Вы находитесь на странице: 1из 16

GRADUAO

EM

FISIOTERAPIA

INTEGRIDADE SENSORIAL
a habilidade de organizar e de usar a informao sensorial. O teste sensorial determina a habilidade do paciente em interpretar e discriminar as informaes sensoriais aferentes. Dados Gerados nos Testes Sensoriais: preciso de percepes tteis senso de posio articular percepo de movimentos capacidades sensoriais superficiais

DISCIPLINA: Mtodos e Tcnicas de Avaliao

ESTADO DE ALERTA
a prontido fisiolgico do sistema humano para a atividade.
Termos Chaves: Alerta paciente acordado e atento aos nveis normais de estimulao. Letargia paciente sonolento podendo cair no sono se no for estimulado. Torpor difcil acordar o paciente sonolento; confuso ao acordar. Estupor (semicoma) paciente responde somente estmulos fortes (nociceptivos); quando acordado, no interage. Coma (coma profundo) paciente no acorda com estimulao.

SENSAO SUPERFICIAL
os exteroceptores recebem estmulos do ambiente externo atravs da pele e do tecido subcutneo; so responsveis pelas sensaes superficiais (percepo de dor / presso / temperatura / toque leve).

SENSAO PROFUNDA
os proprioceptores recebem estmulos de msculos, tendes, ligamentos, articulaes e fscias; so responsveis pelas sensaes profundas (senso de posio / percepo das articulaes em repouso / percepo do movimento cinestesia / vibrao).

SENSAES CORTICAIS COMBINADAS


constitudas por mecanismos sensoriais superficiais e profundos, assim como reas corticais sensoriais de associao (estereognosia / discriminao entre 2 pontos / barognosia / grafestesia / localizao ttil / identificao de texturas / estimulao simultnea dupla).

1) Mecanoceptores respondem deformao mecnica. 2) Termoceptores respondem a mudanas de temperatura. 3) Nociceptores respondem a estmulos nocivos e resultam em dor. 4) Quimioceptores respondem a substncias qumicas e so
responsveis por sabor, odor, nveis de O2 e CO2 no sangue e gradiente de concentrao dos lquidos do corpo.

5) Receptores de Luz respondem luz dentro do espectro visvel.

RECEPTORES SENSORIAIS PROFUNDOS MUSCULARES


1. Fusos Neuromusculares localizados nas fibras
musculares, monitorando as mudanas na velocidade e comprimento musculares; tem papel vital no senso de posio e movimento do aprendizado motor.

RECEPTORES SENSORIAIS PROFUNDOS ARTICULARES


1. Terminaes dos OTGs localizados nos ligamentos, funcionam para detectar a
velocidade do movimento articular.

2. Terminaes Nervosas Livres encontrados na cpsula articular e ligamentos,


respondendo dor e percepo grosseira de movimento articular.

2. OTGs localizados nas inseres tendinosas proximal e

distal dos msculos, monitorando a tenso interna do msculo; fornece um mecanismo de proteo para prevenir danos estruturais. musculares; respondem dor e presso.

3. Terminaes de Ruffini localizados na cpsula articular e nos ligamentos,


respondem direo e velocidade do movimento articular.

3. Terminaes Nervosas Livres localizados nas fscias 4. Corpsculos de Pacini localizados nas fscias
musculares; respondem aos estmulos vibratrios e presso profunda.

4. Terminaes Paciniformes encontrados na cpsula articular, monitoram


primariamente os movimentos articulares rpidos.

SISTEMA ESPINOTALMICO NTEROLATERAL


so vias difusas relacionadas com sensaes nodiscriminativas como dor, temperatura, ccegas, coceira e sensaes sexuais. esse sistema ativado pelo mecanoceptores, termoceptores e nociceptores.

SISTEMA COLUNA DORSAL-LEMNISCO MEDIAL


responsvel pela transmisso de sensaes discriminativas com graduaes finas de intensidade e localizao precisa na superfcie do corpo. ativado por mecanoceptores especializados.

DOR
TESTE: usada a ponta aguda de um alfinete ou um clipe de papel remoldado, que de ser limpo cuidadosamente e aplicado na pele do paciente. O instrumento deve fazer a deflexo da pele, porm sem perfur-la. RESPOSTA: Paciente indica verbalmente quando sentir um estmulo.

