Вы находитесь на странице: 1из 4

Ataque Cardiaco

Ataque cardaco acontece quando o corao no recebe quantidade suficiente de oxignio fazendo com que uma parte dele morra fazendo com que no funcione da maneira correta. A maior causa desse fato a grande quantidade de gordura na parede das artrias formando placas que obstruem o vaso sanguneo e impede o fluxo do sangue.

A maioria dos casos de ataque cardaco se d em pessoas com presso alta, colesterol e tri glicerdeos elevados, diabetes, estresse, tabagismo e vida sedentria. Ocorre em pessoas com idade igual ou superior a 25 anos se manifestando de modo repentino e inesperado.

Os sintomas so dores no peito, no ombro, brao, barriga ou mandbula, falta de ar, suores, nuseas, fraqueza, tonteira e palidez. Ao aparecer os sintomas, o mdico deve ser imediatamente procurado, sendo uma doena de fcil diagnstico, o indivduo ser submetido a um eletrocardiograma para confirmao do diagnstico mdico.

O primeiro passo para o tratamento desentupir e dilatar a artria obstruda e diminuir a dor do paciente. Para prevenir necessrio se adaptar em algumas mudanas na rotina diria como fazer exerccios, reduzir a taxa de colesterol, controlar a diabete e a presso, abandonar o tabaco, mudar hbitos alimentares e usar corretamente a medicao se indicada pelo mdico. Sintomas de ataque cardaco

Os sintomas mais comuns de ataque cardaco so: * Desconforto ou dor no peito: presso desconfortvel, aperto ou dor no centro do peito que pode ser moderada ou forte. Essa dor ou desconforto pode durar mais de alguns minutos ou ir embora e retornar. * Desconforto na parte superior do corpo como nos braos, costas, pescoo, mandbula ou estmago. * Falta de ar pode ocorrer com ou sem desconforto no peito. * Outros sinais e sintomas de ataque cardaco incluem nusea, vmito,

tontura, desmaio ou suor frio.

Causa
A maioria dos casos de ataque cardaco tem como causa a doena das artrias coronrias. Nesta doena, um material chamado placa se acumula nas paredes internas das artrias coronrias. Eventualmente, uma seo da placa pode romper, ocasionando a formao de cogulo no local. Um ataque cardaco ocorre se o cogulo ficar grande o suficiente para cortar a maior parte do fluxo sanguneo atravs da artria. O bloqueio do fluxo de sangue impede sangue rico em oxignio de alcanar a parte do msculo cardaco alimentado pela artria. Essa falta de oxignio danifica o msculo cardaco. Se o bloqueio no for tratado rapidamente, o msculo cardaco danificado comea a morrer. Ataque cardaco tambm pode ter como causa problemas em vasos sanguneos muito pequenos no corao. Essa condio mdica chamada doena microvascular. Acredita-se que ela seja mais comum em mulheres do que em homens. Outras causas menos comuns de ataque cardaco so espasmos severos em uma artria coronria que corta o fluxo de sangue atravs dela. Nem sempre fica claro o que causa esses espasmos, mas algumas vezes eles podem estar relacionados a: * Uso de certas drogas como cocana. * Estresse emocional ou dor. * Exposio ao frio extremo. * Fumo.

Preveno de ataque cardaco


Diminuir os fatores de risco para doena das artrias coronrias pode ajudar na preveno de ataque cardaco. Ainda que a pessoa tenha doena das artrias coronrias, ela pode tomar medidas para diminuir o risco de ataque cardaco. A preveno de ataque cardaco geralmente significa fazer escolhas de estilo de vida saudvel. A pessoa tambm pode precisa de tratamento para condies mdicas que elevam o risco de ataque cardaco. Escolhas de estilo de vida saudvel para preveno de ataque cardaco

As seguintes mudanas no estilo de vida ajudam na preveno de ataque cardaco:

* Seguir uma dieta com pouca gordura e rica em frutas e vegetais, alm de diminuir a ingesto de sal. Essas mudanas ajudaro a abaixar a presso e o colesterol. * Emagrecer caso esteja acima do peso. * Parar de fumar. * Praticar exerccios fsicos para melhorar a sade do corao. Pergunte ao seu mdico a quantidade de exerccio fsico apropriada para voc.

Tratamentos
Tratamento para um ataque cardaco pode comear na ambulncia ou dos servios de emergncia e continuar em uma rea especial do hospital chamado uma unidade coronariana.

A unidade de terapia coronria especialmente equipada com monitores que monitoram continuamente seus sinais vitais. Estes incluem

um EKG que detecta qualquer problemas do ritmo cardaco um monitor de presso arterial, e perifrica da pulso hemoglobina, que mede a quantidade de oxignio no sangue. No hospital, se tiveram ou esto tendo um ataque cardaco, mdicos vo trabalhar rapidamente para restaurar o fluxo sanguneo para o seu corao e monitorar continuamente seus sinais vitais para detectar e tratar complicaes. Restaurando o fluxo de sangue para o corao pode evitar ou limitar os prejuzos para o msculo cardaco e ajudar a evitar outro ataque cardaco. Os mdicos podem usar drogas rebentando cogulo chamado trombolticos e procedimentos tais como angioplastia.

Cogulo-busters ou thrombolytic drogas so usadas para dissolver cogulos de sangue que esto bloqueando o fluxo de sangue para o corao. Quando dada logo aps o incio do ataque cardaco, estas drogas podem limitar ou impedir danos permanentes para o corao. Para ser mais eficaz, estas drogas devem ser dada dentro de uma hora aps o incio dos sintomas de ataque cardaco.

Angioplastia procedimentos so usados para abrir bloqueadas ou estreitadas artrias coronrias. Um stent, que um tubo de malha de metal minsculo, pode ser colocado na artria para ajudar a mant-lo aberto. Alguns stents so revestidos com medicamentos que ajudam a impedir que a artria tornandose bloqueado novamente.

Artria coronria bypass cirurgia usos artrias ou veias de outras reas em seu corpo para ignorar suas artrias coronrias bloqueadas.

Вам также может понравиться