Вы находитесь на странице: 1из 52

VIDA E SEXO

DitadapeloEsprito: EMMANUEL P sicografadapor: FRANCI SCOCNDI DOXAVI ER

2 Fr anciscoCndidoXavier

VIDAESEXO DitadapeloEsprito: Emmanuel Psicografadapor: FranciscoCndidoXavier 1ediolanadaem1970pelaEditoraFEB FederaoEspritaBrasileira www.febnet.org.br Digitalizadapor: L.Neilmoris 2009 Brasil.

www.luzespirita.org.br

3 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

VIDA E SEXO
DitadapeloEsprito: EMMANUEL

P sicografadapor: FRANCI SCOCNDI DOXAVI ER

4 Fr anciscoCndidoXavier

NDICE
Vidaesexo pg. 6 1 Emtornodosexo pg. 7 2 Famlia pg. 8 3 Namoro pg.9 4 Ambientedomstico pg. 11 5 Energiasexual pg. 12 6 Compromissoafetivo pg. 13 7 Casamento pg. 15 8 Divrcio pg. 16 9 Unioinfeliz pg. 18 10 Filhospg. 20 11 Alteraesefetivaspg. 22 12 Desajustespg. 24 13 Tdionolarpg. 26 14 Vinculaespg. 27 15 Desvinculaespg. 29 16 Aversespg. 31 17 Aborto pg. 33 18 Pais e filhospg. 35 19 Amorlivre pg. 37 20 Controle sexual pg. 39 21 Homossexualidade pg. 41 22 Adultrio e prostituio pg. 43 23 Abstinnciae celibato pg. 45 24 Carga ertica pg. 47 25 Sexo e religio pg. 49 26 margemdo sexo pg. 51

5 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

CONVITE: Convidamosvoc,queteveaopor tunidadedelerlivr ementeestaobr a,a par ticipar danossacampanhade SEMEADURADELETRAS, queconsisteemcadaqualcompr arumlivr oespr ita, leredepoispr esenteloaoutr em,colabor andoassimna divulgaodoEspir itismoeincentivandoaspessoasboaleitur a. Essaao,cer tamente,r ender timosfr utos. Abr aofr ater noemuitaLUZpar atodos!

www.luzespirita.org.br

6 Fr anciscoCndidoXavier

VIDA E SEXO

Que os problemas do sexo agitam atualmente vastos setores da vida humana, incontestvel. De que forma, porm, as teses do sexo so tratadas do Plano Espiritual para o Plano Terrestre? Semelhante indagao, repetidamente endereada a ns outros pequenos servidores desencarnados , motivou a formaododespretensiosovolumequeoferecemosaquiaosleitoresamigos.Com ele, no disputamos qualquer posio nova, ante os devotados lidadores da psicologia moderna que hoje esquadrinham os meandros da alma humana, para benefcio da sade mental da comunidade. Com as nossas ligeiras pginas, to somente desenvolvemos conceitos formulados na Codificao Kardequiana, para demonstrarqueasproposies,aoredordosexo,apaixonadamentefocalizadas,na atualidade da Terra, foram objeto de criteriosas anotaes do plano Espiritual, no sculo passado, na previso dos choques de opinio, em matria afetiva, que a Humanidadedeagoraenfrenta.Nadamaisrealizamosquereformularopensamento eadefiniodosMensageirosBenevolenteseSbiosqueorientaramAlanKardec, nos primrdios da Doutrina Esprita, em sua funo de Consolador prometido ao mundo pelo Cristo de Deus. E para no nos delongarmos em consideraes desnecessrias,concluiremosque,emtornodosexo,serjustosintetizarmostodas asdigressesnasnormasseguintes:Noproibio,maseducao. No abstinncia imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo. No indisciplina, mas controle. No impulso livre, mas responsabilidade. Fora disso, teorizar simplesmente, para depois aprender ou reaprendercomaexperincia. Semisso,serenganarnos,lutarsemproveito,sofrererecomearaobrada sublimaopessoal,tantasvezesquantassefizeremprecisas,pelosmecanismosda reencarnao,porqueaaplicao do sexo, antealuz do amor eda vida, assunto pertinenteconscinciadecadaum.

7 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

1 EM TORNO DO SEXO
O Esprito que animou o corpo de um homem pode animarode umamulher,numanovaexistncia,eviceversa?

Sim, pois so os mesmos os Espritos que animam os homenseas mulheres.


OLIVRODOSESPRITOS,AllanKardec Questo201

Anteosproblemasdosexo,foroso lembrarquetodacriaturatrazosseus temasparticulares,comrefernciaao assunto. Atendendo soma das qualidades adquiridas, na fieira das prprias reencarnaes, o Esprito se revela, no Plano Fsico, pelas tendncias que registra nosrecessosdoser,tipificandosenacondiodehomemoudemulher,conforme as tarefas que lhe cabe realizar. Alm disso, a individualidade, muitas vezes, independentementedossinaismorfolgicos,encerraemsiextensaproblemtica,em se tratando de vinculaes e inclinaes de carter mltiplo. Cada pessoa se distingue por determinadas peculiaridades no mundo emotivo. O sexo se define, desse modo, por atributo no apenas respeitvel mas profundamente santo da Natureza, exigindo educao e controle. Atravs dele dimanam foras criativas, s quaisdevemos,naTerra,oinstitutodareencarnao,otemplodolar,asbnosda famlia, as alegrias revitalizadoras do afeto e o tesouro inaprecivel dos estmulos espirituais. Desarrazoado subtrairlhe as manifestaes aos seres humanos, a pretextodeelevaocompulsria,devezqueassugestes daerticaseentranham na estrutura da alma, ao mesmo tempo em que seria absurdo desloclo de sua posiovenervel,afimdearremessloaocampodaaventuramenosdigna,coma desculpa de se lhe garantir a libertao. Sexo esprito e vida, a servio da felicidadeedaharmoniadoUniverso.Conseguintemente,reclamaresponsabilidade ediscernimento,ondeequandoseexpresse.Porissomesmo,nossos irmosenossas irmsprecisamedevemsaberoquefazemcomasenergiasgensicas,observando como,comquemeparaqueseutilizamdesemelhantesrecursos,entendendoseque todos os compromissos na vida sexual esto igualmente subordinados Lei de CausaeEfeitoe,segundoesseexatoprincpio,detudooquedermosaoutrem,no mundoafetivo,outremtambmnosdar.

8 Fr anciscoCndidoXavier

2 FAMLIA
H, pois, duas espcies de famlia: as famlias pelos laosespirituaiseasfamliaspeloslaoscorporais.Durveis,as primeiras se fortalecem pela purificao e se perpetuam no mundo dos Espritos, atravs das vrias migraes da alma as segundas,frgeiscomoamatria,seextinguemcomotempoe, muitasvezes,sedissolvem moralmente,jnaexistnciaatual.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO

AllanKardec Cap.XIV,Item8

De todas as associaes existentes na Terra excetuando naturalmente a Humanidade nenhuma talvez mais importante em sua funo educadora e regenerativa: a constituio da famlia. De semelhante agremiao, na qual dois seres se conjugam, atendendo aos vnculos do afeto, surge o lar, garantindo os alicerces da civilizao. Atravs do casal, a estabelecido, funciona o princpio da reencarnao, consoante as Leis Divinas, possibilitando o trabalho executivo dos mais elevados programas de ao do Mundo Espiritual. Por intermdio da paternidadeedamaternidade,ohomemeamulheradquiremmaisamploscrditos daVidaSuperior. Da, as fontes de alegria que se lhes rebentam do ser com as tarefas da procriao.Osfilhossoliamesdeamorconscientizadoquelhesgranjeiamproteo mais extensadoMundo Maior, de vez que todos ns integramos grupos afins. Na arenaterrestre,justoquedeterminadacriaturasefaaassistidaporoutrasquelhe respiram a mesma faixa de interesse afetivo. De modo idntico, natural que as intelignciasdomiciliadasnasEsferasSuperioresseconsagremaresguardareguiar aqueles companheiros de experincia, volvidos reencarnao para fins de progresso e burilamento. A parentela no Planeta fazse filtro da famlia espiritual sediadaalmdaexistnciafsica,mantendooslaospreexistentesentreaquelesque lhe comungam o clima. Arraigada nas vidas passadas de todos aqueles que a compem,afamliaterrestreformada,assim,deagentesdiversos,porquantonela sereencontram,comumente,afetosedesafetos,amigoseinimigos.Paraosajustese reajustesindispensveis,anteasleisdodestino. Apesardisso,importareconhecerqueoclfamiliarevolveincessantemente paramaisamplosconceitosdevivnciacoletiva,sobosditamesdoaperfeioamento geral, conquanto se erija sempre em educandrio valioso da alma. Temos, dessa forma, no instituto domstico uma organizao de origem divina, em cujo seio encontramos os instrumentos necessrios ao nosso prprio aprimoramento para a edificaodoMundo Melhor.

9 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

3 NAMORO
Almdasimpatiageral,oriundadasemelhanaqueentre elesexista,votamseosEspritosrecprocasafeiesparticulares?

Do mesmo modo que os homens, sendo, porm, que mais forte o lao que prende os Espritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque ento esse lao no seachaexpostosvicissitudesdaspaixes.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto291

A integrao de duas criaturas para a comunho sexual comea habitualmentepeloperododenamoroquesetraduzporsuaveencantamento.Dois seres descobrem um no outro, de maneira imprevista, motivos e apelos para a entrega recproca e da se desenvolve o processo de atrao. O assunto consubstanciaria o queseria lcitonomear como sendo umdoce mistrio seno facessemosneleas realidadesdareencarnaoedaafinidade. Intelignciasquetraaramentresiarealizaodeempresasafetivasainda noMundoEspiritual,criaturasquejpartilharamexperinciasnocamposexualem estncias passadas, coraes que se acumpliciaram em delinquncia passional, noutras eras, ou almas inesperadamente harmonizadas na complementao magntica, diariamente compartilham as emoes de semelhantes encontros, em todososlugaresda Terra. Positivadaasimpatiamtua,chegadoomomentodoraciocnio. Acontece, porm, que diminuta , ainda, no Planeta, a percentagem de pessoas, em qualquer idade fsica, habilitadas a pensar em termos de autoanlise, quandoo instintosexualsemesderramadoser. Estudiososdomundo,perquirindoaquestoapenasnoladofsico,diro talveztosomentequealibidoentrouematividadecomoseupoderosodomnioe, obviamente,ningumdiscordar,emtese,daafirmativa,atentosquedevemosestar importncia do impulso criativo do sexo, no mundo psquico, para a garantia e perpetuaodavidanoPlaneta.imperiosoanotar,entretanto,emmuitoslancesda caminhada evolutiva do Esprito, a influncia exercida pelas inteligncias desencarnadasnojogoafetivo.Referimonosaosparceirosdasexistnciaspassadas, ou,maisclaramente,aosEspritosquesecorporificaronofuturolar,cujaatuao, emmuitoscasos,pesanonimodosnamorados,inclinandoafeiespacificamente raciocinadas para casamentos sbitos ou compromissos na paternidade e na maternidade, namorados esses que ento se matriculam na escola de laboriosas responsabilidades. Isso porque a doao de si mesmos comunho sexual, em

10 FranciscoCndidoXavier

regimedeprazersemponderao,noosexoneradosvnculoscrmicosparacom os seres que trazem luz do mundo, em cuja florao, alis, se verdade que recolhero trabalho e sacrifcio, obtero tambm valiosa colheita de experincia e ensinamento para o futuro, se compreenderem que a vida paga em amor todos aqueles que lhe recebem com amor as justas exigncias para a execuo dos seus objetivosessenciais.