TEMPERATURA
TESTE: So necessrios dois tubos de ensaio com rolha com gua quente (40 a 45C) e gelo modo (5 a 10C). Os tubos so aleatoriamente colocados em contato com a pele. RESPOSTA: Paciente indica quando sente o estmulo e se quente ou frio.

TOQUE LEVE
TESTE: Usa-se uma escova de plo e um pedao de algodo ou tecido, que deve tocar ou esfregar levemente a rea testada. RESPOSTA: Paciente indica quando percebe o estmulo aplicado respondendo sim ou agora.

CINESTESIA (avalia a percepo do movimento)


TESTE: O membro movido passivamente atravs de uma ADM pequena. O terapeuta identifica e demonstra a faixa de movimento previamente para assegurar a descrio do paciente. Contato manual deve ser mnimo. RESPOSTA: Paciente indica verbalmente a direo do movimento (para cima, para dentro, etc.).

PRESSO
TESTE: Terapeuta usa a ponta do polegar ou de outro dedo para aplicar uma presso firme (deprimir) sobre a superfcie da pele. RESPOSTA: Paciente indica quando percebe o estmulo aplicado respondendo sim ou agora.

PROPRIOCEPO (avalia a posio articular)


TESTE: A articulao movida atravs de uma ADM e mantida esttica. O terapeuta identifica e demonstra a faixa de movimento previamente para assegurar a descrio do paciente. Contato manual deve ser mnimo. RESPOSTA: Paciente descreve verbalmente ou imita a posio com o membro contralateral.

VIBRAO
TESTE: Deve-se percutir um diapaso numa superfcie rgida capaz de gerar 128 Hz e em seguida colocar sua base sobre uma proeminncia ssea (esterno / olcrano / malolos). Devem ser usados fones de ouvido para reduzir pistas auditivas. RESPOSTA: Paciente identifica verbalmente o estmulo como vibratrio ou no.

IDENTIFICAO DE OBJETOS TTEIS (ESTEREOGNOSIA)


TESTE: Paciente recebe apenas um objeto (chave / moeda / pente / alfinete / caneta) e deve manipular-lo tentando identificar-lo verbalmente. RESPOSTA: Paciente nomeia o objeto verbalmente ou gestualmente (ausncia da fala) aps cada teste.

LOCALIZAO TTIL
TESTE: Terapeuta usa a ponta dos dedos para tocar em diferentes superfcies da pele. Aps cada aplicao de estmulo, dado um tempo ao paciente para que ele possa responder. RESPOSTA: Paciente identifica a localizao do estmulo apontando para a rea ou descrevendo-a. Os olhos podem estar abertos para resposta. A distncia respondida pode ser registrada.

DISCRIMINAO ENTRE DOIS PONTOS


TESTE: Pode-se utilizar o estesimetro ou as pontas de um compasso para estimular a pele simultaneamente. As pontas so gradualmente aproximadas at que sejam percebidas como um s estmulo. A menor medida entre dois pontos deve ser registrada. RESPOSTA: Paciente identifica a percepo de um ou dois estmulos.

IDENTIFICAO DE PESO (BAROGNOSIA)


TESTE: O terapeuta pode escolher se coloca uma srie de pesos diferentes na mesma mo, um peso por vez, ou um peso diferente em cada mo simultaneamente. RESPOSTA: Paciente identifica o peso comparativo dos objetos.

ESTIMULAO SIMULTNEA DUPLA (ESD)


TESTE: O terapeuta simultaneamente pode tocar (1) locais idnticos em lados opostos do corpo; (2) locais proximais e distais no mesmo lado do corpo; (3) proximal e distalmente em lados opostos do corpo. RESPOSTA: Paciente afirma verbalmente quando e onde percebe o(s) estmulo(s).

IDENTIFICAO DA FIGURA TRAADA (GRAFESTESIA)


TESTE: traada na palma da mo do paciente uma srie de combinao de letras, nmeros ou formas. Entre um desenho e outro, deve-se passar suavemente um leno macio para indicar ao paciente a mudana nas figuras. RESPOSTA: Paciente identifica verbalmente as figuras desenhadas na pele.

IDENTIFICAO DE TEXTURA
TESTE: Texturas apropriadas (algodo / l / seda) so colocadas uma a uma na mo do paciente, permitindo que ele manipule as amostras. RESPOSTA: Paciente identifica cada amostra colocada em sua mo, pelo nome (seda, algodo, etc.) ou pela textura (spera, lisa, etc.).

