Вы находитесь на странице: 1из 10

A programao infantil na televiso aberta: a (des)informao das crianas

JOMAR BARROS FILHO E OUTROS Professor da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro/Mogi Guau/So Paulo/Brasil

1.

Introduo

A programao televisiva destinada ao pblico infantil pode ser mais bem compreendida quando analisada luz da Teoria Crtica no contexto da indstria cultural. A afirmao de Adorno1 de que nenhuma teoria est livre do mercado corrobora a atualidade da crtica do conceito de Indstria Cultural2 elaborado por Adorno e Horkheimer e publicado na Dialtica do Esclarecimento em 1947. Tal conceito, alm de ser atual, mantm a sua relevncia no tocante crtica das condies sociais que tem fundamentado os prejuzos do processo de formao de nossa sociedade e, em particular, dos processos de comunicao. De maneira geral, grande parte da Bildung (formao cultural) que poderia evidenciar o sentido originrio da vida, encontra-se eclipsada e vai cedendo cada vez mais espao aos projetos educativos orientados pela racionalidade cognitivo-instrumental, que, ao invs de promover a emancipao, conduz a sociedade alienao e barbrie3. Tais projetos, de uma forma estrita, podem ser traduzidos por escolas que promovem um ensino de disciplinas isoladas e sem grande conexo com a realidade. Alunos que buscam apenas a nota ou o caminho mais fcil para a promoo e pais que usam a televiso como uma bab eletrnica. J de forma mais ampla, pessoas que convivem com a adoo de ideias pouco elaboradas, estilos de vida fundados no grande consumo de produtos dispensveis e pouca reflexo a respeito dos temas que fazem parte da sua realidade. Nas palavras de Adorno: Apesar de toda ilustrao e

de toda informao que se difunde (e at mesmo com sua ajuda) a Halbbildung (semiformao) passou a ser a forma dominante da conscincia atual (ADORNO, 1996, p. 389).
Em linhas gerais, para os tericos da Teoria Crtica, a principal tarefa da educao o fortalecimento das formas de resistncia aos processos de absoro do banalizado4, decorrentes da indstria cultural e que se manifesta atravs das interaes sociais determinadas pela racionalidade sistmica. Nesse contexto de banalizao, podemos identificar o papel desempenhado pela mdia, que sutilmente introduz uma forma de vida padronizada na vida das pessoas, consolidando assim, o que Adorno e Horkheimer (1985) denominam de mundo administrado.

Cf. ADORNO, Theodor W. Actualidad de la filosofia. Trad. Jos Luis Arantegui Tamayo. Barcelona: Paids, 1991. pg. 9 O termo Indstria Cultural, em sua dimenso mais ampla (mdia) empregado para expressar o esquema da cultura de massas (semicultura) que ocorre no processo de consolidao de uma sociedade amplamente administrada. Cf. Adorno e Horkheimer, 1985 e ainda, Adorno, 1996 e 1997. 3 Conferir a anlise, acerca do processo de barbarizao da cultura e da educao, desenvolvido pelo filsofo francs Jean-Franois Mattei em seu livro: A barbrie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. So Paulo: UNESP, 2002. 4 Cf. ADORNO, Theodor. Teoria da Semicultura. Campinas: Educao e Sociedade, ano XVII, n. 56, dezembro de 1996.
2

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao ISSN: 1681-5653 n. 55/2 15/03/11 Organizacin de Estados Iberoamericanos para la Educacin, la Ciencia y la Cultura (OEI-CAEU)

Organizao dos Estados Iberoa-americanos para a Educao, a Cincia e a Cultura (OEI-CAEU)