11 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

4 AMBIENTE DOMSTICO
Frequentemente,oEspritorenascenomesmomeioem que j viveu, estabelecendo de novo relaes com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas os a quem odiara, qui o dio lhe despertaria outra vez no ntimo. De todo modo, ele sentiria humilhadoempresenadaquelasaquem houvesseofendido.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.V,Item11

Na comunho de dois seres para a organizao da famlia, prevalece o compromissodeassistncianosdeumparacomooutro,mastambmparacom os filhos que procedem do lao afetivo. No possumos ainda na Terra institutos destinadospreparaodapaternidadeedamaternidaderesponsveis.Aevoluoe o aprimoramentodascinciaspsicolgicasdehoje,porm,garantirnosonofuturo semelhanteevento.Identifiquemosnolaraescolavivadaalma.OEsprito,quando retorna ao Plano Fsico, v nos pais as primeiras imagens de Deus e da Vida. Na tpidaestruturadoninhodomstico,germinamlhenoserosprimeirospensamentos e as primeiras esperanas. No lhe ser, contudo, to fcil seguir adiante com os ideaisda meninice,devezque,habitualmente,aequipefamiliarseaglutinasegundo os desastres sentimentais das existncias passadas, debitandoselhe aos componentes os distrbios da afeio possessiva, a se traduzirem por ternura descontroladaediomanifestoousimpatiaeaversosimultneas.Paisimaturos,do ponto de vista espiritual, comumente se infantilizam, no tempo exato do trabalho mais grave que lhes compete, no setor educativo, e, ao invs de guiarem os pequeninoscomseguranaparaoxitoemseunovodesenvolvimentonoestgioda reencarnao, embaraamlhes os problemas, ora tratando as crianas como se fossemadultosoutratandoosfilhosadultoscomosefossemcrianas. Estabelecido o desequilbrio, irrompem os conflitos de cime e rebeldia, narcisismo e crueldade, que asfixiam as plantas da compreenso e da alegria na gleba caseira, transformandoa em espinheiral magntico de vibraes contraditrias, no qual os enigmas emocionais, trazidos do pretrito, adquirem feio quase insolvel. Decorre da a importncia dos conhecimentos alusivos reencarnao,nasbasesdafamlia,complenoexercciodaleidoamornosrecessos dolar,paraqueolarnoseconverta,debenditaescolaque,empousoneurtico, albergandomolstiasmentaisdificilmente reversveis.

12 FranciscoCndidoXavier

5 ENERGIA SEXUAL
amesmaa fora queune os elementos da matrianos corposorgnicosenosinorgnicos? Sim,aleideatraoamesmaparatodos.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto 60

A energia sexual, como recurso da lei de atrao, na perpetuidade do Universo,inerenteprpriavida,gerandocargasmagnticasemtodososseres, facedas potencialidades criativas de que sereveste. Nos seres primitivos, situados nosprimeirosdegrausdaemooedoraciocnio,e,ainda,emtodasascriaturasque sedemoramvoluntariamentenonveldosbrutos,adescargadesemelhanteenergia se opera inconsideradamente. Isso, porm, lhes custaresultados angustiosos a lhes lastrearem longo tempo de fixao em existncias menos felizes,nas quaisa vida, muito apoucoepouco,ensinaacadaumqueningumabusadealgumsemcarrear prejuzo a si mesmo. medida que a individualidade evolui, no entanto, passa a compreender que a energia sexual envolve o impositivo de discernimento e responsabilidadeemsuaaplicao,eque,porissomesmo,deveestarcontroladapor valoresmoraisquelhe garantamoempregodigno,sejanacriaodeformasfsicas, asseguradora da famlia, ou na criao de obras benemritas da sensibilidade e da culturaparaareproduoeextensodoprogressoedaexperincia,dabelezaedo amor, na evoluo e burilamento da vida no Planeta. Atravs da poligamia, o esprito assinala a si prprio longa marcha em existncias e mais existncias sucessivas de reparao e aprendizagem, em cujo transcurso adquire a necessria disciplina do seu mundo emotivo. Fatigado de experimentos dolorosos, nos quais recolhe o fruto amargo da delinquncia ou dodesespero que haja estabelecido nos outros, reconhece na monogamia o caminho certo de suas manifestaes afetivas. Atentoaisso,identificanacriaturaqueselheafinacomospropsitoseaspiraeso parceiro ou a parceira ideais para a comunho sexual, suscetvel de lhe granjear o precisoequilbrioecapazdelherevitalizarasforascomquesepenoencalodo trabalho imprescindvel prpria evoluo. Em nenhum caso, sernos lcito subestimaraimportnciadaenergiasexualque,naessncia,verteda CriaoDivina paraaconstituioesustentaodetodasascriaturas.Comelaeporelaquetodas as civilizaes da Terra se levantaram, legando ao homem preciosa herana na viagemparaasublimaodefinitiva,entendendose,porm,quecriaturaalguma,no planodarazo,seutilizardela,nasrelaescomoutracriatura,semconsequncias felizes ou infelizes, construtivas ou destrutivas, conforme a orientao que se lhe der.

13 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

6 COMPROMISSO AFETIVO
O dever ntimo do homem fica entregue ao seu livre arbtrio. O aguilho da conscincia, guardio da probidade interior, o adverte e sustenta mas, muitas vezes se mostra impotentediantedossofismasdapaixo.Fielmenteobservado,o deverdo coraoelevaohomemporm,comodeterminlocom exatido? Onde comea ele? O dever principia sempre, para cada um de vs, do ponto em que ameaais a felicidade ou a tranquilidadedovossoprximoacabanolimitequenodesejais ningumtransponha comrelaoavossa.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMOCap.XVII,Item7

AguerraefetivamenteflagelaaHumanidade,semeandoterrore morticnio, entre as naes entretanto, a afeio erradamente orientada, atravs do compromissoescarnecido,cobreomundodevtimas.Quemestudeosconflitosdo sexo, na atualidade da Terra, admitindo a civilizao em decadncia, tos examinandoasabsurdidadesquesepraticamem nomedoamor,aindanoentendeu queosproblemasdoequilbrioemotivoso,atagora,detodosostempos,navida planetria. As Leis do Universo esperarnoso pelos milnios afora,mas terminaro por se inscreverem, a caracteres de luz, em nossas prprias conscincias. E essas Leisdeterminamamemososoutrosqualnosamamos. Paraquenosejamosmutiladospsquicos,urgenomutilaroprximo.Em matriadeafetividade,nocursodossculos,vezesinmerasdisparamosnadireo do narcisismo e, estirados na volpia do prazer estril, espezinhamos sentimentos alheios, impelindo criaturas estimveis e nobres a processos de angstia e criminalidade, depois de prendlas a ns mesmos com o vnculo de promessas brilhantes,dasquaisnosdescartamosemmovimentaoimponderada.Todavezque determinadapessoaconvideoutracomunhosexualouaceitadealgumumapelo neste sentido, em bases de afinidade e confiana, estabelecese entre ambas um circuito de foras, pelo qual a dupla se alimenta psiquicamente de energias espirituais,emregimedereciprocidade. Quandoumdosparceirosfogeaocompromissoassumido,semrazojusta, lesa o outro na sustentao do equilbrio emotivo, seja qual for o campo de circunstnciasemqueessecompromissovenhaaserefetuado.dadaarupturano sistema de permuta das cargas magnticas de manuteno, de alma para alma, o parceiroprejudicado,senodispedeconhecimentossuperioresnaautodefensiva, entraempnico,semqueselhepossapreverodescontroleque,muitasvezes,raia

14 FranciscoCndidoXavier

na delinquncia. Tais resultados da imprudncia e da invigilncia repercutem no agressor, que partilhar das consequncias desencadeadas por ele prprio, debitandoselheaocaminhoasementeirapartilhadadeconflitose frustraesque carrearparaofuturo.SabemosqueaJustiaHumanacominapuniesparaosatos depilhagemnaesferadasrealidadesobjetivas,considerandoarespeitabilidadedos interesses alheiosno entanto, os legisladores terrestres percebero igualmente, um dia, que a Justia Divina alcana tambm os contraventores da Lei do Amor e determina se lhes instale nas conscincias os reflexos do saque afetivo que perpetramcontraosoutros.Daprocedeaclaracertezadequenoescaparemosdas equaes infelizes dos compromissos de ordem sentimental, injustamente menosprezados, que resgataremos em tempo hbil, parcela a parcela, pela contabilidadedosprincpiosdecausaeefeito.Reencarnadosqueestaremossempre, nessesentido,atexoneraroprprioespritodasmutilaeseconflitoshauridosno climadairreflexo,aprenderemosnocorpodenossasprpriasmanifestaesouno ambientedavivnciapessoal,atravsdapenalogiasemcrcereaparente,quenunca lesaremosaoutremsemlesarans.

15 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

7 CASAMENTO
Ser contrrio lei da Natureza o casamento, isto , a unio permanentededoisseres? umprogressonamarchadaHumanidade.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto695

Ocasamentoouauniopermanentededoisseres,comobvio,implicao regime de vivncia pelo qual duas criaturas se confiam uma outra,no campo da assistncia mtua. Essa unio reflete as Leis Divinas que permitem seja dado um esposoparaumaesposa,umcompanheiroparaumacompanheira,umcoraopara outro corao ou viceversa,na criao e desenvolvimento de valores paraa vida. Imperioso,porm,quealigaosebaseienaresponsabilidaderecproca,devezque na comunho sexual um ser humano se entrega a outro ser humano e, por isso mesmo, no deve haver qualquer desconsiderao entre si. Quando as obrigaes mtuasnosorespeitadasnoajuste,acomunhosexualinjuriadaouperfidamente interrompida costuma gerar dolorosas repercusses na conscincia, estabelecendo problemas crmicos de soluo, por vezes, muito difcil, porquanto ningum fere algum sem ferir a si mesmo. Indiscutivelmente, nos Planos Superiores, o liame entre dois seres espontneo, composto em vnculos de afinidade inelutvel. Na Terra do futuro, as ligaes afetivas obedecero a idntico princpio e, por antecipao, milhares de criaturas j desfrutam no prprio estgio da encarnao dessasuniesideais,emque sejungempsiquicamenteumaoutra,semnecessidade da permuta sexual, mais profundamente considerada, a fim de se apoiarem mutuamente,naformaodeobras preciosas, naesferadoesprito. Acontece,noentanto,quemilhesdealmas,detidasnaevoluoprimria, jazemnoPlaneta,arraigadasadbitosescabrosos,perantealeidecausaeefeitoe, inclinadasqueaindasoaodesequilbrioeaoabuso,exigemseveros estatutosdos homensparaaregulaodastrocassexuaisquelhesdizemrespeito,demodoaque no se faam salteadores impunes na construo do mundo moral. Os dbitos contrados por legies de companheiros da Humanidade, portadores de entendimentoverdeparaostemasdoamor,determinamaexistnciademilhesde unies supostamente infelizes, nas quais a reparao de faltas passadas confere a numerososajustessexuais,sejamelesounoacobertadospelobeneplcitodasleis humanas, o aspecto de ligaes francamente expiatrias, com base no sofrimento purificador. De qualquer modo, foroso reconhecer que no existem no mundo conjugaes afetivas, sejam elas quais forem, semrazes nos princpios crmicos, nosquaisasnossasresponsabilidadesso esposadasemcomum.