DISCIPLINA: Mtodos e Tcnicas de Avaliao

CAPACIDADES OBSERVADAS:
Conscincia / Estado de Alerta / Ateno Integridade e Integrao Sensorial Integridade e Mobilidade Articular TNUS INTEGRIDADE NEURAL Integridade de Reflexos e Nervos Cranianos Desempenho Muscular Padres de Movimentos Voluntrios CONTROLE POSTURAL E EQUILBRIO Mobilidade Funcional e Aprendizado Motor

definido como a resistncia do msculo ao alongamento passivo ou estiramento.

representa o grau de contrao residual no msculo em repouso.


CLASSIFICAO DO TNUS: Hipertonia: aumento acima dos nveis normais em repouso tipo elstica (espasticidade) tipo plstica (rigidez) Hipotonia: reduo abaixo dos nveis normais em repouso

ANORMALIDADES DO TNUS:
Espasticidade: leso dos tratos piramidais com perda do controle inibitrio sobre os
NMI; resistncia aumenta conforme amplitude e velocidade de alongamento.

ANORMALIDADES DO TNUS:
Opisttono: contrao forte mantida dos msculos extensores do pescoo e tronco. Rigidez: origina-se das leses dos ncleos da base; caracterizado por resistncia ao
movimento passivo (independente da velocidade) envolvendo msculos agonistas e antagonistas.

Sinal do Canivete: alta resistncia no incio do movimento seguida de inibio


sbita ou liberao da resistncia.

Clnus: alternncia cclica espasmdica de contrao e relaxamento muscular em


resposta ao alongamento mantido.

Sinal de Roda Denteada: resposta tipo catraca ao movimento passivo por uma
alternncia entre ceder e resistir ao movimento.

Sinal de Babinski: dorsiflexo do hlux com separao dos outros dedos durante
estimulao da parte lateral da sola do p.

Sinal de Cano de Chumbo: resposta que se aplica rigidez constante. Hipotonia e Flacidez: termos que definem diminuio ou ausncia de tnus
muscular; resistncia ao movimento passivo reduzida (membros movidos facilmente).

Decorticao: contrao mantida extensora de tronco e MMII e flexora de MMSS. Descerebrao: contrao mantida extensora de tronco e membros.

1. PROVA DE QUEDA DA CABEA


AVALIAO: O examinador eleva a cabea do paciente e deixa que caia inesperadamente, segurando-a com a outra mo. Determina-se o tnus atravs da velocidade com que a cabea cai.

4. PROVA DE PASSIVIDADE DAS MOS


AVALIAO: Imprime-se um forte balano s mos, agarrando o antebrao por seu tero inferior para observar assimetrias.

2. PROVA DE QUEDA DO BRAO


AVALIAO: Os braos do paciente se levantam rapidamente e logo se deixam cair para avaliao de assimetrias.

5. PROVA DE QUEDA DAS PERNAS


AVALIAO: Com o paciente em DD, se elevam subitamente os MMII estendidos e logo os deixam cair. Determina-se o tnus atravs da velocidade.

3. PROVA DE PASSIVIDADE DOS MMSS (GLOBAL)


AVALIAO: Colocam-se as mos nos ombros do paciente fazendo com que este oscile em rotao. Observa-se a resposta dos MMSS (se oscilam inertes sinal de hipotonia).

6. PROVA DE PASSIVIDADE DOS MMII (GLOBAL)


AVALIAO: Paciente sentado na borda da maca com as pernas caindo livremente, relaxadas e sem contato com o solo. O examinador realiza extenso dos joelhos e em seguida deixa as pernas carem. Normalmente se produzem 5-7 oscilaes decrescentes em amplitude.

