Вы находитесь на странице: 1из 4

09/ 11/ 12

Si e Wi i di , a enci l pdi l r e t kp a co a i v

Site
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de Website) Um website ou site (saite, stio eletrnico (portugus brasileiro) ou stio, stio eletrnico/web/da internet (portugus europeu)) um conjunto de pginas web, isto , de hipertextos acessveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites pblicos existentes compe a World Wide Web. As pginas num site so organizadas a partir de um URL bsico, ou stio, onde fica a pgina principal, e geralmente residem no mesmo diretrio de um servidor. As pginas so organizadas dentro do site numa hierarquia observvel no URL, embora as hiperligaes entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierrquica dos arquivos do site. Alguns sites, ou partes de sites, exigem uma subscrio, com o pagamento de uma taxa, por exemplo, mensal, ou ento apenas um registo gratuito. Os exemplos incluem muitos sites pornogrficos, partes dos sites de notcias, sites que fornecem dados do mercado financeiro em tempo real e a Enciclopdia Britnica.

ndice
1 Origem do nome 1.1 Nome em portugus 2 Viso geral 3 Propsitos dos Sites 4 Instrumento de publicidade 5 Referncias 6 Veja tambm

Origem do nome
Quando a World Wide Web foi criada no CERN, ela recebeu esse nome de seu criador Tim Berners-Lee.[1] Ele comparou a sua criao com uma teia, "web" em ingls. Cada n dessa teia um local (virtual) onde h hipertextos. Como a palavra inglesa para local site (tambm derivada do latim situs: "lugar, local"), quando as pessoas queriam se referir a um local da teia, elas falavam, web site. Assim um novo nome surgiu para designar esse novo conceito de n onde h um conjunto de hipertextos: Web site. Batizada desta forma, a Web e seus Web sites tornaram-se mundialmente famosos e seus nomes empregados em diversas lnguas. Em ingls foi necessrio usar o qualificativo Web antes de site, para diferenciar de outros usos que a palavra site tem nesta lngua, onde significa local. Mas quando o contexto deixava claro que se estava falando da Web, dizia-se apenas "site". J na lngua portuguesa, esse qualificativo no necessrio em momento algum, pois a palavra site um anglicismo novo em nosso vocabulrio e tem o nico e mesmo significado de Web site, embora a grafia induza a erro, pois pronuncia-se saite.

Nome em portugus
A palavra site em ingls tem exatamente o mesmo significado de stio em portugus, pois ambas derivam do
pt . w i edi . or g/ w i Websi e k ip a k i/ t 1/ 4

09/ 11/ 12

Si e Wi i di , a enci l pdi l r e t kp a co a i v

latim situs ("lugar demarcado, local, posio") e, primariamente, designa qualquer lugar ou local delimitado (stio arquitetnico, stio paisagstico, stio histrico, entre outros). No portugus do Brasil, a palavra stio designa, com maior frequncia, uma propriedade rural de rea modesta, frequentemente usada para lazer ou lavoura. Porm, em ingls, surgiu o termo website (s vezes web site) para designar um stio virtual, um conjunto de pginas virtualmente localizado em algum ponto da Web. Acontece que, com poucos anos de uso, o termo website ganhou a forma abreviada site, que passou a ser uma segunda acepo do termo original. Site, portanto, em ingls, passou a designar alternativamente um lugar real (no campo) ou virtual (na Web). Em portugus, surgiram trs vertentes para a traduo do conceito. A mais difundida em Portugal respeita a dualidade do termo original, e traduz site por stio - ou, se o contexto no for suficiente para o entendimento, por stio na Internet, stio eletrnico, stio na Web, stio Web ou, ainda, webstio (exatamente como no ingls). A segunda vertente, mais comum no Brasil, adotou simplesmente o estrangeirismo site, sem alteraes, para se referir aos stios virtuais, mantendo stio para os reais. A terceira vertente, que tem entre seus adeptos o escritor brasileiro Millr Fernandes, saite, que tem como vantagens a identificao imediata com a palavra usada em ingls e a dispensa da grafia em itlico. A pronncia de site, tanto em ingls quanto em portugus, /saIt/ pelo sistema SAMPA.