16 FranciscoCndidoXavier

8 DIVRCIO
O divrcio lei humana que tem por objeto separar legalmenteoquej,defato,estseparado.Nocontrriolei deDeus,poisqueapenasreformaoqueoshomenshofeitoes aplicvelnoscasosemquenoselevouemcontaaleidivina.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.XXII,Item5

Partindo do princpio de que no existem unies conjugais ao acaso, o divrcio, a rigor, no deve ser facilitado entre as criaturas. a, nos laos matrimoniais definidos nas leis do mundo, que se operam burilamentos e reconciliaesendereadosprecisasublimaodaalma. Ocasamentosersempreuminstitutobenemrito,acolhendo,nolimiar,em flores de alegria e esperana queles que a vida aguarda para o trabalho do seu prprio aperfeioamento e perpetuao. Com ele, o progresso ganha novos horizontesealeido renascimentoatingeosfinsparaosquaisseencaminha.Ocorre, entretanto, que a Sabedoria Divina jamais institui princpios de violncia, e o Esprito, conquanto em muitas situaes agrave os prprios dbitos, dispe da faculdade de interromper, recusar, modificar, discutir ou adiar, transitoriamente, o desempenho dos compromissos que abraa. Em muitos lances da experincia, a prpriaindividualidade,navidadoEsprito,antesdareencarnao,queassinalaasi mesmaocasamentodifcilquefacearnaestnciafsica,chamandoasioparceiro ou a parceira de existncias pretritas para os ajustes que lhe pacificaro a conscincia,vistadeerrosperpetradosemoutraspocas.Reconduzida,porm, ribalta terrestre e assumida a unio esponsalcia que atraiu a si mesma, eila desencorajada face dos empeos que se lhe desdobram frente. Por vezes, o companheiro ou a companheira voltam ao exerccio da crueldade de outro tempo, seja atravs de menosprezo, desrespeito, violncia ou deslealdade, e o cnjuge prejudicadonemsempreencontrarecursosemsiparasesobreporaosprocessosde dilapidaomoraldequevtima. Compelidos,muitavez,sltimasfronteirasdaresistncia,naturalqueo esposoouaesposa,relegadoasofrimentoindbito,sevalhadodivrciopormedida extremacontraosuicdio,ohomicdiooucalamidadesoutrasquelhescomplicariam aindamaisodestino.Nesseslancesdaexperincia,surgeaseparaomaneirade bno necessria e o cnjuge prejudicado encontra no tribunal da prpria conscinciaoapoiomoraldaautoaprovaopararenovaro caminhoquelhediga respeito,acolhendoounonovacompanhiaparaajornadahumana.bvioqueno nos lcito estimular o divrcio em tempo algum, competindonos tosomente, nesse sentido, reconfortar e reanimar os irmos em lide, nos casamentos de

17 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

provao, a fim de que se sobreponham s prprias suscetibilidades e aflies, vencendo as duras etapas de regenerao ou expiao que rogaram antes do renascimento no Plano Fsico, em auxlio a si mesmos ainda assim, justo reconhecerqueaescravidonovemdeDeuseningumpossuio direitodetorturar ningum, face das leis eternas. O divrcio, pois, baseado em razes justas, providncia humana e claramente compreensvel nos processos de evoluo pacifica. Efetivamente,ensinouJesus:nosepareisoqueDeusajuntou,enonos cabeinterferirnavidadecnjugealgum,nointuitodearredlodaobrigaoaque seconfiou.Ocorre,porm,quesenonoscabesepararaquelesqueasLeisdeDeus reuniuparadeterminadosfins,soelesmesmos,osamigosqueseenlaarampelos vnculosdocasamento,quedesejamaseparaoentresi,tocandonosunicamentea obrigaode respeitarlhesalivreescolhasemferirlhesadeciso.

18 FranciscoCndidoXavier

9 UNIO INFELIZ
Qualofimobjetivadocomareencarnao?

Expiao, melhoramento progressivo da Humanidade. Semisto, ondeajustia?


OLIVRODOSESPRITOSQuesto167

Dolorosa, sem dvida, aunioconsideradamenos feliz. E, claro, queno existe obrigatoriedade para que algum suporte, a contragosto, a truculncia ou o pesodealgum,ponderandosequetodoespritolivrenopensamentoparadefinir se,quantosprpriasresolues.Quehaja,porm,equilbriosuficientenoscasais unidospelocompromissoafetivo,paraquenopercamaoportunidadedeconstruir averdadeiralibertao. Indiscutivelmente,osdbitosqueabraamossoanotadosnaContabilidade da Vida todavia, antes que a vida osregistre por fora, grava em ns mesmos, em toda a extenso, o montante e os caractersticos de nossas faltas. A pedra que atiramosnoprximotalveznovoltesobrensemformadepedra,maspermanece conosconafiguradesofrimento.E,enquantonoseremoveacausadaangstia,os efeitos dela perduram sempre, tanto quanto no se extingue a molstia, em definitivo, se no a eliminamos na origem do mal. Nas ligaes terrenas, encontramos as grandes alegrias no entanto, tambm dentro delas que somos habitualmente defrontados pelas mais duras provaes. Isso porque, embora no percebamos de imediato, recebemos, quase sempre, no companheiro ou na companheiradavidantima,osreflexosdensprprios. naturalquetodasasconjunesafetivasnomundosenosfiguremcomo sendo encantados jardins, enaltecidos de beleza e perfume, lembrando livros de educao, cujo prefcio nos enleva com a exaltao dos objetivos por atingir. A existnciafsica,entretanto,processoespecficodeevoluo,nasreasdotempo, e assim como o aluno nenhuma vantagem obter da escola se no passa dos ornamentos exteriores do educandrio em que se matricula, o esprito encarnado nenhumproveitorecolheriadocasamento,casopretendesseimobilizarsenoxtase donoivado.Osprincpioscrmicosdesenovelamsecomashoras.Provas,tentaes, crisessalvadorasousituaesexpiatriassurgemnaocasioexata,naordememque se nos recapitulam oportunidades e experincias, qual ocorre semente que, devidamente plantada, oferece o fruto em tempo certo. O matrimnio pode ser precedidodedouraeesperana,masissono impedequeosdiassubsequentes,em suamarchaincessante,tragamaoscnjugesosresultadosdasprpriascriaesque deixaramparatrs.AmudanaesperatodasascriaturasnoscaminhosdoUniverso,

19 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

afimdequearenovaonosaprimore.Ajovemsuavequehojenosfascina,paraa ligao afetiva, emmuitos casos ser talvez amanhamulhertransformada, capaz deimpornosdificuldadesenormesparaaconsecuodafelicidadenoentanto,essa mesmajovemsuavefoi,nopassadoemexistnciasjtranscorridas,avtimade ns mesmos, quando lhe infligimos os golpes de nossa prpria deslealdade ou inconsequncia, convertendoa na mulher temperamental ou infiel que nos cabe agora relevar e retificar. O rapaz distinto que atrai presentemente a companheira, paraoslaosdacomunhomaisprofunda,bastasvezesser provavelmentedepoiso homemcrueledesorientado,suscetveldeconstranglaacarregartodoumcalvrio deaflies,incompatveiscomosanseiosdeventuraquelhe palpitamnaalma.Esse mesmorapazdistinto,porm,foinopretritoemexistnciasquejseforama vtima dela prpria, quando, desregrada ou caprichosa, lhe desfigurou o carter, metamorfoseandoo no homem vicioso ou fingido que lhe compete tolerar e reeducar.Todavezqueamamosalgumenosentregamosaessealgum,noajuste sexual,ansiandopornonosdesligarmosdessealgum,paradepoissomente depois surpreendernessealgumdefeitosendoasqueantesnovamos,estamosfrente de criaturaanteriormente dilapidada porns, a ferirnos justamentenos pontos em queaprejudicamos,nopassado,nosacobrarnosopagamentodecontascertas, mas,sobretudo,aesmolarnoscompreensoeassistncia,tolernciaemisericrdia, para que se refaa ante as leis do destino. A unio suposta infeliz deixa de ser, portanto,umcrceredelgrimasparaserumeducandriobendito,ondeo esprito equilibradoeafetuoso,longedeabraaradesero,aceita,semprequepossvel,o companheiroouacompanheiraquemereceuoudequenecessita,afimdequitarse comosprincpiosdecausaeefeito,liberandosedassombrasdeontemparaelevar se,emsilenciosavitriasobresimesmo,paraosdomniosdaluz.

20 FranciscoCndidoXavier

10 FILHOS
Os laos do sangue no criam forosamente os liames entreosEspritos.Ocorpoprocededocorpo,masoEspritono procede do Esprito, porquanto o Esprito j existia antes da formao do corpo. No o pai quem cria o Esprito de seu filhoelemaisnofazdoquelheforneceroinvlucrocorpreo, cumprindolhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectualemoraldofilho,parafazloprogredir.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMOCap.XIV,Item 8

Entre os casais, surge comumente o problema do abandono, pelo qual o parceiro lesado compelido carncia afetiva. Criaturas integradas na comunho recproca, o afastamento uma da outra provoca, naturalmente, em numerosas circunstncias, o colapso das foras mais ntimas naquela que se viu relegada a escrnio ou esquecimento. Justo observar que toda criatura prejudicada usufrui o direitodeenvidaresforosnaprpriarecuperao.Anlogoprincpioprevalecenas conjunes do sentimento, sempre efetuadas com fins determinados em vista. O companheiro ou a companheira menosprezada no crculo domstico detm a faculdadederefazerascondiesquejulguenecessriasprpriaeuforia,combase na conscincia tranquila. No existem obrigaes de cativeiro para ningum nos fundamentos morais da Criao. Um ser no dispe de regalias para abusar impunemente de outro, sem que a vtima se veja espontaneamente liberta de qualquercompromissoparacomoagressor.Emmatriaafetiva,porm,seaunio sexualtrouxe filhospaisagemterrestre,razovelqueasLeisdaVidareconheam nacriaturalesadaapermissoderestabeleceraharmoniavibratriaemseumundo emotivo, logicamente dentro da tica que sustenta a tranquilidade da vida intima entretanto,essasmesmasLeisdaVidarogam,semimpor,svtimasdadeslealdade oudaprepotnciaquenorenunciemaodeverdeampararosfilhos,notadamentese essesfilhosaindanoatingiramapuberdadequelhestraarcomeocompreenso dos problemas sexuais que afligem a Humanidade. Em sobrevindo semelhantes crises, haja no parceiro largado em desprezo uma reviso criteriosa do prprio comportamento para verificar at que ponto haver provocado a agresso moral sofrida e, embora se reconhea culpado ou no, que se renda, antes de tudo, desculpa incondicional, ante o ofensor, fundindo no corao os ttulos ternos que tenhaconcedidoaocompanheirooucompanheiradacomunhosexualnottulode irmo ou de irm, de vez que somos todos espritos imortais, interligados perante Deus, atravs dos laos da fraternidade real. Aprenda o parceiro moralmente danificado que s pelo esquecimento das faltas uns dos outros que nos

21 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

enderearemosdefinitivasublimaoequenenhumdens,osfilhosdaTerra,est emcondiesdeacusarnosdomniosdosentimento,porquantoosvirtuososdehoje podem ter sido os cados de ontem e os cados de hoje sero possivelmente os virtuosos de amanh a quem tenhamos talvez de rogar apoio e bno, quando a Justia Eternanos venha descerrara imensido denossos dbitos, acumulados em existncias que deixamos para trsnos arquivos do tempo. Homem ou mulher em abandono,setemfilhospequeninos,quesevoltem,acimadetudo,paraessasaves aindatenrasdopbulodomstico,agasalhandoassobasasasdoentendimentoeda ternura,poramoraDeuse asimesmos,atquesehabilitemaosprimeiroscontactos conscientes com a vida terrestre, antes de se aventurarem adoo de nova companhiaissoporquepodemusaraatribuionaturalquelhescompete,noquese refereapossveisrenovaes,semsearriscaremaagravarosproblemasdos filhos necessitadosdearrimoesemcomplicarem aprpriasituaoperanteofuturo.