ESCALA DE ASHWORTH MODIFICADA (utilizada para avaliar os graus de hipertonia)

TESTES DE TENSO NEURAL


provocao atravs do alongamento de n. perifricos, razes e medula: Flexo Cervical Passiva Teste de Tenso para Membro Superior (ULTT Upper Limb Tension Test : 1 / 2a / 2b / 3) Elevao da Perna Estendida (SLR Straight Leg Rise)

Slump Test

FLEXO CERVICAL PASSIVA


Avaliao da Integridade dos Plexos Cervical e Braquial

TESTE DE TENSO NEURAL PARA MEMBRO SUPERIOR (ULTT)

ULTT1 (n. mediano)

ULTT3 (n. ulnar)

TESTE DE TENSO NEURAL PARA MEMBRO SUPERIOR (ULTT)

ELEVAO DA PERNA ESTENDIDA (SLR)


N. Citico: RI + Aduo + Dorsiflexo N. Tibial: RE + Aduo + Everso N. Fibular: RI + Aduo + Inverso N. Sural: RE + Aduo + Dorsiflexo

ULTT2b (n. radial)

SLUMP TEST (realizado em sedestrao avaliao cervical / torcica / MMII)

a orientao postural envolve o controle de posies relativas das partes do


corpo, por meio dos msculos esquelticos, com respeito gravidade e um em relao ao outro. o equilbrio a condio na qual todas as foras agindo sobre o corpo encontram-se estabilizadas.

GRADUAO

EM

FISIOTERAPIA

TESTES DE EQUILBRIO FUNCIONAL: os testes tradicionais de equilbrio tm focado o equilbrio esttico (manuteno da postura) e o equilbrio dinmico (durante transferncias de peso ou movimento). Equilbrio Esttico: Apoio nos 2 Membros Apoio em 1 Membro Apoio em Linha (posio calcanhar-artelho) Teste de Romberg (olhos abertos = Romberg +, e olhos fechados OA > OF) Teste de Romberg Intensificado (posio calcanhar-artelho, OA > OF) Equilbrio Dinmico: Levantar / Caminhar / Girar / Parar / Comear (graduao: ausente / comprometido / presente).

a habilidade de executar respostas motoras suaves, precisas e


controladas. um processo complexo que depende de um sistema neuromuscular completamente intacto. Caractersticas do Movimento Coordenado: velocidade / distncia / direo tenso muscular apropriada influncias sinrgicas adequadas fcil reverso entre grupos musculares opositores fixao proximal (permite movimento distal) / manuteno de postura

RESULTAM DE ALGUM DFICIT NA INTEGRAO ENTRE OS PROCESSOS SENSORIAIS, MOTORES E NEURAIS.

Caractersticas dos Movimentos: desajeitados estranhos bruscos imprecisos Envolvimento do SNC: cerebelo ncleos da base colunas medulares dorsais

1. Determinar as caractersticas da atividade muscular voluntria; 2. Avaliar a habilidade dos msculos no trabalho conjunto para realizar uma

CEREBELO
Sua funo primria a regulao do movimento, do controle postural e do tnus muscular. Leses dessa rea produzem comprometimento do equilbrio e diminuio do tnus muscular.

tarefa ou atividade funcional;


3. Determinar o nvel de habilidade e eficincia do movimento; 4. Identificar a capacidade de iniciar, controlar e terminar o movimento; 5. Determinar o seqenciamento e a preciso dos padres de movimento; 6. Ajudar a estabelecer limitaes funcionais e incapacidades; 7. Ajudar no processo de planejamento teraputico especfico; 8. Determinar os efeitos da interveno teraputica ao longo do tempo; 9. Ajudar a estabelecer um prognstico.

CARACTERSTICAS CLNICAS DA DISFUNO CEREBELAR


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ataxia: incoordenao observada na marcha, postura e no movimento. Hipotonia: reduo no tnus muscular. Dismetria (hiper ou hipometria): distrbio para avaliar distncia ou ADM. Disdiadococinesia: comprometimento para realizar movimentos rpidos e alternados. Tremor de Inteno: movimento oscilatrio involuntrio que aumenta com a proximidade do alvo. Decomposio de Movimentos: movimento realizado em partes. Fenmeno do Rebote: incapacidade p/ deter movimentos ativos forados. Astenia: fraqueza muscular generalizada. Disartria e Nistagmo

NCLEOS DA BASE
Atuam no incio e regulao dos movimentos intencionais grosseiros, planejamento e execuo de respostas motoras complexas, facilitao seletiva de respostas motoras, ajustes posturais e habilidade para realizar movimentos automticos. Papel importante na manuteno do tnus muscular normal Leses destes ncleos demonstram: (1) pobreza e lentido dos movimentos (2) movimentos involuntrios (3) alteraes na postura e no tnus muscular.

