Вы находитесь на странице: 1из 3

Grupo Esprita da Prece de Piedade Curso de Mdiuns

O MDIUM E SEU COMPROMISSO O PAPEL DO MDIUM E DA MEDIUNIDADE NA VISO DA EVANGELIZAO DE ESPRITOS Quem so os mdiuns na sua generalidade? Os mdiuns, em sua generalidade, no so missionrios na acepo comum do termo; so almas que fracassaram desastradamente, que contrariaram, sobremaneira, o curso das leis divinas, e que resgatam, sob o peso de severos compromissos e ilimitadas responsabilidades, o passado obscuro e delituoso. O seu pretrito, muitas vezes, se encontra enodoado de graves deslizes e de erros clamorosos. Quase sempre, so Espritos que tombaram dos cumes sociais, pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e da inteligncia, e que regressam ao orbe terrqueo para se sacrificarem em favor do grande nmero de almas que desviaram das sendas luminosas da f, da caridade e da virtude. So almas arrependidas que procuram arrebanhar todas as felicidades que perderam, reorganizando, com sacrifcios, tudo quanto esfacelaram nos seus instantes de criminosas arbitrariedades e de condenvel insnia. (Livro: EMMANUEL de Francisco C. Xavier) TEMA: O COMPROMISSO Livro: Estante da vida (esprito Irmo X) Engolfados na consulta, lemos comovidamente a splica do prprio Alberto, antes do renascimento, ali nas primeiras folhas da curiosa documentao: Senhor Jesus! Conheo a minha posio de Esprito delinquente e, por isso, rogo a vossa permisso para tornar ao campo terrestre, de modo a resgatar minhas faltas. Pequei contra as leis de Deus, oh! Divino Tutor de nossas almas, e fomentei intrigas nas quais, a mando meu, pereceram dezenas de criaturas. Destru lares, abusando da autoridade de que me assenhoreei por atos de rapina, e perverti a inteligncia, patrocinando o furto e o crime, a espalhar a fome e o sofrimento, entre os meus irmos da Humanidade! Concedei-me a volta ao corpo terrestre, Senhor, com os necessrios recursos da provao depuradora! Quero que a lepra me desfigure, a fim de que eu pague com lgrimas constantes as feridas que abri nos coraes indefesos! Quero padecer o abandono dos entes mais queridos, para que eu possa aprender quanto di a desero dos compromissos abraados. Rogo, Senhor, se tanto for preciso, que eu passe pela extrema penria, esmolando o po que me alimente e a veste que agasalhe as feridas que mereo! Se julgardes mais conveniente minha depurao, dai-me a loucura ou a cegueira para que eu possa expiar minhas faltas, seja nas angstias do hospcio ou nas meditaes agoniadas da sombra!... Compreendo a extenso de meus dbitos, e, se considerardes que devo apagar-me num crebro incapaz ou retardado, fazei-me essa concesso! Seja atravs de calvrios morais ou pelos mais detestados tormentos fsicos, valei-me, Senhor, e dai-me novo corpo na Terra.

Grupo Esprita da Prece de Piedade Curso de Mdiuns

Quero chorar, lavando com lgrimas de fogo as ndoas de meu passado e expor-me s mais duras humilhaes a fim de regenerar minha vida! Senhor, concedei-me as aflies de que me vejo necessitado e anulai em mim qualquer possibilidade de reao! Fazei-me padecer, mas fazei-me viver novamente entre os homens! Quero corrigir-me, recomear! Bendito seja o vosso nome, Senhor! Bendita a vossa mo que me salva e guia! Por baixo do requerimento comovedor, vinha a assinatura daquele que adotava agora no mundo a personalidade de Alberto Nogueira e, logo aps, lia-se o magnnimo despacho da autoridade superior que determinava, em nome do Cristo de Deus: O Senhor pede misericrdia, no sacrifcio. O interessado resgatar os prprios dbitos, em vida normal, com as tarefas naturais de um lar humano e de uma famlia, em cujo seio encontrar os contratempos justos e educativos para qualquer criatura com necessidades de reequilbrio e aprimoramento, mas, por merc do Senhor, ser mdium esprita, com a obrigao de dar, pelo menos, oito horas de servio gratuito por semana, em favor dos irmos necessitados da Terra, consolando-os e instruindoos, na condio de instrumento dos Bons Espritos que operam a transformao do mundo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desse modo, assumir compromisso aos trinta anos de idade, na existncia prxima, e praticar a mediunidade com o Evangelho de Jesus, at os sessenta, quando se lhe encerraro as oportunidades de trabalho e elevao, resgatando, assim, em atividade de amor, os dbitos que teria fatalmente de pagar atravs do sofrimento. Louvado seja o Senhor! A mediunidade sempre deve ser direcionada, para atender a necessidade do Esprito, seja no sentido de amparar, consolar ou esclarecer. Ela o recurso que o Pai nos oferece para nos assistir e orientar A mediunidade uma organizao energtica, que vai sendo instrumentalizada medida que o Esprito toma conhecimento de si mesmo, e vai modificando toda sua estrutura perispirtica. necessrio que o evangelizador crie em si, um ambiente espiritual equilibrado, que lhe permita estar em todos os lugares com o pensamento vigilante, tendo a certeza de estar sob a proteo e amparo dos amigos espirituais que convivem na sua intimidade mental. A mediunidade para provocar alegria e felicidade, solicita do mdium cautela, ateno e constncia no Bem. Com esse esforo e ateno, ele passa a se educar e iluminar. O papel do Mdium no 3 milnio deve ser o de servir aprimorando sempre a sua conduta moral. A doutrina esprita cada dia se torna mais clara para todos que a compreendem, esclarecendo o mdium, que sai das reunies fechadas para se tornar til em todo contexto de vida.

Grupo Esprita da Prece de Piedade Curso de Mdiuns

O estudo um grande instrumento para a mediunidade, mas apenas estudar e no vivenciar, no modifica as energias do Esprito. As energias do esprito so perfeitamente modificadas pelo seu esforo, pelo seu conhecimento, por suas prticas que vo definir sua evoluo e crescimento. A evangelizao de Espritos um convite ao Esprito a vivenciar os postulados Kardequianos e os ensinamentos de Jesus. A mediunidade sem postura perde sua finalidade til para o mdium. O mdium precisa conhecer o Evangelho de Jesus para direcionar todo o seu pensamento e todo o seu trabalho para a prtica do amor cristo, junto aos que dele necessitam. Quando Jesus relatou: Sois Deuses, estava nos afirmando a maravilhosa fora divina que faz a ligao entre todos os seres do Universo Csmico. O caminho que levar o Esprito a lutar pela espiritualizao da existncia a mediunidade.

REFLEXES DO MDIUM, PERANTE OS TRABALHOS ASSUMIDOS: Temos sido, no grupo esprita ao qual nos vinculamos, (ou seja, compromissamos), um fator de unio entre os companheiros? Frequentamos a Casa Esprita apenas por desencargo de nossa conscincia, ou j nos integramos a algum trabalho em que seja possvel nos sentirmos mais teis? Exercemos a mediunidade, para o nosso deleite, no intercambio com os amigos espirituais, ou dela fazemos um instrumento cotidiano de consolo e esclarecimento, para os que vagueiam sem rumo? Qual o Bem que vou realizar? Como posso envolver meu irmo, para que ele sinta verdadeiramente meus sentimentos?

So perguntas fundamentais, que o Mdium deve responder, perante todos os trabalhos, que procura realizar dentro das bases da Caridade Crist.

Вам также может понравиться