22 FranciscoCndidoXavier

11 ALTERAES AFETIVAS
NenhumainflunciaexercemosEspritosdospaissobreo filho depoisdonascimentodeste?

Ao contrrio: bem grande influncia exercem. Conforme dissemos, os Espritos tm que contribuir para o progressounsdosoutros.Poisbem,osEspritosdospaistmpor misso desenvolver os de seus filhos pela educao. Constitui lhes nisso uma tarefa. Tornarseo culpados, se vierem a falir noseudesempenho.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto208

Muito comum se alterem as condies afetivas, depois que o navio do casamentoseafastadocaisdosonhoparaomarlargodaexperincia.Convertese, ento,aesperanaemtrabalhoedesnudamseproblemasqueailusoenvolvia.Em muitos casos, a altura da afeio permanece intacta entretanto, na maioria das posies,arrefeceocaloremqueseaqueciaocasalnosdiasprimeirosdacomunho esponsalcia. Urge, porm, salvar a embarcao ameaada de soobro, seja pelo choque contra os rochedos ocultos das dificuldades morais ou pelo naufrgio nas guasmortasdo desencanto.Parceiroeparceira,noscompromissosdolar,precisam reaprenderna escoladoamor,reconhecendoque,acimadaconjunocorprea,fcil de se concretizar, imperioso que a dupla se case, em esprito sempre mais em esprito ,diapordia.Noseinquieteopar,frentedasmodificaesocorridas,de vezquetodaafinidadecorreta,nasemoesdoplanofsico,evoluifatalmenteparaa ligao ideal, a exprimirse na ternura confiante da amizade sem lindes. Extinta a fogueiradapaixonaretortadaorganizaodomstica,remanescedacombustoo ouro vivo do amor puro, que se valoriza, cada vez mais, de alma para alma, habilitandoocasalparamaisaltosdestinosnaVidaSuperior.Issoacontece,porque os filhos que surgem so igualmente peas do matrimnio, compelindo o lar a recriarse,demaneiraincessante,emmatriadeinstitutoendereadoaotrabalhode assistnciarecproca.Ocarinhorepartido,emprincpio,adois,passaaserdividido pormaiornmerodepartcipesdoncleofamiliar,eessesmesmoscondomniosdo estabelecimento caseiro, em muitas circunstncias, so os associados da doce hipnosedonamoroedonoivado,quemantinhamnospaisjovens,aindasolteiros,a chama da atrao entusistica at a consumao do enlaamento afetivo. Quase sempre, Espritos vinculados ao casal, ora mais fortemente ao pai, ora mais especialmenteaocampomaterno,interessavamsenaVidaMaiorpelaconstituio dafamlia,facedasprpriasnecessidadesde aprimoramentoeresgate,progressoe autocorrigenda.Emvistadisso,cooperaram,emaodecisiva,naaproximaodos

23 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

futurospais,aportandoemcasa,pelosprocessosdagravidezedobero,reclamando naturalmente a quota de carinho e ateno que lhes devida. Em toda comunho maisprofundadohomemedamulhernaformaodogrupodomstico,seguidade filhosalhescompartilharaexistncia,hquecontarcomasublimaoespontnea doimpulsosexual,cabendoao companheiroecompanheiraqueo colocaramem funo aderir aos propsitos da vida, que tudo renova para engrandecer e aperfeioar.Conquantobastasvezes sejamosrecalcitrantesnasustentaodoamor egostico,desvairadoemexignciasdetodaespcie,apoucoepoucoacabamospor entenderqueapenasoamorquesabiamentesedivide,embnosdepazealegria paracomosoutros,capazdemultiplicaraverdadeirafelicidade.

24 FranciscoCndidoXavier

12 DESAJUSTES
Sede indulgentes, meus amigos, porquanto a indulgnciaatrai,acalma,ergue,aopassoqueorigordesanima, afastaeirrita.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.X,Item16

comum observarse que o casamento promissor repentinamente adoece. Desvelamseempeosdoscnjugesnoramerrodocotidiano.Conflitos,molstias, desnveis,falhasdeformaoetemperamento.Emcertoslancesdaexperincia,a mulherqueseconsorciouacreditandoencontrarnoesposooretratopsicolgicodo pai, a quem se vinculou desde o bero em outros, o homem a exigir da companheira a continuidade da genitora, a quem se jungiu desde a vida fetal. Ocorre,porm,queomatrimonioumaquebradeamarrasatravsdaqualonavio da existncia larga o cais dos laos afetivos em que, por muito tempo, jazia ancorado. Na viagem, que se inicia a dois, parceiro e parceira se revelaro, um frentedooutro,taisquaissoecomoseencontramnarealidade,evidenciando,em todaaextenso,osdefeitos eas virtudesque,porventura,carreguem.Desajustese inadaptaes costumam repontar, ameaando a estabilidade da embarcao domstica, atirada aonavegarnas guas da experincia.razovel se convoque o auxlio de tcnicos capazes de sanar as leses no barco em perigo, como sejam mdicosepsiclogos,amigoseconselheiros,cujacontribuioserevestirsempre de inaprecivel valor entretanto, ao desenrolar de obstculos e provas, o conhecimento da reencarnao exerce encargo de importncia por trazer aos interessadosnovocampodeobservaesereflexes,impelindoostolerncia,sem aqualarearmonizaoacenasempremaislonge.Homememulher,usandoachave de semelhante entendimento, passam mecanicamente a reconhecer que preciso desvincular e renovar sentimentos, mas em bases de compreenso e serenidade, amorepaz.Urgeperceberqueonsdacomunhoafetivanooperaafusodos doisseresqueoconstituem. Cadaparceiro,noajuste,continuasendoummundoporsi.Enemsempre oscaractersticosdeumseafinamcomooutro.Daaconveninciadomtuoaceite, com a obrigao da melhoria do casal. Para isso, no bastaro providncias de superfcie.Hqueinternaroraciocnioemconsideraes maisprofundasparaque as razes do desequilbrio sejam erradicadas da mente. Aceitao, o problema. Forosoadmitiro companheiroouacompanheiracomosooucomoseaboletamna embarcao domstica. E, feito isso, iniciese a obra da edificao ou da reedificaorecprocas.

25 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

Obvio que concluses e atitudes no se impem no campo mental entretanto, no se arrepender quem se disponha a estudar os princpios da reencarnao e da responsabilidade individual no prprio caminho. Obtmse da vidaoqueselhed,colheseomaterialdeplantio.Habitualmente,ohomemrecebe amulher,comoa deixouenopontoemqueadeixounopassadoprximo,isto,nas estnciasdotempoquesefoiparaocontinusmodaobraderesgateoudeelevao no tempo de agora, sucedendo o mesmo referentemente mulher. O parceiro desorientado, enfermo ou infiel, aquele homem que a parceira, em existncias anteriores, conduziu perturbao, doena ou deslealdade, atravs de atitudes que o segregaram em deplorveis estados compulsivos e a parceira, nessas condies,consubstancianecessidadeseprovasdamesmaespcie.Tosomentena base da indulgncia e do perdo recprocos, mais facilmente estruturveis no conhecimento da reencarnao, com as imbricaes que se lhe mostram consequentesnaequipedafamlia,conseguiroocompanheiroeacompanheirado lar o triunfo esperado, nas lides e compromissos que abraam, descerrando a si mesmosaportadapazealuzdalibertao.

26 FranciscoCndidoXavier

13 TDIO NO LAR
UmavezqueosEspritossimpticossoinduzidosaunirse,comoque, entreosencarnados,frequentementesdeumladohafeioequeomaissincero amorsevacolhidocomindiferenae,at,comrepulso?Como,almdisso,que amaisvivaafeiodedoisserespodemudarseem antipatiaemesmo emdio? No compreendes ento que isso constitui uma punio, se bem que passageira? Depois, quantos no so os que acreditam amar perdidamente, porque apenas julgam pelas aparncias, e que, obrigados a viver com as pessoas amadas, no tardam a reconhecer que s experimentaram um encantamento material. No bastaumapessoaestarenamoradadeoutraquelheagradaeemquemsupe belas qualidades. Vivendo realmente com ela que poder aprecila. Tanto assim que, em muitas unies, que a princpio parecem destinadas a nunca ser simpticas, acabam os que as constituram, depois de se haverem estudado bem e de bem se conhecerem, por votarse,reciprocamente, duradouro e terno amor, porque assente naestima!CumprenoseesqueadequeoEspritoquemamaenoocorpo,de sorteque,dissipadaailusomaterial,oEspritovarealidade.Duasespcieshde afeio: a do corpo e a da alma, acontecendo com frequncia tomarse uma pela outra.Quandopuraesimptica,aafeiodaalmaduradouraefmeraadocorpo. Da vem que, muitas vezes, os que julgavam amarse com eterno amor passam a odiarse,desdequeailuso sedesfaa. Seja qual seja o motivo em que o tdio se fundamente, recorram os companheiros imanizados em mtua associao no lar ao apoio recproco mais profundo e mais intensivo. Com isso, estaro em justa defesa daharmoniantima, semcastigaremoprpriocorpo.Ereeducarseo,semhostilizarosque,porventura, lhesdemonstremafeto,masacolhendoos,nomaisnacondiode cmplicesdas aventurasdeprimentes,aqueserenderamoutrora,esimporirmosqueridos,com quempodemosfundirnos,emesprito,nomaisaltoamorespiritual.

27 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

14 VINCULAES
Os que encarnam numa famlia, sobretudo como parentes prximos, so, as mais das vezes, Espritos simpticos, ligados por anteriores relaes, que se expressam por uma afeiorecprocanavidaterrena.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.XIV,Item8

Estudosepesquisassemultiplicam,nosdomniosdapsicologia,quantos complexidades do mundo infantil, e o exame das vinculaes se destaca vista. Cadapequeninoumcampodetendnciasinatas,comtamanhariquezadematerial para a observao do analista, que, debalde, se lhe penetrar os meandros da individualidade. Baseandonos no trabalho biolgico de construo do ser, assente em milnios numerosos, indubitvel que surpreenderemos na criana todo o equipamentodosimpulsossexuaisprontosmanifestao,quandoapuberdadelhe assegure mais amplo controle do carro fsico. E, com esses impulsos, eis que lhe despontam do esprito as inclinaes para maior ou menor ligao com esse ou aquele companheiro do ncleo familiar. O jogo afetivo, porm, via de regra se desenrolamaisintensivamenteentreelaeospais,reconhecendoseparalogose os laosdasexistnciaspassadasestomaisfortementeentretecidoscomogenitoroua genitora.Debitandoseaoimpulsosexualquasetodososalicercesdaevoluosobre osquaissenoslevantaaformaodeesprito,compreensvelqueosexoaparea nas cogitaes dos pequeninos em seu desenvolvimento natural, e,nesse territrio decriaesdamenteinfantil,sernosfcildefiniradireodosarrastamentosda criana, se para os ascendentes paternos ou maternos, porquanto a revelar precisamente as tendncias trazidas de estncias outras que o passado arquivou. Comfrequncia,masnosempre,asfilhaspropendemmaisacentuadamenteparaa ligao com os pais, enquanto que os filhos se pronunciam por mais entranhado afeto para com as mes. Subsistir, no entanto, qualquer estranheza nisso, quando noignoramosquetodaaestruturapsicolgica,emquesenoserguemosdestinos, foimanipuladacomosingredientesdosexo,atravsdemilharesdereencarnaes? e, aceitando os princpios de causa e efeito que nos lastreiam a experincia, desconheceremos, acaso, que os instintos sexuais nos orientaram a romagem, por milnios e milnios, no reino animal, edificando a razo que hoje nos coroa a inteligncia? Apreciando isso, recordemos o cipoal das relaes poligmicas de que somos egressos, quanto aos evos transcorridos, e entenderemos. Com absoluta naturalidade, os complexos da personalidade infantil. Assim sucede, porque

28 FranciscoCndidoXavier

herdamos espiritualmente de ns mesmos, pelas razes do renascimento fsico, reencontrando, matematicamente, na posio de filhos e filhas, aqueles mesmos companheirosdeexperinciasentimental, comosquaistenhamoscontasporacertar. Atentosasemelhanterealidade,somoslogicamenteimpulsionadosaconcluirqueos vnculosdacriana,deumaformaoudeoutra,emqualquerdistritodeprogressoe emqualquerclimaafetivo,solicitam providnciaseprevidncias,quesintetizaremos tosomentenumapalavranica: educao.

29 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

15 DESVINCULAES
Aalgumaspessoasadoutrinadareencarnaoseafigura destruidora dos laos de famlia, com o fazlos anteriores existnciaatual?