Jomar Barros Filho e outros

O alerta de Adorno de que a educao no necessariamente um fator de emancipao5 nos estimula a analisar as instncias educativas da contemporaneidade, entre as quais, os programas televisivos que possibilitam a reconstruo dos fundamentos culturais que norteiam a prxis educativa, em meio a um universo conceitual situado no contexto das relaes sociais do nosso tempo. Com tal propsito, luz do processo de modernizao, racionalizao e instrumentalizao dos elementos que compe a formao cultural, delimitamos como tema de investigao a possibilidade da anlise de alguns aspectos dos programas veiculados na programao da TV aberta destinada ao pblico infantil. Isso se justifica, pois, mesmo com o advento das novas tecnologias da informao e da comunicao (TICs), mesmo com as opes de uso das multimdias, da informtica e da rede mundial de computadores, a televiso aberta continua sendo um dos principais meios de informao e de entretenimento para a maioria da populao brasileira, estimando-se que esteja presente em 98% das residncias brasileiras (SOUZA, 2000; PEREIRA, 2002; ALMEIDA 2002). Citando uma pesquisa da Unesco, Pereira (2002) adverte que muitas vezes o tempo que as crianas veem televiso superior metade do tempo que dedicam a outras atividades, tais como brincar, fazer as tarefas escolares ou mesmo dialogar com a famlia. Lembra que pelo menos 88% do pblico infantil passam, em mdia, de 3 a 4 horas dirias diante da televiso. Neste contexto, Souza (2000) e Pereira (2002) assinalam que o papel da televiso na educao da criana no pode ser subestimado. A grande velocidade com que os contedos so apresentados pela televiso e sua aparente conotao de descontrao pode fazer com que os pais atribuam programao infantil a funo de passatempo agradvel para a criana, destinando pouca reflexo a respeito dos contedos nela veiculados. Embasando-se em dados de Brougre (1995), Salgado (2005) salienta que: "... os programas televisivos

voltados ao pblico infantil [...] podem ser considerados discursos culturais, voltados para a criana, sobre a vida social, que lhe sugerem um posicionamento sobre o mundo.
Conforme Pereira (2002), no mbito da sociedade capitalista, as crianas eram vistas, num primeiro momento, como dependentes, depois passaram a ser encaradas como filhos dos clientes. Atualmente, foram elevadas categoria de clientes. Dessa maneira, embora nem sempre explicitem claramente suas opinies, so tidas como exigentes e uma ampla gama de produtos foram desenvolvidos para atender essa faixa do mercado. Para Marcondes-Filho (1994), as formas mais sofisticadas da indstria publicitria j no funcionam

mais como meios em que uma mercadoria mostrada, oferecida ou mesmo vendida. No raro a publicidade cita quase que de passagem - s vezes nem mesmo cita - o anunciante, remetendo a estratgia de convencimento a um plano de entendimento extra consciente. A publicidade televisiva,
lembra Souza (2000), alm de vender produtos, servios e bens simblicos, apresenta modelos a serem seguidos, tais como padres de beleza fsica, sensuais e comportamentais. O fato de poder haver estreita relao entre o pblico infantil e os elementos de apelo empregados nessa modalidade de propaganda, fundamental que se avalie sistematicamente seu papel sobre a formao da criana.

Cf. ADORNO, Theodor. Educao e Emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

