Вы находитесь на странице: 1из 6

Portas isolantes

Mtodos de construo
Para construir uma porta isolante sugiro usar duas placas de madeira, compensado naval 20 ou 25mm ou MDF.

Veja essas fotos, da porta feita pelo colega de lista Edir Karsten:

Figura 2.7 Exemplo de porta isolante.

Entre as duas folhas preencher com l de rocha ou vidro de mdia densidade. E caso queira um visor para a comunicao utilizar dois vidros. No se esquea da vedao, elas precisam fechar como uma porta de geladeira, sem vazamentos. Dependendo da forma de construo, voc pode colocar ela depois de assentada a porta, para que faa um contato perfeito, sem folgas nem estrangular a borracha.

Portas isolantes

Figura 2.8 Exemplo de porta isolante instalada. Feita com duas folhas de MDF de 25mm com espao de 50mm entre elas. Este espao foi recheado com l de rocha 50mm e 32kg/m3. No contorno do fechamento da porta foi usado um perfil de borracha para melhorar a vedao. Para vedar a porta embaixo utilize em vez de 3 batentes 4. Ento voc pe a borracha na parte inferior da mesma maneira que nas outras partes. Ou seja: embaixo (onde voc pisa) igual parte de cima do caixo (como a janela entre as salas). Alm do peso, a vedao total fator decisivo no bom funcionamento de uma porta isolante. Para uma porta bem pesada, mas com o melhor desempenho possvel, siga o diagrama abaixo

====================================== madeira 20mm ##:::::::##:::::::##:::::::##:::::::## bits 20x20mm (##) e areia (::::) ====================================== madeira 20mm

Portas isolantes
Use duas placas de madeira de 15 a 20mm (compensado, MDF ou macia) e por dentro, uma estrutura formada por bits (tambm chamados de "quadradinhos") verticais de 20x20mm com uns 20cm entre cada. Preencha os espaos com areia seca, exceto no ponto onde a fechadura ser instalada (isole essa parte). Se preferir, em vez de fechadura, use um ou dois fechos rpidos (uma espcie de engate), e uma tranca de barra transversal (tipo Trancalar ou equivalente), para segurana. Tenha cuidado na escolha das dobradias. Devem ser as mais fortes que puder encontrar, e em numero suficiente. E claro, ateno redobrada com a vedao, como j vimos aqui, em outras mensagens. Ela melhor que uma porta apenas em madeira, mesmo com peso idntico, pois feita de 2 materiais diferentes. A velocidade de propagao do som diferente na madeira e na areia. As ondas sonoras, ao atravessar um "sanduche" de diferentes materiais, mudam de velocidade a cada transio, e com isso sofrem maior atenuao. Outra vantagem: cada camada de material apresenta caractersticas prprias de transmisso, ressonncia, etc. Alternando-os, teremos uma porta mais bem equilibrada, sem grandes diferenas no isolamento ao longo do espectro de freqncias - as deficincias de um material compensam as do outro. Quanto s diferenas entre uma porta recheada com areia e outra com l mineral: So coisas diferentes. A l serve para absorver as ondas sonoras que trafegam entre as duas placas de madeira. A areia adiciona massa porta, fazendo ficar mais pesada. Ambas as medidas contribuem para aumentar as perdas por transmisso, ou seja, melhorar a capacidade da porta em isolar acusticamente os ambientes que divide. Cada uma das portas tem suas vantagens e desvantagens. Use a porta com areia onde haja pouco espao (ela mais fina) e a parede que a sustenta possa suportar seu peso (em alvenaria). No use essa porta pesada se as paredes so de gesso. Nesse caso, ponha l de vidro entre as placas, em vez de areia. Para quem pretende usar duas portas entre as salas seu estdio (num sound lock), boa idia usar os dois tipos (uma porta com areia, outra com l). Com isso, suas caractersticas tendem a se equilibrar. Por exemplo: a porta com areia funciona muito bem nas freqncias mais baixas, mas tende a ressoar nos mdios, perdendo rendimento a. A porta com l, tendo constituio diversa, atua melhor nas medias freqncias, onde a outra deficiente, e vice-versa. Na figura abaixo, um exemplo de "sound lock": so duas portas, uma em cada parede. O espao entre elas permite uma isolao muito boa. H borracha em toda a volta do batente, vedando as portas quando se fecham. Os dois quadros no se tocam, evitando transmisso de vibraes. Um material poroso (espuma ortopdica, por exemplo) fecha o espao entre as paredes.

Portas isolantes

Figura 2.9 Exemplo de sound lock, duas portas sem contato entre si

Lembrem-se de que o "calcanhar de Aquiles" de toda porta a vedao. De nada adianta uma porta slida e pesada, que no fecha direito e apresenta vazamentos de ar. Nas fotos voc v um modelo com bom acabamento, mas sem o visor. bastante pesada, por isso as dobradias so especiais para grandes cargas do tipo usado em portes de jardim.
Fotos

Figura 2.10 Porta isolante instalada

Portas isolantes
A porta precisa ser muito bem feita e plana, sem nenhum empeno. Alem disso (como recomendo na FAQ), a borracha e seu suporte devem ser colocados depois de instaladas a porta e fechadura, para que o contato seja perfeito. Veja na foto, como deve ser feito: o batente duplo, como o Ricardo disse. As partes pretas so as borrachas de vedao, que podem ser compradas prontas ou feitas cortando em tiras, placas maiores.

Figura 2.12 Dobradia reforada

Figura 2.11 Vedao da porta

Figura 2.13 Puxador reforado

34

Вам также может понравиться