Ela os distende no os destri. Fundandose o parentescoemafeiesanteriores,menosprecriossooslaos existentes entre os membros de uma mesma famlia. Essa doutrinaampliaosdeveresdafraternidade,porquanto,novosso vizinho, ou no vosso servo, pode acharse um Esprito a quem tenhasestadopresospeloslaosda consanguinidade.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto205

A desvinculao entre os que se amam com a necessidade de sanar os enganos e erros do amor assume habitualmente o aspecto de dolorosa cirurgia psquica. Por semelhante razo, a Divina Sabedoria concede s criaturas tempo e condies renovadas napreparao gradual doacontecimento. Essa desvinculao, viaderegra,severificanumaconstantedignadenotaaposiodepaisefilhos, incluindosenelaospaisefilhosadotivos,devezque,noenternecimentodolar, todos os jogos da ternura so colocados na mesa do cotidiano, revestidos de encantamentoconstrutivo. No fundo, porm, da personalidade paterna ou do maternal corao, descansamosremanescentesdegrandesafeies,svezesdesequilibradasemenos felizes, trazidos de outras estncias, nos domnios da reencarnao. A libido ou o instinto sexual na forma de energia psquica, tendente conservao da vida, permanece, em muitos casos, na carcia dos pais, vestida em veludneo manto de carinhoebeleza,masoamorainda,noaditodoesprito,qualfogodevidaquese nutre do prprio lenho. Por sua vez,nos entes queridos que retornam estao da esperana domstica, essa mesma afetividade reponta, insopitvel e genuna, conquantometamorfoseadanosbrincosdainfncia.Ospequeninos,porm,recm vindosdaamnsianaturalqueareencarnaolhesimpe,noconseguemesconder asprprias disposiesnocampodaspreferncias.Esurgemneles,deinopinoquase sempre,asinclinaesdescontroladas,noscaprichoscomquesemostram,exigindo especialatenodepaioumearevelarem,demodoclaro,paraquerumoselhes dirigem os laos mais fortes. Geralmente, com muitas excees, alis,as filhas se voltam para os pais e os filhos para as mes, patenteando a natureza das ligaes havidas em existncias passadas e prenunciando a obra de desvinculao que se executar, inevitvel,nofuturoprximo.

30 FranciscoCndidoXavier

bvio que nem todos os filhos aparecem no lar categorizados conta da desvinculao afetiva, porquanto milhes de Espritos no corpo da Humanidade tomam a estrutura fsica, no desempenho de encargos simples ou complexos, valendose da colaborao dos pais, maneira de amigos que se entreajudam,nas faixasdaconfiana edaafinidaderecprocas. Referimonos, porm, ao lar como pouso de desligamento, porque, na Terra, as relaes entre pais e filhos e, consequentemente, as relaes de ordem familiarconstituemclimaidealparaalibertaodequantossejungiramentresi,de modo inconveniente,nosdesregramentosemotivosemnomedoamor.assimquea sabedoriadaNaturezafacultaoreencontro,sobasteiasdaparentela,dequantosse desvairaram,emoutrotempo,nosdesmandosdeordemsexual,reencontroesseque persiste em condies mais ntimas e mais profundas, at que os companheiros do pretrito,reencarnadosnaposiodefilhos,atinjamajuventude,naexistncianova, elegendo novos parceiros para a sua vida afetiva, ante a presena ou a superviso dos pais ou de familiares outros, nem sempre satisfeitos ou tranquilos com as escolhasque soobrigadosaassistirouaaprovarpelaforadascircunstncias.Pais quesofremnaentregadasjovensque olarlhesconfiou,aos companheirosqueas requisitam para os misteres do casamento, quase sempre esto renunciando companhia de antigas afeies que eles mesmos, no passado, mal conduziam, ao passoqueasmesexperimentamanlogofenmenodedilaceraopsquica,emse separando de filhos que lhes recordam, embora inconscientemente, as ligaes empolgantes ou menos felizes de tempos que j se foram. E, atravs das lutas e adeuses em famlia, com a criao de ncleos diferentes na parentela, pela transfernciahabitual dos filhos, seja anoras e genros, oua tarefas e experincias diversasdasdeles,ospais,semprequerespeitemasnecessidadeseresoluesdos seusrebentos,alcanamavitriasobresimesmos,norumodaprpriaemancipao naimortalidade.

31 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

16 AVERSES
Os que encarnam numa famlia, sobretudo como parentes prximos so, as mais das vezes, Espritos simpticos, ligados por anteriores relaes, que se expressam por uma afeiorecprocanavidaterrena.Mas,tambmpodeacontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzemnaTerraporummtuoantagonismo,quealhes serve de provao. No so os da consanguinidade os verdadeiros laosdefamliaesim osdasimpatiaedacomunhodeideias,os quais prendem os Espritos, antes, durante e depois de suas encarnaes.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.XIV,Item8

Somos defrontados, em todos os departamentos da famlia humana, pelas ocorrncias da averso inata. Pais e filhos, irmos e parentes outros, no raro, se repelem, desde os primeiros contactos. Claramente verificveis os fenmenos da hostilidade,entreadultosecrianas,trazidospeloimperativodoberointimidade do diaadia.Paisexistemnutrindoantipatiapelosprpriosrebentos,desdequeesses rebentoslhessurgemnolar,eexistemfilhosqueseinimizamcomosprpriospais, to logo senhoreiam o campo mental, nos labores da encarnao. Arraigado no labirintode existnciasmenosfelizes,decertoqueoproblemadasreaesnegativas, culpas, remorsos, inibies, vinganas e tantos outros est presente no quadro familiar,emque odioacumuladoemestnciasdopretritoseexterioriza,pormeio de manifestaes catalogveis na patologia da mente. Nessa base de raciocnio, determinada criana ter sofrido essa ou aquela humilhao da parte dos pais ou tutoresesedesenvolveuabafandopropsitosdedesforo,comoqueintoxicouasi mesma, no curso do tempo, e certos pais havero sentido inesperada animosidade por esse ou aquele filho recmnato, alimentando cime contra ele, embora sufocandotalsentimento,combenficasatitudesdeconveno.Nomuitoraro,os cadastros policiais registram infanticdios em que pais ou mes aniquilam o corpo daqueles mesmos Espritos aos quais favoreceram com a encarnao na Terra. Indubitavelmente, o tratamento psicolgico, visando cura mental e sublimao da personalidade, o caminho ideal para semelhantes pacientes urge entender, porm, que mdicos e analistas humanitrios conseguiro efetuar prodgios de compreensoedeamor,liberandoenfermosdessaespcienoentanto,oestudoda reencarnao igualmente chamado a funcionar, nos alicerces da obra de salvamento.

32 FranciscoCndidoXavier

Quantos milhares de existncias terminam anualmente, no mundo, pelos golpesdacriminalidade?Claroestqueasvtimasnoforamarrebatadasparacus ou infernos teolgicos. Se compenetradas, quanto s leis de amor e perdo que dissipamasalgemasdo dio,promovemseatrabalhodignonaEspiritualidade,s vezes at mesmo em auxlio aos prprios algozes. Na maioria das circunstncias, todavia, persistem no caminho daqueles que lhes dilapidaram a vida profunda, transformandoseemperseguidoresmagoadosouvingativos,jungidosmentalmente aos antigos ofensores, e finalmente reconduzidos, pelos princpios crmicos, ao renascimentojuntodeles,afimdesanarem,noclimadaconvivncia,oscomplexos decrueldadequeaindaselhesdestilemdoser.Quandoissoacontea,oapostolado de reajuste h de iniciarse nos pais, porquanto, despertos para a lgica e para o entendimento, so convocados pela sabedoria da vida ao apaziguamento e renovao.Observemos,noentanto,queemsemelhantesdomniosdaalmaoapoio da f religiosa se erguer em socorro e teraputica. indispensvel amar e desculpar,compreendereservir,tantasvezesquantassefaamnecessrias,demodo aquesofrimentoedissensodesapareameafimdeque,nasbasesdacompreenso e da bondade de hoje, as crianas de hoje se levantem na condio de Espritos reajustados, perante as Leis do Universo, garantindo aos adultos, nas trilhas das reencarnaesporvindouras,aredenodeseusprpriosdestinos.

33 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

17 ABORTO
Constitui crime a provocao do aborto, em qualquer perodode gestao?

H crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma me,ouquemquerqueseja,cometercrimesemprequetirara vidaaumacrianaantesdoseunascimento,porissoqueimpede umaalmadepassarpelasprovasaqueserviriadeinstrumentoo corpoqueseestavaformando.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto358

Falamos naturalmente acerca de relaes internacionais, sociais, pblicas, comerciais, clareando as obrigaes que elas envolvem no entanto, muito frequentemente marginalizamos as relaes sexuais aquelas em que se fundamentam quase todas as estruturas da ao comunitria. Esquecese, habitualmente, de que ohomem e amulher, viade regra,experimentam instintivo horror solido e que, vista disso, a comunho sexual reclama segurana e durao para que se mostre assente nas garantias necessrias. Impraticvel, sem dvida,imporacontinuidadedaligaoentreduascriaturas,apreode violncia no entanto, face das contingncias e contratempos pelos quais o carro da unio esponsalciadevepassarpelasestradasdomundo,asleisdavida,muitosabiamente, estabelecem nos filhos os elos da comunho entre os cnjuges, atribuindolhes a funodefixadoresdaorganizaofamiliarcomacolaboraodeles,osdeveresdo companheiroedacompanheira,nocampodaassistnciarecproca,serevelammais claramente perceptveis e o lar se alteia por escola de aperfeioamento e de evoluo,emmarchaparaaaquisiodemaisamplosvaloresdoesprito,noMundo Maior. De todos os institutos sociais existentes na Terra, a famlia o mais importante, do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida. pela conjuno sexual entre o homem e a mulher que a Humanidade se perpetua no Planeta em virtude disso, entre pais e filhos residem os mecanismos da sobrevivnciahumana,quantoformafsica,nafacedoorbe.Fcilentenderque assim justamente que ns, os espritos eternos, atendendo aos impositivos do progresso,nosrevezamosnaarenadomundo,oraenvergandoaposiodepais,ora desempenhandoopapeldefilhos,aprendendo,gradativamente,nacarteiradocorpo carnal, as lies profundas do amor do amor que nos soerguer, um dia, em definitivo, da Terra para os Cus. Com semelhantes notas, objetivamos tos destacaraexpressocalamitosadoabortocriminoso,praticadoexclusivamentepela fugaaodever.Habitualmente nuncasempre somosnsmesmos quemplanificaa formaodafamlia,antesdorenascimentoterrestre,comoamparoeasuperviso

34 FranciscoCndidoXavier

de instrutores benemritos, maneira da casa que levantamos no mundo, com o apoio de arquitetos e tcnicos distintos. Comumente chamamos a ns antigos companheirosdeaventurasinfelizes,programandolhesavoltaemnossoconvvio,a prometerlhes socorro e oportunidade, em que se lhes reedifique a esperana de elevaoeresgate,burilamentoemelhoria.Criamosprojetos,aventamossugestes, articulamosprovidnciaseexternamosvotosrespeitveis,englobandonoscomeles emsalutarescompromissosque,seobservados,redundaroembnossubstanciais paratodoogrupodecoraesaquesenosvinculaaexistncia.Se,porm,quando instaladosnaTerra,anestesiamosaconscincia,expulsandoosdenossacompanhia, a pretexto de resguardar o prprio conforto, no lhes podemos prever as reaes negativas e, ento, muitos dos associados de nossos erros de outras pocas, ontem convertidos, no Plano Espiritual, em amigos potenciais, custa das nossas promessasdecompreensoedeauxlio,fazemsehojeeissoocorrebastasvezes, em todas as comunidades da Terra inimigos recalcados que se nos entranham vidantimacomtalexpressodedesencantoeazedumeque,arigor,nosinfundem maissofrimentoeaflioqueseestivessemconoscoemplenaexperinciafsica,na condiodefilhosproblemas,impondonostrabalhoeinquietao.Admitimosseja suficientebrevemeditao,emtornodoabortodelituoso,parareconhecermosnele um dos grandes fornecedores das molstias de etiologia obscura e das obsesses catalogveis na patologia damente, ocupando vastos departamentos de hospitais e prises.