A programao infantil na televiso aberta: a (des)informao das crianas

A influncia da publicidade televisiva sobre o hbito alimentar das crianas, por exemplo, algo que sempre provoca debates. Levantando os produtos divulgados durante a programao das televises abertas, Almeida (2002) detectou que os produtos alimentcios so de longe os mais anunciados. O requinte na elaborao das propagandas faz com que, embora sejam veiculadas em tempo curto, acabem influenciando as crianas em suas escolhas sobre o que comer. Muitos desses produtos so alimentos processados, crivados de uma marca comercial, comprovadamente carregados de gordura, sal ou acar, bem como de aditivos artificiais, portanto, pouco saudveis para a alimentao das crianas. Os referidos autores assinalam ainda que h uma total falta de divulgao de produtos in natura, tais como frutas e verduras, que so muito importantes para a nutrio das crianas. Assim, os interesses comerciais envolvidos na divulgao de alimentos e petiscos industrializados superam os de promoo de hbitos alimentares saudveis para uma criana, um ser humano cujo corpo fsico ainda est em formao. Considerando a TV privada, como todas as outras, de todos os ramos de negcios, pauta suas aes em torno da lucratividade, faz-se necessrio que a sociedade esteja atenta para avaliar permanentemente o efeito desse produto sobre aqueles que o consomem, os telespectadores. Sobre tal aspecto, cabe ressaltar as consideraes de Habermas a respeito da televiso pblica e privada:
A esfera pblica poltica parte de uma esfera cultural mais ampla. No entanto, ambas esto ligadas, hoje em dia, aos canais conspurcados da televiso privada. E a prpria televiso de direito pblico, num run to the botton, concorre com as formas de apresentao e com os contedos programticos mais vis da televiso comercial. (HABERMAS, 2003, p. 29).

Dada a importncia da problemtica do papel da televiso sobre a educao e formao de hbitos e atitudes, dada ao universo de possibilidades ainda por ser descoberto sobre esse veculo que ocupa significativa parte do dia da criana, as investigaes sobre a temtica so sempre oportunas. Para ajudar a elucidar a influncia da televiso sobre a educao e a sociedade, autores como Pereira (2002) consideram importante que sejam procedidos inventrios sobre a programao televisiva que possibilitem compreender as transformaes nas caractersticas de produo e de como o pblico recebe esses produtos. Assim, neste trabalho, resolvemos realizar um inventrio de contedos apresentados por um programa destinado ao pblico infantil visando avaliar quantitativa e qualitativamente os contedos veiculados. Escolheu-se o programa infantil TV Xuxa, transmitido pela Rede Globo de Televiso, empresa que ainda detm a liderana das audincias dirias de programas televisivos.

2.

Metodologia para a anlise dos dados

Buscando revelar as categorias dos contedos apresentados, aplicamos procedimentos tpicos do mtodo de anlise de contedo, como se v em Bardin (1977), Godoy (1995), Cooper e Schindler (2003), Malhotra (2006), entre outros. Quando o fenmeno de pesquisa est focado em aspectos da comunicao, Malhotra (2006) considera que um mtodo apropriado a anlise de contedo. Cooper e Schindler (2003) afirmam que a anlise de contedo pode ser sobre informaes veiculadas de diferentes formas, como jornal, rdio e televiso. Ambos os autores so unnimes em afirmar que se trata de um mtodo que envolve diferentes fases, como a descrio objetiva e sistemtica do contedo, de forma que possibilite categorizaes, comparaes e anlises.
Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

Jomar Barros Filho e outros

Dessa maneira, a aplicao do mtodo composta tanto pela observao quanto pela anlise de palavras, caracteres, temas, tpicos, medidas de espao e de tempo associados s mensagens em estudo. Uma anlise qualitativa mais profunda tambm pode ser realizada a partir dos mesmos dados, visando obter uma compreenso maior de suas implicaes para o sentido da comunicao, revelando os possveis modelos que esto por trs da mensagem (BARDIN, 1977; GODOY, 1995). A descrio analtica que a anlise de contedo proporciona, em primeira instncia, a utilizao de procedimentos sistemticos de tratamento de informaes contidas nas mensagens (BARDIN, 1977). Desta forma, para a anlise dos dados obtidos a partir dos textos, iremos buscar a anlise de contedo, seguindo um referencial intrnseco a eles, segundo aspectos da formulao terica de Bardin (1977):

2.1.

