelo mental como produto dessa interao, essa interao chama-se relao analgica. O contedo dessa relao analgica so os nexos (ligaes das relaes analgicas), componentes (elementos de comparaes) e atributos (so as caractersticas dos componentes). Dessa relao na formao do modelo mental realizada o raciocnio analgico pela relao analgica a partir de um planejamento ou organizao das mesmas (o trama para Gonzalez, Figura 1).

Figura 1: Estrutura da analogia (GONZALEZ 2005, p. 6)

Entendemos que para uma aprendizagem significativa, h necessidade de subsunores, que podem ser processados na estrutura cognitiva a partir do raciocnio analgico formando um modelo mental de representao do contedo, isso mediada por um processo de uso colaborativo (mas no nico) de Analogias e Metforas para o ensino.

1.3 ANALOGIAS E METFORAS NO ENSINO DE CINCIAS O uso de Analogias e Metforas relacionado na prtica didtica traz benefcios a sala de aula, segundo Cachapuz (1989, p. 118):
[...] analogias e metforas podem bem ser uma necessidade epistemolgica j que, em conjunto com a imagtica que lhes est associada, podem constituir poderosos instrumentos de ajuda cognitiva e, nesse sentido, importantes

mediadores da aprendizagem dos alunos.

Marcelos e Nagem (2008, p. 3) apontam a existncia de vantagens e desvantagem do seu uso, e o apresentam num quadro de comparao:

Tabela 1: Vantagens e desvantagens do uso de analogias e metforas.

O uso de Analogias e Metforas no Brasil h alguns trabalhos, nos quais em ligao a Zoologia h Schulz et al. (2007) realizou trabalhos com analogias no modelo TWA (GLYNN, 1991) no contedo de invertebrados em equinodermos por meio pictrica em cartazes utilizando personagem de desenho animado do Bob Esponja e seus personagem. Figueroa, Nagem e Carvalho (2003) utilizaram na metodologia MECA (NAGEM et al., 2001) para ensino de taxonomia zoologia por meio da analogia com classificao bibliogrfica na compreenso da diviso e sistematizao dos animais. Marcelos e Nagem (2008) utilizaram o tema da rvore da Vida da teoria da evoluo de Darwin com uso metafrico e analgico com professores para ensino de biologia que ligado ao contedo de Zoologia. Para finalizar, Nersessian (1995) apud Goulart (2008, p. 10) entende que o papel da analogia no ensino importante, que considera a sua funo constituinte do pensamento cientfico e, portanto, necessria na alfabetizao cientfica, essencial formao bsica do cidado. Leite e Duarte (2006) fizeram uma sntese dos trabalhos com analogias, relacionando que a maioria trabalhou com o Ensino Bsico, no Ensino de Cincias, com metodologias de pesquisa principalmente por observao, entrevistas e questionrios. Por exemplo: Oliveira e Cachapuz (1991); Dagher e Cossman (1992); Treagust et al. (1992); Dagher (1995a); Oliveira (1996); ngelo (2000); Nascimento e Cachapuz (2000); Lobo (2001); Ferraz e Terrazan

(2003); Oliva (2003); Bozzelli e Nardi (2005; Oliveira et al. (2005). A estratgia pretendida para Ensino de Zoologia ser baseada em Nagem et al. (2001) com Metodologia de Ensino com Analogia MECA, a mesma que parte do entendimento que a linguagem, motivao e bagagem de experincia devem ser levadas em considerao, com sete passos: definio de rea do conhecimento, delimitao do assunto na rea, escolha adequada do veiculo com o perfil do aluno, descrio, explicao das semelhanas e diferenas, reflexo com o contedo, estimulo de atitude crtica e reflexiva, e avaliao. Podendo detalhar mais o modelo de Nagem et al. (2001, p.204, 205) com Metodologia de ensino com analogia MECA, parte do entendimento que a linguagem, motivao e bagagem de experincia so levados em considerao, com nove passos: 1) 2) 3) Definio da rea de conhecimento: rea especifica disciplinar; Definio do assunto: o contedo a ser ministrado; Definio do pblico: as pessoas que deseja atingir com a analogia para o

detalhamento do perfil; 4) Escolha adequada do veiculo com o perfil do aluno: escolha do domnio

familiar, o veiculo (o anlogo) a prpria analogia para proporcionar compreenso do objeto estudado; 5) Descrio da analogia: a apresentao do veiculo (anlogo), depois se trata