CARACTERSTICAS CLNICAS DAS LESES DOS NCLEOS DA BASE


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Bradicinesia: movimento lento ou diminudo. Rigidez: do tnus muscular com resistncia ao movimento passivo. Tremor de Repouso: mov. involuntrio, rtmico e oscilatrio em repouso. Acinesia: incapacidade de iniciar o movimento. Coria: movimentos involuntrios rpidos, irregulares e bruscos. Atetose: movimentos involuntrios lentos e serpenteantes. Coreoatetose: movimento com caractersticas de coria e atetose. Hemibalismo: movimentos involuntrios proximais unilaterais, sbitos, bruscos, forados, violentos e em arremesso. 9. Distonia: movimentos contorcionais bizarros por contrao involuntria de grupos musculares antagnicos.

COLUNAS MEDULARES DORSAIS


As colunas dorsais ou posteriores (fascculos grcil e cuneiforme) tm um papel importante no movimento coordenado e na postura. So responsveis pela mediao dos impulsos proprioceptivos (senso de posio e cinestesia) dos receptores musculares e articulares.
Cuneiforme Grcil

CARACTERSTICAS CLNICAS DAS LESES DAS COLUNAS DORSAIS


1. Falta de Feedback Proprioceptivo 2. Distrbios da Marcha: base alargada e oscilante comprimento desigual dos passos desvio lateral excessivo perna com queda abrupta (impacto audvel) tpico andar olhando para os ps A ORIENTAO VISUAL REDUZ ESSAS CARACTERSTICAS

Observao Acurada e Cuidadosa Execuo de Atividades Funcionais (AVDs / Transferncias / Marcha)

Informaes Gerais para Localizao de Dficits: nvel de habilidade em cada atividade ( grau de assistncia ); ocorrncia de movimentos estranhos, oscilaes, balanos ou falta de firmeza; nmero de membros envolvidos; distribuio dos comprometimentos (musc. proximal e/ou distal) situaes que ou os dficits de coordenao tempo necessrio para realizar a atividade nvel de segurana e histria de possveis quedas

CATEGORIAS PRINCIPAIS Atividades Motoras Grosseiras


Avaliao da postura corporal, do equilbrio e do movimento dos membros usando grandes grupos musculares. Exs.: engatinhar, ajoelhar-se, ficar em p, andar e correr.

CAPACIDADES AVALIADAS
1. Mobilidade: padro funcional de movimento. 2. Estabilidade: controle postural esttico. 3. Mobilidade Controlada: controle postural dinmico. 4. Destreza: movimento altamente coordenado. 5. Mobilidade Alternada ou Recproca: habilidade de reverter o movimento. 6. Composio do Movimento ou Sinergia: grupos musc. trabalhando junto. 7. Preciso: habilidade de estimar e julgar distncia e velocidade. 8. Fixao ou Manuteno do Membro: habilidade de manter a posio. 9. Equilbrio

Atividades Motoras Finas


Servem para avaliar os movimentos dos membros usando pequenos grupos musculares. Ex.: manipulao de objetos.

TESTES DE COORDENAO SEM USO DE EQUILBRIO TESTES DE COORDENAO COM USO DE EQUILBRIO

PROTOCOLO
Reunio do Equipamento
Ficha de Avaliao Cronmetros Colchonete ou Maca Caneta para Registro Duas Cadeiras Algo para Ocluir a Viso

Escala para Registro dos Resultados


Grau
4 3 2

Respostas Caractersticas
Demonstra desempenho normal. O movimento realizado apenas com leve dificuldade. Demonstra dificuldade moderada para completar a atividade; os movimentos so arrtmicos e o desempenho se deteriora com o aumento da velocidade.

Escolha do Local (livre de distraes) Seleo do Teste (especfico para cada comprometimento ) Preparao do Paciente (instruo e demonstrao) Teste (observao) Documentao (registro dos dados)

Observa-se dificuldade sria; os movimentos so muito arrtmicos; so observados instabilidade significativa, oscilaes e/ou movimentos estranhos.

Paciente incapaz de realizar a atividade.

1. NDEX NARIZ
INSTRUO: Ombro abduzido a 90 com cotovelo estendido. Pede-se ao paciente para levar a ponta do dedo indicador at a ponta do nariz.

4. NDEX NARIZ ALTERNADO


INSTRUO: O paciente toca alternadamente a ponta do nariz e a ponta do dedo do terapeuta com seu dedo indicador. A posio do dedo do terapeuta pode ser alterada durante o teste para avaliar a habilidade de mudana de direo, distncia e fora do movimento.