Organizao da Anlise: em torno de trs polos cronolgicos


Pr-anlise: organizao do material coletado e uma leitura flutuante, para obter uma categorizao dos dados obtidos, ou seja, a primeira atividade consiste em estabelecer contato com os dados coletados, permitindo comentar as primeiras impresses. A explorao do material (ou descrio analtica): Se as diferentes operaes da pr-anlise foram convenientemente concludas, a fase da anlise propriamente dita no mais do que a administrao sistemtica das decises tomadas. Assim, esta etapa j comea na anterior e deve conter uma leitura mais cuidadosa para se iniciar o processo de codificao, classificao, desconto ou enumerao em funo de regras previamente formuladas. Tratamento dos resultados e interpretao: Inicia-se tambm paralelamente s anteriores, mas devem combinar reflexo, intuio e embasamento nos dados empricos, para estabelecer relaes sobre o objeto estudado. Desta forma, buscou-se resultados a partir de dados brutos, de maneira a se tornarem significativos e vlidos.

2.2.

Codificao: Tratar o material significa codific-lo. Quando a inteno analisar um conjunto de

dados, preciso saber como enquadr-los dentro de um quadro referencial terico. Portanto, a codificao corresponde a uma transformao efetuada segundo regras precisas dos dados brutos dos textos por recorte (escolha das unidades), agregao (escolha das categorias) e enumerao (escolha das regras de contagem), permitindo atingir uma representao do contedo ou de sua expresso, suscetvel de esclarecer acerca das caractersticas dos dados coletados (BARDIN, 1977). Assim, os textos escolhidos foram analisados e codificados a partir do que os anglo-saxes chamam de fishing expeditions, que quer dizer anlises exploratrias para ver o que h. Neste caso, a anlise de contedo inicia o trabalho a partir do levantamento simples e bruto de dados contidos implcita ou explicitamente nos textos. 2.3. Categorizao: consiste na distribuio das componentes das mensagens analisadas em rubricas ou categorias. Esta etapa um processo de classificao dos dados por diferenciao e, em seguida, por reagrupamentos em torno de critrio previamente, ou no, estabelecidos. A categorizao um processo estruturalista e comporta duas etapas:

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

A programao infantil na televiso aberta: a (des)informao das crianas

o inventrio: isolar os elementos; a classificao: repartir os elementos e, portanto, procurar ou impor uma certa organizao s mensagens. (Bardin, 1977)

Assim, neste trabalho, optamos por aplicar tcnicas da anlise de contedo ao programa infantil TV Xuxa, transmitido pela Rede Globo de Televiso. Aps assistirmos ao programa dirio matutino ao longo de uma semana e detectarmos um significativo grau de uniformidade nas atraes que o mesmo veicula, decidimos gravar em vdeo-tape um programa completo para rev-lo a contento. Para isso, sorteamos aleatoriamente um dia da semana do ms de maio, sendo gravado e analisado o programa do dia 26 de maio de 2006, com uma durao aproximada de duas horas, incluindo os intervalos comerciais. O programa composto de quatro blocos separados por trs intervalos comerciais. Tanto no primeiro quanto no segundo bloco a apresentadora entretm as crianas com um quadro de curiosidades (especificamente como surgiu o relgio no primeiro bloco e aspectos particulares de animais no segundo bloco) e veicula sries de desenhos animados. O terceiro e quarto blocos seguem a mesma estrutura, com a diferena de que o quadro curiosidade substitudo por gincanas e entrevistas com artistas da emissora. A ambientao se d em um cenrio em que h profuso de formas, luzes e cores, com pessoas e objetos em movimentos constantes, no faltando rudos, msicas, gritos e a fala incessante da apresentadora. Segue ao que Marcondes-Filho (1994) intitulou de ritmo alucinante, j que a linguagem de