35 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

18 PAIS E FILHOS
A ingratido um dos frutos mais diretos do egosmo. Revoltasempreoscoraeshonestos.Mas,adosfilhosparacom ospaisapresentacarteraindamais odioso.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.XIV,Item9

Trazidaareencarnaoparaosalicercesdosfenmenossciodomsticos, nosomentearelaodepaisparafilhosqueassumecarterdeimportncia,mas igualmentea que severifica dos filhos para com os pais.Os filhosno pertencem aospaisentretanto,deigualmodo,ospaisnopertencemaosfilhos.Osgenitores devemespecialconsideraoaosqueagridemosfilhosetentamescravizlos,qual se lhes fossem objeto de propriedade exclusiva todavia, encontramos, na mesma ordemdefrequncia,filhosqueagridemospaisebuscamescravizlos,comoseos progenitores lhes constitussem alimrias domsticas. A reencarnao traa rumos ntidosaomtuorespeitoquenoscompetedeunsparacomosoutros.Entrepaise filhos, h naturalmente uma fronteira de apreo recproco, que no se pode ultrapassar, em nome do amor, sem que o egosmo aparea, conturbandolhes a existncia.Justoqueospaisnointerfiramnofuturodos filhos,tantoquantojusto queos filhosnointerfiramnopassadodospais.Ospaisnoconseguempenetrar, deimediato,atramadodestinoqueosprincpioscrmicoslhesreservamaosfilhos, no porvir, e os filhos esto inabilitados a compreender, de pronto, o enredo das circunstncias em que se mergulharam seus pais, no pretrito, a fim de que pudessemvolver,doPlanoEspiritualaorenascimentonoPlanoFsico.Unicamente no mundo das causas, aps a desencarnao, serlhes possvel o entendimento claro,acercadosvnculosemqueseimanizam.Invoquese,vistadisso,oauxlio de religiosos, professores, filsofos e psiclogos, a fim de que a excessiva agressividadefilialnoatinjaasraiasdaperversidadeoudadelinqunciaparacom ospaisenemaexcessivaautoridadedospaisvenhaaviolentarosfilhos,emnome de extempornea ou cruel desvinculao. Pais e filhos so, originariamente, conscincias livres, livres filhos de Deus empenhados no mundo obra de autoburilamento,resgate de dbitos, reajuste, evoluo. As leis da vida englobam lhes a individualidade no mesmo alto gabarito de considerao. Nunca lcito o desprezo dos pais para com os filhos e viceversa. No configuramos no assunto qualqueraspectolriconatemticaafetiva.Apresentamos,sumariamente,princpios bsicos do Universo. A existncia terrestre muito importante no progresso e no aperfeioamento do Esprito no entanto, ao mesmo tempo, simples estgio da criatura eterna no educandrio da experincia fsica, maneira de estudante no internato.

36 FranciscoCndidoXavier

Os pais lembram alunos, em condies mais avanadas de tempo, no currculode lies, ao passo que os filhos recordamaprendizes iniciantes, quando surgem na arena de servio terrestre, com acesso na escola, sob o patrocnio dos companheiros que os antecederam, por ordem de matrcula e aceitao. E que os filhos jamais acusem os pais pelo curso complexo ou difcil em que se vejam no colgio da existncia humana, porquanto, na maioria das ocasies, foram eles mesmos,os filhos,que,nacondiodeEspritosdesencarnados,insistiramcomos pais,atravsdeafetuosoconstrangimentoousuaveprocessoobsessivo,paraqueos trouxessem, de novo, oficina de valores fsicos, de cujos instrumentos se mostravam carecedores, a fim de seguirem rumo correto, no encalo da prpria emancipao.

37 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

19 AMOR LIVRE
Qual das duas, a poligamia ou a monogamia mais conformelei daNatureza?

A poligamia lei humana cuja abolio marca Progresso social. O casamento segundo as vistas de Deus tem quesefundarnaafeiodosseresqueseunem.Napoligamia, nohafeioreal:hapenassensualidade.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto701

Comentaseapossibilidadedelegalizaodasrelaessexuaislivres,como se fora justo escolher companhias para a satisfao do impulso gensico, qual se apontamiguariasouvitaminasmaisdesejveisnumahospedaria.Relaessexuais, no entanto,envolvemresponsabilidade. Homem ou mulher, adquirindo parceira ou parceiro para a conjuno afetiva, no conseguir, sem dano a si mesmo, tosomente pensar em si. Referentemente ao assunto, no se trata exclusivamente da ligao em base do matrimnio legalmente constitudo. Se os parceiros da unio sexual possuem deveresaobservarentre si,facedepreceitoshumanos,voluntariamenteaceitos,no plano das chamadas ligaes extralegais achamse igualmente submetidos aos princpios das Leis Divinas que regema Natureza. CadaEsprito detm consigo o seu ntimo santurio, erguido ao amor, e Esprito algum menoscabar o lugar sagradodeoutroEsprito,semlesarasimesmo.Conferirpretensalegitimidades relaessexuaisirresponsveisseriatratarconscinciasqualsefossemcoisas,e se as prprias coisas, na condio de objetos, reclamam respeito, que se dir do acatamentodevidoconscinciadecadaum?bvioqueningumselembrar,em so juzo, de recomendar escravido s criaturas claramente abandonadas ou espezinhadas pelos prprios companheiros ou companheiras a que se entregaram, confiantes isso, no entanto, no autoriza ningum a estabelecer liberdade indiscriminada para asrelaes sexuais que resultariam unicamente em licena ou devassido. Institudo o ajuste afetivo entre duas pessoas, levantase, concomitantemente,entreelas,oimpositivodorespeitofidelidadenatural,anteos compromissos abraados, seja para a formao do lar e da famlia ou seja para a constituiodeobrasouvaloresdoesprito.Desfeitososvotosarticuladosemdupla, claroquearuptura correcontadaqueleoudaquelaqueaempreendeu,comoaceite compulsrio das consequncias que advenham de semelhante resoluo. Toda sementeira se acompanha de colheita, conforme a espcie. razovel nos lembremosdisso,porquantooautorouautoradadefecohavida,anteosprincpios de causa e efeito, considerado violador de almas, assumindo com as vtimas a

38 FranciscoCndidoXavier

obrigao de restaurlas, at o ponto em que as injuriou ou prejudicou, ainda mesmo quando na conceituao incompleta do mundo essas criaturas tenham sido encontradassupostamentejprejudicadasouinjuriadasporalgum.Odiamanteno lodonodeixadeserdiamante,semperderovalorquelheprprio,diantedavida. A criatura em sofrimento no deixa de ser criao de Deus, sem perder a imortalidadequelheprpria,frentedoUniverso.Queatentaoderetornodos sistemaspoligmicospodeocorrerhabitualmentecomqualquerpessoa,naTerra, maisquenaturaljusto.Emcircunstnciasnumerosas,opretritopodeestarvivo nosmecanismosmaisprofundosdenossasinclinaes etendncias.Entretanto,os deveres assumidos, no campo do amor, ante a luz do presente, devem prevalecer, acima de quaisquer anseios inoportunos, de vez que o compromisso cria leis no coraoenosedanificaroossentimentosalheiossemresultadoscorrespondentes na prpria vida. Observemse, nos captulos do sexo, os desgnios superiores da InfinitaSabedoriaquenosorientaosdestinose,nessesentido,urgeconsiderarquea Vontade de Deus, na essncia, o dever em sua mais alta expresso traado para cada um de ns, no tempo chamado hoje. E se o hoje jaz viado de complicaeseproblemas,arepontaremdo ontem,depende densaharmoniaou odesequilbriodo amanh.

39 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

20 CONTROLE SEXUAL
Interroguem friamente suas conscincias todos os que so feridos no corao pelas vicissitudes e decepes da vida remontem,passoapasso,origemdosmalesqueostorturame verifiquem se, as mais das vezes, no podero dizer: Se eu houvesse feito, ou deixado de fazer tal coisa, no estaria em semelhantecondio.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.V,Item4

Existe o mundo sexual dos Espritos de evoluo primria, inado de ligaes irresponsveis, e existe o mundo sexual dos Espritos conscientes, que j adquiriram conhecimento das obrigaes prprias, frente da vida o primeiro se constitui de homens e mulheres psiquicamente no muito distantes da selva, remanescentes prximos da convivncia com os brutos, enquanto que o segundo integrado pelas conscincias que a verdade j iluminou, estudantes das leis do destino luz daimortalidade. O primeiro grupo se mantm fixado poligamia,s vezes desenfreada, e s, muito pouco a pouco, despertar para as noes da responsabilidade no plano do sexo, atravs de experincias mltiplas na fieira das reencarnaes. O segundo j selevantou paraa viso panormica dos deveres que nos competem, diante de ns mesmos, e procura elevar os prprios impulsos sexuais, educandoos pelos mecanismos da conteno. Falar de governo e administrao, no campo sexual, aos que ainda se desvairam em manifestaes poligmicas,seriaexigirdosilvcolaencargostosomenteatribuveisaoprofessor universitrio, razo por que ser justo deterse algum nesse ou naquele estudo alusivo educao sexual apenas com aqueles que se mostrem suscetveis de entenderasreflexesexatas,nesseparticular.Estabelecidaaressalva, perguntemosa nsmesmossenosserialcitoabandonar,nomundo,oscompromissosdenatureza afetiva,assumidosdianteunsdosoutros.Assimnosexternamosparaconsiderarque a ligao sexual entre dois seres na Terra envolve a obrigao de proteger a tranquilidade e o equilbrio de algum que,no caso, o parceiro ou a parceira da experincia a dois, e, muito comumente, os dois se transfiguram em outros mais, na pessoa dos filhos e demais descendentes. Urge, desse modo, evitar arrastamentosnoterrenodaaventura,emmatriadesexo,paraqueadesordemnos ajustespropostosouaceitosnovenhaaromperaseguranadaqueleoudaquelaque tomamos sob nossa assistncia e cuidado, com reflexos destrutivos sobre todo o grupo, em que nos arraigamos atravs da afinidade. No se trata, em nossas definies,dochamado vnculoindissolvvelcriadoporleishumanas,devezque, em toda parte, encontramos companheiros e companheiras lesados pelo

40 FranciscoCndidoXavier

comportamento de parceiros escolhidos para a vivncia sexual e que, por isso mesmo,adquirem,depoisdeprejudicados,odireito naturaldesevincularemoutra ligao ou a outras ligaes subsequentes, procurando companhia ao nvel de sua confianaerespeitabilidadereportamonosaoimpositivodalealdadequedeveser respondida com lealdade, seja qual for o tipo de unio em que os parceiros se comuniquemsexualmenteum comooutro,sustentandooequilbrio recproco. Considerado o exposto, os participantes da comunho afetiva, conscientes dosdeveresqueassumem,precisamexaminaratquepontoterogeradoascausas da indisciplina ou desero naquele ou naquela que desistiu da prpria segurana ntima para se atirar leviandade. Justo ponderar quanto a isso, porquanto, em muitas ocorrncias dessa espcie, no somente aquele ou aquela que se revelam desleais,aosprprioscompromissos,oculpadopelarupturanaligaoafetiva,mas igualmenteocompanheiroouacompanheiraque,pordesdiaoufrieza,mesquinhez ouirreflexonosvotosabraados,induzaparceiraouoparceiroaresvalaremparaa insegurana, no campo do afeto, atraindo perturbaes de feio e tamanho imprevisveis.