2. NDEX DEDO DO TERAPEUTA


INSTRUO: Paciente e terapeuta sentam-se um de frente para o outro. O dedo indicador do terapeuta mantido na frente do paciente. Pede-se ao paciente para tocar a ponta do dedo indicador do terapeuta. A posio do indicador do terapeuta pode ser alterada durante o teste.

5. OPOSIO DOS DEDOS


INSTRUO: O paciente toca a ponta do polegar com a ponta de cada dedo na sequncia. A velocidade pode ser gradualmente aumentada.

3. NDEX NDEX
INSTRUO: Os dois ombros so abduzidos em 90 com os cotovelos estendidos. Pede-se ao paciente para aproximar as duas mos na linha mdia e unir os indicadores das duas mos.

6. GARRA TOTAL
INSTRUO: feita uma alternao entre a abertura e fechamento dos dedos (desde flexo completa at extenso completa). A velocidade pode ser aumentada gradualmente.

7. PRONAO SUPINAO
INSTRUO: Com cotovelos fletidos em 90 e mantidos perto do corpo, o paciente alternadamente vira as palmas da mo para cima e para baixo. A velocidade pode ser gradualmente aumentada.

10. PONTO E ALM PONTO


INSTRUO: Paciente e terapeuta um de frente para o outro com ombros em 90 de flexo e cotovelos estendidos. Os indicadores ficam se tocando. Pede-se ao paciente p/ fletir completamente o ombro e retornar a posio inicial. Uma resposta normal consiste de um retorno acurado (ponto) e uma resposta anormal ocorre quando h ultrapassagem do alvo (alm ponto).

8. TESTE DO REBOTE
INSTRUO: O paciente posicionado com o cotovelo fletido. O terapeuta aplica resistncia manual suficiente para produzir uma contrao do bceps. A resistncia subitamente retirada.

11. CALCANHAR JOELHO / CALCANHAR HLUX ALTERNADO


INSTRUO: Paciente em DD. Pede-se ao paciente para tocar joelho e hlux alternadamente com o calcanhar do membro oposto.

9. PERCUSSO (MO e P)
INSTRUO: (MO) Com cotovelo fletido e antebrao em pronao, pede-se ao paciente para percutir a mo sobre o joelho. (P) Pede-se ao paciente para percutir o solo com a parte anterior do p sem levantar o joelho; o calcanhar mantm contato com o solo.

12. HLUX DEDO DO EXAMINADOR


INSTRUO: Paciente em DD. instrudo a tocar o dedo do examinador com seu hlux. A posio do dedo pode ser alterada durante o teste.

13. CALCANHAR SOBRE A CANELA


INSTRUO: Paciente em DD. Solicita-se ao paciente que deslize o calcanhar de um p para cima e para baixo na perna do membro inferior oposto.

14. DESENHO DE UM CRCULO


INSTRUO: O paciente desenha um crculo imaginrio no ar com o membro superior ou o membro inferior. Pode ser usado um padro de oito. Esse teste pode ser realizado em DD para avaliao dos membros inferiores.

15. FIXAO OU MANUTENO DA POSIO


INSTRUO: (Membro Superior) Paciente mantm os braos horizontalmente na frente. (Membro Inferior) Pede-se ao paciente para manter o joelho na posio estendida.

AES FUNCIONAIS ENVOLVIDAS NA MARCHA


Progresso para frente Passadas com ampla variedade de velocidades Corpo equilibrado alternadamente sobre os membros Sustentao do corpo ereto

Consiste no intervalo de tempo ou na seqncia de movimentos que ocorrem entre dois contatos

iniciais consecutivos do mesmo p.

FASES DO CICLO DE MARCHA


Fase de Apoio (60% a 65%) 2 perodos de duplo apoio 1 perodo de apoio unipodal Fase de Balano (35% a 40%) inicial / mdio / terminal

MTODOS DE AVALIAO
Plataformas de Fora (foras de reao do solo) Eletromiografia (medir a atividade muscular) Anlise do Movimento c/ Vdeo de Alta Velocidade (mensurar movimento) Fita Mtrica e Cronmetro

Ocorre quando o p encontra-se em contato com o solo e sustenta peso.

SUBFASES / ESTGIOS
Contato Inicial: perodo de aceitao
do peso corporal ou de descarregamento.