televiso marcada por uma pulsao, um ritmo acelerado que se reconhece em todos os tipos de emisso. O quanto essa ambientao agitada contribui para reforar a ansiedade e as posturas que
dificultam a capacidade de concentrao em atividades que exigem maior introspeco algo que precisa e merece ser mais bem avaliado, sendo tema para outros trabalhos. Em alguns momentos o programa procura passar mensagens saudveis associadas a aspetos do senso comum em voga, tais como o cigarro faz mal sade, no bom ficar perto de quem fuma ou sobre a importncia da preservao das tartarugas, sempre veiculadas em um ritmo agitado, veloz e de abordagem superficial. como se houvesse a preocupao de no correr o risco de que o assunto seja desinteressante para alguns telespectadores e com isso permita que mudem de canal. Quanto aos desenhos animados, quantitativamente ocuparam mais de sessenta minutos da programao. O modelo o mesmo dos mais antigos desenhos animados, marcados por personagens que se envolvem em relaes conflituosas e supostamente recheadas de aventuras, onde ocorre de tudo, especialmente atos de violncia gratuita. No programa analisado, pelo menos 6% das cenas dos desenhos animados mostram atos de extrema violncia. O quadro 1 traz alguns exemplos de agresses fsicas e verbais que podem ser presenciadas nos desenhos animados veiculados no programa infantil analisado. Alm das aes de violncia fsica, as formas como as personagens se dirigem umas s outros marcada por dilogos rspidos, gritos e toda sorte de posturas que geralmente se desaconselha s crianas. Algumas cenas desses desenhos revelam contradies com o prprio discurso da apresentadora, como no exemplo em que, aps exaltar a importncia de se preservar as tartarugas que esto em extino, exibe o desenho Timo e Pumba, no qual o personagem pula vrias vezes em cima de um filhote de urso panda.

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

Jomar Barros Filho e outros

QUADRO 1. Cenas de violncia que integram diferentes desenhos animados projetados no programa infantil "TV Xuxa".
VIOLNCIA E PERSONAGENS ENVOLVIDOS Uma caixa arremessada na cabea de Bob. Uma bomba que estava amarrada na cintura de Bob explode. Arremesso de um telefone no cho por no se entender o que estava sendo dito. Bob Esponja em O Bob arremessa Garry contra a parede. Banho de Garry Bengalada na cabea de Bob. Bob irritado com Garry, grita. Bob jogado do teto do segundo andar da casa. Uso de imperativos. Timo pula em cima de um filhote de Panda. Timo e Pumba Xingamentos: "desleixados, idiotas, imaturos, negligentes, desmiolados, levianos". Crianas passam correndo pela calada, empurrando e esbarrando em quem est na frente. Luluton em Bolinha Crianas brigando para ver quem o verdadeiro amigo de Bolinha, que agora milionrio, pois ganhou na Country Club loteria. Um homem passa propositalmente na frente de um carro, fazendo com que este colida com uma rvore. Homens apedrejam o vidro dianteiro do carro que bateu na rvore, ainda com o motorista dentro. Trs espis demais Jovens atacam um nibus com pauladas. Jovens brigam com socos, chutes e pontaps. DESENHOS

As aventuras de Segue o mesmo padro anterior de socos e pontaps. Jackie Chan


Dois garotos brigam e se pegam pelo colarinho. Garotos se atacam. Martin Mistery Um monstro pega o garoto pelo pescoo e o levanta. Monstro arremessa o garoto contra a parede. FONTE: Elaborado pelos autores.

Os padres dos desenhos animados de hoje, em cujo enredo sempre h um personagem ao qual se atribui uma imagem simptica e a outra antiptica, que se defrontam seguidamente no desenvolvimento da trama, algo muito antigo, que remonta aos primeiros desenhos animados j produzidos. Cabe considerar se esses princpios ainda so os nicos e se so saudveis para continuar impregnando o contedo de entretenimento das crianas do sculo 21. Momento esse em que primamos pela diversidade e respeito s diferenas. Outro aspecto sobre o qual detivemos nossa observao foi a anlise do contedo apresentado durante os intervalos comerciais, os quais acham-se sintetizados no quadro 2. QUADRO 2 Sntese do que foi veiculado durante os intervalos comerciais no programa analisado.
DESCRIO Bonecas Tnis Brinquedos Boneca Kelly Boneca Kelly da Barbie Bolacha passa tempo Mcdonalds Alimentos Macarro instantneo Renata Express Kinder Ovo Programao Divulgao de outros programas da emissora FONTE: Elaborado pelos autores. CONTEDO TEMPO (SEG.) 89

78 188

O programa analisado foi interrompido trs vezes para a exibio dos comerciais, os quais totalizaram um perodo de praticamente 6 minutos. Destes, pouco mais de 3 minutos foram dedicados divulgao de outras atraes que integram a programao da Rede Globo. Os demais minutos foram distribudos entre os anncios de brinquedos e de alimentos.