41 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

21 HOMOSSEXUALIDADE
Quandoerrante,queprefereoEsprito:encarnarnocorpo deum homem,ounodeumamulher?

Issopoucolheimporta.Oqueoguianaescolhasoas provasporquehajadepassar.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto202

A homossexualidade, tambm hoje chamada transexualidade, em alguns crculosdecincia,definindose,noconjuntodesuascaractersticas,portendncia da criatura para a comunho afetiva com uma outra criatura do mesmo sexo, no encontraexplicaofundamentalnosestudospsicolgicosquetratamdoassuntoem bases materialistas, mas perfeitamente compreensvel, luz da reencarnao. Observada a ocorrncia, mais com os preconceitos da sociedade, constituda na Terra pela maioria heterossexual, do que com as verdades simples da vida, essa mesma ocorrncia vai crescendo de intensidade e de extenso, com o prprio desenvolvimentodaHumanidade,eomundov,naatualidade,emtodosospases, extensascomunidadesdeirmosemexperinciadessaespcie,somandomilhesde homensemulheres,solicitandoatenoerespeito,empdeigualdadeaorespeitoe ateno devidos s criaturas heterossexuais. A coletividade humana aprender, gradativamente,acompreenderqueosconceitosdenormalidadeedeanormalidade deixam a desejar quando se trate simplesmente de sinais morfolgicos, para se erguerem como agentes mais elevados de definio da dignidade humana, de vez queaindividualidade,emsi,exaltaavidacomunitriapeloprpriocomportamento nasustentaodobemdetodos ouadeprimepelomalquecausacomaparteque assume no jogo da delinquncia. A vida espiritual pura e simples se rege por afinidadeseletivasessenciaisnoentanto,atravsdemilniosemilnios,oEsprito passaporfileiraimensadereencarnaes, oraemposio de feminilidade,oraem condies de masculinidade, o que sedimenta ofenmeno da bissexualidade,mais oumenospronunciado,emquasetodasascriaturas. O homem e a mulher sero, desse modo, de maneira respectiva, acentuadamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificao psicolgica absoluta. A face disso, a individualidade em trnsito, da experincia feminina paraa masculina ou vice versa, ao envergar o casulo fsico, demonstrar fatalmenteostraosda feminilidadeemqueterestagiadopormuitossculos,em que pese ao corpo de formao masculina que o segregue, verificandose anlogo processo com referncia mulher nas mesmas circunstncias. Obviamente compreensvel, em vista do exposto, que o Esprito no renascimento, entre os homens,podetomarumcorpofemininooumasculino,noapenasatendendoseao

42 FranciscoCndidoXavier

imperativodeencargosparticularesemdeterminadosetorde ao,comotambmno que concerne a obrigaes regenerativas. O homem que abusou das faculdades gensicas, arruinando a existncia de outras pessoas com a destruio de unies construtivaselaresdiversos,emmuitoscasosinduzidoabuscarnovaposio,no renascimentofsico,emcorpomorfologicamentefeminino,aprendendo,emregime depriso,areajustarosprpriossentimentos,eamulherqueagiudeigualmodo impulsionadareencarnaoemcorpomorfologicamentemasculino,comidnticos fins. E, ainda, em muitos outros casos, Espritos cultos e sensveis, aspirando a realizar tarefas especficas na elevao de agrupamentos humanos e, consequentemente,naelevaodesiprprios,rogamdosInstrutoresdaVidaMaior queosassistemaprpriainternaonocampofsico,emvestimentacarnaloposta estrutura psicolgica pela qual transitoriamente se definem. Escolhem com isso viver temporariamente ocultos na armadura carnal, com o que se garantem contra arrastamentos irreversveis, no mundo afetivo, de maneira a perseverarem, sem maioresdificuldades,nosobjetivosque abraam. Observadas as tendncias homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experincia, foroso se lhes d o amparo educativo adequado,tantoquantoseadministrainstruomaioriaheterossexual.Eparaque issoseverifiqueemlinhasdejustiaecompreenso,caminhaomundodehojepara mais alto entendimento dos problemas do amor e do sexo, porquanto, frente da vidaeterna,oserroseacertosdosirmosdequalquerprocedncia,nosdomniosdo sexo e do amor, so analisados pelo mesmo elevado gabarito de Justia e Misericrdia. Isso porque todos os assuntos nessa rea da evoluo e da vida se especificamnaintimidadeda conscinciadecadaum.

43 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

22 ADULTRIO E PROSTITUIO
Atirelhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado, disse J esus.Esta sentena faz da indulgncia um dever para ns outros porque ningum h que no necessite, para si prprio,deindulgncia.Elanosensinaquenodevemosjulgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a ns mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos.Antesdeprofligarmosaalgumumafalta,vejamos seamesmacensuranonospodeserfeita.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.X,Item13

curiosonotarqueJesus,emsetratandodefaltasequedas,nosdomnios doesprito,hajaescolhidoaqueladamulher,emfalhasdosexo,parapronunciara sua inolvidvel sentena: aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra. Dirseia que no rol das defeces, deseres, fraquezas e delitos do mundo, os problemasafetivossemostramdetalmodo encravadosno serhumanoquepessoa alguma da Terra haja escapado, no cardume das existncias consecutivas, aos chamadoserrosdoamor. Penetre cada um de ns os recessos da prpria alma, e, se consegue apresentar comportamento irrepreensvel, no imediatismo da vida prtica, ante os diasquecorrem,indaguese,comsinceridade,quantosprpriastendncias.Quem no haja varadotranses difceis,nasreas do corao,no perodo dareencarnao emqueseencontre,investigue asprpriasinclinaeseanseiosnocampontimo,e, emsconscincia,verificarquenoseachaausentedoemaranhadodeconflitos, queremanescemdo acervodelutassexuaisdaHumanidade. Desses embates multimilenares, restam, ainda, por feridas sangrentas no organismodacoletividade,oadultrioque,defuturo,serclassificadonapatologia das doenas da alma, extinguindose, por fim, com remdio adequado, e a prostituio que rene em si homens e mulheres que se entregam s relaes sexuais,mediante paga, estabelecendo mercados afetivos. Qual ocorreaos flagelos da guerra, da pirataria, da violncia homicida e da escravido que acompanham a comunidadeterrestre,hmilnios,diluindose,muitopoucoapouco,oadultrioea prostituio ainda permanecem, na Terra, por instrumentos de prova e expiao, destinados naturalmente a desaparecer, na equao dos direitos do homem e da mulher,queseharmonizaropelomesmopeso,nabalanadoprogressoedavida. Notese que o lenocnio de hoje, conquanto situado fora da lei, o herdeiro dos bordis autorizados por regulamentao oficial, em muitas regies, como sucedia notadamente na Grcia e na Roma antigas, em que os estabelecimentos dessa

44 FranciscoCndidoXavier

naturezaeramconstantementenutridosporlevasde jovensmulheresorientais,direta ouindiretamenteadquiridas,feiodealimrias,paramisteresdealuguel.Tantos foramosdesvariosdosEspritosemevoluonoPlanetaEspritosentreosquais muito raros de ns, os companheiros da Terra, no nos achamos includos que decertoJesus,personalizandonamulhersofredoraafamliahumana,pronuncioua inesquecvel sentena, convocando os homens, supostamente puros em matria de sexualidade,alanaremsobreacompanheirainfelizaprimeirapedra. Evidentemente, o mundo avana para mais elevadas condies de existncia.Fenmenosdetransioexplodemaquieali,comunicandorenovao.E, com semelhantes ocorrncias, surge para as naes o problema da educao espiritual,paraqueaeducaodosexonose faairrisocompalavrasbrilhantes mascarando a licenciosidade. Quando cada criatura for respeitada em seu foro ntimo, para que o amor se consagre por vnculo divino, muito mais de alma para alma que de corpo para corpo, com a dignidade do trabalho e do aperfeioamento pessoal luzindo na presena de cada uma, ento os conceitos de adultrio e prostituio se faro distanciados do cotidiano, de vez que a compreenso apaziguarocoraohumanoeachamadadesventuraafetiva noterrazodeser.

45 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

23 ABSTINNCIA E CELIBATO
O celibato voluntrio representa um estado de perfeio meritrio aosolhosdeDeus?

No,eosqueassimvivem,poregosmo,desagradama Deuseenganamomundo.
Da parte de certas pessoas, o celibato no ser um sacrifcio que fazem com o fim de se votarem, de modo mais completo,aoserviodaHumanidade?

O caso muito diferente. Eu disse: por egosmo. Todo sacrifcio pessoalmeritrio, quando feito para o bem. Quanto maiorosacrifcio,tanto maioromrito.
OLIVRODOSESPRITOSQuestes698e699

Abstinncia, em matria de sexo e celibato, na vida de relao pressupe experincias da criatura em duas faixas essenciais a daqueles Espritos que escolhem semelhantes posies voluntariamente para burilamento ou servio, no cursodedeterminadareencarnao,daquelesoutrosquesevemforadosaadot las,porforadeinibiesdiversas.Indubitavelmente,osqueconsigamabsterseda comunho afetiva,emborapossuindoemordemtodososrecursosinstrumentaispara seateremaoconfortodeumaexistnciaamais,comofimdesefazeremmaisteis ao prximo, decerto que traama simesmos escaladas mais rpidasaos cimos do aperfeioamento. Agindoassim,poramor,doandoocorpoaserviodossemelhantes,e,por esse modo, amparando os irmos da Humanidade, atravs de variadas maneiras, convertemaexistncia,semligaessexuais,emcaminhodeacessosublimao, ambientandose em climas diferentes de criatividade, porquanto a energia sexual neles no estancou o prprio fluxo essa energia simplesmente se canaliza para outrosobjetivososde naturezaespiritual.E,emconcomitnciacomosqueelegem conscientemente esse tipo de experincia, impondose duros regimes de vivncia pessoal,encontramosaquelesoutros,osquejrenasceram nocorpofsicoinduzidos ouobrigadosabstinnciasexual,atendendoainibiesirreversveisouaprocessos de inverso pelos quais sanam erros do pretrito ou se recolhem a pesadas disciplinasquelhesfacilitemadesincumbnciadecompromissosdeterminados,em assuntos do esprito. Num e noutro caso, identificamos aqueles que se fazem chamar,segundoosensinamentosevanglicos,comosendoeunucosporamordo Reino de Deus. Esses eunucos, porm, muito ao contrrio do que geralmente se afirma, no so criaturas psicologicamente assexuadas, respirando em climas de negao da vida. Conquanto abstmios da emotividade sexual, voluntria ou

46 FranciscoCndidoXavier

involuntariamente, so almas vibrantes, inflamadas de sonhos e desejos, que se omitem, tanto quanto lhes possvel, no terreno das comunhes afetivas, para satisfazeremasobrigaesdeordemespiritualaquese impem.Depreendesedaa impossibilidade de se doarem a quaisquer tarefas de reparao ou elevao sem tentaes, sofrimentos, angstias e lgrima: e, s vezes, atmesmo escorreges e quedas, nos domnios do sentimento, de vez que os impulsos do amor nelas se mantm com imensa agudeza, predispondoas sede incessante decompreenso e de afeto. Entendendose os valores da alma por alimento do esprito, impossvel esquecer que a produo do bem e do aprimoramento se realiza base deatrito e desgaste. A semente segregada no solo para desvencilharse dos empeos que a constringem, demodo a formar o po, e o po, arigor,no se completa em forno frio. Aforanocarronosurgesemaqueimadecombustvel,eomotornolhe garantemovimentosemaquecerseemnveladequado.Abstinnciaecelibato,seja pordecisosbitadohomemoudamulher,interessadosemeducaodosprprios impulsos, no curso da reencarnao, ou seja por deliberao assumida, antes do renascimento na esfera fsica, em obedincia a fins especficos, no contam indiferena e nem anestesia do sentimento. Celibato e abstinncia, em qualquer forma de expresso, constituem tentames louvveis do ser experincias de carter transitrio, nos quais a fome de alimento afetivo se lhes transforma no imo do coraoemfogopurificador,acrisolandolhesastendnciasoutransfigurandoessas mesmas tendncias em clima de produo do bem comum, atravs do qual, pela doaodeumavida,seefetuaoapoioespiritualoua iluminaodeinmerasoutras. Tais consideraes nos impelem a concluir que a vida sexual de cada criaturaterrenosagradoparaelaprpria,eque,porissomesmo,absteno,ligao afetiva, constituio de famlia, vida celibatria, divrcio e outras ocorrncias, no campodoamor,soproblemaspertinentesresponsabilidadedecadaum,erigindo se, por essa razo, em assuntos, no de corpo para corpo, mas de corao para corao.