do alvo, assim a analogia serve de elemento motivador na aula; 6) Explicao das semelhanas e diferenas: busca-se de forma objetiva e

relevante para a compreenso do alvo. Aqui, chama-se ateno para reforas as semelhanas e para as diferenas e explicadas para no haver dvidas, quanto a diferena entre semelhana e diferenas deve encontrar mais semelhanas, pois se no a analogia pode tornar-se confusa; 7) Reflexo com o contedo: analisa-se junto aos alunos a validade da analogia

com as suas limitaes para verificar os pontos que falha a analogia, e assim o contedo ser preservado de ms interpretaes; 8) Estimulo de atitude crtica e reflexiva: por uma ao reflexiva e critica da

compreenso do contedo, ser realizada por professores e estudantes alguma estratgia de avaliao qualitativa da assimilao, baseada no grau de compreenso atingido;

9)

E avaliao: aqui o estudante instigado a criar a sua prpria analogia, propor

veiculo mais familiar e suas experincias e levantar similaridades e diferenas, explicitando, dessa forma, sua compreenso acerca do objeto de estudo (2001, p. 206) Para todo esse processo fundamental o tempo para internalizao das informaes, para a reflexo e busque respostas para as questes propostas. Nessa proposta busca garantir que o novo conceito seja compreendido e entendido partir das semelhanas e das diferenas apresentadas.

2. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS No levantamento terico far-se- o levantamento de documentos oficiais da secretaria de educao municipal e distritos educacionais, incluindo os stios oficiais da internet (http://www.manaus.am.gov.br) e MEC (Ministrio da Educao) sobre o ensino de Cincias e sobre o Ensino de Zoologia no Ensino Fundamental.

2.1 REA DE ESTUDO, POPULAO E AMOSTRA A pesquisa ser do tipo qualitativo. Este estudo ser realizado de agosto a dezembro de 2009 e de maro a maio de 2010, na rede municipal de ensino da Zona Leste da Cidade de Manaus. O universo da pesquisa sero as escolas da Secretaria de Educao do Municpio de Manaus SEMED, a mesma que possui seis (06) Gerncias Distritais Educacionais. Deste conjunto Gerencial sero trabalhadas a Gerncia Distrital Leste I e II, onde h aproximadamente 60 escolas com o 7 ano, que o universo de nossa pesquisa. Pesquisar-se em 30% dessas escolas em todos os turnos (18 escolas). A pesquisa com os professores de Cincias e pedagogos sero feitas atravs de questionrios estruturados que incluir de 40 a 100 professores dependendo do nmero de turmas, e de 30 a 40 pedagogos dependendo do nmero de turnos. A escolha das escolas participantes na pesquisa ser ao acaso. Em funo da carncia de professores na rea de Ensino de Cincias Naturais, tm sido aproveitados licenciados em Cincias Biolgicas, na qual h oito institutos de ensino superior em Manaus (UNINORTE, UEA, UFAM, ULBRA, ESBAM, NILTON-LINS, IFAM, UNIP). Na busca de um roteiro para a formao do contexto scio-histrico utilizaremos a tcnica da entrevista recorrente (LEITE & COLOMBO, 2007), onde os depoimentos sero

gravadas em udio. Sero entrevistados os coordenadores dos cursos superiores de Cincias Naturais em Manaus (1), licenciaturas de Biologia (1 a 3) e docentes em Zoologia (2 a 4), formando um conjunto que pode variar de 4 a 8. Nesta etapa da pesquisa ser avaliado, no contexto do Ensino de Cincias no 7 ano do Ensino Fundamental, o ensino de Zoologia, onde ser usada a entrevista recorrente, a mesma que consiste em fazer uma anlise scio-histrica e analise discursiva ou formal na construo das condies sociais de produo, circulao e recepo das formas simblicas (DEMO, 2004). Segundo Simo (1982) apud Leite e Colombo (2005), a entrevista recorrente segue os seguintes passos: A partir de um determinado problema e da base terica assumida, a pesquisa

define os seus objetivos para seleo de temas e questes, a fim de elaborar novos conhecimentos; Fazer a escolhas dos sujeitos a serem entrevistados, isso feito de forma

intencional, sendo escolhido segundo o perfil desejado que tenham o contedo da pesquisa; Marcam-se as entrevistas com o recurso de gravao de udio, com a sugesto