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

A programao infantil na televiso aberta: a (des)informao das crianas

Quanto aos brinquedos, vale comentar a divulgao do boneco Max Steel, indivduo belicoso que aparece ora chutando seu adversrio ora lanando msseis contra ele, em um dinamismo que transmite a impresso de que o brinquedo apresenta movimentos prprios. J quanto aos alimentos, destacam-se petiscos industrializados e lanches rpidos, produtos que seguem a linha do que foi detectado por Almeida (2002), os quais podem ser plenamente dispensados de uma dieta saudvel para crianas.

3.

Discusso

A partir dos dados de um programa infantil de grande audincia, TV Xuxa, percebemos que durante quase duas horas dirias as crianas so expostas a uma forma de entretenimento que traz consigo atraes cuja dinmica as tornam carregadas de contedos e valores pelo menos questionveis quanto ao que representam de contribuio sua formao. A dificuldade reside em entender como as crianas, submetidas diariamente a esses programas e a incessantes apelos comerciais, so influenciadas por elas. Como h sempre muita dificuldade de se obter dados conclusivos correlacionando comportamentos e atitudes aos agentes que de fato os construram, a polmica sobre o papel da televiso perante a formao da criana continua sendo alvo de contendas, sendo minimizado por uns e maximizado por outros. Se tomarmos como referncia a teoria da semicultura, contextualizada pelas reflexes de Adorno acerca do conceito de indstria cultural, encontraremos alguns elementos tericos que nos permitem analisar com maior densidade os dados obtidos na programao selecionada. O que percebemos uma forte similitude entre a lgica capitalista e a cultura industrializada, pois ao incutir tcnicas virtuais de simulao da realidade introduz tambm uma nova forma de estruturao da indstria cultural, que compreende, simultaneamente, a expanso do mercado e a fetichizao dos prprios aparatos mediticos. Tal como nos esclarece Costa:
A trajetria da produo cultural ao se submeter lgica da mercadoria, que acompanha um suposto progresso material para livrar a civilizao da barbrie, pode ser identificada na legitimidade que os bens culturais adquirem em funo da velocidade de circulao, na capacidade de romperem a dinmica espaotemporal ou, at mesmo, no fato de conquistarem reconhecimento via consumo massivo, independentemente da qualidade esttica e de contedo dos artefatos simblicos. Em outras palavras, o que define a passagem da cultura para a esfera da barbrie esttica, nos meios de reproduo simblica, no a violncia manifesta exclusivamente, mas as condies que vem tornando problemticas as mediaes entre tecnologia e esclarecimento; progresso material e experincia humana (COSTA, 2004, p. 176).

Dessa forma, a influncia da cultura meditica, que ocorre pelo encantamento e pelo vis do deslocamento e da integrao sistmica ao mundo globalizado, acaba por conduzir a inocente programao televisiva a um processo imperativo de enfraquecimento e reducionismo do ser humano condio de mero expectador e consumidor de produtos e valores estabelecidos pela indstria cultural. Assim, a populao muitas vezes excluda da agenda cultural, passa a consumir pela via da TV aberta, o seu momento de entretenimento e acesso a uma pseudocultura.