Resposta Carga: p plano c/ o solo. Apoio Mdio: suporte unipodal. Apoio Terminal: transferncia de peso. Pr-Balano: preparao p/ fase de
balano.

10

Ocorre quando o p no est mais sustentando peso e move-se para frente.

SUBFASES / ESTGIOS
Balano Inicial: perodo caracterizado pelo
p elevado do solo, com flexo rpida do joelho e dorsiflexo do tornozelo.

Balano Mdio: MI em balano encontra-se


adjacente ao MI em sustentao.

Balano Terminal: preparao para o


contato inicial com o solo, com ativao de quadrceps e isquiotibiais.

LARGURA DA BASE
Largura Normal = 5 a 10 cm Base Larga = patologias cerebelares ou sensoriais Base Reduzida ou Cruzada =
Durante a corrida rpida ou na velocidade aumentada, a fase de apoio diminui e ocorre uma fase de flutuao ou fase sem apoio duplo e a fase de apoio duplo desaparece. A carga aumenta 2 ou 3 vezes.

velocidade

APOIO DOS PS
Observada durante o apoio e a marcha ngulo de Fick (os pododctilos desviam lateralmente de 5 a 18)

G R A D U A O

EM

FISIOTERAPIA

COMPRIMENTO DO PASSO
Distncia entre 2 pontos de contato sucessivos em ps opostos Normal = 35 a 41 cm Varia conforme: idade / gnero / altura / fadiga / dor / doenas

DESVIO PLVICO LATERAL


Movimento de lado a lado da pelve na marcha Equilbrio para MI de apoio Normal = 2,5 a 5 cm

COMPRIMENTO DA PASSADA
Distncia entre pontos sucessivos de contato p-solo do mesmo p Normal (Ciclo de Marcha) = 70 a 82 cm Varia conforme: idade / gnero / altura / fadiga / dor / doenas

DESVIO PLVICO VERTICAL


Impede que o CG se mova mais de 5 cm Ponto alto = apoio mdio Ponto baixo = contato inicial Altura na fase de balano

11

ROTAO PLVICA
Regula a velocidade da marcha Pelve roda em sentido contrrio ao trax Rotao Plvica Total = 8 (4 em cada MI)

CADNCIA
Normal = 90 a 120 passos/min. Mulher em 6 a 9 passos/min. Idade = Cadncia

CENTRO DE GRAVIDADE
CG = 5 cm frente da 2 vrtebra sacral Discretamente mais alta em homens Maior massa corporal na rea dos ombros

FASE DA CADEIA CINTICA FECHADA

CONTATO INICIAL (Toque do Calcanhar)


Tronco: alinhado entre os membros inferiores

Pelve: encontra-se nivelada


Quadril: flexionado em 30 a 49 Joelho: discretamente flexionado ou estendido Tbia: em rotao externa Tornozelo: a 90 com o p Retrop: evertido

FASE DA CADEIA CINTICA FECHADA

FASE DA CADEIA CINTICA FECHADA

RESPOSTA CARGA (Aceitao do Peso / Contato Total do P)


Tronco: alinhado com o MI de apoio

APOIO MDIO (Apoio sobre um Membro Inferior)


Tronco: alinhado com o MI de apoio Pelve: cai discretamente no MI em balano

Pelve: cai discretamente no MI em balano


Quadril: flexionado e posicionado em RE movendo-se para extenso Joelho: flexionado em 15 a 25 Tbia: em RI e comea a mover-se para frente Tornozelo: em flexo plantar Retrop: invertido

Quadril: extenso mxima em 10 a 15 com RE


Joelho: flexionado Tornozelo: bloqueado em 5 a 8 de dorsiflexo Retrop: invertido

12

FASE DA CADEIA CINTICA FECHADA

FASE DA CADEIA CINTICA FECHADA

APOIO TERMINAL
Tronco: alinhado sobre os membros inferiores Pelve: nivelada e rodada posteriormente Quadril: posio neutra Joelho: estendido Tbia: em RE Tornozelo: em flexo plantar Antep: passa de inverso para everso

PR-BALANO (Elevao dos Pododctilos)


Tronco: ereto Pelve: rodada posteriormente Quadril: estendido e em discreta RI Joelho: flexiona em 30 a 35 Tornozelo: em flexo plantar P: entra em everso para melhorar a base