47 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

24 CARGA ERTICA
Dois sistemas sedefrontam: odos ascetas, quetem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas violncias quase to insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convico e sem paixo, so mornos no amar e econmicos no gozar.Onde,ento,asabedoria?Onde,ento,acinciadeviver? Em parte alguma e o grande problema ficaria sem soluo, se o Espiritismo no viesse em auxlio dos pesquisadores,demonstrandolhesasrelaesqueexistementre ocorpoeaalmaedizendolhesque,porseremnecessriosuma ao outro, importa cuidar de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porm, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender s necessidades que a prpria Natureza indica, desatenderaleideDeus.Nocastigueisocorpopelasfaltasque ovossolivrearbtriooinduziuacometerepelasquaiseleto responsvel quanto o cavalo, mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo,novostornardesmenosegostas,nemmenosorgulhosos emaiscaritativosparacomovossoprximo? No, a perfeio no est nisso, est toda nas formas por que fizerdes passar o vosso Esprito. Dobraio, submeteio, humilhaio, mortificaio: esse o meio de o tornardes dcil vontadedeDeuseonicodealcanardesaperfeio.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMOCap.XVII,Item11

O instinto sexual, exprimindo amor em expanso incessante, nasce nas profundezasdavida,orientandoosprocessosdaevoluo.Todacriaturaconsciente trazconsigo,devidamenteestratificada,aheranaincomensurveldasexperincias sexuais, vividas nos reinos inferiores da Natureza. De existncia a existncia, de lio em lio e de passo em passo, por sculos de sculos, na esfera animal, a individualidade, erguida razo, surpreende em si mesma todo um mundo de impulsosgensicosporeducareajustarsleissuperioresquegovernamavida.A princpio,expostoaoslancesadversosdasaventuraspoligmicas,ohomemavana, de ensinamento a ensinamento, para a sua prpria instalao na monogamia, reconhecendo a necessidade de segurana e equilbrio, em matria de amor no entanto,aindaa,impelidonaturalmenteacarregarofardodosestmulossexuais,

48 FranciscoCndidoXavier

muita vez destrambelhados, que lhe enxameiam no sentimento, reclamando educaoesublimao.Depreendesedissoquetodacriatura naTerratransportaem si mesma determinada taxa de carga ertica, de que, em verdade, no se libertar unicamente ao preo de palavras e votos brilhantes, mas custa de experincia e trabalho,devezqueinstintosepaixessoenergiaseestadosinerentesalmade cada um, que as leis da Criao no destroem e sim auxiliam cada pessoa a transformar e elevar, no rumo da perfeio. Fcil entender, portanto, que do erotismo,comofatordemagnetismosexualhumano,naromagemterrestre,sejaem se tratando de Espritos encarnados ou desencarnados na Comunidade Planetria, no partilham tosomente as inteligncias que j se angelizaram, em minoria absoluta no Plano Fsico, e aqueles irmos da Humanidade provisoriamente internados nas celas da idiotia, por fora de lides expiatrias abraadas ou requisitadas por eles prprios, antes do bero terreno. Os Espritos sublimados se atraem uns aos outros por laos de amor considerado divino, por enquanto inabordveis a ns outros, seres em laboriosa escalada evolutiva e que compartilhamos das tendncias e aspiraes, dificuldades e provas do gnero humano.Eoscompanheirostemporariamentebloqueadosporcrebrosdeficientese obtusos atravessam perodos mais ou menos longos de silncio emocionados, destinados a reparaes e reajustes, quase sempre solicitados por eles mesmos repetimos,jquesesentenciamaentraveseinibies,nocampode exteriorizao damente,atravsdosquaisrefazematitudeserecondicionamimpulsosafetivosem preciosas tomadas e retomadas de conscincia. vista do exposto, fcil reconhecerquetodacriaturahumana,semprenascidaourenascidasobopatrocnio do sexo, carreia consigo determinada carga de impulsos erticos, que a prpria criatura aprende, gradativamente, a orientar para o bem e a valorizar para a vida. Diantedosexo,nonosachamos,denenhummodo,frentedeumdespenhadeiro para as trevas, mas perante a fonte viva das energias em que a Sabedoria do Universosituouolaboratriodasformasfsicaseausinadosestmulosespirituais maisintensosparaaexecuodastarefasqueesposamos,emregimedecolaborao mtua,visandoaorendimentodo progressoedoaperfeioamentoentreoshomens. Cada homem e cada mulher que ainda no se angelizou ou que no se encontreemprocessodebloqueiodaspossibilidadescriativas,nocorpoounaalma, traz, evidentemente, maior ou menor percentagem de anseios sexuais, a se expressarem por sede de apoio afetivo, e claramente, nas lavras da experincia, errando e acertando etornando a errar para acertar com mais segurana, que cada um de ns os filhos de Deus em evoluo na Terra conseguir sublimar os sentimentos que nos so prprios, de modo a erguernos em definitivo para a conquistadafelicidadecelesteedoAmorUniversal.

49 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

25 SEXO E RELIGIO
Comopodeaalma,quenoalcanouaperfeiodurante avida corprea,acabardedepurarse? Sofrendoaprovadeumanovaexistncia. Como realiza essa nova existncia? Ser pela sua transformaocomo Esprito?

Depurandose, a alma indubitavelmente experimenta uma transformao, mas para isso necessria lhe a prova da vidacorporal.
OLIVRODOSESPRITOSQuesto166

Darse o fato de se isentaralgumdos impulsos e inquietaes sexuais, simplesmenteporhaverassumidocompromissosdenaturezareligiosa?Claroquea lgicarespondenoespritodesequnciadanatureza.Acriaturaqueabraaencargos dessa ordem est procurando ou aceitando para si mesmaaguilhes regeneradores ou educativos, de vez que ordenaes e providncias de carter externo no transfiguram milagrosamente omundontimo.Asrealizaesdaf,porissomesmo, seconcretizam basedeporfiadaslutasdaalma,desiparaconsigo. Ningum se burila de um dia para outro. De que modo alienar condies inerentesprpriavidadoEsprito,acalentadas,nocursodaseras,tosomenteem funo de afirmativas verbais? E entendendose que as leis do Universo no destroem oinstinto, mas transformamno em razo e angelitude,na passagem dos evos, pelos mecanismos da sublimao, de que forma exigir a extino dos estmulosgensicosemalgum,tosporqueessealgumseconsagreaoServio Divino da F, quando esses mesmos estmulos so ingredientes da vida e da evoluo,criadospelamesmaProvidnciaDivinaparaasustentaoeaelevaode todos os seres? Compreendida a inalienabilidade dos problemas sexuais nas individualidadesrepresentativasdasideias religiosasnomundo,maisquerazovel considerar que essas individualidades, em grande maioria, solicitaram para si prpriasoscontrolesdefeiomoralaque transitoriamentesevinculam,notentame de extrarem deles o proveito mximo, a favor de si prprias. Efetivamente, Espritos superiores e j erguidos a notveis campos de elevao, unicamente por amor e sacrifcio, tomamassento nas organizaes religiosas daTerra, volvendo reencarnaoematividadessocorristas,nasquaisimpulsionamoprogressodosseus irmos. Esses missionrios do devotamento vibram em faixas de amor sublime, quase sempre inacessvel compreenso dos seus contemporneos. No ocorrem anlogas circunstncias entre aqueles outros que renascem sob regime disciplinar, requisitadosporelescontraelesmesmos,devezquegrandenmerodessesobreiros

50 FranciscoCndidoXavier

dasideiasreligiosas,reencarnadosemcondiesdeprova,demonstramdificuldades einibiesmltiplas,nocorpoenamente,quandonosofremexageradatendncia aosdesvariossexuaistendnciaessaquehabitualmenteosmantmrecolhidosao medo de qualquer expanso afetiva. Temendo as manifestaes do amor e bastas vezescondenandoindebitamenteos companheirosdaHumanidade,pelofatodese acomodaremauniesrespeitveisedignas,nageneralidadereceiamasiprpriose censuramossemelhantes,noimpulsoinconscientedelhescopiaraindependnciae aconduta.Dasurgemosincidentesmenosfelizesquantasvezes!emquevemos expositoresardenteseapaixonados,dessaoudaquelaideiareligiosa,tombandoem experinciasemotivas,muitomaiscomplicadasedeplorveisdoqueaquelasoutras que eles prprios reprovavam no caminho e na vida dos companheiros!... Alis, registresequeofenmenomaisquejusto,porquanto,aceitandoosdistintivosde determinada searareligiosa, o Esprito impe a si mesmo um fator de frenagem e autopoliciamento, sem que as marcas exteriores de f signifiquem mais que um convite ou um desafio a que se aperfeioe, de acordo com os princpios de acrisolamentoqueabraa.Instruesreligiosasexterioresnoalteram,deimproviso, os impulsos do corao, conquanto se erijam em fortaleza de luz, amparando a criatura que a elas se acolhe para o servio de autoaprimoramento. Qualquer professor na Terra h de se identificar com os alunos, nocampo das experincias naturaisdocotidiano,afimdequeseestabelea,entreeles,ofiodacompreenso mtua, unindo vanguarda e retaguarda do esforo para a escalada do grupo ao conhecimento. Um anjo e uma equipe de criaturas humanas no entrariam em relacionamento ideal para rendimento ideal do ensino. vista disso, somos ns mesmos, Espritos endividados ante as Leis do Universo, que nos enlaamos uns com os outros, encarnados e desencarnados, aperfeioando gradativamente as qualidades prprias e aprendendo, custa de trabalho e tempo, como alcanar a sublimao que demandamos, em marcha laboriosa para a conquista dos Valores Eternos.

51 VIDAESEXO (peloEsprito Emmanuel)

26 MARGEM DO SEXO
Lembraivos daquele que julga em ltima instncia, que v os movimentos ntimos de cada corao e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censurais, ou reprovaoquerelevais,porqueconheceomveldetodososatos. Lembraivos de que vs, que clamais em altas vozes antema, tereis,qui,cometido faltasmaisgraves.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO Cap.X,Item 16

CompanheirosdaTerra,frentedetodasascomplicaes eproblemasdo sexo, abstendevos de censura e condenao. Todos ns os Espritos em aperfeioamento nos climas do Planeta estamos emergindo de passado multimilenar, em que as tramas da alma se entreteciam em labirintos de sombra, para que as bnos do aprendizado se nos fixassem no esprito. Ainda assim, achamonostodosmuitolongedametaporalcanar.Sealgumvosparececair,sob enganosdosentimento,silenciaieesperai! Se algum se vos afigura tombar em delinquncia, por desvarios do corao,esperaiesilenciai!...Sobretudo,compadeamonosunsdosoutros,porque, por enquanto, nenhum de ns consegue conhecerse to exatamente, a ponto de saberhojequalotamanhodaexperinciaafetivaquenosaguardaamanh.Calaios vossospossveislibelos,anteassupostasculpasalheias,porquantonenhumdens, poragora,capazdemedirapartederesponsabilidadequenoscompeteacadaum nasirreflexese desequilbriosdosoutros.Somostodospeasintegrantesdeumas famlia, operando em dois mundos, simultaneamente aquele das inteligncias corporificadasnoplanofsicoeaqueleoutrodasintelignciasdesencarnadasquese domiciliam nas regies da mesma Terra que habitais, disputando convosco, tanto quanto igualmente entre si, a aquisio de recursos substanciais da evoluo. No dispomosderecursosparaexaminarasconscinciasalheiasecadaumdens,antea Sabedoria Divina, um caso particular, em matria de amor, reclamando compreenso. A vista disso, muitos de nossos erros imaginrios no mundo so caminhoscertosparaobem,aopassoquemuitosdenossosacertoshipotticosso trilhasparaomaldequenosdesvencilharemos,umdia!... Abenoaieamaisempre.Diantedetodaequalquerdesarmoniadomundo afetivo, seja com quem for e como for, colocaivos, em pensamento,no lugar dos acusados,analisandoasvossastendnciasmaisntimase,apsverificardesseestais em condies de censurar algum, escutai, no mago da conscincia, o apelo inolvidveldoCristo:Amaivosunsaosoutros,comoeuvosamei. Fim

52 FranciscoCndidoXavier

CONVITE: Convidamosvoc,queteveaopor tunidadedelerlivr ementeestaobr a,a par ticipar danossacampanhade SEMEADURADELETRAS, queconsisteemcadaqualcompr arumlivr oespr ita, leredepoispr esenteloaoutr em,colabor andoassimna divulgaodoEspir itismoeincentivandoaspessoasboaleitur a. Essaao,cer tamente,r ender timosfr utos. Abr aofr ater noemuitaLUZpar atodos!

www.luzespirita.org.br

Вам также может понравиться