de perguntas que sintetizem os objetivos da pesquisa, como, o que o entrevistado conhece sobre o assunto X? Ou inicia-se com perguntas gerais. Aps os encontros, as informaes so transcritas para a prxima entrevista,

sendo transformados em categorias de assuntos e temas para a prxima entrevista e transformada em matriz de opinio; Com a finalidade de confirmar ou discordar da matriz, na entrevista seguinte

mostrada a matriz de opinio e feito a leitura pelo entrevistado, e em funo deste resultado, reinicia-se a entrevista, e o processo repetido novamente; As entrevistas so feitas at que ambos, pesquisador e entrevistado, consideram

o assunto esgotado; No segundo momento aps serem feitas todas as entrevistas, construda uma

nica matriz da pesquisa, o que considerando um conhecimento construdo a partir das entrevistas.

Na transcrio e analise das entrevistas pode-se aplicar analise de contedo (SADALLA, 2005) ou de discurso (MELETTI, 2008) para a formao do corpo de conhecimentos organizados na matriz final. Estes dois momentos sero realizados com o objetivo de conhecer o contedo da discusso, os valores e problemas na prtica docente com os sujeitos do contexto.

2.2 PROCEDIMENTOS DE CONSTRUO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA Na terceira etapa da pesquisa sero identificados atravs da anlise dos questionrios, os professores que aplicam metodologias diversas e que usem Analogias e Metforas para o Ensino. Estes professores sero abordados com a finalidade de obter informao para a compreenso de suas propostas aplicadas na sala de aula. A elaborao e aplicao de estratgias metodolgicas centradas no Ensino da Zoologia estaro fundamentadas na identificao de uso das analogias e metforas em relao s temticas trabalhadas nessa srie. De posse dessas informaes elaboraremos junto com os professores, em reunies marcadas para a construo dos procedimentos metodolgicos e pedaggicos, que sero experimentados junto aos estudantes em sala de aula. Nesta etapa da pesquisa sero levadas em considerao as informaes obtidas a partir dos questionrios e das entrevistas recorrentes. Aps a elaborao da proposta, o mesmo ser aplicado em sala de aula em uma escola municipal selecionadas para tal fim. A escolha dessa escola ser por um mtodo de escolha ao acaso do grupo dos professores envolvidos na construo da proposta de ensino, sendo em carter experimental, uma turma controle ser acompanha para efeitos de comparao. Com a finalidade de avaliar a proposta de ensino sobre aprendizagem dos contedos ensinados, sero aplicados aos estudantes em sala aula questionrios de pr e ps-teste. Na sondagem do pr-teste sero avaliados os conhecimentos prvios dos estudantes sobre o assunto que ser trabalhado e posteriormente este mesmo mecanismo com ligeiras modificaes ser novamente aplicado no ps-teste. Isto com a finalidade de coletar informaes sobre aprendizagem dos alunos aplicando a proposta para o Ensino de Zoologia por meio de Analogias e Metforas.

3. RESULTADOS ESPERADOS Acredita-se que podemos confirmar o que est exposto na introduo e na fundamentao terica sobre o Ensino de Cincias Naturais no Ensino de Zoologia com suas particularidades. Pretende-se verificar a partir dos questionrios com os professores e pedagogos municipais as condies fsicas da escola e os recursos didticos disponveis para o Ensino de Zoologia, bem como os mtodos pedaggicos aplicados pelos professores no 7 ano do Ensino Fundamental. Na entrevista recorrente com os coordenadores de cursos de licenciatura e professores de Zoologia procura-se fazer um levantamento das principais dificuldades e processos para a formao profissional de professores para o Ensino Bsico. Por fim, de posse dessas informaes busca-se elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didtico-pedaggica por meio de Analogias e Metforas para o Ensino de Zoologia.

