Вы находитесь на странице: 1из 7

Mitologia Grega, Deuses Gregos Heris Gregos

Mitologia Grega
Caractersticas da Mitologia Grega, principais mitos e lendas, deuses gregos, Minotauro, Medusa, Hrcules, a influncia da religio na vida poltica, econmica e social dos gregos

Minotauro: figura da mitologia grega

Introduo Os gregos criaram vrios mitos para poder passar mensagens para as pessoas e tambm com o objetivo de preservar a memria histrica de seu povo. H trs mil anos, no havia explicaes cientficas para grande parte dos fenmenos da natureza ou para os acontecimentos histricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos polticos, econmicos e sociais, os gregos criaram uma srie de histrias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, atravs da literatura oral. Grande parte destas lendas e mitos chegou at os dias de hoje e so importantes fontes de informaes para entendermos a histria da civilizao da Grcia Antiga. So histrias riqussimas em dados psicolgicos, econmicos, materiais, artsticos, polticos e culturais. Entendendo a Mitologia Grega. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicaes para tudo. A imaginao frtil deste povo criou personagens e figuras mitolgicas das mais

diversas. Heris, deuses, ninfas, tits e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espcie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus orculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e tambm sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicaes mitolgicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condio fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comrcio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitolgicos da Grcia Antiga eram :

- Heris : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Hercles ou Hrcules e Aquiles. - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Stiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Grgonas : mulheres, espcies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa - Quimera : mistura de leo e cabra que soltava fogo pelas ventas.

Medusa: mulher com serpentes na cabea O Minotauro um dos mitos mais conhecidos e j foi tema de filmes, desenhos animados, peas de teatro, jogos

etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabea de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moas gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porm acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro. Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de l e uma espada. O heri entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de l que havia marcado todo o caminho percorrido. Deuses gregos

De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grcia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relaes sociais e polticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porm possuam caractersticas de seres humanos. Cimes, inveja, traio e violncia tambm eram caractersticas encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta unio entre deuses e mortais surgiam os heris. Conhea os principais deuses gregos :

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Cu. Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza. Poseidon - deus dos mares Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo. Hera - deusa dos casamentos e da maternidade. Apolo - deus da luz e das obras de artes. rtemis - deusa da caa e da vida selvagem. Ares - divindade da guerra. Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas. Cronos - deus da agricultura que tambm simbolizava o tempo.

Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comrcio e as comunicaes. Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.

Mitologia e religio grega, deuses da Grcia Antiga, panteo grego, caractersticas e representaes.

Deuses Gregos

Zeus : deus dos deuses do Olimpo

Mitologia grega e religio


Na Grcia Antiga, as pessoas seguiam uma religio politesta, ou seja, acreditavam em vrios deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuam caractersticas de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egosmo, fraqueza, fora, vingana e outras caractersticas estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. De acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. Zeus era o de maior importncia, considerado a divindade seprema do panteo grego. Acreditavam tambm que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para relacionaremse com as pessoas. Neste sentido, os heris eram os filhos das divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grcia Antiga possua um deus protetor.

Cada entidade divina representava foras da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenmenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grcia, os romanosabsorveram o panteo grego, modificando apenas os nomes dos deuses. Conhea abaixo uma relao das principais divindades da Grcia Antiga e suas caractersticas.

Nome do deus - O que representava Zeus - rei de todos os deuses Afrodite - amor Ares - guerra Hades - mundo dos mortos e do subterrneo Hera - protetora das mulheres, do casamento e do nascimento Poseidon - mares e oceanos Eros - amor, paixo Hstia - lar Apolo - luz do Sol, poesia, msica, artes, beleza masculina rtemis - caa, castidade, animais selvagens e luz Demter - colheita, agricultura Dionsio - festas, vinho e prazer Hermes - mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes, dos viajantes e dos diplomatas. Hefesto - metais, metalurgia, fogo Crono - tempo Gaia - planeta Terra

Heris Gregos
Quem eram, os principais heris da mitologia grega, poderes especiais, feitos hericos, semideuses, bibliografia

Aquiles: um dos principais heris da mitologia grega

Introduo

Na mitologia grega, os heris (semi-deuses) eram personagem que estavam numa posio intermediria entre os homens e os deuses gregos. Possuam poderes especiais superiores aos dos humanos (fora, inteligncia, velocidade), porm eram mortais. De acordo com a mitologia grega, os heris eram filhos de deuses com seres humanos. Conhecendo os heris gregos Os heris aparecem em vrias histrias mitolgicas da Grcia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, so capazes de vencer monstros, combater vrios guerreiros inimigos e atuar em misses que seriam impossveis aos mortais. Por outro lado, os heris apresentavam alguns defeitos humanos (psicolgicos e corporais). Principais hrois da mitologia grega e seus feitos - Aquiles: participou do cerco da cidade de Tria, ajudando na vitria grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta rea. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Paris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tria. - Hercles (Hrcules) - a fora fsica era a principal qualidade deste heri. Suas faanhas esto presentes nas histrias sobre os Doze Trabalhos de Hrcules. Derrotou monstros e cumpriu vrios desafios que seriam impossveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena. - Teseu - venceu o Minotauro no labirinto de Creta. - Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tria. - Perseu - foi o heri que conseguiu decapitar a Medusa. - Ajax: heri guerreiro que tambm atuou nas batalhas da Guerra de Tria.

- dipo: nico a conseguir, com sua inteligncia superior, decifrar o enigma da Esfinge. Tounou-se rei de Tebas. - Cadmo: venceu o drago que controlava a cidade de Tebas. - Atlanta: herona grega que participou da caada ao javali de Caridon.

Вам также может понравиться