Viso geral
Um site normalmente o trabalho de um nico indivduo, empresa ou organizao, ou dedicado a um tpico ou propsito em particular. difcil dizer com clareza at onde vai um site dada a natureza de hipertexto da Web. Por exemplo, toda a Wikipdia forma um site, mas se as pginas Meta-Wikipdia so parte do mesmo site ou um site irmo, uma questo aberta para debate. Sites so escritos em, ou dinamicamente convertidos para HTML e acessados usando um software cliente chamado web browser ou navegador. Sites consistem de pginas HTML estticas ou pginas criadas dinamicamente usando tecnologias como JSP, PHP ou ASP. Um site tambm requer um software conhecido como servidor web, como o Apache, o mais usado, ou o IIS. Frequentemente sites possuem tambm contedo armazenado em banco de dados (base de dados). Plugins esto disponveis para os browsers, o que os capacita a exibir objetos adicionais aos suportados nativamente. Exemplos incluem Flash, Shockwave, Silverlight e applets Java. O Dynamic HTML permite interatividade e modificao do contedo dentro da pgina sem precisar recarregar a pgina, usando principalmente o Document Object Model e JavaScript, suportado internamente pela maioria dos navegadores modernos. Sites so restritos por limites de recursos (por exemplo, a largura de banda dedicada ao site). Sites muito grandes, como Yahoo!, Apple Inc. e Google, usam vrios servidores e equipamentos de balanceamento de carga, como o Cisco Content Services Switch ou o F5 BigIP solutions.

Propsitos dos Sites


Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propsitos: Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituio e seus clientes, fornecedores, etc. No caso de instituies comerciais, usam-se sites tambm para comrcio eletrnico, recrutamento de funcionrios etc. Instituies sem fins lucrativos tambm usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. H tambm o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.
pt . w i edi . or g/ w i Websi e k ip a k i/ t 2/ 4

09/ 11/ 12

Si e Wi i di , a enci l pdi l r e t kp a co a i v

Informaes: veculos de comunicao como jornais, revistas e agncias de notcias utilizam a Internet para veicular notcias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivduos comuns tambm publicam informaes na Internet, por meio de blogs e podcasts. Aplicaes: existem sites cujo contedo consiste de ferramentas de automatizao, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicaes de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrnicas, editores de imagem, softwares de correio eletrnico, agendas, etc. Armazenagem de informaes: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir udio, vdeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Alguns exemplos so os sites de busca, os catlogos na Internet, e os Wikis, que aceitam tanto leitura quanto escrita. Comunitrio: so os sites que servem para a comunicao de usurios com outros usurios da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fruns e sites de relacionamento. Portais: so chamados de "portais" os sites que congregam contedos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos servios da Internet num mesmo local.

Instrumento de publicidade
O site um dos instrumentos de publicidade mais eficientes que existem. Servem de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicao como o rdio, televiso, jornal, placas, folhetos, etc., podem constituir um empreendimento completo ou parcial prestando servios, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relao ao negcio "no virtual". importante observar que os sites precisam estar referenciados em buscadores globais ou guia de busca local para que obtenham os desejados acessos. Sem eles, dificilmente um site seria acessado por novos usurios ou clientes. Para relacionar um site em um buscador, o site precisa ter vrios outros sites apontando para ele, a quantidade de ligaes (links) apontando para um site e a importncia dos sites que apontam para ele definem em que posio ele ficar no buscador. Para divulgar um site e ter links em vrios outros sites comum o uso de mecanismos de troca de links. A troca de banners no servem para efeito de buscadores.

Referncias
1. Pessoas envolvidas no desenvolvimento da WWW, entre elas Tim Berners-Lee (http://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/People.html)

Veja tambm
Aplicao Web Ciberespao Extranet Hospedagem de Sites Hospedagem Grtis Hotsites Internet
pt . w i edi . or g/ w i Websi e k ip a k i/ t 3/ 4

09/ 11/ 12

Si e Wi i di , a enci l pdi l r e t kp a co a i v

Intranet Redirecionador Servios web URL Webdesign Webmarketing Webmaster World Wide Web World Wide Web Consortium (web standards) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Site&oldid=32648039" Categorias: Palavras que diferem em verses da lngua portuguesa Mdia Web Sites Anglicismos Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 02h49min de 18 de outubro de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt . w i edi . or g/ w i Websi e k ip a k i/ t

4/ 4

Вам также может понравиться