FASE DA CADEIA CINTICA ABERTA

FASE DA CADEIA CINTICA ABERTA

BALANO INICIAL (Acelerao)


Tronco: alinhado com o MI em apoio Pelve: rodada internamente e inclina-se lateralmente para MI em balano Quadril: flexo e RI Joelho: flexo Tornozelo: em flexo plantar

BALANO MDIO
Tronco: alinhado com o MI em apoio

Pelve: rodada internamente e inclina-se lateralmente


para MI em balano Quadril: flexo e RI Joelho: flexo Tornozelo: em posio plantgrada (90)

FASE DA CADEIA CINTICA ABERTA

BALANO TERMINAL (Desacelerao)


Tronco: alinhado com o MI em apoio Pelve: rodada internamente e inclina-se lateralmente

para MI em balano
Quadril: flexiona e roda internamente Joelho: atinge extenso mxima Tornozelo: flexiona dorsalmente

13

MARCHA ANTLGICA
Autoprotetora Fase de apoio do MI afetado mais curta Fase de balano do MI no afetado diminui Menor comprimento do passo do MI no afetado Diminuio da velocidade e da cadncia Regio dolorosa sustentada por uma mo quando ao alcance

MARCHA ARTROGNICA (Quadril ou Joelho Rgido)


Pode ser dolorosa ou indolor Causada por rigidez ou deformidade Elevao de todo o MI acometido Ciclos de marcha entre MMII so diferentes

MARCHAS ATXICAS
Marcha Tabtica m sensibilidade necessidade de base ampla batida contra o solo observao dos ps (feedback visual) Marcha Ebriide incoordenao muscular tendncia dficit de equilbrio aspecto cambaleante Irregulares / Espasmdicas / Ondulantes

MARCHA COM CONTRATURA DAS ARTICULAES


Imobilizao articular prolongada
Contratura em: Flexo do Quadril = lordose lombar e extenso do tronco Flexo de Joelho = dorsiflexo excessiva do tornozelo Plantiflexo do Tornozelo = hiperextenso do joelho

MARCHA EQINA
Observada no talipes equinovarus (p torto) Sustentao sobre a borda dorsolateral do p Fase de sustentao sobre o MI afetado diminui Apresenta claudicao Pelve e fmur em RE Tbia e p em RI

MARCHA DO GLTEO MXIMO


Principal extensor do quadril fraco Trax para trs no contato inicial Marcha com queda do tronco para trs Deficincia muscular

14

MARCHA DE TRENDELENBURG
(Marcha do Glteo Mdio)
Glteos mdio e mnimo enfraquecidos Ausncia do efeito estabilizador Inclinao lateral excessiva do tronco Marcha Titubeante = fraqueza bilateral

MARCHA CEIFANTE
(Marcha Hemiplgica/Hemipartica)
Balano do MI para fora e para frente (circundao) MS afetado levado junto ao tronco para manter o equilbrio Tambm denominada marcha neurognica

MARCHA PARKINSONIANA
Predomnio da musculatura flexora e adutora
Marcha lenta Passos curtos e arrastados Anteriorizao da cabea Marcha Festinada MMSS com reduo na oscilao Pode apresentar base de suporte estreita

MARCHA CLAUDICANTE (Claudicao do Psoas)


Condies que afetam o quadril
rotao externa flexo aduo Dificuldade na fase de balano Movimentos exagerados de tronco e pelve para ajudar a coxa em flexo Fraqueza ou inibio reflexa do psoas maior

MARCHA DO QUADRCEPS
Quadrceps lesado ou com grande diminuio de fora muscular Compensao: flexo anterior do tronco forte flexo plantar do tornozelo hiperextenso de joelho Pode utilizar a mo para estender o joelho

MARCHA EM TESOURA
Joelhos podem mover-se em conjunto Espasticidade de adutores do quadril Observada na paraplegia espstica

15

MARCHA DO MEMBRO INFERIOR CURTO


Desvio lateral para o lado afetado Pelve inclina para baixo em direo ao lado afetado Pode apresentar inverso do lado afetado (tentativa de alongar o membro) Flexo exagerada do membro no afetado Com calados adequados a marcha pode ser normal

MARCHA ESCARVANTE (Marcha do P Cado)


Fraqueza ou paralisia dos msculos dorsiflexores P cado Elevao do joelho alm do normal P arrasta no solo durante o contato inicial

16

Вам также может понравиться