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

Jomar Barros Filho e outros

Marcondes Filho (1989, p. 39-41), quando descreve as formas de encobrimento e falseamento da realidade, decorrentes das tcnicas de construo dos programas, do meio tcnico e do tratamento dado ao telespectador, nos adverte a respeito do processo de fetichismo geral da mercadoria no mundo de produo capitalista atravs da TV. A anlise dos contedos e comportamentos explicitados pelo programa TV Xuxa, nos permite afirmar, com base no conceito de indstria cultural, que h um processo de (des)informao do pblico infantil. Durante todo o programa analisado, mesmo quando foram abordados termos importantes como a preservao de espcies animais em extino, no dado ao telespectador, no caso, as crianas, a oportunidade de refletirem sobre as questes ou no se lhes oferece ferramentas para que possam reelaborar suas concepes. Tem-se a impresso de que todo o programa foi montado de forma a privar as crianas dessas possibilidades. Esse aspecto motivo de muita preocupao, se considerar o processo educativo de formao cultural da criana.
Diante do frenesi de informaes, que fluem de muitos canais e com o apelo cada vez mais destacados pela variante do espetculo, do pretenso prazer e do apelo ao sentimentalismo, a (des)informao e o sensacionalismo decorrem no s do contedo das matrias jornalsticas e publicitrias, mas, tambm, da estrutura dos meios de comunicao e do processo de indstria de produo de bens simblicos, sua circulao pelos aparatos tcnicos e recepo distanciada (COSTA, 2004, p. 184).

Em contrapartida a esse processo de (des)informao ou semicultura, poderemos encontrar no sentido educativo do pensamento adorniano, uma crtica imanente ao uso social da tcnica na sociedade administrada e uma perspectiva emancipatria ao esclarecer a necessidade da Bildung, enquanto formadora de uma conscincia autnoma e verdadeira. Dessa forma, poderemos criar as condies de resistncia s formas de dominao impressas pela indstria cultural. A resistncia cultural poderia ocorrer, de um lado, por intermdio das reflexes que buscam analisar, no contexto da sala de aula, o efeito dos meios de comunicao na formao da criana. Por outro lado, a interveno das polticas pblicas no sentido de estimular a pauta de uma programao infantil de qualidade que auxilie no processo de enriquecimento cultural de formao da criana. A teoria crtica, enquanto possibilidade de resistncia s formas de dominao vigente, mantm-se viva entre ns sempre que vislumbramos o exerccio crtico e reflexivo da razo. essa preocupao que orientou os estudos tericos de Marx, Adorno, Horkheimer, e que ainda marca sensivelmente os trabalhos de Habermas, na busca de uma Teoria Crtica da sociedade que produza um diagnstico do tempo presente, baseado em tendncias estruturais do modelo de organizao social vigente em situaes histricas concretas, a fim de demonstrar tanto as oportunidades e as potencialidades para a emancipao quanto os obstculos reais que se interpem para alcan-la. No contexto de uma sociedade amplamente administrada por uma racionalidade instrumental, tal como nos lembra Adorno e Horkheimer, a estratificao devastadora da sociedade mundial parece destruir, inclusive, as condies para a formao da autonomia e da liberdade do indivduo. Para Adorno, no entanto, ... ainda a Bildung (formao cultural), mesmo que questionvel, o nico conceito que serve de anttese semiformao socializada (ADORNO, 1996, p. 395). Tambm para Habermas, o projeto social

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

A programao infantil na televiso aberta: a (des)informao das crianas

inacabado e, por isso, precisa ser reconstrudo no mbito de um paradigma terico que promova o fortalecimento da capacidade reflexiva dos educandos, a fim de torn-los competentes para o enfrentamento dos desafios do nosso tempo.

4.