4. REFERNCIAS ASTOLFI, JEAN-PIERRE; DELEVAY, MICHEL. A didtica das cincias. Traduo Magda S. S. Fonceca. Campinas: Papirus, 1990. CACHAPUZ, Antnio. Linguagem metafrica e o ensino de cincias. In: Revista Portuguesa de Educao. Lisboa, v. 2, n. 3, 1989. CACHAPUZ, A. et al (org). A necessria renovao do ensino de cincias. So Paulo: Cortez, 2005. DEMO, P. Pesquisa e informao qualitativa. 2. ed. Campinas, So Paulo: Papirus, 2004. FIGUEROA, A. M. S.; NAGEM, R. L.; CARVALHO, E. M. Metodologia de Ensino com Analogia: um estudo sobre a classificao dos animais. VI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educao em Cincias. Anais. Florianpolis: ABRAPEC, 2003. FOUREZ, G. Crise no Ensino de Cincias. Revista Investigaes em Ensino de Cincias. v. 8, n. 2, p. 109-123, 2004. GHENDIN, L. E. (Org.). Pesquisa em educao: alternativas com objetivos complexos. So Paulo: Editora Loyola, 2008. GIL-PREZ, D.; VILCHES, A. Importncia da Educao Cientfica na Sociedade Actual. Em: CACHAPUZ, A. et al (org). A necessria renovao do ensino de cincias. So Paulo: Cortez, 2005. GLYNN, S. Explainning Science Concepts: A teaching-with-analogies (TWA) Model. In: GLYNN, S. M.; YEANY, R.H. & BRITTON, B.K. (Eds). The Psycology of Learning Science. New Jersey: Lawrence Erlbalum Associeate, p. 219-240, 1991.

GONZLEZ, B. M. G. El modelo analgico como recurso didctico en ciencias experimentales. In: Revista Iberoamericana de Educacin. v. 37, n. 2, 2005. Disponvel em <Http://rieoei.org/1080.htm>. Acesso em: 20 mar. 2009. GOULART, J. A. B. Analogias e metforas no ensino de Fsica: um exemplo em torno da temtica de campos, 83 p. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias). Programa de PsGraduao de Ensino de Cincias, Universidade de Braslia, Braslia, 2008. LEITE, S. A. S.; COLOMBO, F. A. A voz do sujeito como fonte primria na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. In: GHENDIN, L. E. (Org.). Pesquisa em educao: alternativas com objetivos complexos. So Paulo: Editora Loyola, 2008. MARCELOS, M. F.; NAGEM, R. L. O uso de analogia entre a rvore e evoluo por professores de biologia. Originalmente apresentado como dissertao de mestrado. Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. MELETTI, S. M. F. Polticas de educao inclusiva e a instituio especializada na educao da pessoa com deficincia mental. In: Revista Cincias & Cognio. v. 13, n. 3, p. 199-213, 2008. Disponvel em: <http://www.cienciasecognicao.org>. Acessado em: 01. maio. 2009. MOREIRA, M. A. Modelos mentais. In: Revista Investigaes em Ensino de Cincias. v. 1, n. 3, p.193-232, 1996. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. M. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2.ed. So Paulo: Centauro, 2006. MORIN, E. A cabea bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Traduo Elo Jacobina. 14. ed.Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008. MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudana conceitual e ensino de cincias: para onde vamos. In: Revista Investigao no Ensino de Cincias. v. 1, n. 1, p.20-39, 1996. NADIR, R. A rea de Ensino de Cincias no Brasil: fatores que determinam sua constituio e suas caractersticas segundo pesquisadores brasileiros. In: NADIR, R. (Org.). A pesquisa em ensino de cincias no Brasil: alguns recortes. So Paulo: Editora Escrituras, 2007. NAGEM, R. L.; CARVALHAES, D. O.; DIAS, J. A. Y. T. Uma proposta de Metodologia de Ensino com Analogias. Em: Revista Portuguesa de Educao, v. 2, n. 14, p. 197-213, 2001. NETO, J. M. Trs dcadas de pesquisas em Educao em Cincias: tendncias de teses e dissertaes (1972-2003). Em: NARDI, R. A pesquisa em ensino de cincias no Brasil: alguns recortes. So Paulo: Escrituras Editora, 2007. SADALLA, A. M. A. et al. Partilhando formao, prtica e dilema: uma contribuio ao desenvolvimento docente. In: Revista Psicologia Escolar e Educacional. v. 9, n. 1, pp. 7186, 2005. SCHULZ, D. G. et al. O uso de analogia no ensino de invertebrados no ensino fundamental. XVIII Semana de Biologia UNIOSTE. Anais. UNIOESTE, Paran, 2007. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didtico de Cincias no Ensino Fundamental: proposta de critrios para analise de contedo zoolgico. In: Revista Cincia & Educao. v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Вам также может понравиться