Consideraes finais

O estudo que apresentamos teve a inteno de introduzir algumas reflexes acerca dos contedos e das tcnicas contidos nos programas televisivos infantis, e que gera uma srie de questes a respeito da formao cultural. Trata-se de uma investigao circunscrita anlise de um programa da TV aberta, assistido por boa parte das crianas brasileiras, e que demonstra minimamente a importncia de tal programa para a formao do comportamento e da atitude das crianas. A introduo do conceito de indstria cultural nos permitiu adensar a anlise, sobretudo ao considerarmos o processo de massificao e (des)informao promovido pelos programas televisivos dessa natureza, gerando uma preocupao para os educadores que convivem com essas crianas cotidianamente em sala de aula. A advertncia de Adorno, de que a nica possibilidade de sobrevivncia que resta cultura a auto-reflexo crtica sobre a semiformao, em que necessariamente se converteu, nos conduz reflexo acerca de um projeto educativo que pode ser entendido, no sentido de Habermas, como um contexto em que confluem tanto as estruturas sistmicas do dinheiro e do poder, quanto os elementos que compem o mundo da vida. Neste sentido, o papel dos pais e da escola deveria fundir-se em busca de uma auto-reflexo visando a superao dessas deficincias. Mais que projetos educativos, so necessrias aes que de fato possibilitem transpor as barreiras da semiformao no sentido da formao. No se trata simplesmente de propor, diante da predominncia da racionalidade sistmica, a substituio desta por uma orientao diferenciada, baseada, por exemplo, nos princpios da racionalidade comunicativa de Habermas, embora seja possvel supor que poderemos instituir uma ao educativa capaz de mediar a racionalidade sistmica e a racionalidade comunicativa como uma possibilidade de reconhecimento intersubjetivo das pretenses de validade que compem o processo comunicativo, entre a programao televisiva e os telespectadores.

Referncias Bibliogrficas
ADORNO, Theodor W. sthetische Theorie. Gesammelte Schriften 7. Frankfurt a. Main: Suhrkamp, 1997. ___________. Teoria da Semicultura. In: Educao e Sociedade. Campinas: UNICAMP, XVII (56): dez, 1996; __________. Educao e Emancipao. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995; __________. Actualidad de la filosofa. Trad. Jos Luis Arantegui Tamayo. Barcelona: Paids, 1991; ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento. Trad. Guido Antnio de Almeida. Rio de Janeiro: JZE, 1985; ALMEIDA, S. S.; NASCIMENTO, P. C. B. D.; QUAIOTI, T. C. B. Quantidade e qualidade de produtos alimentcios anunciados na televiso brasileira. Revista de Sade Pblica, v. 36, n. 6, p. 353-355, 2002. BARDIN, L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1977.
Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

Jomar Barros Filho e outros

BRITO, L. M. T. De "papai sabe tudo" a "como educar seus pais". Consideraes sobre programas infantis de TV. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 17-28, 2005. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Mtodos de pesquisa em administrao. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. COSTA, Belarmino Csar Guimares da. Dialtica do esclarecimento: a sociedade da sensao e da (des)informao in: ZUIN, A.; PUCCI, B.; OLIVEIRA, N. R. Ensaios Frankfurtianos. So Paulo: Cortez, 2004. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administrao de Empresas. v.35, n. 3, p.20-29. HABERMAS, Jrgen. Era das Transies. Trad. Flvio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro, Tempo Brasilerio, 2003. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientao aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MARCONDES FILHO, C. Televiso. So Paulo: Scipione, 1994. (Ponto de Apoio). __________. Capital da notcia: jornalismo como produo social de segunda natureza. So Paulo: tica, 1989. MATTEI, Jean-Franois. A barbrie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. Trad. Isabel Maria Loureiro. So Paulo: UNESP, 2002. PEREIRA, R. M. R. Infncia, televiso e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construo. Cadernos de Pesquisa, n.115, p.235-264, 2002. SALGADO, R. G.; PEREIRA, R. M. R., SOUZA, S. J. Pela tela, pela janela: questes tericas e prticas sobre infncia e televiso. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n.65, p. 9-24, 2005. SOUZA, L. C. C. F. Educao e publicidade. So Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 23-31, p. 2000.

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

10

Вам также может понравиться